Conceitos de liberdade?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
NadaSei
Gênero: Masculino

Re: Conceitos de liberdade?

Mensagem por NadaSei »

Joe escreveu:
O problema é que não temos muita liberdade de escolha, somos crentes, dogmáticos, condicionados e nossa liberdade nos é tomada por uma infinidade de coisas.
A religião não impõe nada, só nos ensina o que alguns religiosos descobriram sobre esse problema e nos ensinam a corrigir.

Demonstre

O máximo que eu posso fazer é te dizer para onde olhar.
Por exemplo, olhe para as pessoas, elas se apaixonam, tem vicios de todo tipo, crenças de todo tipo que distorcem a realidade delas, pensam segundo parâmetros estreitos do tipo, se não está na bíblia então não quero saber, etc...

Outra forma de ver isso é olhar para si próprio... Vai encontrar as mesmas coisas, mentiras que contou por medo ou vergonha, lugares que deixou de ir, pessoas que deixou de conhecer melhor e coisas que deixou de fazer, seja por preguiça, comodismo, medo ou qualquer outra coisa.
Coisas que você deixa de perceber por causa de sentimentos diversos.

Nos falta controle mental.
Mesmo nas vezes em que fazemos o que pensamos, isso pode não ser nosso, pois não controlamos o nosso próprio pensamento.
Tente ficar 20 minutos sem pensar...
Joe escreveu:
Eu diria que iludidos estão todos, principalmente aqueles que ignoram isso.
Depois, saber que Deus existe e questionar isso, não traz conforto algum, principalmente ao observarmos o mundo e nos percebermos escravos no inferno.

Você está incluso na lista de iludidos. Eu questiono e sei que ele não existe e quem disse que seremos escravos no inferno se ele não existe?

Você disse que o conceito de inferno é errôneo e agora toca no mesmo assunto de céu e inferno.
Explique melhor

Sim, eu como qualquer outro sou um iludido.
Só tome cuidado com essas crenças, não temos conhecimento para "saber" que Deus não existe, podemos no máximo "achar" mais provável que ele não exista, por não conhecer as evidencias que indicam o contrario.

Quanto ao inferno, eu não disse que ele não existe, muito pelo contrario, disse que ele existe e que estamos nele.
O que não existe é esse conceito infantil de um céu lindo após a morte, isso é distorção das pessoas e nunca foi ensinado pelos grandes religiosos como Cristo, Buda, Lao Tsé, Krishna, etc...
O céu e o inferno são aqui, espalhado por todos os lados e também dentro de nós.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Joe

Mensagem por Joe »

A razão permite o entendimento de como as coisas funcionam, isso não é definido por mim.

Então você não pensa, você aceita.

Você sofre, chora, fica entediado, sente medo, vergonha, inveja, ciumes, deseja coisas que não pode ter, tem desejos não satisfeitos, se decepciona, sente-se ofendido, pensa o tempo todo, fica ansioso, não faz o que quer, fica doente, lamenta a morte de seus entes queridos?
Se respondeu sim a qualquer uma dessas perguntas, então está no inferno.

O céu é um estado onde sentimos amor incondicional por todos, não nos deixamos levar por sentimentos, temos silencio mental, sem nenhum tipo de ansiedade ou preocupação com o corpo ou com o futuro, sem nenhum tipo de medo, vergonha, ciumes ou insegurança.

Isso tudo é apenas o que se refere a parte mental do céu e do inferno.

Essa parte eu concordo.

Joe

Mensagem por Joe »

Por exemplo, olhe para as pessoas, elas se apaixonam, tem vicios de todo tipo, crenças de todo tipo que distorcem a realidade delas, pensam segundo parâmetros estreitos do tipo, se não está na bíblia então não quero saber, etc...

Outra forma de ver isso é olhar para si próprio... Vai encontrar as mesmas coisas, mentiras que contou por medo ou vergonha, lugares que deixou de ir, pessoas que deixou de conhecer melhor e coisas que deixou de fazer, seja por preguiça, comodismo, medo ou qualquer outra coisa.
Coisas que você deixa de perceber por causa de sentimentos diversos.

