Educação Pública do Brasil

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Edson Jr
Gênero: Masculino

Mensagem por Edson Jr »

Acauan escreveu:A esperança de futuro reside nos resistentes, aqueles que contra toda a oposição preservaram o antigo compromisso com o saber, o estudante e os valores cívicos.

Perfeito! :emoticon1:
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Acauan escreveu:Esta decadência atingiu o fundo do poço quando se tornou recorrente entre os próprios professores culpar os baixos salários por todos os problemas do ensino, como se esta deficiência, por si só, explicasse a ignorância generalizada, o desinteresse visível e os resultados desastrosos que a cada ano pioravam dentro da educação pública.

Acauan, vamos analisar se o professor (ao menos do Rio de Janeiro) ganha realmente pouco.

Na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro o professor ganha 1100 reais por matrícula. Para analisar se isso é pouco ou muito precisamos observar a carga horária por matrícula.

Uma matrícula representa o quantitativo de 12 horas-aulas semanais. Normalmente as escolas possuem 6 tempos por turno. Basta o professor trabalhar apenas duas manhãs por semana (segunda e terça pela manhã, por exemplo) para ganhar 1100 reais mensais.

Na prefeitura, o professor também tem uma série de benefícios como plano de saúde, bônus cultura e acesso aos cinemas e teatros pagando apenas a metade.

Vale lembrar que esse salário de 1100 reais mensais é o salário de quem está começando, valor que aumentará de acordo com o tempo de serviço.

Muitos professores possuem 2 matrículas (é o máximo que o professor pode ter, por lei) o que é equivalente a um rendimento de 2.200 reais para trabalhar 24 horas-aulas semanais. Lembrando que, além disso, o professor pode fazer horas-extras, aumentando ainda mais o seu salário.

Lembrando também que a hora-aula são 50 minutos, não 60 minutos.

Se multiplicarmos 50 minutos por 24 (que é o número de aulas de 2 matrículas) teremos 20 horas semanais.

Grande parte dos trabalhadores ganham 1 salário mínimo para trabalhar 40 horas semanais. O equivalente a 400 reais.

Se um professor trabalha 40 horas semanais (existem muitos professores que fazem isso) obterão um rendimento de mais ou menos 4000 reais, ou seja, 10 salários mínimos.

Não conheço nenhum professor aqui no Município do Rio de Janeiro que não tenha carro novo. Muitos trocam de carro todo ano.

E praticamente todos reclamam dos baixos salários!

Até concordo que o salário pode ser maior, mas está muito alto para quem mostra tão pouco tesão pelo trabalho e resultados tão pequenos.

O injustiçado é o que se esforça e dá o gás, mas acaba ganhando o mesmo salário dos mocorongos e parasitas.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Edson Jr

Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por Edson Jr »

Vou falar do Professor do Estado agora...só um minutinho...

André

Mensagem por André »

Edson Jr escreveu:
André escreveu:Sendo que o único fruto de verdade é que vc está sim demonstrando ódio com relação a esquerda.

1)Não é ódio. É resistência!

André escreveu:Dizer que é crente e outras das suas generalizações são carregadas de ódio, incomodou até a Clara que é uma das pessoas que mais levam na boa os debates nos fóruns.

2)Em nenhum momento fui agressivo com Clara. Ela sim foi ríspida comigo.

André escreveu:Eu não sei se fora do fórum vc é assim ou tem esse ódio, não afirmei isso, apenas lembrei da citação, pois o que passa de afirmações como "Esquerda é crente" e outros disparates, e essa obsessão, é ódio.

3)Afirmar que "esquerdista é como crente" significa "ódio"?

Cara, sei não, você só pode estar de sacanagem comigo!

André escreveu:Vc pode ser uma pessoa fora daqui com pouquíssimo ódio, não sei, sou capaz de reconhecer e não julgar pela internet, apenas apontei que o que passa no fórum é isso, um ódio em relação a posições de esquerda que a pouco tempo vc tinha.

É rejeição, não ódio. São coisas distintas!

André escreveu:No qual eu demonstrei que sua afirmação sobre a esquerda é injusta, tanto quanto, a que fiz da direita, entre aspas.

