Sentido da Vida

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
videomaker

Re: Re.: Sentido da Vida

Mensagem por videomaker »

Joe escreveu:
videomaker escreveu:
Joe escreveu:O video enjoa. :emoticon6:

? :emoticon5:

Estou lhe elogiando por causa de você se manter firme numa conversa.

Sei! e dai?
:emoticon17:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Azathoth escreveu:
videomaker escreveu:Não tome vc como exemplo então! O que vc não pode e nem deveria desprezar, é que, é muito mais atraente o crime, quando se é FATO a falta de punição! Isso não porque eu quero, é porque é assim! e vcs simplesmente fingem que não é verdade este fato!
E entenda definitivamente: Ser bom, ser honesto, não é exclusividade do teista! ficou claro?
:emoticon5:

Eu sou da hipótese que aqueles que julgam o crime como mais atraente são ignorantes das consequências para si próprio e para os outros de seus atos - isso inclui psicopatas, incapacidade de ser empático também conta com o que chamo de "ignorância".

Crimes e outros maus hábitos possuem ganhos a curto prazo, mas não compensam a longo prazo. Por exemplo, se você mente inadvertidamente visando adquirir algum ganho material ou deixar algum sofrimento inevitável para o futuro, você é obrigado a fazer manutenção de suas mentiras, evitar "dar bandeira" para pessoas que você enganou. Um ato falho e você causa mais sofrimento do que queria evitar.

Não AzA! O PRAZER que o crime dá as vezes vale a pena! o cara arrisca! e lembre-se pequenos delitos tambem é crime, e o cara vai ser rsponsabilizado!
:emoticon4:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Jolly_Roger escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Jolly_Roger escreveu:
videomaker escreveu:Não interessa pro cara! ele quer dá aquele sentido pra vida dele! Então dá sentido a vida seria ser um estuprador? :emoticon5: essa é uma das garantias do ateismo...

:emoticon5: :emoticon5:

Dar sentido = fazer o que se quer = ser estuprador = dar sentido á vida! :emoticon16:

E o que isto tem a ver com ser ateu? Religiosos e Igrejas e seitas e cultos não são criminosos? Tá brincando né?

o videomaker está distorcendo a questão para chegar a conclusão mais favorável a ele...

Isto é óbvio e comum a todo crente. Mas é tão batido isto, que fico me perguntando como uma pessoa pode insistir numa visão tão absurda só para se manter dentro de sua doutrina. Se ele pensar que ateu é gente decente, talvez a Doutrina perca os entido para ele. Algumas pessoas absorvem a religião e a fé pelo veio da moral. Prendem-se a ela e usam este julgamento para justificarem a sua posição. Nem que para isto precisem agredir os outros que não compactuam com a sua fé. Se pelo menos os crentes tivessem moral ilibada, eu ainda entenderia, mas como é o contrário, eles só podem estar de sacanagem com a gente ( literalmente).

E quem disse que Ateu não pode ser decente?
Agora o que me deixa bolado mesmo é, porque é que as garantias que o ateismo dá, vcs fecham os olhos e fingem que não existe? :emoticon5: Uma perguntinha: Porque vc acha que o codigo penal precisa existir? :emoticon1: Segundo o pensamento Ateu não faz diferença alguma! 30 anos de prisão não mete m niguem mesmo....

Os crentes dizem!Se acham morais e moralizadores.
Que garantias que o ateísmo dá , video?
Os códigos penais precisam existir para coibir o crime. O que isto tem a ver com a moral, a ética e o caráter?
Acontece que ateu não garante que é decente, nem que o é por ser ateu. Ele não relaciona as duas coisas. MAs os crentes e as igrejas e religiões em geral ,sim.
O que não faz diferença para o ateu quanto aos 30 anos de prisão? Não entendi.
Editado pela última vez por Apocaliptica em 25 Jun 2007, 17:53, em um total de 1 vez.