Nos falta controle mental.
Mesmo nas vezes em que fazemos o que pensamos, isso pode não ser nosso, pois não controlamos o nosso próprio pensamento.
Tente ficar 20 minutos sem pensar...

Não provou nada.

Já consegui ficar mais de 20 minutos sem pensar nada.

Sim, eu como qualquer outro sou um iludido.
Só tome cuidado com essas crenças, não temos conhecimento para "saber" que Deus não existe, podemos no máximo "achar" mais provável que ele não exista, por não conhecer as evidencias que indicam o contrario.

Quanto ao inferno, eu não disse que ele não existe, muito pelo contrario, disse que ele existe e que estamos nele.
O que não existe é esse conceito infantil de um céu lindo após a morte, isso é distorção das pessoas e nunca foi ensinado pelos grandes religiosos como Cristo, Buda, Lao Tsé, Krishna, etc...
O céu e o inferno são aqui, espalhado por todos os lados e também dentro de nós.

Sim, mas eu não acho que ele existe eu sei que ele não existe porque não existe evidência que prove essa existência e mesmo assim eu não gostaria dele, até porque não gosto de adorar um deus.

O resto foi bem explicado.

Joe

Re.: Conceitos de liberdade?

Mensagem por Joe »

Lembrando que as pessoas muitas vezes precisam viver numa utopia para não culparem elas mesmas, mas precisam delas também para progredir.

A Utopia te da a liberdade quando você a forma.

Apocaliptica

Re.: Conceitos de liberdade?

Mensagem por Apocaliptica »

Isto é estranho...fico pensando que a liberdade é relativa às nossas escolhas dentro do que nos deixam fazer. A Lei tolhe, porque, apesar de alguns atos ali constantes serem proibidos para evitar hipotéticas conseqüências danosas, nem sempre aquele ato é ruim, poderia até ser bom, e pode ser algo que nós desejássemos muito fazer. E não podemos.
Se mantivermos alguém conhecedor de apenas uma parte do que é possível fazer, ou alienado de suas possibilidades, omitindo ou mentindo sobre as possibilidades existentes, como numa redoma, numa gaiola, num mundo fantasioso, esta pessoa não terá como saber que mais escolhas seriam possíveis. Ela se sentirá livre dentro do mundo a ela mostrado. A menos que haja uma falha no sistema ou no universo criado, uma fresta por onde vaze uma nesga de luz,ela desconfie ou deduza,que há um elo prrdido, ou seja impelida instintivamente a quebrar o cadeado e fugir para o universo macro.

E se a liberdade mais ampla for tolhida, a pessoa for conduzida por um caminho estreito, restrititivo e alienante e mesmo assim ela, por medo de se rebelar, por insegurança ou falta de apoio externo, tiver consciência de de que não pode sair daquele universo...ela pode ser considerada livre? Será que a liberdade não é um pouco da nossa escolha e da escolha que alguém fez por nós e que aceitamos?

docdeoz

Re: Re.: Conceitos de liberdade?

Mensagem por docdeoz »

Apocaliptica escreveu:É um ator obediente e que se escolheu ser fantoche da vontade de alguém que ele nem ao menos conheceu. Para alguns pode ser liberdade, mas para isto precisa aceitar TODAS as diretrizes e não questionar nada, o que sabemos que não acontece...por trás do panos, todo ser humano é igual.

Ser a gente mesmo sem máscaras e julgamentos morais é bem mais digno.

O que tem a ver o pensamento exarado pelo fenomenólogo Maurice Merleau Ponty- o qual citei- com todo esse discurso...?

Para mim liberdade é isso, ser um colecionador de minhas próprias vivências.

