Educação Pública do Brasil

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Apocaliptica »

:emoticon16: :emoticon16: :emoticon16:

André

Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por André »

Apocaliptica escreveu:Que maravilha chegar da rua de um jantar maravilhoso com amigos ótimos e ver que chegaram a um consenso sobre isto. E concordo com as conclusões...até aqui. :emoticon1:

É bom tb pra variar Apo.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Apocaliptica

André escreveu:
Apocaliptica escreveu:Que maravilha chegar da rua de um jantar maravilhoso com amigos ótimos e ver que chegaram a um consenso sobre isto. E concordo com as conclusões...até aqui. :emoticon1:

É bom tb pra variar Apo.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Também acho... :emoticon4:

Edson Jr
Gênero: Masculino

Mensagem por Edson Jr »

Acauan escreveu:A lógica está que neste contexto o termo socializar perdeu seu sentido original de educar o indivíduo para facilitar sua integração à sociedade, substituído pelo sentido ideológico de mudar a sociedade para impor uma nova ordem.

Acauan;

O que não entendo bem é essa tendência atual em querer colocar a socialização na frente dos conteúdos, dentro da escola.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

André escreveu:E quem disse que eu não abro mão em prol de melhor? E quem disse que eu sou marxista? E vc dizer que eu tenho carência emocional?Vá ofender outro, vc não me conhece, e se ficar tentando me julgar só demonstra o quão fracos são seus argumentos.

Calma Andrézinho, calma.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

André

Mensagem por André »

Edson Jr escreveu:
André escreveu:E quem disse que eu não abro mão em prol de melhor? E quem disse que eu sou marxista? E vc dizer que eu tenho carência emocional?Vá ofender outro, vc não me conhece, e se ficar tentando me julgar só demonstra o quão fracos são seus argumentos.

Calma Andrézinho, calma.

Idem, idem....
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Quadro Comparativo 1 - O Papel da Escola
(Segundo Carlos Cipriano Luckesi - Pedagogo Marxista)

Tendência progressista “crítico-social dos conteúdos”

A difusão de conteúdos é a tarefa primordial. Não conteúdos abstratos, mas vivos, concretos e, portanto, indissociáveis das realidades sociais. A valorização da escola como instrumento de apropriação do saber é o melhor serviço que se presta aos interesses populares, já que a própria escola pode contribuir para eliminar a seletividade social e torna-la democrática. Se a escola é parte integrante do todo social, agir dentro dela é também agir no rumo da transformação da sociedade.

Se o que define uma pedagogia crítica é a consciência de seus condicionantes histórico-sociais, a função da pedagogia “dos conteúdos” é dar um passo à frente no papel transformador da escola, mas a partir das condições existentes. Assim, a condição para que a escola sirva aos interesses populares é garantir a todos um bom ensino, isto é, a apropriação dos conteúdos escolares básicos que tenham ressonância na vida dos alunos.

Entendida nesse sentido, a educação é “uma atividade mediadora no seio da prática social global”, ou seja, uma das mediações pela qual o aluno, pela intervenção do professor e por sua própria participação ativa, passa de uma experiência inicialmente confusa e fragmentada (sincrética) a uma visão sintética, mais organizada e unificada.

Em síntese, a atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

Tendência liberal tradicional

A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade. O caminho cultural em direção ao saber é o mesmo para todos os alunos, desde que se esforcem. Assim os menos capazes devem lutar para superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes. Caso não consigam, devem procurar o ensino mais profissionalizante.

PS: "A Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos representa a tendência atual da Pedagogia, de inclinação Marxista. A Pedagogia Liberal Tradicional representa o que é conhecido por Ensino Tradicional."

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Evolução do Ensino de Matemática (autor desconhecido)

Semana passada comprei um artigo que custou R$ 1,58. Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.

Porque estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1960:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda, ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1970:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1980:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha aresposta certa, que indica o lucro:

R$ 20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00 ( )

5. Ensino de matemática em 1990:

Um cortador de lenha derruba uma bela árvore porque ele é egoísta e não tem nenhuma consideração para com o habitat de animais ou a preservação de nossas florestas. Ele faz isso apenas para ter um lucro de R$ 20,00. O que você acha dessa maneira de ganhar a vida? É socialmente justa?

