Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Neil Armstrong disse : "Este é um pequeno passo para um Homem, mas um gigantesco salto para a Humanidade"
Muitos não compreenderam isso em 1969, quando o Homem atingiu a lua pela primeira vez. Até criticaram o dispêndio de tanta verba num projeto daqueles, enquanto que aqui, os problemas eram ( e continuam a ser ) grandes.
Hoje ninguém, ou poucos, duvidam do seu real significado.
" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "
Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.
Eu diria que são tão úteis quanto tentar saber sobre a origem da vida. Aplicações para as descobertas? Nenhuma. aplicações para Plutão ser ou não planeta? Nenhuma. Aplicações para saber se existe ou não buracos negros (já que não existe telescópio capaz de atravessar a distância de nossa galaxia de 100 mil anos luz e mesmo que houvesse, o tal orificio sem luz já teria sido extinto, entre outras coisas...). Nenhuma. Ou seja, perde-se tanto tempo gastando neurônios para coisas assim e ainda continuamos a usar combustíveis fósseis, baterias ácidas, energia por geradores de tecnologia de trocentos anos atrás. Só balela e filosofia de botequim. Fisica (além da aplicável, claro) e religião aliás são muito parecidas. Reza-se muito e faz-se pouco.
Burrice... desculpa. Mas para que servia a Fisica quantica? Bem é a base de nossa tecnologia. O transistor é um dispositivo mecanico-quantico.
Além do mais a tua visao é utilitarista. Eu por acaso até tenho o desejo de ser inutil. Por isso gosto de livros sobre viagens no tempo e sobre dinossauros...
W!g escreveu:Nunca tenhas filhos Johny. Nao te vao servir para nada. Nunca subas montanhas e contemples o por do sol... também nao serve para nada
Errado. Filhos podem dar lucro, entreter e tem aplicação prática imediata. Subir numa montanha faz bem à saúde (ou você pode cair e morrer mas não fica na imaginação), olhar o por do sol pode me fazer sentir bem e isso nada tem com mecânica quantica, ou vai me dizer que meus sentidos dependem da mecância quantica para o serem? E mesmo que dependam, porque eu deveria saber como ela atua se o que me interessa são os efeitos. Me prove que os transistores foram desenvolvidos a partir destes estudos citados. Me prove que os computadores existem por causa destes estudos quanticos. Que eu saiba dopagem de junções de silicio não eram alvo de estudos quanticos (se é que eu tenha entendido isso...)
Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
Apocaliptica escreveu:Sinceramente...meu ceticismo me diz que estas coisas são tão inúteis como procurar evidências de Deus...
Oba! tambem serve pra esse topico! Não podemos compreender a natureza íntima de Deus, pois para isso nos falta o sentido próprio.
Como a pessoa que disse essa frase poderia ter certeza disso, uma vez que pra ela, teoricamente, tambem faltaria esse "sentido proprio"?
Quem falou isso deve ter sido os espirrritos evoluidos, claro!
Não é que foi isso mesmo!.... tá ficando sabiduuuuuuuuuu.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
O Laser é um consequencia directa da mecanica quantica por exemplo. Já se fez computaçao quantica co alguns átomos também... A estrutura de DNA foi encontrada por difraçao de raios X... etc
A teoria do caos está a ser usada em medicina para prevenir enfartes... está a ser usada para optimizar poupança de combustível... para prever melhor o clima, etc...
W!g escreveu:Burrice... desculpa. Mas para que servia a Fisica quantica? Bem é a base de nossa tecnologia. O transistor é um dispositivo mecanico-quantico.
Além do mais a tua visao é utilitarista. Eu por acaso até tenho o desejo de ser inutil. Por isso gosto de livros sobre viagens no tempo e sobre dinossauros...
Eu diria que essas teorias são bons exercícios mentais e são curiosas, só isso.
A comparação com outras coisas também não tem muita validade, (principalmente quando comparamos uma teoria, com todo um ramo da física) a questão da origem da existência é um caso a parte, o inicio de tudo é indecifrável, só pode ser comparado a busca pela "essência" das coisas.
Ninguém está dizendo que isso é errado, só estamos assumindo que não passa de masturbação mental, sobre algo que está além de nossa capacidade de compreensão.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".
W!g escreveu:Nunca tenhas filhos Johny. Nao te vao servir para nada. Nunca subas montanhas e contemples o por do sol... também nao serve para nada
Errado. Filhos podem dar lucro, entreter e tem aplicação prática imediata. Subir numa montanha faz bem à saúde (ou você pode cair e morrer mas não fica na imaginação), olhar o por do sol pode me fazer sentir bem e isso nada tem com mecânica quantica, ou vai me dizer que meus sentidos dependem da mecância quantica para o serem? E mesmo que dependam, porque eu deveria saber como ela atua se o que me interessa são os efeitos. Me prove que os transistores foram desenvolvidos a partir destes estudos citados. Me prove que os computadores existem por causa destes estudos quanticos. Que eu saiba dopagem de junções de silicio não eram alvo de estudos quanticos (se é que eu tenha entendido isso...) Abraços
Meu rapaz, como eu disse (e pareces não ter visto nada)! A dopagem de silício e germânio só foram possíveis devido ao comportamento da matéria descrito pela Mecânica Quântica!!!!! Como eu disse, a ciência não se ocupa das aplicações, e como eu disse estas só acontecem pelo conhecimento obtido via aquela! Sem Planck, Rutherford, Bohr, Heisemberg, Dirac, De Broglie, seu computador não existiria! Quer provas? Que tal um pouco de história?
docdeoz escreveu: "Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS... PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
Apocaliptica escreveu:Sinceramente...meu ceticismo me diz que estas coisas são tão inúteis como procurar evidências de Deus...
