Conceitos de liberdade?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Dimítri

Re: Conceitos de liberdade?

Mensagem por Dimítri »

NadaSei escreveu:Tudo muda o tempo todo, a paixão as coisas é apego, fonte de sofrimento em um mundo onde inevitavelmente as coisas mudam.
A paixão por idéias é ignorância, em um mundo onde as coisas são relativas, o apego a idéias leva a distorcer a realidade.
Dessa forma o desapego é ensinado.

Consegues me explicar o amor?
Estou curioso, de verdade. :emoticon1:

Ps.: Concordo com o que dissestes, apesar de também considerar a paixão às coisas ignorância.

manoelmac
Contato:

Re: Re.: Conceitos de liberdade?

Mensagem por manoelmac »

NadaSei escreveu:
manoelmac escreveu:Eu sei disso, mas os princípios básicos de toda religião (como exemplo a cristã) é a fé. Questionar fatos bíblicos realmente não procede para um VERDADEIRO RELIGIOSO,

Muito pelo contrario, o VERDADEIRO RELIGIOSO busca a verdadeira liberdade e, isso começa na mente.
O religioso é aquele que pratica com rigor o que é ensinado na religião, isso inclui o "conhecer as escrituras".

É a pratica que leva ao conhecimento, muitos tem problemas ao tentar interpretar textos religiosos, por não praticar.
A razão se engana, ela pode enxergar as "possibilidades" e calcular as "probabilidades", mas é a observação dos fatos proporcionada pela pratica, que vai permitir a razão falsear essas "possibilidades", para tirar da razão as possibilidades falsas e deixa-la se concentrar nas prováveis.

Depois, o cristianismo é apenas uma das muitas religiões e pode sim ser questionado, Cristo é um grande exemplo disso, questiona o pensamento dos religiosos de sua época e ensina que eles estão distorcendo a palavra de Deus com preceitos humanos.
Buda ensina a questionar tudo e não acreditar em nada, nem mesmo nele, não antes de analisar e questionar e não antes que a razão concorde com isso.
manoelmac escreveu: se você começa a questionar, começa a ir contra determinadas idéias contida no livro sagrado, provavelmente vai acontecer um efeito cascata (Isso quem me falou foi um padre, além de ter falado para eu não dar tanto ouvido a aula de história, e fazer a professora se sentir mal por ter falado sobre inqusição - a cidade era pequena... hehehe). Uma pessoa pode ser cristã e não está num cotexto de uma religião, fiquei assim por vários anos.

Se você é um cristão, por exemplo, pode questionar os 10 mandamentos? Pergunte a um líder religioso e ouça a resposta. :)

Abraços

Eu sou um religioso dedicado, inclusive celibatário (coisa rara) e digo que sim, que você não só pode como deve questionar os 10 mandamentos, pois eles são todos relativos.

O seu problema foi dar ouvidos a um padre, Cristo alerta sobre essas pessoas, são os fariseus, saduceus, sacerdotes e interpretes da lei dos dias de hoje.
Cristo prega contra essas pessoas, os chama de cegos guiando cegos, avisa para tomar-mos cuidado com o "fermento" deles (com a doutrina deles) e ainda conta uma parábola sobre isso.
Cristo foi crucificado justamente por pregar contra eles.

Você está confundindo a religião verdadeira, aquela sobre a qual pessoas como Cristo, Buda e Lao Tsé falavam, com a sombra dela, distorção pregada por interpretes da lei, os lideres políticos e empresários da religião, tanto os antigos fariseus quanto os modernos católicos.

A religião em si não é dogmática, as pessoas é que o são e, ensinam segundo seus próprios dogmas.

Desculpe, não leve a mal não, mas vc não mudou muita coisa. :) pra falar a verdade deu mais pano pra manga.
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Apocaliptica

Re.: Conceitos de liberdade?

