Educação Pública do Brasil

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Edson Jr
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

manoelmac escreveu:Grande idéia heim!!! Aí sim, no futuro, quando fosse tentar um emprego, ou até mesmo entrar na faculdade.

"Ah fulando, você se formou na turma C???..."

Da-lhe mais um fachineiro no mundo....... aff


manoelmac;

O que decide se o aluno vai ser faxineiro ou não é o desempenho que ele obterá fora da escola. A escola deve ser apenas um espaço onde se possa ensaiar o que os alunos enfrentarão no futuro.

Do jeito que a escola faz até os de maior potencial podem se tornar fachineiros.
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manoelmac
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por manoelmac »

Edson Jr escreveu:
manoelmac escreveu:Grande idéia heim!!! Aí sim, no futuro, quando fosse tentar um emprego, ou até mesmo entrar na faculdade.

"Ah fulando, você se formou na turma C???..."

Da-lhe mais um fachineiro no mundo....... aff


manoelmac;

O que decide se o aluno vai ser faxineiro ou não é o desempenho que ele obterá fora da escola. A escola deve ser apenas um espaço onde se possa ensaiar o que os alunos enfrentarão no futuro.

Do jeito que a escola faz até os de maior potencial podem se tornar fachineiros.


Mas o que você está propondo é uma "rotulação" e isso tem consequencias sim.

Se irão ensaiar o futuro, e você defende um sistema de notinhas de prova, fica meio incompatível como "ensaio" não???
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Edson Jr
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

manoelmac escreveu:Se um aluno quer fazer Sistema de Informação ele DEVE focar mais seus esforços na Matemática, e ter um conhecimento suficiente do restante, não medíocre.


É para isso que existem as Universidades. Lá você pode focar no que quiser. Antes, não. Afinal de contas, uma criança e adolescente está em fase de formação e ainda não possui condições plenas para decidir o que se quer fazer.

Se para um adulto costuma ser difícil, imagine para uma criança e adolescente. Dessa forma, os alunos possuem uma visão ampla e geral de todas as disciplinas. Isso abrirá um leque para que mais tarde ele possa escolher adequadamente no que prefere se aprofundar.
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

manoelmac escreveu:Mas o que você está propondo é uma "rotulação" e isso tem consequencias sim.

Se irão ensaiar o futuro, e você defende um sistema de notinhas de prova, fica meio incompatível como "ensaio" não???


Uma pessoa não passar numa Universidade não significa que ela possui um rótulo de "burra". Significa apenas que precisa se esforçar mais com o objetivo de superar suas dificuldades. O mesmo raciocínio se aplica dentro da escola.

Um terreno que estimula uma competição saudável e leal é um ótimo ensaio para a vida. A Escola não pode ser um palco de ilusões, reproduzindo um mundo de faz de contas, totalmente fora da realidade.
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manoelmac
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por manoelmac »

Edson Jr escreveu:
manoelmac escreveu:Mas o que você está propondo é uma "rotulação" e isso tem consequencias sim.

Se irão ensaiar o futuro, e você defende um sistema de notinhas de prova, fica meio incompatível como "ensaio" não???


Uma pessoa não passar numa Universidade não significa que ela possui um rótulo de "burra". Significa apenas que precisa se esforçar mais com o objetivo de superar suas dificuldades. O mesmo raciocínio se aplica dentro da escola.

Um terreno que estimula uma competição saudável e leal é um ótimo ensaio para a vida. A Escola não pode ser um palco de ilusões, reproduzindo um mundo de faz de contas, totalmente fora da realidade.


Claro, nunca disse que não!!!

Agora, a realidade também se trabalha com a diversidade. A competição saudável não é só concursos públicos e vestibulares. Existe o campo de sociabilização no qual a escola também possui um importante papel.

Os alunos "bons" precisam intaragir com os "mais fracos". Acredite, ninguém é bom por completo e ninguém é fraco por completo (claro que existem excessões).

O Colégio não pode só valorizar a competição não. o mundo não se resume a isso. Existe também interação interpessoal, que não é exatamente competitivo. O aluno não só competirá no mundo, deverá també saber tratar bem alguém, como um cliente por exemplo.

A competição é importante? CLARO!!! a interação é importante? MUITO!! pra que focar só em competição???
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

manoelmac escreveu:Agora, a realidade também se trabalha com a diversidade. A competição saudável não é só concursos públicos e vestibulares. Existe o campo de sociabilização no qual a escola também possui um importante papel.


Esse processo de socialização emerge espontaneamente entre os alunos.

manoelmac escreveu:Os alunos "bons" precisam intaragir com os "mais fracos". Acredite, ninguém é bom por completo e ninguém é fraco por completo (claro que existem excessões).