Eu diria que são tão inúteis, quanto tentar saber como se deu o surgimento de Deus...
Não...o Universo é visível e observável. Deus é o que disseram que criou o Universo...mas ele nunca dá as caras.
Mas podem dizer que Universo é Deus. Se fosse assim, não precisariam dizer que uma coisa criou a outra. Mas insistem nisto. A partir daí não pode ser a mesma coisa.
porque *
Porque é tudo tão improvável na grandeza da relação tempo-espaço, e nem mesmo sabemos se está é a grandeza correta. O Big-Bang me já foi tão refutado e rebatido, eu acho que ele nem faz sentido, assim como não faz sentido estabelecer um "antes/algum lugar ", porque sempre haverá um momento anterior ( pelo menos na nossa concepção).Traçar teorias em cima de premissas ainda não totalmente comprovadas, pode ser uma grande perda de tempo e de foco.
E para quê? Qualquer coisa deste tipo poderia ser mais útil se algumas noções do aqui e agora fossem compreendidas... e não são. Acho que o Físico delira muito no ambiente macro.
Liouville escreveu:Discordo completamente da Apocaliptica e do Johnny. Tudo bem que possam existir pessoas sem qualquer curiosidade científica (como me parece ser o caso dos dois), mas mesmo para essas pessoas, gostaria de lembrar que não é devido ao fato delas não saberem nada de Física e de provavelmente não saberem nada também sobre a história da Ciência, que não possam vir a descobrir aplicações tecnológicas para teorias da Ciência pura (a qual não se preocupa com aplicações em um primeiro momento).
Quem disse que porque se tem uma determinada opinião sobre algo é porque não se tem interesse pelo assunto? Acho a Física fantástica e intrigante. Mas esta questão do Big-Bang e o que veio antes não me parece relevante e os próprios físicos já se perguntam se o Big-Bang não é algo extremamente hermético, visto que não há ainda um consenso nem sobre as teorias tempo-espaço e nem sobre o que havia não antes , mas além do tal ponto de energia acumulada.
Qual era a aplicação do Eletromagnetismo quando foi formulado pela primeira vez? Qual era a aplicação da Mecânica Quântica quando foi formulada pela primeira vez? Bom, e no entanto, hoje vocês usam seus computadores para falar besteiras graças à essas teorias que, com o tempo, encontraram inúmeras aplicações.
Let me think for a while escreveu:Meu rapaz, como eu disse (e pareces não ter visto nada)! A dopagem de silício e germânio só foram possíveis devido ao comportamento da matéria descrito pela Mecânica Quântica!!!!! Como eu disse, a ciência não se ocupa das aplicações, e como eu disse estas só acontecem pelo conhecimento obtido via aquela! Sem Planck, Rutherford, Bohr, Heisemberg, Dirac, De Broglie, seu computador não existiria! Quer provas? Que tal um pouco de história?
O que eu quis dizer foi que quem chegou às aplicações não usaram destes conhecimentos ou seja, não usaram conhecimentos de mecânica quantica apra chegar aos resultados. Apenas por experimentação. E sua fisica quantica estaria na pré-história se a matemática não tivesse evoluido.
abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
Let me think for a while escreveu:Meu rapaz, como eu disse (e pareces não ter visto nada)! A dopagem de silício e germânio só foram possíveis devido ao comportamento da matéria descrito pela Mecânica Quântica!!!!! Como eu disse, a ciência não se ocupa das aplicações, e como eu disse estas só acontecem pelo conhecimento obtido via aquela! Sem Planck, Rutherford, Bohr, Heisemberg, Dirac, De Broglie, seu computador não existiria! Quer provas? Que tal um pouco de história?
O que eu quis dizer foi que quem chegou às aplicações não usaram destes conhecimentos ou seja, não usaram conhecimentos de mecânica quantica apra chegar aos resultados. Apenas por experimentação. E sua fisica quantica estaria na pré-história se a matemática não tivesse evoluido. abraços
Não, não... por existir a mecânica quântica que dizia que a coisa deveria se comportar dessa maneira, eles tentaram o processo porque era provavel que funcionasse... e, estou conjecturando, que provavelmente não funcionou na primeira vez devido a falhas no processo que foram descobertas e depois o processo refeito, até obter o efeito previsto.
Quanto a matemática... óbvio que a matemática é mais básica do que a física. Isto é indiscutivel e não desmerece em nada a física, muito menos a cosmologia.