Ola!
Ola!
Olá, amigos
Sou médico em Belo horizonte além de ser kardecista. Bem, conheci o fórum por acaso e me interessei bastante pelos tópicos . Acho que vou poder colaborar bastante pois sempre gostei muito de aliar a parte científica com a "dogmática".
Conheço a fundo algumas religioes mas a que me deu um maior sentido de lógica foi o kardecismo "pensado" e "estudado".
Allan Kardec foi um oposicionista ferrenho das mistificaçoes que encontramos hoje em meio a nossa propria doutrina e em várias religioes. Talvez por isso , metade do que ele escreveu e pesquisou foi esquecido ou modificado por pessoas que nao se contentam com o "natural" e o "simples". Sim! Acho que a maioria dos ateus tem suas convicçoes formadas perante um Deus ridículo descrito pela igreja Romana e protestante!
Nao quero aqui fazer uma apologia ao kardecismo, tampouco falar que o kardecismo é a única fonte de salvaçao ou o único caminho ( como costumam fazer outras religioes) pois até eu discordo de alguns pontos de vista de Kardec.
Bem , já me apresentei e gostaria muito de além de falar sobre religiao fazer amigos aqui no fórum.
Um abraço a todos.
Sou médico em Belo horizonte além de ser kardecista. Bem, conheci o fórum por acaso e me interessei bastante pelos tópicos . Acho que vou poder colaborar bastante pois sempre gostei muito de aliar a parte científica com a "dogmática".
Conheço a fundo algumas religioes mas a que me deu um maior sentido de lógica foi o kardecismo "pensado" e "estudado".
Allan Kardec foi um oposicionista ferrenho das mistificaçoes que encontramos hoje em meio a nossa propria doutrina e em várias religioes. Talvez por isso , metade do que ele escreveu e pesquisou foi esquecido ou modificado por pessoas que nao se contentam com o "natural" e o "simples". Sim! Acho que a maioria dos ateus tem suas convicçoes formadas perante um Deus ridículo descrito pela igreja Romana e protestante!
Nao quero aqui fazer uma apologia ao kardecismo, tampouco falar que o kardecismo é a única fonte de salvaçao ou o único caminho ( como costumam fazer outras religioes) pois até eu discordo de alguns pontos de vista de Kardec.
Bem , já me apresentei e gostaria muito de além de falar sobre religiao fazer amigos aqui no fórum.
Um abraço a todos.
Re.: Ola!
Bem-vindo ao RV, Dr. Fritz!
Não leve a mal a saraivada de chistes que eventualmente te alvejarem.
É que o RV é um espaço um pouco irreverente e alguns espíritas tanto têm se debatido com seus detratores que o kardecismo realmente está em evidência aqui.
Mas se tiver amor ao debate, há muitos foristas bem capacitados para discutir e debater contigo.
Abraço
Não leve a mal a saraivada de chistes que eventualmente te alvejarem.
É que o RV é um espaço um pouco irreverente e alguns espíritas tanto têm se debatido com seus detratores que o kardecismo realmente está em evidência aqui.
Mas se tiver amor ao debate, há muitos foristas bem capacitados para discutir e debater contigo.
Abraço
Editado pela última vez por Tranca em 22 Dez 2005, 15:26, em um total de 1 vez.
Palavras de um visionário:
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
- O ENCOSTO
- Contato:
Re: Ola!
rcadebh escreveu: pois até eu discordo de alguns pontos de vista de Kardec.
Olá!
Com o quê, em especial, você não concorda?
Editado pela última vez por O ENCOSTO em 22 Dez 2005, 14:18, em um total de 1 vez.
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
Olá, Rcadebh!
Seja bem vindo, mas se você já deu uma boa olhada pelos tópicos, já percebeu que sua estadia por aqui irá ser bem agitada!
Aproveite e dê uma olhada neste. Embora eu esteja participando do tópico apenas de passagem, talvez você se interesse pelo tema:
https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=61
Abraços!
Seja bem vindo, mas se você já deu uma boa olhada pelos tópicos, já percebeu que sua estadia por aqui irá ser bem agitada!
Aproveite e dê uma olhada neste. Embora eu esteja participando do tópico apenas de passagem, talvez você se interesse pelo tema:
https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=61
Abraços!
Fayman
autor de:
OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)
autor de:
OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)
- Ateu Tímido
- Contato:
E aí, conterrâneo?
Como já disseram aí pra cima, se você for um cardecista bem humorado, vai se divertir por aqui!
E sempre existem outras religioões pra se pegar no pé...
Como já disseram aí pra cima, se você for um cardecista bem humorado, vai se divertir por aqui!
E sempre existem outras religioões pra se pegar no pé...
- Gilghamesh
- Gênero: Masculino
- Contato:
É, tinha que ser médico pra acreditar numa religião tão pobre em explicações, e livra-lo do peso na consciência, dos eventuais acontecimentos diários que ele deve vivenciar no serviço!
Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!!
.

