Conceitos de liberdade?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
NadaSei
Gênero: Masculino

Re: Conceitos de liberdade?

Mensagem por NadaSei »

Dimítri escreveu:Não. Alguém já viu algum Deus? :emoticon5: Ele (O Unicórnio) não é inventado, é real, ele mudou a minha vida. Todos os dias peço à ele que me dê muita saúde e felicidade, e é só por isso que nunca fico doente e sou feliz . Bem, na verdade às vezes fico doente e triste, mas daí não é culpa Do Unicórnio. Não sei que tipo de banho ele prefere, é que esse tipo de coisa é blasfêmia, não se pode questionar sobre isso (é mistério). Repito: ele mudou minha vida.

Como eu faço para verificar a existência desse unicórnio?
Vou ter que acreditar no seu relato?
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

NadaSei escreveu:
Dimítri escreveu:Não. Alguém já viu algum Deus? :emoticon5: Ele (O Unicórnio) não é inventado, é real, ele mudou a minha vida. Todos os dias peço à ele que me dê muita saúde e felicidade, e é só por isso que nunca fico doente e sou feliz . Bem, na verdade às vezes fico doente e triste, mas daí não é culpa Do Unicórnio. Não sei que tipo de banho ele prefere, é que esse tipo de coisa é blasfêmia, não se pode questionar sobre isso (é mistério). Repito: ele mudou minha vida.

Como faço para verificar a existência do seu deus?

Joe

Mensagem por Joe »

Primeiro que eu não te forço a nada, segundo que foi justamente o pensar, o questionar, o estudo a razão e a observação, que me levaram a ser teísta... porque a conclusão contraria deveria ser a "melhor" coisa?

Eu já fui um ateu que "sabia" que Deus não existe, e não foi por livre "pensar", mas por acreditar na sombra da religião que me foi apresentada pelos Edir's Macedos e e igrejas católicas da vida... Foram eles quem direcionaram meu pensamento e me levaram a essa conclusão.
O livre pensar não permite esse tipo de certeza, principalmente a coisas verificáveis.

Eu nem discuto mais, depois dessa que você disse que já foi um ateu eu nem perco mais meu tempo para conversar.

Você foi enganado, ateu que é ateu tem convicção disso e é ateu para sempre.

E como você "sabe" que não?

Big-Bang

manoelmac
Contato:

Re.: Conceitos de liberdade?

Mensagem por manoelmac »

Isso vai durar... durar... durar... e nunca vai ter fim...

É partir do nada pra lugar nenhum... :emoticon12:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

NadaSei escreveu:1 - Falácia da falsa analogia, Deus não é um ser indetectável que depende da crença em seu relato, ele pode ser conhecido por qualquer um.

Falsa analogia? Qual a diferença de qualquer deus e o Unicórnio? Se Deus não é indetectável, porque ninguém detecta ele? (Não sei porque ainda me dou o trabalho de argumentar :emoticon11: )

NadaSei escreveu:2 - Mesmo que alguém relate algo que não pode ser verificado, isso é motivo para ceticismo, não para "certezas"..

Você está dizendo algo que não consegue cumprir. Por que esse método não vale pra deuses?

NadaSei escreveu:Isso você encontra em qualquer religião...
Olhe para dentro de si próprio e vai descobrir Deus. Basta saber para onde olhar, observar isso com atenção e questionar... Vai perceber que algo consciente que é tudo e todos controla sua vida e está também em você.

Deus tem muitos nomes e muitas características, qualquer descrição do mesmo seria apenas relativa a algumas de suas muitas faces.
Isso é verificável, não depende de crença ou relato.

Na religião Unicórnis Sagrada você encontra evidências para a existência do Louvado Unicórnio Vermelho. Olhe para dentro de si próprio (e do banheiro da sua casa) e vai descobrir o Unicórnio. Basta saber para onde olhar, observar isso com atenção e questionar... Vai perceber que algo consciente que é tudo e todos controla sua vida (e seu banheiro) e está também em você.

O unicórnio também muda. Aqui na minha região ele é vermelho. Na Europa, ele é mais num tom bege. E por aí vai.

videomaker

Mensagem por videomaker »

Dimítri escreveu:
videomaker escreveu:Vc conhece alguem que tenha relatado que viu tal ser? por que vc acha que um ser inventado, tem a mesma validade de alguem que teve um experiencia religiosa que mudou a vida? vc não percebe que é uma comparação descabida? Ou vc pode nos informar se ele prefere banho quente ou frio? Esse tal inicornio mudou a vida de quem? por que vc acha que isso é argumento? :emoticon5:

Não. Alguém já viu algum Deus? :emoticon5: Ele (O Unicórnio) não é inventado, é real, ele mudou a minha vida. Todos os dias peço à ele que me dê muita saúde e felicidade, e é só por isso que nunca fico doente e sou feliz . Bem, na verdade às vezes fico doente e triste, mas daí não é culpa Do Unicórnio. Não sei que tipo de banho ele prefere, é que esse tipo de coisa é blasfêmia, não se pode questionar sobre isso (é mistério). Repito: ele mudou minha vida.

videomaker escreveu:Não existe efeito sem causa! a unica causa não causada é o criador, que não tem sexo, pois não é uma pessoa! quanta as caracteristicas, inclua ai somente as justas e boas! De resto entenda que nunca consiguira entende-lo na sua totalidade, pois se conseguise, seria vc o propio criador!

