Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Congonhas

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Tulio
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Re: Re.: Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Co

Mensagem por Tulio »

Apocaliptica escreveu:A bruxa tá solta...o Santos Dummont também teve um incêndio hoje e está fechado.

Ontem aquele outro avião da Pantanal derrapou em Congonhas.


É o caos aéreo no qual o governo do mula afundou o país. :emoticon2:
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emmmcri
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Re: Re.: Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Co

Mensagem por emmmcri »

Tulio escreveu:Vamos ver se o molusco maldito pega vergonha na cara e resolve o caos aéreo. :emoticon2:


Pois é ... Tem que acontecer uma tragédia deste tamanho e já anunciada, para os caras resolverem o problema.
Que absurdo !!
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
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Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
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Tulio
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Re: Re.: Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Co

Mensagem por Tulio »

Apocaliptica escreveu:Depois de gastar milhões numa reforma...prá quê?


Boa pergunta para a infraero.
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Tulio
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Re: Re.: Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Co

Mensagem por Tulio »

Apocaliptica escreveu:Seria assim o maior acidente aéreo da avião brasileira...e assim vamos batendo recordes...por PURA INCOMPETÊNCIA DESTES GOVERNOS QUE SÓ SABEM TORRAR DINHEIRO!!!!

Agora o Lula quer uma reunião URGENTE! Prá quê? Esquecer as vaias e falar da desgraça alheia? Do país que ele não admite que falem mal?

Desgraçado!


É UM FILHO DA PUTA! :emoticon2:
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Fedidovisk
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Re: Re.: Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Co

Mensagem por Fedidovisk »

Johnny escreveu:
Ferreira_br escreveu:Com tanto deputado ruim, tinha de morrer logo o Julio Redecker!


É que os outros (ruins) tem que ficar aqui para serem punidos pela justiça divina...


Vai saber se o que morreu não está cumprindo karma, e seu destino é mais forte que suas ações em terra, ainda como bom deputado...


Mas para quem não sabia o que é transferência de responsabilidade, não será por falta de oportunidade que não irão presenciar...

O que eu fico puto com esse governo não é só a inconmpetência, é a forma como ele lida com ela... cinismo, arrogância...

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Tulio
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Re: Re.: Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Co

Mensagem por Tulio »

Fedidovisk escreveu:
Johnny escreveu:
Ferreira_br escreveu:Com tanto deputado ruim, tinha de morrer logo o Julio Redecker!


É que os outros (ruins) tem que ficar aqui para serem punidos pela justiça divina...


Vai saber se o que morreu não está cumprindo karma, e seu destino é mais forte que suas ações em terra, ainda como bom deputado...


Mas para quem não sabia o que é transferência de responsabilidade, não será por falta de oportunidade que não irão presenciar...

O que eu fico puto com esse governo não é só a inconmpetência, é a forma como ele lida com ela... cinismo, arrogância...


Esse é o (des)governo em que uma ministra com a cara mais safada do mundo diz RELAXA E GOZA para o caos aéreo. :emoticon2:
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Apocaliptica

Re.: Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Congon

Mensagem por Apocaliptica »

Perdi 2 grandes amigos e ex colegas de trabalho....João Brito e José Luiz...amigos e colegas do mercado publicitário.
O primeiro e a esposa, moramos ao mesmo tempo em SP, em 1991. Agora tinha 2 filhas gêmeas, pequenas. O João foi ao hospital quando minha filha nasceu.
O segundo era Gerente Comercial de um dos núcleos comercias da RBSTV quando trabalhei lá e era um ótimo colega. Casado e não sei se 1 ou 2 filhos.
Perdemos aqui no sul alguns empresários competentes neste acidente.
Morreu também o headhunter ( do Grupo Hospital Mãe de Deus ) que contratou meu marido para uma das diretorias faz menos de 1 mês.

País de irresponsáveis!!!!

Enquanto isto, minha melhor amiga de infância morre de câncer numa maca imunda do SUS num corredor infecto da Santa Casa de Misericórdia... :emoticon8: :emoticon8: :emoticon8:

É muita dor.

