Mulheres com alto grau de Escolaridade e o Casamento

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Benetton
Gênero: Masculino
Contato:

Mulheres com alto grau de Escolaridade e o Casamento

Mensagem por Benetton »

[center]Instrução e Casamento

Imagem[/center]

As mulheres que estudam mais têm mais dificuldade de se casar ? Foi o que constatou uma pesquisa inédita do IBGE sobre o assunto.

Elas são mulheres bonitas que estudam ou já concluíram o curso superior, e estão cheias de planos profissionais e pessoais. "As mulheres estão buscando ascensão financeira e profissional", acredita a estudante Rosana da Silva Alvez.

"Eu tenho o desejo de ter família, de ter filhos. Acredito que uma relação possa ser eterna", completa a atriz Killiana Brito.

Mas os dados do último censo mostram uma situação preocupante para mulheres que querem estudar e, ao mesmo tempo, investir na formação de uma família : Quanto mais elas estudam, mais têm dificuldades para casar.

"Isso tem a ver com o machismo. O homem quer ter mulher mais nova e ao mesmo tempo menos instruída; ele não pode se sentir ameaçado dentro do casal em termos nem econômicos nem intelectuais", avalia o pesquisador José Luís Petruceelli, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Segundo o pesquisador, 56,8% das mulheres sem instrução estavam casadas ou viviam com um parceiro quando foi feito o ultimo censo, em 2000. No caso das mulheres com oito ou mais anos de estudo, este percentual cai para 45,6%; já entre homens com o mesmo grau de instrução, o índice de casados era maior: 53,1%.

"A questão do estudo, da formação, isso expande a cabeça, o seu conceito sobre as coisas, a sua forma de ver a vida. Se você não está com uma pessoa que troca com você, fica difícil. Uma mulher bem-sucedida com um homem que se sente menor, inferior, fica complicado”, acredita Killiana.

E elas admitem : As mulheres que estudam se tornam mais seletivas. "Você quer ter ao seu lado uma pessoa que pense do mesmo jeito ou até mesmo que tenha um pensamento similar ao seu", diz Rosana.

O estudo também revela : As mulheres que se disseram negras e que estudaram mais têm ainda maiores dificuldades para encontrar um par : 40,7% delas estavam casadas em 2000 ; entre as brancas, o índice era de 50,3%.

Jornal da Globo

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Jeanioz

Re: Mulheres com alto grau de Escolaridade e o Casamento

Mensagem por Jeanioz »

Benetton escreveu:E elas admitem : As mulheres que estudam se tornam mais seletivas.

Disse tudo. :emoticon16:

Além do mais, mulheres assim pensam mais no estudo e na carreira no que no casamento, o que causa tal situação também.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Jeanioz escreveu:
Benetton escreveu:E elas admitem : As mulheres que estudam se tornam mais seletivas.

Além do mais, mulheres assim pensam mais no estudo e na carreira no que no casamento, o que causa tal situação também.

É. Mas o mesmo não acontece com o Homem. Pelo menos não na mesma proporção, acho ... :emoticon16:

Mas não sei se isso é incontestável.

Será que o homem aceita mais a mulher menos instruída ? Se sim, por que, neste caso, não há grandes conflitos ?

Já com a mulher isso é um pouco diferente : Se o homem tem menos instrução, o conflito é quase certo... Que coisa, não ? :emoticon1:

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Pra mim isso eh obvio. Reparei a dificuldade em encontrar um parceiro e construir um casamento com minhas amigas de longas datas. Temos um grupo grande de amigos, a maioria das mulheres sao lindas e inteligentissimas, professoras universitarias com doutorados e pos-doutorados, uma bagagem de viagens e moradia fora do pais de pelo menos um ano, todas legais, bem sucedidas e bem humoradas.