Se você NUNCA vivenciou uma experiência religiosa real, como pode refutá-la? Você não vê eu refutando experiências que não tive- refuto argumentos e evito juízos de valor... :emoticon19:
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Joe escreveu:
A razão permite o entendimento de como as coisas funcionam, isso não é definido por mim.

Não, a razão nos permite entender como as coisas são e como elas são, não é definido por nós.
Já a moral é criação nossa.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Apocaliptica escreveu:Isto é estranho...fico pensando que a liberdade é relativa às nossas escolhas dentro do que nos deixam fazer. A Lei tolhe, porque, apesar de alguns atos ali constantes serem proibidos para evitar hipotéticas conseqüências danosas, nem sempre aquele ato é ruim, poderia até ser bom, e pode ser algo que nós desejássemos muito fazer. E não podemos.
Se mantivermos alguém conhecedor de apenas uma parte do que é possível fazer, ou alienado de suas possibilidades, omitindo ou mentindo sobre as possibilidades existentes, como numa redoma, numa gaiola, num mundo fantasioso, esta pessoa não terá como saber que mais escolhas seriam possíveis. Ela se sentirá livre dentro do mundo a ela mostrado. A menos que haja uma falha no sistema ou no universo criado, uma fresta por onde vaze uma nesga de luz,ela desconfie ou deduza,que há um elo prrdido, ou seja impelida instintivamente a quebrar o cadeado e fugir para o universo macro.

E se a liberdade mais ampla for tolhida, a pessoa for conduzida por um caminho estreito, restrititivo e alienante e mesmo assim ela, por medo de se rebelar, por insegurança ou falta de apoio externo, tiver consciência de de que não pode sair daquele universo...ela pode ser considerada livre? Será que a liberdade não é um pouco da nossa escolha e da escolha que alguém fez por nós e que aceitamos?

Outro conceito de liberdade não é fazer TUDO o que se quer mas realmente tomar uma atitude dentro da necessidade e da possibilidade... A minha atitude perante essas possibilidades e necessidades deverá ser encarada como liberdade... Tem pessoas, a maioria, que não consegue sequer ter o que comer para o dia de amanhã... :emoticon19:

O que farei eu perante esse fato? Isso é liberdade...

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Por exemplo, olhe para as pessoas, elas se apaixonam, tem vicios de todo tipo, crenças de todo tipo que distorcem a realidade delas, pensam segundo parâmetros estreitos do tipo, se não está na bíblia então não quero saber, etc do NADA SEI

Entretanto, se isso fazer parte da natureza da pessoa ou do modo como essa pessoa se relaciona com o todo, esse conceito também está dentro de ser livre... :emoticon19:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Joe escreveu:Não provou nada.

Como eu já disse, não posso "provar", apenas apontar como você pode observar e verificar isso.
É como a aspirina, você não tem como me provar que ela elimina a dor de cabeça, pode no máximo me dizer como eu posso verificar isso pessoalmente.

Já ficou 20 minutos sem pensar?
Estou falando sobre silencio mental absoluto, nenhum pensamento na mente.
Isso é raro, como fez isso?
E um dia inteiro sem pensar, pode faze-lo?
Ou então pensar apenas no que quer, como pensar em determinadas palavras, pode ficar 20 minutos pensando apenas nelas, sem pensar em nada mais?
Joe escreveu:Sim, mas eu não acho que ele existe eu sei que ele não existe porque não existe evidência que prove essa existência e mesmo assim eu não gostaria dele, até porque não gosto de adorar um deus.