Por isso mesmo que o Unicórnio aqui de casa existe. Ele é o criador de tudo dentro do banheiro (toalhas, sabonetes, papel higiênico, etc.). E como ele é o criador não precisa ser criado.
Não fosse ele eu não teria acesso a essas necessidades básicas. Muito obrigado, Unicórnio.

O link ta ai: http://br.geocities.com/existem_espiritos/wu.html

O argumento é o #4. leia.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Joe escreveu:Você foi enganado, ateu que é ateu tem convicção disso e é ateu para sempre.

Falou como um verdadeiro crente...

Ateu que é cético de verdade, entende que Deus é uma "possibilidade", apenas a considera improvável.
Joe escreveu:
E como você "sabe" que não?

Big-Bang

Ou seja, acredita cegamente em uma teoria...
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Dimítri escreveu:
NadaSei escreveu:

Como faço para verificar a existência do seu deus?

Não, você pode comprovar isso por si próprio... Essa é a diferença fundamental entre o Deus das religiões e o seu unicórnio.

Depois, mesmo em casos onde alguém relata algo que não pode ser verificado, ter "certezas" de que o relato é falso e que tal coisa não existe, dependendo do caso é crença, pois seriam casos para se manter cético quanto ao relato, não para "saber" que o relato não é real.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Como posso fazer para comprovar este deus? E se forem vários? Puxa, será que eu não fui uma das escolhidas ( como se arvoram os crentes)? Se deus não me escolheu, nem adianta mesmo eu tentar achá-lo. Ele não quer, não posso contrariar a vontade dele. Nestas horas, não existe Livre Arbítrio que funcione. Ele se faz invisivel e só aparece para quem ele quer...e não sou eu que vou me açoitar por isto.

Por isto que os "escolhidos" devem entender que apenas eles podem ver deus. E nos deixar em paz. Não temos culpa, o deus deles quis assim. Aceitem isto. Somos diferentes. :emoticon1:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Dimítri escreveu:Falsa analogia?

Sim, falsa analogia.
Você está comparando Deus com um unicórnio vermelho invisível sem observar as diferenças pertinentes.
Dimítri escreveu:Qual a diferença de qualquer deus e o Unicórnio?

O seu unicórnio seria vermelho e invisível, mora em seu banheiro e não pode ser detectado.
Deus está presente em tudo e todos, e está além de tudo e todos.
Ele está dentre de todos nós e é todos nós, dessa forma podemos olhar para nós mesmos e para tudo, percebendo Deus e suas ações em nós, nos outros e em tudo.
Essa é a diferença fundamental.
Dimítri escreveu: Se Deus não é indetectável, porque ninguém detecta ele? (Não sei porque ainda me dou o trabalho de argumentar :emoticon11: )

E quem disse que ninguém detecta ele?
Você não percebe-lo, não significa que todos o ignorem.
Eu, por exemplo, assim como muitos outros, percebo as ações conscientes dele, tanto em mim quanto em todo o resto.
Dimítri escreveu:
NadaSei escreveu:2 - Mesmo que alguém relate algo que não pode ser verificado, isso é motivo para ceticismo, não para "certezas"..

Você está dizendo algo que não consegue cumprir. Por que esse método não vale pra deuses?

Como não?
Eu sou cético quanto a existência de aliens e OVINIs em nosso planeta, sou o que se poderia chamar de "ateu" quanto ao assunto, mas não seria prepotente para dizer que "sei" que os aliens não visitam nosso planeta, apenas acho isso improvável, dessa forma não acredito nisso.

Pior ainda seria dizer que eu "sei" que não existem aliens e ponto final...
O ceticismo não permite esse tipo de "saber", quando a lacuna no conhecimento é tão grande.
É isso que alguns fazem com Deus, podem ser ateus, mas certamente são crentes, não céticos.
Ateus verdadeiramente céticos não "sabem" que Deus não existe.
Dimítri escreveu:Na religião Unicórnis Sagrada você encontra evidências para a existência do Louvado Unicórnio Vermelho. Olhe para dentro de si próprio (e do banheiro da sua casa) e vai descobrir o Unicórnio. Basta saber para onde olhar, observar isso com atenção e questionar... Vai perceber que algo consciente que é tudo e todos controla sua vida (e seu banheiro) e está também em você.

O unicórnio também muda. Aqui na minha região ele é vermelho. Na Europa, ele é mais num tom bege. E por aí vai.

E essa religião permite verificar isso?
Eu já olhei pra dentro de mim mesmo e não vi nenhum unicórnio.
Quais os passos ou praticas que permitem verificar a existência dele?
É ensinado algo que acabe resultando na percepção desse unicórnio?
Caso seja, então o unicórnio é falseável, assim poderíamos seguir esses passos e comprovar se esse unicórnio existe de fato ou não.
Ou seja, o unicórnio seria falseável, o que elimina a necessidade de se acreditar em relatos.

Apenas após seguir esses passos da forma correta, poderíamos "saber" se o relato é falso ou não.
Antes disso, podemos e devemos manter o ceticismo quanto ao seu relato.

A diferença é justamente que o seu unicórnio inventado, não é falseável, já as coisas ditas na religião, incluindo Deus, são falseáveis.

NadaSei

Re: Re.: Conceitos de liberdade?

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:Como posso fazer para comprovar este deus? E se forem vários? Puxa, será que eu não fui uma das escolhidas ( como se arvoram os crentes)? Se deus não me escolheu, nem adianta mesmo eu tentar achá-lo. Ele não quer, não posso contrariar a vontade dele. Nestas horas, não existe Livre Arbítrio que funcione. Ele se faz invisivel e só aparece para quem ele quer...e não sou eu que vou me açoitar por isto.

