“O comunismo não foi uma boa idéia que deu errado; foi uma má idéia.” (Richard Pipes)
Nem merece ser chamado de idéia, diga-se de passagem

“O comunismo não foi uma boa idéia que deu errado; foi uma má idéia.” (Richard Pipes)
Lênin devia nutrir um sentimento de culpa em relação aos privilégios que gozava, algo comum na época. Seu irmão, um radical acusado de estar envolvido num atentado contra o czar, foi assassinado pelo regime czarista. Lênin pagou um alto preço por isso, sendo punido com a expulsão da universidade por uma infração insignificante, por ser identificado como o irmão de um terrorista. Foi forçado à inatividade por três anos, e desenvolveu forte ressentimento em relação tanto ao czarismo como à burguesia. Tornou-se um revolucionário fanático disposto a destruir a ordem social vigente. Foi motivado por um anseio de vingança, e Struve, um antigo colaborador seu, escreveu anos depois que a principal característica da personalidade de Lênin era o ódio.
Apocaliptica escreveu:Este tópico vai queimar no fogo no inferno.
O filósofo Nietzsche descreveu bem o socialismo em vista de seus meios: “O socialismo é o visionário irmão mais novo do quase extinto despotismo, do qual quer ser herdeiro; seus esforços, portanto, são reacionários no sentido mais profundo. Pois ele deseja uma plenitude de poder estatal como até hoje somente o despotismo teve, e até mesmo supera o que houve no passado, por aspirar ao aniquilamento formal do indivíduo: o qual ele vê como um luxo injustificado da natureza, que deve aprimorar e transformar num pertinente órgão da comunidade”. E continua: “Por isso ele se prepara secretamente para governos de terror, e empurra a palavra ‘justiça’ como um prego na cabeça das massas semicultas, para despojá-las totalmente de sua compreensão”.
Apocaliptica escreveu:O filósofo Nietzsche descreveu bem o socialismo em vista de seus meios: “O socialismo é o visionário irmão mais novo do quase extinto despotismo, do qual quer ser herdeiro; seus esforços, portanto, são reacionários no sentido mais profundo. Pois ele deseja uma plenitude de poder estatal como até hoje somente o despotismo teve, e até mesmo supera o que houve no passado, por aspirar ao aniquilamento formal do indivíduo: o qual ele vê como um luxo injustificado da natureza, que deve aprimorar e transformar num pertinente órgão da comunidade”. E continua: “Por isso ele se prepara secretamente para governos de terror, e empurra a palavra ‘justiça’ como um prego na cabeça das massas semicultas, para despojá-las totalmente de sua compreensão”.
Nietzsche é tão sutil...
emmmcri escreveu:Apocaliptica escreveu:O filósofo Nietzsche descreveu bem o socialismo em vista de seus meios: “O socialismo é o visionário irmão mais novo do quase extinto despotismo, do qual quer ser herdeiro; seus esforços, portanto, são reacionários no sentido mais profundo. Pois ele deseja uma plenitude de poder estatal como até hoje somente o despotismo teve, e até mesmo supera o que houve no passado, por aspirar ao aniquilamento formal do indivíduo: o qual ele vê como um luxo injustificado da natureza, que deve aprimorar e transformar num pertinente órgão da comunidade”. E continua: “Por isso ele se prepara secretamente para governos de terror, e empurra a palavra ‘justiça’ como um prego na cabeça das massas semicultas, para despojá-las totalmente de sua compreensão”.
Nietzsche é tão sutil...
Verdade.
Pra se entender Nietzsche é preciso mais q vontade ou prepotência de tentar explicar o que ele intentou dizer, é preciso na verdade "enlouquecer" e depois voltar ao "normal".
Mesmo assim dizer q entendeu é prepotência.Quando mais entendi Nietzsche eu "enlouqueci"! Por isso hoje tenho medo de ler e tentar entende-lo.
Apocaliptica escreveu:emmmcri escreveu:Apocaliptica escreveu:O filósofo Nietzsche descreveu bem o socialismo em vista de seus meios: “O socialismo é o visionário irmão mais novo do quase extinto despotismo, do qual quer ser herdeiro; seus esforços, portanto, são reacionários no sentido mais profundo. Pois ele deseja uma plenitude de poder estatal como até hoje somente o despotismo teve, e até mesmo supera o que houve no passado, por aspirar ao aniquilamento formal do indivíduo: o qual ele vê como um luxo injustificado da natureza, que deve aprimorar e transformar num pertinente órgão da comunidade”. E continua: “Por isso ele se prepara secretamente para governos de terror, e empurra a palavra ‘justiça’ como um prego na cabeça das massas semicultas, para despojá-las totalmente de sua compreensão”.
Nietzsche é tão sutil...
Verdade.
Pra se entender Nietzsche é preciso mais q vontade ou prepotência de tentar explicar o que ele intentou dizer, é preciso na verdade "enlouquecer" e depois voltar ao "normal".
Mesmo assim dizer q entendeu é prepotência.Quando mais entendi Nietzsche eu "enlouqueci"! Por isso hoje tenho medo de ler e tentar entende-lo.
Eu pego os livros dele, tento ler e me enjoam o estômago. Então penso que talvez eu sobreviva sem aquilo. Talvez algumas passagens sejam interessantes, todos nós temos afinidades com alguma parte do pensamento de vários destes filósofos, apenas nosso inconsciente que não externou de forma plena o que eles estão a dizer. Eles conseguem de certa forma - e o mérito é todo deles - elaborar e traduzir as nuances do pensamento da humanidade.
Tirando isto, é um pé no saco.