QUERO SER ESPÍRITA

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Gilson

QUERO SER ESPÍRITA

Mensagem por Gilson »

Um olá para todos e em especial para os crentes da DE.
Não sou professor nem estudei pedagogia, mas procurarei ser di
dático e suscinto.Quando eu era criança, e comecei a estudar matemática, os professores começaram assim - 1 mais 1 é igual a dois. Como uma criança normal que era, entendi rápidamente esse conceito e pude então entender o próximo ensinamento e assim por diante. Creio que se se mantivessem dúvidas quanto ao primeiro ou primeiros conceitos que me eram ensinados ,e os mestres não conseguissem dirimí-las, o natural seria que eu, não entendendo os que eram fundamentais,
não entendesse também os mais elaborados e portanto o desinteresse pela matéria seria o passo seguinte. Diante do exposto, vamos lá :
Sou um ser humano e de acordo com a DE, tenho um espírito.
Não consigo , mas quero,percebê-lo.
Não sei nada a respeito de suas vidas passadas
Ele tem um carma a cumprir, e também, não me diz respeito.
Para mim, as decisões que e atos que praticar só surtirão efeito sobre o meu destino nesta vida.
Se o meu espírito está pagando por algum mal, ou se beneficiando de uma vida altruísta que viveu no passado, eu não sei nada à respeito, portando mais uma vez, não tenho nenhum compromisso com o fato(ou fatos).
Quando esse espírito desencarnar, como é fácil de se perceber, o próximo ser humano que lhe der guarida, não terá também nenhum compromisso ou pelo menos não saberá de nada que eu fiz ou deixei de fazer.
PORQUE EU TENHO QUE DAR ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL Á MINHA EXISTÊNCIA.

Permanecem sem respostas as minhas dúvidas quanto a falta de privacidade dos sensitivos, em relação aos desencarnados, no momento da transa, do rala-e-rola.São dúvidas simplórias, aparentemente descabidas, mas ao contrário de sua crença, sao dúvidas CONCRETAS.

Como entendidos da DE, certamente tenderão a classificar minhas dúvidas como pueris.Claro, sou analfabeto no assunto
que dominam. Estejam certos de que não me sentirei ofendido se as respostas vierem como se estivessem a satisfazer uma curiosidade infantil. Tá valendo.

Quando durmo mantenho minhas dúvidas no piloto automático

Ilovefoxes
Gênero: Masculino

Re.: QUERO SER ESPÍRITA

Mensagem por Ilovefoxes »

Como cético, infelizmente devo-lhe dizer que "sentir um espírito" é somente atribuir a espíritos qualquer som da estalo de seu chão ou emoções psicológicas.

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Aqui você poderá encontrar as respostas para todas as suas perguntas sobre espiritualidade e dar orientação espiritual a sua existência:

Imagem
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

Ele quer ser espírita, não Iurdiano... :emoticon12:
Imagem

Judas

Re: QUERO SER ESPÍRITA

Mensagem por Judas »

Gilson escreveu:Um olá para todos e em especial para os crentes da DE.
Não sou professor nem estudei pedagogia, mas procurarei ser di
dático e suscinto.Quando eu era criança, e comecei a estudar matemática, os professores começaram assim - 1 mais 1 é igual a dois. Como uma criança normal que era, entendi rápidamente esse conceito e pude então entender o próximo ensinamento e assim por diante. Creio que se se mantivessem dúvidas quanto ao primeiro ou primeiros conceitos que me eram ensinados ,e os mestres não conseguissem dirimí-las, o natural seria que eu, não entendendo os que eram fundamentais,
não entendesse também os mais elaborados e portanto o desinteresse pela matéria seria o passo seguinte. Diante do exposto, vamos lá :
Sou um ser humano e de acordo com a DE, tenho um espírito.
Não sei nada a respeito de suas vidas passadas
Ele tem um carma a cumprir, e também, não me diz respeito.
Para mim, as decisões que e atos que praticar só surtirão efeito sobre o meu destino nesta vida.
Se o meu espírito está pagando por algum mal, ou se beneficiando de uma vida altruísta que viveu no passado, eu não sei nada à respeito, portando mais uma vez, não tenho nenhum compromisso com o fato(ou fatos).
Quando esse espírito desencarnar, como é fácil de se perceber, o próximo ser humano que lhe der guarida, não terá também nenhum compromisso ou pelo menos não saberá de nada que eu fiz ou deixei de fazer.
PORQUE EU TENHO QUE DAR ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL Á MINHA EXISTÊNCIA.