É preciso deixá-los livres para decidirem se querem ou não interagir com os mais fracos. Alguns vão interagir naturalmente. Outros não. É preciso que o caminho nesse sentido seja livre. Ninguém deve ser obrigado a interagir com alguém.
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por manoelmac »

Esse processo de socialização emerge espontaneamente entre os alunos.


Mas a sociabilização não aparece do nada, ela deve ser orientada, e esse é o papel da escola. Orientar, sem interferir na individualidade. :emoticon1:

É preciso deixá-los livres para decidirem se querem ou não interagir com os mais fracos. Alguns vão interagir naturalmente. Outros não. É preciso que o caminho nesse sentido seja livre. Ninguém deve ser obrigado a interagir com alguém.


Claro que não deve ser obrigado, ele deve ser incentivado a fazê-lo. :emoticon1:
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

manoelmac escreveu:Mas a sociabilização não aparece do nada, ela deve ser orientada, e esse é o papel da escola. Orientar, sem interferir na individualidade. :emoticon1:


Não disse que surge do nada. Disse que surge espontaneamente, através das relações entre os indivíduos.
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por manoelmac »

Edson Jr escreveu:
manoelmac escreveu:Mas a sociabilização não aparece do nada, ela deve ser orientada, e esse é o papel da escola. Orientar, sem interferir na individualidade. :emoticon1:


Não disse que surge do nada. Disse que surge espontaneamente, através das relações entre os indivíduos.


Tudo bem kra. mas é papel da escola orientar esse relacionamento entre indivíduos não? Uma criança não tem uma noção de como se comportar dentro da sociedade, necessitando da interferência do professor (viu, não sou tão construtivista assim... :emoticon1: ). Isso nos primeiros anos do ciclo básico, a partir do 5º ano, aí sim, arrochar as rédeas e cobrar mais. Mas observando as habilidades individuais de cada um, desde aquele aluno que cultua a matemática até aquele que adora desenhar no caderno. O homem é uma caixinha de surpresas... :)
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

manoelmac escreveu:Tudo bem kra. mas é papel da escola orientar esse relacionamento entre indivíduos não?


Não. A Escola deve apenas conter os excessos e indisciplinas. Os bons modos e costumes vêm de casa. Se os pais não resolvem, não é a Escola quem deve resolver.
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por manoelmac »

Edson Jr escreveu:
manoelmac escreveu:Tudo bem kra. mas é papel da escola orientar esse relacionamento entre indivíduos não?


Não. A Escola deve apenas conter os excessos e indisciplinas. Os bons modos e costumes vêm de casa. Se os pais não resolvem, não é a Escola quem deve resolver.


Mas os pais não possuem meios para orientá-los em comportamento coletivo... :emoticon1:

O papel da escola é a educação como um todo. Ou você acha que criança tem que ir ao jardim de infância só para brincar? Não! é lá que ela começa a aprender a interagir com outras crianças. E o professor deve orientá-las sim, dizendo que "não pode bater no coleguinha", que "quando a gente tem uma coisa que ele gosta tem que pedir" , etc.

É um tato muito, mas muito mais diferente do que a educação que se aprende em casa. A escola deve ser sim a extensão do que se aprende em casa, quissá até identificar maus tratos e patologias. :emoticon1:
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

manoelmac escreveu:Mas os pais não possuem meios para orientá-los em comportamento coletivo... :emoticon1:


Através do exemplo dentro de casa. Um filho bem cuidado normalmente não causa transtornos dentro da escola. Isso é facilmente percebido em saula de aula. Os alunos problemáticos vêm de famílias problemáticas.


manoelmac escreveu:O papel da escola é a educação como um todo. Ou você acha que criança tem que ir ao jardim de infância só para brincar? Não! é lá que ela começa a aprender a interagir com outras crianças. E o professor deve orientá-las sim, dizendo que "não pode bater no coleguinha", que "quando a gente tem uma coisa que ele gosta tem que pedir" , etc.


É claro que nos estágios iniciais de desenvolvimento da criança o professor precisa atuar como um auxiliador da aprendizagem, contendo os excessos e indisciplinas. Não muito mais que isso.

O papel da Escola é, basicamente, de transmitir conhecimentos de maneira que possa ser assimilado pelos alunos. Todo o resto é secundário e complementar.

É por causa desse papo de socialização que a Educação está essa bagunça. A ideologia marxista está se enraizando cada vez mais dentro do espaço escolar, atribuindo funções para Escola que nunca foram dela.

Dá no que dá!
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Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por manoelmac »

É claro que nos estágios iniciais de desenvolvimento da criança o professor precisa atuar como um auxiliador da aprendizagem, contendo os excessos e indisciplinas. Não muito mais que isso.


Conter excessos e indisciplinas não seria educar?

O papel da Escola é, basicamente, de transmitir conhecimentos de maneira que possa ser assimilado pelos alunos. Todo o resto é secundário e complementar.


