Aos Teístas que participam do RV

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
manoelmac
Contato:

Re: Re.: Aos Teístas que participam do RV

Mensagem por manoelmac »

NadaSei escreveu:
manoelmac escreveu:Porque uma religião prega a existência de um ser divino. logo caberia ao teísta uma prova conclusiva sobre um Deus. Imagino eu... :)

É bom entender primeiro, algumas diferenças.
Crente = Aquele que "acredita".
Os crentes, normalmente são crentes em uma interpretação de uma religião especifica, como interpretações do Cristianismo... Seriam evangélicos, anglicanos, protestantes, etc...
Um crente não precisa justificar nada, ele apenas "acredita".

Teísta = Aquele acredita em Deus (e isso pode ser no sentido de achar mais provável que ele exista), ou "sabe" que ele existe (crença justificada).

Um teísta pode ou não ter uma religião, o teístas deístas, por exemplo, são contrários a religiões que chamam de "reveladas".
Ser teísta é o contrario de se ateu, não carregam nenhum tipo de "moral" ou "dogma" em suas posições, podendo ser de vários tipos.
Eu não sou deísta, me defino apenas como teísta cético, estudo diversas religiões (apenas seus textos, não frequento religiões organizadas e suas instituições) e as pratico, comprovando pessoalmente o que dizem, o que inclui as ações do que chamam de Deus.

Quanto a religiões, os grandes nomes delas (como Cristo ou Buda), normalmente apresentam uma forma de se VERIFICAR o que estão dizendo, isso seria o ônus da prova... Só não é científico, mas é verificável, qualquer um pode comprovar (eu mesmo tenho feito isso pessoalmente), assim como qualquer um pode comprovar que a aspirina elimina a dor de cabeça.

No final das contas, isso não tiraria o papel do teísta (tendo religião ou não) de uma mostra paupável de um Deus.

Sei lá, pelas formas que as religiões pregam, deus é passível de criar algo, ou então fazer apresentações pirotécnicas e com aquela voz-de-trovão-dentro-do-pote-de-quali-de-quinhentos-gramas e falar "eu existo", dessa forma poucos não acreditariam em sua existência. Seria mais fácil ele dizer qual "igreja" frequentar do que dissolver em várias.

Se um Deus existe, ele não poderia criar seres que o desmentisse. Iria ser ótimo se ele se materializasse e virasse palestrante... :emoticon12: Já imaginou a quantidade de DVD ele venderia? :emoticon16:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Dimítri

Re.: Aos Teístas que participam do RV

Mensagem por Dimítri »

hehe...É sempre a mesma coisa: "eu verifiquei", "pode-se verificar mas não é científico", se você verificar verá que estou certo". É o argumento baseado na experiência própria, e só a dele vale. A dos outros está equivocada.

videomaker

Mensagem por videomaker »

Pra mim e acredito que para muitos aqui, basta uma imagem triste para que todas as outras "felizes" percam o sentido...

Tem gente que absorve o ruim com mais facilidade...tem!

Mas como espírita que sou, fico feliz de não interferir no processo de purificação dessas almas, e não posso me permitir ficar triste por eles... o preço que eles pagam é alto o suficiente para que ainda perpétue a tristeza, afinal não há tristeza, apenas aperfeiçoamento espiritual...

Ser responsavel pelo propio sofrimento é tão dificil de entender? ou seria inaceitavel porque não se entende? de novo esse papo de , não vou interferir pois.... blá blá.... tá dando no saco!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Então tá, video. Como pode o espírito se suicidar e ainda ficar perturbado? Mais uma para dar no saco...

docdeoz

Re: Aos Teístas que participam do RV

Mensagem por docdeoz »

manoelmac escreveu:Gostaria muito de uma explicação porque acreditar em suas crenças.

Por que seu Deus é o mais foda?
Por que acreditar nele?
Tem algum link de uma foto do seu Deus?
Tem vídeo no You Tube?

Se cristão:
Se a bíblia foi um livro escrito por inspiração divina, por que Deus parece tão confuso?
Se a bíblia é de fácil interpretação, porque existem tantas vertentes cristãs?