Permanecem sem respostas as minhas dúvidas quanto a falta de privacidade dos sensitivos, em relação aos desencarnados, no momento da transa, do rala-e-rola.São dúvidas simplórias, aparentemente descabidas, mas ao contrário de sua crença, sao dúvidas CONCRETAS.

Como entendidos da DE, certamente tenderão a classificar minhas dúvidas como pueris.Claro, sou analfabeto no assunto
que dominam. Estejam certos de que não me sentirei ofendido se as respostas vierem como se estivessem a satisfazer uma curiosidade infantil. Tá valendo.

Pai, o melhor para lhe orientar aqui é o Videomaker. :emoticon12:

Jeanioz

Re: Re.: QUERO SER ESPÍRITA

Mensagem por Jeanioz »

Malamen escreveu:Ele quer ser espírita, não Iurdiano... :emoticon12:

A IURD possui bem mais iluminação espiritual que os próprios espíritas, pois claramente se vê que os pastores da Universal possuem as melhores palavras para amparar a nossa alma... :emoticon16:
Editado pela última vez por Jeanioz em 12 Jul 2007, 13:43, em um total de 1 vez.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

AzraelOldschool

Mensagem por AzraelOldschool »

ola amigo...

tbm sou newbie aqui neste forum

mas se tem uma coisa que eu aprendi em apenas 2 dias como membro e questionando um crente da DE por aqui, é que alem de vc ñ ter nenhuma resposta concreta, ainda vai descolar um forista tonto, falando um monte de groselha pra vc e ñ respondendo poha nenhuma

whatever
Maquiavel ñ disse nada q eu ja ñ soubesse uu,

Ubuntu então...

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Gilson,
Certamente lendo seu texto vejo que não existe escárnio ou ironias comuns a quem quer somente momentos de diversão.Isso é ótimo!
Suas dúvidas são compreensíveis e mesmo depois de 20 anos estudando a doutrina eu ainda tenho quase as mesmas. Penso que poderiam ser diferentes os mecanismos da reencarnação e da comunicação entre espíritos, mas não é.
Kardec nos deu uma pálida noção do que seria isso, mas infelizmente poucos tem um contato tal com o oculto que lhes esclareçam com fatos e não somente com teoria estas indagações que temos. Mas acredito que isso não seria um motivo para esquecer estes assuntos como se virassemos a página de um livro e encarasse-mos o oculto como algo que não existisse. Isso pra mim é medo ou preguiça de pensar, enfim...
" ...I'm running to stand still... "

Judas

Mensagem por Judas »

RCAdeBH escreveu:Gilson,
Certamente lendo seu texto vejo que não existe escárnio ou ironias comuns a quem quer somente momentos de diversão.Isso é ótimo!
Suas dúvidas são compreensíveis e mesmo depois de 20 anos estudando a doutrina eu ainda tenho quase as mesmas. Penso que poderiam ser diferentes os mecanismos da reencarnação e da comunicação entre espíritos, mas não é.
Kardec nos deu uma pálida noção do que seria isso, mas infelizmente poucos tem um contato tal com o oculto que lhes esclareçam com fatos e não somente com teoria estas indagações que temos. Mas acredito que isso não seria um motivo para esquecer estes assuntos como se virassemos a página de um livro e encarasse-mos o oculto como algo que não existisse. Isso pra mim é medo ou preguiça de pensar, enfim...

