Educação Pública do Brasil

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manoelmac
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Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por manoelmac »

Sim, e vai ser! Os professores perceberam que existe alguma coisa errada, comunicarão ao setor responsável. Você será chamado e tomará as providências necessárias. Não a Escola!


Ai é óbvio que o professor vai tomar alguma providência kra... viaja não!!! :emoticon1:

Mas é lógico que os pais devem ser comunicados também ora bolas!!! A escola não é isenta, é participativa. Mas vc acha que qualquer tipo de atitude é enfiar ideologia... de onde você tirou isso? Sempre quando eu explico que a escola participa da vida do aluno você diz que não, ela tem que passar conhecimento, castigar quem faz bagunça e elogiar quem faz bem feito e tal... Isso é contradizente. Para a escola não interferir, os pais deveriam ficar juntos durante toda a aula do filho observando seu comportamento. Você está devagando e está tirando crianças como seres que nascem com conceitos formados. :emoticon1:

A diferença básica do sistema de ensino tradicional e o construtivismo é que o primeiro focaliza o conteúdo enquanto o segundo focaliza a socialização e dentro desse processo inculca os jovens com suas ideologias cretinas.


E porque seria nocivo trabalhar os dois????
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

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manoelmac
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por manoelmac »

Edson Jr escreveu:
clara campos escreveu:
Edson Jr escreveu:Participe, Clara!

lamento,mas ainda não percebi o que está a ser discutido


Olá Clara!

Talvez seja devido diferenças da Educação do Brasil com a de Portugal. Aqui no Brasil, depois da ditadura militar, a partir de 80, pedagogos marxistas se inseriram no sistema educacional do país, influenciando enormemente o direcionamento do nosso sistema de ensino.

Hoje em dia é muito pregado a pedagogia crítico social dos conteúdos que possui, como pano de fundo, uma doutrinação ideológica com o objetivo de estimular os jovens estudantes a lutarem por uma transformação social. Um espécie de confronto entre pobres e ricos, com nítida intenção de inibir o direito a propriedade privada dos meios de produção, bem com a divisão de classes, características fundamentais para a manutenção de uma sociedade capitalista.

Dessa forma, existe uma tendência em afrouxar os conteúdos que devem ser dados e maximizar uma política de sociabilização que na prática tem servido como ambiente fértil para a divulgação de ideologias marxistas.

A discussão está girando mais ou menos por aí, mas é claro, Educação é um assunto extenso, possuindo muitas ramificações e possibilidades de discussão sem fim.


Isso aew Ed... já estamos na pagina 07... daqui a pouco vamos cair na porrada!!! :emoticon12:


brincadeira kra... :emoticon19:
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clara campos
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por clara campos »

Edson Jr escreveu:
clara campos escreveu:
Edson Jr escreveu:Participe, Clara!

lamento,mas ainda não percebi o que está a ser discutido


Olá Clara!

Talvez seja devido diferenças da Educação do Brasil com a de Portugal. Aqui no Brasil, depois da ditadura militar, a partir de 80, pedagogos marxistas se inseriram no sistema educacional do país, influenciando enormemente o direcionamento do nosso sistema de ensino.

Hoje em dia é muito pregado a pedagogia crítico social dos conteúdos que possui, como pano de fundo, uma doutrinação ideológica com o objetivo de estimular os jovens estudantes a lutarem por uma transformação social. Um espécie de confronto entre pobres e ricos, com nítida intenção de inibir o direito a propriedade privada dos meios de produção, bem com a divisão de classes, características fundamentais para a manutenção de uma sociedade capitalista.

Dessa forma, existe uma tendência em afrouxar os conteúdos que devem ser dados e maximizar uma política de sociabilização que na prática tem servido como ambiente fértil para a divulgação de ideologias marxistas.

A discussão está girando mais ou menos por aí, mas é claro, Educação é um assunto extenso, possuindo muitas ramificações e possibilidades de discussão sem fim.


Basicamente afirmas que no Brasil a principal preocupação dos professor é doutrinar os alunos para o marxismo...?

bem, não conheço em absoluto a realidade brasileira,não posso discutir esse assunto.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

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manoelmac
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por manoelmac »

clara campos escreveu:
Edson Jr escreveu:
clara campos escreveu:
Edson Jr escreveu:Participe, Clara!

lamento,mas ainda não percebi o que está a ser discutido


Olá Clara!

Talvez seja devido diferenças da Educação do Brasil com a de Portugal. Aqui no Brasil, depois da ditadura militar, a partir de 80, pedagogos marxistas se inseriram no sistema educacional do país, influenciando enormemente o direcionamento do nosso sistema de ensino.

Hoje em dia é muito pregado a pedagogia crítico social dos conteúdos que possui, como pano de fundo, uma doutrinação ideológica com o objetivo de estimular os jovens estudantes a lutarem por uma transformação social. Um espécie de confronto entre pobres e ricos, com nítida intenção de inibir o direito a propriedade privada dos meios de produção, bem com a divisão de classes, características fundamentais para a manutenção de uma sociedade capitalista.

Dessa forma, existe uma tendência em afrouxar os conteúdos que devem ser dados e maximizar uma política de sociabilização que na prática tem servido como ambiente fértil para a divulgação de ideologias marxistas.

A discussão está girando mais ou menos por aí, mas é claro, Educação é um assunto extenso, possuindo muitas ramificações e possibilidades de discussão sem fim.


Basicamente afirmas que no Brasil a principal preocupação dos professor é doutrinar os alunos para o marxismo...?

bem, não conheço em absoluto a realidade brasileira,não posso discutir esse assunto.
.

Nem é tanto hoje em dia... agora já tem mais um Mix...
Manoel Machado Henriques

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André
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por André »

Edson Jr escreveu:
André escreveu:
Edson Jr escreveu:
Lúcifer escreveu:Morte aos Marxistas!! :emoticon6: :emoticon6:
:emoticon16: :emoticon16:


Amém!


Intolerancia....

Alguns dos melhores professores que tive na faculdade são marxistas.


De repente é por isso que você está tão contaminado por essas ideologias idiotas.


Dois pesos e duas medidas, se eu digo "Morte aos liberais" não iriam admitir.

Vc considera alguns dos maiores historiadores e pesquisadores do mundo, muitos que são marxistas, como idiotas? Um cara como Edward Palmer Thompson, Hobsbawn, só pra citar dois.Vc que é o esperto, muito mais inteligente que eles, apenas pela sua preferencia de sistema de idéias?

Cara uma coisa é discordar de teorias, e eu tenho minhas divergências com marxismo, com liberalismo, outra é caracterizar de forma simplista como idiota. Academicamente isso é ridículo.

Outra, isso é pensamento típico de radicaloide, pessoa que se considera totalmente certo, dono da verdade, e quem não comunga está logo errado. O que um pouco mais de razão indica que é bobagem, e que o mundo é um pouco mais complexo que isso. Razão tb deveria fornecer humildade, mas ai talvez seja pedir demais.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196


O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Apocaliptica

Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Apocaliptica »

Edson Jr escreveu:
clara campos escreveu:Porque é que este tópico está fixo?


Acho que é porque vai durar uns 10 anos!


Quem fixou?

