Quantos Ateus existem no Brasil e nos Estados Unidos?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
NadaSei
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Jeanioz escreveu:[Irônico]

Numa teocracia cristã, o número exato de ateus simplesmente não interessa. :emoticon16:

Por outro lado, essa incerteza dos dados das pessoas consideradas "sem religião" pode gerar resultados favoráveis ao religiosos, como, por exemplo, poder dizer por extrapolação matemática que para cada ateu brasileiro, dois ateus brasileiros estão na cadeia... :emoticon26:

[/Irônico]

Favoráveis a que religiosos?
Só para aqueles a quem isso virou competição de que é mais moral...
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Flavio Checker

Mensagem por Flavio Checker »

NadaSei escreveu:
Flavio Checker escreveu:Foi aí que começaram as deduções, e não vi nada demais. A FGV calcula que os "Sem-religião" estão por volta dos 7% em 2001. É claro que nunca pode haver exatidão em cálculos que usam a extrapolação, comparados com as pesquisas de campo, mas acho que pelo menos dão idéia do que acontece na prática. Disse que, partindo desses números, os ateus, sendo 1% da população, ficariam com 14% do total dos "sem-religião". Nem vou continuar, porque li o resto do tópico antigo, e deu muita discussão. Mas acho que até aí, não há tanto absurdo assim.

Sim... só que se você repete o mesmo cálculo com os católicos livres e seu percentual no grupo dos "com-religião", depois pega os presos "com-religião" e aplica o percentual que os católicos representariam, o resultado não bate com a realidade dos dados coletados.
Isso ocorre pelo simples fato de que o número proporcional de católicos livres é diferente do número de presos.

Se o calculo não funciona com os católicos, quem garante que vai funcionar com os ateus?
Flavio Checker escreveu:Mas alguém poderia alegar que os dados tem origem diferete. Um é da FGV, outro é do Vox Populi. Mas não creio que esse fato desmereça tanto assim os cálculos. Se só a FGV ou só a Vox Populi fizessem o levantamento em separado, não poderia haver tanta discrepancia, pois essas Instituições são antigas, tradicionais no mercado, idôneas e criteriosas.

Sim, eu mesmo cheguei a levantar essa questão.
Isoladamente isso não seria um grande problema, mas some isso ao problema anterior e a "distorção" matemática fica ainda maior.

Não, NadaSei, Eu não fiz nenhum cálculo com as outras Religiões. O que Eu fiz só tem a ver com os Ateus, só. Foi outro participante que discutiu contigo esses outros cálculos.

E pelo que vi lá no outro tópico relativo as outras religiões, esse cálculo pode não ter dado certo com os católicos, porque, segundo o que escreveram no debate com você, o número de católicos é grande e portanto sujeito a grandes variações. Já o número de evangélicos é menor e a variação foi mínima. Parece que foi dito que, se com uma amostragem menor dá também uma variação menor ( ver número dos evangélicos ) então, numa população ainda menor, como a de ateus, então a variação de erros seria mínima.

Mudando de assunto, essa história de que nos EUA, a quantidade de ateus presidiários é proporcionalmente muito menor do que a quantidade de ateus livres na sociedade, caiu por terra mesmo.

Falaram que nos EUA, existiriam 10% de ateus??????? Mas que bobagem. 10% deve ser a quantidade de "Sem-religião", e não de ateus. Os ateus lá não passam de 0,5% ... E lá eles levantaram tudo, fizeram pesquisa de campo, não teve nenhuma extrapolação não.

E parece que foi um ateu daqui que disse isso num site. Parece que foi o Luiz Dantas e um site do You tube. Ou seja, alguns ateus falam, falam, não mostram fontes... tudo tendencioso... e se ninguém contestar, a coisa acaba se passando por verdade...que feio. :emoticon5: :emoticon5:

Ah, só uma perguntinha : se o seu nick é "NadaSei", por que você é metido a saber de tanta coisa? :emoticon16:

Ôpa! É bricadeirinha, não vá se exaltar... :emoticon19:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Flavio Checker escreveu:Não, NadaSei, Eu não fiz nenhum cálculo com as outras Religiões. O que Eu fiz só tem a ver com os Ateus, só. Foi outro participante que discutiu contigo esses outros cálculos.

