Sam Harris - Ateísmo e regimes totalitários do Século XX

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Azathoth

Sam Harris - Ateísmo e regimes totalitários do Século XX

Mensagem por Azathoth »

Imagem

Excerto traduzido por mim de A Letter To A Christian Nation.

O Acauan já escreveu um texto a respeito do tema.

...

(...)

Cristãos como você invariavelmente declaram que monstros como Adolf Hitler, Joseph Stalin, Mao Zedong, Pol Pot e Kim Il Sung nasceram do útero do ateísmo. Apesar de ser verdade que esses homens foram algumas vezes inimigos da religião organizada, eles não são exatamente racionais. Na verdade, seus pronunciamentos públicos foram freqüentemente insanos em assuntos como raça, economia, identidade nacional, a marcha da história e os perigos morais do intelectualismo.

O problema desses tiranos não é que eles rejeitaram o dogma da religião e sim que eles abraçaram outros mitos auto-destrutivos. Muitos se tornaram o centro de um culto de personalidade quasi-religioso, exigindo o uso contínuo da propaganda para sua manutenção. Existe uma diferença entre propaganda e a disseminação honesta de informação que nós (geralmente) esperamos de uma democracia liberal*. Tiranos que orquestram genocídios ou que comodamente presidiam sobre a fome de seu próprio povo também tendem a ser homens profundamente idiossincráticos, não campeãos da razão. Kim Il Sung, por exemplo, exigia que suas camas em suas várias moradas fossem enchidas com as penas mais macias imagináveis. Quais são as penas mais macias imagináveis? Elas aparentemente vêm do queixo de pardais. Setecentos mil pardais foram necessários para encher um único travesseiro. Dada a profundidade de suas preocupações esotéricos, nós podemos imaginar quão racional um homem como Kim Il Sung realmente foi...

Considere o Holocausto: o anti-semitismo que construiu os campos de extermínio Nazistas foram uma herança direta da Cristandade medieval. Por séculos, cristãos europeus consideravam os judeus como a pior espécie de hereges e atribuíram todo mal social à sua presença contínua entre os fiéis. Apesar do ódio aos judeus na Alemanha ter se expressado predominantemente de forma secular, suas raízes eram religiosas e a demonização religiosa explícita dos judeus na Europa continuou no período. O próprio Vaticano perpetuou o mito do Libelo de Sangue em seus jornais até 1914. E tanto Igrejas católicas quanto protestantes possuem um registro vergonhoso de cumplicidade com o genocídio Nazista.

Auschwitz, os gulags Soviéticos e os campos de extermínio do Camboja não são exemplos do que acontece a pessoas quanto elas se tornam racionais demais. Pelo contrário, esses horrores testemunham quanto aos perigos do dogmatismo racial e político.

(...)

*liberal no sentido 'esquerdista' do termo

Vertigo

Re.: Sam Harris - Ateísmo e regimes totalitários do Século X

Mensagem por Vertigo »

Um racionalista extremo ao avistar uma mulher grávida:

"Os bons costumes proibem o sexo em público, explicitamente ou nao. Uma mulher grávida é como um anúncio que diz quando fez sexo. As mulheres grávidas nao deveriam sair ás ruas por onde passam crianças, que nao precisam de ver o anuncio de que tais mulheres fizeram sexo..."

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Isto me lembra minha madrinha extremamente moralista, machista e religiosa( ex-madrinha, eu a excomunguei) quando fiquei grávida. Como eu não tinha casado nem no civil nem na ICAR, ela tentou esconder a minha "situação" da família e amigos, se postando na minha frente quando a barriga começou a crescer maravilhosamente.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Vertigo

Mensagem por Vertigo »

A tua madrinha (ex) é extremamente racional. Deveria ser convidada para fazer parte de sociedades racionalistas...

DIG
Gênero: Masculino

Mensagem por DIG »

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

O livro em pdf de Sam Harris pode ser encontrado no site http://www.4shared.com
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Imagem
:emoticon16:
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Manuel tem algum problema no seu msn.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Apocaliptica

Re: Re.: Sam Harris - Ateísmo e regimes totalitários do Sécu

Mensagem por Apocaliptica »

Vertigo escreveu:A tua madrinha (ex) é extremamente racional. Deveria ser convidada para fazer parte de sociedades racionalistas...