Aí se tornar autômatos. Seria lindo realmente ver uma criança com um olho rocho todos os dias e deixar pra lá... realmente é muito justo isso! E porque não se pode deixar a escola interagir com a comunidade? Trazer a realidade por meio de observação? Basear-se nas leis gerais para orientação de como conviver com os colegas?

É por causa desse papo de socialização que a Educação está essa bagunça. A ideologia marxista está se enraizando cada vez mais dentro do espaço escolar, atribuindo funções para Escola que nunca foram dela.


Sim, porque é algo muito novo e ninguém sabe agir direito. Como eu disse, a falta de comunicação é incrível, e quando se tem uma boa sintonia, acaba dando certo. Como já citei o exemplo do Madalena Magacho aqui de Itaperuna, onde muita gente que tem grana quer seu filho lá dentro! E está longe de ser um modelo tradicionalista. Foi só algo que deu certo e todo mundo vê isso... Está consistente e bem explicado.

Como diria caetano A mente apavora o que ainda não é mesmo velho :emoticon1:
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

manoelmac escreveu:Conter excessos e indisciplinas não seria educar?


Sim, mas o foco está no aprendizado. Tudo aquilo que prejudica o aprendizado, como a indisciplina, precisa ser contido.

manoelmac escreveu:Aí se tornar autômatos. Seria lindo realmente ver uma criança com um olho rocho todos os dias e deixar pra lá... realmente é muito justo isso!


Essa de deixar o olho roxo foi boa. Isso acontece muito hoje em dia porque muita liberdade é dada ao aluno. O que jamais aconteceria num ensino tradicional mais de uma vez. Uma vez é suspenso. Duas vezes é expulso.

Ou seja, não existe esse negócio do aluno aloprar e ficar impune como ocorre nas escolas públicas atuais.

manoelmac escreveu:E porque não se pode deixar a escola interagir com a comunidade?


Não disse que não pode.

manoelmac escreveu:Sim, porque é algo muito novo e ninguém sabe agir direito.


Pois é...ninguém sabe agir direito...nem mesmo os seus idealizadores.

manoelmac escreveu:Como já citei o exemplo do Madalena Magacho aqui de Itaperuna, onde muita gente que tem grana quer seu filho lá dentro! E está longe de ser um modelo tradicionalista. Foi só algo que deu certo e todo mundo vê isso... Está consistente e bem explicado.


É uma escola de Educação Infantil! É óbvio que, neste caso, o tratamento pode ser diferente. Estou falando do Ensino Médio e Fundamental, onde essa babaquice de construtivismo é um fracasso absoluto.
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por manoelmac »

Edson Jr escreveu:
manoelmac escreveu:Conter excessos e indisciplinas não seria educar?


Sim, mas o foco está no aprendizado. Tudo aquilo que prejudica o aprendizado, como a indisciplina, precisa ser contido.

manoelmac escreveu:Aí se tornar autômatos. Seria lindo realmente ver uma criança com um olho rocho todos os dias e deixar pra lá... realmente é muito justo isso!


Essa de deixar o olho roxo foi boa. Isso acontece muito hoje em dia porque muita liberdade é dada ao aluno. O que jamais aconteceria num ensino tradicional mais de uma vez. Uma vez é suspenso. Duas vezes é expulso.

Ou seja, não existe esse negócio do aluno aloprar e ficar impune como ocorre nas escolas públicas atuais.

manoelmac escreveu:E porque não se pode deixar a escola interagir com a comunidade?


Não disse que não pode.

manoelmac escreveu:Sim, porque é algo muito novo e ninguém sabe agir direito.


Pois é...ninguém sabe agir direito...nem mesmo os seus idealizadores.

manoelmac escreveu:Como já citei o exemplo do Madalena Magacho aqui de Itaperuna, onde muita gente que tem grana quer seu filho lá dentro! E está longe de ser um modelo tradicionalista. Foi só algo que deu certo e todo mundo vê isso... Está consistente e bem explicado.


É uma escola de Educação Infantil! É óbvio que, neste caso, o tratamento pode ser diferente. Estou falando do Ensino Médio e Fundamental, onde essa babaquice de construtivismo é um fracasso absoluto.


A do olho rocho, seria observado na criança que chega de casa assim, e com uma análise comportamental simples dá pra identificar uma criança que está sendo maltratada em casa. isso também tem que ser o papel da escola pow!!!

Fundamental de 1ª a 4ª é importante tb... mas eu não disse que a partir da 5ª série não poderia ser mais arrochadoooooooooooooooooooo!!!
Claro que tem que ser... :emoticon17:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
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Apocaliptica

Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Apocaliptica »

manoelmac escreveu:
Apocaliptica escreveu:
manoelmac escreveu:
Edson Jr escreveu:
Apocaliptica escreveu:5????

Não acredito nisto!!!

O Brasil está ferrado!


