Valor de vidas humanas é relativo?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Judas

Valor de vidas humanas é relativo?

Mensagem por Judas »

Alguns seres humanos conseguem ser bem inúteis.
Outros vão muito além, causam sofrimento destruição e dor a seus semelhantes ou à outras formas de vida.
Particularmente eu ficaria muito feliz em poder "otimizar" as mortes ocorridas aqui no nosso planeta. hipoteticamente imaginemos que fosse possível fazer isto:
Este cidadão e sua familia maldita rouba o país à décadas.
Imagem
Esta criança vai morrer de fome, e aqui no país é rotina isso acontecer, pois o dinheiro que estes desgraçados roubam poderia ser usado de inumeras maneiras para no mínimo melhorar a situação.
Imagem
De qualquer jeito um vai morrer, mas não seria melhor ver este PULHA morrer de fome, e dar à criança a chance de viver com dignidade?
Em síntese Para mim a vida de ALGUNS vale mais que a de OUTROS.

RicardoVitor

Re.: Valor de vidas humanas é relativo?

Mensagem por RicardoVitor »

Para mim ambas tem o mesmo valor, nenhum. Não tenho estima por nenhum dos dois.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Judas

Re: Re.: Valor de vidas humanas é relativo?

Mensagem por Judas »

RicardoVitor escreveu:Para mim ambas tem o mesmo valor, nenhum. Não tenho estima por nenhum dos dois.

É aí que está a questão.
Eu também não tenho estima por nenhum, Se o meu pai fosse o ACM, mesmo sabendo que ele se trata de um VAGABUNDO FDP!!! Eu iria querer salvá-lo.
O que eu queria saber é exatamente isso.
Para você então eles sâo iguais. Se pudesse decidir pela sobrevivência de um ou outro, o fato de um ser conhecidamente um ladrâo, não pesaria na sua decisão?

Joe
Gênero: Masculino

Mensagem por Joe »

Cada um com seus problemas

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

RicardoVitor escreveu:Para mim ambas tem o mesmo valor, nenhum. Não tenho estima por nenhum dos dois.

:emoticon132: :emoticon132: :emoticon132:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Judas

Mensagem por Judas »

Acauan escreveu:O Valor da Vida.

A vida humana, como você coloca no seu texto, (muito bem escrito) vista como única, realmente não pode ser substituída.

Mas Para mim algumas valem sim, mais que outras, se considerarmos que, as consequências de atos praticados por elas, respeitam ou não, o direito de existir e viver com dignidade, de outras formas de vida.

Johnny

Mensagem por Johnny »

O valor da vida humana depende de quem a vê! O valor é formado na sociedade e de acordo com padrões de educação local. Para um aborigene canibal uma vida é como um legume, não passa de alimento. Para um filósofo vale mais que ouro. Para os politicos, bem...tirem suas conclusões. O fato é que o valor independe do nível intelectual ou cultural e sim de uma posição de querer dar ou não valor a uma vida, e nem precisa ser humana.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Eu não salvaria a vida de um pai marginal, nem bandido, nem pulha. Sinceramente, meu amor é condicional.

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

O valor da vida alheia está proporcionalmente ligado ao tamanho do nosso egoísmo.
" ...I'm running to stand still... "

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Apocaliptica escreveu:Eu não salvaria a vida de um pai marginal, nem bandido, nem pulha. Sinceramente, meu amor é condicional.

Apoc vc pensou bem ? É pai.
Vc sabe, pai e mãe e ligação emocional, sabes como é que é né?
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Judas escreveu:Valor de vidas humanas é relativo?

Não

Bjs

Apocaliptica

emmmcri escreveu:
Apocaliptica escreveu:Eu não salvaria a vida de um pai marginal, nem bandido, nem pulha. Sinceramente, meu amor é condicional.

Apoc vc pensou bem ? É pai.
Vc sabe, pai e mãe e ligação emocional, sabes como é que é né?

Sim. Com isto eu queria dizer o seguinte: para alguns, o valor da vida está ligado à importância que alquela vida tem para nós, uma importância emocional e afetiva. Eu concordo. Não é por ter vínculo genealógico que eu dou maos valor à uma vida humana do que a outra, talvez a única exceção que eu faço seria no caso de filho ( é meio irracional e primitivo isto...). Mas se eu tivesse que escolher entre um filho bom e um ruim, eu dar mais valor à vida do bom. Eu desloco a questão valor da vida como um todo para o patamar do bem e do mal.

O Acauan disse no texto dele:
"Nossa cultura dá valor ao que é raro, o que implica que tudo que é individual, e portanto único, representa o ápice da raridade. "

Neste ponto eu tenho um adendo a fazer: alguns valores se sobrepõe ao requisito raridade: nem tudo que é raro é desejado ou considerado mais "bonito". O bem por exemplo, e sua existêncis através de seu agente, o ser humano em especial, é sempre mais valioso do que o mal, mesmo que o bem passe a imperar e não seja mais a raridade.
A beleza estética é uma busca constante do modelo mental humano. Se for rara ou abundante, trará sempre prazer, e sempre terá valor. Claro, quanto menos temos o bem e quanto menos podemos observar a beleza, mais ela é valorizada. Mas nunca perde o valor.

