Quem acredita é "crente" ?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
francioalmeida
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Quem acredita é "crente" ?

Mensagem por francioalmeida »

francioalmeida escreveu:"ár", esse acento deve ter sido um espírito que fez eu digitar. Sai da minha cabeça coisa ruim!!!!

usar "esse" no lugar de "este", só pode ser um espírito burro!

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

francioalmeida escreveu:
francioalmeida escreveu:"ár", esse acento deve ter sido um espírito que fez eu digitar. Sai da minha cabeça coisa ruim!!!!

usar "esse" no lugar de "este", só pode ser um espírito burro!

Também tenho um espírito burro! :emoticon12:

Apocaliptica

Bad Robot escreveu:
Apocaliptica escreveu:
francioalmeida escreveu:O ár científico que a literatura espírita se propõe a passar por leitor que é emocionante!

Fluido universal. Ar é coisa boba.

:emoticon16:
Imagem

:emoticon12:

André

Re: Quem acredita é "crente" ?

Mensagem por André »

Usuário deletado escreveu:
DIG escreveu:
videomaker escreveu: O Ateu que acredita que com morte acaba a existencia do ser pensante (pessoa), seria um crente quando se trata de falta de vida apos a morte? :emoticon5:

Não, porque ele se baseia em evidências, não em "porque assim desejo".

Creio que a ótica ateísta é fundamentada na inexistência de evidências que endossam o ponto de vista teísta, porque evidência de que "nada acontece após a morte" não existe.

Exato. É a falta de evidencias positivas que evidenciem, não a existência de evidencias que contrariam questões como "vida apos a morte".

Por isso eu digo que não sei. Mas não me preocupo excessivamente com isso.

Sobre criação, por exemplo, tomo a posição que o Dawkings já falou uma vez, me parece improvável que tenha sido por intenção de uma divindade, se é que houve criação (Universo Eterno), ou supor coisas como a flutuação quântica que gerou a singularidade foi promovida por uma consciência externa do tempo e espaço, inclusive quântico. Ou seja, não da pra afirmar com certeza, mas em termos de probabilidades, nessa dúvida, tendo a dizer que provavelmente não há a tal intenção, nem nada sobrenatural.

Não ser capaz de provar que não há sobrenatural não me parece razão boa o suficiente para acreditar em algo sobrenatural.

E não é essa a razão da maioria das pessoas, é por razoes emocionais, para saciar as dúvidas, por influencia cultural, pela tendência de ver início-meio-fim em tudo. Enfim razoes existem, e devemos respeitar o direito deles terem, o que tb não impede que questionemos suas razoes, e critiquemos, como eles têm o direito de nos criticar. Ninguém pode é querer tirar do outro seu direito de pensar assim, nem julgar seu caráter com base no que pensa sobre essas questões. A segunda é muito difícil, e infelizmente as pessoas, muitas, são preconceituosas.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

O termo "crente" atualmente é muito usado para designar os evangélicos, por isso é melhor usar outro termo em lugar deste para evitar ambiguidade.

... se bem que atualmente os crentes tem possuido muitas outras palavras que originalmente designavam um grupo maior de pessoas que do apenas os protestantes, como o termo "cristão" inclusive... :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Evidências contra vida após à morte.

Dualismo de substância possui problemas graves:

1) Problema da interação: como e onde ocorre interação entre alma e corpo?

2) Problema da violação da conservação de energia

3) Iniciamos nossa existência humana como um contínuo de massa-energia no espaço-tempo e não há evidência de que um ingrediente extra entre no meio do desenvolvimento

4) Erros categóricos e regressos infinitos Ryleanos

Dependência ontológica entre mente e cérebro é confirmada por:

1) Genética comportamental - muitos traços de personalidade possuem alta heritabilidade

2) Endocrinologia, neurologia e psiquiatria: dependência do estado mental à quantidade e permanência no corpo de hormônios, neurotransmissores e substâncias psicotrópicas

3) Neurologia I - Lesões cerebrais e neuroplasticidade: alteração em estados cerebrais causa alterações em estados mentais

4) Neurologia II - Memórias estão fisicamente armazenadas no cérebro, em suas redes neurais

5) Neurociência evolucionária - aumento de habilidades cognitivivas é correlacionado com aumento do neocórtex em nossa linhagem

Espíritas invocam o ad hoc de William James de que o cérebro seria uma antena para salvar seu dualismo de substância. Aguardem pacientemente uma refutação minha dessa hipótese.

Espiritismo possui problemas específicos como revelações inconsistentes de "Espíritos Superiores".

Muitos fenômenos espíritas caso verdadeiros seriam compatíveis com inexistência de vida após a morte e somente sobrevivência de certa quantidade de conteúdo mental após a morte. Seria inclusive uma hipótese mais parcimoniosa.

Só me convence se algum espírito passar no Teste de Turing.

Joe

Mensagem por Joe »

Azathoth escreveu:Evidências contra vida após à morte.

Dualismo de substância possui problemas graves:

1) Problema da interação: como e onde ocorre interação entre alma e corpo?

2) Problema da violação da conservação de energia

3) Iniciamos nossa existência humana como um contínuo de massa-energia no espaço-tempo e não há evidência de que um ingrediente extra entre no meio do desenvolvimento

4) Erros categóricos e regressos infinitos Ryleanos

Dependência ontológica entre mente e cérebro é confirmada por:

1) Genética comportamental - muitos traços de personalidade possuem alta heritabilidade

2) Endocrinologia, neurologia e psiquiatria: dependência do estado mental à quantidade e permanência no corpo de hormônios, neurotransmissores e substâncias psicotrópicas

3) Neurologia I - Lesões cerebrais e neuroplasticidade: alteração em estados cerebrais causa alterações em estados mentais

4) Neurologia II - Memórias estão fisicamente armazenadas no cérebro, em suas redes neurais

5) Neurociência evolucionária - aumento de habilidades cognitivivas é correlacionado com aumento do neocórtex em nossa linhagem

Espíritas invocam o ad hoc de William James de que o cérebro seria uma antena para salvar seu dualismo de substância. Aguardem pacientemente uma refutação minha dessa hipótese.