Se alguém conseguir me esclarecer estas dúvidas, eu me converto, se alguém quiser perguntar mais coisas para um teísta de plantão, esteja a vontade.

Preconceito existe em todas as áreas humanas (isto responde a última pergunta):

De acordo com a visão tradicional, Darwin descobriu esses tentilhões, inferiu corretamente sua história e escreveu no livro de apontamentos as famosas linhas: “ Se existe algum fundamento nessas observações, a zoologia dos arquipélagos merecerá exame atento; porque tais fatos enfraqueceriam a estabilidade das espécies”. (...) Dawin certamente encontrou os tentilhões. Mas não os reconheceu como variante de um tronco comum. De fato, ele nem sequer registrou em que ilha muitos deles foram descobertos - algumas de sua etiquetas dizem apenas " Ilhas Galápagos". Tanto pior para o seu reconhecimento imediato do papel do isolamento na formação de novas espécies. E so reconstituiu a história evolutiva após seu regresso a Londres, quando um ornitologista do Museu Britânico identificou corretamente todos os pássaros como tentilhoes.
Apos comentar sobre a viagem de Darwin a Austrália, o autor continua:
Apesar disso, Darwin voltou para Londres sem uma teoria evolutiva. Suspeitava da evolucão mas nao tinha qualquer mecanismo para explicá-la.
Stephen Jay Gould, apos expor idéias inexatas sobre como originou-se a teoria da evolucão, tece o seguinte comentário:
Ao ler o relato pormenorizado de Schweber dos momentos que precederam a formulacão da teoria da selecão natural por Darwin, fui particularmente tocado pela ausência de influências decisivas a partir de seu próprio campo, a biologia. (...)
De fato, acredito que a teoria da selecão natural deveria ser vista como uma analogia ampliada - se consciente ou inconsciente de parte de Darwin, nao sei - a economia do laissez-faire, de Adam Smith. (...)
A teoria da selecão natural constitui uma transferência criativa, para a biologia, do argumento básico de Adam Smith a favor de uma economia racional: o equilíbrio e a ordem da natureza não surgem de um controle externo mais elevado (divino) ou da existência de leis operando diretamente sobre o todo, mas sim a partir da luta entre individuos pelos seus proprios benefícios (...)
O autor, apos fazer observacões de Marx sobre Darwin e a comparacão com a sociedade inglesa, coloca uma assertiva:
Darwin pode ter ido buscar na economia a idéia de selecão natural, mas isto não a impede de estar certa.

O Polegar do Panda, p. 54-57 (Martins Fontes editora)
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

manoelmac escreveu:E outra coisa que eu não entendo, teístas atribuirem o ateísmo como uma religião... Não é obrigatório existir um Deus em uma religião? Ateus não acreditam em Deuses... :emoticon13:

Por que tem dogmas, por que tem santos, por que tem rituais...

O deus do ateu é a matéria e a capacidade que ela tem de, miraculosamente, auto-organizar-se... :emoticon19:
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

videomaker

Mensagem por videomaker »

Apocaliptica escreveu:Então tá, video. Como pode o espírito se suicidar e ainda ficar perturbado? Mais uma para dar no saco...

Quando livre do corpo! tudo fica mais claro! ele percebe a burrada que fez, e o quanto de dor ele causou! dai vêm a pertubação! é preciso conhecer sobre a materia, e dai sim dizer algo sobre ela, seria muito bom vcs darem uma "espiada" antes, e só depois, colocar o que pensa a respeito... oro todo dia por isso!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

docdeoz escreveu:
manoelmac escreveu:E outra coisa que eu não entendo, teístas atribuirem o ateísmo como uma religião... Não é obrigatório existir um Deus em uma religião? Ateus não acreditam em Deuses... :emoticon13:

O deus do ateu é a matéria e a capacidade que ela tem de, miraculosamente, auto-organizar-se... :emoticon19:

:emoticon5: :emoticon5: :emoticon5:

Não tenho dogmas, porque, como bom cético, não penso existir qualquer verdade absoluta. NOssa, essa de santos e rituais foi foda. :emoticon19:

O deus dos teístas é ou Zeus, ou Alá, ou Deus, ou Apolo, ou Afrodite, ou Baco, ou Thor, ou Tupã, ou ... e a capacidade de esses deuses serem destruídos no decorrer do tempo porque hoje, à excessão de poucos, são mitologia, enquanto os outros (Deus, Alá) que não estão com o prazo de validade estourado são religião.