Sim, eu sei que não foi com você a discussão, foi com o beneton.
Flavio Checker escreveu:E pelo que vi lá no outro tópico relativo as outras religiões, esse cálculo pode não ter dado certo com os católicos, porque, segundo o que escreveram no debate com você, o número de católicos é grande e portanto sujeito a grandes variações. Já o número de evangélicos é menor e a variação foi mínima. Parece que foi dito que, se com uma amostragem menor dá também uma variação menor ( ver número dos evangélicos ) então, numa população ainda menor, como a de ateus, então a variação de erros seria mínima.

O problema não é o número de católicos se grande, a proporção muda entre os livres e os presos, por fatores econômicos e sociais, esse é o problema.
Dependendo da classe social e do estudo que a maioria dos ateus se enquadrar, isso vai alterar a proporção de ateus que encontraremos presos.

O calculo feito entende a priori, que o número de ateus presos presentes no grupo "sem-religião", segue a mesma proporção do que representam no grupo dos "sem-religião" livres.
O calculo com os católicos, demonstra que essa proporção tende a mudar, o que contesta o que o calculo feito entende a priori. O número de pessoas do grupo ser grande ou pequeno, não importa, o que importa é que a proporção tende a mudar e isso invalida o calculo.
Flavio Checker escreveu:Mudando de assunto, essa história de que nos EUA, a quantidade de ateus presidiários é proporcionalmente muito menor do que a quantidade de ateus livres na sociedade, caiu por terra mesmo.

Falaram que nos EUA, existiriam 10% de ateus??????? Mas que bobagem. 10% deve ser a quantidade de "Sem-religião", e não de ateus. Os ateus lá não passam de 0,5% ... E lá eles levantaram tudo, fizeram pesquisa de campo, não teve nenhuma extrapolação não.

E parece que foi um ateu daqui que disse isso num site. Parece que foi o Luiz Dantas e um site do You tube. Ou seja, alguns ateus falam, falam, não mostram fontes... tudo tendencioso... e se ninguém contestar, a coisa acaba se passando por verdade...que feio. :emoticon5: :emoticon5:

Sim, verdade... eu mesmo acreditei nisso sem checar a fonte.
Flavio Checker escreveu:Ah, só uma perguntinha : se o seu nick é "NadaSei", por que você é metido a saber de tanta coisa? :emoticon16:

Ôpa! É bricadeirinha, não vá se exaltar... :emoticon19:

Simples, eu não sei de p* nenhuma. :emoticon12:
Isso vem de um dos versos do Tao Te King, onde Lao Tsé diz que "pensar" que se sabe algo, é como padecer de um mau.
Como ao me tornar mais cético, fui descobrindo que um monte de coisa que eu "achava" que sabia, eram na realidade ilusão, lembrei disso e criei meu nick inspirado nessa passagem.

"Saber que não se sabe, é o bem supremo.
Pensar que sabe, é como padecer de um mau.
O sábio não padece desse mau, porque já aprendeu com ele." - Lao Tsé.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Benetton
Contato:

Re: Quanto Ateus existem no Brasil e nos Estados Unidos?

Mensagem por Benetton »

André escreveu:
Benetton escreveu:
André escreveu:
Benetton escreveu:
AFINAL, QUANTO ATEUS EXISTEM NOS ESTADOS UNIDOS? 0,3% OU 10%?

Num Tópico recente, registrei aqui o que a Fundação Getúlio Vargas publicou com relação às Religiões, suas características básicas, Dízimos por religião, Oferta de padres, pastores, Evolução Religiosa por Grupos Etários, etc.

Quanto aos Ateus no Brasil, segundo a revista Veja, baseada em pesquisa encomendada à Vox Populi, havia no Brasil, em 2001, um por cento (1%) de ateus.

