Apocaliptica escreveu:SickBoy,na verdade além de não entender bem o que isso tem a ver com a discussão, não entendi nada. ser policial é "ser igual"? brincar de policia e ladrão na rua predispõe a uma dessas duas opções? moleque que quer ser bandido? aham, quando olham ao redor são as únicas pessoas que impõem respeito(tem $$$). "pai, quero crescer e catar papelão como você".
Tudo tem a ver com a cultura que impera no meio em que eles vivem. Ser policial é ser "forte", "poderoso", ter acesso a armas ( que são símbolo de poder").
Ser "igual" significa falar a mesma linguagem que rola no meio, conseguir um grupo de amigos e mulheres que "pagam pau" prá ele. E ainda se sentir do dono do pedaço.
E sim, de novo você usou o argumento de ser bandido porque é a única coisa que dá dinheiro...como se eles não se submetessem a profissões que precisa trabalhar e talvez não ganhar tanto dinheiro. Catar papelão é menos digno que ser bandido? E precisa ser igual a ao pai? Ou isto ou ser bandido? Veja bem, você é que está me mostrando a mentalidade deles. Não quero catar papel...portanto...vou ser bandido!
Assim você me dá razão.
caramba, eu já disse mil vezes que essa mentalidade é errada, isso não significa que eu não consiga me por no lugar deles e avaliar como pensam, conforme a perspectiva que eles tem. mas vamos lá
primeira coisa: se catar papelão não é digno ou não. o que dizer sobre isso. conhece alguém que sonhe em catar papelão? eu não. dentre as profissões que as pessoas idealizam eu não vejo ninguém sonhando com isto. mas recentemente o número de catadores aumentou bastante. a reciclagem do lixo criou esse nicho. disposto tudo isso, não, catar papelão não é uma profissão "indigna", mas não é uma profissão que todos queiram. concordamos nesse ponto?
segundo ponto: se é mais digno catar papelão que "ser bandido"(definição um pouco genérica, mas vá lá). Obviamente que EU nunca acharia "digno" ser criminoso, e não vejo nada de errado em catar papelão, além do fato de ser um trabalho com baixissima remuneração e levar a um grande desgaste físico. Só que não é o que eu penso que dita as regras do mundo, o "criminoso" possui sim uma espécie de status, tem dinheiro, fama de mau.
terceiro ponto: "não quero catar papelão então serei bandido..." não bem só catar papelão, mas qualquer subemprego mal-remunerado. e "virar bandido" não e´sair matando, sequestrando, queimando ônibus, começa-se com pequenos furtos na adolescência, e assim vão subindo até começarem a assaltar a mão armada e etc. não que essas pessoas não tenham "escolhas", e são "levadas" a praticar o crime, mas obviamente um meio favorável e um sentimento de injustiça deturpado irão levar mais pessoas a "ceder" ao crime.
Apo, em 1970 não existia o abismo entre o ensino público e o privado que temos hoje. VOCÊ bem sabe disso pois repete tanto "como era não é mais", o filho do presidente Médici não era vítima pois o ensino público não deixava a desejar como hoje. Só mesmo alguém possuindo um extremo talento para ser autodidata (pois não terá base) e ainda dedicar-se com muito afinco mesmo para conseguir passar em medicina
Ah...agora eu ter estudado com o sobrinho do Presidente não é mais estranho? Mudou o quê?
Sim, havia abismo grande e eu senti isto. Assim como alguns como alguns colegas meus abandonaram os estudos ( e meu irmão igualmente), muitos se formaram em ótimos profissionais, de todas as áreas.
E daí? Onde está a diferença? Nas "oportunidades"? Quando o ensino piora, fazemos o quê? Desistimos de estudar e viramos marginal ( afinal , somos vítimas ) ou estudamos mais ainda. Enquanto eu me matava copiando livros dos outros, meu irmão se drogava e fazia farra na rua ( sem grana, só baderna mesmo, indo algumas vezes ido parar na DP mais próxima). E depois chegava em casa e me chamava de trouxa. Reação natural de quem tá na pior. Ele chegou a chutar o b oletim no barro uma vez quando eu fui buscá-lo na escola para não deixar eu ver as notas vermelhas dele. E assim agiam todos os da turma dele. Um deles acabou sendo preso mais tarde. O irmão dele fez Física na Federal. Mesmas condições.
