Dimítri escreveu:NadaSei escreveu:Tudo muda o tempo todo, a paixão as coisas é apego, fonte de sofrimento em um mundo onde inevitavelmente as coisas mudam.
A paixão por idéias é ignorância, em um mundo onde as coisas são relativas, o apego a idéias leva a distorcer a realidade.
Dessa forma o desapego é ensinado.
Consegues me explicar o amor?
Estou curioso, de verdade.

Se posso explicar o amor? Mais ou menos... (mais menos, que mais).
No estado de vigília em que nos encontramos, não sentimos o amor, de fato, a maioria das pessoas nesse estado nunca o sentiu.
Eu já tive esse privilegio por duas vezes, a primeira apenas por alguns segundos... uns 10 segundos na verdade, já na segunda o senti por algumas horas.
O primeiro engano do homem é confundir a paixão com o amor, bem como o carinho e apego com o amor.
O amor, como a paixão, é um sentimento que pode ser descrito.
Quando estamos apaixonados por uma garota, o coração bate mais rápido e sentimos um leve enjôo que sobe pela barriga, além de sentir-mos um imenso carinho por essa pessoa.
Já o amor, é um sentimento "quente" que parece ter origem no coração e dele se espalha por todo o corpo, ficamos extremamente felizes não só por estarmos vivos, mas pelo fato das pessoas a nossa volta estarem aqui, compartilhando isso conosco. Nesse caso, são todas as pessoas o alvo desse sentimento, sejam nossos familiares, o mendigo na rua ou o malandro que te assaltou outro dia.
O amor é um sentimento umas 100 vezes mais forte que a paixão e é direcionado para todos, sem restrições.
Imagino que isso seja confuso, engraçado ou mesmo duvidoso para quem nunca sentiu isso... Como saber que isso é o amor?
A gente simplesmente "sabe", da mesma forma que sabemos o que é medo, saudade, paixão, vergonha ou qualquer outro sentimento.
Nós apenas confundimos a paixão com o amor, por nunca ter sentido o amor antes... A paixão é quase que um amor medroso querendo sair, o sentimos apenas em alguns casos e por certas pessoas. Na nossa incapacidade de amar, quando gostamos muito de uma pessoa, parece que o amor tenta sem sucesso aparecer.
O amor é um sentimento diferente e desconhecido por muitos, assim como também é um conceito diferente do que a maioria está acostumado a pensar, quando pensa em "amor".
Por exemplo, a "paixão" que sentimos por uma garota especifica, é um sentimento raro, não sentimos esse mesmo enjôo pelos nossos pais, irmãos ou amigos queridos, ainda assim, chamamos tudo de amor.
O amor é outra coisa, é um caso a parte, um sentimento e um conceito diferentes do "amor" que costumamos pensar antes de senti-lo pela primeira vez.
Dimítri escreveu:Ps.: Concordo com o que dissestes, apesar de também considerar a paixão às coisas ignorância.
Paixão, seja por coisas ou pessoas, costuma ser fruto da ignorância.