A empresa irlandesa Steorn apresentou nesta quarta-feira uma tecnologia chamada Orbo, que, de acordo com a companhia, é um moto-contínuo, considerado até agora uma utopia. A Steorn diz que aparelho constantemente produz a energia que consome, de acordo com o site siliconrepublic.com.
Sean McCarthy, presidente da Steorn diz que a invenção vai mudar o rumo da história. "A lei da conservação da energia tem sido seguida por 300 anos, entretanto, falta uma variável na equação, que é o tempo", declarou McCarthy ao site.
De acordo com a explicação de McCarthy, a tecnologia criada pela empresa funciona com o preceito de que eventos em campo magnético não acontecem instantaneamente e portanto não são sujeitos ao tempo da mesma forma que a gravidade é, por exemplo.
Esta variação no tempo permite que o Orbo gere constantemente força, contrariando a lei da conservação de energia que diz que energia não pode ser criada ou destruída. "Esta é uma das maiores afirmações que se pode fazer no mundo da tecnologia e ciência", diz McCarthy.
"Se eu estivesse vendo esta história a distância há cinco anos, diria que é uma bobagem completa. E afirmo que não temos dúvida alguma que isto funciona", completou.
Desde ano passado, quando a empresa anunciou publicamente a invenção do Orbo, seus cientistas têm testado rigorosamente o aparelho. Muitos não acreditam na veracidade do invento, que será analisado por 22 cientistas escolhidos pela Steorn, gerando muita suspeita.
A partir do dia 4 de julho, o Orbo estará em exposição em Londres e ficará por dias 10 funcionando sem parar. O aparelho é coberto por um plástico transparente, permitindo que qualquer um inspecione por uma bateria escondida.
Quatro webcams mostram o aparelho a partir das 19h, horário de Brasília, no endereço http://www.steorn.com/orbo/demo.
http://tecnologia.terra.com.br/interna/ ... 99,00.html