Espiritismo possui problemas específicos como revelações inconsistentes de "Espíritos Superiores".

Muitos fenômenos espíritas caso verdadeiros seriam compatíveis com inexistência de vida após a morte e somente sobrevivência de certa quantidade de conteúdo mental após a morte. Seria inclusive uma hipótese mais parcimoniosa.

Só me convence se algum espírito passar no Teste de Turing.

Alguém discorda? E por quê?

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Apocaliptica escreveu:
salgueiro escreveu:
Apocalíptica escreveu:Sal, isto é de uma infantilidade e uma falta de amadurecimento emocional inominável. Como alguém pode se sentir frustrado pelas escolhas diferentes dos outros? É como o pai que se frustra porque o filho não vai conhecer os prazeres da profissão dele, como a mãe que se estristece e fica enchendo o saco da filha que não namora o filho da família que ela jurou que seria o melhor partido para a filhinha dela...isto é uma coisa muuuuito doente!

Além do mais, é dar espaço para que os outros sintam pena deles. Ou seja, é isto mesmo que acaba transformando as religiões em algo assustador. Não conseguem olhar para fora, mas querem porque querem que todo mundo entre no berco delas.
Que horror isto!

É só humano

A maior parte das pessoas crêem que só existe um único caminho, o seu. Isso é irreal. Vejo cada ser humano como um "universo" único tamanha a quantidade de facetas que possui

Bjs

Não. É de humanos imaturos. Adultos não podem agir assim. deviam se tratar. A pluralidade é percebida normalmente por crianças a partir dos 3 anos e vai sempre se desenvolvendo até a maturidade.
Não tem explicação razoável isto, senão a doença da lavagem cerebral causada nas cabeças dos fracos. É isto.

Adultos agem assim sempre, a grande maioria. Só muda o "peixe"

Bjs

Judas

Mensagem por Judas »

Jolly_Roger escreveu:
videomaker escreveu: Não crer em vida apos a morte não é crença comum! é crer sem poder demonstrar! é fé pura... :emoticon16:

jesus toma conta !!!

será que eu li isso ?

Leu sim...deprimente.
Voltando à estaca zero.
Quem afirma que EXISTE ALGO, fica OBRIGADO a provar isto.
Se é feita a AFIRMAÇÃO de que EXISTE vida após a morte, fica à cargo de quem afirma isso, provar, e não esperar que se prove que QUALQUER COISA NÃO EXISTA.
Não há evidências de que exista vida após a morte, isto me leva a concluir POR ENQUANTO, que realmente não existe.
Mas existe quem dê crédito para aquelas asneiras que o FILHO DA PUTA do Chico Xavier fazia, e fica iludido acreditando em vida após a morte. fazer o que né.

videomaker

Mensagem por videomaker »

Apocaliptica escreveu:
salgueiro escreveu:
Apocaliptica escreveu:
salgueiro escreveu:

Apocalíptica, para ter uma noção geral da doutrina sem ter que enfrentar a literatura espírita

http://www.espirito.org.br/portal/perguntas/index.html

Bjs

Vou olhar isto de novo...mas já sei que não explica muita coisa que eu queira saber...mesmo assim, obrigada. :emoticon1:

De nada mas a outra alternativa é encarar a literatura, não tem jeito

Bjs

Nego-me a ler aquilo de novo.

Deveria se negar a discutir espiritismo então! vc quer que nesse espaço tenhamos todas as respostas pra suas indagações? ai fica dificil né gaucha..... :emoticon3:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Apocaliptica

Re.: Quem acredita é "crente" ?

Ué...eu estou testando a doutrina na fé dos praticantes...no livro não adianta. Ele não responde às minhas perguntas. Eu não quero engolir a DE, eu quero que me mostrem justamente a lógica daquilo. Se Kardec fosse vivo eu falava com ele.

Dói tanto responder? Ou dá vontade de desistir porque algumas coisas não fazem sentido mesmo?

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

videomaker escreveu: O Ateu que acredita que com morte acaba a existencia do ser pensante (pessoa), seria um crente quando se trata de falta de vida apos a morte? :emoticon5:

Com a morte acabam-se os pensamentos, frutos do funcionamento do cérebro, o corpo constituído de vários elementos combinados (a maior parte é H2O) se reconfigura, vão-se formar outras coisas, vivas inclusive. Não sei de onde você tirou essa idéia supostamente atéia de que com a morte vaí-se para o nada.
Seria como se fosse uma máquina que você vê funcionando, realizando trabalhos meio complexos, num ataque de fúria você pega uma marreta e a destroe, parte em pedacinhos desconexos, ora, você reconfigurou a coitada, mas tudo aquilo que era a máquina você pode colocar num saco e descartar, entretanto o funcionamento que existia você não pode pegar e guardar, pois eram apenas efeitos de um funcionamento que agora é impossível.

Aceite que você é uma máquina orgânica Vídeo, e fique longe de pessoas iradas e com marretas na mão.
:emoticon16:

Ah! Acredito nas coisas que me parecem mais lógicas, só isso.
E minha crença é mutável e não estanque, hermética.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Trancado