Apocaliptica

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:Então tá, video. Como pode o espírito se suicidar e ainda ficar perturbado? Mais uma para dar no saco...

Quando livre do corpo! tudo fica mais claro! ele percebe a burrada que fez, e o quanto de dor ele causou! dai vêm a pertubação! é preciso conhecer sobre a materia, e dai sim dizer algo sobre ela, seria muito bom vcs darem uma "espiada" antes, e só depois, colocar o que pensa a respeito... oro todo dia por isso!

Pode orar a vontade. Não temos interesse algum em "espiar" esta fantasia. E os que "espiam" não vêem nada de necessário lá. Será que precisamos orar para que você entenda isto?
Não precisa ter pena de nós, pobres mortais que não queremos entender o que vocês crentes e doutrinados aceitam como verdade. A gente pergunta coisas para tentar entender como elas funcionam, assim como em qualquer assunto, e não para entrar para dentro delas.
É tão difícil assim entender que as pessoas pensam e vêem o mundo de tantas formas quando o número de possibilidades existentes? Por que devemos aceitar cegamente o que um cara escreveu e codificou segundo as "viagens" dele? Entra no "barato" dele quem quer, assim como se entra nos Hare Krishna, no zen budismo, no catolicismo, na Umbanda, num baile funk. Aliás , entra e sai. Porque o que tem de gente que migra entre crenças e seitas não é bolinho...e a maioria pula a cerca de acordo com os interesses pessoais. Que o digam os evangélicos.

NadaSei
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:Mas eu não consegui e me desconverti, o que mostra que eu sou preconceituoso e cabeça fechada às evidências, certo?

E você, que comprovou, é que está com a razão e eu devo acreditar em você, certo?

Você usou o método certo, eu fiz tudo errado, certo?

Se você tivesse feito direito, nem ao menos teria sido "convertido"...

Você ficou sem mentir?
Sem julgar o próximo?
Sem cobiçar?
Sem se irar?
Eliminou todos os vícios?
Rezava o terço todo dia?
Amava o próximo como a si mesmo e aprendeu a perdoar?
Se fez como as crianças?

Se não fez o que devida, então não adianta reclamar.
Vai reproduzir um experimento cientifico de forma desleixada, pra ver se consegue o mesmo resultado ou se sai errado e contamina amostrar...
Tem que fazer direito mesmo, isso não tem jeito e não adianta chorar...
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Joe escreveu:Relaxa, Fernandão.

Ele só quer ter a razão e não respondeu minhas perguntas alegando besteiras.

Isso só prova a fuga dele diante os fatos.

hauhauahhuahuau
Quer respostas minhas, então não faça perguntas que apenas servem para evangélicos ou católicos...
Depois, seja original, não copie cole perguntas feitas por outros.
Essas perguntas não servem para teístas sem religião, deístas, ocultistas, hinduistas, etc...

Vou dar um exemplo da estupidez que seria responder essas perguntinhas:

Joe escreveu:01) Como você definiria Deus ou deuses, e por que você está tão convencido que existe um ou mais?

Panenteísmo... só existe ele porque ela é tudo e todos.
Joe escreveu:02) Se tudo necessita de um criador, então quem ou o que criou Deus ou os deuses?

E quem disse que tudo necessita de um criador?
A existência é um mistério, com ou sem Deus ela é inexplicável para nós.
Joe escreveu:03) Como pode, algo que não pode ser descrito, ser dito que existe?

