Moral e Teísmo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
manoelmac
Contato:

Re: Re.: Moral e Teísmo

Mensagem por manoelmac »

videomaker escreveu:
Usuário deletado escreveu:
videomaker escreveu:Se o codigo penal é o que leva ao homem a andar ao temor da lei, seria licito dizer que, o ser humano só se adapta a uma vida societária porque se sentem obrigados a obedeceder a esta lei?

Não. O ser humano adapta-se às leis por pensar que viver em grupo é mais prazeroso e melhor do que viver sozinho.

videomaker escreveu:Na verdade se pro ateu sua etica lhe basta, não deveriam os nobres amigos desprezar o codigo penal?

Não, visto que os ateus convivem em uma sociedade composta não apenas por ateus, mas também por religiosos. Logo, para conviver em tal sociedade regras para todos devem ser criadas e respeitas (leis).

Então vamos lá jovem Night!
O teista não precisa temer Deus nem suas leis, assim como o ateu não vai ser honesto porque o CP determina isso! Tanto uma quanto a outra lei existem independente da vontade que se tem de se fazer o que é ruim!
Dizer que o teista não faz cagada por que deus vai castigar, é a mesma coisa que dizer que o ateu tambem não faz, por que a justiça vai puni lo! as coisas se equivalem!

Pelo menos o código penal foi criado e fundamentado por humanos, sendo o homem o centro.

A bíblia foi feita e escrita por pessoas que disseram que ouviu a voz de um ser não provável, e querem empurrar goela abaixo como verdade absoluta.

E também existe algo muito bonito chamado "bom senso" que sabe onde vai o seu direito e conde começa o direito de outro cidadão.
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Fedidovisk

Re.: Moral e Teísmo

Mensagem por Fedidovisk »

Um ateu não comete atos ilícito pq o CP assim determina, mas acima de tudo pq esse CP e reflexo de uma vontade popular de um estado laico... o teísta não comete com a única finalidade de não ser punido, não pq isso é um bem comum em sociedade, pq é vindo dos dogmas divinos, mas pq Deus manda.

O CP é fruto da sociedade para a sociedade, ele se necessário se modifica, as leis de Deus são sempre, então não é de acordo com a vontade do indivíduo, mas da vontade de Deus.

videomaker

Mensagem por videomaker »

manoelmac escreveu:
videomaker escreveu:
videomaker escreveu:Se o codigo penal é o que leva ao homem a andar ao temor da lei, seria licito dizer que, o ser humano só se adapta a uma vida societária porque se sentem obrigados a obedeceder a esta lei?

Não. O ser humano adapta-se às leis por pensar que viver em grupo é mais prazeroso e melhor do que viver sozinho.

videomaker escreveu:Na verdade se pro ateu sua etica lhe basta, não deveriam os nobres amigos desprezar o codigo penal?

Não, visto que os ateus convivem em uma sociedade composta não apenas por ateus, mas também por religiosos. Logo, para conviver em tal sociedade regras para todos devem ser criadas e respeitas (leis).

O teista não precisa temer Deus nem suas leis, assim como o ateu não vai ser honesto porque o CP determina isso! Tanto uma quanto a outra lei existem independente da vontade que se tem de se fazer o que é ruim!
Dizer que o teista não faz cagada por que deus vai castigar, é a mesma coisa que dizer que o ateu tambem não faz, por que a justiça vai puni lo! as coisas se equivalem!

Pelo menos o código penal foi criado e fundamentado por humanos, sendo o homem o centro.

A bíblia foi feita e escrita por pessoas que disseram que ouviu a voz de um ser não provável, e querem empurrar goela abaixo como verdade absoluta.

E também existe algo muito bonito chamado "bom senso" que sabe onde vai o seu direito e conde começa o direito de outro cidadão.

E eu com a biblia? :emoticon17:
E não interessa! estamos falando de punição. Ateus deveriam descartar o CP, afinal não é uma lei que vai impedir dele fazer uma cagada né....
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Fedidovisk escreveu:Um ateu não comete atos ilícito pq o CP assim determina, mas acima de tudo pq esse CP e reflexo de uma vontade popular de um estado laico... o teísta não comete com a única finalidade de não ser punido, não pq isso é um bem comum em sociedade, pq é vindo dos dogmas divinos, mas pq Deus manda.

O CP é fruto da sociedade para a sociedade, ele se necessário se modifica, as leis de Deus são sempre, então não é de acordo com a vontade do indivíduo, mas da vontade de Deus.

