Edson Jr escreveu:André!
1)Deixei bastante claro que o Estado deve cuidar da saúde e educação de qualidade e oferecê-las gratuitamente aos que não podem pagar. Um país tão rico como os EUA poderiam realmente oferecer muito mais do que oferecem.
Como disse, minha inclinação é maior para o liberalismo social.
André escreveu:Então quem discorda de vc não é racional? Vc é o novo profeta da razão, e todos os outros são pessoas em um mau caminho determinados pelos sentimentos.
2)Se eu fosse um profeta da razão não mudaria tanto minhas idéias e convicções. Não preciso ser nenhum gênio para constatar que são razões emocionais que travam a racionalidade dos crentes.
Como na filosofia Jedi "as paixões nublam a mente".
É bastante óbvio!
1)A questão é como fazer isso, e as evidencias apontam que embora seja bom enxugar o Estado em setores, como eu sou contra o excesso de cargos por indicação, por exemplo, no caso da saúde principalmente, controle Estatal, em diversos países, tem se mostrado menos custoso e melhor para população. Sendo oferecido de graça a todos, e no caso dos medicamentos apenas os que podem pagar, pagam, como é o caso na Inglaterra, e mesmo assim pagam pouco. Ou seja, diferentes planos que entendem uma coisa básica, saúde e acesso a serviços de saúde, é um direito, e sua comercialização leva a diminuição ao acesso desse serviço que tem que ser garantido a todos.
Na Educação sou favorável a um sistema misto. Com espaço para iniciativa privada, mas que deve ser regulada democraticamente, para evitar irresponsabilidades. E tb deve ser garantida a todos, o acesso ao conhecimento.
2)Eu não sou crente (Nem religioso, nem me adapto bem rótulos de sistemas de idéias), tenho é um monte de dúvidas.E minha razão me leva a um pessimismo, porém tb a constatação que existem escolhas e possibilidades. As que escolho, faço por razoes de analise de resultados como é o caso.
A emoção, amor a humanidade por exemplo, combinada com a razão, da a ultima direção, e caráter. Logo não é dispensável.
Vc sugerir que sou cego pq sinto, é sugerir que eu seria capaz de fazer melhor avaliação sem sentir. O que é falso. Todos sentimos, em diferentes níveis, e apenas aqueles que não conhecem nem querem saber os argumentos contrários se cegam. Eu conheço os argumentos da direita, e aprendo compreendendo, mas raramente os considero melhores, e estou no meu direito de avaliação pessoal.
Quem me parece querer negar as evidencias é vc, postei muitas, e nenhuma foi suficientemente refutada. Como contas médicas serem a maior causa de falências nos EUA, como se iniciou HMO, e os problemas ligados a esses.
Eu já acho que indiferença é bem fácil de ocorrer naqueles que condenam sensibilidade alheia. Antes que diga que estou falando de vc, não estou. Falo em geral, ter sentimento de solidariedade é uma virtude, não um defeito. Ele somente é problemático se não é acompanhado por ponderação e razão.
Vc fala como se um excluísse o outro, como se fossem antagônicos. Pois para mim a ética, algo fundamental, nasce no individuo, com a combinação de ambos razão e emoção.
O problema da crença é acreditar sem dúvidas, nem reservas. Acreditar na possibilidade, algo dinâmico é fundamental até mesmo para um empresário que assume riscos. Eu acredito que é possível um sistema de saúde melhor, ou nos moldes e aprendendo com experiências dos outros, vendo quais boas idéias podem ser adaptadas, e ou, colaborar.Para mim a descrença completa é a desculpa para apatia, e o primeiro sintoma do egocentrismo.
E vc fala de constatações, as minhas foi o que expus, e não foi por peninha das pessoas, mas foi por entender que o sistema britânico é melhor que o dos EUA, por exemplo, após uma avaliação. Vc fez essa avaliação? Conhece os dois sistemas? E mesmo que tenha feito, e mesmo que conheça, democraticamente deve respeitar o meu direito de ter a minha avaliação, e buscar subterfúgios de caracterização de personalidade para desqualificar minhas posições, não é muito democrático. E garanto se eu fizer isso com vc, vc não vai gostar. Logo “não faça aos outros o que não quer que façam com vc” ademais não tem qualquer valor de conteúdo.