Em síntese, você, dentro dessa porcaria de doutrina que segue, não tem uma resposta que sirva.

AzraelOldschool

RCAdeBH escreveu:Gilson,

amigo RCA...

vejo que você diferente de outros foristas, que se dizem crentes a DE, alem de ser muito educado, é uma pessoa que ao menos estudou muito a doutrina DE

postei aqui: https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=11544&start=380
anteriormente mas obtive como resposta um grande nada, e pra ajudar,ganhei um outro forista inutil me dando atenção porem atenção esta que dispenso.

poderia você então tendo em vista sua postura no forum me responder o seguinte:

Não quero de forma alguma desrrespeitar sua pessoa, ou na sua crença e ou opnião, porem algo me intriga em qlqr Teísmo, e se vc puder me responder estas duvidas ficaria eternamente grato...

Por que afinal de contas, nenhum espirito, Deus, Seres de outros planos e coisa parecida que antes apareciam e faziam N milagres, ou coisas inexplicaveis, não fazem mais ?
e se fazem porque não fazer na presença de todos para mostrar o caminho da verdade para nós q ainda a desconhecemos ?
seria eu e todos aqueles que ñ compartilham da mesma fé, tão desgraçadamente desprovidos da graça divina ?
Deus ñ ama a todos ?

Juro que se por ventura "EU" (enfase no "EU" pois é uma opnião minha e singular) tivesse visto, participado ou sei la... dislumbrado tal visão ou sentimento, acreditaria piamente na existencia de tal coisa, mas essas fotos e relatos q todas a religiões e ou doutrinas pregam que ocorreram são tão pobres como prova, fazendo com q tenhamos q usar de fé para aceitar. E ai fica muuuito dificil, pois abre a discussão tal como o dragão da garagem ou o bule no espaço.

ps: me desculpe pelo meu portugues que realmente é horrivel mas creio que alguem como você ñ vai se atentar a isto e talvez até possa responder minhas duvidas

Ubuntu então...

videomaker

Mensagem por videomaker »

A base da DE esta em cinco livros, se vc tem o desejo realmente de entender sobre o assunto sugiro da uma olhada nesse link:

http://www.espirito.org.br/portal/codif ... index.html

Aqui vc encontrara material suficiente pra começar a enteder a Doutrina Espirita e se diferenciar da grande maioria que só escreve abobrinha sobre o assunto.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

AzraelOldschool escreveu:amigo RCA...

vejo que você diferente de outros foristas, que se dizem crentes a DE, alem de ser muito educado, é uma pessoa que ao menos estudou muito a doutrina DE

postei aqui: https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=11544&start=380
anteriormente mas obtive como resposta um grande nada, e pra ajudar,ganhei um outro forista inutil me dando atenção porem atenção esta que dispenso.

Não quero de forma alguma desrrespeitar sua pessoa, ou na sua crença e ou opnião, porem algo me intriga em qlqr Teísmo, e se vc puder me responder estas duvidas ficaria eternamente grato...

Obrigado AzraelOldschool.
Acredito que temos aqui no fórum pessoas que pesquisam ainda mais a doutrina do que eu, inclusive tem algumas (poucas) bases científicas para alguma argumentação. Porem dentro da minhas possibilidades vou tentar te responder, mas de antemão te digo que particularmente acredito que religião é veneno conforme o nome do fórum que participamos. É um veneno muito sutil que vai matando o pensamento e enclausurando-o dentro de dogmas e teorias absurdas pré-concebidas muitas vezes feitas pelos próprios homens... resumindo, eu não me considero praticante de qualquer religião, mas encontrei na obra de Kardec a única explicação racional para o que chamo de oculto. Se não fosse assim, eu certamente seria Ateu.

AzraelOldschool escreveu:Por que afinal de contas, nenhum espirito, Deus, Seres de outros planos e coisa parecida que antes apareciam e faziam N milagres, ou coisas inexplicaveis, não fazem mais ?
e se fazem porque não fazer na presença de todos para mostrar o caminho da verdade para nós q ainda a desconhecemos seria eu e todos aqueles que ñ compartilham da mesma fé, tão desgraçadamente desprovidos da graça divina ?
Deus ñ ama a todos ??