O teista não comete um ato ilicito por que deus não quer! logo empatamos! claro que não devemos generalizar, nem num caso, nem no outro! dizer que todo teista não mata porque teme ir pro inferno, é um exagero meu caro!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Apocaliptica

Re: Moral e Teísmo

Mensagem por Apocaliptica »

videomaker escreveu:
aknatom escreveu:Se o teísmo leva os homens e as mulheres ao caminho do temor a deus, é lícito admitir que os teistas só se adaptam a uma vida societária porque se sentem obrigados a obedeceder aos poderes deste e também aos princípios que lhes são utilmente apelativos?

Se o codigo penal é o que leva ao homem a andar ao temor da lei, seria licito dizer que, o ser humano só se adapta a uma vida societária porque se sentem obrigados a obedeceder a esta lei? :emoticon5:
Na verdade se pro ateu sua etica lhe basta, não deveriam os nobres amigos desprezar o codigo penal?
:emoticon1:

video...o código penal é para todos. Ele se refere a várias coisas e é feito para coibir o crime. O que a ética e a moral das pessoas não-criminosas tem a ver com isto? O Estado precisa organizar e nós precisamos de regras civis e organização, como em qualquer sociedade. Ateus não se pautam pelo código penal, ele existe para coibir o crime de quem não consegue seguir as regras de convivência.
Você está incorrendo em 2 raciocínios totalmente inadequados, querendo achar relação de interdependência e causa-efeito onde não há. Ateus não comettem crime APENAS PORQUE ESTÃO AMORDAÇADOS PELO CÓDIGO PENAL? Que bobagem, video...eu vivo minha vida e nem estou me preocupando com o código penal, mas me sinto mais segura porque ele me protege um pouco contra contravenções de gente que não presta.

O outro raciocínio é querer dizer que a religião basta aos crentes e religiosos para que eles não errem ou pequem. Sabemos que isto nçao funciona, porque os crentes falam da boca para fora e não cumprem coisa alguma do que está escrito nos seus livros sagrados. Estes sim, admitem que precisam de uma rédea curta com base em palavras e dogmas nada coerentes para tentarem se manter na linha. E o pior: não conseguem...

A gente não teme a lei, video. A lei nos serve.
Ao contrário de Deus.

Apocaliptica

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:O video foi visto pela última vez aqui ó:

http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=12199

:emoticon1: :emoticon1: :emoticon1:

Monitoramento exclusivo! assim vc me deixa envergonhado...
:emoticon16:

Não enche o saco! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

videomaker

Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
aknatom escreveu:Se o teísmo leva os homens e as mulheres ao caminho do temor a deus, é lícito admitir que os teistas só se adaptam a uma vida societária porque se sentem obrigados a obedeceder aos poderes deste e também aos princípios que lhes são utilmente apelativos?

Se o codigo penal é o que leva ao homem a andar ao temor da lei, seria licito dizer que, o ser humano só se adapta a uma vida societária porque se sentem obrigados a obedeceder a esta lei? :emoticon5:
Na verdade se pro ateu sua etica lhe basta, não deveriam os nobres amigos desprezar o codigo penal?

video...o código penal é para todos. Ele se refere a várias coisas e é feito para coibir o crime. O que a ética e a moral das pessoas não-criminosas tem a ver com isto? O Estado precisa organizar e nós precisamos de regras civis e organização, como em qualquer sociedade. Ateus não se pautam pelo código penal, ele existe para coibir o crime de quem não consegue seguir as regras de convivência.
Você está incorrendo em 2 raciocínios totalmente inadequados, querendo achar relação de interdependência e causa-efeito onde não há. Ateus não comettem crime APENAS PORQUE ESTÃO AMORDAÇADOS PELO CÓDIGO PENAL? Que bobagem, video...eu vivo minha vida e nem estou me preocupando com o código penal, mas me sinto mais segura porque ele me protege um pouco contra contravenções de gente que não presta.

O outro raciocínio é querer dizer que a religião basta aos crentes e religiosos para que eles não errem ou pequem. Sabemos que isto nçao funciona, porque os crentes falam da boca para fora e não cumprem coisa alguma do que está escrito nos seus livros sagrados. Estes sim, admitem que precisam de uma rédea curta com base em palavras e dogmas nada coerentes para tentarem se manter na linha. E o pior: não conseguem...

Ao contrário de Deus.

Então teu raciocinio tambem serve para lei de causa e efeito cara gaucha! ou vc acha que eu vivo preocupado com isso? :emoticon1: Se o CP não te preocupa, talvez o inferno tambem não seja a preocupação de muito catolico!
O que estou tentando dizer é que o argumento de que teistas só são bonzinhos porque EXISTE um Deus que pode puni los é exatamente igual, dizer que o ateu só bonzinho por que a justiça pode manda lo pra cadeia! Ou vc teria coragem de dizer que o cara não pensa duas vezes em saber que vai para na prisão se matar o outro? é igualzinho...