Por isto que os "escolhidos" devem entender que apenas eles podem ver deus. E nos deixar em paz. Não temos culpa, o deus deles quis assim. Aceitem isto. Somos diferentes. :emoticon1:

Você não o percebe, entre outras coisas, por ter uma compreensão errada do assunto.
Por exemplo, não somos "escolhidos", qualquer um pode faze-lo, inclusive você, basta saber para onde olhar e, isso as religiões já ensinam a fazer. (e ensinam isso já a alguns milênios)...

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

NadaSei escreveu:Você está comparando Deus com um unicórnio vermelho invisível sem observar as diferenças pertinentes.

Não há diferenças, apenas um número muito maior de pessoas que acreditam no primeiro e não no segundo.

NadaSei escreveu:O seu unicórnio seria vermelho e invisível, mora em seu banheiro e não pode ser detectado.
Deus está presente em tudo e todos, e está além de tudo e todos.
Ele está dentre de todos nós e é todos nós, dessa forma podemos olhar para nós mesmos e para tudo, percebendo Deus e suas ações em nós, nos outros e em tudo.

Não não. O banheiro é apenas um lugar de adoração ao Unicórnio. Ele está dentro de nós e é todos nós, dessa forma podemos olhar para nós mesmos e para tudo, percebendo Unicórnio e suas ações em nós, nos outros e em tudo.

Quem dera as crianças fossem ensinadas dessa maneira.

NadaSei escreveu:Como não?
Eu sou cético quanto a existência de aliens e OVINIs em nosso planeta, sou o que se poderia chamar de "ateu" quanto ao assunto, mas não seria prepotente para dizer que "sei" que os aliens não visitam nosso planeta, apenas acho isso improvável, dessa forma não acredito nisso.

Eu nunca disse que sei que deuses não existem. Apenas disse que a "probabilidade" para ele existir é igual a do Unicórnio.
Por que não segues a mesma linha de ceticismo, que tens para os extraterrestres, para Deus?

NadaSei escreveu:Pior ainda seria dizer que eu "sei" que não existem aliens e ponto final...
O ceticismo não permite esse tipo de "saber", quando a lacuna no conhecimento é tão grande.
É isso que alguns fazem com Deus, podem ser ateus, mas certamente são crentes, não céticos.
Ateus verdadeiramente céticos não "sabem" que Deus não existe.

Você diz que sabe que Deus existe. Aí pode?

NadaSei escreveu:E essa religião permite verificar isso?
Caso seja, então o unicórnio é falseável, assim poderíamos seguir esses passos e comprovar se esse unicórnio existe de fato ou não.
Ou seja, o unicórnio seria falseável, o que elimina a necessidade de se acreditar em relatos.

Permite. Se você não viu o Unicórnio dentro de si mesmo é porque não quis enxergar ou seguiu o caminho errado para encontrá-lo.
Olhe para dentro de si. Todos temos o Unicórnio dentro de nós.

NadaSei escreveu:A diferença é justamente que o seu unicórnio inventado, não é falseável, já as coisas ditas na religião, incluindo Deus, são falseáveis.

O Unicórnio não é inventado :emoticon6:!!!

PS.: favor usar letra maiúscula ao se referir ao santíssimo Unicórnio.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Dimítri escreveu:Não há diferenças, apenas um número muito maior de pessoas que acreditam no primeiro e não no segundo.

As diferenças são grandes, um é um animal mitológico, o outro é tudo, além de um ser falseável e o outro não.
Dimítri escreveu:Não não. O banheiro é apenas um lugar de adoração ao Unicórnio. Ele está dentro de nós e é todos nós, dessa forma podemos olhar para nós mesmos e para tudo, percebendo Unicórnio e suas ações em nós, nos outros e em tudo.

Se for esse o caso, então eu já comprovei que o que você diz não procede, verificando a inexistência desse unicórnio segundo os seus parâmetros.
Dimítri escreveu:

Quem dera as crianças fossem ensinadas dessa maneira.

Sim, quem dera...
Dimítri escreveu:Eu nunca disse que sei que deuses não existem. Apenas disse que a "probabilidade" para ele existir é igual a do Unicórnio.
Por que não segues a mesma linha de ceticismo, que tens para os extraterrestres, para Deus?

Então porque se intrometeu na resposta para algém que diz "saber" que Deus não existe?
E sim, eu sigo a mesma linhas dos ovinis para Deus, a diferença é que os ovinis não são verificáveis, já Deus é... Tendo observado as evidencias que indicam sua existência, a conclusão obvia é o teísmo.
Dimítri escreveu:Você diz que sabe que Deus existe. Aí pode?

A diferença é que eu observo as evidências de sua existência e, concluo que isso é o mais provável, agora, "saber" que Deus existe, bem, a existência dele pra quem observa isso, é tão provável quanto a existência do Lula...
Dimítri escreveu:
NadaSei escreveu:E essa religião permite verificar isso?

Permite. Se você não viu o Unicórnio dentro de si mesmo é porque não quis enxergar ou seguiu o caminho errado para encontrá-lo.
Olhe para dentro de si. Todos temos o Unicórnio dentro de nós.

Como eu já disse, eu já olhei e não o encontrei... você está "tentando" fugir do assunto.
Ou é possível vê-lo ou não, essa estoria de "não quis ver" não procede.
Ou existe um meio de verificação ou não existe.
Como eu faço para vê-lo?