Apenas 5 de nos esta casada, ajuntada, ou no caminho para tal. Ja conversamos muit sobre isso, os homens e mulheres do grupo. Eh curioso que muitos dos homens do grupo tb tivera, e alguns ainda tem, dificuldade de ter um relacionamento que
leve ao casamento. Achamos que tanto homens como mulheres que estudam muito ficam muito exigentes, porem as mulheres desses grupos sao mais dificeis. Eh mais dificil argumentar e lidar com uma mulher que estudou, leu, muito, que se qualificou e adquiriu uma posicao de ponta economica e socialmente.

E posso dizer por experiencia propria que nao eh nada facil para os homens, por mais lucidos que eles sejam, se colocarem nos lugares (que ao longo da historia humana) que foram basicamente das mulheres. Por exemplo, eh dificil para os homens abrir mao de suas esposas-amantes-namoradas por periodos muitos vezes nada curtos, e por que elas estao completamente voltadas para o projeto tal, o relatorio x, a tese y, os alunos e estagiarios, ou a sua equipe, as reunioes e as viagens de trabalho que chegam logo na cola desses periodos.

E bastante dificil para o homem nao cobrar atencao. Tive amigas enlouquecendo com seus mestrados e namorados (que tb faziam mestrados) que adicionavam tensao a esses momentos dificeis. Porem logo depois vinha a vez deles, e eles nem tchans que estavam fazendo a mesma coisa, mas as meninas tinham que entender, pq, oras, era a carreira deles, era a coisa mais importante no momento, etc, etc. Eh curioso!!!
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Benetton escreveu:
Jeanioz escreveu:

É. Mas o mesmo não acontece com o Homem. Pelo menos não na mesma proporção, acho ... :emoticon16:

Mas não sei se isso é incontestável.

Será que o homem aceita mais a mulher menos instruída ? Se sim, por que, neste caso, não há grandes conflitos ?

Já com a mulher isso é um pouco diferente : Se o homem tem menos instrução, o conflito é quase certo... Que coisa, não ? :emoticon1:

Eu tenho dois casais de amigos homosexuais, um casal de mulheres e um de homens. As meninas sao pesquisadoras com mestrado, batalhando na vida cientifica, uma apoia a outra e segura onda. Ja o meu amigo, demorou um tempao pra casar, mesmo gostando muito do namorado, mandou ele passear e ficou sofrendo dois anos batendo cabeca, pq o namorado (pessoa fabulosa) era de um mundo mental e cultural muito diferente do nosso. Mas ele tb nunca conseguiu engatar um namoro com nenhum cara que tivesse o mesmo nivel cultural e intelectual que o nosso. Nunca nem rendia por uns meses. Agora casou e vive lua de mel eterna feliz e contente com o unico namorado com quem se sente bem, que o mesmo cara de mundo muito diferente do dele.
Eh no minimo enteressante.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Anna escreveu:Pra mim isso eh obvio. Reparei a dificuldade em encontrar um parceiro e construir um casamento com minhas amigas de longas datas. Temos um grupo grande de amigos, a maioria das mulheres sao lindas e inteligentissimas, professoras universitarias com doutorados e pos-doutorados, uma bagagem de viagens e moradia fora do pais de pelo menos um ano, todas legais, bem sucedidas e bem humoradas.

Mulher bem sucedida causa-me admiração, mas ao mesmo tempo deixa-me curioso também.

Certa vez, ouvi de uma colega, com curso superior, que estava prestes a ser transferida para outro Estado da Federação. Era, por coincidência, para a sua cidade natal. Mas Ela tinha o semblante preocupado e por vezes mostrava-se triste.

Procurei dialogar e disse : Legal a sua transferência. Vai ficar perto dos seus Pais, dos seus amigos, não é ? Ela responde : Não sei se vai funcionar... Será que o meu marido vai largar tudo e me acompanhar ? Será que isso vai acontecer de forma natural como acontecem com as esposas que acompanham seus maridos quando ele são transferidos ?

Parece que rola algum preconceito, machismo, estigma cultural, sei lá, nessas horas. Mas entendi perfeitamente a postura dela. Realmente as situações para o homem e mulher, nesses casos, não ocorre de forma igualitária.