Apocaliptica

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:

Ao contrário de Deus.

Então teu raciocinio tambem serve para lei de causa e efeito cara gaucha! ou vc acha que eu vivo preocupado com isso? :emoticon1: Se o CP não te preocupa, talvez o inferno tambem não seja a preocupação de muito catolico!
O que estou tentando dizer é que o argumento de que teistas só são bonzinhos porque EXISTE um Deus que pode puni los é exatamente igual, dizer que o ateu só bonzinho por que a justiça pode manda lo pra cadeia! Ou vc teria coragem de dizer que o cara não pensa duas vezes em saber que vai para na prisão se matar o outro? é igualzinho...

Mas isto pode ser o teu caso como espírita. Estou falando de crentes, que se pautam pela lei divina. Alguns contrariam a lógica da vida, como é o caso dos Testemunha de Jeová com a transfusão de sangue. CRIMINOSOS!

E que inferno, video? Inferno e estas noções abstratas não se podem comparar com as regras aqui e agora, terrenas! Não é igualzinho porcaria alguma.

Cada coisa...

NadaSei
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

O teísmo é amoral, assim como o ateísmo.
Um teísta pode acreditar no que quiser, praticar a religião que quiser ou mesmo não ter nenhuma religião, pode ser crente ou cético.

Alguns teístas eram da seita de "Mo", que pregava que Deus desejava que a mães masturbassem seus filhos até eles dormirem, também pregava que para saber que Deus nos ama, bastava ir para cama com alguém... Ele também dizia que o unico arrependimento que tinha, era o de nunca ter transado com a própria mãe, dessa forma não pode ter com ela esse momento intimo de união e amor.
Ele usava as garotas da seita, para atrair novos membros, chamava isso de "santa prostituição", as garotas ficaram famosas por transarem com qualquer um e falar de Deus.

Um teísta pode ser qualquer coisa, de cristão a satanista.
Não existe nenhuma regra moral embutida no teísmo.
Ser teísta, significa apenas acreditar em Deus, assim como ser ateus, significa apenas não acreditar em Deus... Um ateu também pode ser qualquer coisa, humanista, budista ou mesmo cristão.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

NadaSei escreveu:

Um teísta pode acreditar no que quiser, praticar a religião que quiser ou mesmo não ter nenhuma religião, pode ser crente ou cético.

Alguns teístas eram da seita de "Mo", que pregava que Deus desejava que a mães masturbassem seus filhos até eles dormirem, também pregava que para saber que Deus nos ama, bastava ir para cama com alguém... Ele também dizia que o unico arrependimento que tinha, era o de nunca ter transado com a própria mãe, dessa forma não pode ter com ela esse momento intimo de união e amor.
Ele usava as garotas da seita, para atrair novos membros, chamava isso de "santa prostituição", as garotas ficaram famosas por transarem com qualquer um e falar de Deus.

Ser teísta, significa apenas acreditar em Deus, assim como ser ateus, significa apenas não acreditar em Deus... Um ateu também pode ser qualquer coisa, humanista, budista ou mesmo cristão.

Teísta cético???? :emoticon5: :emoticon5: :emoticon5:
Fora isso o texto está muito bom.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Dimítri escreveu:Teísta cético???? :emoticon5: :emoticon5: :emoticon5:

Claro, ou você pensa que apenas ateus e agnósticos podem ser céticos?
Ceticismo é outra coisa, não tem nada a ver com teísmo ou ateismo, da mesma forma que existem ateus crentes, também existem teístas céticos.

Muitos cientistas são teístas e ainda assim fazem uso do ceticismo científico ou mesmo de algum tipo de ceticismo filosófico. Muitos dos grandes filósofos idém.

Eu mesmo sou um teísta cético, não só uso do ceticismo científico padrão de grande parte dos ateus e agnósticos, como o acho pouco eficiente e o combino com um tipo de ceticismo mais filosófico.

Eu ainda não entendi o motivo da confusão que muitos fazem entre teísmo/ateismo e ceticismo, esses termos se referem a coisas completamente distintas.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

videomaker escreveu:Se o codigo penal é o que leva ao homem a andar ao temor da lei, seria licito dizer que, o ser humano só se adapta a uma vida societária porque se sentem obrigados a obedeceder a esta lei? :emoticon5:

A vida em sociedade é necessária, logo as pessoas procuram se adaptar a ela fazendo o que é preciso mesmo que não gostem, assim como eu ia à escola mesmo não gostando porque sabia que eu iria precisar daquilo no futuro.

