Queda-de-braço com Deus (Revista Veja)

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Re: Re.: Queda-de-braço com Deus (Revista Veja)

Mensagem por Apocaliptica »

Joe escreveu:
Apocaliptica escreveu:Basta ver a cara de terror dos crentes quando alguém tem a coragem de dizer de é ateu na frente deles. É uma ofensa e uma afronta. Nem vou dizer mais nada.

Na minha sala de aula existe dois evangélicos que encho o saco quando vão falar comigo de religão.

Querem ser os donos da verdade, mas no final gaguejam porque não tem argumentos para falar comigo, são influenciados e meto argumentos fortes porque se vem para falar comigo sobre as merdinhas da bíblia vão receber na mesma proporção ou maior nos meus argumentos.

Imagine a cara deles?

Faz anos que nenhum crente se atreve a falar comigo sobre estas babaquices. A última que tentou foi através de um conhecido, aqui na internet . Ela me pediu o msn dizendo logo que precisávamos conversar ¬¬ Eu perguntei sobre o que, não é? Já que ninguém PRECISA conversar assim do nada...ela fiqcou sem jeito e disse que me amava, que sentia um amor enorme por mim, mas não estava segura de eu sentia a mesma coisa...¬¬
Eu pensei: é louca, sapata, ou crente... :emoticon12:
Era crente. E louca. Add só para ver onde ela ia. De cara, ela disse que ficou sabendo que eu era atéia e quis saber POR QUÊ (¬¬). Nem respondi. Disse a ela que só continuaria falando se ela me prometesse que o assunto religião e deuses estava proibido e que ela parasse com aquele papo de amor descabido, já que ninguém ama ninguém assim do nada. E muito menos seria possível possível cobrar amor de ninguém, muito menos de um desconhecido.
Ela ficou sem palavras. Falamos algumas vezes. Ela era muito doida. Não entendia nada, não conseguia manter uma linha de diálogo, tinha um gosto musical péssimo, falava de programas de Tv tipo GUGU, Zorra Total e claro os programas religiosos e suas músicas.
Semana passada, quando tomei a decisão de cancelar minha conta no msn, avisei todos os amigos , e, por educação, a ela também.
Ele me catou no orkut e mandou scraps nervosos cobrando os motivos que me levaram a não querer mais falar COM ELA ¬¬
Eu disse que não tinha nada a ver com ela. Ela respondeu dizendo que se eu estava sofrendo de algum problema, podia contar com ela, que ela gostava muito de mim, me chamou de amiga e disse que poderia tentar me ajudar! Cara! Gente doida!
Respondi que não sabia de onde ela tinha tirado essa viagem toda e que eu não precisa de ajuda alguma.

Ela parou de responder, GRAÇAS A DEUS!!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Apocaliptica

SickBoy escreveu:
NadaSei escreveu:
SickBoy escreveu:a meeeeesmaaa ladainha de sempre. pelamor, conhecimento demostrável? "ui ui ui vocês não conhecem a VERDADEIRA religião, aquela que só através do estudo e do auto-conhecimento vocês podem alcançar e sentir os orgasmos múltiplos bla bla bla". ARGH! Quando é que eu vou saber quando o maluco foi tocado pelo dedo do Senhor e quando ele está somente delirando?

Quando você parar de "achar" que sabe tudo, deixar de ignorar o assunto, tornar-se mais céticos e passar a usar a razão de uma forma menos dogmática... Só dai você vai saber diferenciar os malucos, sejam eles teístas, agnósticos ou ateus.

primeiro que eu não acho que sei tudo. aliás, sobre religião eu admito mesmo que não sei nada. Isso não significa que eu vou achar plausível que quando eu me sentar em posição de lótus e ficar fazendo "OUNNN OUNNNN OUNNN" eu alcance orgasmos múltiplos, apenas porque você diz isso. se você fizesse um vídeo seu tendo frissons com essas experiências únicas que só a religião pode proporcionar e o colocasse no youtube, eu, como qualquer um que não tenha predisposição para o sobrenatural, poderíamos até passar a considerar a idéia de adquirir o conhecimento UNO do estudo da VERDADEIRA religião.

ahh, mas você não quer isso NadaSei, você só quer cozinhando todos em banho-maria com essa estória de "conhecimento que a religião pode alcançar"

... quando eu me sentar em posição de lótus e ficar fazendo "OUNNN OUNNNN OUNNN" eu alcance orgasmos múltiplos? que coisa mais gay, sick!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

NadaSei
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

SickBoy escreveu:primeiro que eu não acho que sei tudo. aliás, sobre religião eu admito mesmo que não sei nada. Isso não significa que eu vou achar plausível que quando eu me sentar em posição de lótus e ficar fazendo "OUNNN OUNNNN OUNNN" eu alcance orgasmos múltiplos, apenas porque você diz isso. se você fizesse um vídeo seu tendo frissons com essas experiências únicas que só a religião pode proporcionar e o colocasse no youtube, eu, como qualquer um que não tenha predisposição para o sobrenatural, poderíamos até passar a considerar a idéia de adquirir o conhecimento UNO do estudo da VERDADEIRA religião.

