No entanto, acho que a conclusão de que uma coisa complexa necessita de uma causa simples... como argumento para destruir Deus... parte de uma falácia que Hume denunciou. Descubra qual.
O Darwinismo destroi Deus?
Não creio. Mas compreendo que ajude.
No entanto, acho que a conclusão de que uma coisa complexa necessita de uma causa simples... como argumento para destruir Deus... parte de uma falácia que Hume denunciou. Descubra qual.
Re.: O Darwinismo destroi Deus?
Vejam se concordam: Não se pode concluir para um universo aquilo que se conclui para cada coisa dentro desse universo. Ou: não se pode concluir para a vida como um todo o mesmo que se conclui para cada ser vivo (um ser individual morre... a vida pode ser para sempre). A falácia nasce quando se comparam objetos dentro de sistemas como os sistemas. É um erro muito comum. por exemplo: Tudo o que vejo tem uma causa... logo o universo (o sistema) também tem uma causa. Ou então o exemplo do primeiro post. Ou ainda: Eu tenho um senso de justiça... logo tem de haver uma senso de justiça maior... uma justiça cosmica. A ideia do karma deve vir desta falácia.
- Deise Garcia
- Gênero: Feminino
De novo?
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.
Re: Re.: O Darwinismo destroi Deus?
Usuário deletado escreveu:Creio que destrói o Deus das religiões monoteístas.
"Eu tenho um senso de justiça... logo tem de haver uma senso de justiça maior... uma justiça cosmica". Ou uma variação disto. "A natureza é cruel... logo Deus tem de ser maquiavélico."
Assim como a mula sem cabeça e o saci pererê, deus não precisa de ninguém para ser destruído...
Ele próprio se desfaz quando o homem usa a razão....
Por mais que desejamos, por mais que anseiamos que Deus exista....
Nenhuma Divindade ou Deus virá a existir para atender nossos anseios...
Citação da Bíblia Sagrada- Anotado por mim na contra-capa de Caneta Bic Preta

Usuário deletado escreveu:Creio que destrói o Deus das religiões monoteístas.
não... deuses se desfazem por conta própria....
é só os fíéis passarem a raciocinar os absurdos de suas religioes e de seus deuses contraditórios e auto-anulatórios, que eles se desfazem como fumaça.....

- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Re: O Darwinismo destroi Deus?
O darwinismo não destrói Deus, apenas o empurra mais para longe.
Apenas acaba com as lendas bíblicas.
Ainda fica um espaço para Deus, que poderia ter criado o universo de uma forma bem primitiva e deixado rolar.
Entretanto, como não há evidência de que ele exista, podemos ignorá-lo.
Ainda fica um espaço para Deus, que poderia ter criado o universo de uma forma bem primitiva e deixado rolar.
- Jeanioz
Tanto quanto o comunismo destrói as injustiças sociais...
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
O Darwinismo destroi o antropocentrismo que eh base de todas as religioes, menos as xamanicas e outras derivadas do mesmo principio da natureza (como muitas orientais), por isso que acaba jogando o Deus onibombril pra bem bem longe nos aproximando de nossa descendencia natural.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.
Anna escreveu:O Darwinismo destroi o antropocentrismo que eh base de todas as religioes, menos as xamanicas e outras derivadas do mesmo principio da natureza (como muitas orientais), por isso que acaba jogando o Deus onibombril pra bem bem longe nos aproximando de nossa descendencia natural.
Talvez... contudo a ironia é que o antropocentrismo é uma recurso metafórico usado na explicaçao das adaptaçoes. É isso que torna o gene egoista de Dawkins tao interessante. O genes nao tem intençoes mas vamos imaginar que tem... e ver onde nos leva. Um Zoologo Americano (já nao me lembro do nome, mas defende que os animais tem mentes verdadeiras) diz que é impossível compreender o comportamento animal sem partir de uma postura antropocentrica...