No mundo, O site http://www.adherents.com/Religions_By_Adherents.html também fornece números entre 0 e 1% de ateus :

"Different type of data collection methodologies using different types of questions showed a consistent pattern: In most countries only a tiny number of people (zero to a fraction of 1 percent) will answer "atheism" or "atheist" when asked an open-ended question about what their religious preference."

Mas, uma distorção aparente me chamou atenção.

Segundo o Site do Luiz Dantas, um cético conhecido aqui no RV, nos Estados Unidos, 10% da sua população seria de Ateus (?????). Vejamos :

http://www.dantas.com/realidadebr/textos/resposta.htm

"...Deve ser por isso que em recente pesquisa nos EUA apesar dos ateus, (ou pessoas como eu que pouco se importam se Deus existe ou não,) constituírem 10% da população no máximo, os ateus..."

Um Vídeo do YouTube também espalha essa notícia, de que nos Estados Unidos, os Ateus somariam 10% da População :

Imagem

Observei as seguintes concidências. Segundo o Site adherents.com, existem 13% de "Sem-Religião" nos Estados Unidos, e que destes menos que 0,1% são de ateus.

Outro Site especializado, o infoplease.com, diz que existem somente 0,3% de ateus nos EUA.

Que me desculpe o Azathoth, mas o tópico dele, onde é dito que "Os Ateus podem possuir os espíritos mais evoluídos do planeta", pode ter um erro grave de interpretação. Vejamos o que lá é dito :

"Nos EUA a quantidade de ateus presidiários é proporcionalmente muito menor do que a quantidade de ateus livres na sociedade enquanto que para as religiões tradicionais, as proporções dentro e fora das prisões são parecidas."

Segundo "The Federal Bureau of Prisons", existem 0,2% de ateus presos. Ora, se o percentual de ateus livres no Estados Unidos for no máximo de 0,3% segundo o Site infoplease, então a proporção é praticamente 1 por 1, o que joga para o espaço a evolução do espírito ateísta no planeta.

Tudo gira em torno do percentual de ateus livres nos Estados Unidos. Algumas fontes ( Adherents e infoplease ) dizem que esse pecentual gira em torno de 0,3%.

Já o Luiz Dantas e um Vídeo do Youtube diz que são 10%. A discrepância é grande.

Se alguém souber de dados mais precisos, ficaria grato se pudessem informar aqui.

Não se deveria usar o termo ateu já que muitos descrentes não se enquadram nele.

O ideal é colocar todos os descrentes juntos, e se possível as pesquisas separarem.

Logo ateus, agnósticos, descrentes sem denominação,.....ai o percentual deve ser maior e de forma alguma menor que 1 por cento.

Os Ateus fazem parte de uma parcela significativa, em termos comparativos aos Teístas. São diametralmente opostos. Por isso, sua importância.

Os descrentes já abragem mais de uma classe, se é que podemos chama-la assim. Agnósticos já se diferenciam um pouco dos ateus, pois não descrêem, apenas não se importam com a existência de um suposto "Deus".

Acho que a classe dos Ateus é bem clara quanto ao que significam para a sociedade.

Classe não, grupo.

E os agnósticos são variados tb, existem diversos tipos, eu, por exemplo, me considero agnóstico, e me importo com a questão, a minha postura é que eu não sei, tenho dúvidas, sobre existência de algo sobrenatural. Considero improvável, mas isso não é suficiente para bater o pe e dizer que não existe.

Todos os descrentes sofrem preconceito, e deveriam ser colocados juntos, entre oposição entre os que crêem em Deus, ou em divindades, e os que não crêem, seja pq duvidem, seja pq sejam céticos, seja pq entendam que essas não existem.

Darwin por exemplo era agnóstico (já no meio pro fim da vida), assim como muitos dos classificados como ateus, se diziam agnósticos.

Ok, grupo. É como Eu disse : "...classe, se é que podemos chamá-la assim..."

Acho que concordamos com a definição de agnóstico, pois como Eu disse : "Agnósticos já se diferenciam um pouco dos ateus, pois não descrêem, apenas não se importam com a existência de um suposto "Deus"."