ahh, mas você não quer isso NadaSei, você só quer cozinhando todos em banho-maria com essa estória de "conhecimento que a religião pode alcançar"

E nem precisa acreditar em qualquer coisa apenas porque eu digo. Só que o básico do ceticismo é duvidar, não negar, principalmente não negar aquilo que nós mesmos sabemos desconhecer.
Você pode "achar" improvável e, talvez ache isso justamente por desconhecer.
O inegável é que isso é uma "possibilidade", uma verificável.

É quase como uma teoria científica, onde é feita a argumentação e descrição dos fatos observados e, é apresentando um meio de se reproduzir o experimento e observar os fatos sobre o qual argumentam e descrevem.
É isso o que importa, o fato de ser verificável dessa forma não necessitando de crença.
Isso chega a ser melhor que a teoria da evolução, visto que as implicações da ultima não são falseáveis, não é possível observar uma bactéria evoluindo em uma mosca... Na evolução é necessário analisar outros fatos e torcer para razão não interpreta-los de forma errada, depois concluir que seria possível uma bacteria virar uma mosca...

Só porque você não pode me mostrar isso ocorrendo em vídeo, devo então fazer chacota da teoria da evolução? Devo nega-la? Devo concluir, mesmo sem conhece-la que não passa de crendice? Devo concluir que não é "plausivel"?
A teoria da evolução, me parece tão SOBRENATURAL, quanto o que eu digo te parece sobrenatural...
Eu sou cético quanto a teoria da evolução, mas jamais a negaria.
O ceticismo me obriga a reconhece-la como uma "possibilidade" entre outras.

No caso da religião, as coisas são MUITO mais simples e verificáveis que isso.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:Continua sendo teísta e não ateísta.

Sim... no caso de catolicos e protestantes... Já no caso dos "proselitistas" crentes e preconceituosos, são teístas e ateus.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Apocaliptica

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:Continua sendo teísta e não ateísta.

Sim... no caso de catolicos e protestantes... Já no caso dos "proselitistas" crentes e preconceituosos, são teístas e ateus.

Voltou ao ponto zero. Volto também. Enquanto eu tiver saco....Olhe a história da humanidade e veja onde estão as ações fundamentalistas.

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Proselitismo é um pé-no-saco venha de onde vier

Bjs

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:Voltou ao ponto zero. Volto também. Enquanto eu tiver saco....Olhe a história da humanidade e veja onde estão as ações fundamentalistas.

Estão dos dois lados. Um erro não justifica o outro.
Esse papo de que ateus podem fazer proselitismo, pregar a extinção de uma fonte de conhecimento e elegerem o ateísmo de 1% da população, como a única opção cética e racional, não pode ser justificado na idéia de que teístas fazem o mesmo no espectro oposto.

Como eu já disse, isso é o mesmo que justificar a inquisição protestante na católica... olha o tamanho do erro de raciocínio aí.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

salgueiro escreveu:

Proselitismo é um pé-no-saco venha de onde vier

Bjs

:emoticon45:

aknatom

Re.: Queda-de-braço com Deus (Revista Veja)

Mensagem por aknatom »

Engraçado... será só eu que não vejo problema nenhum em se afirmar as próprias crenças e consequentemente, declarar as outras erradas?
Claro que bem diferente de inquisição ou perseguição aos diferentes mas, discordância e respeito não são antagônicos.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Apocaliptica

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:Voltou ao ponto zero. Volto também. Enquanto eu tiver saco....Olhe a história da humanidade e veja onde estão as ações fundamentalistas.

Estão dos dois lados. Um erro não justifica o outro.
Esse papo de que ateus podem fazer proselitismo, pregar a extinção de uma fonte de conhecimento e elegerem o ateísmo de 1% da população, como a única opção cética e racional, não pode ser justificado na idéia de que teístas fazem o mesmo no espectro oposto.

Como eu já disse, isso é o mesmo que justificar a inquisição protestante na católica... olha o tamanho do erro de raciocínio aí.

E quem disse que ateu tem que fazer proselitismo. É como eu disse num post ontem...os ateus sempre aguentaram calados e foram perseguidos porque tinham apoio de Estados amigados com as religiões, ou onde o a Religião era poderosa e representava a Lei. Denunciar estes séculos de crimes e abusos e exigir que as religiões não se metam onde não é área delas não é proselitismo. É exigir respeito!
O papa mal botou os pés no Brasil e já queria exigir ensino religioso nas escolas! Vai pro Inferno!