Sim, Deus ama a todos. De acordo com a doutrina espirita, temos sucessivas vidas no globo terrestre, e em cada uma temos uma missão e um karma a ser depurado. E isso independe de voce acreditar em Deus ou em espiritos, reencarnação e etc. Se voce tiver que ter um experiência sobrenatural em sua vida voce terá, mas em que isso mudaria alguma coisa em seu desenvolvimento espiritual? Garanto-lhe que o que tiver que acontecer com voce para alcançar o objetivo final, que é a sua evolução, irá acontecer acreditando ou não. Deus não pede que acreditemos Nele ou não, Ele está muito acima de qualquer entendimento humano ,porque Ele faz parte de cada átomo de seu corpo e ninguem ou nada que exista neste mundo existiria sem ele. Poderiamos chama-lo de força primária de todas as coisas. A natureza é Deus, o seu tesão por alguma mulher é Deus, até a cerveja gelada é Deus!

AzraelOldschool escreveu:Juro que se por ventura "EU" (enfase no "EU" pois é uma opnião minha e singular) tivesse visto, participado ou sei la... dislumbrado tal visão ou sentimento, acreditaria piamente na existencia de tal coisa, mas essas fotos e relatos q todas a religiões e ou doutrinas pregam que ocorreram são tão pobres como prova, fazendo com q tenhamos q usar de fé para aceitar. E ai fica muuuito dificil, pois abre a discussão tal como o dragão da garagem ou o bule no espaço.

Nem as fotos, nem relatos nunca vão te convencer de nada. Como eu te disse, sem uma experiência pessoal com o oculto fica difícil cultivar a famosa "FÉ"...
Sugiro que se voce tiver mesmo curiosidade de ver alguma coisa que te faça entrever os mistérios do mundo espiritual, vá a um centro espírita sério e peça para participar de alguma sessão mediúnica fechada ou mais facil ainda, dê uma olhada em alguns livros do Chico Xavier onde ele psicografa recados de pessoas mortas a parentes com a mesma caligrafia e assinatura e detalhes tão íntimos que seria impossivel ser uma coisa "normal" do ponto de vista cético. Leia tambem o livro dos espiritos, principalmente a primeira parte antes das perguntas onde Kardec explica o processo do recebimento das mensagens.
Um abraço.

AzraelOldschool

RCAdeBH escreveu:

Acredito que temos aqui no fórum pessoas que pesquisam ainda mais a doutrina do que eu, inclusive tem algumas (poucas) bases científicas para alguma argumentação. Porem dentro da minhas possibilidades vou tentar te responder, mas de antemão te digo que particularmente acredito que religião é veneno conforme o nome do fórum que participamos. É um veneno muito sutil que vai matando o pensamento e enclausurando-o dentro de dogmas e teorias absurdas pré-concebidas muitas vezes feitas pelos próprios homens... resumindo, eu não me considero praticante de qualquer religião, mas encontrei na obra de Kardec a única explicação racional para o que chamo de oculto. Se não fosse assim, eu certamente seria Ateu.

AzraelOldschool escreveu:Por que afinal de contas, nenhum espirito, Deus, Seres de outros planos e coisa parecida que antes apareciam e faziam N milagres, ou coisas inexplicaveis, não fazem mais ?
e se fazem porque não fazer na presença de todos para mostrar o caminho da verdade para nós q ainda a desconhecemos seria eu e todos aqueles que ñ compartilham da mesma fé, tão desgraçadamente desprovidos da graça divina ?
Deus ñ ama a todos ??

