Sentido da Vida

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Azathoth

Re.: Sentido da Vida

Mensagem por Azathoth »

Deus e as religiões não possuem nada a ver com moralidade.
Imagem

Apocaliptica

Re: Re.: Sentido da Vida

Mensagem por Apocaliptica »

Azathoth escreveu:Deus e as religiões não possuem nada a ver com moralidade.

HEREGE!

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Religião possuiu o efeito desastroso de posicionar conceitos vitalmente importantes como moralidade, felicidade e amor em um reino sobrenatural inacessível à mente e conhecimento humano. Moralidade e religião tornaram-se tão integradas que muitas pessoas não conseguem imaginar uma ética divorciada de Deus, mesmo em princípio - o que leva à idéia de que o ateu existe para destruir valores.

- George Smith

Bad Robot

Mensagem por Bad Robot »

As religiões podem espalhar certos códigos morais... que de outra forma seriam muito restritos... mas não devem ser a origem da moral. Parecem haver algo inato... um orgão moral (tal como há um orgão da linguagem com uma gramática universal).

Bad Robot

Mensagem por Bad Robot »

Azathoth escreveu:Religião possuiu o efeito desastroso de posicionar conceitos vitalmente importantes como moralidade, felicidade e amor em um reino sobrenatural inacessível à mente e conhecimento humano. Moralidade e religião tornaram-se tão integradas que muitas pessoas não conseguem imaginar uma ética divorciada de Deus, mesmo em princípio - o que leva à idéia de que o ateu existe para destruir valores.

- George Smith

E Sam Harris. Não concordo a 100%. Depende. No caso do islão... em que Pais matam filhas por uma questão de honra (e que tem a sua origem... no "amor" por maomé e suas regras)... isso é 100% verdade.

Mas muitas pessoas imaginam um mundo sobrenatural porque querem voltar a ver aqueles que amam. A moral é o que devem fazer para conseguir isso.

Jeanioz
Gênero: Masculino

Mensagem por Jeanioz »

Sentido da Vida

Segundo nossos instintos, sobreviver e reproduzir.

Se você quiser não fazer isso e/ou incluir outros "sentidos" para sua vida, o problema é seu. :emoticon16:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Joe

Mensagem por Joe »

Seus valores determinam tudo, de fato.

videomaker

Mensagem por videomaker »

Apocaliptica escreveu:
Jolly_Roger escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Jolly_Roger escreveu:
videomaker escreveu:Não interessa pro cara! ele quer dá aquele sentido pra vida dele! Então dá sentido a vida seria ser um estuprador? :emoticon5: essa é uma das garantias do ateismo...

:emoticon5: :emoticon5:

Dar sentido = fazer o que se quer = ser estuprador = dar sentido á vida! :emoticon16:

E o que isto tem a ver com ser ateu? Religiosos e Igrejas e seitas e cultos não são criminosos? Tá brincando né?

o videomaker está distorcendo a questão para chegar a conclusão mais favorável a ele...

Isto é óbvio e comum a todo crente. Mas é tão batido isto, que fico me perguntando como uma pessoa pode insistir numa visão tão absurda só para se manter dentro de sua doutrina. Se ele pensar que ateu é gente decente, talvez a Doutrina perca os entido para ele. Algumas pessoas absorvem a religião e a fé pelo veio da moral. Prendem-se a ela e usam este julgamento para justificarem a sua posição. Nem que para isto precisem agredir os outros que não compactuam com a sua fé. Se pelo menos os crentes tivessem moral ilibada, eu ainda entenderia, mas como é o contrário, eles só podem estar de sacanagem com a gente ( literalmente).

E quem disse que Ateu não pode ser decente?
Agora o que me deixa bolado mesmo é, porque é que as garantias que o ateismo dá, vcs fecham os olhos e fingem que não existe? :emoticon5: Uma perguntinha: Porque vc acha que o codigo penal precisa existir? :emoticon1: Segundo o pensamento Ateu não faz diferença alguma! 30 anos de prisão não mete m niguem mesmo....
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

aknatom

Mensagem por aknatom »

Claro que mete medo Video... pra espírita é que não mete medo, afinal, o que são 30 anos perto da vida eterna... já pra quem só tem essa e vai morrer, passar ela 30 anos preso é uma tremenda de uma cagada.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

videomaker

A falta de moralidade de alguns religiosos é que te garante isso né? :emoticon5: Infelismente não existe estatistica de quantos religiosos, não cometeram crimes, e outros tantos pararam de vaze-los por causa da religião! E é claro que pra ser etico não precisa ter religião alguma!
Mas é claro tambem que a falta de punição torna o homem mas apto a fazer cosas ruins!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

aknatom escreveu:Claro que mete medo Video... pra espírita é que não mete medo, afinal, o que são 30 anos perto da vida eterna... já pra quem só tem essa e vai morrer, passar ela 30 anos preso é uma tremenda de uma cagada.

