Educação Pública do Brasil

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
manoelmac
Contato:

Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por manoelmac »

Não conheço nenhum professor com esse dom, manoelmac!

O professor agora têm também o papel de Adivinho?

Não precisa ser adivinho não!!! Uma análise estatística simples diria a tendência desse aluno. :emoticon19:

O que digo é que o foco da Escola deve ser a aprendizagem. O resto pode também ser feito, mas é secundário e complementar. E, sinceramente, tenho muitas reservas com relação a essa ênfase na socialização, pois a experiência têm mostrado que é um ótimo meio de inculcarem sistemas ideológicos contaminados na mente dos jovens.

A sociabilização não precisa acontecer necessariamente com "ideologias". afinal de contas a individualidade é um bem precisoso.

Acho que suas argumentações estão baseadas no filme "Sociedade dos Poetas Mortos".

Ainda não assisti o filme. :emoticon1:

O Ensino Tradicional foca a aprendizagem os conteúdos. Apenas isso! A maneira como tornar o ensino mais eficiente evoluiu com o tempo. Não estamos mais no século XIX.

Focar sim, ficar só nessa, NÂO!

O foco das tendências pedagógicas atuais não é o conteúdo e, sim, a sociabilização, que na prática só serve para pregar a ideologia marxista.

A sociabilização, feita de forma inteligente, também tem um grande valor para o futuro. Pois é na escola que começa a nascer este sentido ora!!! Por mais que queira negar, o professor vai ter uma participação importante na educação desse aluno. Punição e elogios é uma interferência nesse processo. E quando bem feito, é válido.

E o próprio conteúdo, quando dado, precisa estar ligado a realidade social do aluno, incentivando-o a lutar por uma transformação social. Uma espécie de combate de "pobres" contra "ricos".

Mas então??? A escola não estaria fazendo o papel para esta orientação???

Não lembro de tê-lo chamado de marxista!

Diretamente não, mas a minha linha de raciocínio... logo eua atribuí!... Skenta a Pioienta não kra... tá de boa... A discussão é saudável e você tem TODO DIREITO de pensar o que quiser uai!!!... :emoticon1:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Edson Jr
Gênero: Masculino

Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

manoelmac escreveu:Não precisa ser adivinho não!!! Uma análise estatística simples diria a tendência desse aluno. :emoticon19:

Opa! Com uma Análise Estatística Simples um professor é capaz de descobrir o que um aluno um desejo futuro do aluno?

Estou curioso, manoelmac. Gostaria muito que me explicasse essa Estatística Simples!

manoelmac escreveu:A sociabilização não precisa acontecer necessariamente com "ideologias". afinal de contas a individualidade é um bem precisoso.

manoelmac;

Se não for permitido o surgimento natural e espontâneo do processo de sociabilização e, fazê-lo artificialmente, é óbvio que será necessário o uso de algum tipo de ferramenta ideológica.

Em quase todos os lugares esse processo surge espontaneamente. No trabalho, no clube, na academia, na universidade e em muitos outros lugares. Não há necessidade da Escola ser diferente. Somente assim que valorizaremos, de fato, a individualidade.

continuarei o restante no próximo post...
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Por quê tópico fixo?
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

manoelmac escreveu:
E o próprio conteúdo, quando dado, precisa estar ligado a realidade social do aluno, incentivando-o a lutar por uma transformação social. Uma espécie de combate de "pobres" contra "ricos".

Mas então??? A escola não estaria fazendo o papel para esta orientação???

Se você ler o contexto onde fiz tal citação verá que FOI UMA CRÍTICA, não um elogio.

Esse papel ridículo que colocaram como função da Escola está formando um exército de retardados e escravos ideológicos, onde se inclui os profissionais de educação.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Jeanioz escreveu:Por quê tópico fixo?

É um tema importante!

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Opa! Com uma Análise Estatística Simples um professor é capaz de descobrir o que um aluno um desejo futuro do aluno?

Estou curioso, manoelmac. Gostaria muito que me explicasse essa Estatística Simples!

Pelas avaliações prestadas pelo aluno, no decorrer de sua vida estudantil, dá para analizar a vertente em que ele está mais apto. É possível, até você mesmo, pegar seus boletins e ver com quais matérias você se sentia mais a vontade.

