A Europa e o Criacionismo na Educação

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
King In Crimson

Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por King In Crimson »

Também não aprendi que o homem veio do macaco.
Alías, meu ensino médio, em m atéria de evolução, foi muito satisfatório.

emmmcri
Gênero: Masculino

Re: Re.: A Europa e o Criacionismo na Educação

Mensagem por emmmcri »

King In Crimson escreveu:Também não aprendi que o homem veio do macaco.

Pow será que só aqui no Rio é q o ensino esta mal ?
Que as coisas estão más??
Outro dia o Acauan elogiou a polícia paulista,fiquei até assustado!!
Agora todos dizem q aprenderam satisfatóriamente a Te no ensino médio coisa q eu seu q aqui no RJ é mal ensinada pelo menos até uns cinco anos atraz.
Acho q o RJ não é Brasil então.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

emmmcri escreveu:

Pow será que só aqui no Rio é q o ensino esta mal ?
Que as coisas estão más??
Outro dia o Acauan elogiou a polícia paulista,fiquei até assustado!!
Agora todos dizem q aprenderam satisfatóriamente a Te no ensino médio coisa q eu seu q aqui no RJ é mal ensinada pelo menos até uns cinco anos atraz.
Acho q o RJ não é Brasil então.

Kra, vai depender muito do bom senso do professor também né... :)
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

docdeoz escreveu:
2-A Eva veio de Adão (Eva não poderia dar o Y)...

:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Ateu Tímido escreveu:
Clara, eu tenho quase a mesma idade do Emmmcricri e acho que, pelo menos quando estudei, a evolução foi muito bem ensinada. Isso de dizer que "existe quem não acredite" sempre acontece, até porque há sempre alunos religiosos que perguntam sobre "Adão e Eva". Isso de o homem descender do macaco é algo que eu nunca ouviria de um professor de biologia, até porque caberia perguntar: "de que macaco?"
Penso que hoje a barreira da religião já não impede ninguém de dizer claramente que o homém é um macaco.

Vamos lá então:

“Como diz Dobzhansky (1977), ‘seguramente não foi uma mutação sem precedentes e maravilhosa num simples gen que transformou um macaco em homem. Essa transformação efetuou-se por meio de uma gradual reconstrução do sistema genético, que consumiu tempo. Não sabemos quantas mudanças genéticas estiveram envolvidas, foram certamente numerosas, da ordem de, pelo menos, milhares, possivelmente até mesmo milhões’”.
- Carvalho, Humberto C. Fundamentos de Genética e Evolução, 1987, 3ª ed, Ed. Atheneu. Cap. 29: Origem e Evolução do Homem, pg 523. Esse capítulo tem explicações interessantes (algumas do mesmo nível da citação acima).

Um livreto comparando macacos atuais com nossos ancestrais baseado na face, chamado “Our Face From Fish to Man”, de William K. Gregory (1965), em que a ilustração da 1ª página mostra a seqüência de um peixe até um atleta romano, passando por um macaco e um negro.

Em outro livro: “Tais caracteres, muito marcantes, são suficientes para a distinção entre os mais elevados símios e os menos elevados indivíduos da espécie humana atual”. (Sobre as diferenças entre humanos e símios).
- Pierantoni, Umberto. Compêndio de Biologia, 4ªed., Ed. Científica – Rio, pg 623, 1960.

Nem cabe comentários, cada um tire suas conclusões.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .

Imagem

Sir Aristotle

Mensagem por Sir Aristotle »

clara campos escreveu:
docdeoz escreveu:

:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:

É mais lógico pensar que o Y é um parasita ou um X que degenerou. Aliás o Y é muito frágil e só tem um gene potente...

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Sir Aristotle escreveu:
clara campos escreveu:
docdeoz escreveu:

É mais lógico pensar que o Y é um parasita ou um X que degenerou. Aliás o Y é muito frágil e só tem um gene potente...

Y = (Y)

Mas mesmo assim ela "deu o Y" e criou o suposto 1º conflito familiar da história...
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

osemnoção

Mensagem por osemnoção »

O pessoal acha que evoluímos dos macacos em função dos desenhos dos livros.
Principalmente um mais famoso que tem a evolução até o homem ficar de pé.
Somos todos macacos e andamos olhando uns pra bunda dos outros , em todos os sentidos.

http://oespacodeallan.spaces.live.com/

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Apocaliptica escreveu:Também estudei em colégio público onde o darwinismo era ensinado, mas não se usava o termo Evolucionismo , e sim se passava a teoria como verdade científica até então mais aceita...
As questões criacionistas eram trazidas sempre em conversar familiares naturais para quem se criou dentro do Catolicismo, mas ninguém usava também este nome...só falavam das coisas constantes na Bíblia e normalmente aceitas sem muita convicção, por que nem sequer eram parte importante para a vida, só eram mais uma coisa entre tantas. Adão e Eva,`Paraíso, Maçã, Cobra, pecado original, as trevas e a luz, os sete dias da criação do mundo, estas coisas eram faladas naturalmente. Mas nunca na escola.

eu felizmente, nunca tive uma aula de biologia em que o criacionismo tenha sido abordado !
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Vito Álvaro

Mensagem por Vito Álvaro »

Gente. Não só no Rio. Aqui também é:

1- Confusa os nomes homos, só colocaram onde foi descoberto e datado com radiométrica (está mais diferentes que atual) e acham é mesma linhagem ou seja é linha reta com acordo de anos. Por assim os alunos vão pensar macaco é pai que veio ao macaco.