Menos 30 anos na eternidade, será sempre menos 30! é uma pena que vcs não consigam avaliar por esse prisma! Afinal, se o sujeto tem todo tempo do mundo pra mudar né? como se sofrer fosse uma beleza... é triste... muito triste....
:emoticon8:

aknatom

Mensagem por aknatom »

videomaker escreveu:

A falta de moralidade de alguns religiosos é que te garante isso né? :emoticon5: Infelismente não existe estatistica de quantos religiosos, não cometeram crimes, e outros tantos pararam de vaze-los por causa da religião! E é claro que pra ser etico não precisa ter religião alguma!
Mas é claro tambem que a falta de punição torna o homem mas apto a fazer cosas ruins!

Não ser divino.
A moralidade e a moral existem em civilizações ateistas e antes mesmo da religião.
O confucionismo é basicamente um código moral, praticado por 100% dos chineses e grande parte do oriente, mesmo por aqueles que não possuem religião.
É isso que garante que religião não tem nada a ver com moralidade.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

videomaker escreveu:E quem disse que Ateu não pode ser decente?
Agora o que me deixa bolado mesmo é, porque é que as garantias que o ateismo dá, vcs fecham os olhos e fingem que não existe? :emoticon5: Uma perguntinha: Porque vc acha que o codigo penal precisa existir? :emoticon1: Segundo o pensamento Ateu não faz diferença alguma! 30 anos de prisão não mete m niguem mesmo....

O que faz ateus serem pessoas boas não é medo do que acontece depois da morte e sim o puro amor pela vida. Uma vida com bom caráter é uma vida com mais felicidade e satisfação pessoal.

Me enoja você achar que se só temos uma vida, então seria lógico aproveitá-la para cometer crimes. Não sei de onde diabos você tirou esse raciocínio. Se só temos uma vida, melhor que ela não seja uma vida de miséria e sofrimento.

videomaker

aknatom escreveu:
videomaker escreveu:

Não ser divino.

:emoticon12:

A moralidade e a moral existem em civilizações ateistas e antes mesmo da religião.
O confucionismo é basicamente um código moral, praticado por 100% dos chineses e grande parte do oriente, mesmo por aqueles que não possuem religião.
É isso que garante que religião não tem nada a ver com moralidade.

Estamos no ocidente, e o conceito de moral é o religioso! Se um ateu tem sua etica, e a partir dai tem uma conduta correta, é outra coisa!

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Justamente por historicamente "moralidade" ter sido impregnada pela religião que hoje milhões de pessoas acham que transar antes do casamento é mais imoral do que não utilizar blastócitos para pesquisas biomédicas com grande expectativa de erradicar o sofrimento de outros milhões. Essa é uma grande desilusão.

Edit: correção.
Editado pela última vez por Azathoth em 25 Jun 2007, 17:23, em um total de 1 vez.

videomaker

Azathoth escreveu:

O que faz ateus serem pessoas boas não é medo do que acontece depois da morte e sim o puro amor pela vida. Uma vida com bom caráter é uma vida com mais felicidade e satisfação pessoal.

Me enoja você achar que se só temos uma vida, então seria lógico aproveitá-la para cometer crimes. Não sei de onde diabos você tirou esse raciocínio. Se só temos uma vida, melhor que ela não seja uma vida de miséria e sofrimento.

Não tome vc como exemplo então! O que vc não pode e nem deveria desprezar, é que, é muito mais atraente o crime, quando se é FATO a falta de punição! Isso não porque eu quero, é porque é assim! e vcs simplesmente fingem que não é verdade este fato!
E entenda definitivamente: Ser bom, ser honesto, não é exclusividade do teista! ficou claro?
:emoticon5:

Joe

Mensagem por Joe »

O video enjoa. :emoticon6:

videomaker

Azathoth escreveu:Justamente por historicamente "moralidade" ter sido impregnada pela religião que hoje milhões de pessoas acham que transar antes do casamento é mais imoral do que utilizar blastócitos para pesquisas biomédicas com grande expectativa de erradicar o sofrimento de outros milhões. Essa é uma grande desilusão.