Apocaliptica

aknatom escreveu:Engraçado... será só eu que não vejo problema nenhum em se afirmar as próprias crenças e consequentemente, declarar as outras erradas?
Claro que bem diferente de inquisição ou perseguição aos diferentes mas, discordância e respeito não são antagônicos.

Então. Mas é incrível, eles podem,e não vão parar nunca. Os ateus se atrevem a pedir respeito pelo fato de não se dobrarem às regras deles e eles se revoltam!

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:E quem disse que ateu tem que fazer proselitismo. É como eu disse num post ontem...os ateus sempre aguentaram calados e foram perseguidos porque tinham apoio de Estados amigados com as religiões, ou onde o a Religião era poderosa e representava a Lei. Denunciar estes séculos de crimes e abusos e exigir que as religiões não se metam onde não é área delas não é proselitismo. É exigir respeito!
O papa mal botou os pés no Brasil e já queria exigir ensino religioso nas escolas! Vai pro Inferno!

Se fosse apenas isso que os ateus proselitisas fizessem... bem, não seriam proselitistas.
Só que não é essa a atitude criticada, mas sim a de querer impor suas crenças como verdades, como a única posição racional, cética e de pregar o fim da religião em si, não das instituições religiosas, ou se preferir da religião organizada.

Eu sou teísta e sou favoravel ao fim da permissão para igrejas movimentarem dinheiro, sou favoravel ao estado laico, ao fim do preconceito contra ateus, agnósticos, religiosos de outras religiões e seitas, etc...

Não é isso que o ateu proselitista faz, ele prega a ciência e a filosofia como as únicas fontes validas de conhecimento, definindo o resto como bobagem e crendice a ser eliminada, assim como colocando todos aqueles buscam por conhecimento nesses outros meios, como crentes, burros e irracionais.

Nem todo ateu é proselitista, mas boa parte dos ateus, principalmente dos militantes, são tão proselitistas e preconceituosos quanto muitos crentes evangélicos.
Essa é a questão, alguns preferem fechar os olhos a isso e dizer que isso só ocorre entre os teístas, depois ainda tentam justificar esses ateus, dizendo que os teístas também fazem isso só que pior...

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

aknatom escreveu:Engraçado... será só eu que não vejo problema nenhum em se afirmar as próprias crenças e consequentemente, declarar as outras erradas?

Eu nem posso fazer esse tipo de afirmação porque a meu ver o conhecimento está espalhado por elas. E respeito é a base da convivência civilizada

Bjs

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

salgueiro escreveu:

Eu nem posso fazer esse tipo de afirmação porque a meu ver o conhecimento está espalhado por elas. E respeito é a base da convivência civilizada

Bjs

Exatamente.

Ciencia está no espiritismo
Comportamento feminino esta no islamismo
Grana é com a Univer$al
Pedofilia é com catolicos
Vestimentas é com os hare Krishna
Cortes de cabelo é com os rastafaris.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Apocaliptica

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:E quem disse que ateu tem que fazer proselitismo. É como eu disse num post ontem...os ateus sempre aguentaram calados e foram perseguidos porque tinham apoio de Estados amigados com as religiões, ou onde o a Religião era poderosa e representava a Lei. Denunciar estes séculos de crimes e abusos e exigir que as religiões não se metam onde não é área delas não é proselitismo. É exigir respeito!

Se fosse apenas isso que os ateus proselitisas fizessem... bem, não seriam proselitistas.
Só que não é essa a atitude criticada, mas sim a de querer impor suas crenças como verdades, como a única posição racional, cética e de pregar o fim da religião em si, não das instituições religiosas, ou se preferir da religião organizada.

Eu sou teísta e sou favoravel ao fim da permissão para igrejas movimentarem dinheiro, sou favoravel ao estado laico, ao fim do preconceito contra ateus, agnósticos, religiosos de outras religiões e seitas, etc...

Não é isso que o ateu proselitista faz, ele prega a ciência e a filosofia como as únicas fontes validas de conhecimento, definindo o resto como bobagem e crendice a ser eliminada, assim como colocando todos aqueles buscam por conhecimento nesses outros meios, como crentes, burros e irracionais.

Nem todo ateu é proselitista, mas boa parte dos ateus, principalmente dos militantes, são tão proselitistas e preconceituosos quanto muitos crentes evangélicos.
Essa é a questão, alguns preferem fechar os olhos a isso e dizer que isso só ocorre entre os teístas, depois ainda tentam justificar esses ateus, dizendo que os teístas também fazem isso só que pior...

Querido...isto parece briguinha de criança. Quem começou a encher o saco de quem primeiro e matou os que não se submetiam?

Vamos fazer uma coisa. Os ateus param e ficam mudinho de novo. Os crentes vão parar?

Responda.

Apocaliptica

O ENCOSTO escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Exatamente.