Em termos de preconceitos, não são somente os descrentes que passam por isso. Os Espíritas conhecem bem essa parte. E, se seguirmos o mesmo raciocínio de juntar todos os "grupos", então não deveríamos falar em "Espíritas" e sim "Espiritualistas", e nesse caso, o percentual desse segmento religioso subiria também significativamente. Mas não creio que alguma Instituição de Pesquisa faça isso.

Nessas estatísticas, eles criam o segmento dos "sem-religião", mas aí, neste caso, ele é formado por grupos bem heterogêneos, como agnósticos, panteístas, deístas, ateus, teístas que seguem um "deus pessoal", cristãos que não tem denominação, etc.

Nos EUA, além de dados sobre os "Nonreligious" ou "sem-religião", há também levantamentos específicos sobre os Ateus. E é por isso que a questão foi aqui levantada.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Benetton escreveu:
André escreveu:
Benetton escreveu:
André escreveu:
Benetton escreveu:
AFINAL, QUANTO ATEUS EXISTEM NOS ESTADOS UNIDOS? 0,3% OU 10%?

Num Tópico recente, registrei aqui o que a Fundação Getúlio Vargas publicou com relação às Religiões, suas características básicas, Dízimos por religião, Oferta de padres, pastores, Evolução Religiosa por Grupos Etários, etc.

Quanto aos Ateus no Brasil, segundo a revista Veja, baseada em pesquisa encomendada à Vox Populi, havia no Brasil, em 2001, um por cento (1%) de ateus.

No mundo, O site http://www.adherents.com/Religions_By_Adherents.html também fornece números entre 0 e 1% de ateus :

"Different type of data collection methodologies using different types of questions showed a consistent pattern: In most countries only a tiny number of people (zero to a fraction of 1 percent) will answer "atheism" or "atheist" when asked an open-ended question about what their religious preference."

Mas, uma distorção aparente me chamou atenção.

Segundo o Site do Luiz Dantas, um cético conhecido aqui no RV, nos Estados Unidos, 10% da sua população seria de Ateus (?????). Vejamos :

http://www.dantas.com/realidadebr/textos/resposta.htm

"...Deve ser por isso que em recente pesquisa nos EUA apesar dos ateus, (ou pessoas como eu que pouco se importam se Deus existe ou não,) constituírem 10% da população no máximo, os ateus..."

Um Vídeo do YouTube também espalha essa notícia, de que nos Estados Unidos, os Ateus somariam 10% da População :

Imagem

Observei as seguintes concidências. Segundo o Site adherents.com, existem 13% de "Sem-Religião" nos Estados Unidos, e que destes menos que 0,1% são de ateus.

Outro Site especializado, o infoplease.com, diz que existem somente 0,3% de ateus nos EUA.

Que me desculpe o Azathoth, mas o tópico dele, onde é dito que "Os Ateus podem possuir os espíritos mais evoluídos do planeta", pode ter um erro grave de interpretação. Vejamos o que lá é dito :

"Nos EUA a quantidade de ateus presidiários é proporcionalmente muito menor do que a quantidade de ateus livres na sociedade enquanto que para as religiões tradicionais, as proporções dentro e fora das prisões são parecidas."

Segundo "The Federal Bureau of Prisons", existem 0,2% de ateus presos. Ora, se o percentual de ateus livres no Estados Unidos for no máximo de 0,3% segundo o Site infoplease, então a proporção é praticamente 1 por 1, o que joga para o espaço a evolução do espírito ateísta no planeta.

Tudo gira em torno do percentual de ateus livres nos Estados Unidos. Algumas fontes ( Adherents e infoplease ) dizem que esse pecentual gira em torno de 0,3%.

Já o Luiz Dantas e um Vídeo do Youtube diz que são 10%. A discrepância é grande.

Se alguém souber de dados mais precisos, ficaria grato se pudessem informar aqui.

Não se deveria usar o termo ateu já que muitos descrentes não se enquadram nele.

