Ex-Fumantes Morrem Mais Cedo Do Que não fumantes
Ex-Fumantes Morrem Mais Cedo Do Que não fumantes
Ex-Fumantes Ainda Morrem Mais Cedo Do Que as Pessoas que Nunca Fumaram
Um novo estudo mostra que não ocorreu uma diminuição significativa nas taxas de mortalidade devido ao câncer de pulmão entre ex-fumantes. O estudo foi conduzido pelo Dr James Enstrom da Universidade da California, Los Angeles, Estados Unidos, e publicado na revista Epidemiology.
Foram acompanhados 51.343 homens e 66.751 mulheres da Califórnia, que se cadastraram na American Cancer Society para o estudo, em 1959, e que foram acompanhados por 38 anos.
O estudo comparou a taxa de mortalidade ajustada por idade, expressa como mortes por 1000 anos pessoa, entre todos os participantes que fumavam em 1959, mas que haviam parado de fumar até 1997, com a taxa de mortalidade de pessoas que nunca fumaram, durante este período de 38 anos.
Os resultados mostraram que o fato de parar de fumar durante o período estudado não levou a diminuição rápida ou direta tanto nos índices absolutos como nos índices relativos de morte por câncer de pulmão.
Por exemplo, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão entre homens tabagistas cresceu de 1,558 para 1,728 para os fumantes, e de 0,127 para 0,133 para aqueles que nunca fumaram. Nas mulheres, a taxa de mortalidade pelo câncer pulmonar aumentou de 0,208 para 0,806 para as fumantes, e de 0,094 to 0,116 para aquelas que nunca fumaram.
Os pesquisadores dizem que os resultados explicam porque não houve uma diminuição substancial no índice de mortalidade causado pelo câncer de pulmão, e porque as taxas de mortalidade estão aumentando entre as mulheres - acreditam que o risco de câncer pulmonar possa ser evitado pelo fato de nunca fumar, ou deixar de fumar e aguardar um longo período de tempo>.
Ainda, presume-se que após um período de seguimento ainda mais longo que o apresentado, os índices de mortalidade de ex-fumantes e de pessoas que nunca fumaram irá convergir, como uma conseqüência do abandono do tabagismo.
Este estudo contradiz trabalhos anteriormente publicados, que mostraram que a suspensão do tabagismo antes da meia-idade levava a uma diminuição acentuada do risco de câncer pulmonar, quando comparados com aquelas pessoas que mantinham o hábito do fumo.
Fonte: Epidemiology 1999;10:500-12
-------------------------------------------------------------
Ou seja: Vou parar para quê?
Um novo estudo mostra que não ocorreu uma diminuição significativa nas taxas de mortalidade devido ao câncer de pulmão entre ex-fumantes. O estudo foi conduzido pelo Dr James Enstrom da Universidade da California, Los Angeles, Estados Unidos, e publicado na revista Epidemiology.
Foram acompanhados 51.343 homens e 66.751 mulheres da Califórnia, que se cadastraram na American Cancer Society para o estudo, em 1959, e que foram acompanhados por 38 anos.
O estudo comparou a taxa de mortalidade ajustada por idade, expressa como mortes por 1000 anos pessoa, entre todos os participantes que fumavam em 1959, mas que haviam parado de fumar até 1997, com a taxa de mortalidade de pessoas que nunca fumaram, durante este período de 38 anos.
Os resultados mostraram que o fato de parar de fumar durante o período estudado não levou a diminuição rápida ou direta tanto nos índices absolutos como nos índices relativos de morte por câncer de pulmão.
Por exemplo, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão entre homens tabagistas cresceu de 1,558 para 1,728 para os fumantes, e de 0,127 para 0,133 para aqueles que nunca fumaram. Nas mulheres, a taxa de mortalidade pelo câncer pulmonar aumentou de 0,208 para 0,806 para as fumantes, e de 0,094 to 0,116 para aquelas que nunca fumaram.
Os pesquisadores dizem que os resultados explicam porque não houve uma diminuição substancial no índice de mortalidade causado pelo câncer de pulmão, e porque as taxas de mortalidade estão aumentando entre as mulheres - acreditam que o risco de câncer pulmonar possa ser evitado pelo fato de nunca fumar, ou deixar de fumar e aguardar um longo período de tempo>.
Ainda, presume-se que após um período de seguimento ainda mais longo que o apresentado, os índices de mortalidade de ex-fumantes e de pessoas que nunca fumaram irá convergir, como uma conseqüência do abandono do tabagismo.
Este estudo contradiz trabalhos anteriormente publicados, que mostraram que a suspensão do tabagismo antes da meia-idade levava a uma diminuição acentuada do risco de câncer pulmonar, quando comparados com aquelas pessoas que mantinham o hábito do fumo.
Fonte: Epidemiology 1999;10:500-12
-------------------------------------------------------------
Ou seja: Vou parar para quê?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Sorrelfa
- Gênero: Masculino
- Contato:
Re.: Ex-Fumantes Morrem Mais Cedo Do Que não fumantes
hahaha
ótima noticia !
Então aos fumantes de longa data:
"Continuem fumando pois não vai adiantar bosta nenhuma tu largar o vicio..."
ótima noticia !
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !
- AzraelOldschool
Re: Re.: Ex-Fumantes Morrem Mais Cedo Do Que não fumantes
Jolly_Roger escreveu:hahaha
ótima noticia !
pois é e eu numa briga infindavel com os chicletes de nicotina...
voltaremos ao velho marlboro ja q me fu msm
Maquiavel ñ disse nada q eu ja ñ soubesse uu,
Ubuntu então...
Ubuntu então...
Eu fumo há 25 anos.
Tô f...
Dane-se
Tô f...