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Vito Álvaro
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Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Vito Álvaro »

Gente... Meu colégio voltou o greve de novo. Motivo: Aumento salarial.
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Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Apocaliptica

Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Apocaliptica »

manoelmac escreveu:
Apocaliptica escreveu:Você não me entendeu. Como uma criança e um adolescente vão saber o que querem fazer na faculdade? São poucos os que decidem ou tem noção para dar mais importância a uma disciplina do que a outra. E as escolas vão ter que se adaptar à escolhas prováveis de seus alunos? E os que não sabem o que querem? E os que mudam de idéia? É muita responsabilidade tanto para o aluno como para a escola. Não tem como focar em algo tão cedo. Pela sua visão, já desde a 6ª série haveria uma pré-escolha e as turmas ou seriam separadas pelas preferências, ou ficando em turmas normais, a escola os professores de cada matéria , teriam que saber as escolhas individuais para ponderar médias e cobranças individuais. Nada disso é viável e nem aconselhável. Todos os alunos na escola devem ter a chance de receber os mesmos conteúdos com os mesmos pesos de avaliação imparcialmente. Desta forma, por afinidade ou exclusão, vão formando suas opiniões e desenvolvendo gosto pelo que mais lhe atrair.
A excelência é justamente buscar o melhor de tudo, estou falando de qualidade naquilo que é indispensável pelo menos ao vestibular.Tanto a escola oferecer, como o aluno tentar absorver. Não há como fugir disto. Tentaram justamente enquadrar os alunos em cursos profissionalizantes depois da reforma de ensino de 1975 ( ou 74...), e foi um fracasso. Os currículos específicos traziam menos carga de matérias básicas e mais carga de matérias referentes à especialização. Nem todos queriam ou sabiam do que se tratava. Quando chegou a hora do Vestibular, muita gente se desesperou para aprender o conteúdo que ficou para trás e foram fazer cursinho extensivo.


Qualquer professor consegue enchergar nas crianças e adolescentes qual vertente ela vai querer seguir.


Onde? Qual professor de qual disciplina? Como e por quê? Por que cada um dos talvez 100 professores deveria ou vai enxergar isto e baseado no quê se a criança vai mudando e se desenvolvendo ao longo dos anos? Se ela e nem os pais tem bola de cristal para saber qual a escolha ( que nem sempre é acertada, nem sem sempre é consciente, nem sempre as outras pessoas nos vêem da mesma forma, não deixamos transparecer assim tão fácil e nem os professores tem treinamento ou poder para isto) ? Por acaso os professores tem a alçada e a responsabilidade de observar, chegar a conclusões e ir anotando em alguma agenda para que eles acham que os alunos vão ter talento e o que devem estudar? E a cada ano isto vai mudando e os outros professores se reunem para algum tipo de conselho onde decidem o que devem ensinar mais ou menos para cada aluno dos trocentos que eles têm? Que isso , cara? De onde tirou esta idéia? Isto não é papel do professor e nem estamos nos sistemas socialistas como da extinta URSS , onde as crianças já nascem com o destino traçado pelo Estado ( tem músculos fortes...vai ser ginasta...tem pais cientistas, vai ser Físico...). Como alguém pode olhar uma criança e dizer qual "vertente" ela vai querer seguir? Alguém é dono da vontade dela? Absurdo.

Isso vai se definindo no decorrer dos cursos até o final do Ensino Médio


Não. A realidade não é essa. A maioria dos alunos chega no nível médio e uma grande parte chega na hora do vestibular com muitas dúvidas e vê-se até alguns disparates normais e humanos ( faço Arquitetura ou Publicidade, Medicina ou Artes Plásticas ...porque gosto dos 2). Muitos têm talentos ainda desconhecidos, muitos confundem profissão com hobbie, alguns estão sendo influenciados por amigos, pela família, por alguma paixão que pode vir a ser ou não um desabrochar futuro, ou um grande equívoco de interpretação. Como pode dizer que os professores têm poder para decidir pela criança e começar a direcioná-la para o que eles "acham" ou " enxergam"? Professores mal sabem se estão ensinando o que devem, seguem ordens, curriculos, portarias e normas. Imagine se isso faz sentido...


Não estou falando que tem que separar turma por escolha ou fazer vista grossa para tal. E sim, que querer que um aluno atinja uma meta além da metade de algo que notóriamente ele não tem interesse é pedir demais.


Pedir demais é querer que um aluno se exclua da sua chance de aprender porque alguém arbitra que assim deve ser.

Como havia dito, os que não tem vocação para nada, aí sim, existe um problema, e pode ser até mesmo social deste aluno.


E quem vai decidir e arbitrar que o aluno aqui e agora tem ou não vocação para nada? Quem vai rotular? Quem disse que isto é um problema? Vão julgar o cara e separar? Você está invertendo tudo. Quer um sistema autoritário e fascista de encaminhar a vida de uma criança ( que tem todo o direito de conhecer todas as matérias amplamente até o último do segundo grau, igual a todas, e ser cobrada para o bem dela, com o devido feed-back, para conseguir evoluir e se auto-conhecer cada vez mais e isto é um looongo processo que tem que ser respeitado ), quando ela nem sabe o que discernir o que gosta e o que não gosta, quando a personalidade está em formação e em transformação - e isto não é um processo linear...
Não quer dizer que ela tenha um problema social por isto...e se tiver, mas direito ainda tem de obter da escola o máximo em disciplinas tidas como importantes mundialmente, que são a base do conhecimento.


E vestibular??? Concurso Público??? Eu considero a forma de avaliação meio estranha para o vestibular. Concurso público também é jogo de carta marcada.


E? Estranho é querer que o aluno enfrente o concurso que ele quiser ( e não o Estado , nem os pais, nem a escola e nem você) sem preparo ou porque acha que ele não deve estudar matemática e sim Biologia e sim Artesanato. Absurdos...

manoelmac escreveu:
Apocaliptica escreveu:Primeiro que a decoreba tem a ver com Educação tradicional, sim. Quem disse que não?Mas educação tradicional não quer dizer que o método tradicional não tenha mudado, agregado tipos de coisas como trabalho em grupo, estudo dirigido, matemática moderna, teoria de conjuntos..( aqui foi no final dos anos 60, no resto do país eu não sei ). Isto é uma coisa. A outra são as escolas (teorias)pedagógicas alternativas, como o construtivismo Montessoriano e Piaget. Muitas escolas introduziram totalmente ( mas meio que já cederam a um mix ), outras agregaram e adaptaram e outras nem aceitam, seguem o método tradicional ( devidamente evoluído). Mas aqui temos algumas tendências construtivistas, sim. Quem disse que não? É meio tácito que cada criança tem seu ritmo, mas mesmo assim, uma certa homegeneidade deve ser seguida para que não haja muita dispersão.


Isso eu sei, eu também não sou um fervoroso seguidor do construtivismo não, ele tem seus pontos positivos (eu o considero maravilhoso para a educação infantil e tosco para a Alfabetização em diante). E concordo com muitos pontos seus. Mas o que o Edson está dizendo é que a escola deve ser um mero instrumento de aprendizagem, nada mais.


O Edson nunca disse isto e nem poderia. Seria um non sense total. Você está visivelmente interpretando mal o que ele está querendo dizer. Você acha que a escola deve ser mais do que deve, inclusive extrapolando suas responsabilidades. E não é assim. Ela deve ter mais responsabilidade naquilo que tem feito mal feito. Mas não pode por exemplo ser autoiritária e se colocar acima dos direitos das famílias, posicionando-se além de seus limites e de suas obrigações.

manoelmac escreveu:A escola também deve ser um meio de convivencia humana, assim como será o seu trabalho no futuro. A escola também tem que desenvolver o aluno como ser humano, não como mero instrumento de aprendizagem. Isso não é utópico.