Não estou dizendo que o professor deva delegar o curso profissional que o aluno terá. mas, ele pode fazê-lo como sujestão, não como ordem, afinal de contas o aluno quando terminar o ensino médio e ir para a faculdade sabe muito bem o que está fazendo. E o registro escolar sabe da capacidade do aluno sim, por mais que você queira acreditar que não. A escola vai guiar a tendência deste aluno.

manoelmac;

Se não for permitido o surgimento natural e espontâneo do processo de sociabilização e, fazê-lo artificialmente, é óbvio que será necessário o uso de algum tipo de ferramenta ideológica.

Em quase todos os lugares esse processo surge espontaneamente. No trabalho, no clube, na academia, na universidade e em muitos outros lugares. Não há necessidade da Escola ser diferente. Somente assim que valorizaremos, de fato, a individualidade.

Isso não existe e nem nunca existiu. A partir do momento que a professora diz "Pedrinho, não pega o biscoito da Mariazinha" esse seu conceito já desceu pelo ralo.

No trabalho, no clube, na academia, nós agiremos justamente como aprendemos em casa e coletivamente na escola, com as broncas e elogios da professora... :emoticon19:

Esse papel ridículo que colocaram como função da Escola está formando um exército de retardados e escravos ideológicos, onde se inclui os profissionais de educação.

Você está iludido com o ensino no passado, onde a ideologia militarista imperava. Muitos dos formadores de opiniões da atualidade foram formados nesta época e realmente é aceitável certa resistência. Parte do pressuposto que "o que foi bom para mim será bom para eles". Colégios militares mesmo seguiam disciplinas severas, e o aluno era condicionado a essa severidade. Aí, quando viu seus filhos "livres" e "opinando" em algo achavam liberdade demais...

O problema da educação na década de 80 foi que "folgou" demais para o aluno, que também é errado. Lutas de ricos contra pobres, isso só existe em novela, pq todo pobre deseja ser rico, e se quiser ser rico tem que lutar, e lutar não é só saber competir, é fazer amizades, contatos também. Caráter no meio coletivo também é um indício de um bom líder.
Manoel Machado Henriques

Imagem

André

Mensagem por André »

Edson Jr escreveu:
Lúcifer escreveu:Morte aos Marxistas!! :emoticon6: :emoticon6:
:emoticon16: :emoticon16:

Amém!

Intolerancia....

Alguns dos melhores professores que tive na faculdade são marxistas.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Como foi muito bem dito, não me lembro de foi pelo manoel ou pelo Edson, a família também tem papel importante na formação educacional da criança.

Vou ilustrar o meu comentário partindo do exemplo de minha sobrinha. Os primeiros ensinamentos de ABC e numerais foi comigo. Ela tem um horário para tudo: brincar, estudar, etc, com recompensas quando faz tudo certo e "castigos" quando erra o que a ensina a ter responsabilidade. Fazendo isso, ela agora é uma das melhores alunas da quarta série. Educação eu e minha irmã também ensinamos mas também nós a ensinamos a não ser trouxa. Quando um moleque tenta aprontar com ela, ela mete o sarrafo neles e ainda se sai bem com a professora e a diretora da escola pois a ensinamos a saber conversar. Não a privamos de diversão mas ela sabe que tem horário para isso e, sempre quando acaba a sua lição de casa, o que para ela é fácil. Atualmente não precisamos mais ficar em cima dela pois ela já sabe de suas obrigações e deveres.

Com esse exemplo, se todos os pais colocassem os seus filhos no cabresto, nunca teríamos essas ocorrências que estão aparecendo nos jornais atualmente. Grande parte do que acontece nas escolas são culpa dos pais. Educação é de berço e não é o professor que tem que ensinar isso mas os pais. Se, pelo menos, os pais dedicassem uma hora por dia aos seus filhos, incentivando-os e corrigindo-os, com certeza, o sistema de ensino estaria melhor pois os pais enteressados, juntariam-se para cobrar um melhor ensino do governo.