O ideal é colocar todos os descrentes juntos, e se possível as pesquisas separarem.

Logo ateus, agnósticos, descrentes sem denominação,.....ai o percentual deve ser maior e de forma alguma menor que 1 por cento.

Os Ateus fazem parte de uma parcela significativa, em termos comparativos aos Teístas. São diametralmente opostos. Por isso, sua importância.

Os descrentes já abragem mais de uma classe, se é que podemos chama-la assim. Agnósticos já se diferenciam um pouco dos ateus, pois não descrêem, apenas não se importam com a existência de um suposto "Deus".

Acho que a classe dos Ateus é bem clara quanto ao que significam para a sociedade.

Classe não, grupo.

E os agnósticos são variados tb, existem diversos tipos, eu, por exemplo, me considero agnóstico, e me importo com a questão, a minha postura é que eu não sei, tenho dúvidas, sobre existência de algo sobrenatural. Considero improvável, mas isso não é suficiente para bater o pe e dizer que não existe.

Todos os descrentes sofrem preconceito, e deveriam ser colocados juntos, entre oposição entre os que crêem em Deus, ou em divindades, e os que não crêem, seja pq duvidem, seja pq sejam céticos, seja pq entendam que essas não existem.

Darwin por exemplo era agnóstico (já no meio pro fim da vida), assim como muitos dos classificados como ateus, se diziam agnósticos.

Acho que concordamos com a definição de agnóstico, pois como Eu disse : "Agnósticos já se diferenciam um pouco dos ateus, pois não descrêem, apenas não se importam com a existência de um suposto "Deus"."

Em termos de preconceitos, não são somente os descrentes que passam por isso. Os Espíritas conhecem bem essa parte. E, se seguirmos o mesmo raciocínio de juntar todos os "grupos", então não deveríamos falar em "Espíritas" e sim "Espiritualistas", e nesse caso, o percentual desse segmento religioso subiria também significativamente. Mas não creio que alguma Instituição de Pesquisa faça isso.

Nessas estatísticas, eles criam o segmento dos "sem-religião", mas aí, neste caso, ele é formado por grupos bem heterogêneos, como agnósticos, panteístas, deístas, ateus, teístas que seguem um "deus pessoal", cristãos que não tem denominação, etc.

Nos EUA, além de dados sobre os "Nonreligious" ou "sem-religião", há também levantamentos específicos sobre os Ateus. E é por isso que a questão foi aqui levantada.

Em relação a quantidade de ateus no Brasil e EUA, prefiro usar a "Teoria da Vaca".
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Azathoth escreveu:Benetton, não sei.

Dê uma olhada nas estimativas expostas aqui também:
http://www.religioustolerance.org/atheist1.htm

Entretanto, julgo que o número de ateus não-declarados nos EUA é bem maior do que o de declarados, que parece variar entre 0.3 e 0.5%. Explicito as seguintes razões para essa minha suposição:

- Estigma social: existem relatos de pessoas que foram despedidas ou até mesmo expulsas da família por terem assumido o ateísmo
- Ateu como "charged word": pessoas que para todos os fins práticos são atéias mas preferem não se declarar como tal por julgarem que o termo é socialmente agressivo
- Ateus apatéticos: ateus que não estão engajados em nenhum movimento político ou até mesmo discussões sobre religião por não darem a menor bola para a questão e preferem se declarar como "sem religião" para não tomar partido de questões que possuem pouca relevância em suas vidas
- Ateus confusos com terminologia: pessoas que estão mais fadadas a se declararem como "sem religião" por julgar que ateísmo é uma "religião de cabeça para baixo" ou algo inconsistente do gênero

Mas Azathoth, usando os seus próprios números, a idéia proposta no seu tópico : "Ateus podem possuir os espíritos mais evoluídos do planeta", fica seriamente abalada do mesmo jeito. Vejamos o que é dito lá por Você :

Nos EUA, a quantidade de ateus presidiários é "proporcionalmente muito menor" do que a quantidade de ateus livres na sociedade enquanto que para as religiões tradicionais, as proporções dentro e fora das prisões são parecidas.