Apocaliptica

Azathoth escreveu:
videomaker escreveu:E quem disse que Ateu não pode ser decente?
Agora o que me deixa bolado mesmo é, porque é que as garantias que o ateismo dá, vcs fecham os olhos e fingem que não existe? :emoticon5: Uma perguntinha: Porque vc acha que o codigo penal precisa existir? :emoticon1: Segundo o pensamento Ateu não faz diferença alguma! 30 anos de prisão não mete m niguem mesmo....

O que faz ateus serem pessoas boas não é medo do que acontece depois da morte e sim o puro amor pela vida. Uma vida com bom caráter é uma vida com mais felicidade e satisfação pessoal.

Me enoja você achar que se só temos uma vida, então seria lógico aproveitá-la para cometer crimes. Não sei de onde diabos você tirou esse raciocínio. Se só temos uma vida, melhor que ela não seja uma vida de miséria e sofrimento.

Agora com a tua resposta a ele eu entendi....parecia tão absurdo que pensei não ter entendido.

NadaSei
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:
Azathoth escreveu:
videomaker escreveu:Não tome vc como exemplo então! O que vc não pode e nem deveria desprezar, é que, é muito mais atraente o crime, quando se é FATO a falta de punição! Isso não porque eu quero, é porque é assim! e vcs simplesmente fingem que não é verdade este fato!
E entenda definitivamente: Ser bom, ser honesto, não é exclusividade do teista! ficou claro?

Eu sou da hipótese que aqueles que julgam o crime como mais atraente são ignorantes das consequências para si próprio e para os outros de seus atos - isso inclui psicopatas, incapacidade de ser empático também conta com o que chamo de "ignorância".

Crimes e outros maus hábitos possuem ganhos a curto prazo, mas não compensam a longo prazo. Por exemplo, se você mente inadvertidamente visando adquirir algum ganho material ou deixar algum sofrimento inevitável para o futuro, você é obrigado a fazer manutenção de suas mentiras, evitar "dar bandeira" para pessoas que você enganou. Um ato falho e você causa mais sofrimento do que queria evitar.

Não AzA! O PRAZER que o crime dá as vezes vale a pena! o cara arrisca! e lembre-se pequenos delitos tambem é crime, e o cara vai ser rsponsabilizado!

Nós arcamos com o resultado de nossas próprias atitudes Video, isso independe de um ser divino para nos punir, é isso que você ainda não entendeu.
Deus não pune ninguém, nós mesmo nos encarregamos disso, colhendo aquilo que plantamos.
Isso é Karma, ação apegada. (seja ela boa ou ruim)

Depois, querer ignorar as consequências das próprias ações, independe de ser ateu ou teísta, e de acreditar ou não em punição divina... alguns pensam que os fins justificam os meios e que Deus vai entender isso.
Se teísmo fosse sinônimo de moral, não existiriam teístas nas cadeias... só ateus.

Sem contar que nos EUA, onde temos estatística sobre isso, o número de ateus nas prisões é proporcionalmente menor que que fora delas, o que demonstra CLARAMENTE que o ateísmo não resulta em uma conduta errada, nem em uma tendência pra isso.

Quanto a "sentido da vida"... não entendi a discussão.
Desde quando acreditar em Deus, acarreta em dar um sentido pra vida?
A vida ter ou não um sentido, independe de ser ateu ou teísta.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

videomaker

NadaSei escreveu:
videomaker escreveu:
Azathoth escreveu:

Nós arcamos com o resultado de nossas próprias atitudes Video, isso independe de um ser divino para nos punir, é isso que você ainda não entendeu.
Deus não pune ninguém, nós mesmo nos encarregamos disso, colhendo aquilo que plantamos.
Isso é Karma, ação apegada. (seja ela boa ou ruim)

Depois, querer ignorar as consequências das próprias ações, independe de ser ateu ou teísta, e de acreditar ou não em punição divina... alguns pensam que os fins justificam os meios e que Deus vai entender isso.
Se teísmo fosse sinônimo de moral, não existiriam teístas nas cadeias... só ateus.

Sem contar que nos EUA, onde temos estatística sobre isso, o número de ateus nas prisões é proporcionalmente menor que que fora delas, o que demonstra CLARAMENTE que o ateísmo não resulta em uma conduta errada, nem em uma tendência pra isso.

