Educação Pública do Brasil

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Edson Jr
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

francioalmeida escreveu:A média 5, 6 ou 7 é um mera manipulação matemática.

Posso colocar numa escola média 5 e o processo para se alcansar 5 ser bem mais difícil do que numa escola que adota a média 8 e 70% da média é alcançada com trabalhos feito em casa.


Sim, você tem razão!

Porém, aqui no Rio, a média e 4 no município e 5 no Estado e os meios para se alcaçar tais notas são os mais fáceis possíveis!

E, mesmo assim, o índice de reprovação é bastante elevado!
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Apocaliptica

Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Apocaliptica »

francioalmeida escreveu:
Edson Jr escreveu:
Apocaliptica escreveu:5????

Não acredito nisto!!!

O Brasil está ferrado!


5 no Estado e 4 no município do Rio de Janeiro!

Parece piada, né?


A média 5, 6 ou 7 é um mera manipulação matemática.

Posso colocar numa escola média 5 e o processo para se alcansar 5 ser bem mais difícil do que numa escola que adota a média 8 e 70% da média é alcançada com trabalhos feito em casa.


Se existe um conteúdo e ele deve ser cumprido, 10 é conteúdo completo e corresponde à nota máxima.
Daí para baixo, vai se tirando nota. 5 corresponde a 50% do conteúdo aprendido. Acho um absurdo.

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francioalmeida
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por francioalmeida »

Edson Jr escreveu:
francioalmeida escreveu:A média 5, 6 ou 7 é um mera manipulação matemática.

Posso colocar numa escola média 5 e o processo para se alcansar 5 ser bem mais difícil do que numa escola que adota a média 8 e 70% da média é alcançada com trabalhos feito em casa.


Sim, você tem razão!

Porém, aqui no Rio, a média e 4 no município e 5 no Estado e os meios para se alcaçar tais notas são os mais fáceis possíveis!

E, mesmo assim, o índice de reprovação é bastante elevado!


Esse é o problema: a facilidade pra atingir a média, independe da média
Editado pela última vez por francioalmeida em 04 Jul 2007, 20:26, em um total de 1 vez.

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Edson Jr
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

Apocaliptica escreveu:Edson Jr,

E as Universidades? Aqui a média é 7.


Realmente vou ficar devendo, pois atualmente não sei como estão as médias das Universidades.
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Apocaliptica

Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Apocaliptica »

Edson Jr escreveu:
Apocaliptica escreveu:Há controvérsias...Com média 5 e ainda tem gente suficiente para formar turmas por níveis? Algo vai mesmo muito mal.
Isto, para mim, só nivela os alunos cada vez por baixo. Não há que "puxe". Quando chegar lá no final do terceiro ano, as diferenças continuam...e daí? Vai dizer que num passe de mágica eles conseguem estar no mesmo nível dos outros? Duvido muito.


Acho que essa divisão precisa ser feita sim. Muitos alunos repetiram de ano 2, 3, 4 vezes ou até mais. Não é justo que eles fiquem na mesma turma daqueles que nunca foram reprovados. Acontece que ficam! Afinal, é considerado discriminação qualquer tipo de separação desse tipo.

E o que acontece é que alguns bons alunos de 10 e 11 anos da 5ª série, por exemplo, precisam aturar a vagabundagem de muitos outros alunos repetentes de 14 e 15 anos.

Realmente, este é mais um problema do ensino público. Como pode um aluno rodar 2 ou mais vezes? No ensino particular a maioria das escolas nem aceita repetente que tenha rodado 2 vezes. Precisa trocar de escola, em alguma de nível inferior que o aceite, pois a concorrência também não aceita.

Escolas assim como você falou são depósitos de alunos. Eles estão lá e duvido que alguém se preocupe com eles. O problema é acabam sendo marginalizados do mesmo jeito. E o resto é só fachada e hipocrisia. Se enfrentassem os problemas de frente, alavancando o ensino, eles certamente teriam que correr atrás. Mas á mais cômodos colocarem -nos em turmas especiais. O certo seria se eles tivessem ainda mais desafios, daí eu até concordo, mas na verdade, são o sub-produto da escola.

E segue a questão: no terceiro ano, estão todos no mesmo nível? A lei da seleção natural é passivamente aceite pelas escolas... :emoticon8:

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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Apocaliptica »

Edson Jr escreveu:
Apocaliptica escreveu:Edson Jr,

E as Universidades? Aqui a média é 7.