É um poço de amargura, isto sim...nada de racional.

Mas vou arranjar uma sociedade para ela...a TFP.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Res Cogitans escreveu:Manuel tem algum problema no seu msn.

?

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Up para discutir o texto.
Imagem

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Up por conta das questões levantadas recentemente pelo emmmcri.
Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Os raios dos radicalismos e fanatismos são problemas dos maiores da humanidade, tudo se resume a falta de bom senso de todos os lados, falta de equilíbrio ,falta de reflexão .
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Hades

Mensagem por Hades »

O problema é que segundo o Filósofo e actor Sam Ben Stiller Harris, os moderados religiosos... abrem caminho aos fanáticos.

Já os fanáticos ateus, o máximo que fazem é lutar por uma sociedade secular... tentando em tribunais... que coisas como placas com os 10 mandamentos estejam fora de tribunais, escolas e outros locais publicos, etc. Curiosamente, um dos argumentos é que o secularismo protege a liberdade religiosa, ao contrário do talibanismo...

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Up por conta das questões levantadas recentemente pelo docdeoz.
Imagem

Judas

Mensagem por Judas »

Azathoth escreveu:Up por conta das questões levantadas recentemente pelo docdeoz.

up

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Up por que o sistema que eu estava trabalhando saiu do ar e não tenho nada melhor para fazer... :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Shanaista

Mensagem por Shanaista »

upando por upar...

Loki

Mensagem por Loki »

up porque sim e porque o docdeoz é um chato...

Loki

Mensagem por Loki »

e também porque este tópico tem 3 nicks meus... :emoticon16:

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Loki escreveu:up porque sim e porque o docdeoz é um chato...

Será que o Doc não tem razão?

Gradualismo e Preconceito

Como acentuam varios outros ensaios, defendendo a posicao de que a ciencia nao e uma maquina objetiva e dirigida para verdade, mas uma atividade quintessencialmente humana, afetada por paixoes, esperanca e preconceitos culturais. Tradicoes culturais de pensamento influenciam fortemente as teorias cientificas, dirigindo com frequencia as linhas de especulacao, em especial (como neste caso) quando virtualmente não existem informacoes para constranger a imaginacao ou preconceito. No meu proprio trabalho (ver os ensaios 17 e 8) fiquei muito impressionado pela poderosa e infeliz influencia que o gradualismo exerceu sobre a paleontologia por meio do velho mote natura non facit saltum (a natureza nao da saltos). O gradualismo, a ideia de que toda a mudanca deve ser suave, lenta e continua, nunca foi lido a partir das rochas. Constituiu um preconceito cultural comum, em parte uma resposta do liberalismo do sec. XIX a um mundo em revolucao. Mas continua a colorir nossa supostamente objetiva interpretacao da historia da vida.

Polegar do Panda, p. 202- Stephen Jay Gould

Quando colocaram que o dilúvio coincidia com a feitura das pirâmides, eu disse- não sei, vou estudar, mas há alguns questionamentos...

Alguém disse nesse fórum- EU NÃO SEI...? :emoticon19:
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Loki

Mensagem por Loki »

Puta madre.... o que eu disse lá no outro tópico demostra que eu tenho razão...

Loki

Mensagem por Loki »

Eu nem devia dizer nada depois daquele teu tópico infeliz (para não dizer nojento). Devias ficar a pregar para as paredes.

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Loki escreveu:Eu nem devia dizer nada depois daquele teu tópico infeliz (para não dizer nojento). Devias ficar a pregar para as paredes.

Sejas mais específico... :emoticon19: Não sou adivinho...

É evidente que provei que tudo pode ser distorcido de acordo com o preconceito de cada um e a crença de cada um é uma questão de conciência e de conveniência, e não de ciência...

Processo esse nem sempre agradável, diga-se de passagem...

Ouvir as besteiras do ASdízimo, que estou falando m... (conforme o Jack) e ser chamado "Docudeus" requer uma certa paciência...

Mas, em hipótese alguma quis ser ofensivo. Se fui:

http://foroadventista.com/index.php/top ... l#msg14192

Paz!
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Loki

Mensagem por Loki »

É o tópico a seguir. E depois daquele tópico sobre o electron... não sei... deves estar com o neurónio sobrecarregados

Trancado