4)Injusto é eu deixar de falar o que penso somente para agradar você, Andrezinho! :emoticon4:

1)Vejamos.

2)E eu disse que vc foi ríspido? Vc demonstrou intolerância com pensamento diferente do seu e ofendeu toda pessoa que tenha tendências de esquerda.

3)Então ta. Então não tem ódio em eu dizer "Direita é crente, não liga para sofrimento alheio" “Morte a direita”. Isso fica light perto do monte de afirmações generalizantes que vc fez em relação a esquerda. Sendo que eu em relação a direita jamais faria tais afirmações, somente demonstrei equivalentes ,entre aspas. Se vc não reparou são alegorias para mostrar esse desrespeito.

Pq como já disse, respeito os liberais que acreditam que o caminho da liberdade econômica leva ao desenvolvimento. Apenas discordo desse modelo.

E se existem utilitaristas na direita que defendem pq é melhor para eles, existem tb na esquerda.

4)E eu pedi isso por acaso? Pergunte pro Night se eu não respeito o liberalismo dele. Apenas acho que é uma via de mão dupla, e vc deveria respeitar visões diferentes da sua, alias todo democrata verdadeiro respeita.

E supondo que vc vai dizer que respeita, suas afirmações generalizantes sobre a esquerda mostram seu desrespeito. Se vc dissesse que é uma parte da esquerda, que é autoritária, que doutrina, que faz bobagens, eu concordaria plenamente, como apontaria que na direita tem um monte desses tb.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Acauan, continuando...

A realidade do professor do Estado do Rio é pior que a do professor do Município. O professor do Estado do Rio ganha por matrícula 540 reais (mais ou menos a metade). E só! Ainda existe um benefício de uma faixa aproximada de 200 reais relativo ao programa Nova Escola. Tal programa acabou e não existem persperctivas para o próximo ano.

No Estado o professor ganha bem menos, mas não justifica, de forma alguma, seu desinteresse e acomodação. É um salário realmente baixo para o professor, mas o suficiente para quem sabe controlar bem o que ganha (o que, infelizmente, ainda não é meu caso).

No meu caso sou professor do Estado e tenho apenas uma matrícula. Tenho direito a outra matrícula e essa é minha meta inicial.

Agora se compararmos a qualidade do Ensino da Prefeitura e do Estado do Rio, poderemos concluir que, por pagar bem melhor, o Ensino da prefeitura possui qualidade superior?

Não, pois o ensino da Prefeitura é tão fraco quanto o do Estado. É a mesma porcaria!

Tanto o Município quanto o Estado estão igualmente contaminados ideologicamente. Não dão ênfase no conteúdo e qualidade. Insistem com esse papinho marxista de conscientização, socialização, interdisciplinariedade, construtivismo, solidariedade e todo esse blá, blá, blá pedagógico que serve, na verdade, como forma de inserir idéias distorcidas da realidade, distintas com a dura e competitiva realidade do mercado de trabalho.
Editado pela última vez por Edson Jr em 12 Jul 2007, 23:22, em um total de 1 vez.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Tanto o Município quanto o Estado estão igualmente contaminados ideologicamente. Não dão ênfase no conteúdo e qualidade. Insistem com esse papinho marxista de conscientização, socialização, interdisciplinariedade, construtivismo, solidariedade e todo esse blá, blá, blá pedagógico que serve, na verdade, como forma de inserir idéias distorcidas da realidade, distintas com a dura e competitiva do mercado de trabalho.

Você esqueceu a palavra mágica!!!! INCLUSÃO!!!Herege você! :emoticon12:

Putz,cara...Deus sabe como eu ODEIO este discurso de Esquerda que afunda e puxa tudo que está à volta para a cova. Odeio.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

André escreveu:Então não tem ódio em eu dizer "Direita é crente, não liga para sofrimento alheio" “Morte a direita”.
Pq como já disse, respeito os liberais que acreditam que o caminho da liberdade econômica leva ao desenvolvimento. Apenas discordo desse modelo.

"Esquerda é como crente" - foi uma mistura de gozação com indiferença.