Apocaliptica

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:Como posso fazer para comprovar este deus? E se forem vários? Puxa, será que eu não fui uma das escolhidas ( como se arvoram os crentes)? Se deus não me escolheu, nem adianta mesmo eu tentar achá-lo. Ele não quer, não posso contrariar a vontade dele. Nestas horas, não existe Livre Arbítrio que funcione. Ele se faz invisivel e só aparece para quem ele quer...e não sou eu que vou me açoitar por isto.

Você não o percebe, entre outras coisas, por ter uma compreensão errada do assunto.
Por exemplo, não somos "escolhidos", qualquer um pode faze-lo, inclusive você, basta saber para onde olhar e, isso as religiões já ensinam a fazer. (e ensinam isso já a alguns milênios)...

Errada? :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:

Desculpa, cara...mas esta foi demais! Os crentes que se dizem escolhidos e dizem ser um povo separado. vai contradizer o que os crentes afirmam? Não fui eu quem disse isto! São eles! No alto da sua prepotência. Os escolhidos, o povo de Deus....uma comédia arrogante e nausente.
E mais, tenho quase meio século de vida. Crente algum vai querer me dizer que a visão dele é a certra e que a minha é a errada, baseado em suas crenças e experiências absolutamente improváveis e de cunho pessoal. Eu já vi e já senti tanta coisa que você não faz idéia! Já tive experiências estranhas demais. Quem disse que isto tem nome ou que isto é o mesmo e único Deus? Posso dar o nome que eu quiser, mas não preciso dar nomes aos produtos da minha imaginação, à coisas produzidas pela minha mente e projetadas ao exterior através da minha consciência.
Deus é uma piada de muito mau gosto. É ele a visão equivocada que os teístas teimam em adorar, num delírio completamente maluco ficam enxergando e sentindo, e continuam se batendo para provar que ele existe. Existem vários deuses e outros ainda surgirão. Cada um inventa o que quiser. Visão errada é achar que o que não vê seres invisíveis está errado porque não vê. Faz parte da maluquice da fé, assim como jurar que vê Jesus e santinhas em torradas, em panos de prato, em casca de árvore, em vidro de janela e até em c* de cachorro! HAUHUAHUHAUHAUHA

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:Desculpa, cara...mas esta foi demais! Os crentes que se dizem escolhidos e dizem ser um povo separado. vai contradizer o que os crentes afirmam? Não fui eu quem disse isto! São eles! No alto da sua prepotência. Os escolhidos, o povo de Deus....uma comédia arrogante e nausente.
E mais, tenho quase meio século de vida. Crente algum vai querer me dizer que a visão dele é a certra e que a minha é a errada, baseado em suas crenças e experiências absolutamente improváveis e de cunho pessoal.

E dai?
Os também tem crente que diz que o BIG-BANG é fruto da colisão frontal (e não lateral) de dois asteróides que se auto criaram... O problema está justamente em querer "questionar" sobre o assunto, sem outra base pra isso, se não o que dizem esses mesmos crentes.
A sua compreensão sobre isso é errada, justamente por não ter fruto em questionamentos, mas sim no que dizem os crentes...

Eles dizerem isso, não muda o fato de que qualquer um pode comprovar por si próprio, sem ter que ser "escolhido" por ninguém.
Apocaliptica escreveu: Eu já vi e já senti tanta coisa que você não faz idéia! Já tive experiências estranhas demais. Quem disse que isto tem nome ou que isto é o mesmo e único Deus? Posso dar o nome que eu quiser, mas não preciso dar nomes aos produtos da minha imaginação, à coisas produzidas pela minha mente e projetadas ao exterior através da minha consciência.

Só que eu não estou falando sobre coisas que são fruto da imaginação e projetadas para fora... essa é a diferença.
Você já ter "visto coisas", não significa que tenha visto o que eu estou falando... mas pode ver se quiser, qualquer um pode, assim como qualquer um pode olhar pra cima e ver a Lua.
Apocaliptica escreveu:Deus é uma piada de muito mau gosto. É ele a visão equivocada que os teístas teimam em adorar, num delírio completamente maluco ficam enxergando e sentindo, e continuam se batendo para provar que ele existe. Existem vários deuses e outros ainda surgirão. Cada um inventa o que quiser.

Essa é a sua crença... Uma crença formada com base no que dizem os crentes...
Já a realidade, essa é bem outra.

Apocaliptica

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:Desculpa, cara...mas esta foi demais! Os crentes que se dizem escolhidos e dizem ser um povo separado. vai contradizer o que os crentes afirmam? Não fui eu quem disse isto! São eles! No alto da sua prepotência. Os escolhidos, o povo de Deus....uma comédia arrogante e nausente.
E mais, tenho quase meio século de vida. Crente algum vai querer me dizer que a visão dele é a certra e que a minha é a errada, baseado em suas crenças e experiências absolutamente improváveis e de cunho pessoal.

E dai?
Os também tem crente que diz que o BIG-BANG é fruto da colisão frontal (e não lateral) de dois asteróides que se auto criaram... O problema está justamente em querer "questionar" sobre o assunto, sem outra base pra isso, se não o que dizem esses mesmos crentes.
A sua compreensão sobre isso é errada, justamente por não ter fruto em questionamentos, mas sim no que dizem os crentes...

Eles dizerem isso, não muda o fato de que qualquer um pode comprovar por si próprio, sem ter que ser "escolhido" por ninguém.

Por favor, responda às perguntas abaixo , uma a uma. Vamos ver até onde eu consigo acompanhar...