Dane-se

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).
- Sorrelfa
- Contato:
carlos escreveu:Eu fumo há 25 anos.
Tô f...![]()
Dane-se
Continue fumando...
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !
Fazer o quê?
Já tentei várias vezes e não consegui.

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).
Aquele modelo de reduzir progresivamente funciona para dependencia quimica e psicológica. E nem precisa de "muita" força de vontade. Mas daí fica a pergunta: Parar para que? Se for pensar na saúde eu teria de parar com tudo aquilo que já foi discutido e rediscutido sobre este e outros assuntos sobre vida saudavel.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Sorrelfa
- Contato:
carlos escreveu:Fazer o quê?
Não esquenta a caxola não Carlos !
Um dia com certeza tu vai parar !

Quem sabe Darwin não me ajude? 

Johnny escreveu:Aquele modelo de reduzir progresivamente funciona para dependencia quimica e psicológica. E nem precisa de "muita" força de vontade. Mas daí fica a pergunta: Parar para que? Se for pensar na saúde eu teria de parar com tudo aquilo que já foi discutido e rediscutido sobre este e outros assuntos sobre vida saudavel.
Isto deve ser pesquisa encomendada pelas fábricas de cigarro.
Pode até ter fundamento, mas pode também ser um chute.
Levaremos mais 38 anos para descobrir se é verdade.
Acontece que fumante não morre só de cancer de pulmão.
Morre também de derrame, de enfarto, de cancer na bexiga, na garganta, na boca, etc...
Eu fumei 30 anos, larguei há 20.
Meu enfizema já foi encomendado, mas se eu não tivesse largado de fumar, provavelmente já estava morto, por um dos motiivos acima.
Ninguém tem dificuldade de deixar de fumar por dependência química.
Isto é mentira.
Já falei aquí e continuo sustentando que o vício do cigarro existe pelos mesmos motivos que se tem em relação à chupeta.
Se você acha que teria facilidade em largar a chupeta, lembre-se que ela é a mesma de largar o cigarro.
É só parar com essa psicose tola de dependência.
abraços!

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:
- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".
Deu no que deu !!! ...
- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".
Deu no que deu !!! ...

Eu ñ vou no cigarro ñ. Fumei uma vez e fiquei tonto pra karalho.
Somos todos macacos e andamos olhando uns pra bunda dos outros , em todos os sentidos.
http://oespacodeallan.spaces.live.com/
http://oespacodeallan.spaces.live.com/
- Ilovefoxes
Custo, dentes, hálito, pessoas que fumam estão cada vez menos atraentes (já se foi a época onde fumar era chique)...Mas daí fica a pergunta: Parar para que? Se for pensar na saúde eu teria de parar com tudo aquilo que já foi discutido e rediscutido sobre este e outros assuntos sobre vida saudavel.
E quem tem mania de roer as unhas que o diga!Já falei aquí e continuo sustentando que o vício do cigarro existe pelos mesmos motivos que se tem em relação à chupeta.