Realmente vou ficar devendo, pois atualmente não sei como estão as médias das Universidades.


Ok. Não esquenta. :emoticon4:

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Edson Jr
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

Apocaliptica escreveu:Se existe um conteúdo e ele deve ser cumprido, 10 é conteúdo completo e corresponde à nota máxima.
Daí para baixo, vai se tirando nota. 5 corresponde a 50% do conteúdo aprendido. Acho um absurdo.


Isso porque você ainda não viu a EJA. Educação de Jovens e Adultos. Cada série é feita em apenas 1 semestre. Em 2 anos o aluno termina o ginásio e em 1 ano e meio termina o 2° grau.

É desnecessário dizer sobre o cumprimento do conteúdo programático. É óbvio que não é possível cumprir todo o conteúdo de 1 ano em 6 meses para alunos que, em sua maioria, estão anos sem estudar.
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francioalmeida
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por francioalmeida »

Apocaliptica escreveu:
francioalmeida escreveu:
Edson Jr escreveu:
Apocaliptica escreveu:5????

Não acredito nisto!!!

O Brasil está ferrado!


5 no Estado e 4 no município do Rio de Janeiro!

Parece piada, né?


A média 5, 6 ou 7 é um mera manipulação matemática.

Posso colocar numa escola média 5 e o processo para se alcansar 5 ser bem mais difícil do que numa escola que adota a média 8 e 70% da média é alcançada com trabalhos feito em casa.


Se existe um conteúdo e ele deve ser cumprido, 10 é conteúdo completo e corresponde à nota máxima.
Daí para baixo, vai se tirando nota. 5 corresponde a 50% do conteúdo aprendido. Acho um absurdo.


Mas não funciona assim.

O misto de testes, trabalhos e provas que formam a média.

Aquele velho trabalhinho feito somado a média de teste + prova é um santo remédio.

Um exemplo de média 7 facilitada:

Teste = 0 a 3
Prova = 0 a 3
Trabalho = 0 a 7

(Teste + Prova /2) + trabalho

Um exemplo de média 4 dificultada

Teste = 0 a 9
Prova = 0 a 9
Trabalho = 0 a 1




mais

Apocaliptica

Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Apocaliptica »

Edson Jr escreveu:
Apocaliptica escreveu:Se existe um conteúdo e ele deve ser cumprido, 10 é conteúdo completo e corresponde à nota máxima.
Daí para baixo, vai se tirando nota. 5 corresponde a 50% do conteúdo aprendido. Acho um absurdo.


Isso porque você ainda não viu a EJA. Educação de Jovens e Adultos. Cada série é feita em apenas 1 semestre. Em 2 anos o aluno termina o ginásio e em 1 ano e meio termina o 2° grau.

É desnecessário dizer sobre o cumprimento do conteúdo programático. É óbvio que não é possível cumprir todo o conteúdo de 1 ano em 6 meses para alunos que, em sua maioria, estão anos sem estudar.


Imagino, porque em quase meio século de vida, já vi tanto programa pretensa e demagogicamente alfabetizador e que se diz educacional ser criado neste país, que não duvido de mais nada.
Os supletivos, cursinhos por correspondência, faculdade à distância ( agora a bola da vez é a internet para isto ), sempre existiram e sempre me causaram asco e vergonha.
Muita gente estudou assim. Nunca colocou um pé na escola e na faculdade. Mas isto é coisa de socialista. Inclusões e baixa de qualidade.

"Brasil, País de Todos" é mais um capítulo desta história.

Apocaliptica

Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Apocaliptica »

francioalmeida escreveu:
Apocaliptica escreveu:
francioalmeida escreveu:
Edson Jr escreveu:
Apocaliptica escreveu:5????

Não acredito nisto!!!

O Brasil está ferrado!


5 no Estado e 4 no município do Rio de Janeiro!

Parece piada, né?


A média 5, 6 ou 7 é um mera manipulação matemática.

Posso colocar numa escola média 5 e o processo para se alcansar 5 ser bem mais difícil do que numa escola que adota a média 8 e 70% da média é alcançada com trabalhos feito em casa.


Se existe um conteúdo e ele deve ser cumprido, 10 é conteúdo completo e corresponde à nota máxima.
Daí para baixo, vai se tirando nota. 5 corresponde a 50% do conteúdo aprendido. Acho um absurdo.


Mas não funciona assim.

O misto de testes, trabalhos e provas que formam a média.