1.Qual é a compreensão certa? A sua?
2.Como sabe?
3.Você acredita nela?Por quê?
4.Como comprovou que você sabe mais sobre a existência de Deus do que os outros crentes, que também dizem que sabem porque eles também já comprovaram?
5.Por que você se acha o sabedor e não eles ou eu?

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu: Eu já vi e já senti tanta coisa que você não faz idéia! Já tive experiências estranhas demais. Quem disse que isto tem nome ou que isto é o mesmo e único Deus? Posso dar o nome que eu quiser, mas não preciso dar nomes aos produtos da minha imaginação, à coisas produzidas pela minha mente e projetadas ao exterior através da minha consciência.

Só que eu não estou falando sobre coisas que são fruto da imaginação e projetadas para fora... essa é a diferença.
Você já ter "visto coisas", não significa que tenha visto o que eu estou falando... mas pode ver se quiser, qualquer um pode, assim como qualquer um pode olhar pra cima e ver a Lua.

Responda a pergunta:

1. O que você viu e sentiu ou vê e sente? Não venha com abstrações e nem dizer que eu seria incapaz de entender.Você vai perder a razão se fizer isto. Vou considerar como desistência, fuga ou maluquice.
2. Como sabe que não é fruto da sua mente? Que está fora de você e não dentro e projetado para fora?

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:Deus é uma piada de muito mau gosto. É ele a visão equivocada que os teístas teimam em adorar, num delírio completamente maluco ficam enxergando e sentindo, e continuam se batendo para provar que ele existe. Existem vários deuses e outros ainda surgirão. Cada um inventa o que quiser.

Essa é a sua crença... Uma crença formada com base no que dizem os crentes...
Já a realidade, essa é bem outra.

Não. Esta é a verdade dos que afirmam, assim como você, baseado em suas convicções, que não são mais merecedoras de crédito do que as dos outros.
Se eu afirmo que os crentes afirmam alguma coisa e você me diz que esta é a minha crença, então também posso afirmar que o que você me diz é a sua crença. Devo dar crédito a ela por quê?
Responda: Qual é a realidade?

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:1.Qual é a compreensão certa? A sua?

Depende do que você está falando...
A compreensão correta da religião vem dos grandes nomes da religião, alguns são estudantes praticantes como eu.
A compreensão correta de Deus, vem da compreensão do conceito apresentado por eles e do conhecimento do próprio. (eu mesmo ainda não o conheço, só vejo as coisas que ele faz).

O que os "crentes" dizem e, você e muitos ateus também dizem, não tem nada a ver com o que os Cristos, Budas e Lao Tés da vida dizem...
Apocaliptica escreveu:2.Como sabe?

Estudando o que eles dizem, não só racionalmente, mas observando diretamente o que eles apontam com as palavras, isso elimina os erros na hora de interpretar os textos.
Apocaliptica escreveu:3.Você acredita nela?Por quê?

Acredita em que?
No que dizem esses "budas"?
Não, não acredito, tenho comprovado pouco a pouco o que dizem.
Já a minha compreensão atual de Deus, essa não é estática, visto que só observo o que ele faz e compreendo um "conceito" relativo... Pra conhecer mesmo Deus, teria que me unir a ele na iluminação, até lá, o vejo de diferentes formas.
Independente disso, "sei" que ele existe por ver o que ele faz... Isso nem é grande coisas, pois apenas se refere a saber que o "conceito" nomeado Deus, de fato existe como descrito.
Apocaliptica escreveu:4.Como comprovou que você sabe mais sobre a existência de Deus do que os outros crentes, que também dizem que sabem porque eles também já comprovaram?

Simples, eles apenas "acreditam" em Deus. Alguns poucos falam sobre "sentir" Deus e isso não se limita a sentir um Deus segundo um conceito especifico, outros falam sobre coisas que não procedem com o que é dito pelos grandes nomes das religiões, assim como o que dizem está em desacordo com os fatos daquilo que observamos pela pratica da mesma.

Tipo, a trindade é um bom exemplo dessa distorção, outro é o que você falou sobre o crente ter sido "escolhido".
Apocaliptica escreveu:5.Por que você se acha o sabedor e não eles ou eu?

Alguns deles falam sobre "sentimentos", mas a maioria apenas "acredita" que Deus existe, sem ter isso como algo comprovado.
Eu, por outro lado, observo as ações de algo consciente em nosso mundo, que "guia" as outras pessoas e a mim, isso se encaixa com o que na religião dizem ser Deus (tudo e todos).
Apocaliptica escreveu:Responda a pergunta:
1. O que você viu e sentiu ou vê e sente? Não venha com abstrações e nem dizer que eu seria incapaz de entender, Você vai perder a razão se fizer isto. Vou considerar como desistêncis, fuga ou maluquice.

Primeiro a "unidade" de tudo, eu já a "senti" e a compreendo racionalmente, visto que não posso apontar nada que exista por si só, separado do todo.
Depois, percebo que estou dormindo (inclusive já acordei por breves períodos), com pouca consciência e por isso não tenho liberdade para fazer o que quero.
Eu percebo que minhas atitudes são "guiadas", eu não vou para onde quero, mas para onde sou levado... Na realidade é meio como uma luta pelo controle, tenho controle parcial, mas pra isso não posso me deixar levar. O problema é que ele sabe disso, podendo me enganar.

