Manifestantes trocaram XP por Linux na USP

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Manifestantes trocaram XP por Linux na USP

Mensagem por Johnny »

Sexta-feira, 29 de junho de 2007 - 11h53
SÃO PAULO - Universidade acusa estudantes que ocuparam reitoria da USP de formatar 46 PCs e instalar Linux.

Ao falar na rádio Eldorado, a reitora da USP, Suely Vilela, afirmou que os dados perdidos com a formatação dos computadores vão constar na lista de prejuízos causados pela ocupação do prédio da reitoria da USP, que durou 50 dias.

Os computadores do prédio usavam Windows XP e Microsoft Office. Formatados, os PCs receberam distribuição Linux.

Segundo Suely, numa primeira etapa, os funcionários da reitoria identificaram danos materiais ao escritório do prédio. Agora, vão avaliar os danos não materiais, como planilhas e dados gravados nos PCs que foram formatados.

Os estudantes ocuparam o prédio da USP em protesto contra um decreto do governador de São Paulo, José Serra, que implementava mudanças na forma de administrar a universidade. Na opinião dos estudantes, as mudanças feriam a autonomia da instituição.

Felipe Zmoginski, do
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Vito Álvaro

Re.: Manifestantes trocaram XP por Linux na USP

Mensagem por Vito Álvaro »

Isso aí. Eu chamo é coisa comuna.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Isso é estupidez... O linux é bom, mas transformá-lo em religião é dose.

Sou a favor que nas faculdades nos permitam optar por qual SO usar pow. O Linux, por mais que se queira tapar o sol com a peneira, está sendo muito usado em servidor web. Então como profissionais de informática temos a obrigação de aprendê-lo. :emoticon1:

E outra coisa, o Linux é muito justo!!! Ele só não fez sucesso pq a microsoft ainda faz vista grossa para a pirataria e a maioria das empresas de softwares corporativos e até mesmo artísticos (que é o que eu uso no caso) não dão suporte para o SO.
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Os computadores do prédio usavam Windows XP e Microsoft Office. Formatados, os PCs receberam distribuição Linux.

:emoticon8: :emoticon8:
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

aknatom

Re: Re.: Manifestantes trocaram XP por Linux na USP

Mensagem por aknatom »

manoelmac escreveu:Isso é estupidez... O linux é bom, mas transformá-lo em religião é dose.

Sou a favor que nas faculdades nos permitam optar por qual SO usar pow. O Linux, por mais que se queira tapar o sol com a peneira, está sendo muito usado em servidor web. Então como profissionais de informática temos a obrigação de aprendê-lo. :emoticon1:

E outra coisa, o Linux é muito justo!!! Ele só não fez sucesso pq a microsoft ainda faz vista grossa para a pirataria e a maioria das empresas de softwares corporativos e até mesmo artísticos (que é o que eu uso no caso) não dão suporte para o SO.

O Software usado na Universidade define o que o cara vai usar em casa e o uqe os caras das empresas vão ter que usar, porque os novos funcionários saem das empresas sabendo. Se quiser usar outra coisa, precisa investir em treinamento... e parece que não vale a pena na maioria das empresas já que custa mais barato pagar pelo windows e pelo office que treinar as pessoas a usar linux e openoffice.
Acho muito válido, economicamente falando, reduzir drasticamente a utilização de ferramentas pagas nas universidades como incentivo a uma mudança de mercado... ainda mais agora que tem linux que qqr um instala e consegue usar na boa, como o ubuntu por exemplo.
Claro que o que os caras fizeram foi vandalismo... a não ser que mantiveram os documentos pessoais todos, alterando só o SO mesmo, daí foi protesto... se quiserem Windows de volta, é só reinstalar.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

Os totalitários não conseguirão sujar o nome do Free Software em pró de sua ideologia insana... É bizarro ver como a esquerda abraçou a causa, pensando ser uma alternativa "anti-capitalismo"... São tão estúpidos que não percebem que o Open Source faz parte exatamente da corrente ideológica que mais condenam, a que defende a autonomia do indivíduo e o liberalismo.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

O problema é que eles apagaram os dados da USP e depois roubaram vários computadores.
Diante disto, o OS que eles usaram não vem ao caso.
São uns escrotos.

Vito Álvaro

Mensagem por Vito Álvaro »

Vai dar trabalho recuperar os dados formatados. E custa muito caro. Só empresas grandes e corporativas conseguem a pagar.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Vito Álvaro escreveu:Vai dar trabalho recuperar os dados formatados. E custa muito caro. Só empresas grandes e corporativas conseguem a pagar.

Deveriam ter feito um back up do dados...
Acho engraçado instalarem o linux em tudo, mas pô, não pode perder dados, deveriam ter feito o serviço de "migração" da forma correta.
Dessa forma não seria vandalismo, mas sim um favor ou um serviço comunitário prestado a instituição... além de uma boa piada. :emoticon12:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Se Fosse para migrar, instalariam o sistema com "dual boot", salvariam os dados no sistemas linux e depois excluiriam a partição do windows.

Creio que a intenção foi apagar os dados e tornar difícil a recuperação, uma vez que as ferramentas de formatação linux oferecem uma formatação baixa.

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

aknatom escreveu:
manoelmac escreveu:Isso é estupidez... O linux é bom, mas transformá-lo em religião é dose.

