Não conheço nenhum professor com esse dom, manoelmac!
O professor agora têm também o papel de Adivinho?
Não precisa ser adivinho não!!! Uma análise estatística simples diria a tendência desse aluno.

O que digo é que o foco da Escola deve ser a aprendizagem. O resto pode também ser feito, mas é secundário e complementar. E, sinceramente, tenho muitas reservas com relação a essa ênfase na socialização, pois a experiência têm mostrado que é um ótimo meio de inculcarem sistemas ideológicos contaminados na mente dos jovens.
A sociabilização não precisa acontecer necessariamente com "ideologias". afinal de contas a individualidade é um bem precisoso.
Acho que suas argumentações estão baseadas no filme "Sociedade dos Poetas Mortos".
Ainda não assisti o filme.

O Ensino Tradicional foca a aprendizagem os conteúdos. Apenas isso! A maneira como tornar o ensino mais eficiente evoluiu com o tempo. Não estamos mais no século XIX.
Focar sim, ficar só nessa, NÂO!
O foco das tendências pedagógicas atuais não é o conteúdo e, sim, a sociabilização, que na prática só serve para pregar a ideologia marxista.
A sociabilização, feita de forma inteligente, também tem um grande valor para o futuro. Pois é na escola que começa a nascer este sentido ora!!! Por mais que queira negar, o professor vai ter uma participação importante na educação desse aluno. Punição e elogios é uma interferência nesse processo. E quando bem feito, é válido.
E o próprio conteúdo, quando dado, precisa estar ligado a realidade social do aluno, incentivando-o a lutar por uma transformação social. Uma espécie de combate de "pobres" contra "ricos".
Mas então??? A escola não estaria fazendo o papel para esta orientação???
Não lembro de tê-lo chamado de marxista!
Diretamente não, mas a minha linha de raciocínio... logo eua atribuí!... Skenta a Pioienta não kra... tá de boa... A discussão é saudável e você tem TODO DIREITO de pensar o que quiser uai!!!...