Mensagem por Apocaliptica »

O Nadasei é engraçado demais... :emoticon22:

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Nadasei, ql sua religião? só curiosidade.
Manoel Machado Henriques

Imagem

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Acabei de crer:

Verdadeira liberdade = sentir-se livre. :emoticon13:

Isso aqui não vai chegar a lugar nenhum!!! :D
Manoel Machado Henriques

Imagem

André

Mensagem por André »

manoelmac escreveu:Acabei de crer:

Isso aqui não vai chegar a lugar nenhum!!! :D

E vc tinha alguma dúvida? :emoticon12: :emoticon12:
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

NadaSei
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Dimítri escreveu:
NadaSei escreveu:Tudo muda o tempo todo, a paixão as coisas é apego, fonte de sofrimento em um mundo onde inevitavelmente as coisas mudam.
A paixão por idéias é ignorância, em um mundo onde as coisas são relativas, o apego a idéias leva a distorcer a realidade.

Se posso explicar o amor? Mais ou menos... (mais menos, que mais).

No estado de vigília em que nos encontramos, não sentimos o amor, de fato, a maioria das pessoas nesse estado nunca o sentiu.
Eu já tive esse privilegio por duas vezes, a primeira apenas por alguns segundos... uns 10 segundos na verdade, já na segunda o senti por algumas horas.
O primeiro engano do homem é confundir a paixão com o amor, bem como o carinho e apego com o amor.

O amor, como a paixão, é um sentimento que pode ser descrito.
Quando estamos apaixonados por uma garota, o coração bate mais rápido e sentimos um leve enjôo que sobe pela barriga, além de sentir-mos um imenso carinho por essa pessoa.
Já o amor, é um sentimento "quente" que parece ter origem no coração e dele se espalha por todo o corpo, ficamos extremamente felizes não só por estarmos vivos, mas pelo fato das pessoas a nossa volta estarem aqui, compartilhando isso conosco. Nesse caso, são todas as pessoas o alvo desse sentimento, sejam nossos familiares, o mendigo na rua ou o malandro que te assaltou outro dia.

O amor é um sentimento umas 100 vezes mais forte que a paixão e é direcionado para todos, sem restrições.
Imagino que isso seja confuso, engraçado ou mesmo duvidoso para quem nunca sentiu isso... Como saber que isso é o amor?
A gente simplesmente "sabe", da mesma forma que sabemos o que é medo, saudade, paixão, vergonha ou qualquer outro sentimento.

Nós apenas confundimos a paixão com o amor, por nunca ter sentido o amor antes... A paixão é quase que um amor medroso querendo sair, o sentimos apenas em alguns casos e por certas pessoas. Na nossa incapacidade de amar, quando gostamos muito de uma pessoa, parece que o amor tenta sem sucesso aparecer.

O amor é um sentimento diferente e desconhecido por muitos, assim como também é um conceito diferente do que a maioria está acostumado a pensar, quando pensa em "amor".
Por exemplo, a "paixão" que sentimos por uma garota especifica, é um sentimento raro, não sentimos esse mesmo enjôo pelos nossos pais, irmãos ou amigos queridos, ainda assim, chamamos tudo de amor.
O amor é outra coisa, é um caso a parte, um sentimento e um conceito diferentes do "amor" que costumamos pensar antes de senti-lo pela primeira vez.
Dimítri escreveu:Ps.: Concordo com o que dissestes, apesar de também considerar a paixão às coisas ignorância.

Paixão, seja por coisas ou pessoas, costuma ser fruto da ignorância.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

manoelmac escreveu:Desculpe, não leve a mal não, mas vc não mudou muita coisa. :) pra falar a verdade deu mais pano pra manga.

Eu mudei tudo...
Tirei a crença como principio básico de toda religião e coloquei o questionamento como fundamental em todas elas, além de que o objetivo básico de todas elas, é a liberdade, o fim do sofrimento e morte e o fim da ignorancia.
O verdadeiro religioso, está em busca dessas coisas, qualquer um que faça o oposto disso, não é um verdadeiro religioso e sim um hipócrita cego.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

manoelmac escreveu:Nadasei, ql sua religião? só curiosidade.

Nenhuma e todas... :emoticon12:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

manoelmac escreveu:Acabei de crer:

Ser livre é ter o poder para fazer o que quer e pensar sem limites impostos por crenças, condicionamentos, erros de raciocínio, sentimentos, etc...
Ser livre é estar no controle das próprias atitudes, ao menos daquelas que podemos controlar.

