Aos Teístas que participam do RV

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

salgueiro escreveu:
Apocalíptica escreveu:Pela humanidade? Pela existência, apesar das dores e da realidade do mundo? Ou algo indefinido como uma sensação de alegria indevassável por qualquer coisa que tente penetrar?

Sou ruim toda vida em descrever emoções :emoticon8:

Não pela humanidade mas com a humanidade. Não foi uma sensação efusiva, só consigo associar a poderosa

Bjs

Hum...ou seja...natural, humana e todos nós já experimentamos isto em algumas circunstâncias. Eu já experimentei várias vezes. Em várias intensidades. Assim como experimentei o niilismo absoluto.

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Apocaliptica escreveu:
salgueiro escreveu:
Apocalíptica escreveu:Pela humanidade? Pela existência, apesar das dores e da realidade do mundo? Ou algo indefinido como uma sensação de alegria indevassável por qualquer coisa que tente penetrar?

Não pela humanidade mas com a humanidade. Não foi uma sensação efusiva, só consigo associar a poderosa

Bjs

Hum...ou seja...natural, humana e todos nós já experimentamos isto em algumas circunstâncias. Eu já experimentei várias vezes. Em várias intensidades. Assim como experimentei o niilismo absoluto.

Nunca senti nada que pudesse associar a niilismo muito menos absoluto

Bjs

Apocaliptica

Re: Re.: Aos Teístas que participam do RV

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:E como você pode saber que as pessoas desconhecem esta sensação? Baseado em quê?

Baseado em quatro coisas:

1 - No estudo, textos de pessoas que descrevem a mesma coisa, e dizem que antes era desconhecido por elas. Textos que falam sobre o amor nesses parâmetros, amor incondicional.
2 - No fato de que eu nunca tinha sentido isso antes e como todos, confundia a paixão com o amor.
3 - No relato de descrições das pessoas sobre o amor... Quando descrevem o medo, descrevem o medo que conheço, quando descrevem a alegria, descrevem a alegria que eu conheço, o mesmo com a vergonha e outros sentimentos... Já quando descrevem o "amor"... descrevem na realidade a paixão que eu também conheço.
4 - Quando eu descrevo esse "amor", ficam tão surpresas e incrédulas quanto você... Pelo relato delas é fácil concluir que desconhecem isso, você é inclusive mais um dos muitos exemplos que eu já tive disso.

Quem disse que estou incrédula? Olhe minha resposta à sal. Estas lhe parecem incrédulase lhe e lhe dizem isto, pois voc~e faz um escarcéu tão grande, que parece típico dos visionários, os que se julgam enviados, os médiuns, os que se sentem escolhidos. Você critica isto, mas a sua retórica é toda assim. Egocentrada. Mas você vai negar isto, com certeza.
Na verdade, amor e paixão são coisas totalmente diferentes. E paixão é algo que geralmente está ligado à um desespero pela descoberto de lago intensamente novo , instigante e atraente, geralmente de fundo sexual.
Amor pleno pela humanidade e pelo existência, é coisa que muitas pessoas sentem, apenas tão descrevem ou não falam. mas olhe o mundo das poesias, veja o que a mente humana já produxiu e veja como todo mundo sente isto.
Não se ache tão especial. Você é igual.

Bad Robot

Mensagem por Bad Robot »

Apocaliptica escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Isso é normal... para quem intelectualmente acha que não há um sentido... e depois sente que não há um sentido. Vai contra o natural teleologismo do ser humano... e isso pode causar angústia.

Apocaliptica

salgueiro escreveu:
Apocaliptica escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Nunca senti nada que pudesse associar a niilismo muito menos absoluto

Bjs

É. Este é mais complicado. Quem já teve depressão profunda ou insights depressivos ou suicidas sabe como é. Mas pode acontecer de outra forma, é algo bastante subjetivo. Um vazio subjetivo. Nada bom.

Apocaliptica

Bad Robot escreveu:
Apocaliptica escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Isso é normal... para quem intelectualmente acha que não há um sentido... e depois sente que não há um sentido. Vai contra o natural teleologismo do ser humano... e isso pode causar angústia.

Exato. É como pensar no nada e depois se dar conta que o nada pode ser sentido, além de pensado. Muito angustiante.

Bad Robot

Re.: Aos Teístas que participam do RV

Mensagem por Bad Robot »

ser ateu nem sempre é divertido. É preciso cojones...

Bad Robot

Mensagem por Bad Robot »

Apocaliptica escreveu:
Bad Robot escreveu:
Apocaliptica escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Exato. É como pensar no nada e depois se dar conta que o nada pode ser sentido, além de pensado. Muito angustiante.

ah... lembrei-me de uma coisa. Há um sentimento do nada. É como uma experiencia directa da ausência... quase mística, mas não consoladora. Eu já senti. E agora, esta experiência é inferior á dos Teístas que dizem sentir Deus?

para mim é só o cérebro a pregar partidas e a verdade está lá fora. E ninguém sabe...