A religião tambem fomenta dementes! tenho que aceitar! :emoticon16:

videomaker

Joe escreveu:O video enjoa. :emoticon6:

? :emoticon5:

Joe

Mensagem por Joe »

videomaker escreveu:

Estou lhe elogiando por causa de você se manter firme numa conversa.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

videomaker escreveu:Não tome vc como exemplo então! O que vc não pode e nem deveria desprezar, é que, é muito mais atraente o crime, quando se é FATO a falta de punição! Isso não porque eu quero, é porque é assim! e vcs simplesmente fingem que não é verdade este fato!
E entenda definitivamente: Ser bom, ser honesto, não é exclusividade do teista! ficou claro?

Eu sou da hipótese que aqueles que julgam o crime como mais atraente são ignorantes das consequências para si próprio e para os outros de seus atos - isso inclui psicopatas, incapacidade de ser empático também conta com o que chamo de "ignorância".

Crimes e outros maus hábitos possuem ganhos a curto prazo, mas não compensam a longo prazo. Por exemplo, se você mente inadvertidamente visando adquirir algum ganho material ou deixar algum sofrimento inevitável para o futuro, você é obrigado a fazer manutenção de suas mentiras, evitar "dar bandeira" para pessoas que você enganou. Um ato falho e você causa mais sofrimento do que queria evitar.

videomaker

Joe escreveu:
videomaker escreveu:

Estou lhe elogiando por causa de você se manter firme numa conversa.

Sei! e dai?
:emoticon17:

videomaker

Azathoth escreveu:
videomaker escreveu:Não tome vc como exemplo então! O que vc não pode e nem deveria desprezar, é que, é muito mais atraente o crime, quando se é FATO a falta de punição! Isso não porque eu quero, é porque é assim! e vcs simplesmente fingem que não é verdade este fato!

Eu sou da hipótese que aqueles que julgam o crime como mais atraente são ignorantes das consequências para si próprio e para os outros de seus atos - isso inclui psicopatas, incapacidade de ser empático também conta com o que chamo de "ignorância".

Crimes e outros maus hábitos possuem ganhos a curto prazo, mas não compensam a longo prazo. Por exemplo, se você mente inadvertidamente visando adquirir algum ganho material ou deixar algum sofrimento inevitável para o futuro, você é obrigado a fazer manutenção de suas mentiras, evitar "dar bandeira" para pessoas que você enganou. Um ato falho e você causa mais sofrimento do que queria evitar.

Não AzA! O PRAZER que o crime dá as vezes vale a pena! o cara arrisca! e lembre-se pequenos delitos tambem é crime, e o cara vai ser rsponsabilizado!
:emoticon4:

Apocaliptica

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Jolly_Roger escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Jolly_Roger escreveu:
videomaker escreveu:Não interessa pro cara! ele quer dá aquele sentido pra vida dele! Então dá sentido a vida seria ser um estuprador? :emoticon5: essa é uma das garantias do ateismo...

:emoticon5: :emoticon5:

Dar sentido = fazer o que se quer = ser estuprador = dar sentido á vida! :emoticon16:

E o que isto tem a ver com ser ateu? Religiosos e Igrejas e seitas e cultos não são criminosos? Tá brincando né?

o videomaker está distorcendo a questão para chegar a conclusão mais favorável a ele...

Isto é óbvio e comum a todo crente. Mas é tão batido isto, que fico me perguntando como uma pessoa pode insistir numa visão tão absurda só para se manter dentro de sua doutrina. Se ele pensar que ateu é gente decente, talvez a Doutrina perca os entido para ele. Algumas pessoas absorvem a religião e a fé pelo veio da moral. Prendem-se a ela e usam este julgamento para justificarem a sua posição. Nem que para isto precisem agredir os outros que não compactuam com a sua fé. Se pelo menos os crentes tivessem moral ilibada, eu ainda entenderia, mas como é o contrário, eles só podem estar de sacanagem com a gente ( literalmente).

E quem disse que Ateu não pode ser decente?

Os crentes dizem!Se acham morais e moralizadores.
Que garantias que o ateísmo dá , video?
Os códigos penais precisam existir para coibir o crime. O que isto tem a ver com a moral, a ética e o caráter?
Acontece que ateu não garante que é decente, nem que o é por ser ateu. Ele não relaciona as duas coisas. MAs os crentes e as igrejas e religiões em geral ,sim.
O que não faz diferença para o ateu quanto aos 30 anos de prisão? Não entendi.
Editado pela última vez por Apocaliptica em 25 Jun 2007, 17:53, em um total de 1 vez.

Apocaliptica

Azathoth escreveu:

Agora com a tua resposta a ele eu entendi....parecia tão absurdo que pensei não ter entendido.

Trancado