"Esquerda não liga para sofrimento alheio" - nunca disse isso!

"Morte a Esquerda!" - foi só uma gozação, nada mais.

Você leva muito a sério, André! Calminha...

Ah...esqueçi...é porque esquerdistas costumam levar um monte de bobagens a sério!

André escreveu:vc deveria respeitar visões diferentes da sua, alias todo democrata verdadeiro respeita.

André, você pode falar a abobrinha que você quiser. Nunca o impedirei disso, mas sempre vou dizer que é uma abobrinha!

E viva a liberdade de expressão!

Amém! :emoticon16:

SickBoy

Re: Re.: Educação Pública do Brasil

Mensagem por SickBoy »

Edson Jr escreveu:
SickBoy escreveu:eu tenho curiosidade em ver exemplos práticos da ideologia esquerdista contaminando o ensino da matemática. exercícios de livros que ensinam o tal conflito da classes ao invés das operações básicas, tal como sugerido naquele exercício da outra página, claro, sem o mesmo exagero.

Olá SickBoy!

Sem dúvida seu ceticismo se justifica, pois é óbvio que os exercícios da outra página representam uma espécie de caricatura, obviamente exagerada.

O maior problema da Matemática, ao meu ver, se resume na forçação de barra de muitos pedagogos em querer sempre buscar atrelar a abstração Matemática com o contexto social do aluno.

Contexto social criado e falseado pelos ideários marxistas!

A conseqüência disso é o péssimo rendimento da aulas, pois muitos professores tentam, em vão, fazer estas associações. Uma espécie de circo, teatro e que não leva a lugar algum.

Acho que é nesse sentido que a Matemática está sendo mais prejudicada, pois o excesso de tentativas em querer associá-la com a realidade concreta dos alunos, acaba, muitas das vezes, destruindo a abstração que é própria da disciplina.

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm= ... 2589945939

você fala disso?

André

Mensagem por André »

Edson Jr escreveu:
André escreveu:Então não tem ódio em eu dizer "Direita é crente, não liga para sofrimento alheio" “Morte a direita”.

"Esquerda é como crente" - foi uma mistura de gozação com indiferença.

"Esquerda não liga para sofrimento alheio" - nunca disse isso!

"Morte a Esquerda!" - foi só uma gozação, nada mais.

Você leva muito a sério, André! Calminha...

Ah...esqueçi...é porque esquerdistas costumam levar um monte de bobagens a sério!

André escreveu:vc deveria respeitar visões diferentes da sua, alias todo democrata verdadeiro respeita.

André, você pode falar a abobrinha que você quiser. Nunca o impedirei disso, mas sempre vou dizer que é uma abobrinha!

1)E viva a liberdade de expressão!

Amém! :emoticon16:

1)Viva! E eu sempre que quiser vou criticar quando faz pouco caso de opiniões diferentes da sua. Quando demonstrar preconceito em relação a visões diferentes da sua. Quando ofender toda uma tendência e se esconder atrás de "gozação".

Valorizo muito o respeito a diferença, questão de opção pessoal.

Vc tem todo o direito de não valorizar, isso não vai me impedir de valorizar. Para te agradar. Não é assim....

Sendo que não pode estranhar quando alguém fizer pouco caso de seu pensamento, estará apenas devolvendo na mesma moeda. Como “gozação”.

Eu vou procurar não fazer isso. Questão de estilo, cada um tem o seu.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

SickBoy escreveu:http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=703889&tid=2537253742589945939

você fala disso?

Mais ou menos!

Não sou contra aliar a abstração Matemática com a realidade concreta, quando for possível. Nem sempre é!

Quando o aluno chega no Ensino Médio, por exemplo, o nível de abstração se torna bem mais elevado e a tentativa de aliar com o concreto será desperdício de tempo.

O grande problema é forçar a barra, coisa de pedagogos, achando que o professor pode e deve relacionar a abstração Matemática não apenas com o concreto, mas também com o contexto social do aluno.

Contexto social falseado e distorcido por ideais marxistas!