HOJE seria estranho alguém de família "simples" estudar com o sobrinho de um governante, antigamente não. apo, quando a educação não é uma merda, os empregos também, as ruas, baixam-se as expectativas e mais pessoas irão ceder a chamada "vida fácil", uma criança de sete anos é capaz de entender isso.
ué. não é você que acha um absurdo o povão querer algo mais? comprar eletrodomésticos básicos a prestação que trazem um puta conforto a nossa vida?
Acho que devemos ter o que podemos. Não mais. Assim funciona a administração. Gente que nem sabe escrever o nome, em vez de comprar livros e ir ao cinema, compra DVD e som beeeeeemmmm grande, computador para cada filho, prá se enganar e pensar que vive bem. Mas às vezes nem comida não tem. Que valores são estes? É por istoque estamos como estamos e somos terceiro mundo. O negócio é gastar e esbanjar.
Eles não compram eletrodomésticos básicos. Eles querem coisa de gente "bacana". Já viu as liquidações aquelas que abrem as portas e a manada invade, se agarra a tapa prá pegar tudo que pode e nem sabe prá que serve, ou não tem como pagar e nem como carregar? Uma tristeza...é patético!
E carnê de prestação é burrice. Os juros são altíssimos. Mas eles preferem se endividar a economizar e pagar o que podem e à vista. Gente tosca. Não vão sair di buraco nunca.
"devemos ter o que podemos". tosco. sim, eu lamento que muitas pessoas não apreciem um bom livro, creio que isso se dá devido a péssima educação, nem pais nem nas escolas as pessoas são incentivadas à leitura, não cultivam esse hábito. "manada"? compram coisas quem nem sabem pra que serve? deixa eu ver se eu entendi. estão numa liguidação de eletrodomésticos porque ali durante a queima de estoque os preços serão bem abaixo do mercado. E essas pessoas "torram" o dinheiro(que sempre é pouco) com "superfluos" que nem sabem pra que funcionam? gente que compra eletrodoméstico e nem comida tem em casa? como diz o Beto... ALOOUU?? chamando apocaliptica de seus delírios... apo, essas pessoas tem o que comer sim. talvez na casa deles não há a mesma fartura que tenha na sua geladeira, mas essas pessoas precisam se alimentar...err... pra se manter vivas. também administram seu dinheiro, se acotovelam numa liquidação por essa razão mesmo, e acredite, pensam MUITO BEM antes de comprar qualquer coisa, porque a grana é curta
em quem o povo vota? o que diabos tem a ver? só porque nas últimas eleições não se elegeu aquele que você preferia? com tantos políticos bons por ai não é?
Você está vivendo em que realidade? Em que lugar? Em que país? Está tirando conclusões fáceis sobre quem eu preferia? A boa e velha mania de achar que quem não votou no candidato do povo, só pode ter preferido o candidato da elite...que coisa mais simplista. Olhe quem é o Presidente e o que está rolando. Ele não era o povo? Olhe quem é a elite agora? O povo não votou no Lula e na corja dele por falta de opção. Votou porque acreditava e ainda acredita nele, porque escolheu ele. Porque ele é "igual" a eles, porque foi pobre e analfabeto. Estes são os valores do povo. Então....não reclamem. O governo Lula dá o exemplo de criminalidade e impunidade. E assim é que funcionam as coisas. E a popularidade dele até cresceu. Por que será?