Eu procuro respeitar as outras pessoas mesmo não gostando delas porque sei que posso precisar delas e também não quero que elas sejam minhas inimigas e estraguem minha vida.
videomaker escreveu:

O código penal é uma forma de oficializar a ética de modo que haja um padrão que todos devem seguir e não haja brigas a respeito do que é certo ou errado.
Se deixarmos a coisa na base da opinião pessoal, cada um vai achar diferente do outro.

O código penal é uma média de opiniões, é o que dá para se fazer.

aknatom

Mensagem por aknatom »

NadaSei escreveu:

Mesmo essa tal seita aí que vc descreve tem seus preceitos morais... se não tivesse, o cara não teria nenhum tipo de "arrependimento". E se a mãe não masturbasse o filhinho? E se a menina da igreja não se prostituisse?
Ser teista é pressupor algo maior que vc, maior que a sua sociedade, com algum tipo de moral imbutido... ser ateu é observar o fluxo dos acontecimentos e as próprias sensações e perceber a moral intrinseca da "realidade" da vida... quando confrontado com a realidade, com a vida de fato, no conflito de vida e morte diário, o ser humano consegue se fortalecer e crescer. Isso é possível para o teísta, mas fica extremamente difícil quando o deus supracitado é o deus de qualquer organização religiosa cristã, islamica, etc.
Mesmo a lei de causa e efeito que os espiritas tanto defendem é um grande mal filosofico pois quando a causa precede o efeito, inclusive entre vidas, torna os grandes sofrimentos em algo que pode-se optar por solucionar de qqr forma e pagar depois, tipo um limite do cheque especial, que não tem problema de usar, é só repor depois, pagar uns jurinhos e todo mundo fica feliz, eu, deus, as almas que sofrem, etc.
Pautar minhas ações tendo por base qqr tipo de avaliação de punição ou recompensa, seja ela o Código Penal, Deus, Essa Lei de Causa e Efeito Espírita, é um grande veneno para a própria pessoa.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

aknaton escreveu:Mesmo a lei de causa e efeito que os espiritas tanto defendem é um grande mal filosofico pois quando a causa precede o efeito, inclusive entre vidas, torna os grandes sofrimentos em algo que pode-se optar por solucionar de qqr forma e pagar depois, tipo um limite do cheque especial, que não tem problema de usar, é só repor depois, pagar uns jurinhos e todo mundo fica feliz, eu, deus, as almas que sofrem, etc.

Como cada um vai utilizar o conhecimento, de forma alguma o invalida. A observação da lei da gravidade não evita que as pessoas continuem a se atirar do alto de edifícios. Conhecimento é poder, sempre.

Bjs

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

videomaker escreveu:
manoelmac escreveu:
videomaker escreveu:

E eu com a biblia? :emoticon17:
E não interessa! estamos falando de punição. Ateus deveriam descartar o CP, afinal não é uma lei que vai impedir dele fazer uma cagada né....

:emoticon5: Pra que que eu iria querer me ferrar a toa comigo e com os outros??? eu heim...
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

aknatom

Mensagem por aknatom »

salgueiro escreveu:
aknaton escreveu:Mesmo a lei de causa e efeito que os espiritas tanto defendem é um grande mal filosofico pois quando a causa precede o efeito, inclusive entre vidas, torna os grandes sofrimentos em algo que pode-se optar por solucionar de qqr forma e pagar depois, tipo um limite do cheque especial, que não tem problema de usar, é só repor depois, pagar uns jurinhos e todo mundo fica feliz, eu, deus, as almas que sofrem, etc.

Como cada um vai utilizar o conhecimento, de forma alguma o invalida. A observação da lei da gravidade não evita que as pessoas continuem a se atirar do alto de edifícios. Conhecimento é poder, sempre.

Bjs

Argumento válido para verdades absolutas.
Argumento inválido para postulados morais inverificáveis.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

aknatom escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Argumento válido para verdades absolutas.
Argumento inválido para postulados morais inverificáveis.

Argumentos válidos para observadores :emoticon4: . Justificação de parte a parte existe sempre.

Bjs

aknatom

Mensagem por aknatom »

Para bons observadores a lei de causa e efeito não é "causa precede efeito", ela é simultânea. Quando vc comete um ato, ele só ocorre porque internamente criou-se condições para isso e essa condição se auto-reafirma nos eventos seguintes, e ela própria é recompensa ou punição para a ação.
Não argumento que ela é negativa para observadores, para observadores nem a crença em deus ou no bicho-papão é ruim... para pessoas que tem por tendência natural não serem observadores, essas crenças são danosas. Melhor seria deixá-los desesperançosos de um deus-pai e de um universo moral na infância verdadeira corporal e termos adultos verdadeiros na sequência (com todas as complicações que a educação destes trás) do que termos crianças (rebeldes ou sub-servientes) por todo o futuro.