Fernando Silva escreveu:O darwinismo não destrói Deus, apenas o empurra mais para longe.
Exatamente como penso.
Sobre o que pairam dúvidas existe espaço para sobrenatural, mas como não há boas razoes para acreditar, cientificamente falando, mesmo que admitamos a possibilidade, podemos ignorar. Sobre o que não sabemos com segurança o melhor é admitir isso, sem que isso signifique necessariamente que a explicação sobrenatural cabe, significa apenas que ainda não temos uma explicação natural convincente a ponto de abandonar as dúvidas para poder acreditar nela como verdadeira.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/
Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.
http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196
O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.
Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.
http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196
O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.
-
Apocaliptica
Bad Robot escreveu:Vejam se concordam: Não se pode concluir para um universo aquilo que se conclui para cada coisa dentro desse universo. Ou: não se pode concluir para a vida como um todo o mesmo que se conclui para cada ser vivo (um ser individual morre... a vida pode ser para sempre). A falácia nasce quando se comparam objetos dentro de sistemas como os sistemas. É um erro muito comum. por exemplo: Tudo o que vejo tem uma causa... logo o universo (o sistema) também tem uma causa. Ou então o exemplo do primeiro post. Ou ainda: Eu tenho um senso de justiça... logo tem de haver uma senso de justiça maior... uma justiça cosmica. A ideia do karma deve vir desta falácia.
Concordo. E muitos já falaram sobre isto. Parece muito lógico.
-
Apocaliptica
André escreveu:Fernando Silva escreveu:O darwinismo não destrói Deus, apenas o empurra mais para longe.
Exatamente como penso.
Sobre o que pairam dúvidas existe espaço para sobrenatural, mas como não há boas razoes para acreditar, cientificamente falando, mesmo que admitamos a possibilidade, podemos ignorar. Sobre o que não sabemos com segurança o melhor é admitir isso, sem que isso signifique necessariamente que a explicação sobrenatural cabe, significa apenas que ainda não temos uma explicação natural convincente a ponto de abandonar as dúvidas para poder acreditar nela como verdadeira.
2 e 3. Endosso os dois.
-
Apocaliptica
Bad Robot escreveu:Anna escreveu:O Darwinismo destroi o antropocentrismo que eh base de todas as religioes, menos as xamanicas e outras derivadas do mesmo principio da natureza (como muitas orientais), por isso que acaba jogando o Deus onibombril pra bem bem longe nos aproximando de nossa descendencia natural.
O genes nao tem intençoes mas vamos imaginar que tem... e ver onde nos leva. Um Zoologo Americano (já nao me lembro do nome, mas defende que os animais tem mentes verdadeiras) diz que é impossível compreender o comportamento animal sem partir de uma postura antropocentrica...
Interessante isto. E corrobora com a visão cética sobre a inexistência de verdades absolutas.No terreno das idéias tudo é possível, mas o que é passível de julgamento precisa ser afastado. Pode até existir uma força maior e criadora do todo ( seja lá que todo é este e jamais saberemos), mas criar uma personalidade e um modus operandi à imagem humana é um erro. Assim como não compreendemos a mente animal, não podemos compreender a mente cósmica. Prioridades de compreensão devem ser aproximadas e outras afastadas, entre elas a aceitação cega e hermética de Deus, criado pelos homens.
Sempre fiquei a me perguntar: o que existiu antes do universo ser criado?
" ...I'm running to stand still... "
-
Apocaliptica
Todo mundo com um mínimo de inteligência pensa isto aos 6 anos de idade.
Não sabemos.
Não sabemos.
Apocaliptica escreveu:Todo mundo com um mínimo de inteligência pensa isto aos 6 anos de idade.
Estranho...
Eu comecei a pensar nessas coisas aos 12 anos...
Será esse um sintoma da irracionalidade do teísta moderno?
" ...I'm running to stand still... "
RCAdeBH escreveu:Sempre fiquei a me perguntar: o que existiu antes do universo ser criado?