bla bla, nem vou comentar. Diga-me em quem votou nas eleições de 89 e 94 e 98. vou ficar apontando o dedo pra você feito uma criança mimada e dizendo culpada culpada
sim, essa é uma das justificativa para as pessoas na roça. aqueles que vivem criando galinhas e se acostumaram com a vida simples
Não. Os favelados quando saem da favela ( nas cidades, não na roça) vão ao Museu? Lêem livros? Não. Eles preferem gastar com outras coisas variadas. O dinheiro é o MESMO. Mas eles escolhem outras coisas. Acham museu um saco. Melhor é baile funk. Minha faxineira não dá leite ao filho, dá Coca-Cola. Não dá sanduíche, dá salgadinho. Ok. Eu tinha dinheiro, mas minha filha tomava leite e não Coca-Cola, comia sopa e não salgadinho. Ou seja, cada um faz o que quer e o que acha melhor denro das suas condições. Cada um faz as suas escolhas.
eu não vou a museus. ninguém é obrigado a ir.
o que tem a sua faxineira a ver com isso? jovens de classe média espancaram uma empregada. maldita classe-média?
putaria? virou moralista agora apo? o que é "música de qualidade"? COMO DIABOS vou julgar alguém agora pela MUSICA QUE ESCUTA??
Ah não? Música, leitura, arte em geral, é cultura. O que diferencia um povo desenvolvido de outro menos desenvolvido é, entre coisas, a cultura que este povo consome. Existe música lixo e música de boa qualidade. Existe revista e livro lixo, e leitura de boa qualidade. Vai me dizer que é tudo igual? Depois nçao vem dizer que eles só lêem lixo porque eles tem liberdade de escolher e eu que estou querendo tirar a liberdade deles pelo menos fazerem o que querem...Eu não estou tirando liberdade alguma, eles realmente estão escolhendo o que querem. Escolha feita, arquem com as consequências.
Mas vão dizer que gnte rica tem mais acesso à cultura...ou seja a retórica muda de acordo com a justificativa da vitimização que se quer dar.
a cultura que o povo consome é o que diferencia subdesenvolvidos de desenvolvidos? claro. não diga asneiras apo, em todas as culturas o que é "pop" é um lixo completo. olhe os livros do paulo coelho, fazem um puta sucesso em todo o mundo. eu nunca li paulo coelho, mas deve ser uma merda. código da vinci? pop, uma bela bosta. e aplique as mesmas regras a filmes, música, shows de tevê. há exceções, mas raram.
conheço "gente rica" que são completos imbecis. gosto refinado, moda, essas putarias que não valem nada.
seja como for, esse não é o ponto. o que eu me referia é com todo esse plurarismo cultural existente hoje, gostos os mais variados bla bla, não deveríamos pré-julgar as pessoas pela porcaria da música que ela ouve. mas como lembrei que você em outro tópico usou um tom pejorativo para se referir a uma jovem só pelas roupas que ela usava, vou deixar pra lá. acho que há um abismo entre a linha de raciocínio que eu quis expor e como você age.
que coisas seriam essas?
eles trabalham não é? tiram o sustento do próprio suor, a lida diária, ou você os sustenta? alguém os sustenta? ganharam na megasena?
Eu disse que coisas eram: ser acomodado e ter visão curta.
Trabalhar muito e ganhar mal então é bom? E por que estamos discutindo falta de oportunidades então? Cada um tem o que merece de acordo com seu mérito. Você andou de um lado para o outro e agora vem com o argumento da Megasena? Que isso? E eu tenho que sustentá-los por quê?
quem andou de um lado para outro foi você. na verdade eu nem sei bem como começou tudo isso. ah sim, você falou, falta de oportunidades. mas vamos lá..
trabalhar muito e ganhar mal não é bom. falta de oportunidades? você usou mesmo esse termo? que legal!! ah droga, já veio com chiché liberalóide em seguida. eu usei o argumento da megasena pra saber oras, se são acomodados, não se espera muito deles. não, você não tem que sustenta-los, eu fiz uma pergunta.
visão curta? miopia? brincadeira. ora, se você falou anteriormente "visão curta" e mesmo assim eu reiterei a pergunta, é porque eu gostaria de uma explanação mais direta do que seria essa "acomodação".
mas enfim, isso já se perdeu totalmente.
uma tira postada no clube cético