6. Ensino de matemática em 2006:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Ele tem um lucro de apenas R$20,00. Não está sendo explorado pelo capitalismo selvagem e destruindo a natureza? Depois de responder, dê sua opinião sobre como os tatus, os passarinhos, as cobras e outros animais se sentiram com essa destruição do seu habitat...

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Edson Jr escreveu:Evolução do Ensino de Matemática (autor desconhecido)

Semana passada comprei um artigo que custou R$ 1,58. Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.

Porque estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda, ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha aresposta certa, que indica o lucro:

Um cortador de lenha derruba uma bela árvore porque ele é egoísta e não tem nenhuma consideração para com o habitat de animais ou a preservação de nossas florestas. Ele faz isso apenas para ter um lucro de R$ 20,00. O que você acha dessa maneira de ganhar a vida? É socialmente justa?

Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Ele tem um lucro de apenas R$20,00. Não está sendo explorado pelo capitalismo selvagem e destruindo a natureza? Depois de responder, dê sua opinião sobre como os tatus, os passarinhos, as cobras e outros animais se sentiram com essa destruição do seu habitat...

Você é uma das poucas pessoas que neste Brasil que anda com 8 centavos no bolso!!! :emoticon12:

Brincadeira...

Mas a coisa tá começando a mudar, creio que essa tendência caia por terra... :)
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

manoelmac escreveu:Mas a coisa tá começando a mudar, creio que essa tendência caia por terra... :)

Não existe nada, absolutamente nada até agora, que indica que essa tendência esteja mudando!

Pelo contrário!
Editado pela última vez por Edson Jr em 08 Jul 2007, 19:36, em um total de 1 vez.

Apocaliptica

É por aí mesmo, tirando o exagero sarcástico do final...

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Edson:
Lamento se te pareci agressiva, e é apenas tendo em conta a consideração em que te tenho que me vou explicar um pouco melhor.
Para que haja um entendimento - ainda que na discordância - entre nós, tem que existir boa vontade.

Assim peço-te que:
- não assumas que eu entendi tudo errado porque discordo de ti
- não leves a nível pessoal quando discordo do que dizes - se eu o fizesse estaria já profundamente ofendida contigo, afinal eu sou uma uma esquerdinha sem vergonha.

Pondo então as falácias de parte:

- A Escola é obviamente um lugar de socialização. Não só o é, como é um lugar previlegiado de socialização, e os professores são, e devem ser, agentes de socialização.

E atenção para, ao interpretares a frase anterior não caíres em quatro erros comuns:
- achar que considero que cada professor individualmente é um agente de socialização
independente e responsável pela sociallização dos alunos;
- achar que penso que professores são uma espécies de assistentes sociais ou psicólogos
- achar que digo que a socialização é o principal objectivo da escola
- achar que estou a confundir socialização com agente doutrinário

Ou seja, a Escola - no seu conjunto (nunca um professor em particular) - é sim um agente, um local de socialização.
A principal função dos professores é ensinar conteúdos, sendo que para bem ensinar devem procurar conhecer e compreender os seus alunos - na medida dos possíveis - por forma a que os possam ensinar melhor.
Uma outra função do professor é auxiliar o processo de socialização dos alunos, indicando-lhes algumas regras básica de socialização e civismo, como a democraticidade, o respeito mútuo, a honestidade, etc.
Estas regras devem ser bem claras dentro e fora da sala de aula, para que o aluno as vá apreendendo.

A Escola NÃO deve ser um local de propaganda político-ideológica, e os professores não devem ser propangadistas das mesmas, independentemente da ideologia que professam, seja ela o librelaismo, comunismo, catolicismo ou nazismo. Deve ser sim um local de diversidade, de circulação de conhecimento (sob as suas várias formas) e de incentivo ao livre pensamento e espírito crítico.

Quanto aos escritos que não acreditas serem meus, agora que os releio parecem-me efectivamente agressivos, mas tens que compreender que por um lado é cansativo vermos as nossas simpatias ou empatias a serem alvos constantes de chaxota fácil e barata.

Por outro lado Edson, acho realmente que a tua mudança foi vertiginosa, e muito sinceramente acho isso pouco saudável Não digo isso para puxar a brasa à minha sardinha, se acreditares na minha sinceridade, crê que acho realmente estranho que se passe dum extremo a outro, sem qualquer vestígio de moderação, que normalmente acompanha a reflexão.

Espero que compreendas o que quero dizer.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

:emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:

Sad but true...
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

clara campos escreveu:Assim peço-te que:

Olá Clara!