Em suma, é por deixar o governo, seja ele municipal, estadual ou federal, decidir o que é melhor para os alunos, a situação vai continuar indo de mal a pior.
Imagem

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Lúcifer escreveu:Como foi muito bem dito, não me lembro de foi pelo manoel ou pelo Edson, a família também tem papel importante na formação educacional da criança. Aliás o mais importante, é lá que está a base.

Vou ilustrar o meu comentário partindo do exemplo de minha sobrinha. Os primeiros ensinamentos de ABC e numerais foi comigo. Ela tem um horário para tudo: brincar, estudar, etc, com recompensas quando faz tudo certo e "castigos" quando erra o que a ensina a ter responsabilidade. Fazendo isso, ela agora é uma das melhores alunas da quarta série. Educação eu e minha irmã também ensinamos mas também nós a ensinamos a não ser trouxa. Quando um moleque tenta aprontar com ela, ela mete o sarrafo neles e ainda se sai bem com a professora e a diretora da escola pois a ensinamos a saber conversar. Não a privamos de diversão mas ela sabe que tem horário para isso e, sempre quando acaba a sua lição de casa, o que para ela é fácil. Atualmente não precisamos mais ficar em cima dela pois ela já sabe de suas obrigações e deveres.

Com esse exemplo, se todos os pais colocassem os seus filhos no cabresto, nunca teríamos essas ocorrências que estão aparecendo nos jornais atualmente. Grande parte do que acontece nas escolas são culpa dos pais. Educação é de berço e não é o professor que tem que ensinar isso mas os pais. Se, pelo menos, os pais dedicassem uma hora por dia aos seus filhos, incentivando-os e corrigindo-os, com certeza, o sistema de ensino estaria melhor pois os pais enteressados, juntariam-se para cobrar um melhor ensino do governo.

Em suma, é por deixar o governo, seja ele municipal, estadual ou federal, decidir o que é melhor para os alunos, a situação vai continuar indo de mal a pior.

Claro que a família tem um papel crucial na formação de uma pessoa e até mesmo profissional.

Mas a escola também exerce este papel a partir do momento que a criança começa a trabalhar de forma sistemática em equipe!!! É lá que ela vai aprender a interagir com o diferente, a disputar, a criar vínculos de amizade, a respeitar o espaço, a aceitar as diferenças (QUE EXISTEM SIM)...

Mas se a escola não decide o que é melhor para o aluno, quem vai decidir???
Manoel Machado Henriques

Imagem

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Um Perfil dos Dirigentes Municipais de Educação

Os dados a seguir são de 2000, mas pelo andar da carruagem não creio que hoje em 2007 a situação seja muito diferente. A pesquisa foi realizada pela UNESCO.

Observem os dados alarmantes:

1 – Dos 2000 secretários municipais de educação entrevistados (em todo o território nacional) apenas 1 em cada cinco concluiu o Ensino Médio.

2 – O tempo médio de estudo foi de 14,7 anos, ou seja, tempo inferior ao necessário para se percorrerem os caminhos da educação infantil, do ensino fundamental e médio. Isto sem contar com a ocorrência de anos de repetência.

Foram ouvidos 2000 secretários em todo o Brasil e este estado de “calamidade pública” está presente em todas as regiões do país.

De uma forma geral, os gestores de sistemas de ensino são uma amebas que não sabem nada sobre Educação e Ensino.

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

De uma forma geral, os gestores de sistemas de ensino são uma amebas que não sabem nada sobre Educação e Ensino.

:emoticon8: Viu agora o real problema... :emoticon8:
Manoel Machado Henriques

Imagem

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Lúcifer escreveu:Como foi muito bem dito, não me lembro de foi pelo manoel ou pelo Edson, a família também tem papel importante na formação educacional da criança.

Análise completamente perfeita!

Sem comentários!

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

manoelmac escreveu:Pelas avaliações prestadas pelo aluno, no decorrer de sua vida estudantil, dá para analizar a vertente em que ele está mais apto. É possível, até você mesmo, pegar seus boletins e ver com quais matérias você se sentia mais a vontade.

manoelmac;

A vida estudantil é repleta de variações. Em determinados momentos o aluno é bom numa disciplina, em outro momento passa a ser melhor em outra. Em um momento gosta de Física. Noutro momento gosta de História.