Aquele velho trabalhinho feito somado a média de teste + prova é um santo remédio.

Um exemplo de média 7 facilitada:

Teste = 0 a 3
Prova = 0 a 3
Trabalho = 0 a 7

(Teste + Prova /2) + trabalho

Um exemplo de média 4 dificultada

Teste = 0 a 9
Prova = 0 a 9
Trabalho = 0 a 1






Mas Francio! Isto é o cúmulo da vergonha! Uma escola que faz isto e um aluno que aceita estão sendo cúmplices!
Eu falo de boas escolas, com sistema de pontuação honesto e coerente. Isto é brincar né?

Mesmo assim, o 4 não é 7 e não é 10. É 4. E o resto do conteúdo?

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Edson Jr
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

Apocaliptica escreveu:Escolas assim como você falou são depósitos de alunos.


Apo, escolas assim como estou falando respresentam a grande maioria da escolas públicas do Rio. Se tivesse que arriscar uma estimativa, diria que seria de 99% das escolas.

E o ensino do Rio não pode se gabar de absolutamente nada com relaçãoao seu sistema de ensino público, pois é uma porcaria extrema!

Praticamente todos os melhores alunos que tive vieram de outros estados, como Salvador, Santa Catarina e Belo Horizonte. Não sei como anda o ensino por essas bandas, mas os alunos que vêm de outros ares distintos do Rio costumar obter um aproveitamento bem mais efetivo.

Apocaliptica escreveu:E segue a questão: no terceiro ano, estão todos no mesmo nível? A lei da seleção natural é passivamente aceite pelas escolas... :emoticon8:


A resposta é não! Nunca fui tão categórico!

Os alunos medíocres vão empurrando com a barriga e os professores vão aprovando (mesmo sabendo que não sabe nada). Os alunos bons são prejudicados enormemente e quase sempre não encontram nenhum professor que pode servir como inspiração.
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Apocaliptica »

Edson Jr escreveu:
Apocaliptica escreveu:Escolas assim como você falou são depósitos de alunos.


Apo, escolas assim como estou falando respresentam a grande maioria da escolas públicas do Rio. Se tivesse que arriscar uma estimativa, diria que seria de 99% das escolas.

E o ensino do Rio não pode se gabar de absolutamente nada com relaçãoao seu sistema de ensino público, pois é uma porcaria extrema!

Praticamente todos os melhores alunos que tive vieram de outros estados, como Salvador, Santa Catarina e Belo Horizonte. Não sei como anda o ensino por essas bandas, mas os alunos que vêm de outros ares distintos do Rio costumar obter um aproveitamento bem mais efetivo.

Apocaliptica escreveu:E segue a questão: no terceiro ano, estão todos no mesmo nível? A lei da seleção natural é passivamente aceite pelas escolas... :emoticon8:


A resposta é não! Nunca fui tão categórico!

Os alunos medíocres vão empurrando com a barriga e os professores vão aprovando (mesmo sabendo que não sabe nada). Os alunos bons são prejudicados enormemente e quase sempre não encontram nenhum professor que pode servir como inspiração.


Fico muito triste...muito...isto faz parte de todo um contexto que está gerando tanta coisa errada no Rio.
E que está se alastrando para o resto do país...de um jeito ou de outro, nos afeta... :emoticon8:

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Edson Jr
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

Apocaliptica escreveu:Mas Francio! Isto é o cúmulo da vergonha! Uma escola que faz isto e um aluno que aceita estão sendo cúmplices!
Eu falo de boas escolas, com sistema de pontuação honesto e coerente. Isto é brincar né?

Mesmo assim, o 4 não é 7 e não é 10. É 4. E o resto do conteúdo?


O professores aqui do Rio seguem a recomendação de que os aspectos qualitativos precisam ser mais valorizados que os aspectos quantitativos. Ou seja, se o aluno participa, freqüenta as aulas, mesmo com notas baixas, pode ficar com uma boa média, pois teve um bom aproveitamento com relação aos aspectos qualitativos.

Dessa foram, os professores inventam notas aos alunos fracos de forma que eles sigam adiante, mesmo não sabendo nada!

O 5 daqui é facinho, facinho. O 4 então nem se fala!
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Apocaliptica »

Edson Jr escreveu:
Apocaliptica escreveu:Mas Francio! Isto é o cúmulo da vergonha! Uma escola que faz isto e um aluno que aceita estão sendo cúmplices!
Eu falo de boas escolas, com sistema de pontuação honesto e coerente. Isto é brincar né?