2 - A classificação científica estava mais velha que o novo. Ou seja ainda o ensino está usando família Pongidae e não subfamília.

3 - Fala muito pouco sobre polêmica converso como criacionismo e evoluticismo.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Jolly_Roger escreveu:
Apocaliptica escreveu:Também estudei em colégio público onde o darwinismo era ensinado, mas não se usava o termo Evolucionismo , e sim se passava a teoria como verdade científica até então mais aceita...
As questões criacionistas eram trazidas sempre em conversar familiares naturais para quem se criou dentro do Catolicismo, mas ninguém usava também este nome...só falavam das coisas constantes na Bíblia e normalmente aceitas sem muita convicção, por que nem sequer eram parte importante para a vida, só eram mais uma coisa entre tantas. Adão e Eva,`Paraíso, Maçã, Cobra, pecado original, as trevas e a luz, os sete dias da criação do mundo, estas coisas eram faladas naturalmente. Mas nunca na escola.

eu felizmente, nunca tive uma aula de biologia em que o criacionismo tenha sido abordado !

Ainda bem que não cruzaste com uma Rosinha Garotinho pela frente...ARGH! Ore a deus por esta benção, meu filho... :emoticon12:

DIG

Mensagem por DIG »

Eu tive...e de geografia também :emoticon9:

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Apocaliptica escreveu:
Jolly_Roger escreveu:

Ainda bem que não cruzaste com uma Rosinha Garotinho pela frente...ARGH! Ore a deus por esta benção, meu filho... :emoticon12:

pode deixar !

dez ave-maria e um pai nosso, pela "graça" recebida !
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Vito Álvaro escreveu:Gente. Não só no Rio. Aqui também é:

1- Confusa os nomes homos, só colocaram onde foi descoberto e datado com radiométrica (está mais diferentes que atual) e acham é mesma linhagem ou seja é linha reta com acordo de anos. Por assim os alunos vão pensar macaco é pai que veio ao macaco.

2 - A classificação científica estava mais velha que o novo. Ou seja ainda o ensino está usando família Pongidae e não subfamília.

Pois é caro Vitor ,mas aqui no rev o pessoal parece q está em outro país as vezes.
Abraços.
VOLTAIRE

Imagem

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

emmmcri escreveu:

Pois é caro Vitor ,mas aqui no rev o pessoal parece q está em outro país as vezes.
Abraços.

Ninguém aqui disse que o ensino foi maravilhoso e completo. Uns tiveram melhores professores, alguns estudaram em escolas mais laicas, alguns em colégios tendenciosamente religiosos, outros tiveram a sorte de estudar em décadas mais liberais no tocante à teorias...enfim...
O que a maioria parece ter dito é que não ouviram falar em Criacionismo nas aulas de Biologia. Alguns estudaram o darwinismo sem ouvir a palavra Evolucionismo. As interrelações e as ligações entre a teoria e o exercício do pensamento crítico científico nem sempre foi estimulado, ou seja, a matéria era dada em aulas meio explanativas.
A abordagem mais completa ou mais cheia de lacunas é algo que nem sempre conseguimos mensurar, só depois de sair dos bancos escolares mesmo, com o passar dos anos.

O que não quer dizer que algumas escolas não tenham sido muito eficientes.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Apocaliptica escreveu:
emmmcri escreveu:

Abraços.

Ninguém aqui disse que o ensino foi maravilhoso e completo. Uns tiveram melhores professores, alguns estudaram em escolas mais laicas, alguns em colégios tendenciosamente religiosos, outros tiveram a sorte de estudar em décadas mais liberais no tocante à teorias...enfim...
O que a maioria parece ter dito é que não ouviram falar em Criacionismo nas aulas de Biologia. Alguns estudaram o darwinismo sem ouvir a palavra Evolucionismo. As interrelações e as ligações entre a teoria e o exercício do pensamento crítico científico nem sempre foi estimulado, ou seja, a matéria era dada em aulas meio explanativas.
A abordagem mais completa ou mais cheia de lacunas é algo que nem sempre conseguimos mensurar, só depois de sair dos bancos escolares mesmo, com o passar dos anos.

O que não quer dizer que algumas escolas não tenham sido muito eficientes.

Repito,minha experiência é com mais de 200 alunos de ensino médio e de Vários colégios no RJ !
Faça uma experiência vc também Apoc e depois me diga o q te responderam.
Abraços.
VOLTAIRE

Imagem

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Antes era um aluno. Depois muitos, de um colégio da Tijuca. Agora 200, de vários colégios...
No mínimo a dose está errada. Liga pro Doutor.
:emoticon13:

Trancado