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Fernando Silva
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Re.: Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Congon

Mensagem por Fernando Silva »

O Airbus precisa de 2km de pista para parar (pelo menos). Ela só tem 1,9km. Estavam fazendo milagres esse tempo todo.
Aquela pista foi feita, no máximo, para os antigos Electra, que nunca sofreram um acidente.
A do Santos Dumont, no Rio, também é curtíssima (sem falar que é preciso decolar em curva para não bater em cheio no Pão de Açúcar).

Apocaliptica

Re.: Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Congon

Mensagem por Apocaliptica »

Neste país, é assim, depois que o sapato aperta bastante, corta-se o bico para os dedos saírem para fora.

É o modus operandi.

Apocaliptica

Re: Re.: Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Co

Mensagem por Apocaliptica »

Fernando Silva escreveu:O Airbus precisa de 2km de pista para parar (pelo menos). Ela só tem 1,9km. Estavam fazendo milagres esse tempo todo.
Aquela pista foi feita, no máximo, para os antigos Electra, que nunca sofreram um acidente.
A do Santos Dumont, no Rio, também é curtíssima (sem falar que é preciso decolar em curva para não bater em cheio no Pão de Açúcar).


Fernando, a última vez que estive em São Paulo, quando decolei com um Airbus, senti que a pista estava acabando, o avião estava pesado demais e nada de decolar...falei à pessoa que estava do meu lado: bah...não sai do chão e a pista tá acabando...
Fiquei em pânico por 2 segundos. Colado na cabeceira, naquelas marcas preto e branco, ele conseguiu sair do chão.
Fiquei abismada com a falta de margem de segurança...

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SickBoy
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Mensagem por SickBoy »

Piloto da TAM acelerou quando já estava na pista, dizem autoridades


Autoridades que investigam o acidente com o avião da TAM afirmaram ao G1 que o piloto, por algum motivo ainda não esclarecido, acelerou a aeronave depois de já ter tocado com os pneus na pista de Congonhas durante o pouso.

Essa primeira análise do acidente pelos órgãos de governo, ainda preliminar, foi feita após a coleta de imagens do aeroporto (com filmagens da pista principal), de informações de operadores da torre de controle e de dados fornecidos por pilotos de outras aeronaves.

Ao G1, fontes do governo disseram que o avião iniciou seu pouso de maneira correta, tocando no solo de Congonhas antes da marca 1.000 -aquela pintura com faixas brancas na pista que parece uma enorme faixa de pedestres.

A marca fica a 1.000 pés (cerca de 330 metros) da cabeceira da pista. A pista tem 1.940 metros.

Se o avião tocar o solo antes ou em cima da marca, esse é um dos primeiros indícios para o piloto de que ele iniciou corretamente seu procedimento de pouso. Se o avião tocar o solo após a marca 1.000, pode ser recomendável que o piloto arremeta -tente acelerar e levantar vôo novamente.

Um outro fator que reforça a tese de um início de pouso normal é o fato de a torre de controle de Congonhas ter permitido a decolagem de outro avião segundos depois de o vôo da TAM ter tocado na pista.

As informações que as fontes do G1 obtiveram indicam que o avião voltou a acelerar em um momento em que ele já estava desacelerando, bem avançado na pista de Congonhas. Para eles, isso indica que o piloto tentou arremeter. Não está descartada, no entanto, alguma falha técnica que tenha feito o avião acelerar sem que fosse essa a vontade do piloto. Ou ainda que o piloto tenha tentado algum outro procedimento.

Mas, quando o piloto tentou essa manobra (ou a aeronave acelerou involuntariamente), o avião já estava avançado na pista de Congonhas -uma pista considerada curta, principalmente em dias chuvosos, em que se faz necessário um maior espaço para a frenagem completa da aeronave.

Teria sido, portanto, uma manobra arriscada -mas não necessariamente impossível. Ou uma falha no equipamento que levou a aeronave a acelerar inexplicavelmente.


http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0 ... 05,00.html




já encontraram a caixa preta?

Apocaliptica

Re.: Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Congon

Mensagem por Apocaliptica »

Ué ...quem sabe foi porque a pista é pequena e ele viu que não ia parar e precisou arremeter? Só não se sabe porque ele virou à esquerda...

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SickBoy
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Re.: Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Congon

Mensagem por SickBoy »

Possíveis causas

Três mecanismos principais são os responsáveis pela diminuição segura da velocidade do avião ao longo do procedimento de aterrissagem.