Não há nenhum meio de se saber, com absoluta certeza, aquilo que, no final da adolescência o jovem vai realmente escolher. Não é possível sequer saber se a escolha dele será correta, pois existe um elevado índice de alunos que trocam de cursos nas Universidades.

Se eu pegar meu boletim, analisar meus desempenhos em concursos, concluirei que não deveria ter feito Matemática. E hoje sou professor de Matemática.

Sinceramente, manoelmac, o que você está dizendo está completamente fora da realidade! O máximo que se pode saber são tendências, nada mais do que isso.

manoelmac escreveu:No trabalho, no clube, na academia, nós agiremos justamente como aprendemos em casa e coletivamente na escola, com as broncas e elogios da professora... :emoticon19:

Faça uma experiência prática então. Junte 10 crianças e coloque-as no mesmo espaço. Você não pode falar nada! Você verá que espontaneamente elas se enturmarão e começarão a conversar, brincar e etc...

É um processo abasolutamente natural e observável em qualquer lugar. Você não precisa se intrometer dizendo com deve ser feita essa socialização. Se fizer isso, a socialização se dará artificialmente e as relações não serão verdadeiras.

Pergunte a qualquer um que estudou antigamente. Pode ser o Lúcifer, a Apocalíptica. Pergunte se no ensino tradicional não havia socialização, camaradagem que surgiam naturalmente nas relações entre os alunos. Pergunte para eles ou qualquer outro mais antigo se em muitos momentos não se formarão laços duradouros de amizade, realcionamentos amorosos, casamento e etc...

Tudo isso se deu naturalmente, sem a Escola enfiar na cabeça dos alunos como deveria ser feita essa sociabilização.

manoelmac escreveu:Você está iludido com o ensino no passado, onde a ideologia militarista imperava. Muitos dos formadores de opiniões da atualidade foram formados nesta época e realmente é aceitável certa resistência. Parte do pressuposto que "o que foi bom para mim será bom para eles". Colégios militares mesmo seguiam disciplinas severas, e o aluno era condicionado a essa severidade. Aí, quando viu seus filhos "livres" e "opinando" em algo achavam liberdade demais...

Você repete a cartilha pedagógica marxista incrivelmente. Incrível. Não estamos falando de Ensino Militar e sim de Ensino Tradicional que está bem mais evoluído e eficiente nos colégios que ainda o adotam.

manoelmac escreveu:O problema da educação na década de 80 foi que "folgou" demais para o aluno, que também é errado. Lutas de ricos contra pobres, isso só existe em novela, pq todo pobre deseja ser rico, e se quiser ser rico tem que lutar, e lutar não é só saber competir, é fazer amizades, contatos também. Caráter no meio coletivo também é um indício de um bom líder.

Finalmente! Aleluia!

É exatamente esse o grande problema! É exatamente isso que você diz ser errado que está impregnando e contaminando cada vez mais o sistema de ensino brasileiro. Fruto dos pedagogos marxistas que se inflitraram no sistema educacional após o fim da ditadura militar passaram a inserir gradativamente suas ideologias mentirosas.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

manoelmac escreveu:Mas se a escola não decide o que é melhor para o aluno, quem vai decidir???

manoelmac;

A Escola apenas oferece um leque de opções ao aluno, para que o próprio aluno, no final do 3° ano, escolha aquilo que ele realmente quer.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

manoelmac escreveu:

:emoticon8: Viu agora o real problema... :emoticon8:

Apenas um dos muitos problemas!

Se esses secretários amebóides soubessem alguma coisa de Educação creio que não permitiria essa interferência nociva de pedagogos marxistas.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

André escreveu:
Edson Jr escreveu:
Lúcifer escreveu:Morte aos Marxistas!! :emoticon6: :emoticon6:
:emoticon16: :emoticon16:

Amém!

Intolerancia....

Alguns dos melhores professores que tive na faculdade são marxistas.

De repente é por isso que você está tão contaminado por essas ideologias idiotas.