Ausência de evidencia, não é evidencia de ausência.
Você não ver as evidencias da existência de Deus, não é conhecimento suficiente para "saber" que ele não existe, pois o "desconhecimento" não é uma evidencia na qual se possa apoiar um "saber".
Depois, dizer que não existem evidencias de Deus é uma afirmação incorreta, elas existem, você apenas as desconhece, na verdade, as ignora.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

docdeoz escreveu:O máximo que eu posso fazer é te dizer para onde olhar.
Por exemplo, olhe para as pessoas, elas se apaixonam, tem vicios de todo tipo, crenças de todo tipo que distorcem a realidade delas, pensam segundo parâmetros estreitos do tipo, se não está na bíblia então não quero saber, etc do NADA SEI

Entretanto, se isso fazer parte da natureza da pessoa ou do modo como essa pessoa se relaciona com o todo, esse conceito também está dentro de ser livre... :emoticon19:

Apenas se essa pessoa o faz por escolha, o que não é o nosso caso. Fazemos isso por ignorância e por falta de liberdade para fazer diferente.
Não agimos assim por "querer", mas porque a principio isso nos é imposto pela nossa natureza e pela natureza de nossa sociedade, entretanto, isso pode ser mudado.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:Se mantivermos alguém conhecedor de apenas uma parte do que é possível fazer, ou alienado de suas possibilidades, omitindo ou mentindo sobre as possibilidades existentes, como numa redoma, numa gaiola, num mundo fantasioso, esta pessoa não terá como saber que mais escolhas seriam possíveis. Ela se sentirá livre dentro do mundo a ela mostrado. A menos que haja uma falha no sistema ou no universo criado, uma fresta por onde vaze uma nesga de luz,ela desconfie ou deduza,que há um elo prrdido, ou seja impelida instintivamente a quebrar o cadeado e fugir para o universo macro.

Isso é um tanto "Truman Show", seria ele livre?
Ele era livre no sentido que se questionasse seu mundo o bastante e se realmente quisesse descobrir a realidade e sair dali, ele poderia faze-lo.
Ele estava preso na ilha pelo medo que tinha da água e tinha sua vida toda planejada, era moldado pelas idéias da TV e das pessoas a sua volta.
Esses eram fatores ideológicos alienantes que o mantinham preso.

Ele tinha o livre-arbítrio, mas não o usava por alienação e, por isso, não era livre.
A nossa situação é basicamente a mesma, alguém pode olhar isso e julgar que seja um tipo de liberdade, mas eu penso diferente.
Estaremos sempre presos a nossa "essência", ao mundo e as pessoas a nossa volta, afinal, a liberdade não é absoluta, mas para nos dizermos livres realmente, temos que ter o aproveitamento de nosso potencial e esse tipo de mundo, só funciona ao usar de nossas fraquezas e ignorância, para nos manipular. Se somos manipulados dessa forma, então não somos livres.

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

NadaSei escreveu:
docdeoz escreveu:O máximo que eu posso fazer é te dizer para onde olhar.

Apenas se essa pessoa o faz por escolha, o que não é o nosso caso. Fazemos isso por ignorância e por falta de liberdade para fazer diferente.
Não agimos assim por "querer", mas porque a principio isso nos é imposto pela nossa natureza e pela natureza de nossa sociedade, entretanto, isso pode ser mudado.

Quando falo desses conceitos, emito opiniões de alguns autores que li. Não tenho capacidade atual de emitir conceito próprio de liberdade...

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

docdeoz escreveu:Quando falo desses conceitos, emito opiniões de alguns autores que li. Não tenho capacidade atual de emitir conceito próprio de liberdade...

Normal, o meu "conceito próprio" (nem sei se é próprio...) também não passa de opinião pessoal... Eu apenas discordo de autores que pensem dessa forma que citou, por achar que se não é escolha do individuo, então não é liberdade.

Joe

Mensagem por Joe »

NadaSei escreveu:
Joe escreveu:

Não, a razão nos permite entender como as coisas são e como elas são, não é definido por nós.
Já a moral é criação nossa.

A razão é nossa, como você tem razão de algo?

Joe

Mensagem por Joe »

NadaSei escreveu:

Como eu já disse, não posso "provar", apenas apontar como você pode observar e verificar isso.
É como a aspirina, você não tem como me provar que ela elimina a dor de cabeça, pode no máximo me dizer como eu posso verificar isso pessoalmente.