Eu e o Edson nunca dissemos que não. Acontece que parece que a sua visão de desenvolvimento parece um tanto impositiva.

manoelmac escreveu:
Apocaliptica escreveu:Desculpa...50% de uma disciplina exigida no Vestibular para qualquer curso é muito pouco. Além do mais, escrever errado é uma das coisas mais comuns neste país. Inclusive em quem está cursando para profissões que vão usar a língua diariamente. E não sabem escrever.
Ninguém propôs dizer para aluno algum que ele é um ZERO À ESQUERDA. Ele paga escola para ter acesso ao conteúdo. Tem este direito e deve fazê-lo para seu próprio bem. Aliás, conceitos e notas não são para a escola e o professor deve ser apenas facilitador no aprendizado. A nota serve para o aluno situar-se quanto ao que sabe e o que não sabe.


Eu sei que 50% é pouco! mas deveria ser levado em conta, pesos para cada proposta de curso em determinadas disciplinas. Tudo bem que a note é para o aluno, o problema é como a nota é aplicada na educação tradicional (pelo menos a de raiz). Valorizar uma prova decorada e repetitiva é estranho.


Algumas matérias e conteúdos requerem memorização. E depois o conteúdo é aplicado. Ninguém disse que todas as disciplinas e conteúdos são decoreba. Cada disciplina requer métodos e técnicas específicos e variados. Não linearize e nem simplifique ao extremo. É um erro.
E não tem como colocar pesos. As cargas horárias maiores por consenso são em Português e Matemática. Depois Ciências. E estes pesos vão sendo adicionados em carga horária ao se aproximarem do terceiro ano, quando o foco é no vestibular,pois este é o instrumento em vigor e é nele que a maioria está interessada. Quem não está que não faça Vestibular, mas que não prejudique os demais.

manoelmac escreveu:No mundo real você vai ter acesso a diversos dispositivos de pesquisa. Nas provas você tem quase que adivinhar o que o professor está querendo passar mutas vezes.


Dispositivos de pesquisa no mundo real? Como assim? Tem coisas que você precisa saber e pronto.
manoelmac escreveu:Eu mesmo, vou conseguir fazer uma equação? vou! mas sem o livro, sem as fórmulas para eu pesquisar e tirar uma eventual dúvida, NÃO!


Depois de apreendido, você vai olhar na hora da prova? Vai colar? Não. Vai ter que errar na prova se não souber. desta forma você se auto certificará que não sabe ( se é que não descobriu isto antes da prova...) e vai ter que dar um jeito de aprender, para talvez ser avaliado de novo até perceber que aprendeu.

manoelmac escreveu:Na vida real eu sempre vou ter instrumento que uma provinha de escola sempre me negou e OBVIAMENTE E SEM SOMBRAS DE DÚVIDAS, na vida real eu iria me sair bem melhor. Por isso que ponto de prova, não prova nada!


Que confusão...a escola são anos de aprendizado e troca. Chance de errar e acertar, oportunidade de ver e rever dezenas de vezes, tirar dúvidas e confabular consigo mesmo. É seu direito e a escola, as provas, trabalhos e avaliações são uma forma saudável dele se sentir seguro e apoiado. Mas as decisões e escolhas são dele. Ele é o alvo de tanto esforço e deve fazê-lo porque precisa entender que merece, que deve se respeitar e conseguir traçar suas metas para a vida que se seguirá.
Ponto de prova, conceito de trabalho são meros instrumentos encontrados para que este processo ( que é do aluno ) se concretize. Nada mais do que isto. Ademais, ele será sempre cobrado na vida profissional, a menos que se rebele e fuja para o mato.

manoelmac escreveu: Creio que pesquisas e exposições em sala de aula deveriam ter um peso significativo no total de pontos do aluno. Por isso uma avaliação contínua deste aluno é importante.


Sim, e duvido que alguém discorde disto.

manoelmac escreveu:
Apocaliptica escreveu: De novo. Ele não sabe e nem pode ser cobrado por isto. Tem direito a todo o conteúdo.

Não estou dizendo que ele deve ser cobrado por isso, de forma alguma! isso é um desenvolvimento progressivo. Eu fui mal interpretado (também pudera, ficou muito específico realmente, cabeça oca a minha!!! :D) Eu quis dizer que ele sempre vai ter um desempenho bom sempre nas mesmas matérias, o ano todo, e também não justifica ele ter um péssimo rendimento nas outras. Mas que sempre haverá uma uma tendenciazinha para uma materia específica, ah isso vai!!! :emoticon1:


Mas qual o problema disto? Pode tirar 9 ou 10 no que lhe der mais interesse ou tiver mais facilidade, ou quiser se exibir para a namorada, enfim...o que não pode é querer não estudar, e peecisa aceitar com maturidade de aluno que algumas cobranças e avaliações fazem parte do seu aprendizado ( ou ele estuda sozinho e se auto avalia...). E também não pode querer tirar 3 porque acha que nunca vai usar a Lingua Portuguesa se POR ACASO for cursar Engenharia.

manoelmac escreveu:
Apocaliptica escreveu:Ed. Física é cadeira obrigatória. As outras são para encher carga horária ou dar vaga no mercado de trabalho para professores destas áreas.Inúteis para o Vestibular e um saco para quem odeia música e desenho. Aliás, não se pode avaliar talento musical e nem desenho na escola.


O problema é esse, achar que a escola tem que preparar o aluno só para o vestibular. Isso é mais para a parte do Ensino Médio!!! Óbvio que o aluno tem que ser preparado para a VIDA!!! A escola tem que ter este papel social também ora. Avaliar tem como sim, observando o aluno. Também não é nada utópico.


E quem pode garantir que o cara não vai fazer vestibular? A escola? Ele aos 15 anos? Ele vai dizer que ser faxineiro, então não quer saber de ser reprovado em Física? E a escola vai ter que se adaptar para a vontade dele? E assim para cada aluno? Tá brincando né?
Avaliar observando? Sim, observa...quem disse que não? Você está propondo o fim das notas, dos critérios de avaliação, dos conceitos e do feed-back? O professor "observa" e pronto? Qual a moral disto? O que ele faz de construtivo apenas com a observação do aluno? Observar o quê? Ele conversando? Ele faznedo os exerecícios e errando ou acertando sem ter um retorno? Não entendi...uma coisa passiva sem retorno? E o aluno boiando? Deve-se fazer isto com os filhos e com os empregados também? E quando a pessoa vai procurar emprego, alguém simplesmente "observa" e decide quem é o melhor candidato?
Coisa estranha...

manoelmac escreveu:
Apocaliptica escreveu: Você não faz a menor idéia do que está dizendo.Eu estudei em escola pública a vida toda. Tive Ed. Artística, Música, Mecanografia, Puericultura, Desenho Industrial, Publicidade e Propaganda, além de Inglês, Francês e Espanhol em anos diferentes, de acordo com os professores disponíveis. Um lixo. A maioria odiava, porque justamente não tinha nada a ver com o que eles precisavam e sabiam que iam precisar para concursos e outros processos de seleção. Justamente estas matérias nos roubaram meses sagrados de conteúdos que ficaram para trás. Quando chegou no cursinho e na hora do pega prá capar...PQP, viu? Malditos currículos alternativos!
A "sociedade" demanda o currículo básico adicionado de coisas específicas. A especialização é dada na Universidade, depois que todos estão maduros e preparados para fazer as suas escolhas individuais. Mesmo assim, tá cheio de encheção de morcilha nos cursos superiores....


