


Apocaliptica escreveu:Que maravilha chegar da rua de um jantar maravilhoso com amigos ótimos e ver que chegaram a um consenso sobre isto. E concordo com as conclusões...até aqui.
André escreveu:Apocaliptica escreveu:Que maravilha chegar da rua de um jantar maravilhoso com amigos ótimos e ver que chegaram a um consenso sobre isto. E concordo com as conclusões...até aqui.
É bom tb pra variar Apo.
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Acauan escreveu:A lógica está que neste contexto o termo socializar perdeu seu sentido original de educar o indivíduo para facilitar sua integração à sociedade, substituído pelo sentido ideológico de mudar a sociedade para impor uma nova ordem.
André escreveu:E quem disse que eu não abro mão em prol de melhor? E quem disse que eu sou marxista? E vc dizer que eu tenho carência emocional?Vá ofender outro, vc não me conhece, e se ficar tentando me julgar só demonstra o quão fracos são seus argumentos.
Edson Jr escreveu:André escreveu:E quem disse que eu não abro mão em prol de melhor? E quem disse que eu sou marxista? E vc dizer que eu tenho carência emocional?Vá ofender outro, vc não me conhece, e se ficar tentando me julgar só demonstra o quão fracos são seus argumentos.
Calma Andrézinho, calma.
Edson Jr escreveu:Evolução do Ensino de Matemática (autor desconhecido)
Semana passada comprei um artigo que custou R$ 1,58. Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Porque estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1960:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda, ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha aresposta certa, que indica o lucro:
R$ 20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00 ( )
5. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha derruba uma bela árvore porque ele é egoísta e não tem nenhuma consideração para com o habitat de animais ou a preservação de nossas florestas. Ele faz isso apenas para ter um lucro de R$ 20,00. O que você acha dessa maneira de ganhar a vida? É socialmente justa?
6. Ensino de matemática em 2006:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Ele tem um lucro de apenas R$20,00. Não está sendo explorado pelo capitalismo selvagem e destruindo a natureza? Depois de responder, dê sua opinião sobre como os tatus, os passarinhos, as cobras e outros animais se sentiram com essa destruição do seu habitat...
manoelmac escreveu:Mas a coisa tá começando a mudar, creio que essa tendência caia por terra... :)
Edson Jr escreveu:Evolução do Ensino de Matemática (autor desconhecido)
Semana passada comprei um artigo que custou R$ 1,58. Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Porque estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1960:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda, ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha aresposta certa, que indica o lucro:
R$ 20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00 ( )
5. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha derruba uma bela árvore porque ele é egoísta e não tem nenhuma consideração para com o habitat de animais ou a preservação de nossas florestas. Ele faz isso apenas para ter um lucro de R$ 20,00. O que você acha dessa maneira de ganhar a vida? É socialmente justa?
6. Ensino de matemática em 2006:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Ele tem um lucro de apenas R$20,00. Não está sendo explorado pelo capitalismo selvagem e destruindo a natureza? Depois de responder, dê sua opinião sobre como os tatus, os passarinhos, as cobras e outros animais se sentiram com essa destruição do seu habitat...
Edson Jr escreveu:Evolução do Ensino de Matemática (autor desconhecido)
Semana passada comprei um artigo que custou R$ 1,58. Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Porque estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1960:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda, ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha aresposta certa, que indica o lucro:
R$ 20,00 ( ) R$40,00 ( ) R$60,00 ( ) R$80,00 ( ) R$100,00 ( )
5. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha derruba uma bela árvore porque ele é egoísta e não tem nenhuma consideração para com o habitat de animais ou a preservação de nossas florestas. Ele faz isso apenas para ter um lucro de R$ 20,00. O que você acha dessa maneira de ganhar a vida? É socialmente justa?