Ou então pensar apenas no que quer, como pensar em determinadas palavras, pode ficar 20 minutos pensando apenas nelas, sem pensar em nada mais?
Joe escreveu:Sim, mas eu não acho que ele existe eu sei que ele não existe porque não existe evidência que prove essa existência e mesmo assim eu não gostaria dele, até porque não gosto de adorar um deus.

Você não ver as evidencias da existência de Deus, não é conhecimento suficiente para "saber" que ele não existe, pois o "desconhecimento" não é uma evidencia na qual se possa apoiar um "saber".
Depois, dizer que não existem evidencias de Deus é uma afirmação incorreta, elas existem, você apenas as desconhece, na verdade, as ignora.

Não, eu sei que ele não existe e não ignoro a única coisa é que você me força a ver as coisas a seu modo, mas eu tenho a liberdade de pensamento, o questionamento, o estudo, a razão e saber que deus não existe é a melhor coisa.

Mas, prove que Deus existe e eu odiaria ele.

Odiaria também o Satã, porque eu não gosto de seres divinos e não acredito em papai noel assim como não acredito na existência de Deus.

Um professor de história meu diz que eu não acredito, mas aceito a presença dele como a sua existência e eu falei "E ele ainda existe? Prove! Até porque se você olhar o universo você verá que ele não foi feito por um deus."

videomaker

Mensagem por videomaker »

Como é que é? :emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Joe escreveu:
NadaSei escreveu:

Não, eu sei que ele não existe ...

De onde vem tanta certeza? :emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

NadaSei escreveu:Ausência de evidencia, não é evidencia de ausência.

1- Se ausência de evidência, não é evidência de ausência, o unicórnio vermelho invisível e indetectável que mora no banheiro aqui de casa existe?

2- Cite uma evidência para a existência de uma divindade e, em seguida, especifique se é um deus ou uma deusa, se é um/uma ou mais, seus nomes, caraterísticas, etc etc.

videomaker

1- Se ausência de evidência, não é evidência de ausência, o unicórnio vermelho invisível e indetectável que mora no banheiro aqui de casa existe?

Vc conhece alguem que tenha relatado que viu tal ser? por que vc acha que um ser inventado, tem a mesma validade de alguem que teve um experiencia religiosa que mudou a vida? vc não percebe que é uma comparação descabida? Ou vc pode nos informar se ele prefere banho quente ou frio? Esse tal inicornio mudou a vida de quem? por que vc acha que isso é argumento? :emoticon5:

2- Cite uma evidência para a existência de uma divindade e, em seguida, especifique se é um deus ou uma deusa, se é um/uma ou mais, seus nomes, caraterísticas, etc etc.

Não existe efeito sem causa! a unica causa não causada é o criador, que não tem sexo, pois não é uma pessoa! quanta as caracteristicas, inclua ai somente as justas e boas! De resto entenda que nunca consiguira entende-lo na sua totalidade, pois se conseguise, seria vc o propio criador!

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

videomaker escreveu:Vc conhece alguem que tenha relatado que viu tal ser? por que vc acha que um ser inventado, tem a mesma validade de alguem que teve um experiencia religiosa que mudou a vida? vc não percebe que é uma comparação descabida? Ou vc pode nos informar se ele prefere banho quente ou frio? Esse tal inicornio mudou a vida de quem? por que vc acha que isso é argumento? :emoticon5:

Não. Alguém já viu algum Deus? :emoticon5: Ele (O Unicórnio) não é inventado, é real, ele mudou a minha vida. Todos os dias peço à ele que me dê muita saúde e felicidade, e é só por isso que nunca fico doente e sou feliz . Bem, na verdade às vezes fico doente e triste, mas daí não é culpa Do Unicórnio. Não sei que tipo de banho ele prefere, é que esse tipo de coisa é blasfêmia, não se pode questionar sobre isso (é mistério). Repito: ele mudou minha vida.

videomaker escreveu:Não existe efeito sem causa! a unica causa não causada é o criador, que não tem sexo, pois não é uma pessoa! quanta as caracteristicas, inclua ai somente as justas e boas! De resto entenda que nunca consiguira entende-lo na sua totalidade, pois se conseguise, seria vc o propio criador!