Quanto a "sentido da vida"... não entendi a discussão.
Desde quando acreditar em Deus, acarreta em dar um sentido pra vida?
A vida ter ou não um sentido, independe de ser ateu ou teísta.

Vamos com "carma"! :emoticon16: Não tenho duvida alguma que somos responsaveis pelo que temos! ação e reação! Mas tenho que discordar quando vc diz que o Ateismo não facilita o erro! não é possivel que não se entenda que é muito claro, que quando não existe punição, o delito é atraente!
O problema é que os ateus do Rev TOMAM ISSO COMO REGRA GERAL, como se todos os ateus do mundo fossem imorais, e não é isso que estou afirmando.
E é evidente que não se faz necessario ser teista pra ser etico e bom sujeito!

videomaker

Que com a morte o ser pensante deixa de existir! e apartir desse raciocinio temos as seguintes garantias:

* O suicidio é solução pro sofrimento, pois morreu, acabou a dor!
* O assassino, estuprador e toda corja vivente, que se livrar da justiça humana e morrer velinho, NÃO PAGARA POR TODO MAL FEITO.
* Toda cultura e sabedoria e ignorancia e brutalidade, se equivalem, depois de morto!
* Perdeu um ente querido? esqueça vc nunca mais vai ver ele!
* Todo sofrimento humano é resultado de "falta de sorte", pois não tem causa nenhuma a condição humana!
* Homens bombas que se explodem e matam muita gente por esse ato, não vão pagar pelo que fizeram!

Essas são as garantias do Ateismo! e ninguem pode negar!

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

videomaker escreveu:* O suicidio é solução pro sofrimento, pois morreu, acabou a dor!

E eu julgo que suicídio é moral em certas circunstâncias como eutanásia de alguém morrendo por enfizema pulmonar, tortura ou silicose

videomaker escreveu:* O assassino, estuprador e toda corja vivente, que se livrar da justiça humana e morrer velinho, NÃO PAGARA POR TODO MAL FEITO.

O que significa que precisamos nos esforçar para instituir o melhor sistema de justiça que conseguirmos.

O fato de não ser justo que existam criminosos que nunca paguem pelo que cometeram não torna verdadeira a asserção de que criminosos necessariamente pagam depois da morte.

videomaker escreveu:* Toda cultura e sabedoria e ignorancia e brutalidade, se equivalem, depois de morto!

Errado. Você deixa os seus bons e maus frutos para as gerações que o sucederem.

videomaker escreveu:* Perdeu um ente querido? esqueça vc nunca mais vai ver ele!

Vivenciar a morte de entes queridos e sofrer com isso é uma parte essencial da condição humana.

O fato de você se reconfortar achando que vai se reencontrar com entes queridos no futuro não torna isso verdadeiro.

videomaker escreveu:* Todo sofrimento humano é resultado de "falta de sorte", pois não tem causa nenhuma a condição humana!

Completamente falso, existe responsabilidade moral por parte de quem comete o mal.

videomaker escreveu:* Homens bombas que se explodem e matam muita gente por esse ato, não vão pagar pelo que fizeram!

O que significa que precisamos maximizar nossos esforços para impedir que apareçam mais homens bomba, o que inclui lutar contra o fundamentalismo islâmico.

O fato de ser injusto que homens bomba não serão punidos deixando muito sofrimento no mundo não torna verdadeira a idéia de que ele será julgado pelos seus atos depois de morrer.

Em suma videomaker, seus comentários são carregados de wishful thinking.

Apocaliptica

Re.: Sentido da Vida

que quando não existe punição, o delito é atraente!

Que delitos são atraentes e para quem?
Quem está a salvo de delinquir? Os delinquentes ateus ou os delinquentes crentes?

videomaker

Azathoth escreveu:
videomaker escreveu:* O suicidio é solução pro sofrimento, pois morreu, acabou a dor!