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

aknatom escreveu:Para bons observadores a lei de causa e efeito não é "causa precede efeito", ela é simultânea. Quando vc comete um ato, ele só ocorre porque internamente criou-se condições para isso e essa condição se auto-reafirma nos eventos seguintes, e ela própria é recompensa ou punição para a ação.
Não argumento que ela é negativa para observadores, para observadores nem a crença em deus ou no bicho-papão é ruim... para pessoas que tem por tendência natural não serem observadores, essas crenças são danosas. Melhor seria deixá-los desesperançosos de um deus-pai e de um universo moral na infância verdadeira corporal e termos adultos verdadeiros na sequência (com todas as complicações que a educação destes trás) do que termos crianças (rebeldes ou sub-servientes) por todo o futuro.

:emoticon4:

Bjs

aknatom

Mensagem por aknatom »

:emoticon5:

Imagem

videomaker

Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:Se o codigo penal é o que leva ao homem a andar ao temor da lei, seria licito dizer que, o ser humano só se adapta a uma vida societária porque se sentem obrigados a obedeceder a esta lei? :emoticon5:

A vida em sociedade é necessária, logo as pessoas procuram se adaptar a ela fazendo o que é preciso mesmo que não gostem, assim como eu ia à escola mesmo não gostando porque sabia que eu iria precisar daquilo no futuro.

Eu procuro respeitar as outras pessoas mesmo não gostando delas porque sei que posso precisar delas e também não quero que elas sejam minhas inimigas e estraguem minha vida.
videomaker escreveu:

O código penal é uma forma de oficializar a ética de modo que haja um padrão que todos devem seguir e não haja brigas a respeito do que é certo ou errado.
Se deixarmos a coisa na base da opinião pessoal, cada um vai achar diferente do outro.

O código penal é uma média de opiniões, é o que dá para se fazer.

A verdade é somente esta, a lei divina esta para o teista, assim como qualquer outra lei esta para o ateu! Insistir em dizer que ateus não levam em consideração as punições da lei, e a partir dela ter uma conduta, é pretenção demais e por isso inaceitavel! Se vc estiver falando de vc, ai sim, eu posso aceitar! ate por que aqui no Rev a maioria dos ateus é gente esclarecida e tem bom senso! agora tomar isso como verdade pra todo mundo, ai não....ai não dá.

videomaker

aknatom escreveu::emoticon5:

:emoticon5: 2

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

aknatom escreveu::emoticon5:

:emoticon266:

Caso eu tivesse colocado :emoticon26: , aí sim mereceria um :emoticon5:

Concordo em parte com vc. O problema é o tamanho da diversidade humana

Bjs

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

NadaSei escreveu:
Dimítri escreveu:Teísta cético???? :emoticon5: :emoticon5: :emoticon5:

Claro, ou você pensa que apenas ateus e agnósticos podem ser céticos?
Ceticismo é outra coisa, não tem nada a ver com teísmo ou ateismo, da mesma forma que existem ateus crentes, também existem teístas céticos.

Muitos cientistas são teístas e ainda assim fazem uso do ceticismo científico ou mesmo de algum tipo de ceticismo filosófico. Muitos dos grandes filósofos idém.

Eu mesmo sou um teísta cético, não só uso do ceticismo científico padrão de grande parte dos ateus e agnósticos, como o acho pouco eficiente e o combino com um tipo de ceticismo mais filosófico.

Eu ainda não entendi o motivo da confusão que muitos fazem entre teísmo/ateismo e ceticismo, esses termos se referem a coisas completamente distintas.

Cético, por definição, é aquele que têm como orientação o princípio de que não existe uma "verdade". No momento que uma pessoa acredita em qualquer tipo de ser sobrenatural, ela aceita esse ser como uma "verdade", deixando, portanto, de ser cética.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Dimítri escreveu:Cético, por definição, é aquele que têm como orientação o princípio de que não existe uma "verdade". No momento que uma pessoa acredita em qualquer tipo de ser sobrenatural, ela aceita esse ser como uma "verdade", deixando, portanto, de ser cética.

Outra possível opção de cético é aquele que só aceita as coisas depois de ver as evidências.
Claro que essas evidências não são consideradas absolutas, podendo se revelar falsas, entrando aí sua definição.

Trancado