Alguém que fuma e se quiser parar não consegue, não é livre.
Alguém que quer falar e se impor, mas não consegue por medo, insegurança ou vergonha, não é livre.
Alguém que vive segundo regras irracionais, impostas por hipócritas preconceituosos e, acredita nessas regras sem nunca ter questionado elas, não é livre.

Quem realmente faz o que quer? (e não estou falando sobre obedecer leis, mas das coisas que gostaríamos de fazer e poderíamos, mas por algum motivo não fazemos).
Quem não é hipócrita, condicionado, crente, iludido ou não pensa de forma dogmática em algum ponto?
Quem controla os sentimentos, ao invés de ser arrastado por eles?

A maioria de nós, cai em vários desses pontos, repetimos o que queremos e sonhamos com isso, mas não agimos e não buscamos.
Todos esses pontos podem ser resolvidos, podemos nos libertar de varias dessas coisas... Só que é muito difícil e, a maioria nem sabe que cai nesses erros, ou quando identifica alguns, não sabe que é possível corrigi-los, nem sabe como faze-lo.

Liberdade absoluta não existe, mas podemos ser muito mais livres do que somos atualmente...

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:O Nadasei é engraçado demais... :emoticon22:

Eu acho vocês engraçados... vocês acham que eu "invento" essas coisas... o que eu digo é só repetição daquilo que vem sendo dito a milênios.
Eu sou basicamente um papagaio... não falo nada de novo ou original, só traduzo para uma linguagem atual. :emoticon20:

Joe

Mensagem por Joe »

NadaSei escreveu:
docdeoz escreveu:Ser livre é ser ator de sua própria vivência. Não acho que o cristão ou religioso que escolha esta opção não seja livre... :emoticon19:

Somos todos escravos... Cristo diria que do pecado, Buda diria do karma e do ciclo de renascimento e morte, outros religiosos diriam de outras formas.
Em resumo, somos escravos de uma mente sem controle envolta em ignorância e ilusão.

Cristão ou não cristão, estamos todos na M*, mas alguns são ligeiramente mais livres que outros.
O ceticismo legitimo proporciona um mínimo de liberdade, mas isso é raro, seja em ateus, teístas, agnósticos ou religiosos.

Nada Sei, o conceito de liberdade vem daquilo que você quer fazer se desprendendo de idéias que façam dizer o que é certo e errado. Não somos merdas, você se permite falar assim até porque temos todos os recursos para crescer e aproveitar o tempo de viver porque depois disso acabou tudo, não vai existir céu nem inferno para você porque você acredita em Deus porque não existe e acreditar na existêcia não vai dizer sobre a mesma existência.

Joe

Mensagem por Joe »

manoelmac escreveu:
NadaSei escreveu:
docdeoz escreveu:Ser livre é ser ator de sua própria vivência. Não acho que o cristão ou religioso que escolha esta opção não seja livre... :emoticon19:

Somos todos escravos... Cristo diria que do pecado, Buda diria do karma e do ciclo de renascimento e morte, outros religiosos diriam de outras formas.
Em resumo, somos escravos de uma mente sem controle envolta em ignorância e ilusão.

Cristão ou não cristão, estamos todos na M*, mas alguns são ligeiramente mais livres que outros.
O ceticismo legitimo proporciona um mínimo de liberdade, mas isso é raro, seja em ateus, teístas, agnósticos ou religiosos.

Sei lá, eu já penso o contrário. Se religiosos resolveram seguir uma determinada ordem, eles sentiram essa necessidade e se sentem confortáveis nela.

Eu comecei a me sentir melhor depois que me tornei agnóstico, eu pude então questionar e não precisei mais me importar com represálias. Confesso que não saí do cristianismo de supetão, foi aos poucos pois a pressão era grande, pois vivia em uma cidade muito pequena e tomar uma postura como esta poderia afetar, e muito, o convívio social. Mas acho que muita coisa mudou hoje.

O religioso não sente a necessidade de questionar, e não se sentirá aprisionado, pelo contrário. Eu já fui religioso e sei do que estou falando, o conforto é muito grande quando vc tem a ilusão de ter alguém guardando você, de ter alguém que fará a justiça por você.