Mesmo assim, o 4 não é 7 e não é 10. É 4. E o resto do conteúdo?


O professores aqui do Rio seguem a recomendação de que os aspectos qualitativos precisam ser mais valorizados que os aspectos quantitativos. Ou seja, se o aluno participa, freqüenta as aulas, mesmo com notas baixas, pode ficar com uma boa média, pois teve um bom aproveitamento com relação aos aspectos qualitativos.

Dessa foram, os professores inventam notas aos alunos fracos de forma que eles sigam adiante, mesmo não sabendo nada!

O 5 daqui é facinho, facinho. O 4 então nem se fala!


Por que esta cultura foi introduzida aí? Algum governo? O povo aceita? Ninguém quer melhorar o nível de ensino para os filhos? Por que os professores jogam este jogo? E os diretores? Qual o objetivo?

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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

Apocaliptica escreveu:Fico muito triste...muito...isto faz parte de todo um contexto que está gerando tanta coisa errada no Rio.
E que está se alastrando para o resto do país...de um jeito ou de outro, nos afeta... :emoticon8:


É por essas e outras que me tornei um inimigo do marxismo, pois sua ideologia, aparentemente boazinha, é como um câncer que, uma vez instalado, se alastra rapidamente.

É uma praga!
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

Apocaliptica escreveu:Por que esta cultura foi introduzida aí? Algum governo? O povo aceita? Ninguém quer melhorar o nível de ensino para os filhos? Por que os professores jogam este jogo? E os diretores? Qual o objetivo?


Essas idéias foram introduzidas por pedagogos marxistas. Pode parecer perseguição minha, mas não é. Esses pedagogos socialistas assumiram o controle das diretrizes do sistema educacional após a ditadura militar e vêm contaminado progressivamente o sistema de ensino com suas idéias mirabolantes de transformação social.

Os professores jogam esse jogo porque foram ensinados nas Universidades a serem assim, pois os professores Universitários são, praticamente todos eles, de tendência socialista. Contaminam ideologicamente o professor de forma que passa a jogar esse jogo e repassar tais ensinamentos irreais aos alunos, como num efeito dominó.

Eu mesmo não escapei dessa contaminação ideológica que, graças as ricas conversas que tive com determinados foristas, onde destaco o Acauan, pude me desfazer desse veneno ideológico. E como não foi fácil para mim, que valorizo enormemente a razão, imagino que também será bem difícil despoluir a mente dos outros profissionais do ensino.
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

Apocaliptica escreveu:Qual o objetivo?


O objetivo é estimular os pobres no sentido deles se tornarem conscientes de que são manipulados por uma minoria rica e, a partir dessa conscientização, lutarem por uma transformação social, de forma que não exista diferenças de classes.

É o que os professores aprendem na faculdade. Coisa de louco!
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Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por manoelmac »

manoelmac;

Quando você vai prestar um concurso vestibular, ou qualquer outro tipo de concurso, são os melhores que entram. São os melhores atletas que são selecionados para o pan, olimpíadas e qualquer outro tipo de competição esportiva.

Quando é estabelecido um concurso para que os melhores freqüentem as melhores escolas, significa que se está valorizando a virtude decorrente do esforço e mérito pessoal.

Uma escola que se preza entende que a vida é uma competição e reproduz dentro dela é reproduzido aquilo que os alunos encontrarão lá fora. Isso tornará os alunos mais aptos e preparados. Chegarão com mais força no mercado de trabalho.

Os alunos fracos precisam de incentivo para serem fortes e os fortes precisam de incentivo para serem ainda melhores.

O que nosso sistema de ensino fez foi nivelar todos por baixo, diminuindo as chances dos bons e interessados.


Desculpe, esqueci de dizer que é para as primeiras etapas do ciclo básico. Foi mal. Eles são crianças. Não tem nececidade de uma competição num nível em que estão se sociabilizando ainda. Isso é pra ser tratado com mais rigor da 5ª em diante. Aí sim, um arrochamento é plausível.
Manoel Machado Henriques

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Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por manoelmac »

Apo,

Quando as turmas são separadas em A, B e C, temos a possibilidade de darmos um melhor atendimento aos alunos de acordo com seu nível de capacidade. Igualzinho um pai que trata seu filhos de acordo com a peculiaridade de cada um.

As turmas ficam bastantes homogêneas e o ensino pode ser conduzido com eficiência muito maior.