Fica muito difícil ensinar Matemática assim. É óbvio que, no meu caso, ignoro totalmente as recomendações desses pedagogos. Outros procuram seguir e acabam tornando suas aulas improdutivas, uma perda de tempo.
Editado pela última vez por Edson Jr em 13 Jul 2007, 14:02, em um total de 1 vez.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Apocaliptica escreveu: Você esqueceu a palavra mágica!!!! INCLUSÃO!!!Herege você! :emoticon12:

Putz,cara...Deus sabe como eu ODEIO este discurso de Esquerda que afunda e puxa tudo que está à volta para a cova. Odeio.

É verdade!

Essa inclusão é muito mais exclusão que outra coisa qualquer!

Numa sala de 40 alunos, por exemplo, 5 alunos são bons. 2 ou 3 são excelentes. Seria, no ponto de vista pedagógico, anti-didático, o aluno oferecer uma aula de alto nível, pois os 32 alunos restantes podem ser prejudicados e não acompanhar adequadamente a matéria.

A solução seria ver a turma como um todo, tirar uma espécie de média aritmética do potencial da turma, e dar uma aula de forma que todos possam aprendem.

A conseqüência óbvia disso é que a cambada que não quer nada influi na postura e atitude do professor, que para não prejudicá-los (tadinhos né!?) precisa abaixar mais o nível. Resgatá-los e, se possível, solicitar os bons e excelentes para auxiliá-los para que subam de nível e possam juntos crescer!

O resultado disso tudo é que os alunos fracos continuam sendo fracos. Os alunos bons e excelentes não se desenvolvem e são muito prejudicados também. Resumindo, a proposta de inclusão acaba excluindo todos, inclusive os bons e melhores.

O correto seria o professor oferecer uma aula sempre de qualidade. Isso dará oportunidade para todos! Quem se esforçar ficará bom e terá uma chance na conquista de um bom emprego. Quem não se esforçou fica para trás. Não se esforçou porque não quis.

Mas os pedagogos vão dizer: "Ah, não foi porque ele quis, você precisa vê-lo dentro de um contexto histórico-social". "Se fizer isso verá que existem muitas razões para o aluno ter tido tão-fraco desempenho."

Essa babaquice é realmente uma babaquice. Isso não é problema da Escola. Pode ser problema dos pais, do governo, sei lá. Da escola não! Muito menos do professor!

O que a Escola pode fazer é o de acionar o responsável, apontando os problemas e dificuldades do aluno. Poderia até mesmo haver um psicólogo(a) em cada escola com essa função.

O que não pode é diminuir a qualidade do ensino por causa disso. É um contrasenso. Um absurdo sem tamanho!

Essa tentativa de querer atribuir funções loucas para a Escola dá no que dá. O Ensino fica essa porcaria!

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

André escreveu:E eu sempre que quiser vou criticar quando faz pouco caso de opiniões diferentes da sua. Quando demonstrar preconceito em relação a visões diferentes da sua. Quando ofender toda uma tendência e se esconder atrás de "gozação".

Você pode criticar a vontade, seu mala sem alça!

Por mais que sua crítica seja sem sentido!

Nunca pretendi inibí-lo disso. O contrário de você!

André escreveu:Vc tem todo o direito de não valorizar, isso não vai me impedir de valorizar. Para te agradar.

E quem disse que estou interessado no seu agrado?

Totalmente dispensável!

André

Mensagem por André »

Edson Jr escreveu:
André escreveu:E eu sempre que quiser vou criticar quando faz pouco caso de opiniões diferentes da sua. Quando demonstrar preconceito em relação a visões diferentes da sua. Quando ofender toda uma tendência e se esconder atrás de "gozação".

1)Você pode criticar a vontade, seu mala sem alça!

Por mais que sua crítica seja sem sentido!

Nunca pretendi inibí-lo disso. O contrário de você!

André escreveu:Vc tem todo o direito de não valorizar, isso não vai me impedir de valorizar. Para te agradar.

E quem disse que estou interessado no seu agrado?

Totalmente dispensável!

1)Vc ficou dizendo que não iria mudar de opinião para me agradar, quando eu nunca pedi isso. Se vc acha que o que fiz é dispensável, então o que vc fez, antes, é igualmente.Eu não quero que pense como eu, mas respeitar visões diferentes é algo que democratas defendem.