Em um de seus comentários você disse:

clara campos escreveu:- se o que afirmas for verdade, então pessoas com deficiências que as impeçam de apreender os conteúdos escolares não lucram nada em ir à escola.

O que não faz absolutamente nenhum sentido com tudo o que disse até aqui! Quando recebo uma crítica desse tipo, onde não consigo ver nenhum relação com o que digo ou defendo, prefiro pensar que a pessoa não compreendeu adequadamente minhas colocações.

clara campos escreveu:A principal função dos professores é ensinar conteúdos, sendo que para bem ensinar devem procurar conhecer e compreender os seus alunos - na medida dos possíveis - por forma a que os possam ensinar melhor.

Perfeitamente!

clara campos escreveu:Uma outra função do professor é auxiliar o processo de socialização dos alunos, indicando-lhes algumas regras básica de socialização e civismo, como a democraticidade, o respeito mútuo, a honestidade, etc.

Nada tenho a dizer contra isso!

O grande problema, ao menos aqui no Brasil, é o de colocar a socialização na frente dos conteúdos. Uma socialização travestida e contaminada por ideologias marxistas.

clara campos escreveu:A Escola NÃO deve ser um local de propaganda político-ideológica, e os professores não devem ser propangadistas das mesmas, independentemente da ideologia que professam, seja ela o librelaismo, comunismo, catolicismo ou nazismo. Deve ser sim um local de diversidade, de circulação de conhecimento (sob as suas várias formas) e de incentivo ao livre pensamento e espírito crítico.

O que, infelizmente, não é o que ocorre aqui no Brasil. E é justamente aí que reside boa parte de minha crítica.

Tudo que você diz está correto e em nenhum momento disse o contrário. Se você observar atentamente as minhas conversas, dentro do contexto, entenderá melhor minhas colocações.

clara campos escreveu:Por outro lado Edson, acho realmente que a tua mudança foi vertiginosa, e muito sinceramente acho isso pouco saudável.

Clara;

Não foi sem reflexão minha mudança. Apenas tomei um caminho distinto que acabou me levando a mudar de idéia. Há 3 anos venho lendo assiduamente Freud. Não o que diziam dele, mas os ensaios escritos pelo próprio Freud.

Pude perceber claramente, por exemplo, que o marxismo possui uma teoria que destoa completamente do psiquismo humano. O marxismo é, de acordo com a psicanálise, psicologicamente insustentável. Podemos, caso queira, conversar sobre isso.

Depois, isso foi mais recente, começei a ter contato com obras de Adam Smith, aprender um pouco sobre economia e as leis do mercado e perceber que quanto mais de esquerda for uma sociedade, menor será seu desenvolvimento, pois esquerdismo, de certa forma, significa Estado Grande e, Estado Grande, sempre foi sinônimo de corrupção e desperdício.

Agora, é claro, o que promoveu minha ruptura definitiva foi o choque com a realidade. Sou um professor de Matemática da Escola Pública aqui do Brasil e percebo constantemente o bombardeio ideológico, alguns sutis, outros nem tanto, nas mentes dos jovens.

Uma verdadeira covardia, patrocianada por pedagogos esquerdista de inclinação marxista.

Resumindo, pode até ser que minha mudança tenha sido um tanto rápida, mas foi através de constantes reflexões e acelerada por minha vivência prática e diária no dia a dia escolar.

Não tenho medo de mudanças. Se percebo que alguma coisa não é verdadeira, por mais atrelada que esteja em mim, farei o possível para me desapegar.

PS:. Clara, sugiro que leia os textos de Acauan e os que estou postando. Acredito que perceberá melhor o que está acontecendo com a Educação do Brasil.
Editado pela última vez por Edson Jr em 08 Jul 2007, 20:51, em um total de 1 vez.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

O Desabafo de um Professor Universitário

Tomei conhecimento desse site (http://www.escolasempartido.org) no Orkut. Sinto-me feliz e, de certa forma, tranqüilizado por iniciativas como essa. Sou professor universitário e não suporto mais o clima sufocante que o ativismo esquerdista fez pairar sobre nossas instituições de ensino.

Na área de ciências humanas, nem se fala. Sinto que estou perdendo toda minha energia intelectual, todo entusiasmo que sempre me moveu nos estudos. Não tenho interlocutores no meio acadêmico em que exerço minha atividade profissional. A todo instante, sou atormentado pela burrice politicamente correta que investe contra tudo que há de mais sólido na cultura: religião, ciência, filosofia, arte, em favor da militância marxista.