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Faça uma experiência prática então. Junte 10 crianças e coloque-as no mesmo espaço. Você não pode falar nada! Você verá que espontaneamente elas se enturmarão e começarão a conversar, brincar e etc...

E dentre essas 10, imaginemos que 5 meninas e 5 meninos. Aí a menina está brincando com uma boneca "mais munita" a outra chega e enfia um beliscão nela. Ela chora. Os meninos começam a brincar de lutinha, nesta lutinha um sai com olho rocho chorando chamando algum adulto. os outros meninos debocham dele. As meninas começam a brigar com os meninos. A amiguinha vai consolar a outra que está chorando. O menino bate na menina e chama ela de fraca. Não adiante, sem adulto, sem limites. Sem intromissão do professor, anarquia. Criança é criaça. Tem que ser tratada como criança e ouvida como criança. O que estou falando que é o professor DEVE influenciar no comportamento da criança. É notório. Isso que você falou não faz sentido. Os pais não podem ficar na escola para ensiná-los a lidar com a diferença.

Pergunte a qualquer um que estudou antigamente. Pode ser o Lúcifer, a Apocalíptica. Pergunte se no ensino tradicional não havia socialização, camaradagem que surgiam naturalmente nas relações entre os alunos. Pergunte para eles ou qualquer outro mais antigo se em muitos momentos não se formarão laços duradouros de amizade, realcionamentos amorosos, casamento e etc...

"Fulano, você vai ficar de castigo porque não fez o dever de casa!" "Cicrano, não puxe o cabelo da Mariazinha" "beltrano, não coma chiclete na sala de aula" "não é educado responder os adultos"... bla bla bla...

Se isso é natural, se isso não é intromissão, eu não sei mais o que é... E nos recreios haviam inspetores e coordenadores de turno. Você está vivendo uma ilusão quando diz que isso ocorre naturalmente...
:emoticon5: ISSO NÃO É CONDENÁVEL!!! EU NÃO CONDENO ISSO!!! PELO CONTRÁRIO!!! Mas também não pode se exceder no exagero poxa!

Você repete a cartilha pedagógica marxista incrivelmente. Incrível. Não estamos falando de Ensino Militar e sim de Ensino Tradicional que está bem mais evoluído e eficiente nos colégios que ainda o adotam.

Não é repetição de cartilha marxista nenhuma... Você mesmo está admitindo a "evolução" de algo que considerava perfeito. Porque certo não era. É o mesmo para o construtivismo e a sociabilização nos tempos de hoje. PRECISA AMADURECER. E já vi muita coisa dar certo. Muito saudável e não tem nada de anormal.

manoelmac;

A Escola apenas oferece um leque de opções ao aluno, para que o próprio aluno, no final do 3° ano, escolha aquilo que ele realmente quer.

Ensino médio sim, é trabalhar de uma outra forma. :emoticon1:

Se esses secretários amebóides soubessem alguma coisa de Educação creio que não permitiria essa interferência nociva de pedagogos marxistas.

Influir na vida do aluno é nocivo, interferir e ensinar não. Acho que você não está entendendo meu ponto de vista. :emoticon1:
Manoel Machado Henriques

Imagem

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Porque é que este tópico está fixo?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

clara campos escreveu:Porque é que este tópico está fixo?

Acho que é porque vai durar uns 10 anos!

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Participe, Clara!

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

manoelmac escreveu:E dentre essas 10, imaginemos que 5 meninas e 5 meninos. Aí a menina está brincando com uma boneca "mais munita" a outra chega e enfia um beliscão nela. Ela chora. Os meninos começam a brincar de lutinha, nesta lutinha um sai com olho rocho chorando chamando algum adulto. os outros meninos debocham dele. As meninas começam a brigar com os meninos. A amiguinha vai consolar a outra que está chorando. O menino bate na menina e chama ela de fraca. Não adiante, sem adulto, sem limites. Sem intromissão do professor, anarquia. Criança é criaça.

manoelmac;

A única função do professor é o de intervir apenas quando nesse processo houver algum tipo de excesso e insubordinação às normas da Escola.