O primeiro deles envolve os chamados flapes, extensões das asas que ficam unidas a elas por articulações e ajudam a aumentar a resistência do ar ao avião. Com isso, a aeronave começa a voar progressivamente mais devagar e mais baixo.

A segunda medida adotada para reduzir a velocidade é o uso do reverso -a força do motor do avião é redirecionada no sentido contrário ao do movimento original, como se a aeronave, ao se deslocar para a frente, tivesse sido presa a um elástico que a puxa para trás. Esse procedimento é adotado após o avião tocar o chão com as rodas.

Finalmente, há a frenagem propriamente dita, também acionada depois que o avião toca o solo. Nessa fase é que entra a ação do "grooving", as ranhuras no asfalto da pista. Elas aumentam o atrito entre as rodas do avião e o solo, diminuindo o risco de aquaplanagem, e também ajudam no escoamento da água para fora da pista em situações de chuva.

Ranhuras no asfalto

Após o acidente, especialistas em aviação levantaram a hipótese de a falta de ranhuras na pista de Congonhas (recém-reformada) ter contribuído para o acidente -já que chovia no momento do pouso do avião da TAM.

Mas analistas disseram ao G1 que só a falta de ranhuras dificilmente teria causado um acidente destas proporções. De acordo com o cronograma de obras, o governo federal deve instalar os "groovings" nas próximas semanas.

Água na pista

A real condição da pista de Congonhas também levantou dúvidas junto aos especialistas. O freqüente fechamento de Congonhas por causa de lâminas de água na pista e o deslizamento de um avião na segunda-feira, apenas um dia antes do acidente com a TAM, foram apontados como sinal de que a reforma do aeroporto foi entregue incompleta.

Fontes do governo federal, no entanto, argumentam que não choveu tanto em São Paulo na terça-feira. E que o nível da água na pista não passou do limite permitido -de 3 milímetros.

Curva à esquerda

Outro fato que intriga os investigadores é a curva que o avião fez para a esquerda, após percorrer centenas de metros na pista reta de Congonhas. Ao G1, um piloto que trabalha diariamente em Congonhas disse acreditar que o comandante do vôo da TAM tentou dar um cavalo-de-pau para reduzir a velocidade da aeronave e minimizar o impacto -e teria, com isso, escorregado para a esquerda.

O governador de São Paulo, José Serra, disse ontem que a última frase ouvida na cabine dos pilotos do vôo JJ 3054 da TAM para a torre de controle foi “vira, vira, vira”.

Para investigadores ligados à Aeronáutica, a possível manobra do piloto pode ter sido motivada pela visão que ele teve de prédios ao final da pista de Congonhas. Ou então porque ele verificou algum travamento no reverso ou no freio motor hidráulico.


Tanto o governo federal quanto o de São Paulo decretaram luto oficial por causa do acidente com o avião da TAM.





acho que o pior mesmo não é nem a questão da falta de ranhuras. arrisco dizer que pouquíssimos aeroportos no Brasil devem ter pistas adequadas. o pior mesmo é a localização e a falta de espaço no aeroporto, onde qualquer falha humana/mecânica/estrutural já faz com que o avião se espatife nos prédios

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SickBoy
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Re: Re.: Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Co

Mensagem por SickBoy »

Apocaliptica escreveu:Ué ...quem sabe foi porque a pista é pequena e ele viu que não ia parar e precisou arremeter? Só não se sabe porque ele virou à esquerda...


aí que está, se ele iniciou o pouso antes da "margem de segurança", o procedimento estaria correto e não teria porque arremeter. a pista é curta, mas 600 aviões passam por lá todos os dias.

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Johnny
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Re.: Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Congon

Mensagem por Johnny »

O mais engraçado é que ninguém aqui disse nada sobre o governo que não impediu isso que é o de Alckmin e Serra. Porque estes ilustres e inatingíveis não fizeram como o governador de MG que proibiu o uso do aeroporto por não estar em condições? Porque não botam a cara para bater e mostram quem foram as empresas que fizeram as reformas e quem as contratou?

Mas é mais fácil misturar o acidente de anos atrás com o dos controladores (que ainda não está explicado) e mais esse e juntar tudo num saco só. Maravilha...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

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Apocaliptica

Re.: Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Congon

Mensagem por Apocaliptica »

Para quem está acostumado a voar sabe que os 3 procedimentos acima são de praxe e rotina observá-los acontecendo exatamente nesta ordem. Mas várias coisas podem alterar a eficácia do conjunto citado.