Dou aulas no Curso de Filosofia e nem me atrevo a imaginar uma aula para alunos de História ou Sociologia. Acho que seria linchado. Os alunos estão tão doutrinados, melhor, lobotomizados, que não têm a mínima idéia do que seja vida intelectual, que, via de regra, é identificada com "atitude crítica", "consciência política", "exercício de cidadania", "respeito às diferenças", "flertar com o banditismo", "ser engajado", "participação política", "envolvimento com movimentos sociais", ufa!

Você procura obstinadamente despertá-los para a importância de se cultivar, de atingir um certo nível de erudição e consolidar uma trajetória intelectual, de enfrentar desafios teóricos e não sucumbir à facilidade de encampar "causas", e quando você acha que está quase conseguindo, vem um colega seu, em geral intelectualmente desonesto, e destrói tudo com aquele discursinho parafraseado de algum livro da Marilena Chauí.

Espero de coração que muita gente, para o bem de seus filhos e do Brasil, entre nessa cruzada contra a barbárie e em defesa do verdadeiro ensino. E acho que a coisa tem de começar já nas escolas primárias e secundárias, onde a atuação dos doutrinadores esmaga e transforma num mingau indigesto o cérebro de nossos jovens, porque nas universidades o "Leviatã" já se apossou de suas almas e afirma, de púlpito, que o inferno é aqui.

(21/10/2006)

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

ENSINAR X DOUTRINAR
Vícios da educação escolar para a cidadania
Por Nelson Lehmann

A distinção / oposição do título acima corresponde à distinção entre Ciência e Ideologia, ou entre Democracia e Totalitarismo.

Todos os sistemas totalitários se distinguem por doutrinar, pretextando ensinar. Impõem uma doutrina determinada, uma "verdade" coerente com o poder já apropriado ou almejado. Assim fizeram Hitler, Lenin, Mao, Komeini, Castro, e outros menores como Vargas ou Perón. A "Educação" da juventude sempre foi pedra angular de tais regimes. Formar o cidadão, nesse contexto, significa conformar, moldar o indivíduo ao sistema.

Em democracia não será assim. O educando será exposto a opções e alternativas diversas de ver o mundo e nele atuar. Não haverá monopólio de informações, de imprensa, de partidos, de opiniões, de textos escolares.

No Brasil, hoje, as noções transmitidas de política e cidadania estão sendo desvirtuadas de modos mais ou menos flagrante nos programas do ensino médio. O que se ensina nas aulas de História, Sociologia, Geografia Humana, e mesmo em Literatura ou Filosofia, não passa de doutrinação.

É sabido que na maioria dos estados, a rede pública de ensino está sob o controle de sindicalistas, militantes partidários. Os textos escolares, quase sem exceção, empregam o vocabulário marxista, ainda ortodoxo, da luta de classes, exploração internacional e demonização do capitalismo.

Paradoxal é que a cara e elitista Escola Particular sofre - sem se dar conta ? - da mesma contaminação.
O aluno que chega à universidade vem viciado nos esquemas mentais (talvez neurolinguísticos?) apreendidos com seus mal-formados mestres do secundário. Que no nível superior deparemos com docentes assumida ou sutilmente tendenciosos, vá lá. Estamos entre adultos. Mas que militantes, muitas vezes fanatizados, se aproveitem de sua posição de autoridade para "fazer a cabeça" de adolescentes, sem opinião formada, representa a mais ilegítima - e ilegal - covardia.

Hoje , o "politicamente correto" proíbe a menor menção vexatória a religiões, culturas, raças, opções sexuais. Mas não demonstra o menor escrúpulo em ridicularizar partidos políticos, lideranças e autores que não rezem segundo a cartilha esquerdizante. Os métodos de constrangimento vão do sorriso condescendente à perda de pontos por resposta discordante da doutrina do respectivo professor. No discurso se propaga a intenção de "formar o cidadão crítico", na verdade a crítica já vem pronta, pré-fabricada, apontando os vilões e suas heróicas vítimas.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

A Geografia do Anticapitalismo

Faça o seguinte teste com um irmão menor, um filho, um sobrinho; alguém que esteja cursando ou tenha cursado recentemente o Ensino Médio. Peça-lhe que localize num mapa-múndi o Mar Mediterrâneo. Não, não precisa ser nenhuma tarefa mais difícil; não precisa pedir-lhe que localize Angola ou o Panamá. Fique com o Mar Mediterrâneo mesmo. Duvido que o entrevistado saiba fazê-lo.