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Pra mim, sim, muito relativo.

Creio que muitos não sentiriam pena de um assassino frio, vindo de família abastada, que levou um tiro na cabeça de um policial. O pai de uma das vítimas não dará menor valor àquela vida, assim como diversos grupos de religiosos. Eu não daria valor nenhum a vida de um assassino, mesmo porque ele não valorizou a vida alheia, pra que eu valorizaria?

Dou valor sim, e sinto-me extremamente mal vendo uma criança sem oportunidade perecer em meio a uma sociedade indiferente. Sou de cidade pequena, e quando vou para um cidade grande, fico chocado com o desrespeito a vida (tudo parece normal). Tudo bem que não sou nenhum bom samaritano e vou sair por aí distribuindo moedinha para cada um que vejo, mesmo porque se eu fosse milionário chegaria a falência em uma rua do Rio de Janeiro. Mas é deprimente.

Mas aí entra aquele paradoxo. Aquela criança, que passou fome, que não teve uma orientação social, que viam os ladrões comerem e ele passando fome, aprende que, para se dar bem, deve-se agir como eles. E num futuro, ele pode ser um a levar uma bala no meio da testa e servir de troféu para um policial sedento de "justiça".

Em minha opinião, acredito que cada vida tem seu valor, mas ainda não aprendi a calculá-lo bem...
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Judas

Mensagem por Judas »

manoelmac escreveu:Pra mim, sim, muito relativo.

Creio que muitos não sentiriam pena de um assassino frio, vindo de família abastada, que levou um tiro na cabeça de um policial. O pai de uma das vítimas não dará menor valor àquela vida, assim como diversos grupos de religiosos. Eu não daria valor nenhum a vida de um assassino, mesmo porque ele não valorizou a vida alheia, pra que eu valorizaria?

Dou valor sim, e sinto-me extremamente mal vendo uma criança sem oportunidade perecer em meio a uma sociedade indiferente. Sou de cidade pequena, e quando vou para um cidade grande, fico chocado com o desrespeito a vida (tudo parece normal). Tudo bem que não sou nenhum bom samaritano e vou sair por aí distribuindo moedinha para cada um que vejo, mesmo porque se eu fosse milionário chegaria a falência em uma rua do Rio de Janeiro. Mas é deprimente.

Mas aí entra aquele paradoxo. Aquela criança, que passou fome, que não teve uma orientação social, que viam os ladrões comerem e ele passando fome, aprende que, para se dar bem, deve-se agir como eles. E num futuro, ele pode ser um a levar uma bala no meio da testa e servir de troféu para um policial sedento de "justiça".

Em minha opinião, acredito que cada vida tem seu valor, mas ainda não aprendi a calculá-lo bem...

É isso ai.

Judas

Mensagem por Judas »

RCAdeBH escreveu:O valor da vida alheia está proporcionalmente ligado ao tamanho do nosso egoísmo.

Diga esta bobagem à um marido que viu a mulher ser estuprada por três homens enquanto estava amarrado, e depois disso cada qual dos estupradores se deu o trabalho de ejacular na cara dele.

Apocaliptica

Judas escreveu:
RCAdeBH escreveu:O valor da vida alheia está proporcionalmente ligado ao tamanho do nosso egoísmo.

Diga esta bobagem à um marido que viu a mulher ser estuprada por três homens enquanto estava amarrado, e depois disso cada qual dos estupradores se deu o trabalho de ejacular na cara dele.

Pois é...algumas pessoas são tão românticas...

Judas

Mensagem por Judas »

Apocaliptica escreveu:
Judas escreveu:

Pois é...algumas pessoas são tão românticas...

Pra não dizer HIPÓCRITAS

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Sendo assim, faz-nos crer que suas defesas à liberdade são mera histeria ideológica, visto o valor que você parece dar à vidas humanas genéricas neste frase.

Joe

Mensagem por Joe »

É relativo. Comparem:

Gandhi x bebum da esquina
Dalai Lama x o português da padaria
Pelé x Maradona ( :emoticon12: )
João Paulo II x O padre da paróquia acabada

A sociedade esteriotipa o valor das vidas humanas, e para sociedade e não a individualidade esses valores estão pregados as supostas realizações únicas dessas pessoas.

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Judas escreveu:Diga esta bobagem à um marido que viu a mulher ser estuprada por três homens enquanto estava amarrado, e depois disso cada qual dos estupradores se deu o trabalho de ejacular na cara dele.

Não estou me referindo a animais.
" ...I'm running to stand still... "

Trancado