O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.

.

O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.

Bem vindo...
E por que pegou tão leve Gilga???

E por que pegou tão leve Gilga???

The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

- Gilghamesh
- Contato:
Re: Re.: Ola!
aknatom escreveu:Bem vindo...
E por que pegou tão leve Gilga???![]()
![]()
![]()
Tem que amaciar a carne primeiro!

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.

.

.

.

- O ENCOSTO
- Contato:
Gilghamesh escreveu:É, tinha que ser médico pra acreditar numa religião tão pobre em explicações, e livra-lo do peso na consciência, dos eventuais acontecimentos diários que ele deve vivenciar no serviço!
Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Vai ver o cara é Medium e errou a grafia.
O ENCOSTO
Sou um kardecista um pouco incomum, pois nao acredito na mediunidade, apesar de 15 anos frequentando um centro espírita. Me concentro mais na doutrina pura, que kardec escreveu. Sou um tanto cético quanto a vários ditos "fenômenos" mediúnicos que fazem nossa doutrina virar chacota por parte de algumas pessoas, infelizmente...
Mas já ví alguns fenômenos inexplicaveis na minha área profissional que nao tem nada a ver com mediunidade.
Kardec nao descreveu a mediunidade da forma que se
" pratica " hoje em dia. Na época dele, nao existiam médiuns falantes como hoje, nem cartas de falecidos. Seu estudo foi puramente científico baseado em fatos concretos.
Sou muito bem humorado e podem mandar bala!
Como já disse, nao quero converter ninguem aqui, pois acho que ninguem necessita de "conversão" ou "salvaçao", basta saber raciocinar dentro de seu ponto de vista.
Mas já ví alguns fenômenos inexplicaveis na minha área profissional que nao tem nada a ver com mediunidade.
" pratica " hoje em dia. Na época dele, nao existiam médiuns falantes como hoje, nem cartas de falecidos. Seu estudo foi puramente científico baseado em fatos concretos.
Como já disse, nao quero converter ninguem aqui, pois acho que ninguem necessita de "conversão" ou "salvaçao", basta saber raciocinar dentro de seu ponto de vista.
- Gilghamesh
- Contato:
rcadebh escreveu: Na época dele, nao existiam médiuns falantes como hoje, nem cartas de falecidos. Seu estudo foi puramente científico baseado em fatos concretos.
Já começou falando merda!

Quais estudos científicos, quais fatos concretos?
Vc sabe o que é uma prova científica?
Vc sabe o que significa a palavra "falseável"?
Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.

.

.

.

- Fabricio Fleck
- Contato:
rcadebh escreveu:Sou um kardecista um pouco incomum, pois nao acredito na mediunidade, apesar de 15 anos frequentando um centro espírita
Nossa, é primeira vez que vejo isso...então o que sobra da sua visão do Kardecismo?
E aproveitando a oportunidade: existe uma diferença significativa entre Espiritísmo e Kardecismo?
Seja bem vindo Rcadebh.
- Flavio Costa
- Contato:
Acauan escreveu:rcadebh escreveu:Sou um kardecista um pouco incomum, pois nao acredito na mediunidade, ...
Heim?
Bem, na época do Kardec os experimentos eram bastante focados nas mesas giratórias, batidas, se chegou até a psicografia.
O que veio depois disso é incorporação, passe, materialização, mas não me parece que o que se praticava na época do Kardec não era mediunidade, principalmente a psicografia que é tão usada até hoje.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
Então você é um espiritualista que concorda com alguns pontos de Kardec, e não um kardecista por assim dizer.
De toda forma, não vejo o kardecismo de outra forma senão uma filosofia/religiosa/racionalista meio non-sense, que seguiu firme como um espólio do positivismo.
De toda forma, não simpatizo com nenhum ponto de vista que busque qualquer explicação para a pobreza senão suas raízes sociais.
Abraços!
De toda forma, não vejo o kardecismo de outra forma senão uma filosofia/religiosa/racionalista meio non-sense, que seguiu firme como um espólio do positivismo.
De toda forma, não simpatizo com nenhum ponto de vista que busque qualquer explicação para a pobreza senão suas raízes sociais.
Abraços!
Gilghamesh escreveu:aknatom escreveu:Bem vindo...
E por que pegou tão leve Gilga???![]()
![]()
![]()
Tem que amaciar a carne primeiro!![]()
Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Nossa Gil, nosso mais novo forista mal entrou e você nem o deixou respirar o ar do RéV primeiro?ehehe! Amaciar a carne? Eu hein..rs , sei ..sei..

Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre
rcadebh escreveu:Sou um kardecista um pouco incomum, pois nao acredito na mediunidade, apesar de 15 anos frequentando um centro espírita. Me concentro mais na doutrina pura, que kardec escreveu. Sou um tanto cético quanto a vários ditos "fenômenos" mediúnicos que fazem nossa doutrina virar chacota por parte de algumas pessoas, infelizmente...
rcadebh, Seja muito bem vindo! E a despeito do que estará por vir , espero que você não se incomode com alguns foristas que simplesmente abominam o espiritismo. Eu, nasci num lar espírita, e meus pais já fizeram parte do candoblé, inclusive tivemos um pequeno "Centro" em nossa casa. Apesar de ter crescido num lar espírita, e de ter um respeito enorme por meus pais, sou muita cética em uma série de situações que eu vivenciei no espiritismo , como por exemplo, incorporação, piscografia, enfim, tantas perguntas e pouquíssimas respostas. E o infinito debate em minha casa, sobre reencarnação. Como bem disse você, que possamos debater de forma bem humorada. Eu hoje, estou em um novo caminho. E meus pais deixaram o candoblé e hoje frequentam a Comunhão Espírita de Brasília, tenho um respeito muito grande por eles e fico tranquila em saber que eles se sentem bem felizes lá. Cada qual com sua escolha não é mesmo?