Desculpe, eu não especifiquei, este trabalho de orientação deveria ser feito até a 8ª série. O Ensino Médio tem que preparar o aluno para o vestibular sim. Um aluno que se encanta com um quadro de Vangog, provavelmente gostará muito de história.


Errado. Eu amo arte e odeio Van Gogh. E daí? Odeio História. Mas amo História da Arte. Amo Arquitetura e odeio matemática. Você simplesmente nega a multiplicidade dentro das capacidades humanas e a diversidade dentro de uma unica sala de aula. Vai achar que tem autoridade para "enxergar" o que eu quero ou gostaria de estudar ou o que eu odiaria? Eu amo ESTUDAR biologia, mas jamais faria vestibular ou seria profissional de qualquer área médica! E se você fosse meu professor estaria cometendo equívocos violentos e cruéis comigo. Tem este direito? Não. Mas eu tenho o direito que você me ensine e me avalie em Biologia, e em Matemática, mesmo eu odiando. E aí cessa o seu poder. Quem vai decidir que quer fazer Medicina ou Arquitetura ou ser empregada doméstica, ou me enfiar no mato e estudar o cupim do pau podre sou eu.

manoelmac escreveu:O aluno que é um poeta, vai ser excelente em português. e por aí vai.


Tenho vontade de parar aqui...mas vou continuar...
Querido, o aluno não sabe quando e nem se será um poeta. E nem que aqueles momentos inspirados pelo livrinho que ele leu e se encantou ou inspirados pelos lindos olhos azuis da coleguinha ao lado, definirão para todo o sempre que ele será um poeta. Pode ser que daqui a um mês, ele passe a amar geometria, porque o cara mais power da escola falou que curte um barato chamado geometria...e o cara fatura todas as gatas da escola.
Da mesma forma que você não pode inferir que um aluno bom em Português será necessariamente um poeta.
Muitos poetas nem sequer sabem escrever. Alguns são surdos, ou mudos, ou cegos. Apenas tem a alma de poeta. Poesia é muito mais do saber escrever...poesia trancende a visão que você tem uma criança que escreve bem ou mal. Eu amo Arquitetura e Engenharia, mas odeio matemática, apenas repetindo.


manoelmac escreveu:A criança vai tomando forma naquilo que ela gosta de fazer. O que na educação tradicional não dava valor a isso. Minha mãe mesmo é um exemplo, ela achava perda de tempo artesanato, ela sempre gostou de artesanato. Mas nunca foi estimulada que isso seria bom. Eu vivo dizendo a ela que ela deveria fazer belas artes, e não dar cabeçada em Pedagogia, pois foi orientada a isso. coisa que dá emprego. Só que com o artesanato, ela está se descobrindo de novo. Fico imaginando se ela fosse motivada a seguir este lado por um professor, provavelmente hoje seria muito diferente.


Cara, isto é outra coisa totalmente diferente. Ela pode ter descoberto isto agora, mas a escola nunca que ia adivinhar ou definir isto por ela. Imagina se cada pequeno gosto particular que fosse surgir em cada aluno precisasse ser adivinhado pela escola e dezenas de disciplinas extra fossem anexadas e as principais deixadas de lado! Já expliquei que tradicional nada tem a ver com os modismos. Meu ensino não foi construtivista e nem alternativo, foi tradiciaonal e tive aquelas cadeiras inúteis. Se eu quiser depois de terminado o segundo grau fazer Medicina preciso ter o conteúdo necessário em mente. Se eu quiser ir fazer Artes, vou procurar a faculdade de Belas Artes. E cada um na sua, mas a escola proporcionou a base para tudo.


manoelmac escreveu:
Apocaliptica escreveu:Ué, cara...quem falou em competência. É simples. Os anos de estudo servem para o ensino chamado fundamental e médio. E são pouco pelo tanto de conteúdo a ser cumprido. Então, precisa ser objetivo. A nota não é para dar satisfação ao professor, nem aos pais e apenas e unicamente ao aluno. O direito à avaliação é do aluno. A ele interessa e a ele deve ser oferecido. Você está invertendo os valores. Minha filha sabe desde cedo que tem este direito. E cobra uma avaliação correta e justa dos professores a quem ela paga para que a ensinem e a corrijam sempre que ela precisar.


Não disse nota em si, e sim nota de prova, a nota daquela prova que você não pode nem olhar para o relógio no alto do quadro negro sem arrancar a desconfiança do professor. Eu só acho que, na vida real, você nunca vai fazer nada as escuras. Aqueles alunos que conseguem armazenar os livros na memória e conseguem passar o texto com respostas automáticas, esses sempre serão excelentes para este tipo de prova. Eu tive muitos colegas que tiravam notas maravilhosas nas provas e não sabiam debater nada! Sempre fui um aluno mediano em provinha e era muito argumentativo. Tanto que, comecei a me tornar ateu nas aulas de história. Mas poucas vezes tirava notão, mesmo porque não era aquela a reposta que o professor queria.


Desculpa, mas na vida real, você vai usar suas capacidades, somadas ào seu aprendizado acumulado, mais os instrumentos à disposição OU NÃO, e será avaliado. Isto é às escuras?
E por que a prova e o trabalho com tempo para entregar são um procedimento às escuras? Só se o cara é que está perdido e não sabe bulhufas do que se trata o enunciado. Mas isto é problema dele...
Se a sua escola era idelogicamente tendenciosa ou algum professor, isto é lamentável, mas não culpe o ensino tradicional de qualidade por isto. Professores há bons e maus. Isto é da vida, assim como ser avaliado e se frustrar com o que não sabemos e precisávamos ter aprendido.

manoelmac escreveu:
Apocaliptica escreveu:Já fui bem clara.Durante os anos que antecedem a vida acadêmica, o aluno tem o DIREITO e o DEVER de receber todo o conteúdo que vai precisar até o momento de escolher a sua futura área de atuação. É uma oportunidade de ver tudo e abrir suas próprias portas internas. A facilitação do processo vem da escola.


Tudo bem, Claro que tem o DIREITO E DEVER de receber o conteúdo, mas, puta que pariu, 9 anos de estudo só para matéria básica é bastante coisa Apo!!! Dá de sobra para o aluno aprender coisas além da técnica.


9 anos? 12 anos é pouco. E a prova é o péssimo rendimento observado nas estatísticas reveladas em todo o país.
E que técnica? Os alunos aprendem mais é teoria ...que técnica é esta? Deve ter teoria e prática das matérias que assim demandarem.
Aliás, deve ser por pouca aula de Português que tanta gente escreve tão mal neste país , inclusive aqui neste forum.
Idem com História, por exemplo. Como é o ponto falho na minha educação perticularmente...pudera, me ensinaram Artes e Mecanografia no lugar!

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Edson Jr
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

Apocaliptica escreveu:
Edson Jr escreveu:
clara campos escreveu:Porque é que este tópico está fixo?


Acho que é porque vai durar uns 10 anos!


Quem fixou?


Pedi para Acauan!

Acho que foi ele!
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

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Edson Jr
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

manoelmac escreveu:Mas vc acha que qualquer tipo de atitude é enfiar ideologia... de onde você tirou isso?