E eu julgo que suicídio é moral em certas circunstâncias como eutanásia de alguém morrendo por enfizema pulmonar, tortura ou silicose

videomaker escreveu:* O assassino, estuprador e toda corja vivente, que se livrar da justiça humana e morrer velinho, NÃO PAGARA POR TODO MAL FEITO.

O que significa que precisamos nos esforçar para instituir o melhor sistema de justiça que conseguirmos.

O fato de não ser justo que existam criminosos que nunca paguem pelo que cometeram não torna verdadeira a asserção de que criminosos necessariamente pagam depois da morte.

videomaker escreveu:* Toda cultura e sabedoria e ignorancia e brutalidade, se equivalem, depois de morto!

videomaker escreveu:* Perdeu um ente querido? esqueça vc nunca mais vai ver ele!

Vivenciar a morte de entes queridos e sofrer com isso é uma parte essencial da condição humana.

O fato de você se reconfortar achando que vai se reencontrar com entes queridos no futuro não torna isso verdadeiro.

videomaker escreveu:* Todo sofrimento humano é resultado de "falta de sorte", pois não tem causa nenhuma a condição humana!

Completamente falso, existe responsabilidade moral por parte de quem comete o mal.

videomaker escreveu:* Homens bombas que se explodem e matam muita gente por esse ato, não vão pagar pelo que fizeram!

O que significa que precisamos maximizar nossos esforços para impedir que apareçam mais homens bomba, o que inclui lutar contra o fundamentalismo islâmico.

O fato de ser injusto que homens bomba não serão punidos deixando muito sofrimento no mundo não torna verdadeira a idéia de que ele será julgado pelos seus atos depois de morrer.

Em suma videomaker, seus comentários são carregados de wishful thinking.

Caro Aza,
Vc apenas justicou algumas! não disse que não eram garantias! devo considerar então que vc concorda!
Agora vamos a outras:

*Toda cultura e sabedoria e ignorancia e brutalidade, se equivalem, depois de morto!

Pra aquele que partiu não vale de mais nada! não mude o foco da afirmação! e tem mais, se ele foi um sabio eremita ou um bruto que viveu sozinho a vida toda, não vai deixar coisa nenhuma pra ninguem!

* Todo sofrimento humano é resultado de "falta de sorte", pois não tem causa nenhuma a condição humana![/quote]

Uma criança que sofre tem responsabilidade de que? :emoticon5: o cara que levou um tiro, enquanto lia um livro, é resposavel por que? acho que vc não entendeu a afirmação.

videomaker

Apocaliptica escreveu:

Quem está a salvo de delinquir? Os delinquentes ateus ou os delinquentes crentes?

Os delinquentes TEISTAS tem dois meios de se dar mau! codigo penal e lei de causa e efeito!

Os delinquentes ATEUS tem um só meio de se dar mau! o codigo penal, que por sinal no brasil é uma josta! logo....

Agora me diz francamente, quem é mais facil de sumcubir ao erro?

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

videomaker escreveu:Pra aquele que partiu não vale de mais nada! não mude o foco da afirmação! e tem mais, se ele foi um sabio eremita ou um bruto que viveu sozinho a vida toda, não vai deixar coisa nenhuma pra ninguem!

Por isso que pessoas preservam partes de si ao futuro em livros, depoimentos, entrevistas, filhos e na memória de conhecidos. Alexandre, o Grande e Arquimedes existem dentro de nós até hoje dessa forma.

O fato de ser injusto que pessoas muito talentosas não deixem toda a informação que acumularam durante sua vida para as gerações seguintes não implica que essa informação necessariamente precise continuar existindo após sua morte.

Um naturalista com isso pode ficar impelido a se esforçar a passar adiante o seu legado intelectual que julgar ser de maior utilidade para o próximo.

videomaker escreveu:Uma criança que sofre tem responsabilidade de que? :emoticon5: o cara que levou um tiro, enquanto lia um livro, é resposavel por que? acho que vc não entendeu a afirmação.

Agentes conscientes que cometem o mal são moralmente responsáveis.

O fato da existência do mal natural na forma de agentes que não são conscientes como doenças cuja infestação não dependeu de fatores que estavam ao seu controle e ao de outros humanos ser triste não torna verdadeira a sua tese.