Sim, Deus ama a todos. De acordo com a doutrina espirita, temos sucessivas vidas no globo terrestre, e em cada uma temos uma missão e um karma a ser depurado. E isso independe de voce acreditar em Deus ou em espiritos, reencarnação e etc. Se voce tiver que ter um experiência sobrenatural em sua vida voce terá, mas em que isso mudaria alguma coisa em seu desenvolvimento espiritual? Garanto-lhe que o que tiver que acontecer com voce para alcançar o objetivo final, que é a sua evolução, irá acontecer acreditando ou não. Deus não pede que acreditemos Nele ou não, Ele está muito acima de qualquer entendimento humano ,porque Ele faz parte de cada átomo de seu corpo e ninguem ou nada que exista neste mundo existiria sem ele. Poderiamos chama-lo de força primária de todas as coisas. A natureza é Deus, o seu tesão por alguma mulher é Deus, até a cerveja gelada é Deus!

AzraelOldschool escreveu:Juro que se por ventura "EU" (enfase no "EU" pois é uma opnião minha e singular) tivesse visto, participado ou sei la... dislumbrado tal visão ou sentimento, acreditaria piamente na existencia de tal coisa, mas essas fotos e relatos q todas a religiões e ou doutrinas pregam que ocorreram são tão pobres como prova, fazendo com q tenhamos q usar de fé para aceitar. E ai fica muuuito dificil, pois abre a discussão tal como o dragão da garagem ou o bule no espaço.

Nem as fotos, nem relatos nunca vão te convencer de nada. Como eu te disse, sem uma experiência pessoal com o oculto fica difícil cultivar a famosa "FÉ"...
Sugiro que se voce tiver mesmo curiosidade de ver alguma coisa que te faça entrever os mistérios do mundo espiritual, vá a um centro espírita sério e peça para participar de alguma sessão mediúnica fechada ou mais facil ainda, dê uma olhada em alguns livros do Chico Xavier onde ele psicografa recados de pessoas mortas a parentes com a mesma caligrafia e assinatura e detalhes tão íntimos que seria impossivel ser uma coisa "normal" do ponto de vista cético. Leia tambem o livro dos espiritos, principalmente a primeira parte antes das perguntas onde Kardec explica o processo do recebimento das mensagens.
Um abraço.

creio que quando fiz esta indagação anteriormente, fiz as pessoas erradas. (erro meu)

Finalmente uma resposta digna de aplausos
com humildade e defendendo sua crença em sua experiencia de vida. Parabens

gostaria muito de ver uma sessão dessas (com algo realmente inexplicavel acontecendo) mas como você bem sabe separar o joio do trigo é algo quase impossivel, será uma tarefa ardua ^^

Aproveitando o enrredo... sabe informar algum centro espirita, onde existem as sessões de materialização para que eu possa ver, se é que eu posso ?

meu muito obrigado mesmo

foram textos assim como o seu e de outros users(mesmo eu discordando de alguns, em certos aspectos) que me fizeram participar deste forum

Ubuntu então...

Judas

Mensagem por Judas »

videomaker escreveu: e se diferenciar da grande maioria que só escreve abobrinha sobre o assunto.

Isso , incluindo VOCÊ :emoticon12:

Gilson

Mensagem por Gilson »

RCAdeBH escreveu:

Deus ñ ama a todos ??

Um abraço.

Caro RCA, quero primeiramente endossar as palavras do Azrael no que se refere à cordialidade e agradecer também à rapidez com que se prontificou a responder minhas inquietações.Mas, infelizmente, apesar de se tratar, não de um simples simpatizante ou adepto da doutrina, e sim de um estudioso da mesma ,tenho que ser sincero e lhe dizer que seus esforços não foram suficientes para, em relação ao assunto e a minha ignorância sobre ele, lançar a mais tênue luminosidade.Não entendo, ainda, o 1 mais 1 da DE. Não me foi possível vislumbrar o alicerce em que se apóia os fundamentos da DE
Minhas perguntas são simples, comezinhas, lógicas, diretas e, sinceramente, esperava obter respostas que se pautassem dentro dessa mesma linha de raciocínio, sem divagações, rodeios e fantasias. E, pior, acresceu mais uma dúvida, esta guardando relação direta com sua explanação : devo entendê-la como um desencorajamento à minha procura por respostas satisfatórias? Sinceramente e sem pieguismo não alimento perspectiva de vida para mais 20 anos que, à seu exemplo e a rigor ,ainda não seria o suficiente para dissipar tais dúvidas.
Voltei, como sempre, ao ZERO