O interessante é que os eventos em minha vida, são claramente planejados por alguém com maior conhecimento que eu.
O maior controle é feito através dos sentimentos, mas os pensamentos, condicionamentos e crenças também são usados.
O problema é que você só vai poder ver claramente isso, se estiver concentrada em entender e controlar suas atitudes e sua mente, além de tentar entender os acontecimentos a seu redor.

Observar os sonhos e praticar sonhos lúcidos também ajuda muito.
Sonho com o futuro, converso com pessoas em sonhos que sabem coisas que eu não poderia saber, além de sonhos que são basicamente filmes e que contam estórias completas com informação novinha em folha, algumas vem a se confirmar.
Aos 9 anos de idade, por exemplo, sonhei com algo que só foi servir aos 23... Foi um sonho que tive aos 9 e que serviu para me enganar e me segurar um pouco aos 23.
Com temas que uma criança de 9 anos jamais poderia entender e que estava em perfeito acordo com minha vida aos 23.

Como eu poderia saber como minha vida seria aos 23 e ainda criar um sonho para me segurar e me ensinar algo nessa idade?
Principalmente um sonho que aos 9 anos não me fez o menor sentido.
Apocaliptica escreveu:2. Como sabe que não é fruto da sua mente? Que está fora de você e não dentro e projetado para fora?

Bem, primeiro é bom entender que não existe "dentro" ou "fora", tudo é "uno"... dizer dentro ou fora é apenas algo relativo.
Saber que isso não é criação "minha" é fácil (e "minha" também é relativo), eu não controlo a forma como as pessoas a meu redor agem... Ainda assim se comportam de acordo com os outros acontecimentos e aprendizados de minha vida.
Sem falar que nas atitudes que eu tomo, sem querer faze-lo, mas que resultam em algo esperado e que eu não queria tomar parte... Sempre resultando no aprendizado de algo que eu não queria saber.

Sem falar em informações que não poderiam vir de mim, como informações sobre coisas que eu nunca tinha estudado ou informações sobre o futuro...
Apocaliptica escreveu:Não. Esta é a verdade dos que afirmm, assim como você, baseado em suas convicções, que não são mais merecedoras de crédito do que as dos outros.
Se eu afirmo que os crentes afirmam alguma coisa e você me diz que esta é a minha crença, então também posso afirmar que o que você me diz é a sua crença. Devo dar crédito a ela por quê?
Responda: Qual é a realidade?

Uma coisa é questionar com base em "relatos" de leigos, outra é questionar com base na lógica dos especialistas, achar intrigante e investigar, então apoiar o questionamento na observação dos "fatos".
Você fala com base no que os crentes relatam... muitos ateus fazem isso, essa é a realidade. Eu mesmo já fiz isso e depois percebi o tamanho do erro.

Você não deveria dar credito a ninguém, deveria parar de escutar o que dizem os "crentes" e dar uma olhadinha no que dizem os "Budas", depois observar e questionar os "fatos" que eles apontam com as palavras.
Editado pela última vez por NadaSei em 28 Jun 2007, 19:50, em um total de 1 vez.

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

NadaSei escreveu:As diferenças são grandes, um é um animal mitológico, o outro é tudo, além de um ser falseável e o outro não.

:emoticon11:

NadaSei escreveu:Se for esse o caso, então eu já comprovei que o que você diz não procede, verificando a inexistência desse unicórnio segundo os seus parâmetros.

E qual a diferença do local de adoração, e todo os bla bla bla que eu nada mais fiz que "copiar" o que dissestes?

NadaSei escreveu:Então porque se intrometeu na resposta para algém que diz "saber" que Deus não existe?
E sim, eu sigo a mesma linhas dos ovinis para Deus, a diferença é que os ovinis não são verificáveis, já Deus é... Tendo observado as evidencias que indicam sua existência, a conclusão obvia é o teísmo.

Apenas mostrei como seu argumento é inválido. De qualquer modo, peço desculpas pela intromissão.
Lhe suplico que responda sem devaneios: onde estão as evidências para Deus? Sem putarias tipo: "está dentro de tudo e é tudo".

NadaSei escreveu:A diferença é que eu observo as evidências de sua existência e, concluo que isso é o mais provável, agora, "saber" que Deus existe, bem, a existência dele pra quem observa isso, é tão provável quanto a existência do Lula....

Idem para o Unicórnio.

NadaSei escreveu:Como eu já disse, eu já olhei e não o encontrei... você está "tentando" fugir do assunto.
Ou é possível vê-lo ou não, essa estoria de "não quis ver" não procede.
Ou existe um meio de verificação ou não existe.
Como eu faço para vê-lo?

Eu também olhei e não "encontrei" Deus. Você está tentando fugir do assunto dizendo que ele é imaginário.
[NadaSei] Para vê-lo basta olhar as evidências [NadaSei].

A não ser que algum argumento NOVO (NOVO), NOVOOOOOOO, seja apresentado, não "gastarei " mais tempo nesse "debate".

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

NadaSei escreveu:Depois, percebo que estou dormindo (inclusive já acordei por breves períodos), com pouca consciência e por isso não tenho liberdade para fazer o que quero.

Tente o contrário: permanecer acordado e dormir por breves períodos.

NadaSei escreveu:Eu percebo que minhas atitudes são "guiadas", eu não vou para onde quero, mas para onde sou levado... Na realidade é meio como uma luta pelo controle, tenho controle parcial, mas pra isso não posso me deixar levar. O problema é que ele sabe disso, podendo me enganar.