Eu acho isso? Sério?

Nunca disse tal absurdo!

manoelmac escreveu:Sempre quando eu explico que a escola participa da vida do aluno você diz que não, ela tem que passar conhecimento, castigar quem faz bagunça e elogiar quem faz bem feito e tal... Isso é contradizente. Para a escola não interferir, os pais deveriam ficar juntos durante toda a aula do filho observando seu comportamento. Você está devagando e está tirando crianças como seres que nascem com conceitos formados. :emoticon1:


Você consegue distorcer praticamente tudo que digo. Assim complica!

A Escola não interfere NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA, pois este se dá espontaneamente. A única interferência cabível é o de CONTER OS EXCESSOS E AS INDISCIPLINAS!

O foco da Escola está nos CONTEÚDOS. Para que isso seja feito com eficiência é preciso estabelecer determinadas REGRAS que os alunos DEVEM seguir.

O que é bem diferente doutrinação ideológica!

Será que agora deu para entender!?

manoelmac escreveu:E porque seria nocivo trabalhar os dois????


O foco no conteúdo deve vir sempre primeiro. A socialização é uma consequência natural da convivência entre os alunos. Num ensino tradicional a socialização sempre existiu em maior ou menor grau, mesmo sem nela focar.

O ser humano já nasceu programado para se conectar! Ninguém precisa dizer isso para ele. É instintivo e natural.

O que não se pode fazer jamais é dizer como ele deve se conectar com os demais. O máximo que se pode fazer, e isso é função dos pais, é de apontar caminhos e oferecer leques de opções apenas como forma de facilitar o processo de livre escolha da criança.
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Edson Jr
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

clara campos escreveu: Basicamente afirmas que no Brasil a principal preocupação dos professor é doutrinar os alunos para o marxismo...?


Exatamente! Só que é de forma sutil, quase imperceptível, de forma que muitos professores nem se dão conta de que estão fazendo esse tipo de doutrinação.
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

André escreveu:Cara uma coisa é discordar de teorias, e eu tenho minhas divergências com marxismo, com liberalismo, outra é caracterizar de forma simplista como idiota. Academicamente isso é ridículo.


Ridículo e infantil é achar que o marxismo possui alguma coisa de bom. É assim que penso. Fazer o quê. Não vou mentir só para agradar você e nutrir suas ilusões.
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André
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por André »

Edson Jr escreveu:
André escreveu:Cara uma coisa é discordar de teorias, e eu tenho minhas divergências com marxismo, com liberalismo, outra é caracterizar de forma simplista como idiota. Academicamente isso é ridículo.


Ridículo e infantil é achar que o marxismo possui alguma coisa de bom. É assim que penso. Fazer o quê. Não vou mentir só para agradar você e nutrir suas ilusões.


Hahaha. Então Thompson e Hobsbawn os maiores historiadores ingleses são idiotas.

Vc me faz rir. :emoticon12:

Quem lida com absolutos são os Sith meu caro e vc está demonstrando estar guiado por paixões irracionais. Mas esquente não radicaloide de direita têm vários, assim como de esquerda.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196


O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

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clara campos
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por clara campos »

Edson, depois de duas frases, conclui que realmente não dá para eu entrar nesse "debate":

Edson Jr escreveu:A Escola não interfere NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA, pois este se dá espontaneamente. A única interferência cabível é o de CONTER OS EXCESSOS E AS INDISCIPLINAS!

O foco da Escola está nos CONTEÚDOS. Para que isso seja feito com eficiência é preciso estabelecer determinadas REGRAS que os alunos DEVEM seguir.

O que é bem diferente doutrinação ideológica!


Talvez não te apercebas das barbáries cometidas...

- se o que afirmas for verdade, então pessoas com deficiências que as impeçam de apreender os conteúdos escolares não lucram nada em ir à escola.

- a socialização é expontânea, sim, e...? o que é que isso diz sobre a interferência ou não da Escola na socialização? parece-me que misturas alhos com bugalhos :emoticon5:

Edson Jr escreveu:Ridículo e infantil é achar que o marxismo possui alguma coisa de bom. É assim que penso. Fazer o quê. Não vou mentir só para agradar você e nutrir suas ilusões.


Receio que estejas obcecado. É uma pena, mais uma ovelha...
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

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André
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por André »

clara campos escreveu:Edson, depois de duas frases, conclui que realmente não dá para eu entrar nesse "debate":

Edson Jr escreveu:A Escola não interfere NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA, pois este se dá espontaneamente. A única interferência cabível é o de CONTER OS EXCESSOS E AS INDISCIPLINAS!

O foco da Escola está nos CONTEÚDOS. Para que isso seja feito com eficiência é preciso estabelecer determinadas REGRAS que os alunos DEVEM seguir.

O que é bem diferente doutrinação ideológica!


Talvez não te apercebas das barbáries cometidas...

- se o que afirmas for verdade, então pessoas com deficiências que as impeçam de apreender os conteúdos escolares não lucram nada em ir à escola.

- a socialização é expontânea, sim, e...? o que é que isso diz sobre a interferência ou não da Escola na socialização? parece-me que misturas alhos com bugalhos :emoticon5:

Edson Jr escreveu:Ridículo e infantil é achar que o marxismo possui alguma coisa de bom. É assim que penso. Fazer o quê. Não vou mentir só para agradar você e nutrir suas ilusões.


1)Receio que estejas obcecado. É uma pena, mais uma ovelha...


1)Mas é recente Clara, é como fervor de cristão novo, no caso liberal novo, quem sabe com o tempo a razão não faz perceber que o mundo é mais complexo. Que ele não monopoliza o correto, a verdade....

A esperança é o sonho do homem acordado. (Atribuída a Sócrates e a Aristóteles, há controvérsias sobre quem disse isso).

Eu me pergunto se ele julgou marxismo pelos professores marxistas ortodoxos que pode ter encontrado por ai. Ou leu Marx, e grandes intelectuais influenciados pelo marxismo, como Thompson, e Hobsbawn, entre tantos que existem. Sendo que críticas cabem, é claro, mas esse descarte sumario de toda uma tradição é obviamente leviano.
Editado pela última vez por André em 07 Jul 2007, 15:15, em um total de 1 vez.
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por clara campos »

André escreveu:
1)Mas é recente Clara, é como fervor de cristão novo, no caso liberal novo, quem sabe com o tempo a razão não faz perceber que o mundo é mais complexo. Que ele não monopoliza o

Sim parece que sim. A mudança foi demasiado radical para ser equilibrada e reflexiva.
Há pessoas que quando descobrem que o branco não fica bem em todo o lado adoptam cegamente o preto...
Outras dão ao trabalho de estudar paletes, misturar cores...enfim

Fanatismo é realmente veneno.
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Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por manoelmac »

Onde? Qual professor de qual disciplina? Como e por quê? Por que cada um dos talvez 100 professores deveria ou vai enxergar isto e baseado no quê se a criança vai mudando e se desenvolvendo ao longo dos anos? Se ela e nem os pais tem bola de cristal para saber qual a escolha ( que nem sempre é acertada, nem sem sempre é consciente, nem sempre as outras pessoas nos vêem da mesma forma, não deixamos transparecer assim tão fácil e nem os professores tem treinamento ou poder para isto) ? Por acaso os professores tem a alçada e a responsabilidade de observar, chegar a conclusões e ir anotando em alguma agenda para que eles acham que os alunos vão ter talento e o que devem estudar? E a cada ano isto vai mudando e os outros professores se reunem para algum tipo de conselho onde decidem o que devem ensinar mais ou menos para cada aluno dos trocentos que eles têm? Que isso , cara? De onde tirou esta idéia? Isto não é papel do professor e nem estamos nos sistemas socialistas como da extinta URSS , onde as crianças já nascem com o destino traçado pelo Estado ( tem músculos fortes...vai ser ginasta...tem pais cientistas, vai ser Físico...). Como alguém pode olhar uma criança e dizer qual "vertente" ela vai querer seguir? Alguém é dono da vontade dela? Absurdo.