[quote]

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Quanto confete...para chegarem... a ZERO. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Gilson, eu pensei que você tava REALMENTE empenhado.... :emoticon12:

Storydor
Contato:

Mensagem por Storydor »

Esse Azrael bem que poderia escrever decentemente...
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science
Imagem

AzraelOldschool

Apocaliptica escreveu:Quanto confete...para chegarem... a ZERO. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

mas pelo menos ele foi extremamente educado

Storydor escreveu:Esse Azrael bem que poderia escrever decentemente...

mas não consigo vou tentar escrever antes no word e passar pra ca pode ser ? só por você, ja que abrilhantou o tópico com seu comentario super construtivo.

ou se doi tanto os olhos... ignore ^^

Ubuntu então...

Apocaliptica

Foi educado, sim, como geralmente é...mas depois que a gente mostra que perdeu o interesse, a coisa um pouquinho de figura...os salamaleques cessam repentinamente. :emoticon16:

AzraelOldschool

Apocaliptica escreveu:Foi educado, sim, como geralmente é...mas depois que a gente mostra que perdeu o interesse, a coisa um pouquinho de figura...os salamaleques cessam repentinamente. :emoticon16:

bom saber Apocaliptica bom saber ^^

ps: pode te chamar de Apo ???

Ubuntu então...

Apocaliptica

Pode sim! Adoro! :emoticon16:

Gilson

Mensagem por Gilson »

Apocaliptica escreveu:Quanto confete...para chegarem... a ZERO. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Não Apo. Não estou REALMENTE empenhado. Mas, talvez algum dia, quem sabe, de tanto provocar, sejamos surpreendidos por um inexperado e improvável absurdo? Tudo é "QUASE" possível.
Mas não negligencio o rigor de minhas dúvidas. Removê-las, é parte do "QUASE'. :emoticon14:
[quote]

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

AzraelOldschool escreveu:gostaria muito de ver uma sessão dessas (com algo realmente inexplicavel acontecendo) mas como você bem sabe separar o joio do trigo é algo quase impossivel, será uma tarefa ardua ^^

Aproveitando o enrredo... sabe informar algum centro espirita, onde existem as sessões de materialização para que eu possa ver, se é que eu posso ?

meu muito obrigado mesmo

foram textos assim como o seu e de outros users(mesmo eu discordando de alguns, em certos aspectos) que me fizeram participar deste forum

Em relação a materializações sou tão cético quanto voce. Nunca ví, somente ouví falar. Como te disse, quando a coisa se torna um "espetáculo" passa a fugir da base pura da doutrina e para o objetivo desta, que na realidade é a de mudar o caráter do homem para melhor, e incluir neste, aspectos perdidos como amor, tolerância e etc...
Compreendo sua necessidade e de nossos amigos do fórum de VER para crer. E acho que se isso se fizer necessário algum dia, irá acontecer.
Um abraço.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Se eu fosse espiritualista, jamais frequentaria centros espiritas. Lá eles só dão agua fluidificada ou cartas psicografadas piegas e padronizadas.

É isso que ocorre nesses centros.

O dogma espirita é bem claro: sem praticar caridade você não evolui espiritualmente.

Não são grupos de oração que farão você evoluir.

Centros espiritas só atrapalham devido ao seu custo operacional.

As doações destinadas a manter um edificio podem perfeitamente irem direto aos pobres.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Judas

Mensagem por Judas »

O Videomaker e o RCAdeBH poderiam nos dar uma GRANDE explicação sobre a DE, o resultado seria mais ou menos este:
Imagem

Trancado