Deus pode ser descrito, ele é tudo e todos.
Joe escreveu:04) Já que existem incontáveis religiões no mundo hoje afirmando ser a única religião verdadeira, por que você pensa que a sua é mais verdadeira do que a deles?

Eu não penso isso, eu NÂO TENHO RELIGIÃO, estudo varias religiões e todas elas são igualmente verdadeiras.
Joe escreveu:05) Mais de uma dessas religiões podem estar certas?

Sim, todas as que estudei, como Taoismo, Budismo, Cristianismo, Hinduismo, entre outras que dei uma olhadinha menor, mas o suficiente para concluir que também eram verdadeiras.
Joe escreveu:06) Se você sente no seu coração que a sua religião é a correta, como você responde aos outros de outras fés que afirmam a mesma coisa?

Eu não sinto nada no coração e já disse que não tenho religião... Depois, você parece estar definindo igrejas e seitas, como "religião"... quer parar de fazer perguntas como essa?
Joe escreveu:07) Como você encerra o debate e descobre qual dessas religiões, se existe alguma, é a correta?

Estudando e praticando, é fácil notar que estão todas falando sobre o mesmo tema e ensinando as mesmas coisas... basta praticar e ver que funcionam, todas elas.
Joe escreveu:08) Por que Deus permite que todas essas religiões falsas existam?

Quem disse que são falsas?
Porque você insiste em fazer perguntas como se eu fizesse parte de uma igreja que se proclama a única verdadeira?
Joe escreveu:09) A história sangrenta do Cristianismo é consistente com o que é suposto ser a religião do amor, ou ela simplesmente ilustra as conseqüências de abandonar a razão pela fé?

Nem um nem outro, se a pessoa abandonasse a razão pela fé nas palavras de Cristo, jamais teria matado alguém, visto que ele ensina a amar o proximo e que quem com a espada fere, com ela será ferido.

Depois, a história sangrenta é da igreja Católica, não do cristianismo, um império, uma teocracia, um governo nem mais nem menos terrível que diversos outros governos humanos.

Porque insiste em me perguntar sobre essas malditas igrejas?
Eu cansei, chega... Não vou responde outras 30 perguntas só sobre igrejas e suas distorções da religião.

:emoticon12:
Me poupe de perguntas pra crentes...
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

manoelmac escreveu:No final das contas, isso não tiraria o papel do teísta (tendo religião ou não) de uma mostra paupável de um Deus.

A religião já ensina um meio que resulta na comprovação da existencia dele, quer mais oque?
manoelmac escreveu:Sei lá, pelas formas que as religiões pregam, deus é passível de criar algo, ou então fazer apresentações pirotécnicas e com aquela voz-de-trovão-dentro-do-pote-de-quali-de-quinhentos-gramas e falar "eu existo", dessa forma poucos não acreditariam em sua existência.

E porque ele não faz isso, então ele não existe?
Já pensou que ele pode ter um motivo?
Você sabia que segundo as religiões, nós somos partes de Deus?
Sabia que somos todos deuses?
manoelmac escreveu:Seria mais fácil ele dizer qual "igreja" frequentar do que dissolver em várias.

Igreja nenhuma, religião, aparentemente todas...

O problema está naquilo que vocês "acham" que sabem sobre o assunto...

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Dimítri escreveu:hehe...É sempre a mesma coisa: "eu verifiquei", "pode-se verificar mas não é científico", se você verificar verá que estou certo". É o argumento baseado na experiência própria, e só a dele vale. A dos outros está equivocada.

Não, é um argumento baseado no fato que existe um meio de verificação que está disponível a todos e que é ensinado na religião.

É como saber se a aspirina elimina a dor de cabeça, qualquer um pode verificar e comprovar pessoalmente... Só que alguns preferem ignorar isso, e ficam apenas "negando"... Nunca tomei uma aspirina, mas ela não funciona, não elimina a dor de cabeça...

Só que vocês dizem: "Se a ciência não fala sobre isso então não é real, eu nunca fiz o que diz que me permite verificar, ainda assim digo que não funciona e que não é real.