Uma criança não, mas em SEU HISTÓRICO ESCOLAR sim. Ninguém é dono da verdade da criança. Na boa, vocês negam o fato de que, um excelente aludo de matemática será um excelente matemático. Eu já cansei de ver isso... Nossa... vi trocentas vezes.

Não. A realidade não é essa. A maioria dos alunos chega no nível médio e uma grande parte chega na hora do vestibular com muitas dúvidas e vê-se até alguns disparates normais e humanos ( faço Arquitetura ou Publicidade, Medicina ou Artes Plásticas ...porque gosto dos 2). Muitos têm talentos ainda desconhecidos, muitos confundem profissão com hobbie, alguns estão sendo influenciados por amigos, pela família, por alguma paixão que pode vir a ser ou não um desabrochar futuro, ou um grande equívoco de interpretação. Como pode dizer que os professores têm poder para decidir pela criança e começar a direcioná-la para o que eles "acham" ou " enxergam"? Professores mal sabem se estão ensinando o que devem, seguem ordens, curriculos, portarias e normas. Imagine se isso faz sentido...


O professor não tem que "decidir". Não disse que ele vai "decidir". E sim orientá-lo, trabalhar no interesse do aluno. Decidir não adiante, pq a maioria segue o sonho dos pais. SIM, A MAIORIA... aquele sonho de ser médico e ter uma linda casa. Aí fazem vestibular, passam no vestibular e desistem do curso na metate, e resolvem seguir uma vocação obvia. Gente, quantas vezes eu já vi isso acontecer!!! Nossa... Tem gente que muda de opinião, tem, mas é mais raro. Tem gente que entra em uma dúvida, claro! ela pode ter afinidade com outras áreas também.

Pedir demais é querer que um aluno se exclua da sua chance de aprender porque alguém arbitra que assim deve ser.


Não estou falando que o professor arbitra. Nem mesmo você arbitrará, nem pais... a própria criança/adolescente irá demonstrar. Fica tão claro como cristal, mas, claro, muita gente vai influir dizendo que isso não dá futuro, etc...

E quem vai decidir e arbitrar que o aluno aqui e agora tem ou não vocação para nada? Quem vai rotular? Quem disse que isto é um problema? Vão julgar o cara e separar? Você está invertendo tudo. Quer um sistema autoritário e fascista de encaminhar a vida de uma criança ( que tem todo o direito de conhecer todas as matérias amplamente até o último do segundo grau, igual a todas, e ser cobrada para o bem dela, com o devido feed-back, para conseguir evoluir e se auto-conhecer cada vez mais e isto é um looongo processo que tem que ser respeitado ), quando ela nem sabe o que discernir o que gosta e o que não gosta, quando a personalidade está em formação e em transformação - e isto não é um processo linear...
Não quer dizer que ela tenha um problema social por isto...e se tiver, mas direito ainda tem de obter da escola o máximo em disciplinas tidas como importantes mundialmente, que são a base do conhecimento.


kkkkkkkkkkkkkk... Sistema autoritário e facista o que Apo!!! Depois eu que distorço tudo!!! Se um aluno tem um problema comportamental e vive tirando notas baixas você acha que ele não está passando por algum tipo de problema? E aparentemente é uma pessoa normal? Só uma equipe de professores muito estúpida pra poder deixar isso pra lá!!!

E? Estranho é querer que o aluno enfrente o concurso que ele quiser ( e não o Estado , nem os pais, nem a escola e nem você) sem preparo ou porque acha que ele não deve estudar matemática e sim Biologia e sim Artesanato. Absurdos...


Absurdo é você fazer um concurso para PM e ter que fazer cálculos matemáticos de arrancar a cabeça!!! Um vestibular Matemática e querer saber o que o poeta fulano quiz dizer na estrofe tal. AFF...

O Edson nunca disse isto e nem poderia. Seria um non sense total. Você está visivelmente interpretando mal o que ele está querendo dizer. Você acha que a escola deve ser mais do que deve, inclusive extrapolando suas responsabilidades. E não é assim. Ela deve ter mais responsabilidade naquilo que tem feito mal feito. Mas não pode por exemplo ser autoiritária e se colocar acima dos direitos das famílias, posicionando-se além de seus limites e de suas obrigações.


Desculpe, aqui eu peço realmente desculpas. Mas no início da discussão ele abstraiu demais o papel social da escola que não deve ser negado. A escola precisa participar da vida do aluno sim, mesmo porque ele está sozinho lá dentro. O que eu vim interpretando dele, é que qualquer tentativa de se interagir com o meio, de o professor querer mostrar uma aprendizagem contextualizada, é de cunho ideológico. Já foi mais que pesquisado que a criança aprende Geografia, história, etc observado o seu meio, aplicando a realidade em que vive.

Eu e o Edson nunca dissemos que não. Acontece que parece que a sua visão de desenvolvimento parece um tanto impositiva.


Mas o Edson disse que isso acontece espontaneamente. Nem com macacos a sociabilização é totalmente espontanea, eles precisam ir aprendendo com o meio e com modelos.

Algumas matérias e conteúdos requerem memorização. E depois o conteúdo é aplicado. Ninguém disse que todas as disciplinas e conteúdos são decoreba. Cada disciplina requer métodos e técnicas específicos e variados. Não linearize e nem simplifique ao extremo. É um erro.
E não tem como colocar pesos. As cargas horárias maiores por consenso são em Português e Matemática. Depois Ciências. E estes pesos vão sendo adicionados em carga horária ao se aproximarem do terceiro ano, quando o foco é no vestibular,pois este é o instrumento em vigor e é nele que a maioria está interessada. Quem não está que não faça Vestibular, mas que não prejudique os demais.


Memorização não funciona sem interpretação. Não estou tirando a importância da língua nem da matemática, mesmo porque são matérias bem mais complexas.

Dispositivos de pesquisa no mundo real? Como assim? Tem coisas que você precisa saber e pronto.


Sim, claro que tem "coisas que precisamos saber e pronto", mas eu ainda não vi necessidade nenhuma em saber no caso a localização exata das três pirâmides do Egito. E se eu precisar um dia saber de alguma coisa assim, meios de pesquisa, inclusive hoje em dia, não vão me faltar. Mas o engraçado é que eu era obrigado a saber aquilo na prova de história só pra dizer que eu sei???

Depois de apreendido, você vai olhar na hora da prova? Vai colar? Não. Vai ter que errar na prova se não souber. desta forma você se auto certificará que não sabe ( se é que não descobriu isto antes da prova...) e vai ter que dar um jeito de aprender, para talvez ser avaliado de novo até perceber que aprendeu.