6. Ensino de matemática em 2006:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Ele tem um lucro de apenas R$20,00. Não está sendo explorado pelo capitalismo selvagem e destruindo a natureza? Depois de responder, dê sua opinião sobre como os tatus, os passarinhos, as cobras e outros animais se sentiram com essa destruição do seu habitat...
clara campos escreveu:Assim peço-te que:
- não assumas que eu entendi tudo errado porque discordo de ti
clara campos escreveu:- se o que afirmas for verdade, então pessoas com deficiências que as impeçam de apreender os conteúdos escolares não lucram nada em ir à escola.
clara campos escreveu:A principal função dos professores é ensinar conteúdos, sendo que para bem ensinar devem procurar conhecer e compreender os seus alunos - na medida dos possíveis - por forma a que os possam ensinar melhor.
clara campos escreveu:Uma outra função do professor é auxiliar o processo de socialização dos alunos, indicando-lhes algumas regras básica de socialização e civismo, como a democraticidade, o respeito mútuo, a honestidade, etc.
clara campos escreveu:A Escola NÃO deve ser um local de propaganda político-ideológica, e os professores não devem ser propangadistas das mesmas, independentemente da ideologia que professam, seja ela o librelaismo, comunismo, catolicismo ou nazismo. Deve ser sim um local de diversidade, de circulação de conhecimento (sob as suas várias formas) e de incentivo ao livre pensamento e espírito crítico.
clara campos escreveu:Por outro lado Edson, acho realmente que a tua mudança foi vertiginosa, e muito sinceramente acho isso pouco saudável.
Edson Jr escreveu:clara campos escreveu:Assim peço-te que:
- não assumas que eu entendi tudo errado porque discordo de ti
Olá Clara!
Em um de seus comentários você disse:clara campos escreveu:- se o que afirmas for verdade, então pessoas com deficiências que as impeçam de apreender os conteúdos escolares não lucram nada em ir à escola.
O que não faz absolutamente nenhum sentido com tudo o que disse até aqui! Quando recebo uma crítica desse tipo, onde não consigo ver nenhum relação com o que digo ou defendo, prefiro pensar que a pessoa não compreendeu adequadamente minhas colocações.
A Escola não interfere NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA, pois este se dá espontaneamente. A única interferência cabível é o de CONTER OS EXCESSOS E AS INDISCIPLINAS!
clara campos escreveu:Edson Jr escreveu:clara campos escreveu:Assim peço-te que:
- não assumas que eu entendi tudo errado porque discordo de ti
Olá Clara!
Em um de seus comentários você disse:clara campos escreveu:- se o que afirmas for verdade, então pessoas com deficiências que as impeçam de apreender os conteúdos escolares não lucram nada em ir à escola.
O que não faz absolutamente nenhum sentido com tudo o que disse até aqui! Quando recebo uma crítica desse tipo, onde não consigo ver nenhum relação com o que digo ou defendo, prefiro pensar que a pessoa não compreendeu adequadamente minhas colocações.
Edson, esta resposta veio a uma afirmação:A Escola não interfere NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA, pois este se dá espontaneamente. A única interferência cabível é o de CONTER OS EXCESSOS E AS INDISCIPLINAS!
A minha crítica prende-se com esta tua afirmação peremptória de que a Escola não interfere na socialização - o que é falso. Não só interfere, como deve interferir.
A minha outra crítica prende-se com a tua postura de escárnio para com as ideologias que não defendes, uma postura que não é exclusiva tua, mas que eu condeno veementemente.
Se te sentes confortável e tranquilo com ela, tudo bem. Eu continuo a achar pouco saudável e produtivo.
clara campos escreveu:Edson Jr escreveu:A Escola não interfere NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA, pois este se dá espontaneamente. A única interferência cabível é o de CONTER OS EXCESSOS E AS INDISCIPLINAS!
A minha crítica prende-se com esta tua afirmação peremptória de que a Escola não interfere na socialização - o que é falso. Não só interfere, como deve interferir.
clara campos escreveu: A minha outra crítica prende-se com a tua postura de escárnio para com as ideologias que não defendes, uma postura que não é exclusiva tua, mas que eu condeno veementemente.
clara campos escreveu: Se te sentes confortável e tranquilo com ela, tudo bem. Eu continuo a achar pouco saudável e produtivo.