Cris*
Flavio Costa escreveu:Acauan escreveu:rcadebh escreveu:Sou um kardecista um pouco incomum, pois nao acredito na mediunidade, ...
Heim?
Bem, na época do Kardec os experimentos eram bastante focados nas mesas giratórias, batidas, se chegou até a psicografia.
O que veio depois disso é incorporação, passe, materialização, mas não me parece que o que se praticava na época do Kardec não era mediunidade, principalmente a psicografia que é tão usada até hoje.
Bem..., vejamos a relação de capítulos do Livro dos Médiuns de Kardec:
O Livro dos Médiuns
ALLAN KARDEC
Espiritismo Experimental
Contendo os ensinamentos dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo.
Em continuação de "O LIVRO DOS ESPÍRITOS"
por ALLAN KARDEC
ÍNDICE
Introdução
PRIMEIRA PARTE Noções Preliminares
Capítulo I - Há Espíritos?
Capítulo II - Do maravilhoso e do sobrenatural
Capítulo III - Do Método
Maneira de proceder com os materialistas
Classes de materialistas
Tipos de incredulos
Três classes de espíritas
Ordem nos estudos espíritas
Capítulo IV - Dos Sistemas
Exame das diferentes maneiras de se encarar o Espiritismo
Sistemas negativos
Sistemas afirmativos
SEGUNDA PARTE Das Manifestações Espíritas
Capítulo I - Da Ação dos Espíritos Sobre a Matéria
Capítulo II - Das Manifestações Físicas - Das Mesas Girantes
Capítulo III - Das Manifestações Inteligentes
Capítulo IV - Da Teoria das Manifestações Físicas
Movimentos e suspensões.
Ruídos.
Aumento e diminuição de peso dos corpos
Capítulo V - Das Manifestações Físicas Espontâneas
Ruídos, barulhos e perturbações.
Arremesso de objetos.
Fenômeno de transporte.
Capítulo VI - Das Manifestações Visuais
Noções sobre as aparições
Ensaio teórico sobre as aparições
Espíritos glóbulos
Teoria da alucinação
Capítulo VII - Da Bicorporeidade e da Transfiguração
Aparições dos Espíritos de pessoas vivas
Homens duplos
Santo Afonso de Liguori e Santo Antônio de Pádua
Vespasiano
Transfiguração
Invisibilidade
Capítulo VIII - Do Laboratório do Mundo Invisível
Vestuário dos Espíritos
Formação espontânea de objetos tangíveis
Modificação das propriedades da matéria
Ação magnética curadora
Capítulo IX - Dos Lugares Assombrados
Capítulo X - Da Natureza das Comunicações
Comunicações grosseiras, frívolas, sérias e instrutivas
Capítulo XI - Da Sematologia e da Tiptologia
Linguagem dos sinais e das pancadas
Tiptologia alfabética
Capítulo XII - Da Pneumatografia ou Escrita Direta - Da Pneumatofonia
Escrita direta
Pneumatofonia
Capítulo XIII - Da Psicografia
Psicografia indireta: cestas e pranchetas.
Psicografia direta ou manual.
Capítulo XIV - Dos Médiuns
Médiuns de efeitos físicos
Pessoas elétricas
Médiuns sensitivos ou impressionáveis
Médiuns audientes
Médiuns falantes
Médiuns videntes
Médiuns sonambúlicos
Médiuns curadores
Médiuns pneumatógrafos
Capítulo XV - Dos Médiuns Escreventes ou Psicógrafos
Médiuns mecânicos
Médiuns intuitivos
Médiuns semimecânicos
Médiuns inspirados ou involuntários
Médiuns de pressentimentos
Capítulo XVI - Dos Médiuns Especiais
Aptidões especiais dos médiuns
Quadro sinóptico das diferentes espécies de médiuns
Espécies comuns a todos os gêneros de mediunidade
Espécies especiais para os efeitos físicos
Médiuns especiais para efeitos intelectuais. Aptidões diversas
VARIEDADES DOS MÉDIUNS ESCREVENTES. Segundo o modo de execução
Segundo o desenvolvimento da faculdade
Segundo o gênero e a particularidade das comunicações
Segundo as qualidades físicas do médium
Segundo as qualidades morais dos médiuns
Médiuns imperfeitos
Bons médiuns
Capítulo XVII - Da Formação dos Médiuns
Desenvolvimento da mediunidade
Mudança de caligrafia
Perda e suspensão da mediunidade
Capítulo XVIII - Dos Inconvenientes e Perigos da Mediunidade
Influência do exercício da mediunidade sobre a saúde
Idem sobre o cérebro
Idem sobre as crianças
Capítulo XIX - Do Papel dos Médiuns nas Comunicações Espíritas
Influência do Espírito pessoal do médium
Sistema dos médiuns inertes
Aptidão de certos médiuns para coisas de que nada conhecem: línguas, música, desenho
Dissertação de um Espírito sobre o papel dos médiuns
Capítulo XX - Da Influência Moral do Médium
Questões diversas
Dissertação de um Espírito sobre a influência moral
Capítulo XXI - Da Influência do Meio
Capítulo XXII - Da Mediunidade nos Animais
Capítulo XXIII - Da Obsessão
Obsessão simples
Fascinação
Subjugação
Causas de obsessão
Meios de a combater
Capítulo XXIV - Da Identidade dos Espíritos
Provas possíveis de identidade
Modo de se distinguirem os bons dos maus Espíritos
Questões sobre a natureza e a identidade dos Espíritos
Capítulo XXV - Das Evocações
Considerações gerais
Espíritos que se podem evocar