Ciencia está no espiritismo
Comportamento feminino esta no islamismo
Grana é com a Univer$al
Pedofilia é com catolicos
Vestimentas é com os hare Krishna
Cortes de cabelo é com os rastafaris.

:emoticon266:

Joe

Mensagem por Joe »

Apocaliptica escreveu:
Joe escreveu:
Apocaliptica escreveu:Basta ver a cara de terror dos crentes quando alguém tem a coragem de dizer de é ateu na frente deles. É uma ofensa e uma afronta. Nem vou dizer mais nada.

Na minha sala de aula existe dois evangélicos que encho o saco quando vão falar comigo de religão.

Querem ser os donos da verdade, mas no final gaguejam porque não tem argumentos para falar comigo, são influenciados e meto argumentos fortes porque se vem para falar comigo sobre as merdinhas da bíblia vão receber na mesma proporção ou maior nos meus argumentos.

Imagine a cara deles?

Faz anos que nenhum crente se atreve a falar comigo sobre estas babaquices. A última que tentou foi através de um conhecido, aqui na internet . Ela me pediu o msn dizendo logo que precisávamos conversar ¬¬ Eu perguntei sobre o que, não é? Já que ninguém PRECISA conversar assim do nada...ela fiqcou sem jeito e disse que me amava, que sentia um amor enorme por mim, mas não estava segura de eu sentia a mesma coisa...¬¬
Eu pensei: é louca, sapata, ou crente... :emoticon12:
Era crente. E louca. Add só para ver onde ela ia. De cara, ela disse que ficou sabendo que eu era atéia e quis saber POR QUÊ (¬¬). Nem respondi. Disse a ela que só continuaria falando se ela me prometesse que o assunto religião e deuses estava proibido e que ela parasse com aquele papo de amor descabido, já que ninguém ama ninguém assim do nada. E muito menos seria possível possível cobrar amor de ninguém, muito menos de um desconhecido.
Ela ficou sem palavras. Falamos algumas vezes. Ela era muito doida. Não entendia nada, não conseguia manter uma linha de diálogo, tinha um gosto musical péssimo, falava de programas de Tv tipo GUGU, Zorra Total e claro os programas religiosos e suas músicas.
Semana passada, quando tomei a decisão de cancelar minha conta no msn, avisei todos os amigos , e, por educação, a ela também.
Ele me catou no orkut e mandou scraps nervosos cobrando os motivos que me levaram a não querer mais falar COM ELA ¬¬
Eu disse que não tinha nada a ver com ela. Ela respondeu dizendo que se eu estava sofrendo de algum problema, podia contar com ela, que ela gostava muito de mim, me chamou de amiga e disse que poderia tentar me ajudar! Cara! Gente doida!
Respondi que não sabia de onde ela tinha tirado essa viagem toda e que eu não precisa de ajuda alguma.

Ela parou de responder, GRAÇAS A DEUS!!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Cá pra nós, eles enjoam! :emoticon12: :emoticon12:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Eu discordar da ciência é uma coisa, pregar o fim dela tachando-a como algo irracional é outra.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:Querido...isto parece briguinha de criança. Quem começou a encher o saco de quem primeiro e matou os que não se submetiam?

Vamos fazer uma coisa. Os ateus param e ficam mudinho de novo. Os crentes vão parar?

Responda.

Não importa quem começou.
Só porque os primeiros homens-bombas foram teístas, isso justificaria ateus homens-bomba? (hipoteticamente falando é claro)
Os ateus proselitistas deveriam agir como os ateus mais racionais, agir diferente desses crentes o mostrar que são racionais... isso iria inclusive fortalecer seu argumento.

Apresentar seus argumentos, não é difamar e pregar.
Que todos ajam de forma racional, ateus e teístas.

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

Pena que os teístas não consigam fazer isso.
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Malamen escreveu:Pena que os teístas não consigam fazer isso.

Alguns, assim como eu, conseguem.
Pena que alguns ateus também não consigam fazer isso...

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

Poucos... muuuuito poucos.
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Se tem um coisa que boa parte dessas discussões provam é que a racionalidade desaparece quando o indivíduo é contrariado :emoticon4:

Bjs

aknatom

Mensagem por aknatom »

NadaSei escreveu:

Eu discordar da ciência é uma coisa, pregar o fim dela tachando-a como algo irracional é outra.

Discordar de algo que pode ser demonstrado é burrice... não importa se vai pregar o fim ou não, e é totalmente inválido.
Com convicções, poucas coisas podem ser demonstradas... nem que Deus existe pode ser provado e nem que Deus não existe, por exemplo. Ter como convicção que Deus não/existe e declarar que a convicção contrária é errada, é válido.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Malamen escreveu:Poucos... muuuuito poucos.

Calma, tenho um pouco de esperança. :emoticon14:

A situação não está tão ruim assim, pelo menos atualmente... :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Trancado