Isso é bem semelhante aqueles que negavam a existência de planetas.
"Eu sei que esses tais planetas não existem e não preciso olhar nesse tal telescópio para saber disso, basta saber que a biblia nada fala sobre isso..."

A lógica furada continua a mesma, só o que muda são as crenças tolas...

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

docdeoz escreveu:

O ateísmo não tem santos, tem pessoas que se destacaram por sua inteligência e suas idéias.
O ateísmo não tem rituais.
A matéria se auto-organiza. Isto é um fato. Se você chama a isto milagre, problema seu.

Você diria que Deus intervém pessoalmente na formação de cada um dos cristais de gelo que compõem a neve, cada um diferente do outro? Ou aceitaria que isto é uma propriedade da matéria?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

NadaSei escreveu:O problema está naquilo que vocês "acham" que sabem sobre o assunto...

Suas afirmações também são uma forma de achar que sabe.

Joe

Mensagem por Joe »

NadaSei escreveu:
Joe escreveu:Relaxa, Fernandão.

Ele só quer ter a razão e não respondeu minhas perguntas alegando besteiras.

Isso só prova a fuga dele diante os fatos.

hauhauahhuahuau
Quer respostas minhas, então não faça perguntas que apenas servem para evangélicos ou católicos...
Depois, seja original, não copie cole perguntas feitas por outros.
Essas perguntas não servem para teístas sem religião, deístas, ocultistas, hinduistas, etc...

Vou dar um exemplo da estupidez que seria responder essas perguntinhas:

Joe escreveu:01) Como você definiria Deus ou deuses, e por que você está tão convencido que existe um ou mais?

Panenteísmo... só existe ele porque ela é tudo e todos.
Joe escreveu:02) Se tudo necessita de um criador, então quem ou o que criou Deus ou os deuses?

E quem disse que tudo necessita de um criador?
A existência é um mistério, com ou sem Deus ela é inexplicável para nós.
Joe escreveu:03) Como pode, algo que não pode ser descrito, ser dito que existe?

Deus pode ser descrito, ele é tudo e todos.
Joe escreveu:04) Já que existem incontáveis religiões no mundo hoje afirmando ser a única religião verdadeira, por que você pensa que a sua é mais verdadeira do que a deles?

Eu não penso isso, eu NÂO TENHO RELIGIÃO, estudo varias religiões e todas elas são igualmente verdadeiras.
Joe escreveu:05) Mais de uma dessas religiões podem estar certas?

Sim, todas as que estudei, como Taoismo, Budismo, Cristianismo, Hinduismo, entre outras que dei uma olhadinha menor, mas o suficiente para concluir que também eram verdadeiras.
Joe escreveu:06) Se você sente no seu coração que a sua religião é a correta, como você responde aos outros de outras fés que afirmam a mesma coisa?

Eu não sinto nada no coração e já disse que não tenho religião... Depois, você parece estar definindo igrejas e seitas, como "religião"... quer parar de fazer perguntas como essa?
Joe escreveu:07) Como você encerra o debate e descobre qual dessas religiões, se existe alguma, é a correta?

Estudando e praticando, é fácil notar que estão todas falando sobre o mesmo tema e ensinando as mesmas coisas... basta praticar e ver que funcionam, todas elas.
Joe escreveu:08) Por que Deus permite que todas essas religiões falsas existam?

Quem disse que são falsas?
Porque você insiste em fazer perguntas como se eu fizesse parte de uma igreja que se proclama a única verdadeira?
Joe escreveu:09) A história sangrenta do Cristianismo é consistente com o que é suposto ser a religião do amor, ou ela simplesmente ilustra as conseqüências de abandonar a razão pela fé?

Nem um nem outro, se a pessoa abandonasse a razão pela fé nas palavras de Cristo, jamais teria matado alguém, visto que ele ensina a amar o proximo e que quem com a espada fere, com ela será ferido.

Depois, a história sangrenta é da igreja Católica, não do cristianismo, um império, uma teocracia, um governo nem mais nem menos terrível que diversos outros governos humanos.

