Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
salgueiro escreveu: Nem de longe, tenho conhecimento sobre religiões, Samael, e como disse ao Mighell, teríamos que fazer um censo mundial. O que, na minha opinião, nos leva a idéia de um Criador, é o sentimento de religiosidade somado ao pouco conhecimento que temos, ainda
Salgueiro, quando você diz "nos leva", esse "nos" se refere a quem? Como o Samael colocou, não há indícios de que o teísmo seja uma idéia universalmente aceita, nem mesmo nos meios religiosos. Então essa não seria uma idéia que surge naturalmente a partir da religiosidade. Já o pouco conhecimento levar ao Criador, tem tudo a ver com o outro tópico sobre o desenho inteligente
Nos leva ...a quem acredita que a vida como conhecemos, seja uma criação
Flavio, não há, nem poderia ter uma idéia universal, a diversidade não permite
A idéia do Criador, em minha opinião, nasce com o ser humano
Bjs
O que é extremamente incoerente, Sal, caso analisemos várias e várias doutrinas religiosas orientais, onde não se encontra tal princípio.
O universo, nestas, é infinito, e os deuses são fruto do mesmo.
Beijos.
Nem de longe, tenho conhecimento sobre religiões, Samael, e como disse ao Mighell, teríamos que fazer um censo mundial. O que, na minha opinião, nos leva a idéia de um Criador, é o sentimento de religiosidade somado ao pouco conhecimento que temos, ainda
Bjs
Por acaso Salgueiro estou a ler "Uma história de Deus" da ex-freira e ex-crente Karen Armstrong, que diz que os antropólogos descobriram que muitas tribos primitivas conservaram uma memória bastante diluída de um alto Deus do céu. Mas como esse Deus era alto demais, demasiado inefável, acaba por ser algo esquecido. A ele não se dedica qualquer culto porque a religião é pragmática e exige que o sagrado se misture no profano. Existe até uma teoria, que é impossível de verificar, mas que não contraria os dados antropológicos, de que no principio eramos monoteístas, mas o monoteísmo não era muito pragmático e acabou por gerar o politeísmo. Há quem diga que o monoteísmo Cristão, Muçulmano e judeu está a gerar um alto Deus do céu cada vez mais inefável, indistinto e distante... e que mais cedo ou mais tarde será abandonado. O Catolicismo, por exemplo, já tem o seu panteão de Santos.
Nunca me preocupei com a idéia de Deus, apesar de possuir um alto grau de religiosidade, sou pouco religiosa , se dá prá entender
Procuro somente manter a mente aberta sobre o assunto, dentro daquilo que considero o pouco conhecimento que temos sobre a vida
iMike escreveu:Aliás, a melhor maneira de acabar com Deus é através de doutrinas racionalistas que o procuram justificar. Mas como não se pode justificar o que realmente se desconhece, o que acabamos por ter no fim do raciocinio é um Deus desligado da vida mundana.
Isso é arbitrário.Se a razâo demonstrar finalmente um Deus interessado e pragmático como vc justificaria o que disse acima?
iMike escreveu:Aliás, a melhor maneira de acabar com Deus é através de doutrinas racionalistas que o procuram justificar. Mas como não se pode justificar o que realmente se desconhece, o que acabamos por ter no fim do raciocinio é um Deus desligado da vida mundana.
Isso é arbitrário.Se a razâo demonstrar finalmente um Deus interessado e pragmático como vc justificaria o que disse acima?
Não é Deus que tem de ser pragmático... é a relação com ele. Os deuses são nossos servidores. Se uma noção de Deus se torna demasiado distante, logo se criam outras que o aproximam do quotidiano. E se isso não for possível criam-se santos e outras coisas. E a razão tende a tornar Deus num ser inefável, infinito, a causa que justifica tudo. Nenhum religioso sincero quer saber dessas coisas. Para um verdadeiro religioso vale o que diz Fernando Pessoas: "Há metafísica que chegue em não pensar em nada..."
salgueiro escreveu: Nem de longe, tenho conhecimento sobre religiões, Samael, e como disse ao Mighell, teríamos que fazer um censo mundial. O que, na minha opinião, nos leva a idéia de um Criador, é o sentimento de religiosidade somado ao pouco conhecimento que temos, ainda
Salgueiro, quando você diz "nos leva", esse "nos" se refere a quem? Como o Samael colocou, não há indícios de que o teísmo seja uma idéia universalmente aceita, nem mesmo nos meios religiosos. Então essa não seria uma idéia que surge naturalmente a partir da religiosidade. Já o pouco conhecimento levar ao Criador, tem tudo a ver com o outro tópico sobre o desenho inteligente
Bom...de minha parte eu não me lembro de possuir sentimento intrínseco nenhum referente à Deus. Religiosidade, talvez...
Mas não concordo com essa idéia da Salgueiro. Até porquê um senso esclareceria opiniões e não fatos...
Não é Deus que tem de ser pragmático... é a relação com ele.
Foi o que eu quiz dizer;Deus pragmático em relaçâo ao ser humano.
Os deuses são nossos servidores. Se uma noção de Deus se torna demasiado distante, logo se criam outras que o aproximam do quotidiano. E se isso não for possível criam-se santos e outras coisas. E a razão tende a tornar Deus num ser inefável, infinito, a causa que justifica tudo.
Entendo.Minha noçâo de transcedência é diferente da usual porque para mim transcedência envolve necessariamanete a imanência.
Um ser realmente transcedente transcende a criaçâo finita nâo no sentido de que é tâo elevado que nâo tem qualquer vínculo com o universo finito,mas sim no sentido de que ele está tâo elevado que é impossível nâo manter uma relaçâo com todos os seres,mesmo o mais ínfimo e insignificante.Se ele nâo estiver inserido e ativo na própria estrutura da criaçâo finita Ele nâo é verdadeiramente transcedente.
Nenhum religioso sincero quer saber dessas coisas. Para um verdadeiro religioso vale o que diz Fernando Pessoas: "Há metafísica que chegue em não pensar em nada..."
Concordo.Todo religioso quer um Deus próximo e auxiliador.