Agora passe para a segunda parte do teste, e pergunte-lhe por que existe pobreza no Brasil. Ele responderá, no ato, "capitalismo selvagem" ou, se for mais intelectualizado, "a exploração das multinacionais como decorrência da mundialização do processo exploratório no capitalismo tardio".

Ele "aprendeu" as duas coisas com os professores da mesma matéria: Geografia.

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Edson Jr escreveu:

Olá Clara!

clara campos escreveu:- se o que afirmas for verdade, então pessoas com deficiências que as impeçam de apreender os conteúdos escolares não lucram nada em ir à escola.

O que não faz absolutamente nenhum sentido com tudo o que disse até aqui! Quando recebo uma crítica desse tipo, onde não consigo ver nenhum relação com o que digo ou defendo, prefiro pensar que a pessoa não compreendeu adequadamente minhas colocações.

Edson, esta resposta veio a uma afirmação:

A Escola não interfere NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA, pois este se dá espontaneamente. A única interferência cabível é o de CONTER OS EXCESSOS E AS INDISCIPLINAS!

A minha crítica prende-se com esta tua afirmação peremptória de que a Escola não interfere na socialização - o que é falso. Não só interfere, como deve interferir.

A minha outra crítica prende-se com a tua postura de escárnio para com as ideologias que não defendes, uma postura que não é exclusiva tua, mas que eu condeno veementemente.

Se te sentes confortável e tranquilo com ela, tudo bem. Eu continuo a achar pouco saudável e produtivo.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

André

Mensagem por André »

clara campos escreveu:
Edson Jr escreveu:

Olá Clara!

Edson, esta resposta veio a uma afirmação:

A Escola não interfere NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA, pois este se dá espontaneamente. A única interferência cabível é o de CONTER OS EXCESSOS E AS INDISCIPLINAS!

A minha crítica prende-se com esta tua afirmação peremptória de que a Escola não interfere na socialização - o que é falso. Não só interfere, como deve interferir.

A minha outra crítica prende-se com a tua postura de escárnio para com as ideologias que não defendes, uma postura que não é exclusiva tua, mas que eu condeno veementemente.

Se te sentes confortável e tranquilo com ela, tudo bem. Eu continuo a achar pouco saudável e produtivo.

De novo. Expressou o que eu queria expressar, mas o fez com mais classe....

Clara, somente discordei recentemente de vc quando falou sobre "obrigatoriedade da solidariedade", viu minhas mensagens sobre o assunto? O que disse é que solidariedade pode no maximo ser estimulada, mas deve ser escolhida. Tb sou favorável a políticas que tornem a competição mais justa, e promovam mais igualdade, mas de forma democrática.

Um exemplo que achei bom foi na França que os médicos ganham mais dinheiro se o quadro clinico dos seus pacientes, em exames de rotina, melhora, se param de fumar, se ficam mais saudáveis. Achei uma idéia simples que incentiva bom comportamento, e no caso boa medicina preventiva.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

clara campos escreveu:
Edson Jr escreveu:A Escola não interfere NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA, pois este se dá espontaneamente. A única interferência cabível é o de CONTER OS EXCESSOS E AS INDISCIPLINAS!

Sua crítica está totalmente fora do contexto quando eu disse isso.

Os conteúdos escolares, sendo bem aplicados, oferecem um grande leque de opções para o aluno, facilitando sua inserção no mercado de trabalho e na sociedade.

Toda Escola possui suas regras e normas as quais todos alunos deverão seguir. Todo aluno terá a liberdade dentro da instituição, sem ultrapassar os limites estabelecidos por ela.

As relações de amizade e companheirismo entre os alunos, independe se o ensino é ou não tradicional, pois irão, inevitavelmente surgir.

Esse tipo de socialização é que não deve ter a interferência da Escola, pois é um processo espontâneo e natural e, uma intromissão escolar nisso, poderia artificializar o processo.

O único papel da Escola, neste caso, seria o de conter a indisciplina e os excessos, quando neste processo os alunos extrapolarem os limites que a instituição estabeleceu.