Uma delas são as condições climáticas. Uma aproximação da pista com ventos ou chuva complica, pois interfere na estabilização da aeronave e em sua redução de velocidade ainda no ar, visto que não existe freio em vôo, apenas redução de velocidade, através de um jogo entre menos aceleração e uso de flapes, até que a velocidade mantenha a cabide descendo a ponto de chegar no início da pista e conseguir pousar ( cair, porque na verdade o avião perde a sustentação e cai ), numa velocidade em que seja possível começar a reversão e, depois daquele empuxo - que quem vôa conhece bem -, começar a frenagem. Nesta hora, a pista molhada , sem ranhuras e ainda por cima, pequena, faz toda a diferença.

A pista de Congonhas não foi feita para o pouso de grandes jatos. Isto é evidente. É do tempo dos Electra, que encerraram sua carreira grandiosa depois de décadas naquele aeroporto.

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SickBoy
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Re: Re.: Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Co

Mensagem por SickBoy »

Johnny escreveu:O mais engraçado é que ninguém aqui disse nada sobre o governo que não impediu isso que é o de Alckmin e Serra. Porque estes ilustres e inatingíveis não fizeram como o governador de MG que proibiu o uso do aeroporto por não estar em condições? Porque não botam a cara para bater e mostram quem foram as empresas que fizeram as reformas e quem as contratou?

Mas é mais fácil misturar o acidente de anos atrás com o dos controladores (que ainda não está explicado) e mais esse e juntar tudo num saco só. Maravilha...



eu achei que ia demorar para darem um tom político à tragédia. mas a cara de pau está tão grande que nem precisa mais disso. "OBA, UMA TRAGÉDIA, UHUU, VOU ESCREVER SOBRE ISSO NA MINHA COLUNA POLÍTICA"

Apocaliptica

Re: Re.: Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Co

Mensagem por Apocaliptica »

Johnny escreveu:O mais engraçado é que ninguém aqui disse nada sobre o governo que não impediu isso que é o de Alckmin e Serra. Porque estes ilustres e inatingíveis não fizeram como o governador de MG que proibiu o uso do aeroporto por não estar em condições? Porque não botam a cara para bater e mostram quem foram as empresas que fizeram as reformas e quem as contratou?

Mas é mais fácil misturar o acidente de anos atrás com o dos controladores (que ainda não está explicado) e mais esse e juntar tudo num saco só. Maravilha...


Johnny, TODOS SÃO SAFADOS! Mas a Ministra não mandou relaxar e gozar? Então tá, todo mundo relaxa. Evidente que o país todo tem gente podre de todos os partidos. Mas temos um Presidente lá! Um cara que foi vaiado e calado e ainda disse que a assessoria dele não disse nada e ele não sabia o porquê daquilo. O cara é um idiota manipulado.

Tem que misturar tudo, pior é ficar olhando coisa por coisa e esquecer no outro dia. A história é uma só. E mostra a incompetência e a falta de respeito com todos os cidadãos e seres humanos deste país.


Apocaliptica

Re: Re.: Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Co

Mensagem por Apocaliptica »

SickBoy escreveu:
Apocaliptica escreveu:Ué ...quem sabe foi porque a pista é pequena e ele viu que não ia parar e precisou arremeter? Só não se sabe porque ele virou à esquerda...


aí que está, se ele iniciou o pouso antes da "margem de segurança", o procedimento estaria correto e não teria porque arremeter. a pista é curta, mas 600 aviões passam por lá todos os dias.


Leia meu post. Já passei maus bocados ali naquela pista.

Se não há mais acidentes lá, é por mérito absoluto de pilotos que seguram as manobras no osso do peito, meu filho. Aquilo ali é foda. Mas um avião não ficou com o nariz pendurado na avenida estes tampo lá? Ficou. Ante-ontem o Pantanal tb saiu da pista.

E quando fecharam várias vezes por causa chuva? Se tivesse espaço na pista, não teriam medo. Já pousei várias vezes abaixo de chuva em outros aeroportos, mas tem pista de sobra para fazer isto. Ali não dá.