Antes do universo ser criado? Essa pergunta é tendenciosa...
Antes do universo 'se criar' ou 'surgir'? Séria mais natural...
o que ocorre é que o tempo faz parte do universo, e o tempo só pode existir com a existencia do universo. Em um suposto mundo imaterial, não há tempo, pois o tempo precisa da matéria do universo, da força da gravidade, da velocidade, etc., e sem a materia ou o universo material, o tempo deixa de existir....
Quanto ao que existia ANTES? não há antes... não existe um ANTES DO UNIVERSOS EXISTIR.... Sem tempo não há como considerar esse ANTES.....

Xicao escreveu:Assim como a mula sem cabeça e o saci pererê, deus não precisa de ninguém para ser destruído...
Anotado no meu caderno
Xicao escreveu:RCAdeBH escreveu:Sempre fiquei a me perguntar: o que existiu antes do universo ser criado?
o que ocorre é que o tempo faz parte do universo, e o tempo só pode existir com a existencia do universo. Em um suposto mundo imaterial, não há tempo, pois o tempo precisa da matéria do universo, da força da gravidade, da velocidade, etc., e sem a materia ou o universo material, o tempo deixa de existir....
Quanto ao que existia ANTES? não há antes... não existe um ANTES DO UNIVERSOS EXISTIR.... Sem tempo não há como considerar esse ANTES.....
Exatamente. O "universo" era uma massa de matéria comprimida em que houve uma alteração e ela precisou se expandir, sendo a mesma expansão a consequência de ela voltar a ser a matéria comprimida, ou seja, quando o universo terminar de se expandir, voltará a ser a mesma simples matéria.
Joe escreveu:Xicao escreveu:RCAdeBH escreveu:Sempre fiquei a me perguntar: o que existiu antes do universo ser criado?
Exatamente. O "universo" era uma massa de matéria comprimida em que houve uma alteração e ela precisou se expandir, sendo a mesma expansão a consequência de ela voltar a ser a matéria comprimida, ou seja, quando o universo terminar de se expandir, voltará a ser a mesma simples matéria.
E o que criou toda essa massa de matéria comprimida?
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".
Bad Robot escreveu:Eu tenho um senso de justiça... logo tem de haver uma senso de justiça maior... uma justiça cosmica. A ideia do karma deve vir desta falácia.
Claro... isso pra quem não entende o significado de Karma...
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".
Bem, quanto ao tópico.
Não, uma teoria não destrói Deus ou religiões panenteistas como o cristianismo, hinduísmo e outras.
Quanto a evidências que o apóiem, elas existem, alguns apenas as ignoram.
Não, uma teoria não destrói Deus ou religiões panenteistas como o cristianismo, hinduísmo e outras.
Quanto a evidências que o apóiem, elas existem, alguns apenas as ignoram.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
NadaSei escreveu:E o que criou toda essa massa de matéria comprimida?
Única resposta disponível, simples e honesta:
Não sabemos.
Fernando Silva escreveu:NadaSei escreveu:E o que criou toda essa massa de matéria comprimida?
Única resposta disponível, simples e honesta:
Não sabemos.
e, como não sabemos, não precisamos 'forjar' explicações bizarras ou muito vagas para explicar, como por exemplo: deus criou....
e então, quem criou deus?
R = Um outro deus maior e mais poderoso.
e quem criou esse outro ser?
quem são os pais dele?
a explicação 'deus' ou 'divindade' para explicar o universo é um absurdo, pois se assim fosse, necessitaria de alguém para ter criado ele e assim infinitamente...
então, para ser mais honesto e franco, é melhor dizer: "Não sabemos o que criou essa materia' e, como o tempo não existia, não há idade para o universo 'antes' da explosão inicial....
Tudo que conhecemos e sabemos surgiu alí, juntamente com o tempo e o espaço.... (e não sobrou mais espaço para mitologias ou divindades)....