Mais wishful thinking.

Apocaliptica

videomaker escreveu:

[color=#ffff00]Que com a morte o ser pensante deixa de existir! e apartir desse raciocinio temos as seguintes garantias:

Não. Ninguém sabe o qiue acontece. A princípio acaba, pois nunca voltou nonguém do pós morte para contar. Morreum vira pó o corpo. O resto, ninguém sabe. Não há garantias de nada. Não é por isto que vou inventar um moooooonte de estorinhas para criar um mundo pós-corpo.

Quanta bobagem...o suícídio é ato extremo que foge do raciocínio de viver depois. A dor é insuportável e a pessoa não suporta mais esta vida. Entende isto ou não? O suicídio em si não é passível de julgamento e é isento de questionamento se contunua ou não. É acabar com aquela fase de desespero. Crentes se suicidam, querido. Ou você acha, que se estiver com o corpo em chamas, não vai se jogar pela janela? Vai sim...ou vai pensar que é melhor não fazer isto, pois pode mais fogo do lado de lá?

Isto ninguém sabe. Portanto é melhor que as leis sejam mais rígidas e que eles paguem logo. O que vem depois e se vem é coisa que não temos controle. Apenas é crença de alguns.
É assim que pensam os maometanos fundamentalistas, que se matam para conquistar o lugar ao lado de Alah.

videomaker escreveu: * Toda cultura e sabedoria e ignorancia e brutalidade, se equivalem, depois de morto!

Ateu diz isto? Onde? Depois de morto não sabemos nem ao menos o que acontece, muito menos de existe equiparação de bem e mal.

Você já viu? Então quando for lé e ver, volte aqui e conte. Ou tente se comunicar comigo. Vou estar esperando. Você também não sabe, apenas quer que seja assim. espero que não encontre Hitler ou os assassinos e maníacos todos na sua frente também.Aliás, já pensou se você é a reencarnação de alguém que você odiou? vai encontar-se com suas várias personalidades e vai ser uma festa!

Quem disse isto? Conclusão falaciosa sua. As causas do sofrimento humano ninguém sabe...uma coisa é certa, se deus fosse bom, não permitia tanta dor. E sim, a dor é inúitl. Como algumas pessoas não convivem com a irracionalidade da dor, inventaram algumas causas para ela. Assim fica mais fácil.

Para o Islã eles vão se encontar com Alah. E daí? E para mim, eles devem arder no fogo no Inferno terreno, se eu pudesse retardava a morte deles com pequenas explosões, mas não deixava morrer.
video, uma coisa é o que sentimos de revolta por coisas ruins que acontecem, outra e definir o que vai ser dos causadores pós-mortem. Eles causaram aqui, e devemos fazê-los pagar aqui, ou impedí-los, ou eliminá-los, porque gente assim não pode ficar à solta. Se fosse assim, você deveria logo mandar o bandido para o lado de lá, pois você tem certeza que lá ele vai pagar. Mas e daí? Você também será julgado aqui e lá pela morte do bandido? Ou não é nada disso? Melhor sair de fininho, né? Nunca se sabe...

videomaker escreveu:Essas são as garantias do Ateismo! e ninguem pode negar!

HAUHAUHAUAHUAH que petulância! Nego, sim. Porque isto tudo é uma tremenda série de bobagens sem sentido.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

videomaker escreveu:Agora me diz francamente, quem é mais facil de sumcubir ao erro? :emoticon5:

A evidência mostra que são os teístas. As nações mais secularizadas do mundo possuem menor incidência de comportamento violento, doenças sexualmente transmissíveis, ignorância científica, entre outros.

Veja:

http://moses.creighton.edu/JRS/2005/2005-11.html

Apocaliptica

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:

Os delinquentes TEISTAS tem dois meios de se dar mau! codigo penal e lei de causa e efeito!

Os delinquentes ATEUS tem um só meio de se dar mau! o codigo penal, que por sinal no brasil é uma josta! logo....

Agora me diz francamente, quem é mais facil de sumcubir ao erro?