Que confusão...a escola são anos de aprendizado e troca. Chance de errar e acertar, oportunidade de ver e rever dezenas de vezes, tirar dúvidas e confabular consigo mesmo. É seu direito e a escola, as provas, trabalhos e avaliações são uma forma saudável dele se sentir seguro e apoiado. Mas as decisões e escolhas são dele. Ele é o alvo de tanto esforço e deve fazê-lo porque precisa entender que merece, que deve se respeitar e conseguir traçar suas metas para a vida que se seguirá.
Ponto de prova, conceito de trabalho são meros instrumentos encontrados para que este processo ( que é do aluno ) se concretize. Nada mais do que isto. Ademais, ele será sempre cobrado na vida profissional, a menos que se rebele e fuja para o mato.


Aí você tocou num excelente ponto. a partir do momento em que eu não sei na vida real, eu pesquiso, faço e fico tranquilo, sem danos, mas quando um aluno faz a prova. às vezes ele sabe, esqueceu um pequeno detalhe e aquilo será um fardo para o resto do ano letivo. e no ensino tradicional, irrecuperável, já que essa prova contém um peso. Não existe outra chance para mostrar que ele aprendeu. só a nota baixa da prova. Cobrado na vida profissional, Claro, e eu sempre tenho meio de pesquisa a minha disposição para tirar eventuais dúvidas e não "tirar nota baixa".

Mas qual o problema disto? Pode tirar 9 ou 10 no que lhe der mais interesse ou tiver mais facilidade, ou quiser se exibir para a namorada, enfim...o que não pode é querer não estudar, e peecisa aceitar com maturidade de aluno que algumas cobranças e avaliações fazem parte do seu aprendizado ( ou ele estuda sozinho e se auto avalia...). E também não pode querer tirar 3 porque acha que nunca vai usar a Lingua Portuguesa se POR ACASO for cursar Engenharia.


Nunca falei isso Apo!!! O que eu disse é que um aluno não pode querer perfeição em tudo!!! Se fosse assim, a maioria das pessoas de uma sala de aula só tirariam "notão". 70% para alcaçar em todas as disciplinas é muito!!! Nem todo mundo é um gênio!

E quem pode garantir que o cara não vai fazer vestibular? A escola? Ele aos 15 anos? Ele vai dizer que ser faxineiro, então não quer saber de ser reprovado em Física? E a escola vai ter que se adaptar para a vontade dele? E assim para cada aluno? Tá brincando né?
Avaliar observando? Sim, observa...quem disse que não? Você está propondo o fim das notas, dos critérios de avaliação, dos conceitos e do feed-back? O professor "observa" e pronto? Qual a moral disto? O que ele faz de construtivo apenas com a observação do aluno? Observar o quê? Ele conversando? Ele faznedo os exerecícios e errando ou acertando sem ter um retorno? Não entendi...uma coisa passiva sem retorno? E o aluno boiando? Deve-se fazer isto com os filhos e com os empregados também? E quando a pessoa vai procurar emprego, alguém simplesmente "observa" e decide quem é o melhor candidato?
Coisa estranha...


Não estou propondo fim de nota nenhuma Apo... Só sou contra ficar cobrando excessivamente tudo. Antigamente o índice de repetência e desistência rela relativamente alto.

Não estou falando que o professor observa e pronto, não teria cabimento nenhum!!! De onde vc tirou que eu havia dito isso??????

Esse parágrafo seu está mostrando que não estamos nos entendendo..............

Errado. Eu amo arte e odeio Van Gogh. E daí? Odeio História. Mas amo História da Arte. Amo Arquitetura e odeio matemática. Você simplesmente nega a multiplicidade dentro das capacidades humanas e a diversidade dentro de uma unica sala de aula. Vai achar que tem autoridade para "enxergar" o que eu quero ou gostaria de estudar ou o que eu odiaria? Eu amo ESTUDAR biologia, mas jamais faria vestibular ou seria profissional de qualquer área médica! E se você fosse meu professor estaria cometendo equívocos violentos e cruéis comigo. Tem este direito? Não. Mas eu tenho o direito que você me ensine e me avalie em Biologia, e em Matemática, mesmo eu odiando. E aí cessa o seu poder. Quem vai decidir que quer fazer Medicina ou Arquitetura ou ser empregada doméstica, ou me enfiar no mato e estudar o cupim do pau podre sou eu.


Não estou delegando AUTORIDADE... só estou falando caminhos obvios. O professor não vai enfiar o aluno no curso que ele quer, mesmo pq não teria cabimento nenhum.

E o que tem de errado você gostar de arte e detestar Van Gogh??? :) Eu gosto de música e detesto Rush!!! Isso é oooutra coisa... :)

Claro que é você que vai decidir!!! Nunca disse que o professor tinha que decidir!!!

Mas que é muito mais prazeirozo seguir uma vocação, ah isso é...

Cara, isto é outra coisa totalmente diferente. Ela pode ter descoberto isto agora, mas a escola nunca que ia adivinhar ou definir isto por ela. Imagina se cada pequeno gosto particular que fosse surgir em cada aluno precisasse ser adivinhado pela escola e dezenas de disciplinas extra fossem anexadas e as principais deixadas de lado! Já expliquei que tradicional nada tem a ver com os modismos. Meu ensino não foi construtivista e nem alternativo, foi tradiciaonal e tive aquelas cadeiras inúteis. Se eu quiser depois de terminado o segundo grau fazer Medicina preciso ter o conteúdo necessário em mente. Se eu quiser ir fazer Artes, vou procurar a faculdade de Belas Artes. E cada um na sua, mas a escola proporcionou a base para tudo.


Claro que descobriu isso agora... nunca foi motivada pra isso......................

Desculpa, mas na vida real, você vai usar suas capacidades, somadas ào seu aprendizado acumulado, mais os instrumentos à disposição OU NÃO, e será avaliado. Isto é às escuras?
E por que a prova e o trabalho com tempo para entregar são um procedimento às escuras? Só se o cara é que está perdido e não sabe bulhufas do que se trata o enunciado. Mas isto é problema dele...
Se a sua escola era idelogicamente tendenciosa ou algum professor, isto é lamentável, mas não culpe o ensino tradicional de qualidade por isto. Professores há bons e maus. Isto é da vida, assim como ser avaliado e se frustrar com o que não sabemos e precisávamos ter aprendido.


Nunca falei que trabalhos com prazos de entrega eram procedimentos as escuras, mesmo porque um trabalho é um método de pesquisa muito eficiente. A prova é um documento que prova que você errou "aquele dia" e terá um peso para o resto de sua vida acadêmica.