5 no Estado e 4 no município do Rio de Janeiro!

Parece piada, né?


Acho justo,

com um alcance de 50% dos objetivos propostos para algo que ele nunca utilizará na vida!!!

Como eu disse, pra que ele tem que ser excelente em tudo??? É demais querer isso de um ser humano!!!

Mas claro que, se o aluno é razoavel em TUDO, aí sim, existe um problema.

Mas convenhamos. Um aluno que tira notão em história, e é razoável em matemática será um excelente profissional em História... ou em uma vertente correlacionada.

Ah é, esqueci, ele tem que ser bom em tudo... só pra dizer que tem conteúdo inútil.

http://www.homemdemello.com.br/psicolog ... lmult.html


Querido, qual o percentual de alunos - quando na escola -que tem noção do que vai fazer na Universidade em sua vida profissional?
Além do mais, o Vestibular é um concurso unificado, onde, apesar de haver pesos de acordo com as escolhas pelos cursos, a chamnce de passar aumenta com o aumento do argumento. Negar aos alunos em tenra idade a possibilidade de terem um conhecimento amplo e mais detalhado possível de todas as disciplinas é um equívoco que pode deixar lacunas irreparáveis.

50% de algo é apenas a metade. Com metade não se vai muito longe, talvez a lugar algum, pois há um enorme contingente de alunos que sabem justamente a outra metade que você não sabe, e que podem ser justamente os que vão fazer a diferença na sua prova.

Infelizmente, se não se busca a excelência, opta-se pela mediocridade.


Mas que excelência????? Ter que saber os afluentes do Amazonas é Excelência pra quê???? Se uma pessoa escolhe Sistema de Informação, ele tem que buscar excelência em Tudo??? Não seria melhor "focar" em algo específico??? Não tô entendendo!!!


Você não me entendeu. Como uma criança e um adolescente vão saber o que querem fazer na faculdade? São poucos os que decidem ou tem noção para dar mais importância a uma disciplina do que a outra. E as escolas vão ter que se adaptar à escolhas prováveis de seus alunos? E os que não sabem o que querem? E os que mudam de idéia? É muita responsabilidade tanto para o aluno como para a escola. Não tem como focar em algo tão cedo. Pela sua visão, já desde a 6ª série haveria uma pré-escolha e as turmas ou seriam separadas pelas preferências, ou ficando em turmas normais, a escola os professores de cada matéria , teriam que saber as escolhas individuais para ponderar médias e cobranças individuais. Nada disso é viável e nem aconselhável. Todos os alunos na escola devem ter a chance de receber os mesmos conteúdos com os mesmos pesos de avaliação imparcialmente. Desta forma, por afinidade ou exclusão, vão formando suas opiniões e desenvolvendo gosto pelo que mais lhe atrair.
A excelência é justamente buscar o melhor de tudo, estou falando de qualidade naquilo que é indispensável pelo menos ao vestibular.Tanto a escola oferecer, como o aluno tentar absorver. Não há como fugir disto. Tentaram justamente enquadrar os alunos em cursos profissionalizantes depois da reforma de ensino de 1975 ( ou 74...), e foi um fracasso. Os currículos específicos traziam menos carga de matérias básicas e mais carga de matérias referentes à especialização. Nem todos queriam ou sabiam do que se tratava. Quando chegou a hora do Vestibular, muita gente se desesperou para aprender o conteúdo que ficou para trás e foram fazer cursinho extensivo.

Sem essa de que decoreba não faz parte da Educação tradicional, senão a educação tradicional sulista do qual fala tinha fortes tendências construtivistas.


2 equívocos ou mal- entendidos. Primeiro que a decoreba tem a ver com Educação tradicional, sim. Quem disse que não. Mas educação tradicional não quer dizer que o método tradicional não tenha mudado, agregado tipos de coisas como trabalho em grupo, estudo dirigido, matemática moderna, teoria de conjuntos..( aqui foi no final dos anos 60, no resto do país eu não sei ). Isto é uma coisa. A outra são as escolas (teorias)pedagógicas alternativas, como o construtivismo Montessoriano e Piaget. Muitas escolas introduziram totalmente ( mas meio que já cederam a um mix ), outras agregaram e adaptaram e outras nem aceitam, seguem o método tradicional ( devidamente evoluído). Mas aqui temos algumas tendências construtivistas, sim. Quem disse que não? É meio tácito que cada criança tem seu ritmo, mas mesmo assim, uma certa homegeneidade deve ser seguida para que não haja muita dispersão.

Se um aluno quer fazer Sistema de Informação ele DEVE focar mais seus esforços na Matemática, e ter um conhecimento suficiente do restante, não medíocre.


Entendeu que o aluno nem sempre sabe o que quer quando tem 13, 14 ou 15 anos? E que o Vestibular requer altos níveis de argumento nos cursos mais procurados? E por uma questão você pode perder a sua vaga?