Um outro detalhe não menos importante é que alunos problemáticos costumam vir de famílias problemáticas. É um problema que vem de casa, e o problema é dos pais, não da Escola. Ou seja, se os pais não resolverem isso, a Escola não tem a obrigação de aceitar esse aluno na instituição.

Disse tudo isso claramente em posts anteriores.

manoelmac escreveu:"Fulano, você vai ficar de castigo porque não fez o dever de casa!" "Cicrano, não puxe o cabelo da Mariazinha" "beltrano, não coma chiclete na sala de aula" "não é educado responder os adultos"... bla bla bla...

É por isso que o Ensino funcionava melhor! Os alunos tinham muito mais respeito pelo professor e levavam o estudo bem mais a sério, pois não havia moleza. Não seguiu as regras, castigo. Se insistir na insubordinação, rua.

manoelmac escreveu:Se isso é natural, se isso não é intromissão, eu não sei mais o que é... E nos recreios haviam inspetores e coordenadores de turno. Você está vivendo uma ilusão quando diz que isso ocorre naturalmente...

Isso se chama manutenção da ordem, procedimento fundamental e indispensável para o bom aproveitamento do ensino.

Escola é escola, não é bagunça. Bagunçou, fora!

Quando disse que a sociabilização ocorre espontaneamente me refiro às relações estabelecidas entre os alunos. Sempre hou ve espaço para eles se organizarem, baterem papo, passearem, etc...formando, em muitos casos, forte vínculos de amizade.

Vamos supor que você vá para o trabalho. Lá existem regras e normas que precisam serem seguidas para o bom andamento do trabalho, mas sempre sobra um espaço para o papo e formação de amigos. Para a socialização! E isso é espontâneo, natural!

manoelmac escreveu:Não é repetição de cartilha marxista nenhuma... Você mesmo está admitindo a "evolução" de algo que considerava perfeito.

Quando disse que considerava perfeito? Nunca disse isso!

manoelmac escreveu:É o mesmo para o construtivismo e a sociabilização nos tempos de hoje. PRECISA AMADURECER. E já vi muita coisa dar certo. Muito saudável e não tem nada de anormal.

Cite-me um exemplo bem-sucedido do construtivismo nas escolas. Não vale o Jardim de Infância!

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Vamos supor que você vá para o trabalho. Lá existem regras e normas que precisam serem seguidas para o bom andamento do trabalho, mas sempre sobra um espaço para o papo e formação de amigos. Para a socialização! E isso é espontâneo, natural!

Cara, crianças são crianças, devem ser tratadas como criança, observadas como criança. PORQUE SÃO CRIANÇAS!!! Crianças ainda não tem conceito do que é certo e errado. Eles não sabem que bater no coleguinha é certo ou errado. Quando você estabelece regras, você interfere na educação e ensina sociabilização e respeito!!!! Fico admirado em você aceitar esse fator e dizer que a escola não interfere. é incoerente!!! É esse paralelo que não consigo entender no seu raciocínio!

Um outro detalhe não menos importante é que alunos problemáticos costumam vir de famílias problemáticas. É um problema que vem de casa, e o problema é dos pais, não da Escola. Ou seja, se os pais não resolverem isso, a Escola não tem a obrigação de aceitar esse aluno na instituição.

Aí que se engana. Crianças problemáticas são crianças apáticas. Brincar de lutinha com os amigos é normal. brigar para conseguir algo é normal também. Meu pai vivia sendo repreendido pelo pai dele e sempre foi um capeta. Isso é saudável. Criança que não faz nada é o problema. Por isso limitar, para que essa "liberdade" não estrapole a liberdade do outro, e o colégio é um laboratório fabuloso para indentificar problemas de sociabilização. Eu ficaria extremamente feliz em saber que meu filho é observado na escola. sei lá... Valor de cada um. :emoticon1:

Quando disse que considerava perfeito? Nunca disse isso

Palavras suas:

Não sei se é somente impressão minha, mas todas as pessoas antigas dizem que o ensino de antigamente era bom, os alunos respeitavam mais os professores e a matéria era dada com bastante profundidade.

É por isso que o Ensino funcionava melhor! Os alunos tinham muito mais respeito pelo professor e levavam o estudo bem mais a sério, pois não havia moleza. Não seguiu as regras, castigo. Se insistir na insubordinação, rua.

AAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Cite-me um exemplo bem-sucedido do construtivismo nas escolas. Não vale o Jardim de Infância!

MAS O FOCO DAS MINAS INDAGAÇÕES ESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL A 4ª... BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁ :emoticon12:

Já disse que o construtivismo não funcionaria na educação básica de 5ª até o término do ensino médiooooo!!!
Manoel Machado Henriques

Imagem

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Edson Jr escreveu:Participe, Clara!

lamento,mas ainda não percebi o que está a ser discutido
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

manoelmac escreveu:Cara, crianças são crianças, devem ser tratadas como criança, observadas como criança. PORQUE SÃO CRIANÇAS!!! Crianças ainda não tem conceito do que é certo e errado. Eles não sabem que bater no coleguinha é certo ou errado. Quando você estabelece regras, você interfere na educação e ensina sociabilização e respeito!!!! Fico admirado em você aceitar esse fator e dizer que a escola não interfere. é incoerente!!! É esse paralelo que não consigo entender no seu raciocínio!

manoelmac escreveu:Eu ficaria extremamente feliz em saber que meu filho é observado na escola. sei lá... Valor de cada um. :emoticon1:

Sim, e vai ser! Os professores perceberam que existe alguma coisa errada, comunicarão ao setor responsável. Você será chamado e tomará as providências necessárias. Não a Escola!

O problema do construtivismo é que ele prega que a Escola têm que fazer tudo, inclusive passar a mão na cabeça de alunos rebeldes e indisciplinados, alegando que é falta de tato do professor, como se professor tivesse que ser um psicólogo e fazer um papel que cabe aos pais da criança ou adolescente.

No Ensino Tradicional existe sim a detecção, mas os procedimentos necessários para resolver o problema fica por sua conta.

manoelmac escreveu:Palavras suas:

Não sei se é somente impressão minha, mas todas as pessoas antigas dizem que o ensino de antigamente era bom, os alunos respeitavam mais os professores e a matéria era dada com bastante profundidade.

AAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Desde quando destacar pontos positivos de um sistema de ensino equivale dizer que ele é perfeito?

Nenhum sistema é perfeito, mas o tradicional foi e ainda é o que apresenta os melhores resultados. Hoje não tem palmatória e uma série de excessos que haviam anteriormente. Como disse, o ensino tradicional se aperfeiçoa e evolui, como tudo na vida.

A diferença básica do sistema de ensino tradicional e o construtivismo é que o primeiro focaliza o conteúdo enquanto o segundo focaliza a socialização e dentro desse processo inculca os jovens com suas ideologias cretinas.

manoelmac escreveu:Já disse que o construtivismo não funcionaria na educação básica de 5ª até o término do ensino médiooooo!!!

Ufa...finalmente, neste quesito, entramos num consenso! Tenho minhas ressalvas, mas tudo bem!

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

clara campos escreveu:
Edson Jr escreveu:Participe, Clara!

lamento,mas ainda não percebi o que está a ser discutido

Olá Clara!

Talvez seja devido diferenças da Educação do Brasil com a de Portugal. Aqui no Brasil, depois da ditadura militar, a partir de 80, pedagogos marxistas se inseriram no sistema educacional do país, influenciando enormemente o direcionamento do nosso sistema de ensino.

Hoje em dia é muito pregado a pedagogia crítico social dos conteúdos que possui, como pano de fundo, uma doutrinação ideológica com o objetivo de estimular os jovens estudantes a lutarem por uma transformação social. Um espécie de confronto entre pobres e ricos, com nítida intenção de inibir o direito a propriedade privada dos meios de produção, bem com a divisão de classes, características fundamentais para a manutenção de uma sociedade capitalista.

Dessa forma, existe uma tendência em afrouxar os conteúdos que devem ser dados e maximizar uma política de sociabilização que na prática tem servido como ambiente fértil para a divulgação de ideologias marxistas.

A discussão está girando mais ou menos por aí, mas é claro, Educação é um assunto extenso, possuindo muitas ramificações e possibilidades de discussão sem fim.

Trancado