[Harry Potter] Você está sob efeito da maldição Imperious. [Harry potter]

NadaSei escreveu:O interessante é que os eventos em minha vida, são claramente planejados por alguém com maior conhecimento que eu.
O maior controle é feito através dos sentimentos, mas os pensamentos, condicionamentos e crenças também são usados.
O problema é que você só vai poder ver claramente isso, se estiver concentrada em entender e controlar suas atitudes e sua mente, além de tentar entender os acontecimentos a seu redor.

Eu amo alguém
Isso é uma coisa linda
Logo, Deus existe

Eu penso
Logo, existo
Logo, Deus existe

Dercy Gonçalvez completou, oficialmente ( :emoticon4: ), 100 anos
Ninguém que fez tanto sexo e falou tanta "bagaceirice" vive tanto
Logo, Deus existe

NadaSei escreveu:Como eu poderia saber como minha vida seria aos 23 e ainda criar um sonho para me segurar e me ensinar algo nessa idade?
Principalmente um sonho que aos 9 anos não me fez o menor sentido.?

Não sei. Isso prova que Deus existe? Nos tempos antigos, um simples raio era evidência para a existência de deuses. Coincidência, não?

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Dimítri escreveu:E qual a diferença do local de adoração, e todo os bla bla bla que eu nada mais fiz que "copiar" o que dissestes?

A diferença é que você está falando sobre algo que desconhece e eu falo de fatos que observo.

Isso seria como você explicar que o universo surgiu de uma grande explosão e bla bla bla (descrever a teoria do BIG-BANG) e eu copiar colar e dizer que os duendes surgiram de uma grande explosão e blá,bla bla, etc...

Ou seja, você está a falar sobre algo que não conhece com desdem, apenas substituindo Deus pelo unicórnio... seria semelhante a você falar sobre algo real e eu substituir no que diz sobre o universo por duendes, perde o sentido por eu falar sobre algo que nem ao menos observei ou questionei.
É isso que você está fazendo...
Dimítri escreveu:Apenas mostrei como seu argumento é inválido. De qualquer modo, peço desculpas pela intromissão.
Lhe suplico que responda sem devaneios: onde estão as evidências para Deus? Sem putarias tipo: "está dentro de tudo e é tudo".

Demonstrou nada, como eu já disse, essa comparação refuta tanto o que é ensinado pela religião, quanto trocar o universo por duende, refuta o BIG-BANG... ou seja, não refuta nada.
Dimítri escreveu:Eu também olhei e não "encontrei" Deus. Você está tentando fugir do assunto dizendo que ele é imaginário.
[NadaSei] Para vê-lo basta olhar as evidências [NadaSei].

Afirmar que "olhou" só para concluir que poderia olhar sem encontrar, não é olhar de fato...
Eu estou falando sobre algo que é repetitivo na religião, praticas que levam a uma observação objetiva dos fatos.
Quer isso melhor explicado?

A teoria é simples.
Estamos em um estado mental que distorce a realidade, estamos no estado de vigília, que é um dos estados do sono.
Nesse estados não só distorcemos a realidade, como ficamos cegos a certas coisas, ficamos com pouca consciência, em um tipo de transe.
Seguindo uma pratica mental, podemos aos poucos "despertar" a mente, podemos leva-la a acordar e sair desse estado de sono, passando para o estado desperto.

"Acordando", sua mente para de distorcer a realidade e você passa a ver e perceber coisas que antes não era capaz, incluindo Deus.
Essa pratica que permite passar para o estado acordado da mente, é descrita nas religiões.
Essa é a teoria que é dita de muitas formas, mas a pratica é basicamente a mesma em todas as religiões, visto que estão todos usando palavras diferentes, para ensinar a mesma coisa.
Ou seja, são múltiplos relatos independentes que ensinam a mesma coisa e, que se apoiam em uma argumentação e sobre fatos observáveis.

Cabe a quem duvida disso, seguir o método de verificação ensinado e refuta-lo ou comprova-lo.
Dimítri escreveu:A não ser que algum argumento NOVO (NOVO), NOVOOOOOOO, seja apresentado, não "gastarei " mais tempo nesse "debate".

Satisfeito?
Ou vai tentar substituir o que eu digo por outra coisa?

Lembre-se, seria o mesmo que pegar toda a argumentação e método de uma teoria científica e substituir por outra coisa só pra fazer chacota...

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Dimítri escreveu:Tente o contrário: permanecer acordado e dormir por breves períodos.

Sim... é o que todos devemos tentar... acordar.
Dimítri escreveu:Eu amo alguém
Isso é uma coisa linda
Logo, Deus existe

Eu penso
Logo, existo
Logo, Deus existe

Quem parte de raciocínios simplistas assim é você... não eu.

O raciocínio é mais ou menos esse:
Eu vejo a Lua, outras pessoas também, após questionar concluo que a lua provavelmente existe como alguma coisa, ao menos o conceito parece correto.
Eu vejo Deus e outras pessoas também, após questionar concluo que Deus provavelmente existe como sendo alguma coisa, ao menos o conceito parece correto.

Estou falando sobre observar objetivamente ações de algo consciente, não de sentimentos.
Dimítri escreveu:
NadaSei escreveu:Como eu poderia saber como minha vida seria aos 23 e ainda criar um sonho para me segurar e me ensinar algo nessa idade?
Principalmente um sonho que aos 9 anos não me fez o menor sentido.?

Não sei. Isso prova que Deus existe? Nos tempos antigos, um simples raio era evidência para a existência de deuses. Coincidência, não?