O Software usado na Universidade define o que o cara vai usar em casa e o uqe os caras das empresas vão ter que usar, porque os novos funcionários saem das empresas sabendo. Se quiser usar outra coisa, precisa investir em treinamento... e parece que não vale a pena na maioria das empresas já que custa mais barato pagar pelo windows e pelo office que treinar as pessoas a usar linux e openoffice.
Acho muito válido, economicamente falando, reduzir drasticamente a utilização de ferramentas pagas nas universidades como incentivo a uma mudança de mercado... ainda mais agora que tem linux que qqr um instala e consegue usar na boa, como o ubuntu por exemplo.
Claro que o que os caras fizeram foi vandalismo... a não ser que mantiveram os documentos pessoais todos, alterando só o SO mesmo, daí foi protesto... se quiserem Windows de volta, é só reinstalar.

Kra, a linha de aprendizagem do Linux não está um bicho de sete cabeças mais não. O Ubuntu e o Kurumin e o Mandriva são belos exemplos de conforto de uso.

Palhaçada é ficar mamando um SO esburacado que nem o da Microsoft. Não tenho nada contra o Windows, eu só acho que cobrar R$ 650,00 em um soft básico e R$ 900,00 é hiperfaturamento. Por isso ela é a potência que é.
Manoel Machado Henriques

Imagem

Joe

Mensagem por Joe »

Isso sim é gente inteligente, trocando um sistema ruim por um útil

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

não boto fé que uma USP da vida tenha qualquer sistema que mantenha os dados nas estações de trabalho. documentos importantes idem. é o que se espera de empresas que tenham uma política mínima de segurança.

só vai ser um trabalhão pro escragiário que reinstalar tudo isso :emoticon16:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

SickBoy escreveu:não boto fé que uma USP da vida tenha qualquer sistema que mantenha os dados nas estações de trabalho. documentos importantes idem. é o que se espera de empresas que tenham uma política mínima de segurança.

É... nem tinha pensado nisso... marcou um gol. :emoticon4:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Usuário deletado escreveu:
Joe escreveu:Isso sim é gente inteligente, trocando um sistema ruim por um útil

Não considero o Windows um sistema ruim, e é muito útil.

Ele é muito bom e util...

Somente em computadores que não possui acesso a internet...

:emoticon19: :emoticon19:
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

NadaSei escreveu:
SickBoy escreveu:não boto fé que uma USP da vida tenha qualquer sistema que mantenha os dados nas estações de trabalho. documentos importantes idem. é o que se espera de empresas que tenham uma política mínima de segurança.

É... nem tinha pensado nisso... marcou um gol. :emoticon4:

Pois é...

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Jolly_Roger escreveu:
Joe escreveu:Isso sim é gente inteligente, trocando um sistema ruim por um útil

Não considero o Windows um sistema ruim, e é muito útil.

Ele é muito bom e util...

Somente em computadores que não possui acesso a internet...

:emoticon19: :emoticon19:

Acesso a internet e nunca tive problemas com o Windows em si.

Me refiro aos virus, trojans, spywares e afins !

1/2 hora conectado é suficiente para infectar a maquina com programas maliciosos...

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Jolly_Roger escreveu:Me refiro aos virus, trojans, spywares e afins !

1/2 hora conectado é suficiente para infectar a maquina com programas maliciosos...

O próprio windows é um tanto instável e quando trava, costuma parar tudo.
Só que isso é o de menos mesmo... já os virus & cia, são chatos, ter que carregar o PC com antivirus é mais chato ainda, sem contar que alguns vermes se instalam sozinhos via net.
Eu até que conseguia usar um bom tempo sem anti virus e não pegar nada, o problema são meus irmão e minha mãe... instalei mais o linux por conta deles e acabei gostando, passei a usa-lo em definitivo.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

NadaSei escreveu:Eu até que conseguia usar um bom tempo sem anti virus e não pegar nada, o problema são meus irmão e minha mãe... instalei mais o linux por conta deles e acabei gostando, passei a usa-lo em definitivo.

Na Internet, todos são suspeitos até que se prove a culpa, mas muitos usuários são trouxas por natureza e clicam em qualquer coisa que aparece.
Daí você conserta o estrago, explica como fazer e eles clicam de novo.
Caso perdido.
Alguém já disse que deveria haver licença para se usar a Internet, só concedida após um treinamento.
Se o prejuízo fosse só do otário, tudo bem, mas ele se espalha.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:Na Internet, todos são suspeitos até que se prove a culpa, mas muitos usuários são trouxas por natureza e clicam em qualquer coisa que aparece.
Daí você conserta o estrago, explica como fazer e eles clicam de novo.
Caso perdido.
Alguém já disse que deveria haver licença para se usar a Internet, só concedida após um treinamento.
Se o prejuízo fosse só do otário, tudo bem, mas ele se espalha.

O pior é que sempre sobrava pro trouxa aqui, resolver o problema.
Os outros só reclamavam que a "bosta" do PC nunca funcionava direito por muito tempo...
Será que era culpa do Pc ou do vírus que eles instalavam? :emoticon12:

O linux me deu descanso.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Ínumeras pessoas utilizam o Linux e a "filosofia" de open source e free software como instrumento político.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Um grave problema do Windows é que tudo nele é entrelaçado: Windows/IE/Outlook/Office.
Deu defeito em um, afeta os outros.

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

Isso se você não souber o que fazer com um computador...
Imagem

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Malamen escreveu:

Isso se você não souber o que fazer com um computador...

Mas o problema é esse, o usuário leigo não sabe...
Manoel Machado Henriques

Imagem

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

Não sabe, não mexe... é simples. :emoticon12:
Imagem

Trancado