Mas o que seria "proporcionalmente muito menor ???"

Dentro do link que Você oferece aqui ( http://www.religioustolerance.org/atheist1.htm ), temos o relato de que os ateus americanos livres na sociedade é de no máximo 0,5%. Mas se nos basearmos nas informações apresentadas pelo site adherents.com, teremos o seguinte :

"In the U.S. about 13.2% of the population describe themselves as nonreligious, 0.5% describe themselves as agnostic, and a smaller number describe themselves as atheist (Kosmin, ARIS/American Religious Identification Survey, City University of New York, 2001).

Ou seja, provavelmente, os 0,5% apontados pelo site indicado por Você como ateus, certamente não são ateus e sim agnósticos. Veja, o número de ateus, segundo a informação acima, da adherents.com, é bem menor.

Podemos confirmar essa alegação, através de outro site, o Infoplease, que registra o número de ateus nos EUA como sendo de 0,3%. Talvez esse percentual de 0,3 esteja muito mais perto da realidade. A diferença parece pouca, em termos de pontos percentuais, mas é bem substancial se consideramos que há mais de 40% que separam uma estatística e outra.

E mesmo considerando todas essas possibilidades citadas por Você e que favorecem a um aumento no número de ateus livres na sociedade americana, teríamos que aplicar essas mesmas possibilidades aos ateus que vivem em presídios, o que, conseqüentemente, aumentaria a participação de ateus encarcerados, produzindo uma proporção sempre constante entre as duas situações, já que a influência nas duas variáveis principais ( ateus livres / ateus presos ) não alteraria o resultado.

Bem, depois de tudo isso, a relação entre ateus livres e presos na América passa a ser quase 1 por 1, o que está longe de quaisquer conclusões acerca de que o número de ateus presidiários seria proporcionalmente "muito menor" do que a quantidade de ateus livres na sociedade. Na realidade, ao invés de "muito menor", deveria ser "muito próxima".

Quanto ao fato de alguns ateus não se declararem como tal, preconceitos, termo socialmente agressivo, etc, isso também pode acontecer com as religiões, a saber, o próprio Espiritismo aqui e na América do Norte, e aí teríamos que levar em conta todas essas possibilidades na hora de considerarmos as estatísticas e optarmos por conclusões que favoreçam ateus ou outra religião qualquer.

Finalmente, onde o Luiz Dantas se baseou, qual a fonte que ele usou, para afirmar que os ateus presos nos EUA não passam de 0,001% ??? Vejamos :

"... no máximo, os ateus nas prisões não chegam nem a 0,001%." (???!!!)

O próprio site indicado por Você, Azathoth, contendo dados do "Federal Bureau of Prisons" afirma que os ateus presidiários nos EUA somam 0,2%. A diferença é muito grande.

Editado pela última vez por Benetton em 17 Jul 2007, 16:46, em um total de 4 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

André

Mensagem por André »

Benetton escreveu:

Não concordo pq me importo com a questão, e descreio sim, se perguntado "Vc acredita em Deus?" respondo que não. Agora se me perguntas se é possível a existência de Deus, ou divindade, externa a materialidade, diria penso ser possível, embora improvável, e prefiro não afirmar categoricamente, pois tenho dúvidas.

Existem muitos tipos de agnósticos, e a maioria somente se diferencia nos Ateus, por terem dúvidas acerca da existência de algo sobrenatural. Dúvidas essas que alguns ateus tb têm, e ai a diferença fica quase imperceptível.

Realmente os espíritas sofrem tb.

Digo que preferia ver um estatística maior, pq não vejo tantas diferenças assim, entre o que eu penso, e meus colegas ateus, e outros que não tem religião, e simplesmente dizem que não sabem se existe algo sobrenatural.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

André escreveu:
Benetton escreveu:

Não concordo pq me importo com a questão, e descreio sim, se perguntado "Vc acredita em Deus?" respondo que não. Agora se me perguntas se é possível a existência de Deus, ou divindade, externa a materialidade, diria penso ser possível, embora improvável, e prefiro não afirmar categoricamente, pois tenho dúvidas.