Isso se você pegar apenas esse trecho e retirar de todo o contexto maior.
Isso, junto com a observação de que o inconsciente é inconsciente pra mim, mas consciente por si só, que as pessoas funcionam como "um", guiadas pelo inconsciente coletivo, mas que isso é consciente por si só, mais a "unidade" de tudo e mais um monte de coisas... bem, isso descreve perfeitamente o que na religião chamam de Deus.
Independente de qualquer coisa, isso é o que falam e nomeiam Deus, logo, o Deus sobre o qual eles falam existe, independente de explicações mais profundas sobre o funcionamento disso... Depois, eles tem maior conhecimento de causa que você ou eu.
Até onde eu já pude comprovar, estão corretos... mesmo que eu ainda não saiba exatamente como funciona essa questão Deus/nós/universo.

De qualquer forma, o conceito Deus apresentado está perfeito.

Apocaliptica

NadaSei escreveu:
Dimítri escreveu:
NadaSei escreveu:Tudo muda o tempo todo, a paixão as coisas é apego, fonte de sofrimento em um mundo onde inevitavelmente as coisas mudam.
A paixão por idéias é ignorância, em um mundo onde as coisas são relativas, o apego a idéias leva a distorcer a realidade.
Dessa forma o desapego é ensinado.

Consegues me explicar o amor?
Estou curioso, de verdade. :emoticon1:

Se posso explicar o amor? Mais ou menos... (mais menos, que mais).

No estado de vigília em que nos encontramos, não sentimos o amor, de fato, a maioria das pessoas nesse estado nunca o sentiu.
Eu já tive esse privilegio por duas vezes, a primeira apenas por alguns segundos... uns 10 segundos na verdade, já na segunda o senti por algumas horas.
O primeiro engano do homem é confundir a paixão com o amor, bem como o carinho e apego com o amor.

O amor, como a paixão, é um sentimento que pode ser descrito.
Quando estamos apaixonados por uma garota, o coração bate mais rápido e sentimos um leve enjôo que sobe pela barriga, além de sentir-mos um imenso carinho por essa pessoa.
Já o amor, é um sentimento "quente" que parece ter origem no coração e dele se espalha por todo o corpo, ficamos extremamente felizes não só por estarmos vivos, mas pelo fato das pessoas a nossa volta estarem aqui, compartilhando isso conosco. Nesse caso, são todas as pessoas o alvo desse sentimento, sejam nossos familiares, o mendigo na rua ou o malandro que te assaltou outro dia.

O amor é um sentimento umas 100 vezes mais forte que a paixão e é direcionado para todos, sem restrições.
Imagino que isso seja confuso, engraçado ou mesmo duvidoso para quem nunca sentiu isso... Como saber que isso é o amor?
A gente simplesmente "sabe", da mesma forma que sabemos o que é medo, saudade, paixão, vergonha ou qualquer outro sentimento.

Nós apenas confundimos a paixão com o amor, por nunca ter sentido o amor antes... A paixão é quase que um amor medroso querendo sair, o sentimos apenas em alguns casos e por certas pessoas. Na nossa incapacidade de amar, quando gostamos muito de uma pessoa, parece que o amor tenta sem sucesso aparecer.

O amor é um sentimento diferente e desconhecido por muitos, assim como também é um conceito diferente do que a maioria está acostumado a pensar, quando pensa em "amor".
Por exemplo, a "paixão" que sentimos por uma garota especifica, é um sentimento raro, não sentimos esse mesmo enjôo pelos nossos pais, irmãos ou amigos queridos, ainda assim, chamamos tudo de amor.
O amor é outra coisa, é um caso a parte, um sentimento e um conceito diferentes do "amor" que costumamos pensar antes de senti-lo pela primeira vez.
Dimítri escreveu:Ps.: Concordo com o que dissestes, apesar de também considerar a paixão às coisas ignorância.

Paixão, seja por coisas ou pessoas, costuma ser fruto da ignorância.

Quanta barbaridade e petulância...como é que alguém pode se julgar tão superior e saber o que os outros seres humanos sentem ou não sentem...nem vou dar nome a isto.

É triste demais... :emoticon8:

Apocaliptica

Ou seja...sentir amor ( mas aquele especial e quente ,que a maioria aqui jamais sentiu... :emoticon9:) é a prova da existência de Deus.

E eu pensando que um dia is obter alguma resposta interessante, diferente de todas as que já ouvi na vida ( quase meio século)....e vejo alguns ainda engatinhando...a vida vai mostrar...ou não...enfim... :emoticon8:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:Ou seja...sentir amor ( mas aquele especial e quente ,que a maioria aqui jamais sentiu... :emoticon9:) é a prova da existência de Deus.

E quando foi que eu disse que o amor é prova da existência de Deus?
Quem concluiu isso foi você, não eu... prefiro não pensar de forma tão limitada assim.
Apocaliptica escreveu:E eu pensando que um dia is obter alguma resposta interessante, diferente de todas as que já ouvi na vida ( quase meio século)....e vejo alguns ainda engatinhando...a vida vai mostrar...ou não...enfim... :emoticon8:

O seu problema é justamente "achar" que sabe alguma coisa...

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:Quanta barbaridade e petulância...como é que alguém pode se julgar tão superior e saber o que os outros seres humanos sentem ou não sentem...nem vou dar nome a isto.
É triste demais... :emoticon8:

É simples, observação, relatos, experimentação e até mesmo estudo.
É assim que sabemos que os outros também sentem medo, alegria, tristeza, saudades, etc...

Trancado