Computador com neurônios de rato pilota avião

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Res Cogitans

Computador com neurônios de rato pilota avião

Mensagem por Res Cogitans »

Cérebro artificial consegue controlar simulador de vôo
Da redação
04/11/2004

Um cientista da Universidade da Flórida afirma ter construído um "cérebro" vivo, construído com células de rato e que é capaz de pilotar um avião em um simulador de vôo e fazer manobras limitadas.

O "cérebro" - na verdade um amontoado de 25.000 neurônios retirados do cérebro de um rato e mantidos vivos em um prato de vidro - está dando aos cientistas uma nova forma de aprender como o cérebro funciona em nível celular. Observando como as células interagem, eles esperam entender o que causa problemas neurológicos como a epilepsia e encontrar forma não invasivas de intervenção.

"Nós estamos interessados em saber como os cérebros processam [informações]," afirmou Thomas DeMarse, o cientista responsável pelo experimento.

Enquanto os computadores são muito rápidos para processar alguns tipos de informação, eles não se aproximam da flexibilidade do cérebro humano. Em particular, os cérebros podem facilmente fazer certos tipos de computação - como reconhecer um objeto desconhecido como sendo uma mesa ou um abajur - que são muito difíceis de se simular em um computador.

O "cérebro" experimental de DeMarse interage com um simulador de vôo de um avião F-22 por meio de um conjunto de eletrodos conectados a um computador PC comum.

"É essencialmente um prato com 60 eletrodos formando uma teia," afirma DeMarse. "Sobre eles nós colocamos os neurônios corticais vivos, que rapidamente começam a se reconectar, formando uma rede neural viva - um cérebro."

O cérebro e o simulador estabeleceram uma conexão de mão dupla, similar à forma pela qual os neurônios recebem e interpretam sinais de outros neurônios para controlar nossos corpos. Observando como as células interagem com o simulador, os cientistas podem decodificar como uma rede neural estabelece conexões e começa a computar.

Para controlar o avião, os neurônios primeiro recebem informações do computador acerca das condições de vôo: se o avião está voando em linha reta e nivelado ou se ele está inclinado para a direita ou para a esquerda. Os neurônios então analisam os dados e respondem enviando sinais para os controles do avião. Estes sinais alteram a rota de vôo e a nova informação é enviada para os neurônios, criando um sistema retroalimentado.

Inicialmente os neurônios não conseguiam ativar nenhum controle e o avião simplesmente voava a esmo. Atualmente ele já é capaz de manter o avião nivelado em qualquer situação de tempo, mesmo a mais adversa prevista no simulador.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... 0180041104

http://iwarrior.uwaterloo.ca/?module=di ... tion_id=35
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Ilovefoxes
Gênero: Masculino

Re.: Computador com neurônios de rato pilota avião

Mensagem por Ilovefoxes »

Eu vi um documentário da Discovery sobre isso, mostrava um computador com um videogame sendo jogado por um prato de cérebro.

O narrador conclúi no final "Mas não estamos supondo que os aviões militares serão pilotados por pratos rosa de cérebro de rato, e sim que é um novo avanço nas pesquisas de como funciona o cérebro".

zencem

Mensagem por zencem »

.
E agora?

Penso.

Logo: Existo?

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

Res Cogitans vai fazer medicina ? Vira e meche você posta assuntos relacionados a área.

Eu planejo fazer neurologia, o duro é prestar por volta de 6 anos de medicina antes...

Res Cogitans

Re: Re.: Computador com neurônios de rato pilota avião

Mensagem por Res Cogitans »

Fedidovisk escreveu:Res Cogitans vai fazer medicina ? Vira e meche você posta assuntos relacionados a área.

Eu planejo fazer neurologia, o duro é prestar por volta de 6 anos de medicina antes...

Não... já até pensei em me enveredar para biofísica mas desisti. Eu me interesso pela mente e pelo cérebro, pq parto do princípio que somos mentes e que a mente é produzida pelo cérebro. Sabendo sobre como o cérebro produz a mente eu descubro coisas acerca de mim mesmo.
Minha busca de autoconhecimento é através da neurologia e da psicologia (ultimamente a psicologia social tem me prestado um bom serviço), e tenho tido ótimos resultados.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

Quando formos capazes de criar uma estrutura que funcione de forma equivalente ao cérebro, o que será de inúmeras ideologias e religiões?
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

zencem

Mensagem por zencem »

RicardoVitor escreveu:Quando formos capazes de criar uma estrutura que funcione de forma equivalente ao cérebro, o que será de inúmeras ideologias e religiões?

Certamente o NadaSei vai querer converte-lo para o Bundismo. :emoticon12:

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Ben Carson
Contato:

Mensagem por Ben Carson »

Nossa! Que loucura!!!

A notícia é ótima, mas a primeira reação que gera é de desconfiança.

Sensação essa que fica reforçada após visitar o site e descobrir que este também noticia a invenção de um moto contínuo.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Fedidovisk escreveu:Res Cogitans vai fazer medicina ? Vira e meche você posta assuntos relacionados a área.

Quer ser neurologista sem estudar 6 anos de Medicina? De que jeito? Meidicina é coisa power. Mas quem gosta passa rápido. tem a residência também, o que é ótimo.

Trancado