Por recomendação do pároco de minha igreja, comecei a ler a bíblia e tentar interpretá-la. Foi decepcionante, confesso. :emoticon12:

As pessoas procuram a melhor forma de estarem confortáveis pela liberdade deles na escolha, mas a religião ele te impõe um pré-conceito do que deve ser feito.

E o conforto é grande mesmo quando acredita na existência de um ser superior, até porque ninguém vai procurar contestar algo se está confortável, o problema é que elas não sabem que estão sendo enganadas e iludidas.

Joe

Mensagem por Joe »

Márcio escreveu:Fisicamente não há liberdade total, por causa das limitações inerentes, óbvio. Mentalmente talvez se possa alcançar graus imensos de liberdade, extrapolando aquilo que vivemos fisicamente.
Me sinto livre quando posso, em momentos de introspecção, pensar sobre coisas ditas proibidas, sem medo de ser punido por um ser hipotético que vigiaria meus pensamentos.
A mente é livre, embora muitos ainda não saibam disso, a alegoria do ''comer o fruto da árvore da sabedoria'' exemplifica isso, era (ou é) proibido ter-se a ciência das coisas.
Lógicamente ao se materializar os pensamentos, há que se considerar as reações do meio.

Abraços!

Liberdade é em sua essência o que Reagan disse:

"A liberdade nunca está a mais de uma geração da sua extinção.
Nós não a transmitimos geneticamente às nossas crianças.
Precisamos lutar por ela, protegê-la e conservá-la, ou
passaremos à velhice contando aos nossos netos como era
viver nos Estados Unidos numa época em que os homens eram livres." (Ronald Reagan)

Joe

Mensagem por Joe »

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:É um ator obediente e que se escolheu ser fantoche da vontade de alguém que ele nem ao menos conheceu. Para alguns pode ser liberdade, mas para isto precisa aceitar TODAS as diretrizes e não questionar nada, o que sabemos que não acontece...por trás do panos, todo ser humano é igual.

Ser a gente mesmo sem máscaras e julgamentos morais é bem mais digno.

O homem só é livre no "pensar"! essa liberdade que o ateismo pensa ter, não existe! vc esta sempre preso ao outro! seja lá de qual forma for. Dizer que questiona, não adianta muito, quando no fim, tem que acatar o que o outro quer, seja por meio da lei, ou da força mesmo! Logo, ninguem é totalmente livre! Logo se o Teista esta preso ao pensamento religioso, o ateu esta ao que a sociedade e as leis determinam! Então, ficamos na mesma... sinto muito! :emoticon1:

A sociedade se baseia em leis para manter a ordem, a religião se baseia em dogmas para dar um pré-conceito do que é certo e errado.

Você pode fazer o que quiser, baster bom senso consigo e saber se é certo e errado sem os pré-conceitos e dogmas.

Joe

Mensagem por Joe »

videomaker escreveu:
Malamen escreveu:Na mesma?????

Eu posso foder o dia inteiro com 50 mulheres diferentes que não sou castigado. Um chatólico ou pobrestante, segundo a sua religião, é!!! (isto é apenas um exemplo).

Se vc fizer isso com uma menor vc tambem sera castigado! então.... ficamos na mesma! liberdade é o cacete.... :emoticon3:

Olhe bem, você pode fazer sim. Mas seria lucro para você fazer isso com uma menor?

Tenha bom senso.

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

NadaSei escreveu:
Dimítri escreveu:

Se posso explicar o amor? Mais ou menos... (mais menos, que mais).

No estado de vigília em que nos encontramos, não sentimos o amor, de fato, a maioria das pessoas nesse estado nunca o sentiu.
Eu já tive esse privilegio por duas vezes, a primeira apenas por alguns segundos... uns 10 segundos na verdade, já na segunda o senti por algumas horas.
O primeiro engano do homem é confundir a paixão com o amor, bem como o carinho e apego com o amor.