Acho que casos assim ainda vão perdurar por algumas gerações, até a extinção total do machismo que está intrínseco tanto no homem como na própria mulher...

Autor Desconhecido.

Apocaliptica

Re.: Mulheres com alto grau de Escolaridade e o Casamento

Mensagem por Apocaliptica »

Óbvio Ululante. Mais instruída, mais envolvida com a carreira, mais independente, auto-estima mais alta. Pode escolher muito mais.
Geralmente tem a própria estrutura, tem círculo de amizades no mesmo nível, quer liberdade para ter o relacionamento que escolher com um bom grau de privacidade.
Os planos de filhos são postergados, o número de filhos é reduzido, e em geral quem encerra as relações é ela. O inverso em relação à falta de escolaridade é verdadeiro.

Quando separei a primeira vez,e me uni com outra pessoa, me senti de certa forma invadida, por mais que gostasse. A casa era minha, o espaço era meu e eu tinha minha forma de viver. Foi muito chato.

Depois, quando ele me convidou para ir para SP, pois tinha sido transferido, eu queria ir, quis muito estar com ele, mas sair da minha cidade, largar meus amigos, minha casa e minha independência era demais.
Fui. Arrependo-me amargamente. Nem por amor algum eu faria isto de novo.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Benetton escreveu:Ela responde : Não sei se vai funcionar... Será que o meu marido vai largar tudo e me acompanhar ? Será que isso vai acontecer de forma natural como acontecem com as esposas que acompanham seus maridos quando ele são transferidos ?

Parece que rola algum preconceito, machismo, estigma cultural, sei lá, nessas horas. Mas entendi perfeitamente a postura dela. Realmente as situações para o homem e mulher, nesses casos, não ocorre de forma igualitária.

Acho que casos assim ainda vão perdurar por algumas gerações, até a extinção total do machismo que está intrínseco tanto no homem como na própria mulher...

Há que se considerar esta desigualdade sob todos os ângulos, inclusive o legal.

A mulher que abandona um emprego para seguir o marido pode contar com o amparo legal de que lhe será garantida a pensão alimentícia ou outra forma de compensação se o casal se separar no futuro.

No caso do homem, ainda são muito recentes e pouco expressivos os casos em que a recíproca se mostrou verdadeira, com garantias efetivas de que se abandonar a própria carreira em pról da mulher não se verá sem nada após uma eventual separação.

Mesmo que a interpretação moderna seja de igualdade de direitos nestes casos, enquanto segundo a opinião geral é esperado que a mulher que seguiu o marido para auxiliá-lo na carreira merece ser compensada por isto, o homem que faça o mesmo ainda pode ser visto como Zé Ruela que vive às custas da ex, inclusive por ele próprio.

Realidades diferentes devem ser analisadas sempre dentro de suas diferenças e da totalidade delas.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

E só para constar, mulher burra é insuportável.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apocaliptica

Apenas homens inteligentes e seguros assumem isto.

Benetton
Contato:

Re: Re.: Mulheres com alto grau de Escolaridade e o Casament

Mensagem por Benetton »

Acauan escreveu:E só para constar, mulher burra é insuportável.

:emoticon12:

Depende... se for igual a essa daqui, até que Eu relevo tudo numa boa :

Imagem

A Apo morre de inveja dela... :emoticon16:

Autor Desconhecido.

Apocaliptica

Inveja disto? Já mostrei as mulheres que eu morro de inveja. Eu sou muito melhor do que esta moça aí. Com a idade dela então, nem vou comentar.

Estou começando a desconfiar que vocês andam mal de mulher, guris...muito mal...lamento. :emoticon12:

André

Mensagem por André »

Apocaliptica escreveu:Inveja disto? Já mostrei as mulheres que eu morro de inveja. Eu sou muito melhor do que esta moça aí. Com a idade dela então, nem vou comentar.