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

NadaSei escreveu:o que é ensinado por Cristo, isso é bastante claro nos evangelhos.

Refere-se à bíblia? Se sim, fica claro que você não leu. Há nela tantas barbaridades justificados por Cristo como sendo o "bem".

Joe
Gênero: Masculino

Mensagem por Joe »

NadaSei escreveu:
Joe escreveu:
NadaSei escreveu: :emoticon12:
Me poupe de perguntas pra crentes...

Não provou nada. :emoticon8:

Provei que essas perguntas são direcionadas a crentes em igrejas interpretes do cristianismo, não a teístas céticos como eu, ou a deístas e outros tipos de teístas... Provei que não fugi das perguntas.

Você provou que enrolou e não respondeu.

Joe

Mensagem por Joe »

E quem falou sobre o nada, pesquisem um pouco sobre Niilismo.

Apocaliptica

Bad Robot escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Bad Robot escreveu:
Apocaliptica escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

ah... lembrei-me de uma coisa. Há um sentimento do nada. É como uma experiencia directa da ausência... quase mística, mas não consoladora. Eu já senti. E agora, esta experiência é inferior á dos Teístas que dizem sentir Deus?

para mim é só o cérebro a pregar partidas e a verdade está lá fora. E ninguém sabe...

Pelo que eles descrevem é oposta...eles se dizem tão iluminados e aquilo é obscuro demais.

Também acho que o cérebro dá o start e a verdade está lá fora...

Apocaliptica

Joe escreveu:E quem falou sobre o nada, pesquisem um pouco sobre Niilismo.

Eu já passei por esta fase. Às vezes mergulho nela.

Joe

Mensagem por Joe »

Apocaliptica escreveu:

Para mim essa fase é definitiva.

Apocaliptica

Joe escreveu:
Apocaliptica escreveu:

Para mim essa fase é definitiva.

Você é niilista por convicção ou acha que quem entra nesta não tem volta?

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:Quem disse que estou incrédula? Olhe minha resposta à sal.

Suas mensagens anteriores a essa sugeriram isso.
Resta saber agora se estamos falando sobre a mesma coisa.
Apocaliptica escreveu:Estas lhe parecem incrédulase lhe e lhe dizem isto, pois voc~e faz um escarcéu tão grande, que parece típico dos visionários, os que se julgam enviados, os médiuns, os que se sentem escolhidos. Você critica isto, mas a sua retórica é toda assim. Egocentrada. Mas você vai negar isto, com certeza.

Eu nego porque isso não é verdade... você é quem julga assim, por falo de coisas incomuns, mas que em nenhum momento são "especiais"... são coisas naturais e de acesso de qualquer um.
De fato, eu não falo nada de novo, muito pelo contrario.
Apocaliptica escreveu:Na verdade, amor e paixão são coisas totalmente diferentes. E paixão é algo que geralmente está ligado à um desespero pela descoberto de lago intensamente novo , instigante e atraente, geralmente de fundo sexual.
Amor pleno pela humanidade e pelo existência, é coisa que muitas pessoas sentem, apenas tão descrevem ou não falam. mas olhe o mundo das poesias, veja o que a mente humana já produxiu e veja como todo mundo sente isto.
Não se ache tão especial. Você é igual.

Não me acho especial, só falo sobre algo raro de ser sentido e que poucos conhecem por estarmos no estado de vigília.
Eu não falo de um "amor pela humanidade e existência", em um sentido romântico... falo de um sentimento físico, um calor intenso com origem no coração e que se espalha pelo corpo, seguido de uma felicidade extrema por estar vivo e por ter pessoas com quem compartilhar isso.
O fundamental desse sentimento é o intenso calor no "coração".

Já conheci algumas poucas pessoas que já sentiram isso, eu mesmo só senti isso duas vezes, uma durante 10 segundo ou menos, outra durante algumas horas... Esse sentimento é o estado natural de alguém que atinge a iluminação, a pessoa sente isso pra sempre. (o que claro, não é o meu caso.)
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Dimítri escreveu:
NadaSei escreveu:o que é ensinado por Cristo, isso é bastante claro nos evangelhos.

Refere-se à bíblia?

Me refiro aos evangelhos que citam Cristo, sejam eles considerados "canônicos" ou "apócrifos".
Dimítri escreveu: Se sim, fica claro que você não leu. Há nela tantas barbaridades justificados por Cristo como sendo o "bem".

Por exemplo?
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Apocaliptica

Já senti isto várias vezes. E já senti o nada. E daí?

E a vigília ou não vigília nada tem a ver com isto.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:"Paixão é um amor medroso querendo sair"?

Como assim? Paixão é um amor avassalador que sai demais até do controle...

A paixão é um sentimento 100 vezes mais "morno" ou fraco que o amor.
Chamo de medroso porque em sua maioria os sintomas ou "efeitos" lembram um pouco o "medo", como a bater acelerado do coração e um certo enjôo.
Parece o amor por todos querendo sair, mas sai apenas por uma pessoa e muito "fraquinho"...
Apocaliptica escreveu:e está dirigido ao sexo oposto.