O amor, como a paixão, é um sentimento que pode ser descrito.
Quando estamos apaixonados por uma garota, o coração bate mais rápido e sentimos um leve enjôo que sobe pela barriga, além de sentir-mos um imenso carinho por essa pessoa.
Já o amor, é um sentimento "quente" que parece ter origem no coração e dele se espalha por todo o corpo, ficamos extremamente felizes não só por estarmos vivos, mas pelo fato das pessoas a nossa volta estarem aqui, compartilhando isso conosco. Nesse caso, são todas as pessoas o alvo desse sentimento, sejam nossos familiares, o mendigo na rua ou o malandro que te assaltou outro dia.

O amor é um sentimento umas 100 vezes mais forte que a paixão e é direcionado para todos, sem restrições.
Imagino que isso seja confuso, engraçado ou mesmo duvidoso para quem nunca sentiu isso... Como saber que isso é o amor?
A gente simplesmente "sabe", da mesma forma que sabemos o que é medo, saudade, paixão, vergonha ou qualquer outro sentimento.

Nós apenas confundimos a paixão com o amor, por nunca ter sentido o amor antes... A paixão é quase que um amor medroso querendo sair, o sentimos apenas em alguns casos e por certas pessoas. Na nossa incapacidade de amar, quando gostamos muito de uma pessoa, parece que o amor tenta sem sucesso aparecer.

O amor é um sentimento diferente e desconhecido por muitos, assim como também é um conceito diferente do que a maioria está acostumado a pensar, quando pensa em "amor".
Por exemplo, a "paixão" que sentimos por uma garota especifica, é um sentimento raro, não sentimos esse mesmo enjôo pelos nossos pais, irmãos ou amigos queridos, ainda assim, chamamos tudo de amor.
O amor é outra coisa, é um caso a parte, um sentimento e um conceito diferentes do "amor" que costumamos pensar antes de senti-lo pela primeira vez.
Dimítri escreveu:Ps.: Concordo com o que dissestes, apesar de também considerar a paixão às coisas ignorância.

Paixão, seja por coisas ou pessoas, costuma ser fruto da ignorância.

Concordas então que uma pessoa que ama qualquer coisa/pessoa e critica as religiões é hipócrita?
Porque os mecanismos de controle de ambos (religião e amor) são os dogmas (mistério), a "felicidade" (objetivo), e a rejeição social dos não adeptos.

videomaker

Mensagem por videomaker »

Joe escreveu:
videomaker escreveu:
Malamen escreveu:Na mesma?????

Eu posso foder o dia inteiro com 50 mulheres diferentes que não sou castigado. Um chatólico ou pobrestante, segundo a sua religião, é!!! (isto é apenas um exemplo).

Se vc fizer isso com uma menor vc tambem sera castigado! então.... ficamos na mesma! liberdade é o cacete.... :emoticon3:

Olhe bem, você pode fazer sim. Mas seria lucro para você fazer isso com uma menor?

Tenha bom senso.

Não! não pode não! com ou sem lucro! :emoticon4:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Joe escreveu:Nada Sei, o conceito de liberdade vem daquilo que você quer fazer se desprendendo de idéias que façam dizer o que é certo e errado.

O certo e o errado vem de julgamentos morais.
O conceito de liberdade vem da razão.
Joe escreveu:Não somos merdas, você se permite falar assim até porque temos todos os recursos para crescer e aproveitar o tempo de viver porque depois disso acabou tudo, não vai existir céu nem inferno para você porque você acredita em Deus porque não existe e acreditar na existêcia não vai dizer sobre a mesma existência.

O céu e o inferno existem sim, a crença é apenas a idéia errônea que você tem dessas coisas.
Depois, quem disse que morreu acabou?

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Joe escreveu:As pessoas procuram a melhor forma de estarem confortáveis pela liberdade deles na escolha, mas a religião ele te impõe um pré-conceito do que deve ser feito.

O problema é que não temos muita liberdade de escolha, somos crentes, dogmáticos, condicionados e nossa liberdade nos é tomada por uma infinidade de coisas.
A religião não impõe nada, só nos ensina o que alguns religiosos descobriram sobre esse problema e nos ensinam a corrigir.
Joe escreveu:E o conforto é grande mesmo quando acredita na existência de um ser superior, até porque ninguém vai procurar contestar algo se está confortável, o problema é que elas não sabem que estão sendo enganadas e iludidas.