Estou começando a desconfiar que vocês andam mal de mulher, guris...muito mal...lamento. :emoticon12:

Eu ando. Gosto de mulheres inteligentes. As poucas namoradas que tive, alias somente tive uma namorada de longa data e algumas “ficantes”, sempre foram mulheres que eu admirava em diferentes níveis.

A namorada ser boa de cama tb ajudou obvio.

Mas nos últimos tempos mulher inteligente, de bom caráter, e atraente, ta difícil. Eu até achei algumas, mas com namorados, e algumas com namoradas (pois é duas vezes já flertei com mulheres para pouco depois descobrir que gostamos da mesma coisa).
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Apocaliptica escreveu:Inveja disto? Já mostrei as mulheres que eu morro de inveja. Eu sou muito melhor do que esta moça aí. Com a idade dela então, nem vou comentar.

Aaahh, gosto não se discute. Tirando as artificialidades do cabelo, o rostinho lindo é um colírio para os olhos e o resto... o resto ... bem, sou brasileiro, sabe como é. E se se fizer uma enquete aqui, duvido muito que a ala masculina vá reprovar a moça...

Apo, Apo, deixe de lado aquelas outras meninas que Você mostrou e fala a verdade agora, admita uma pontiiiiiiiiiinha de inveja dessa menina aí de cima, vai ...

PSSSSSSSSSSS ... brincadeirinha :emoticon16:

Autor Desconhecido.

Apocaliptica

André escreveu:

Eu ando. Gosto de mulheres inteligentes. As poucas namoradas que tive, alias somente tive uma namorada de longa data e algumas “ficantes”, sempre foram mulheres que eu admirava em diferentes níveis.

Mas nos últimos tempos mulher inteligente, de bom caráter, e atraente, ta difícil. Eu até achei algumas, mas com namorados, e algumas com namoradas (pois é duas vezes já flertei com mulheres para pouco depois descobrir que gostamos da mesma coisa).

Outra reação típica de homem seguro e inteligente. Admitir que as atraentes e inteligentes estão ocupadas. Sinal que é inteligente o suficiente para querer as que os outros homens também inteligentes já escolheram, porque não são bobos.

Apocaliptica

Benetton escreveu:

Aaahh, gosto não se discute. Tirando as artificialidades do cabelo, o rostinho lindo é um colírio para os olhos e o resto... o resto ... bem, sou brasileiro, sabe como é. E se se fizer uma enquete aqui, duvido muito que a ala masculina vá reprovar a moça...

Apo, Apo, deixe de lado aquelas outras meninas que Você mostrou e fala a verdade agora, admita uma pontiiiiiiiiiinha de inveja dessa menina aí de cima, vai ...

Querido...estou cada vez mais achando que você está mal de mulher... :emoticon12:

Esta é uma mulher colírio,bonita, atraente, gostosa e de classe. Desta eu tenho inveja. E como esta, está cheio no orkut, não é possível que não veja. Segura esta:

Imagem

A menos que o seu gosto seja outro...o daquele tipo lá.O meu é este aí de cima. Aquilo lá é lixo. :emoticon12:

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Acauan escreveu:E só para constar, mulher burra é insuportável.

Vc nunca sairia/saiu com uma ?
Seja sincero.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Apocaliptica

Eu já saí com homem atraente e burro.Abriu a boca, deu vontade de sair correndo. Enjoa o estômago. Mas é um conflito: como uma coisa tão bem munida, ter um cérebro tão atrofiado ? :emoticon12: ....desperdício....Deus é injusto, viu?

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Apocaliptica escreveu:
Benetton escreveu:

Querido...estou cada vez mais achando que você está mal de mulher... :emoticon12:

A menos que o seu gosto seja outro...o daquele tipo lá.O meu é este aí de cima. Aquilo lá é lixo. :emoticon12:

Querida, compare bem os rostinhos.

Se Você acha que a da direita é mais bonita, tudo bem. Eu sou muito mais a da esquerda. Fazê o quê ? De novo : Gosto não se discute, oras...