E outra, eu não disse que sou marxista quanto a educação. Eu só não suporto ter que esfregar na cara de uma criança que ele é um zero a esquerda pq ficou com 50 na média me português e deixa todo mundo no chinelo em Matemática!!!


Desculpa...50% de uma disciplina exigida no Vestibular para qualquer curso é muito pouco. Além do mais, escrever errado é uma das coisas mais comuns neste país. Inclusive em quem está cursando para profissões que vão usar a língua diariamente. E não sabem escrever.
Ninguém propôs dizer para aluno algum que ele é um ZERO À ESQUERDA. Ele paga escola para ter acesso ao conteúdo. Tem este direito e deve fazê-lo para seu próprio bem. Aliás, conceitos e notas não são para a escola e o professor deve ser apenas facilitador no aprendizado. A nota serve para o aluno situar-se quanto ao que sabe e o que não sabe.
Alguém falou em Marxismo? Eu não falei.
Não digo "deixar de levar em consideração" e sim "moderar" os conhecimentos que ele não precisará tanto!


De novo. Ele não sabe e nem pode ser cobrado por isto. Tem direito a todo o conteúdo.

A educação tradicional enxerga melhores valores nas famosas disciplinas Português, Matemática, Geografia, História e Ciências.


Sim, as que caem no Vestibular e em concursos públicos, assim com em processos de seleção em geral. No mundo todo é assim.

Educação Física, Educação Artística, Música, etc. são totalmente irrelevantes.


Ed. Física é cadeira obrigatória. As outras são para encher carga horária ou dar vaga no mercado de trabalho para professores destas áreas.Inúteis para o Vestibular e um saco para quem odeia música e desenho. Aliás, não se pode avaliar talento musical e nem desenho na escola.


É fácil observar senhores e senhoras de idade mais avançada que se tornam artistas plásticos.

Artista plástico não se torna. se nasce ou não com talento. E não são senhores e senhoras, é gente de todas as idades. Quem ama arte, ama desde sempre. Mas é pequeno o número de artistas, ou futuros artistas que compense usar as poucas e já fracas horas-aula com estas matérias, que a maioria odeia e mata aula no bar.

Será que isso não foi um erro quanto a orientação destes alunos no passado? Aliás, nem só de disciplinas básicas vive uma sociedade.


Você não faz a menor idéia do que está dizendo.Eu estudei em escola pública a vida toda. Tive Ed. Artística, Música, Mecanografia, Puericultura, Desenho Industrial, Publicidade e Propaganda, além de Inglês, Francês e Espanhol em anos diferentes, de acordo com os professores disponíveis. Um lixo. A maioria odiava, porque justamente não tinha nada a ver com o que eles precisavam e sabiam que iam precisar para concursos e outros processos de seleção. Justamente estas matérias nos roubaram meses sagrados de conteúdos que ficaram para trás. Quando chegou no cursinho e na hora do pega prá capar...PQP, viu? Malditos currículos alternativos!
A "sociedade" demanda o currículo básico adicionado de coisas específicas. A especialização é dada na Universidade, depois que todos estão maduros e preparados para fazer as suas escolhas individuais. Mesmo assim, tá cheio de encheção de morcilha nos cursos superiores....


Agora, partir de notinha de provinha (que pra mim não prova absolutamente NADA) para dizer a competência de um aluno é ridículo. Não tem cabimento!


Ué, cara...quem falou em competência. É simples. Os anos de estudo servem para o ensino chamado fundamental e médio. E são pouco pelo tanto de conteúdo a ser cumprido. Então, precisa ser objetivo. A nota não é para dar satisfação ao professor, nem aos pais e apenas e unicamente ao aluno. O direito à avaliação é do aluno. A ele interessa e a ele deve ser oferecido. Você está invertendo os valores. Minha filha sabe desde cedo que tem este direito. E cobra uma avaliação correta e justa dos professores a quem ela paga para que a ensinem e a corrijam sempre que ela precisar.

O aluno seria medíocre sim, se ele alcançar 50% ou menos dos objetivos de todas as disciplinas, aí não tem desculpa. Mas agora, sendo razoável em algumas e excelente em outras, não acha que na vida profissional desse aluno é tendencioso escolher uma profissão que melhor encaixe nesse perfil? Isso não é teoria furada, é pura lógica! :emoticon1:


Já fui bem clara.Durante os anos que antecedem a vida acadêmica, o aluno tem o DIREITO e o DEVER de receber todo o conteúdo que vai precisar até o momento de escolher a sua futura área de atuação. É uma oportunidade de ver tudo e abrir suas próprias portas internas. A facilitação do processo vem da escola.

Apocaliptica

Re.: Educação Pública do Brasil

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Edson Jr,

Parabéns, Edson...ótimo tópico.