André escreveu:De novo. Expressou o que eu queria expressar, mas o fez com mais classe....
Edson Jr escreveu:clara campos escreveu:Edson Jr escreveu:A Escola não interfere NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA, pois este se dá espontaneamente. A única interferência cabível é o de CONTER OS EXCESSOS E AS INDISCIPLINAS!
A minha crítica prende-se com esta tua afirmação peremptória de que a Escola não interfere na socialização - o que é falso. Não só interfere, como deve interferir.
Sua crítica está totalmente fora do contexto quando eu disse isso.
Os conteúdos escolares, sendo bem aplicados, oferecem um grande leque de opções para o aluno, facilitando sua inserção no mercado de trabalho e na sociedade.
Toda Escola possui suas regras e normas as quais todos alunos deverão seguir. Todo aluno terá a liberdade dentro da instituição, sem ultrapassar os limites estabelecidos por ela.
As relações de amizade e companheirismo entre os alunos, independe se o ensino é ou não tradicional, pois irão, inevitavelmente surgir.
Esse tipo de socialização é que não deve ter a interferência da Escola, pois é um processo espontâneo e natural e, uma intromissão escolar nisso, poderia artificializar o processo.
O único papel da Escola, neste caso, seria o de conter a indisciplina e os excessos, quando neste processo os alunos extrapolarem os limites que a instituição estabeleceu.
Foi isso que quis dizer. Você novamente me critica sem entender adequadamente em qual contexto eu disse tudo isso.clara campos escreveu: A minha outra crítica prende-se com a tua postura de escárnio para com as ideologias que não defendes, uma postura que não é exclusiva tua, mas que eu condeno veementemente.
Não é só escárnio! É revolta!
A Educação Brasileira está contaminada com idéias marxistas. Pedagogos marxistas empurram goela abaixo suas ideologias.
Como você quer que eu encare isso? Sorrindo?
Nem mesmo você, sendo da esquerda, apoiaria, já que disse claramente ser contra a doutrinação ideológica dentro das escolas.clara campos escreveu: Se te sentes confortável e tranquilo com ela, tudo bem. Eu continuo a achar pouco saudável e produtivo.
Repito, Clara!
Leia os textos que Acauan escreceu, pelo menos. Assim você compreenderá de forma mais adequada, não somente a minha posição, como também de outros foristas preocupados com o futuro da Educação Brasileira.
Edson Jr escreveu:André escreveu:De novo. Expressou o que eu queria expressar, mas o fez com mais classe....
É muito fácil distorcer o que digo para depois atacar!
Isso me dá um trabalhão danado, pois tento explicar novamente, com mais calma e clareza e....
....distorcem novamente o que digo para depois atacar!
Insisto em explicar novamente e o que acontece?
....distorcem o que eu digo para depois atacar!
O que devo pensar sobre isso? Existem duas opções:
1 - Ou eu explico muito mal!
2 - Ou existe alguma espécie de trava mental ou emocional (sei lá) que não permite uma compreensão adequada do que digo!
Ou é carma!
André escreveu:Edson sua revolta com doutrinação é justificada, seu escárnio com marxismo, socialismo democrático, ...não é.
André escreveu:São coisas diferentes. Com a doutrinação eu tb sou contra de todo tipo, eu cheguei a ter uma professora de Geografia, Liberal, que sabendo que era minoria, chegava a gritar e fazer cara feia a qualquer idéia que parecesse com socialismo, de qualquer tipo. Os professores de esquerda que tive por sorte não faziam doutrinação, mas sei que existem os que fazem, já ensinei em colégios públicos.
André escreveu:Pessoas discordam de vc, e não gostam quando vc faz pouco caso do que elas pensam. Mais ainda, não gostam quando vc faz pouco caso de teorias extremamente influentes, como marxismo, mesmo que elas próprias sejam críticas ao marxismo.