Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Desde sempre a mulher foi seletiva, não começou agora com maior escolaridade. O que mudou foram os parâmetros de seletividade desde que se criou uma opção quando puderam acessar um mercado de trabalho mais bem remunerado
Bjs
O Homem também sempre foi seletivo. A diferença é que o acesso ao mercado pelas mulheres não afetou tanto a seletividade masculina como afetou a feminina.
Parece que o homem estava acostumado a determinados parâmetros que foram arraigados nas bases de suas decisões, ao longo dos tempos. E isso não muda com facilidade. Tais parâmetros podem, é claro, variar, pois os gostos e preferências são inúmeros.
O machismo, por exemplo, é milenar e perdura até hoje. Pela ótica masculina, o padrão da estética da mulher mudou muito nas últimas décadas. Enfim, a seletividade masculina muda de acordo com a evolução sociocultural, embora em menor escala, comparada com a feminina.
Os dois lados estão mudando parâmetros inclusive porque um está ligado ao outro
Já cheguei a conclusão que machismo é informação genética
Bjs
Machismo é um mal que se perpetua face ao secular comportamento de muitas mulheres.
Falo por experiência própria. Já presenciei ( meio como um mero espectador ) minha esposa conversando com amigas sobre os filhos. Por coincidência, todos os filhos dessa história são meninos. Todas concordavam que, já que o filho é homem, quando crescer vai poder traçar muitas meninhas. E uma ou outra repetia o velho ditado : "Prendam suas cabritas que o meu bode está solto". Seguiam risadinhas...
Aí Eu entrava no papo e perguntava já sabendo qual seria a resposta : E se fosse uma filha ? Elas eram unânimes e a resposta não variava muito : "Ah, aí não, safado nenhum iria botar a mão na minha princesinha, não..."
Ué, se o filho é delas, o menino é esperto e pode "traçar" as menininhas. Mas se é filho de desconhecidos, aí o menino é um safado ? E as meninas "traçáveis" tornam-se princesinhas intocáveis, se forem suas ?
Em muitos dos casos, a mulher é a principal responsável pela manutenção do machismo neste país e no mundo.
" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "
Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.
Desde sempre a mulher foi seletiva, não começou agora com maior escolaridade. O que mudou foram os parâmetros de seletividade desde que se criou uma opção quando puderam acessar um mercado de trabalho mais bem remunerado
Bjs
O Homem também sempre foi seletivo. A diferença é que o acesso ao mercado pelas mulheres não afetou tanto a seletividade masculina como afetou a feminina.
Parece que o homem estava acostumado a determinados parâmetros que foram arraigados nas bases de suas decisões, ao longo dos tempos. E isso não muda com facilidade. Tais parâmetros podem, é claro, variar, pois os gostos e preferências são inúmeros.
O machismo, por exemplo, é milenar e perdura até hoje. Pela ótica masculina, o padrão da estética da mulher mudou muito nas últimas décadas. Enfim, a seletividade masculina muda de acordo com a evolução sociocultural, embora em menor escala, comparada com a feminina.
Os dois lados estão mudando parâmetros inclusive porque um está ligado ao outro
Já cheguei a conclusão que machismo é informação genética
Bjs
Machismo é um mal que se perpetua face ao secular comportamento de muitas mulheres.
Falo por experiência própria. Já presenciei ( meio como um mero espectador ) minha esposa conversando com amigas sobre os filhos. Por coincidência, todos os filhos dessa história são meninos. Todas concordavam que, já que o filho é homem, quando crescer vai poder traçar muitas meninhas. E uma ou outra repetia o velho ditado : "Prendam suas cabritas que o meu bode está solto". Seguiam risadinhas...
Aí Eu entrava no papo e perguntava já sabendo qual seria a resposta : E se fosse uma filha ? Elas eram unânimes e a resposta não variava muito : "Ah, aí não, safado nenhum iria botar a mão na minha princesinha, não..."
Ué, se o filho é delas, o menino é esperto e pode "traçar" as menininhas. Mas se é filho de desconhecidos, aí o menino é um safado ? E as meninas "traçáveis" tornam-se princesinhas intocáveis, se forem suas ?