Foi isso que quis dizer. Você novamente me critica sem entender adequadamente em qual contexto eu disse tudo isso.

clara campos escreveu: A minha outra crítica prende-se com a tua postura de escárnio para com as ideologias que não defendes, uma postura que não é exclusiva tua, mas que eu condeno veementemente.

Não é só escárnio! É revolta!

A Educação Brasileira está contaminada com idéias marxistas. Pedagogos marxistas empurram goela abaixo suas ideologias.

Como você quer que eu encare isso? Sorrindo?

Nem mesmo você, sendo da esquerda, apoiaria, já que disse claramente ser contra a doutrinação ideológica dentro das escolas.

clara campos escreveu: Se te sentes confortável e tranquilo com ela, tudo bem. Eu continuo a achar pouco saudável e produtivo.

Repito, Clara!

Leia os textos que Acauan escreceu, pelo menos. Assim você compreenderá de forma mais adequada, não somente a minha posição, como também de outros foristas preocupados com o futuro da Educação Brasileira.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

André escreveu:De novo. Expressou o que eu queria expressar, mas o fez com mais classe....

É muito fácil distorcer o que digo para depois atacar!

Isso me dá um trabalhão danado, pois tento explicar novamente, com mais calma e clareza e....

....distorcem novamente o que digo para depois atacar!

Insisto em explicar novamente e o que acontece?

....distorcem o que eu digo para depois atacar!

O que devo pensar sobre isso? Existem duas opções:

1 - Ou eu explico muito mal!

2 - Ou existe alguma espécie de trava mental ou emocional (sei lá) que não permite uma compreensão adequada do que digo!

Ou é carma!

André

Mensagem por André »

Edson Jr escreveu:
clara campos escreveu:
Edson Jr escreveu:A Escola não interfere NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA, pois este se dá espontaneamente. A única interferência cabível é o de CONTER OS EXCESSOS E AS INDISCIPLINAS!

Sua crítica está totalmente fora do contexto quando eu disse isso.

Os conteúdos escolares, sendo bem aplicados, oferecem um grande leque de opções para o aluno, facilitando sua inserção no mercado de trabalho e na sociedade.

Toda Escola possui suas regras e normas as quais todos alunos deverão seguir. Todo aluno terá a liberdade dentro da instituição, sem ultrapassar os limites estabelecidos por ela.

As relações de amizade e companheirismo entre os alunos, independe se o ensino é ou não tradicional, pois irão, inevitavelmente surgir.

Esse tipo de socialização é que não deve ter a interferência da Escola, pois é um processo espontâneo e natural e, uma intromissão escolar nisso, poderia artificializar o processo.

O único papel da Escola, neste caso, seria o de conter a indisciplina e os excessos, quando neste processo os alunos extrapolarem os limites que a instituição estabeleceu.

Foi isso que quis dizer. Você novamente me critica sem entender adequadamente em qual contexto eu disse tudo isso.

clara campos escreveu: A minha outra crítica prende-se com a tua postura de escárnio para com as ideologias que não defendes, uma postura que não é exclusiva tua, mas que eu condeno veementemente.

Não é só escárnio! É revolta!

A Educação Brasileira está contaminada com idéias marxistas. Pedagogos marxistas empurram goela abaixo suas ideologias.

Como você quer que eu encare isso? Sorrindo?

Nem mesmo você, sendo da esquerda, apoiaria, já que disse claramente ser contra a doutrinação ideológica dentro das escolas.

clara campos escreveu: Se te sentes confortável e tranquilo com ela, tudo bem. Eu continuo a achar pouco saudável e produtivo.

Repito, Clara!

Leia os textos que Acauan escreceu, pelo menos. Assim você compreenderá de forma mais adequada, não somente a minha posição, como também de outros foristas preocupados com o futuro da Educação Brasileira.

Edson sua revolta com doutrinação é justificada, seu escárnio com marxismo, socialismo democrático, ...não é.

São coisas diferentes. Com a doutrinação eu tb sou contra de todo tipo, eu cheguei a ter uma professora de Geografia, Liberal, que sabendo que era minoria, chegava a gritar e fazer cara feia a qualquer idéia que parecesse com socialismo, de qualquer tipo. Os professores de esquerda que tive por sorte não faziam doutrinação, mas sei que existem os que fazem, já ensinei em colégios públicos.