Porque insiste em me perguntar sobre essas malditas igrejas?
Eu cansei, chega... Não vou responde outras 30 perguntas só sobre igrejas e suas distorções da religião.

:emoticon12:
Me poupe de perguntas pra crentes...

Não provou nada. :emoticon8:

Joe

Mensagem por Joe »

Quando eu morrer eu vou falar com Zeus e depois vou dizer a ele que no outro continente tem outro Deus e o filho dele é Jesus, aí ele vai querer marcar uma arena de gladiação. Vai ser Jesus X Hércules e eu estarei lá flertando com Afrodite e chamado de PUTA a Maria Madalena.

Cá para nós, enrolação não vai me enganar e não acredito que existam todas as verdades religiosas e todas estão concentradas em diferentes galáxias ou sei lá o que.

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

NadaSei escreveu:
Fernando Silva escreveu:Mas eu não consegui e me desconverti, o que mostra que eu sou preconceituoso e cabeça fechada às evidências, certo?

E você, que comprovou, é que está com a razão e eu devo acreditar em você, certo?

Você ficou sem mentir?
Sem julgar o próximo?
Sem cobiçar?
Sem se irar?
Rezava o terço todo dia?
Se fez como as crianças?

Vai reproduzir um experimento cientifico de forma desleixada, pra ver se consegue o mesmo resultado ou se sai errado e contamina amostrar...

missão impossivel ?
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Jolly_Roger escreveu:
NadaSei escreveu:

Você ficou sem mentir?
Sem julgar o próximo?
Sem cobiçar?
Sem se irar?
Rezava o terço todo dia?
Se fez como as crianças?

missão impossivel ?

Sim, mas isso não tem jeito e não adianta chorar.

Logo, Deus existe! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon2: :emoticon2:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Fernando Silva
Administrador
Contato:

NadaSei escreveu:

Você ficou sem mentir?
Sem julgar o próximo?
Sem cobiçar?
Sem se irar?
Rezava o terço todo dia?
Se fez como as crianças?

Você fez?

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

NadaSei escreveu:Nem um nem outro, se a pessoa abandonasse a razão pela fé nas palavras de Cristo, jamais teria matado alguém, visto que ele ensina a amar o proximo e que quem com a espada fere, com ela será ferido.

Típico de quem não leu a bíblia. :emoticon8:

Apocaliptica

Você leram a experiência de conhecer o amor de Deus que o NadaSei descreveu e que nenhum de nós ateus teve até hoje?

aknatom

Mensagem por aknatom »

Apocaliptica escreveu:Você leram a experiência de conhecer o amor de Deus que o NadaSei descreveu e que nenhum de nós ateus teve até hoje?

Por gentileza, link.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Apocaliptica

Procurarei.

Elvis não morreu

Mensagem por Elvis não morreu »

01) Como você definiria Deus ou deuses, e por que você está tão convencido que existe um ou mais?

Deus é a Causa Primeira do Universo,que detém todas as propriedades encontradas nos seres existentes em infinito grau.

Estou plenamente convencido de que Deus existe porque nenhum ser finito pode existir por si mesmo desde que teria de ser anterior a própria existência limitada,e nenhum ser finito pode ser resultado do nada porque o nada não existe,pela própria definição.Logo existe um Ser infinito responsável pela existência de todos os seres finitos,o Qual que retira de Si mesmo a energia inindável de que necessita para existir.

02) Se tudo necessita de um criador, então quem ou o que criou Deus ou os deuses?

Todo ser finito necessita de um Criador.Um Ser infinito detém uma energia inesgotável e desta Fonte ilimitada retira a Sua subsistência eterna.

03) Como pode, algo que não pode ser descrito, ser dito que existe?

Deus pode ser descrito sim,mas na medida do conhecimento humano.O Ser infinito pode ser relativamente conhecido e descrito.

04) Já que existem incontáveis religiões no mundo hoje afirmando ser a única religião verdadeira, por que você pensa que a sua é mais verdadeira do que a deles?