Em muitos dos casos, a mulher é a principal responsável pela manutenção do machismo neste país e no mundo.
Benetton escreveu:Machismo é um mal que se perpetua face ao secular comportamento de muitas mulheres.
Conheço de cor e salteado essa arenga. Fui criada num ambiente onde a predominância era a masculina com o agravante de ser muito mais nova que meus irmãos.
Mas desde pequena sempre achei cruel as imposições ao macho. Do tipo "macho que é macho ..... " tendo inclusive a "obrigação de comer todas" para tempos mais tarde fazer o cara se comprometer com fidelidade a uma porque "macho que é macho" tem que casar. Incoerência total
Essa conhecida arenga tem um fundo de proteção as meninas porque apesar das mudanças já ocorridas, palavras como vadia, piranha, etc, etc, etc, ... ainda fazem parte do dicionário cotidiano das pessoas. "Evoluímos" da virgindade para a "quantidade de parceiros".
A mulher que abandona um emprego para seguir o marido pode contar com o amparo legal de que lhe será garantida a pensão alimentícia ou outra forma de compensação se o casal se separar no futuro.
A pensão alimenticia só é dada hoje pra mulheres sem filhos, em casos extremos! se a mulher tiver condição de ter um emprego, a pensão é provisoria! Diz o novo direito, que a mulher não deve viver a sombra do homem eternamente! acabou essa boquinha pra mulherada!
Como disse, pensão ou outra compensação. Mesmo quando a mulher não conquista a pensão geralmente obtém alguma outra vantagem, como prioridade na posse do imóvel comum.
Creio que essa compensação não estaria prevista em Lei. É apenas consensual, e não gera nenhum direito.
Ainda mais se um dos cônjuges der causa à separação, ainda que apenas por fato de conduta desonrosa, ele não poderá valer-se de benefícios e pensão alimentícia prestados pelo outro cônjuge.
Logo, a pensão de alimentos e quaisquer benefícios de caráter material à ex-cônjuge só é factível desde que haja acordo entre as partes ( sem respaldo jurídico ) e observados o binômio necessidade-possibilidade ( com respaldo ).
" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
Benetton escreveu: Em muitos dos casos, a mulher é a principal responsável pela manutenção do machismo neste país e no mundo.
Concordo com tudo tirando a conclusão de que a mulher é a "principal" responsável. Acho que, na generalidade, ambos os géneros tendem a prepetuar esse tipo de pensamento.
Sim, é verdade. Porém, a minha frase ressalta : "Em muitos casos [ dentre outros além daquele que citei ], a mulher é a principal responsável ... Não quis dizer em "Todos os casos".
Acho que aí em Portugal, como na Europa em geral, não há machismos exarcebados como há no Brasil e na América Latina ...
Sim, é verdade. Porém, a minha frase ressalta : "Em muitos casos [ dentre outros além daquele que citei ], a mulher é a principal responsável ... Não quis dizer em "Todos os casos".
Acho que aí em Portugal, como na Europa em geral, não há machismos exarcebados como há no Brasil e na América Latina ...
Sim, a tua frase é bastante explícita, eu é que quis sublinhar...
Quanto em Portugal e Europa em geral... bem, Portugal não é realmente a Europa em geral, e nem sei se existe essa coisa de Europa em geral. Mas nos países nórdicos não existe mesmo.
Em portugal... o caso muda de figura, o machismo ainda é lei, ainda que ilegal. Os franceses são também bastante machistas, e os italianos (falo em geral obviamente) também.
Na europa de leste o conservadorismo e machismo também ainda são bem reais... enfim, há muito para fazer em muito lado.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
Benetton escreveu: Em muitos dos casos, a mulher é a principal responsável pela manutenção do machismo neste país e no mundo.
Concordo com tudo tirando a conclusão de que a mulher é a "principal" responsável. Acho que, na generalidade, ambos os géneros tendem a prepetuar esse tipo de pensamento.
Quanto em Portugal e Europa em geral... bem, Portugal não é realmente a Europa em geral, e nem sei se existe essa coisa de Europa em geral. Mas nos países nórdicos não existe mesmo.