Grande idéia heim!!! Aí sim, no futuro, quando fosse tentar um emprego, ou até mesmo entrar na faculdade.

"Ah fulando, você se formou na turma C???..."

Da-lhe mais um fachineiro no mundo....... aff
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por manoelmac »

Edson Jr escreveu:
Apocaliptica escreveu:5????

Não acredito nisto!!!

O Brasil está ferrado!


5 no Estado e 4 no município do Rio de Janeiro!

Parece piada, né?


Acho justo,

com um alcance de 50% dos objetivos propostos para algo que ele nunca utilizará na vida!!!

Como eu disse, pra que ele tem que ser excelente em tudo??? É demais querer isso de um ser humano!!!

Mas claro que, se o aluno é razoavel em TUDO, aí sim, existe um problema.

Mas convenhamos. Um aluno que tira notão em história, e é razoável em matemática será um excelente profissional em História... ou em uma vertente correlacionada.

Ah é, esqueci, ele tem que ser bom em tudo... só pra dizer que tem conteúdo inútil.

http://www.homemdemello.com.br/psicolog ... lmult.html
Editado pela última vez por manoelmac em 05 Jul 2007, 01:49, em um total de 1 vez.
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por manoelmac »

Edson Jr escreveu:
Apocaliptica escreveu:Edson Jr,

E as Universidades? Aqui a média é 7.


Realmente vou ficar devendo, pois atualmente não sei como estão as médias das Universidades.


A média das faculdades aq tb são 7.0, pelo menos na maioiria. Mas faculdade são outros 500....
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Apocaliptica »

manoelmac escreveu:
Edson Jr escreveu:
Apocaliptica escreveu:5????

Não acredito nisto!!!

O Brasil está ferrado!


5 no Estado e 4 no município do Rio de Janeiro!

Parece piada, né?


Acho justo,

com um alcance de 50% dos objetivos propostos para algo que ele nunca utilizará na vida!!!

Como eu disse, pra que ele tem que ser excelente em tudo??? É demais querer isso de um ser humano!!!

Mas claro que, se o aluno é razoavel em TUDO, aí sim, existe um problema.

Mas convenhamos. Um aluno que tira notão em história, e é razoável em matemática será um excelente profissional em História... ou em uma vertente correlacionada.

Ah é, esqueci, ele tem que ser bom em tudo... só pra dizer que tem conteúdo inútil.

http://www.homemdemello.com.br/psicolog ... lmult.html


Querido, qual o percentual de alunos - quando na escola -que tem noção do que vai fazer na Universidade em sua vida profissional?
Além do mais, o Vestibular é um concurso unificado, onde, apesar de haver pesos de acordo com as escolhas pelos cursos, a chamnce de passar aumenta com o aumento do argumento. Negar aos alunos em tenra idade a possibilidade de terem um conhecimento amplo e mais detalhado possível de todas as disciplinas é um equívoco que pode deixar lacunas irreparáveis.

50% de algo é apenas a metade. Com metade não se vai muito longe, talvez a lugar algum, pois há um enorme contingente de alunos que sabem justamente a outra metade que você não sabe, e que podem ser justamente os que vão fazer a diferença na sua prova.

Infelizmente, se não se busca a excelência, opta-se pela mediocridade.
Editado pela última vez por Apocaliptica em 05 Jul 2007, 02:57, em um total de 2 vezes.

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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Apocaliptica »

manoelmac escreveu:
Edson Jr escreveu:
Apocaliptica escreveu:Edson Jr,

E as Universidades? Aqui a média é 7.


Realmente vou ficar devendo, pois atualmente não sei como estão as médias das Universidades.


A média das faculdades aq tb são 7.0, pelo menos na maioiria. Mas faculdade são outros 500....


Não. Aí é que está o erro. Os outros 500 são uma continuação do que se teve na base. Deixar para depois não é um bom negócio.
A excelência precisa ser cultivada lá no início, desde as primeiras séries.
Até a auto-estima e a dsiciplina para a leitura, a pesquisa e o investimento no próprio desenvolvimento são fatores que determinam o sucesso. E depois, não adianta reclamar.

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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por manoelmac »

Apocaliptica escreveu:
manoelmac escreveu:
Edson Jr escreveu:
Apocaliptica escreveu:5????

Não acredito nisto!!!

O Brasil está ferrado!


5 no Estado e 4 no município do Rio de Janeiro!

Parece piada, né?


Acho justo,

com um alcance de 50% dos objetivos propostos para algo que ele nunca utilizará na vida!!!