Eu não culpo o ensino tradicional. E também não vou ficar culpando formas novas de aprendizagem. Um dia a gente chega lá

[quote/9 anos? 12 anos é pouco. E a prova é o péssimo rendimento observado nas estatísticas reveladas em todo o país.
E que técnica? Os alunos aprendem mais é teoria ...que técnica é esta? Deve ter teoria e prática das matérias que assim demandarem.
Aliás, deve ser por pouca aula de Português que tanta gente escreve tão mal neste país , inclusive aqui neste forum.
Idem com História, por exemplo. Como é o ponto falho na minha educação perticularmente...pudera, me ensinaram Artes e Mecanografia no lugar![/quote]

Desculpe, fui infeliz no comentário sobre técnica. Eu também não acho que pouca aula de português vá resolver alguma coisa. nem pouca aula de matemática, etc... eu só acho que o ensino não precisa ficar só nessa. Aff
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por manoelmac »

clara campos escreveu:
André escreveu:
1)Mas é recente Clara, é como fervor de cristão novo, no caso liberal novo, quem sabe com o tempo a razão não faz perceber que o mundo é mais complexo. Que ele não monopoliza o

Sim parece que sim. A mudança foi demasiado radical para ser equilibrada e reflexiva.
Há pessoas que quando descobrem que o branco não fica bem em todo o lado adoptam cegamente o preto...
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por André »

manoelmac escreveu:
clara campos escreveu:
André escreveu:
1)Mas é recente Clara, é como fervor de cristão novo, no caso liberal novo, quem sabe com o tempo a razão não faz perceber que o mundo é mais complexo. Que ele não monopoliza o

Sim parece que sim. A mudança foi demasiado radical para ser equilibrada e reflexiva.
Há pessoas que quando descobrem que o branco não fica bem em todo o lado adoptam cegamente o preto...
Outras dão ao trabalho de estudar paletes, misturar cores...enfim

Fanatismo é realmente veneno.


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3 :emoticon4:
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Mensagem por Acauan »

Comentários – parte 1

Para se entender a decadência do ensino público no Brasil convém fazer uma retrospectiva do histórico desta decadência.

Até a década de 1960 o ensino público brasileiro era de qualidade, mas só era acessível aos que moravam nas cidades, enquanto a maioria da população vivia nas zonas rurais onde as escolas eram poucas, o acesso difícil tanto para professores quanto para alunos, o que resultava em altos índices de analfabetismo no campo.

Mesmo na cidade, a grande maioria dos alunos do então nível secundário pertencia às classes média e alta, uma vez que era regra que os pobres abandonassem os estudos após o curso primário ou ginasial, para começar a trabalhar.

O modelo escolar e pedagógico era fortemente inspirado na tradição das escolas católicas, com disciplina rígida e currículo dividido entre humanidades e ciências, sendo que a profissionalização especialista era papel da Universidade, inacessível aos pobres que só obtinham profissionalização no aprendizado prático de atividades técnicas.

Com a industrialização e urbanização acelerada que o país sofreu a partir desta época, ficou óbvio aos governantes que o analfabetismo seria um limitador do desenvolvimento econômico, uma vez que a Indústria requeria grandes quantidades de mão-de-obra e as massas analfabetas migrantes do campo não preenchiam os requisitos mínimos das funções operárias como ler instruções escritas, fazer registros simples ou operações matemáticas básicas, o que exigia a manutenção de uma dispendiosa burocracia industrial auxiliar, para compensar esta deficiência.

Isto veio de encontro aos planos ambiciosos dos militares que tomaram o poder em 1964 e que acreditavam em um projeto ambicioso de transformar o país em uma potência industrial ao longo de uma geração.

O objetivo urgente era universalizar a educação, erradicar o analfabetismo urbano e diminuir o rural e adequar os currículos escolares às necessidades da nascente civilização urbana industrial.

O resultado foi uma aliança insólita.
Enquanto o regime militar reprimia ferozmente as organizações de esquerda, culminando com o extermínio dos grupos guerrilheiros armados, o projeto de reforma do ensino foi construído sobre idéias e filosofias de pedagogos marxistas, que por um destes azares da vida convergiam com os objetivos dos militares.

Como os generais queriam um ensino de massa, que formasse rapidamente grandes populações cujas famílias não freqüentaram a escola, mas entendiam que nos novos tempos o estudo abria as portas de melhores empregos e possibilidade de ascensão social, encontraram um modelo pronto nas propostas educacionais marxistas, focadas em classes sociais, doutrinação de massas e pragmatismo, tudo que acreditavam precisar no momento.

A ironia está em que os mesmos militares que foram notoriamente eficazes em erradicar a influência comunista do aparato do Estado, sonhando a partir daí construir uma grande nação, trouxe esta mesma ameaça para dentro das salas de aula, iniciando o processo de destruição do ensino público brasileiro que quatro décadas depois se tornou o maior empecilho ao desenvolvimento nacional que tanto almejavam.

Continua...
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Acauan Guajajara
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Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Apocaliptica »

Acauan escreveu:Isto veio de encontro aos planos ambiciosos dos militares que tomaram o poder em 1964 e que acreditavam em um projeto ambicioso de transformar o país em uma potência industrial ao longo de uma geração


Você quis dizer "ao encontro"?

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Acauan
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu:
Acauan escreveu:Isto veio de encontro aos planos ambiciosos dos militares que tomaram o poder em 1964 e que acreditavam em um projeto ambicioso de transformar o país em uma potência industrial ao longo de uma geração


Você quis dizer "ao encontro"?


Não, quis dizer "de encontro" mesmo, significando contrariedade, uma vez que falava de como o analfabetismo se opunha aos planos dos militares de desenvolver rapidamente o país a partir da industrialização acelerada.
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Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Apocaliptica »

Ah sim...

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Edson Jr
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

André escreveu:Hahaha. Então Thompson e Hobsbawn os maiores historiadores ingleses são idiotas.


Disse isso? Nem sequer os conheço?

André escreveu:Quem lida com absolutos são os Sith meu caro e vc está demonstrando estar guiado por paixões irracionais. Mas esquente não radicaloide de direita têm vários, assim como de esquerda.


Putz!
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Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

clara campos escreveu:Talvez não te apercebas das barbáries cometidas...

- se o que afirmas for verdade, então pessoas com deficiências que as impeçam de apreender os conteúdos escolares não lucram nada em ir à escola.


Olá Clara!

Não estou me referindo às crianças deficientes. É óbvio que elas devem ter acesso aos conteúdos escolares. A própria lei garante a elas um ensino especial e diferenciado. Crianças portadoras de necessidades especiais é um caso diferente do que está em pauta aqui no debate.


clara campos escreveu: - a socialização é expontânea, sim, e...? o que é que isso diz sobre a interferência ou não da Escola na socialização? parece-me que misturas alhos com bugalhos :emoticon5:


Clara;

Gostaria de dizer que dentre os foristas você é uma das que mais admiro. Inteligente, humana e sensível, sem dúvida.

Estou decepcionado com você, pois está fazendo uma avaliação sobre mim totalmente descabida e sem sentido, o que destoa de tudo aquilo que já li de você. Sério, leia tudo o que escrevi, com calma, e perceberá que nada do que você está falando faz sentido.

Com relação ao Ensino na Escola, o que eu estou querendo dizer, resumidamente, é que a Escola aqui no Brasil está deixando de focar o ensino nos conteúdos e resultados para focar na socialização. Dentro desse processo de socialização, doutrinas ideológicas de cunho marxista são disseminadas entre os jovens.


clara campos escreveu:
Edson Jr escreveu:Ridículo e infantil é achar que o marxismo possui alguma coisa de bom. É assim que penso. Fazer o quê. Não vou mentir só para agradar você e nutrir suas ilusões.


Receio que estejas obcecado. É uma pena, mais uma ovelha...


Sou contra o marxismo, Clara. Considero-o utópico e nocivo, mas que infelizmente possui um forte apelo emocional.

Essa minha posição contrária ao marxismo está atrelada com a realidade, pois como professor percebo o quão maléfica essa ideologia é quando disseminada no seio do Sistema Educacional do Brasil.

Sugiro que leia o texto de Acauan. Por ele, você se situará melhor sobre o cerne da discussão aqui do tópico.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Trancado