Márcio escreveu:Em tempo.
Às vezes vou ao quarto de minha mãe, está ela lá por meses e meses, deitada, não se move, quase nada fala, talvez um gemido, uma palavra que quase nunca compreendo, na verdade parou de falar agora. O olhar, quando raramente está num estado que eu diria semiconsciente, se perde no nada do teto branco, olha prá mim e não me vê mais; parece hoje uma ''coisinha'' que se pode rolar prá lá e prá cá, com uma sonda de alimentação enfiada no nariz, uma aceitação plena do mundinho que se tornou sua mente destruída pela doença de Parkinson e mais umas outras tantas decorrentes da própria idade avançada.
Não houve fé escandalosa, não houve apelos, nada, nem reclamos, apenas uma complacente aceitação do inevitável. Pouco à pouco foi-se apagando, desligando.
O mundo dela se fechou, se tornou pequenino, quase tudo se foi, acho que não é mais minha mãe, ou é apenas uma amostra muito diminuta da grandeza que ela já foi um dia.
E o que me resta é aceitar também, até o fim. Só isso.
Bem pessoal!
Acho que temos, ainda que de forma muito limitada, um certo grau de interação e empatia por aqui, o que me faz pensar que muitos de nós (os que não se conhecem pessoalmente, principalmente) poderíam ser excelentes amigos se tivessem oportunidade, ainda que eu não concorde com muitos posicionamentos e atitudes de alguns, eu prezo à todos.
Gostaria então de partilhar com vocês um evento de minha vida que foi ao mesmo tempo, doloroso e um alívio.
Dor pela perda, alívio pelo fim de um sofrimento injusto.
Bom, minha mãe faleceu, finalmente terminou sua jornada, suas ações, que creio terem sido responsáveis por muitos outros eventos na vida de muitas outras pessoas ao longo dos 85 anos de sua existência, assim como cada um de nós, ela participou da construção do nosso mundo.
No dia 12 de julho de 2007, terminou a caminhada de Olinda a minha mãe.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!