Em portugal... o caso muda de figura, o machismo ainda é lei, ainda que ilegal. Os franceses são também bastante machistas, e os italianos (falo em geral obviamente) também. Na europa de leste o conservadorismo e machismo também ainda são bem reais... enfim, há muito para fazer em muito lado.
Além de Portugal, a Europa, de uma forma geral, mantêm o machismo, porém não é exarcebado. "De uma forma geral" induz a concluir que boa parte dos países que compõem a Europa mostram essas tendências, como Você mesma citou. Assim como boa parte dos países da América Latina têm esse estigma, como Brasil, Chile, Argentina, México, etc.
Acho que a Espanha é também um pouco machista ...
Editado pela última vez por Benetton em 26 Jun 2007, 14:25, em um total de 3 vezes.
Em portugal... o caso muda de figura, o machismo ainda é lei, ainda que ilegal. Os franceses são também bastante machistas, e os italianos (falo em geral obviamente) também. Na europa de leste o conservadorismo e machismo também ainda são bem reais... enfim, há muito para fazer em muito lado.
Além de Portugal, a Europa, de uma forma geral, mantêm o machismo, porém não é exarcebado. "De uma forma geral" induz a concluir que boa parte dos países que compõem a Europa mostram essas tendências, como Você mesma citou. Assim como boa parte dos países da América Latina têm esses estigma, como Brasil, Chile, Argentina, México, etc.
Benetton escreveu: Além de Portugal, a Europa, de uma forma geral, mantêm o machismo, porém não é exarcebado. "De uma forma geral" induz a concluir que boa parte dos países que compõem a Europa mostram essas tendências, como Você mesma citou. Assim como boa parte dos países da América Latina têm esses estigma, como Brasil, Chile, Argentina, México, etc.
(o meu comentário sobre a "europa em geral" foi mais um desabafo que uma "correcção"... mas tudo bem, a tua conclusão tá óptima)
Italianos ( pelo menos os descendentes aqui no Brasil ) são barbaramente machistas. Mantêm tradições absurdas: o filho é sempre beneficiado com os bens e negócios da família, as meninas que casem e consigam um homem para prosseguir a tradição. Pode ser sutil e pode ser bem clara a mensagem. Depende da família.
A mulher que foi criada em ambiente mesmo que sutilmente machista, sem perceber, quando é mãe, principalmente de menino, transfere e alimenta o principezinho dela diariamente com o néctar machista. Elas são mais apaixonadas pelos filhos homens ( édipo é o culpado), mimam mais, superprotegem mais, fazem todas as vontades e os tratam como retardados. É lamentável que isto aconteça, mas é verdade.
As mensagens vão se internalizando no reizinho dia-a-dia, nas pequenas e grandes reações, por exemplo quando o filhinho chora, bate o pé e exige ou se frustra com algo. Geralmente elas cedem.
O pior é que parecem cegas e refratárias quanto à enxergar este comportamento. Se alguém mostra o que estão fazendo, elas se ofendem, acham sempre uma justificativa ou ficam meio confusas.
E assim, mais uma geração de hominhos se reproduz. Depois é só arranjar uma chance e as primeiras meninas que passam na frente deles, passam a representar a mãe permissiva que eles tiveram.
As mulheres, infelizmente é que fecham este círculo.
Apocaliptica escreveu:A mulher que foi criada em ambiente mesmo que sutilmente machista, sem perceber, quando é mãe, principalmente de menino, transfere e alimenta o principezinho dela diariamente com o néctar machista. Elas são mais apaixonadas pelos filhos homens ( édipo é o culpado), mimam mais, superprotegem mais, fazem todas as vontades e os tratam como retardados. É lamentável que isto aconteça, mas é verdade. As mensagens vão se internalizando no reizinho dia-a-dia, nas pequenas e grandes reações, por exemplo quando o filhinho chora, bate o pé e exige ou se frustra com algo. Geralmente elas cedem. O pior é que parecem cegas e refratárias quanto à enxergar este comportamento. Se alguém mostra o que estão fazendo, elas se ofendem, acham sempre uma justificativa ou ficam meio confusas.