Nem sempre... :emoticon12:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:Já senti isto várias vezes. E já senti o nada. E daí?

E dai nada...
Isso é só um sentimento como qualquer outro, só é um raro e que só permanece fora do estado de vigília.
Os sentimento devem ser controlados, esse especificamente, só permanece com a mente controlada.
Apocaliptica escreveu:E a vigília ou não vigília nada tem a ver com isto.

Tem a ver com a permanência dele, a única forma de mantê-lo é fora da vigília.

Apocaliptica

NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:"Paixão é um amor medroso querendo sair"?

Como assim? Paixão é um amor avassalador que sai demais até do controle...

A paixão é um sentimento 100 vezes mais "morno" ou fraco que o amor.
Chamo de medroso porque em sua maioria os sintomas ou "efeitos" lembram um pouco o "medo", como a bater acelerado do coração e um certo enjôo.
Parece o amor por todos querendo sair, mas sai apenas por uma pessoa e muito "fraquinho"...
Apocaliptica escreveu:e está dirigido ao sexo oposto.

Nem sempre... :emoticon12:

Estamos falando de coisas diferentes. Paixão é muito forte e pode evoluir para um amor poderoso, mas mais tranquilo. A paixão é tão forte que perdemos a capacidade de raciocinar e as pessoas se matam e cometem besteiras no estado apaixonado.
Acontece que o amor que envolve troca carnal é um pouco paixão por causa do calor hormonal da libido.
Amor fraterno ou filial é outra coisa. É forte como o amor que sinto pela minha filha, mas não me tira da razão como a paixão.

Ah, e você me entendeu...é pelo sexo oposto nos moldes tradicionais. Para mim é pelo sexo oposto. Para quem gosta dos dois sexos, que seja pelos 2 sexos... :emoticon4:

Apocaliptica

NadaSei escreveu:

E dai nada...
Isso é só um sentimento como qualquer outro, só é um raro e que só permanece fora do estado de vigília.

Não, não é. Pode mudar seu conceito a partir de agora. Algumas pessoas experimentam isto em uma reunião de negócios ou durante o sexo. Pode ser para você, mas é uma característica sua.
NadaSei escreveu:Os sentimento devem ser controlados, esse especificamente, só permanece com a mente controlada.

Na verdade não faz sentido querer permanecer nele por controle. É melhor quando ele é espontâneo. Eu nem gosto de permanecer naquilo.Acho um saco e uma perda de tempo, coisa de monge ou de quem gosta de sair fora da realidade. Eu não curto isto.
NadaSei escreveu:

Não. Pode ser uma coisa sua, mas não corresponde à capacidade dos outros. Cada um com as suas experimentações.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:Estamos falando de coisas diferentes. Paixão é muito forte e pode evoluir para um amor poderoso, mas mais tranquilo. A paixão é tão forte que perdemos a capacidade de raciocinar e as pessoas se matam e cometem besteiras no estado apaixonado.
Acontece que o amor que envolve troca carnal é um pouco paixão por causa do calor hormonal da libido.
Amor fraterno ou filial é outra coisa. É forte como o amor que sinto pela minha filha, mas não me tira da razão como a paixão.

Ah, e você me entendeu...é pelo sexo oposto nos moldes tradicionais. Para mim é pelo sexo oposto. Para quem gosta dos dois sexos, que seja pelos 2 sexos... :emoticon4:

Então você não está falando sobre o mesmo sentimento que eu...
Está falando sobre o conceito de amor filial, fraternal, etc... está falando sobre "carinho" por alguém.

O sentimento sobre o qual falo, é 100 vezes mais forte que a paixão.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apocaliptica escreveu:
NadaSei escreveu:

E dai nada...

Não, não é. Pode mudar seu conceito a partir de agora. Algumas pessoas experimentam isto em uma reunião de negócios ou durante o sexo. Pode ser para você, mas é uma característica sua.
NadaSei escreveu:Os sentimento devem ser controlados, esse especificamente, só permanece com a mente controlada.

Na verdade não faz sentido querer permanecer nele por controle. É melhor quando ele é espontâneo. Eu nem gosto de permanecer naquilo.Acho um saco e uma perda de tempo, coisa de monge ou de quem gosta de sair fora da realidade. Eu não curto isto.
NadaSei escreveu:

Não. Pode ser uma coisa sua, mas não corresponde à capacidade dos outros. Cada um com as suas experimentações.

Como eu disse no post anterior, parece que não estamos falando sobre a mesma coisa.
Você apenas concluiu que estamos, porque eu chamo isso de amor e você já tem coisas definidas como amor... É o que todos fazem, eu mesmo só repensei o conceito amor, após senti-lo pela primeira vez.

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

NadaSei escreveu:
Dimítri escreveu: Se sim, fica claro que você não leu. Há nela tantas barbaridades justificados por Cristo como sendo o "bem".

Por exemplo?

http://www.youtube.com/watch?v=g2bx6Lg_ps8

Trancado