Primeiro,porque existe um só Deus e logo todas as religiões politeístas estão erradas.Desde que existe uma Causa infinita logo esta Causa infinita é única,desde que infinito mais infinito permanece resultando em infinito e logo só pode existir um único Ser infinito;dois ou mais seres ininitos se unificariam em único ser infinito assim como dois segmentos de reta ininitos se uniicam em uma única Reta infinita.

Segundo,porque todas as religiões panteístas estão errradas.Em virtude da Causa infinita ser Geradora de todos seres e suas respectivas propriedads e características,logo estas propriedades e características existem primariamente em Sua Fonte de origem;a Causa infinita.

Logo existe Inteligência e Consciência própria no Ser infinito,o que o distingue do restante do Universo criado.Além do que a diferença entre a criatura finita e o Criador infinito é a mesma que existe entre um ponto e um segmento de reta infinito.

Com isso resta somente o Monoteísmo e as religiões monoteístas.Dentre estas o Cristianismo e seu método de salvação pela Graça operante de Deus e baseada em Seus méritos é a única que preserva em Deus a Sua qualidade de Primeira Causa e fonte última de todas as qualidades.

08) Por que Deus permite que todas essas religiões falsas existam?

Porque ele não obriga ninguém a aceitar o que não deseja aceitar.As pessoas são livres.

09) A história sangrenta do Cristianismo é consistente com o que é suposto ser a religião do amor, ou ela simplesmente ilustra as conseqüências de abandonar a razão pela fé?

Existe o outro lado da moeda tb.;uma história de amor e solidariedade.E não se abandona a razão pela fé.

10) Se tudo é o produto do grande projeto de um arquiteto onisciente e benevolente, por que a história da vida é um registro de horrível sofrimento, desperdício crasso, e falhas miseráveis? Por que esse Deus passa bilhões de anos de tal carnificina sem ainda ter alcançado seu objetivo?

Porque os seres humanos não são robôs e nem escravos,logo são livres.

11) Por que Deus interveio tantas vezes nos assuntos humanos durante a antiguidade (de acordo com a Bíblia) e, porém, nada durante o Holocausto da Segunda Guerra Mundial?

Ele interviu na história huana somente o necessário para trazer a salvação ao mundo através da Encarnação de Seu Filho.A salvação é o maior dom que existe,mas o homem a rejeita.

13) Pode um Deus que abandonaria seus filhos quando eles mais precisaram dele continuar sendo considerado todo bondoso?

Deus não abandona Seus filhos,Ele simplesmente lhes dá a oportunidade de pensar na Vida e nos outros em vez de pensar em si mesmo.Quem pensar no bem do próximo e da Vida em geral em detrimento do própio será feliz pela eternidade,porque escolheu bem.

14) Se algo não é racional, se deveria de qualquer jeito acreditar nesse algo?

Óbvio que não.

15) Se o Deus da Bíblia é todo bondoso, por que Ele próprio diz que Ele criou o mal? (Isaías 45:7)

Ele cria o mal natural,consequência do mal moral.Porém,ele nada tem a ver com o mal moral(Tiago 2).O mal natural é a simples consequência da retirada da mão de Deus e de Sua Providência de sobre os homens ímpios.

16) Existe uma maneira melhor de obter conhecimento e verdades do que a razão?

Não.

18) O conforto é mais importante para você do que a integridade intelectual?

Não.

19) O que seria necessário para lhe convencer que você está errado?

Que provem inequivocamente que eu esteja errado.

20) Se nada pode convencê-lo que está errado, então por que a sua fé deveria ser considerada algo além de um culto?

Esta pergunta pode ser redirecionada.

21) Se um ateu ou atéia vive uma vida decente e moral, por que um Deus amoroso e compassivo se preocupa se nós acreditamos ou não Nele/Nela/Nisso?

A verdade é que Deus é como uma fonte,se o ser humano decide livremente se abster de beber água morrerá,e se ele decidir viver separadamente de Deus ele não receberá nada da Providência.É uma simples consequência mecânica.