Outras coisas, socialistas democráticos como eu não defendem a ampliação do Estado como um todo, e somente em áreas estratégicas como saúde e educação, em outras se dependesse de mim, o Estado iria diminuir. O cerne dessa teoria não é o tamanho do Estado, mas sim a democratização da sociedade, pelo menos como eu e sei que muitos, a defendem. A qual combina social democracia, liberalismo social, ou o melhor do capitalismo e socialismo, é claro no que considera melhor.

Em termos de regime, tanto Estado como iniciativa privada, precisa de regulação feita por uma sociedade fortemente democratizada. Ao Estado cabe o essencial, o que a iniciativa privada demonstra não ter capacidade, ou que o envolvimento de lucros é prejudicial o caso da saúde vem à mente. De resto a iniciativa privada deve ter sua produção estimulada, fomentada, e simultaneamente regulada, em termos de responsabilidade ambiental e social, pois se não for, lucros vão cegar, e objetivos imediatistas, e com pressa, vão obscurecer os danos em longo prazo. Alias tudo isso se demonstra na realidade.

Por isso falo em ampliação da democracia, pode ser um processo lento, mas construir uma educação política, e mecanismos democráticos de maior participação, diminuindo o arbitro dos políticos, é essencial. Alias acabando com aposentadoria dos políticos, limitando o numero de mandatos para forçar renovação, e apenas em consultorias, aqueles de qualidade comprovada, seriam aproveitados.

André

Mensagem por André »

Edson Jr escreveu:
André escreveu:De novo. Expressou o que eu queria expressar, mas o fez com mais classe....

É muito fácil distorcer o que digo para depois atacar!

Isso me dá um trabalhão danado, pois tento explicar novamente, com mais calma e clareza e....

....distorcem novamente o que digo para depois atacar!

Insisto em explicar novamente e o que acontece?

....distorcem o que eu digo para depois atacar!

O que devo pensar sobre isso? Existem duas opções:

1 - Ou eu explico muito mal!

2 - Ou existe alguma espécie de trava mental ou emocional (sei lá) que não permite uma compreensão adequada do que digo!

Ou é carma!

Calma Edson. O que foi que eu disse? Repare sua revolta com doutrinação, os que realmente fazem, e de todo tipo não apenas marxista, ou de esquerda, é justificada.

Agora o escárnio com o marxismo, com posições de esquerda, sejam elas quais forem, ai não. Pq vc não vai gostar que eu faça em relação ao que vc pensa, logo "Não faça aos outros o que não quer que façam com vc".

De cara descarte o carma como razão :emoticon16:

As outras duas podem ter seu papel.

E considere a mais provável.Pessoas discordam de vc, e não gostam quando vc faz pouco caso do que elas pensam. Mais ainda, não gostam quando vc faz pouco caso de teorias extremamente influentes, como marxismo, mesmo que elas próprias sejam críticas ao marxismo. Como é meu caso, não sou marxista, tenho diversas divergências com a tradição marxista, algumas aproximações, e textos dele que gosto, tem textos de marxistas que gosto, assim como de liberais como Rorty, entre tantos. Não fico preso a um ou outro dogma, bebo em diferentes fontes, as que me apetecem.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

André escreveu:Edson sua revolta com doutrinação é justificada, seu escárnio com marxismo, socialismo democrático, ...não é.

Quem decide se o que faço ou digo se justifica ou não sou eu.

Não você.

André escreveu:São coisas diferentes. Com a doutrinação eu tb sou contra de todo tipo, eu cheguei a ter uma professora de Geografia, Liberal, que sabendo que era minoria, chegava a gritar e fazer cara feia a qualquer idéia que parecesse com socialismo, de qualquer tipo. Os professores de esquerda que tive por sorte não faziam doutrinação, mas sei que existem os que fazem, já ensinei em colégios públicos.

Talvez você considere que os de esquerda não faziam doutrinação porque você aceitava bem suas idéias. Bastante conveniente.

Com relação à política, já disse: pit stop!

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

André escreveu:Pessoas discordam de vc, e não gostam quando vc faz pouco caso do que elas pensam. Mais ainda, não gostam quando vc faz pouco caso de teorias extremamente influentes, como marxismo, mesmo que elas próprias sejam críticas ao marxismo.

Cara, não viaje!

O problema não é discordar de mim. Não estou nem aí para isso.

O problema é discordar de algo que não disse, que não falei, devido problemas de interpretação.

Trancado