Por isso mesmo que o Unicórnio aqui de casa existe. Ele é o criador de tudo dentro do banheiro (toalhas, sabonetes, papel higiênico, etc.). E como ele é o criador não precisa ser criado.
Não fosse ele eu não teria acesso a essas necessidades básicas. Muito obrigado, Unicórnio.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Joe escreveu:
NadaSei escreveu:Ausência de evidencia, não é evidencia de ausência.

Não, eu sei que ele não existe e não ignoro a única coisa é que você me força a ver as coisas a seu modo, mas eu tenho a liberdade de pensamento, o questionamento, o estudo, a razão e saber que deus não existe é a melhor coisa.

Primeiro que eu não te forço a nada, segundo que foi justamente o pensar, o questionar, o estudo a razão e a observação, que me levaram a ser teísta... porque a conclusão contraria deveria ser a "melhor" coisa?

Eu já fui um ateu que "sabia" que Deus não existe, e não foi por livre "pensar", mas por acreditar na sombra da religião que me foi apresentada pelos Edir's Macedos e e igrejas católicas da vida... Foram eles quem direcionaram meu pensamento e me levaram a essa conclusão.
O livre pensar não permite esse tipo de certeza, principalmente a coisas verificáveis.
Joe escreveu:Até porque se você olhar o universo você verá que ele não foi feito por um deus."

E como você "sabe" que não?

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Dimítri escreveu:1- Se ausência de evidência, não é evidência de ausência, o unicórnio vermelho invisível e indetectável que mora no banheiro aqui de casa existe?

1 - Falácia da falsa analogia, Deus não é um ser indetectável que depende da crença em seu relato, ele pode ser conhecido por qualquer um.

2 - Mesmo que alguém relate algo que não pode ser verificado, isso é motivo para ceticismo, não para "certezas".
Dimítri escreveu:2- Cite uma evidência para a existência de uma divindade e, em seguida, especifique se é um deus ou uma deusa, se é um/uma ou mais, seus nomes, caraterísticas, etc etc.

Isso você encontra em qualquer religião...
Olhe para dentro de si próprio e vai descobrir Deus. Basta saber para onde olhar, observar isso com atenção e questionar... Vai perceber que algo consciente que é tudo e todos controla sua vida e está também em você.

Deus tem muitos nomes e muitas características, qualquer descrição do mesmo seria apenas relativa a algumas de suas muitas faces.
Isso é verificável, não depende de crença ou relato.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Dimítri escreveu:Não. Alguém já viu algum Deus? :emoticon5: Ele (O Unicórnio) não é inventado, é real, ele mudou a minha vida. Todos os dias peço à ele que me dê muita saúde e felicidade, e é só por isso que nunca fico doente e sou feliz . Bem, na verdade às vezes fico doente e triste, mas daí não é culpa Do Unicórnio. Não sei que tipo de banho ele prefere, é que esse tipo de coisa é blasfêmia, não se pode questionar sobre isso (é mistério). Repito: ele mudou minha vida.

Como eu faço para verificar a existência desse unicórnio?
Vou ter que acreditar no seu relato?

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

NadaSei escreveu:
Dimítri escreveu:Não. Alguém já viu algum Deus? :emoticon5: Ele (O Unicórnio) não é inventado, é real, ele mudou a minha vida. Todos os dias peço à ele que me dê muita saúde e felicidade, e é só por isso que nunca fico doente e sou feliz . Bem, na verdade às vezes fico doente e triste, mas daí não é culpa Do Unicórnio. Não sei que tipo de banho ele prefere, é que esse tipo de coisa é blasfêmia, não se pode questionar sobre isso (é mistério). Repito: ele mudou minha vida.

Como eu faço para verificar a existência desse unicórnio?

Como faço para verificar a existência do seu deus?

Trancado