Alias já demonstrei de várias maneiras, não somente seu desrespeito com visões diferentes, não somente falta de educação no debate, como sua incompreensão de simples analogias. Sendo que fiz isso, sem recorrer a adjetivação excessiva.

PS: Ao me chamar de mala sem alça me ofendeu moralmente, e partiu pro pessoal. Eu não fiz isso, alias nem te conheço, e por isso seria imprudente fazer esse tipo de julgamento. Como o seu é.

Fico me perguntando se não seria melhor se as pessoas fossem capazes de respeitar visões diferentes. Assim como evitar julgamentos a partir do conhecimento paco pela internet. Ainda bem que conheço pessoas assim, tanto pela net como fora dela. Talvez seja por isso que tenho amigos de esquerda, de direita, ateus, agnósticos, cristãos, judeus...

Alias o professor tem um papel com a pluralidade e o respeito a diferentes visões de mundo. Ele não pode cercear a liberdade dos alunos de pensar.

Vc diria o que sobre marxismo, a um aluno marxista Edson? Que é um monte de bobagem sem sentido?

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Edson Jr escreveu:Numa sala de 40 alunos, por exemplo, 5 alunos são bons. 2 ou 3 são excelentes. Seria, no ponto de vista pedagógico, anti-didático, o aluno oferecer uma aula de alto nível, pois os 32 alunos restantes podem ser prejudicados e não acompanhar adequadamente a matéria.

A solução seria ver a turma como um todo, tirar uma espécie de média aritmética do potencial da turma, e dar uma aula de forma que todos possam aprendem.

Conteúdos programáticos (ou curriculos, embora os curriculos sejam bem mais que os conteúdos programáticos) são relativamente estáticos, e não são passíveis de o professor adequar mais ou menos à turma (excepto se toda a turma for realmente muito bom e se puder "esticar" um bocadinho).

O que se pode realmente variar são as estratégicas pedagógicas: o tipo de abordagem, o material didáctico, a exposição, o modelo de trabalho, a dinâmica de grupo, etc
É neste campo, e não no dos conteúdos, que o professor pode realmente exercer uma pedagogia diferenciada.

Edson Jr escreveu:A conseqüência óbvia disso é que a cambada que não quer nada influi na postura e atitude do professor, que para não prejudicá-los (tadinhos né!?) precisa abaixar mais o nível. Resgatá-los e, se possível, solicitar os bons e excelentes para auxiliá-los para que subam de nível e possam juntos crescer!

Preocupar-se com a apredizagem de TODOS os alunos ( e não apenas dos geniozinhos) não implica de maneira absolutamente nenhuma apresentar uma postura desleixada ou nivelada pelos padrões mais baixos.
Os currículos prevêm uma determinada matéria que deve ser leccionada, e esse objectivo deve ser cumprido. (Se o currículo está mal construído, bem... isso também já daria outra conversa.. )

Quanto à ajuda dos piores alunos por melhores, bem, essa é uma táctica que pode resultar muito bem se estivermos perante um grupo cooperativo.

Se dás aulas sabes tão bem como eu que preparar uma aula dá imenso trabalho e obriga ao professor a estudar aquelas matérias bem a fundo, a um nível muito superior ao que será exposto. Então, pedir a alunos bons para monitorizarem (duma forma mais ou menos óbvia) obriga-os sempre a estudarem a matéria de várias formas, e a apreenderem-na ao ponto de de detectarem erros e soluccionarem dúvidas.

Este tipo de exercício é extremamente rentável e produtivo, e por isso altamente aconselhável sempre que possível (muitos alunos já o fazem de forma informal, daí os estudos em grupo e trocas de apontamentos). e o grupo não for muito cooperativo ou unido, não é das melhores formas de trabalhar.

A função principal dos professores é sempre ensinar certos conteúdos (matéria e competências). O que ele tem que fazer é ensinar ESSES conteúdos (não menos e quando possível - mas não obrigatoriamente - mais) ao maior número possível de alunos, não lhe cabe individualmente o direito de optar pelos piores ou melhores, a função dele é ensinar ao maior número possível.