Imagem

Ah, e outra : Quem tá mal de mulher prefere essa daqui Ó :

Imagem

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Autor Desconhecido.

aknatom

Mensagem por aknatom »

Apocaliptica escreveu:Eu já saí com homem atraente e burro.Abriu a boca, deu vontade de sair correndo. Enjoa o estômago. Mas é um conflito: como uma coisa tão bem munida, ter um cérebro tão atrofiado ? :emoticon12: ....desperdício....Deus é injusto, viu?

A solução nessa hora é a mesma para ambos os sexos: ocupar a boca da criatura com outra coisa que não seja palavras.
Não merece uma segunda saída, mas também não merece ir pra casa... na maioria dos casos... tem caso que merece. :emoticon12:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Benetton,

coloca os dois rostos em preto e branco que a comparação fica melhor.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

André

Mensagem por André »

Apocaliptica escreveu:
André escreveu:

Outra reação típica de homem seguro e inteligente. Admitir que as atraentes e inteligentes estão ocupadas. Sinal que é inteligente o suficiente para querer as que os outros homens também inteligentes já escolheram, porque não são bobos.

Valeu. E concordo. As mulheres que me interesso, normalmente tem namorado, são disputadas, e os motivos são óbvios e já citados. Claro que deve ter solteiras do estilo que descrevi, apenas não tenho tido a oportunidade de conhecer.

Pq mulheres inteligentes e atraentes, tb são exigentes, e pode ficar solteira não pq homem não flerte com eles, mas pq não segura a onda de andar com uma mulher bem sucedida, ou fica intimidado. Ou tb elas não aceitam qualquer machista tapado que aparece por ai. Não é meu caso, se uma mulher for mais bem sucedida que eu, eu vou é ficar feliz dela ter gostado de mim, e vou ter orgulho dela, alias ter orgulho de quem vc gosta é um sentimento muito bom.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

aknatom

Mensagem por aknatom »

André escreveu:
Apocaliptica escreveu:
André escreveu:

Valeu. E concordo. As mulheres que me interesso, normalmente tem namorado, são disputadas, e os motivos são óbvios e já citados. Claro que deve ter solteiras do estilo que descrevi, apenas não tenho tido a oportunidade de conhecer.

Pq mulheres inteligentes e atraentes, tb são exigentes, e pode ficar solteira não pq homem não flerte com eles, mas pq não segura a onda de andar com uma mulher bem sucedida, ou fica intimidado. Ou tb elas não aceitam qualquer machista tapado que aparece por ai. Não é meu caso, se uma mulher for mais bem sucedida que eu, eu vou é ficar feliz dela ter gostado de mim, e vou ter orgulho dela, alias ter orgulho de quem vc gosta é um sentimento muito bom.

Minha mulher é mais velha que eu, tão bem sucedida profissionalmente quanto eu, inteligência equiparada sendo que sabemos em quais aspectos um é melhor que o outro e no momento, o planejamento de crescimento conjunto é o mestrado dela. Apesar dela já ter 2 faculdades e pós e eu só 1 faculdade, é mais interessante um crescimento profissional dela com mestrado do que uma pós ou mestrado pra mim.

Imagem

Apocaliptica

André escreveu:
Apocaliptica escreveu:
André escreveu:

Exatamente.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Apocaliptica escreveu:Eu já saí com homem atraente e burro.Abriu a boca, deu vontade de sair correndo. Enjoa o estômago. Mas é um conflito: como uma coisa tão bem munida, ter um cérebro tão atrofiado ? :emoticon12: ....desperdício....Deus é injusto, viu?

Pois é ... Vc saiu beijou abraçou e etc...
Gosto de sua sinceridade, eu acho a atração física FUNDAMENTAL, pra pelos menos se ficar.Quanto a ter um compromisso ai a coisa muda e entram inúmeros fatores e entre eles inteligência.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Trancado