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Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por manoelmac »

Apo... juro que vou responder... são 00:20 agora... tow mortooooooooooowww...
abraços... :emoticon1:
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Re.: Educação Pública do Brasil

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Beijinho! Boa Noite!

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Re.: Educação Pública do Brasil

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Você não me entendeu. Como uma criança e um adolescente vão saber o que querem fazer na faculdade? São poucos os que decidem ou tem noção para dar mais importância a uma disciplina do que a outra. E as escolas vão ter que se adaptar à escolhas prováveis de seus alunos? E os que não sabem o que querem? E os que mudam de idéia? É muita responsabilidade tanto para o aluno como para a escola. Não tem como focar em algo tão cedo. Pela sua visão, já desde a 6ª série haveria uma pré-escolha e as turmas ou seriam separadas pelas preferências, ou ficando em turmas normais, a escola os professores de cada matéria , teriam que saber as escolhas individuais para ponderar médias e cobranças individuais. Nada disso é viável e nem aconselhável. Todos os alunos na escola devem ter a chance de receber os mesmos conteúdos com os mesmos pesos de avaliação imparcialmente. Desta forma, por afinidade ou exclusão, vão formando suas opiniões e desenvolvendo gosto pelo que mais lhe atrair.
A excelência é justamente buscar o melhor de tudo, estou falando de qualidade naquilo que é indispensável pelo menos ao vestibular.Tanto a escola oferecer, como o aluno tentar absorver. Não há como fugir disto. Tentaram justamente enquadrar os alunos em cursos profissionalizantes depois da reforma de ensino de 1975 ( ou 74...), e foi um fracasso. Os currículos específicos traziam menos carga de matérias básicas e mais carga de matérias referentes à especialização. Nem todos queriam ou sabiam do que se tratava. Quando chegou a hora do Vestibular, muita gente se desesperou para aprender o conteúdo que ficou para trás e foram fazer cursinho extensivo.


Qualquer professor consegue enchergar nas crianças e adolescentes qual vertente ela vai querer seguir. Isso vai se definindo no decorrer dos cursos até o final do Ensino Médio. Não estou falando que tem que separar turma por escolha ou fazer vista grossa para tal. E sim, que querer que um aluno atinja uma meta além da metade de algo que notóriamente ele não tem interesse é pedir demais. Como havia dito, os que não tem vocação para nada, aí sim, existe um problema, e pode ser até mesmo social deste aluno. E vestibular??? Concurso Público??? Eu considero a forma de avaliação meio estranha para o vestibular. Concurso público também é jogo de carta marcada.

2 equívocos ou mal- entendidos. Primeiro que a decoreba tem a ver com Educação tradicional, sim. Quem disse que não. Mas educação tradicional não quer dizer que o método tradicional não tenha mudado, agregado tipos de coisas como trabalho em grupo, estudo dirigido, matemática moderna, teoria de conjuntos..( aqui foi no final dos anos 60, no resto do país eu não sei ). Isto é uma coisa. A outra são as escolas (teorias)pedagógicas alternativas, como o construtivismo Montessoriano e Piaget. Muitas escolas introduziram totalmente ( mas meio que já cederam a um mix ), outras agregaram e adaptaram e outras nem aceitam, seguem o método tradicional ( devidamente evoluído). Mas aqui temos algumas tendências construtivistas, sim. Quem disse que não? É meio tácito que cada criança tem seu ritmo, mas mesmo assim, uma certa homegeneidade deve ser seguida para que não haja muita dispersão.


Isso eu sei, eu também não sou um fervoroso seguidor do construtivismo não, ele tem seus pontos positivos (eu o considero maravilhoso para a educação infantil e tosco para a Alfabetização em diante). E concordo com muitos pontos seus. Mas o que o Edson está dizendo é que a escola deve ser um mero instrumento de aprendizagem, nada mais. A escola também deve ser um meio de convivencia humana, assim como será o seu trabalho no futuro. A escola também tem que desenvolver o aluno como ser humano, não como mero instrumento de aprendizagem. Isso não é utópico.

Desculpa...50% de uma disciplina exigida no Vestibular para qualquer curso é muito pouco. Além do mais, escrever errado é uma das coisas mais comuns neste país. Inclusive em quem está cursando para profissões que vão usar a língua diariamente. E não sabem escrever.
Ninguém propôs dizer para aluno algum que ele é um ZERO À ESQUERDA. Ele paga escola para ter acesso ao conteúdo. Tem este direito e deve fazê-lo para seu próprio bem. Aliás, conceitos e notas não são para a escola e o professor deve ser apenas facilitador no aprendizado. A nota serve para o aluno situar-se quanto ao que sabe e o que não sabe.