22) Por que tantas pessoas religiosas agradecem a Deus quando elas sobrevivem a desastres, mas não ficam com raiva dele por ter, em primeiro lugar, causado o desastre?

Porque Ele não causa nada diretamente mas somente em resposta a decisão humana de viver à parte Dele.

23) Se você exige que o ateísta desprove o Deus Judeu-Cristão, você está preparado para provar a inexistência de Zeus, Odin, Ra e todos os outros deuses e deusas antigos?

Eles podem existir,mas não há prova alguma disso.Além de tudo,ele não seriam Deus(o único Ser infinito) mas somente deuses(seres grandes mas limitados).

24) Por que o número de ateus e atéias nas prisões é desproporcionalmente menor do que os seus números na população geral?

Baseado em que dados?

25) O Deus brutal, vingativo e sedento de sangue, como mostrado no Velho Testamento, ainda é um deus que ama?

Sim.Ele retira a Providência em resposta ao arbítrio humano e não de modo arbitrário.odos os seres humanaos devem ser agradecidos a Ele porque devem seu bem estar e seus bens à Causa última dos seres.

26) Deveríamos confiar em alguma religião que exige que nós elevemos nossa fé acima da razão?

Não.

27) Como pode o mesmo Deus que, de acordo com o Velho Testamento, matou todos na Terra exceto quatro pessoas ser considerado qualquer coisa que não seja mau?

Porque Ele simplesmente fez o que o homem desejou:Ele Retirou Sua influência de sobre o homem.Ele nada mais fez do responder positivamente a proposta humana de existir a parte Dele(o que é impossível,ontologicamente.)

28) A aceitação do misticismo religioso, magia e milagres é consistente com nossa compreensão de boa saúde mental?

Esta pergunta é capciosa e tendenciosa.

29) Nós devemos odiar nossas famílias e a nós mesmos para sermos bons Cristãos? (Lucas 14:26)

Odiar,não.Devemos amar menos que a Deus.

30) Já que o mundo antigo era abundante de contos de deuses-Salvadores ressurgidos que supostamente tinham retornado da morte para salvar a humanidade, por que o mito de Jesus é mais verdadeiro do que todos os outros?

Porque todos os outros se basearam no dele.Nenhuma religião helenizada pregaria a ressurreiçaõ da carne e logo descarta-se a possibilidade de que as religiões de mistério da Roma antiga tenham inluenciado o Cristianismo;o que ocorreu foi o contrário.

E o fundador do zoroastrismo pregou sua doutrina durante o exílio neobabilônico de Israel e portanto não pode ter influenciado Israel,sendo que o contrário é mais provável.

31) Se a Bíblia é o padrão para a moralidade, por que ela não proibiu a escravidão e a guerra?

A bíblia ensina a não se revoltar e guerrear contra o governo estabelecido e o governo da época era escravocata.Para que provar uma guerra que assassinaria milhares de inocentes?

32) Se a Bíblia é a palavra de Deus livre de erros, por que ela contém tantos erros fatuais, como os dois relatos contraditórios da Criação no Gênesis?

Não há erros doutrinários na bíblia,e os outros erros que existem são erros de interpretação ou erros de tradução/cópia.

33) Por que a Bíblia não foi escrita de uma forma direta que não deixe dúvidas sobre o que ela significa?

Porque ela é um livro de origem oriental e nós somos ocidentais.

34) A última vez que o Cristianismo alcançou poder total, resultou no Obscurantismo, então por que nós deveríamos esperar algo diferente dos fundamentalistas Cristãos hoje?

E os regimes comunistas de orientação ateísta que torturaram e mataram milhões de vidas inocentes na Unisão Soviética e na China?

35) Alguém já foi morto em nome do ateísmo?

Sim.Mao Tse Tung matou cerca de 12 milhões e Stalin cerca de 18 milhões.

36) Por que a história mostra que toda vez que uma religião fundamentalista ganhou poder, rapidamente seguiram-se tirania e perseguições?

Toda vez é uma generalização equivocada.
what sound you?

Trancado