Existem muitos tipos de agnósticos, e a maioria somente se diferencia nos Ateus, por terem dúvidas acerca da existência de algo sobrenatural. Dúvidas essas que alguns ateus tb têm, e ai a diferença fica quase imperceptível.

Digo que preferia ver um estatística maior, pq não vejo tantas diferenças assim, entre o que eu penso, e meus colegas ateus, e outros que não tem religião, e simplesmente dizem que não sabem se existe algo sobrenatural.

A questão de concordar ou discordar refere-se à posição de agnósticos de uma forma geral. Nem todos assumem posições idênticas, e como foi dito, existem muitos tipos. Este Fórum, por exemplo, revela agnósticos que dizem : "Deve ser por isso que em recente pesquisa nos EUA apesar dos ateus, (ou pessoas como eu que pouco se importam se Deus existe ou não,) constituírem..."

Alguns ateus têm dúvidas, mas muitos desacreditam categoricamente, daí a diferença. Em um levantamento estatístico que envolve milhares de pessoas, torna-se impraticável descer a níveis de detalhes que só dificultariam o levantamento de dados. Quando um funcionário de um Instituto de Pesquisas pergunta : "Você acredita em Deus?" , este funcionário já tem as respostas predefinidas para marcar em sua planilha. Não dá para responder : "Penso ser possível, embora improvável, e prefiro não afirmar categoricamente, pois tenho dúvidas..." As respostas têm que ser objetivas - É sim / não / não soube responder. Isso pode justificar um baixo percentual de ateístas no mundo.

Quanto aos que não têm religião, existe sim uma diferença substancial entre os grupos, pois como disse, existem Cristãos e Teístas misturados com Ateístas, revelendo uma heterogeneidade significativa. Os Ateus aí inseridos formam, incontestavelmente, um grupo à parte.

Autor Desconhecido.

André

Mensagem por André »

Benetton escreveu:
André escreveu:
Benetton escreveu:

A questão de concordar ou discordar refere-se à posição de agnósticos de uma forma geral. Nem todos assumem posições idênticas, e como foi dito, existem muitos tipos. Este Fórum, por exemplo, revela agnósticos que dizem : "Deve ser por isso que em recente pesquisa nos EUA apesar dos ateus, (ou pessoas como eu que pouco se importam se Deus existe ou não,) constituírem..."

Alguns ateus têm dúvidas, mas muitos desacreditam categoricamente, daí a diferença. Em um levantamento estatístico que envolve milhares de pessoas, torna-se impraticável descer a níveis de detalhes que só dificultariam o levantamento de dados. Quando um funcionário de um Instituto de Pesquisas pergunta : "Você acredita em Deus?" , este funcionário já tem as respostas predefinidas para marcar em sua planilha. Não dá para responder : "Penso ser possível, embora improvável, e prefiro não afirmar categoricamente, pois tenho dúvidas..." As respostas têm que ser objetivas - É sim / não / não soube responder. Isso pode justificar um baixo percentual de ateístas no mundo.

Quanto aos que não têm religião, existe sim uma diferença substancial entre os grupos, pois como disse, existem Cristãos e Teístas misturados com Ateístas, revelendo uma heterogeneidade significativa. Os Ateus aí inseridos formam, incontestavelmente, um grupo à parte.

Concordo e acho que a pergunta não deve ser vc é ateu? Deve ser vc acredita em Deus ou em algo sobrenatural? Todo mundo que disser que não acredita é descrente no sobrenatural. E essa estatística eu tenho curiosidade.Já que considero as diferenças entre os descrentes são minúcias.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Benetton, enquanto eu não encontrar fontes mais acuradas sobre o que realmente pensam aqueles que se encontram no grupo de sem-religião, irei me abster de usar esse argumento novamente. Por enquanto, podemos apenas concluir que ateus americanos são no mínimo tão morais quanto não-ateus.

Trancado