Se assim não for não é um bom professor, pois não está preparado para todas as circunstâncias, mas só para algumas particulares.

Edson Jr escreveu:O resultado disso tudo é que os alunos fracos continuam sendo fracos. Os alunos bons e excelentes não se desenvolvem e são muito prejudicados também. Resumindo, a proposta de inclusão acaba excluindo todos, inclusive os bons e melhores.

Se o professor apresentar uma postura de desleixamento, então a qualidade decairá sempre. Mas é errado, como já disse acima, associar uma pedagogia diferenciada do laissez faire. Um professor não pode cometer dois pecados capitais:

- Ficar desiludido e baixar indiscriminadamente os seus parâmetros ao mínimo;
- Ficar petulante e achar que apenas os bons alunos merecem a sua acção directa

Entre estes dois excessos existem muitas gradações (na verdade os excessos são, como sempre minorias) e existe certamente um equilíbrio, em que o professor tem tantas aptidões para gerir o seu grupo que consegue com que todos evoluam e atinjam, ou se aproximem, do seu potencial (também não pode ser o professor a fazer tudo, o aluno tem que trabalhar e se esforçar, né?).

Edson Jr escreveu:O correto seria o professor oferecer uma aula sempre de qualidade. Isso dará oportunidade para todos! Quem se esforçar ficará bom e terá uma chance na conquista de um bom emprego. Quem não se esforçou fica para trás. Não se esforçou porque não quis.

A qualidade da aula não se "mede" pela forma de apresentação da matéria, mas pela adequação dessa apresentação ao "público".Se se pode ensinar a 10 elementos, e se dá a aula apenas para 2, então a aula foi má, muito má.

Quanto ao esforço, bem, o professor tem obviamente a obrigação de incentivar e promover o esforço, mas o esforço tem naturalmente que vir dos alunos, quem questionou isso?
Nada se pode fazer por um alunos que pura e simplesmente não estuda, a não ser arranjar formas de o obrigar a estudar, e isso a Escola (mas não o professor individualmente) já pode fazer.

Edson Jr escreveu:Mas os pedagogos vão dizer: "Ah, não foi porque ele quis, você precisa vê-lo dentro de um contexto histórico-social". "Se fizer isso verá que existem muitas razões para o aluno ter tido tão-fraco desempenho."

O Essa babaquice é realmente uma babaquice. Isso não é problema da Escola. Pode ser problema dos pais, do governo, sei lá. Da escola não! Muito menos do professor!

Não é uma babaquice.

Edson, acho que estás a confundir dois conceitos:
- a função do professor enquanto profissional individual
- a função da Escola - que engloba os professores, mas não se esgota neles.

A Escola pode tomar diversas medidas para auxiliar alunos com dificuldades, algumas dessas medidas envolvem a colaboração de professores, o que não implica que os professor devam baixar o nível das suas aulas.

-como por exemplo aulas de apoio e tantas outras estratégias que aplicadas de forma contínua e generalizada, podem realmente ajudar um aluno a evoluir.

Não suporto essa postura "os fracos que se fodam, ou os que não sabem nadar merecem afogar-se".

Muitos professores não se envolvem na Escola. Preparam as suas aulas mediante o nível científico elevado e lá vão eles. Quem passar passou que não passou passasse. - este parece ser o tipo que defendes.

Eu realmente prefiro aquele professor que pensa "mas porque é que não passou?" e tenta fazer com que ele passe - não é facilitar, não. É levar todos os alunos a sério e não apenas aqueles que são bons.
Afinal, a ideia suporto da Escola para Todos é Oportunidades para todos, e não só para alguns.

Edson Jr escreveu:
O que a Escola pode fazer é o de acionar o responsável, apontando os problemas e dificuldades do aluno. Poderia até mesmo haver um psicólogo(a) em cada escola com essa função.

O que não pode é diminuir a qualidade do ensino por causa disso. É um contrasenso. Um absurdo sem tamanho!

Essa tentativa de querer atribuir funções loucas para a Escola dá no que dá. O Ensino fica essa porcaria!