Eu diria que iludidos estão todos, principalmente aqueles que ignoram isso.
Depois, saber que Deus existe e questionar isso, não traz conforto algum, principalmente ao observarmos o mundo e nos percebermos escravos no inferno.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Dimítri escreveu:Concordas então que uma pessoa que ama qualquer coisa/pessoa e critica as religiões é hipócrita?

Eu não diria que alguém é capaz de "amar" qualquer coisa/pessoa, elas podem sentir carinho e apego a coisas e pessoas, não amor.
Quanto a criticar as religiões, é só ignorância sobre o tema.
A religião é como qualquer outra fonte de conhecimento, seja a filosofia ou as ciências.
Todas essas fontes tem conhecimentos, conceitos relativos, enganos e, todas acabam nos iludindo de diversas formas... Mas todas também tem algo a nos ensinar.
O maior problema é como nós enxergamos e usamos essas fontes.
Dimítri escreveu:Porque os mecanismos de controle de ambos (religião e amor) são os dogmas (mistério), a "felicidade" (objetivo), e a rejeição social dos não adeptos.

Não existem dogmas se não na mente humana, infelizmente alguns deles acabam parando em textos religiosos. Aqui cabe ao homem não ser dogmático e separar o joio do trigo.
O mesmo ocorre com a filosofia, mas ninguém diz que a filosofia é dogmática...
A religião não tem "mecanismos de controle", o que ela traz é conhecimento, só isso.

O mistério é inevitável a condição humana, pois não somos capazes de conhecer tudo, a felicidade é apenas questão do que nos satisfaz e, essas três coisas não são problemas da religião, mas daquilo que nós somos.
Quanto a rejeição social dos não adeptos, isso também não é problema da religião, ela ensina que devemos ver Deus em tudo e todos, além de que devemos amar a Deus em todas as suas formas.
O preconceito é outro problema humano, fruto da ignorância.

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Liberdade acho que é poder escolher.
Quanto mais escolhas tivermos, mais livres somos.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Joe

Mensagem por Joe »

O certo e o errado vem de julgamentos morais.
O conceito de liberdade vem da razão.

Sim! A moral é definida por você e a razão também.

O céu e o inferno existem sim, a crença é apenas a idéia errônea que você tem dessas coisas.

Prove.

Joe

Mensagem por Joe »

O problema é que não temos muita liberdade de escolha, somos crentes, dogmáticos, condicionados e nossa liberdade nos é tomada por uma infinidade de coisas.
A religião não impõe nada, só nos ensina o que alguns religiosos descobriram sobre esse problema e nos ensinam a corrigir.

Demonstre

Eu diria que iludidos estão todos, principalmente aqueles que ignoram isso.
Depois, saber que Deus existe e questionar isso, não traz conforto algum, principalmente ao observarmos o mundo e nos percebermos escravos no inferno.

Você está incluso na lista de iludidos. Eu questiono e sei que ele não existe e quem disse que seremos escravos no inferno se ele não existe?

Você disse que o conceito de inferno é errôneo e agora toca no mesmo assunto de céu e inferno.

Explique melhor

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Joe escreveu:Sim! A moral é definida por você e a razão também.

A razão permite o entendimento de como as coisas funcionam, isso não é definido por mim.
Joe escreveu:

Prove.

Você sofre, chora, fica entediado, sente medo, vergonha, inveja, ciumes, deseja coisas que não pode ter, tem desejos não satisfeitos, se decepciona, sente-se ofendido, pensa o tempo todo, fica ansioso, não faz o que quer, fica doente, lamenta a morte de seus entes queridos?
Se respondeu sim a qualquer uma dessas perguntas, então está no inferno.

O céu é um estado onde sentimos amor incondicional por todos, não nos deixamos levar por sentimentos, temos silencio mental, sem nenhum tipo de ansiedade ou preocupação com o corpo ou com o futuro, sem nenhum tipo de medo, vergonha, ciumes ou insegurança.

Isso tudo é apenas o que se refere a parte mental do céu e do inferno.

Trancado