Linguagem de que se deve usar com os Espíritos
Utilidade das evocações particulares
Questões sobre as evocações
Evocações dos animais
Evocações das pessoas vivas
Telegrafia humana
Capítulo XXVI - Das Perguntas que se Podem Fazer aos Espíritos
Observações preliminares
Perguntas simpáticas ou antipáticas aos Espíritos
Perguntas sobre o futuro
Sobre as existências passadas e vindouras
Sobre interesses morais e materiais
Sobre a sorte dos Espíritos
Sobre a saúde
Sobre as invenções e descobertas
Sobre os tesouros ocultos
Sobre os outros mundos
Capítulo XXVII - Das Contradições e das Mistificações
Das contradições
Das mistificações
Capítulo XXVIII - Do Charlatanismo e do Embuste
Médiuns interesseiros
Fraudes espíritas
Capítulo XXIX - Das Reuniões e das Sociedades Espíritas
Das reuniões em geral
Das Sociedades propriamente ditas
Assuntos de estudo
Rivalidades entre as Sociedades
Capítulo XXX - Regulamento da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
Capítulo XXXI - Dissertações Espíritas
Acerca do Espiritismo
Sobre os médiuns
Sobre as sociedades espíritas
Comunicações apócrifas
Capítulo XXXII - Vocabulário Espírita
Ou seja, desde a origem a idéia de mediunidade e os processos alegadamente correlacionados eram centrais na doutrina espírita e foram detalhadamente tratados por Kardec.
O fato de hoje os médiuns brasileiros alegarem o uso de determinados mecanismos (em preferência a outros que receberam mais atenção à época do Rivail) tem pouco ou nenhum impacto sobre este aspecto da doutrina, que desde o princípio lançou a dita mediunidade como um dos pilares da crença.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- videomaker
Fabricio Fleck escreveu:rcadebh escreveu:Sou um kardecista um pouco incomum, pois nao acredito na mediunidade, apesar de 15 anos frequentando um centro espírita
Nossa, é primeira vez que vejo isso...então o que sobra da sua visão do Kardecismo?
E aproveitando a oportunidade: existe uma diferença significativa entre Espiritísmo e Kardecismo?
Seja bem vindo Rcadebh.
Fleck , essa tambem , me deixou sem entender .
Espirita que não acredita na mediunidade?
Já contararam ao rapaz como sirgiu a DE !
Eu heimm.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- videomaker
salgueiro escreveu:
Gostei, rcadebh, e estou interessada na sua maneira de ver o espiritismo. Já ia esquecendo, faço parte da ala espírita![]()
Bjs
Sal minha linda sem MEDIUNIDADE , não ha DE .
O cara deve ser simpatizante , no maximo.
um cheiro.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- videomaker
Cris escreveu:rcadebh escreveu:Sou um kardecista um pouco incomum, pois nao acredito na mediunidade, apesar de 15 anos frequentando um centro espírita. Me concentro mais na doutrina pura, que kardec escreveu. Sou um tanto cético quanto a vários ditos "fenômenos" mediúnicos que fazem nossa doutrina virar chacota por parte de algumas pessoas, infelizmente...
rcadebh, Seja muito bem vindo! E a despeito do que estará por vir , espero que você não se incomode com alguns foristas que simplesmente abominam o espiritismo. Eu, nasci num lar espírita, e meus pais já fizeram parte do candoblé, inclusive tivemos um pequeno "Centro" em nossa casa. Apesar de ter crescido num lar espírita, e de ter um respeito enorme por meus pais, sou muita cética em uma série de situações que eu vivenciei no espiritismo , como por exemplo, incorporação, piscografia, enfim, tantas perguntas e pouquíssimas respostas. E o infinito debate em minha casa, sobre reencarnação. Como bem disse você, que possamos debater de forma bem humorada. Eu hoje, estou em um novo caminho. E meus pais deixaram o candoblé e hoje frequentam a Comunhão Espírita de Brasília, tenho um respeito muito grande por eles e fico tranquila em saber que eles se sentem bem felizes lá. Cada qual com sua escolha não é mesmo?![]()
Penelope ! , candoblè não é espiritismo minha linda.
E não são coisas que se misturam.
Acho que vc se equivocou.
um cheiro.
- videomaker
Flavio Costa escreveu:Acauan escreveu:rcadebh escreveu:Sou um kardecista um pouco incomum, pois nao acredito na mediunidade, ...
Heim?
É DOUTRINA ESPIRITA , dos espiritos , que estão do lado de lá
, logo a mediunidade é fundamental.
Sem a mediunidade NADA de doutrina espirita.
Acho que vc sabe disso.
na paz.
- videomaker
Fabricio Fleck escreveu:rcadebh escreveu:Sou um kardecista um pouco incomum, pois nao acredito na mediunidade, apesar de 15 anos frequentando um centro espírita
Seja bem vindo Rcadebh.
Fleck não existe Kardecismo !
Existe Doutrina espirita , por ser ditada pelos espiritos.
Kardec foi apenas o codificador , e não criador da doutrina.
Espiritismo , e só.
um abraço.