A Escola pode e deve fazer muito mais do que isso. Não é por acaso que os melhores resultados vêm de escolas em que a maioria dos professores são exigentes E envolvidos com os seus alunos.

Mais uma vez confundes professor com Escola, eles não são sinónimos. As suas funções não são as mesmas, nem as suas responsabilidades.
Editado pela última vez por clara campos em 13 Jul 2007, 16:50, em um total de 1 vez.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

(Edson, fica meio confuso perceber se estás a discutir ideologia política ou pedagogia...)
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Normalmente os professores mais chatos são os que tentam fazer tudo isso que a Clara está falando!

Desisto!

Tenho mais o que fazer na vida!

Apocaliptica

E eu acho que estão a falar de 2 propostas perfeitamente compartilháveis, mas levando o diálogo a ponta de faca...

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Apocaliptica escreveu:E eu acho que estão a falar de 2 propostas perfeitamente compartilháveis, mas levando o diálogo a ponta de faca...

É que hoje devo estar com TPM! :emoticon16:

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Apocaliptica escreveu:E eu acho que estão a falar de 2 propostas perfeitamente compartilháveis, mas levando o diálogo a ponta de faca...

O que me incomoda, Apo...é que não disse nada de diferente da Clara, porém ela coloca seus argumentos como se fosse contrária aos meus ou como se eu tivesse dito alguma coisa diferente dela.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

clara campos escreveu:(Edson, fica meio confuso perceber se estás a discutir ideologia política ou pedagogia...)

Clara;

O que estou criticando é que a pedagogia está totalmente contaminada pela ideologia marxista.

E isso é lamentável, pois o Brasil é um país capitalista!

Apocaliptica

Talvez seja hora de fechar o assunto...alguns detalhes divergentes de postura frente à questão são normais, mas o que havia para ser dito já o foi, mas vocês que sabem. E não se irrite, foruns de Internet são apenas isto que são. O problema real está lá fora...

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Apocaliptica escreveu:Talvez seja hora de fechar o assunto...alguns detalhes divergentes de postura frente à questão são normais, mas o que havia para ser dito já o foi, mas vocês que sabem. E não se irrite, foruns de Internet são apenas isto que são. O problema real está lá fora...

:emoticon4:

André

Mensagem por André »

Apocaliptica escreveu:Talvez seja hora de fechar o assunto...alguns detalhes divergentes de postura frente à questão são normais, mas o que havia para ser dito já o foi, mas vocês que sabem. E não se irrite, foruns de Internet são apenas isto que são. O problema real está lá fora...

Taí algo que concordamos.
:emoticon16:

Talvez a única dúvida que me falta é algo a perguntar ao Edson.

André

Mensagem por André »

Edson Jr escreveu:
clara campos escreveu:(Edson, fica meio confuso perceber se estás a discutir ideologia política ou pedagogia...)

Clara;

O que estou criticando é que a pedagogia está totalmente contaminada pela ideologia marxista.

E isso é lamentável, pois o Brasil é um país capitalista!

O importante é que o Brasil é democrático, não o suficiente pro meu gosto e com muito mais problemas no sistema político do que gostaria, mas pelo menos temos liberdade de pensamento.

Inclusive de sermos marxistas, socialistas, ....

A dúvida que permanece é relativa a pergunta que fiz.

O que vc diria a um aluno marxista, ou socialista? Que dissesse algo do tipo "O livre mercado por si só é incapaz de produzir justiça social, para isso, uma sociedade altamente democratizada, deve regular, mercado e iniciativa privada, a fim de socializar as riquezas, especialmente no que tange os meios de produção". Diria o que a esse aluno?

Esse que em sala demonstra ser de esquerda.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

André escreveu:O que vc diria a um aluno marxista, ou socialista? Que dissesse algo do tipo "O livre mercado por si só é incapaz de produzir justiça social, para isso, uma sociedade altamente democratizada, deve regular, mercado e iniciativa privada, a fim de socializar as riquezas, especialmente no que tange os meios de produção". Diria o que a esse aluno?

Olá André!

Depende do contexto. Sou professor de Matemática. Nem falo sobre política em sala de aula.

Qual contexto você se refere?

Trancado