Eu sei que 50% é pouco! mas deveria ser levado em conta, pesos para cada proposta de curso em determinadas disciplinas. Tudo bem que a note é para o aluno, o problema é como a nota é aplicada na educação tradicional (pelo menos a de raiz). Valorizar uma prova decorada e repetitiva é estranho. No mundo real você vai ter acesso a diversos dispositivos de pesquisa. Nas provas você tem quase que adivinhar o que o professor está querendo passar mutas vezes. Eu mesmo, vou conseguir fazer uma equação? vou! mas sem o livro, sem as fórmulas para eu pesquisar e tirar uma eventual dúvida, NÃO! Na vida real eu sempre vou ter instrumento que uma provinha de escola sempre me negou e OBVIAMENTE E SEM SOMBRAS DE DÚVIDAS, na vida real eu iria me sair bem melhor. Por isso que ponto de prova, não prova nada! Creio que pesquisas e exposições em sala de aula deveriam ter um peso significativo no total de pontos do aluno. Por isso uma avaliação contínua deste aluno é importante.

De novo. Ele não sabe e nem pode ser cobrado por isto. Tem direito a todo o conteúdo.

Não estou dizendo que ele deve ser cobrado por isso, de forma alguma! isso é um desenvolvimento progressivo. Eu fui mal interpretado (também pudera, ficou muito específico realmente, cabeça oca a minha!!! :D) Eu quis dizer que ele sempre vai ter um desempenho bom sempre nas mesmas matérias, o ano todo, e também não justifica ele ter um péssimo rendimento nas outras. Mas que sempre haverá uma uma tendenciazinha para uma materia específica, ah isso vai!!! :emoticon1:

Ed. Física é cadeira obrigatória. As outras são para encher carga horária ou dar vaga no mercado de trabalho para professores destas áreas.Inúteis para o Vestibular e um saco para quem odeia música e desenho. Aliás, não se pode avaliar talento musical e nem desenho na escola.


O problema é esse, achar que a escola tem que preparar o aluno só para o vestibular. Isso é mais para a parte do Ensino Médio!!! Óbvio que o aluno tem que ser preparado para a VIDA!!! A escola tem que ter este papel social também ora. Avaliar tem como sim, observando o aluno. Também não é nada utópico.

Você não faz a menor idéia do que está dizendo.Eu estudei em escola pública a vida toda. Tive Ed. Artística, Música, Mecanografia, Puericultura, Desenho Industrial, Publicidade e Propaganda, além de Inglês, Francês e Espanhol em anos diferentes, de acordo com os professores disponíveis. Um lixo. A maioria odiava, porque justamente não tinha nada a ver com o que eles precisavam e sabiam que iam precisar para concursos e outros processos de seleção. Justamente estas matérias nos roubaram meses sagrados de conteúdos que ficaram para trás. Quando chegou no cursinho e na hora do pega prá capar...PQP, viu? Malditos currículos alternativos!
A "sociedade" demanda o currículo básico adicionado de coisas específicas. A especialização é dada na Universidade, depois que todos estão maduros e preparados para fazer as suas escolhas individuais. Mesmo assim, tá cheio de encheção de morcilha nos cursos superiores....


Desculpe, eu não especifiquei, este trabalho de orientação deveria ser feito até a 8ª série. O Ensino Médio tem que preparar o aluno para o vestibular sim. Um aluno que se encanta com um quadro de Vangog, provavelmente gostará muito de história. O aluno que é um poeta, vai ser excelente em português. e por aí vai. A criança vai tomando forma naquilo que ela gosta de fazer. O que na educação tradicional não dava valor a isso. Minha mãe mesmo é um exemplo, ela achava perda de tempo artesanato, ela sempre gostou de artesanato. Mas nunca foi estimulada que isso seria bom. Eu vivo dizendo a ela que ela deveria fazer belas artes, e não dar cabeçada em Pedagogia, pois foi orientada a isso. coisa que dá emprego. Só que com o artesanato, ela está se descobrindo de novo. Fico imaginando se ela fosse motivada a seguir este lado por um professor, provavelmente hoje seria muito diferente.

Ué, cara...quem falou em competência. É simples. Os anos de estudo servem para o ensino chamado fundamental e médio. E são pouco pelo tanto de conteúdo a ser cumprido. Então, precisa ser objetivo. A nota não é para dar satisfação ao professor, nem aos pais e apenas e unicamente ao aluno. O direito à avaliação é do aluno. A ele interessa e a ele deve ser oferecido. Você está invertendo os valores. Minha filha sabe desde cedo que tem este direito. E cobra uma avaliação correta e justa dos professores a quem ela paga para que a ensinem e a corrijam sempre que ela precisar.