O quê? Você tem a capacidade de demonstrar quem sucumbe mais e erra mais? Mostre os números. Prove que há mais ateus entre os criminosos.

E você citou o Código Penal Brasileiro. E só tem ateus no Brasil? Esqueceu do resto do mundo? Então, o Islamismo não mataria tanta gente.E outras religiões que matam e se matam em nome de deuses?

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Mais um artigo mostrando correlação positiva entre teísmo e taxas de homicídio:

http://moses.creighton.edu/JRS/2006/2006-7.html
Imagem

Apocaliptica

Se não me engano há um estudo sobre as cadeias brasileiras, onde o número de ateus é mínimo.

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Alguém que se declare católico que faça do roubo seu meio de vida, é católico ? :emoticon4:

Bjs

Apocaliptica

É. As pessoas são os que elas dizem que são. Há crimes dentro da Igreja Católica. Por que não são católicos. Não se pode dizer que uma pessoa não é o que ela diz ser quando o assunto é fé e religião.
Não tem diploma ou documento para isto.
Da mesma forma, que para a ICAR, o fato de ter um documento com o meu batizado lá já é suficente para que eles me computem como católica, se eu me declarar ateísta, o que vale é o que eu digo.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Tem gente que se declara honesta massss tem o roubo como meio de vida, é honesta ? :emoticon4:

Bjs

Apocaliptica

Ser é uma coisa. Fazer é outra.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

:emoticon26:

Bjs

Joe

Mensagem por Joe »

O videomaker ainda continua associando os fatos ruins e outros sem sentidos ao ateísmo.

Apocaliptica

salgueiro escreveu:

:emoticon26:

Bjs

Assim...dizer-se honesto e cometer crimes pode ser uma visão distorcida a respeito da honestidade, basta que o cara justifique seus atos de forma que embuta no seu padrão de honestidade uma espécie de indulto pelo cometido. Ou o cara é muito sem-vergonha e um debochado sem tamanho. Isto é a relação ser-dizer que é- fazer.
Mas quanto a escolher uma religião, dizer-se católico, ou protestante, e não seguir os dogmas da religião, você não está cometendo crime algum, apenas se considera pertencente àquele grupo por afinidade, por concordar com alguns preceitos, por alguma coisa na ideologia tem a ver com o que você pensa, ou porque não pensa muito no assunto e apenas repete o padrão em que encaixaram você algum dia na vida.
Claro que eu não concordo com isto, mas não posso acusar a pessoa que não vai à missa todo domingo,ou não comunga e nem se confessa, de não ser católica. A menos que ela seja também uma criminosa. E disto as cadeias estão cheias. Mas se a própria religião tem uma história de crimes, acoberta criminosos debaixo de suas asas, como vou dizer ao cara que está preso que ele não é católico ou evangélico ou sei lá o quê?
E também não posso dizer que ele é ateu.
Ele diz que é da religião que ele quiser.

Ou seja, o crime e a desonestidade estão co-relacionados obrigatoriamente.
O crime e a religiosidade, não.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:Vamos com "carma"! :emoticon16: Não tenho duvida alguma que somos responsaveis pelo que temos! ação e reação! Mas tenho que discordar quando vc diz que o Ateismo não facilita o erro! não é possivel que não se entenda que é muito claro, que quando não existe punição, o delito é atraente!
O problema é que os ateus do Rev TOMAM ISSO COMO REGRA GERAL, como se todos os ateus do mundo fossem imorais, e não é isso que estou afirmando.
E é evidente que não se faz necessario ser teista pra ser etico e bom sujeito!

Eis a questão caro Vídeomaker, não é a ausência de Deus que cria na mente da pessoa uma noção de falta de punição, nem é a existência de Deus, que cria uma noção de punição.

Ninguém deixa de fazer o mal, por "medo" de ser punido por Deus, assim como ninguém faz o mal por achar que, como Deus não existe, não será punido então está liberado.
Deus é um zero a esquerda ao se tomar esse tipo de decisão, é irrelevante.
O pensamento humano é muito mais complexo que isso.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Trancado