Como eu disse, pra que ele tem que ser excelente em tudo??? É demais querer isso de um ser humano!!!

Mas claro que, se o aluno é razoavel em TUDO, aí sim, existe um problema.

Mas convenhamos. Um aluno que tira notão em história, e é razoável em matemática será um excelente profissional em História... ou em uma vertente correlacionada.

Ah é, esqueci, ele tem que ser bom em tudo... só pra dizer que tem conteúdo inútil.

http://www.homemdemello.com.br/psicolog ... lmult.html


Querido, qual o percentual de alunos - quando na escola -que tem noção do que vai fazer na Universidade em sua vida profissional?
Além do mais, o Vestibular é um concurso unificado, onde, apesar de haver pesos de acordo com as escolhas pelos cursos, a chamnce de passar aumenta com o aumento do argumento. Negar aos alunos em tenra idade a possibilidade de terem um conhecimento amplo e mais detalhado possível de todas as disciplinas é um equívoco que pode deixar lacunas irreparáveis.

50% de algo é apenas a metade. Com metade não se vai muito longe, talvez a lugar algum, pois há um enorme contingente de alunos que sabem justamente a outra metade que você não sabe, e que podem ser justamente os que vão fazer a diferença na sua prova.

Infelizmente, se não se busca a excelência, opta-se pela mediocridade.


Mas que excelência????? Ter que saber os afluentes do Amazonas é Excelência pra quê???? Se uma pessoa escolhe Sistema de Informação, ele tem que buscar excelência em Tudo??? Não seria melhor "focar" em algo específico??? Não tô entendendo!!! Sem essa de que decoreba não faz parte da Educação tradicional, senão a educação tradicional sulista do qual fala tinha fortes tendências construtivistas.

Se um aluno quer fazer Sistema de Informação ele DEVE focar mais seus esforços na Matemática, e ter um conhecimento suficiente do restante, não medíocre.

E outra, eu não disse que sou marxista quanto a educação. Eu só não suporto ter que esfregar na cara de uma criança que ele é um zero a esquerda pq ficou com 50 na média me português e deixa todo mundo no chinelo em Matemática!!! Não digo "deixar de levar em consideração" e sim "moderar" os conhecimentos que ele não precisará tanto!

A educação tradicional enxerga melhores valores nas famosas disciplinas Português, Matemática, Geografia, História e Ciências. Educação Física, Educação Artística, Música, etc. são totalmente irrelevantes. É fácil observar senhores e senhoras de idade mais avançada que se tornam artistas plásticos. Será que isso não foi um erro quanto a orientação destes alunos no passado? Aliás, nem só de disciplinas básicas vive uma sociedade.

Agora, partir de notinha de provinha (que pra mim não prova absolutamente NADA) para dizer a competência de um aluno é ridículo. Não tem cabimento!

O aluno seria medíocre sim, se ele alcançar 50% ou menos dos objetivos de todas as disciplinas, aí não tem desculpa. Mas agora, sendo razoável em algumas e excelente em outras, não acha que na vida profissional desse aluno é tendencioso escolher uma profissão que melhor encaixe nesse perfil? Isso não é teoria furada, é pura lógica! :emoticon1:
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por manoelmac »

Apocaliptica escreveu:
manoelmac escreveu:
Edson Jr escreveu:
Apocaliptica escreveu:Edson Jr,

E as Universidades? Aqui a média é 7.


Realmente vou ficar devendo, pois atualmente não sei como estão as médias das Universidades.


A média das faculdades aq tb são 7.0, pelo menos na maioiria. Mas faculdade são outros 500....


Não. Aí é que está o erro. Os outros 500 são uma continuação do que se teve na base. Deixar para depois não é um bom negócio.
A excelência precisa ser cultivada lá no início, desde as primeiras séries.
Até a auto-estima e a dsiciplina para a leitura, a pesquisa e o investimento no próprio desenvolvimento são fatores que determinam o sucesso. E depois, não adianta reclamar.


Obs.: Eu nunca precisei saber os afluentes do Rio Amazonas pra nenhuma disciplina na minha faculdade... :emoticon5: Aliás, nunca precisei nem saber de Geografia. Então se eu sei que Amapá fica no norte e Santa Catarina no sul, não chego a ser um idiota em geografia.

E outra, faculdade não é a continuação da escola como um todo, é algo muuuuito mais específico. :emoticon1:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

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(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Trancado