E assim, mais uma geração de hominhos se reproduz. Depois é só arranjar uma chance e as primeiras meninas que passam na frente deles, passam a representar a mãe permissiva que eles tiveram. As mulheres, infelizmente é que fecham este círculo.
disse tudo o que eu sonhei em dizer, mas faltou-me inteligência !
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !
Apocaliptica escreveu:A mulher que foi criada em ambiente mesmo que sutilmente machista, sem perceber, quando é mãe, principalmente de menino, transfere e alimenta o principezinho dela diariamente com o néctar machista. Elas são mais apaixonadas pelos filhos homens ( édipo é o culpado), mimam mais, superprotegem mais, fazem todas as vontades e os tratam como retardados. É lamentável que isto aconteça, mas é verdade. As mensagens vão se internalizando no reizinho dia-a-dia, nas pequenas e grandes reações, por exemplo quando o filhinho chora, bate o pé e exige ou se frustra com algo. Geralmente elas cedem. O pior é que parecem cegas e refratárias quanto à enxergar este comportamento. Se alguém mostra o que estão fazendo, elas se ofendem, acham sempre uma justificativa ou ficam meio confusas.
E assim, mais uma geração de hominhos se reproduz. Depois é só arranjar uma chance e as primeiras meninas que passam na frente deles, passam a representar a mãe permissiva que eles tiveram. As mulheres, infelizmente é que fecham este círculo.
Que isto...eu te empresto um pouco dela ( que é só o que eu tenho ) e o resto se reproduz sozinho....
Que isto...eu te empresto um pouco dela ( que é só o que eu tenho ) e o resto se reproduz sozinho....
hehehe
se fosse possivel eu ficaria lisonjeado !
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !
Além de Portugal, a Europa, de uma forma geral, mantêm o machismo, porém não é exarcebado. "De uma forma geral" induz a concluir que boa parte dos países que compõem a Europa mostram essas tendências, como Você mesma citou. Assim como boa parte dos países da América Latina têm esses estigma, como Brasil, Chile, Argentina, México, etc.
Benetton... [Apagado pela moderação]...
aknatom escreveu:[Apagado pela moderação]???? Que sacanagem... fui tão carinhoso, nem falei que era de todo, ou o tempo inteiro, falei que era só meio e de vez em quando, só geralmente e não em todas as situações...
O que é piada para você pode representar uma ofensa para outros.
No dia em que as pessoas se conscientizarem que os indivíduos possuem sua própria maneira de ver e entender o mundo, com perspectivas e horizontes diferentes e que, portanto, têm reações diferentes nas mesmas situações, a convivência será bem mais amigável e rica no intercâmbio de experiências.
Editado pela última vez por Benetton em 27 Jun 2007, 14:51, em um total de 1 vez.
aknatom escreveu:[Apagado pela moderação]???? Que sacanagem... fui tão carinhoso, nem falei que era de todo, ou o tempo inteiro, falei que era só meio e de vez em quando, só geralmente e não em todas as situações...
No dia em que as pessoas se conscientizarem que os indivíduos possuem sua própria maneira de ver e entender o mundo, com perspectivas e horizontes diferentes e que, portanto, têm reações diferentes nas mesmas situações, a convivência será bem mais amigável e rica no intercâmbio de experiências.
Se eu escrevo alguma coisa e depois coloco risadas e alguém acha que isso é sério e se ofende, a sua perspectiva e horizonte de mundo precisa de uma reformulada pra que consiga uma convivência mais amigável e rica no intercâmbio de experiências.
Se eu escrevo alguma coisa e depois coloco risadas e alguém acha que isso é sério e se ofende, a sua perspectiva e horizonte de mundo precisa de uma reformulada pra que consiga uma convivência mais amigável e rica no intercâmbio de experiências.
Essa "alguma coisa" é muito boa e muito engraçada quando é dirigida aos outros. Mas quando a mesma "alguma coisa" se dirige a nós, a "alguma coisa" deixa de ser tão engraçada.
A sua perspectiva e o seu horizonte limitado pela sua falta de empatia é que precisam de uma séria reformulação, sem a qual o convívio e enriquecimento das habilidades psicosociais permanecerão estáticas e estanques.
Editado pela última vez por Benetton em 27 Jun 2007, 16:26, em um total de 1 vez.