Não disse nota em si, e sim nota de prova, a nota daquela prova que você não pode nem olhar para o relógio no alto do quadro negro sem arrancar a desconfiança do professor. Eu só acho que, na vida real, você nunca vai fazer nada as escuras. Aqueles alunos que conseguem armazenar os livros na memória e conseguem passar o texto com respostas automáticas, esses sempre serão excelentes para este tipo de prova. Eu tive muitos colegas que tiravam notas maravilhosas nas provas e não sabiam debater nada! Sempre fui um aluno mediano em provinha e era muito argumentativo. Tanto que, comecei a me tornar ateu nas aulas de história. Mas poucas vezes tirava notão, mesmo porque não era aquela a reposta que o professor queria.

Já fui bem clara.Durante os anos que antecedem a vida acadêmica, o aluno tem o DIREITO e o DEVER de receber todo o conteúdo que vai precisar até o momento de escolher a sua futura área de atuação. É uma oportunidade de ver tudo e abrir suas próprias portas internas. A facilitação do processo vem da escola.


Tudo bem, Claro que tem o DIREITO E DEVER de receber o conteúdo, mas, puta que pariu, 9 anos de estudo só para matéria básica é bastante coisa Apo!!! Dá de sobra para o aluno aprender coisas além da técnica.

Alguém falou em Marxismo? Eu não falei.


Você não. FOI O EDSOOOOON!!! Se ele me chamar de Maxista de novo eu vou bater nele!!!! :emoticon17: :emoticon12: :emoticon12:
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

manoelmac escreveu:A do olho rocho, seria observado na criança que chega de casa assim, e com uma análise comportamental simples dá pra identificar uma criança que está sendo maltratada em casa. isso também tem que ser o papel da escola pow!!!


É um problema que vem de casa então. Casos assim são considerados crime e precisam ser indentificados por profissionais da área. O professor não é psicólogo. Ele apenas percebe algo de diferente e encaminha para um setor responsável.

Só não vale especialistas pervertidos como os de São Caetano do Sul. Você pode conferir no link abaixo:

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0 ... 05,00.html

manoelmac escreveu:Fundamental de 1ª a 4ª é importante tb... mas eu não disse que a partir da 5ª série não poderia ser mais arrochadoooooooooooooooooooo!!!


Sim, mas você citou o exemplo de Escola de Educação Infantil, onde o ensino nem sequer é obrigatório.

A partir da primeira série o ensino passa a ser mais sistemático e a abordagem precisa mudar. Não é mais brincadeirinha do Jardim de Infância.
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

Apocaliptica escreveu:Edson Jr,

Parabéns, Edson...ótimo tópico.


Enriquecido com sua participação! :emoticon45:
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Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por manoelmac »

Sim, mas você citou o exemplo de Escola de Educação Infantil, onde o ensino nem sequer é obrigatório.

A partir da primeira série o ensino passa a ser mais sistemático e a abordagem precisa mudar. Não é mais brincadeirinha do Jardim de Infância.


sim, mesmo assim a criança ainda é uma criança e precisa de outro tato. As coisas não podem ser de supetão também não.
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

manoelmac escreveu:Qualquer professor consegue enchergar nas crianças e adolescentes qual vertente ela vai querer seguir.


Não conheço nenhum professor com esse dom, manoelmac!

O professor agora têm também o papel de Adivinho?


manoelmac escreveu:Mas o que o Edson está dizendo é que a escola deve ser um mero instrumento de aprendizagem, nada mais. A escola também deve ser um meio de convivencia humana, assim como será o seu trabalho no futuro. A escola também tem que desenvolver o aluno como ser humano, não como mero instrumento de aprendizagem. Isso não é utópico.


O que digo é que o foco da Escola deve ser a aprendizagem. O resto pode também ser feito, mas é secundário e complementar. E, sinceramente, tenho muitas reservas com relação a essa ênfase na socialização, pois a experiência têm mostrado que é um ótimo meio de inculcarem sistemas ideológicos contaminados na mente dos jovens.


manoelmac escreveu:Valorizar uma prova decorada e repetitiva é estranho. No mundo real você vai ter acesso a diversos dispositivos de pesquisa.


Acho que suas argumentações estão baseadas no filme "Sociedade dos Poetas Mortos".

O Ensino Tradicional foca a aprendizagem os conteúdos. Apenas isso! A maneira como tornar o ensino mais eficiente evoluiu com o tempo. Não estamos mais no século XIX.

O foco das tendências pedagógicas atuais não é o conteúdo e, sim, a sociabilização, que na prática só serve para pregar a ideologia marxista.

E o próprio conteúdo, quando dado, precisa estar ligado a realidade social do aluno, incentivando-o a lutar por uma transformação social. Uma espécie de combate de "pobres" contra "ricos".


manoelmac escreveu:Você não. FOI O EDSOOOOON!!! Se ele me chamar de Maxista de novo eu vou bater nele!!!!


Não lembro de tê-lo chamado de marxista!
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

manoelmac escreveu:sim, mesmo assim a criança ainda é uma criança e precisa de outro tato. As coisas não podem ser de supetão também não.


Desde quando disse que deve ser de supetão?
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Trancado