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SickBoy
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Re: Re.: Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Co

Mensagem por SickBoy »

Apocaliptica escreveu:Para quem está acostumado a voar sabe que os 3 procedimentos acima são de praxe e rotina observá-los acontecendo exatamente nesta ordem. Mas várias coisas podem alterar a eficácia do conjunto citado.


isso eu não estou. só fiz um ida e volta pra brasília com o cu na mão :emoticon16:


Uma delas são as condições climáticas. Uma aproximação da pista com ventos ou chuva complica, pois interfere na estabilização da aeronave e em sua redução de velocidade ainda no ar, visto que não existe freio em vôo, apenas redução de velocidade, através de um jogo entre menos aceleração e uso de flapes, até que a velocidade mantenha a cabide descendo a ponto de chegar no início da pista e conseguir pousar ( cair, porque na verdade o avião perde a sustentação e cai ), numa velocidade em que seja possível começar a reversão e, depois daquele empuxo - que quem vôa conhece bem -, começar a frenagem. Nesta hora, a pista molhada , sem ranhuras e ainda por cima, pequena, faz toda a diferença.


legal o texto fechar com "nessa hora a pista molhada faz toda a diferença". não está mesmo querendo conduzir o racicíonio :emoticon12:

bem, uma das coisas que fala na matéria é que não choveu forte em são paulo. do tipo de chuva que torna as condições de pouso inviáveis, ou que pode formar poças na pista


A pista de Congonhas não foi feita para o pouso de grandes jatos. Isto é evidente. É do tempo dos Electra, que encerraram sua carreira grandiosa depois de décadas naquele aeroporto.


nisso eu concordo.

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Johnny
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Re.: Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Congon

Mensagem por Johnny »

Apo, isso não explica porque os maiores responsáveis que foram os governadores não terem tomado as devidas providencias. Só agora vem com a estorinha de mudar o aeroporto de local. Mas dái vai ter que enfrentar os lobistas e o comércio que se empaturrou de lucro lá. Mas de qualquer forma as empresas de construção poderão tirar sua lascona. Na eminencia do aeroporto sair de lá, aquela região irá ter uma mega valorização que irá se perder de vista. Quem tiver grana para comprar hoje, não irá se arrepender...
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Apocaliptica

Re.: Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Congon

Mensagem por Apocaliptica »

Muita gente fala nisso há anos, Johnny. Mas faltava responsabilidade e peito para fechar aquilo lá. Mas para gastar milhões numa reforma inútil precisou o acidente do ano passado. Mesmo assim , fizeram pela metade.

O povo que mora ali no Campo Belo vive o inferno dia e noite. Já esqueceram do Fokker 100 que caiu nas casas aquela vez?

Tem que fechar aquela droga. Encerrar este assunto. Constrói um shopping no lugar. Pronto.

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Acauan
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Mensagem por Acauan »

São Paulo dormiu chocada e acordou triste.

Não é uma frase de efeito.
Hoje é um dia de tristeza para a Grande Cidade.
A mesma que a tantos pode parecer insensível revela seu sentimento nesta hora, mesmo que sem comparação com o pesar daqueles que perderam entes queridos.

Um dia que amanheceu nublado, frio e chuvoso, típico daqui nesta época do ano, assume um outro significado, como se o próprio tempo reproduzisse o clima que se instalou em nós.

Foi em nossa cidade.
Nosso aeroporto.
Onde recebemos as pessoas que vêm para trabalhar, as quais, do nosso modo por vezes estranho e incompreensível, queremos que levem uma boa impressão do que temos de grande, rápido e eficiente.

Ontem falhamos em tudo.
A Grande, rápida e eficiente cidade fracassou no cuidado do mais importante.
E muitos morreram.

São Paulo se tornou pequena e triste.

Faremos melhor amanhã. É o nosso espírito.
Mas hoje será para sempre um dia nublado em nossa memória.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apocaliptica

Re: Re.: Avião da TAM perde controle e atinge depósito em Co

Mensagem por Apocaliptica »

SickBoy escreveu:
Apocaliptica escreveu:Para quem está acostumado a voar sabe que os 3 procedimentos acima são de praxe e rotina observá-los acontecendo exatamente nesta ordem. Mas várias coisas podem alterar a eficácia do conjunto citado.


isso eu não estou. só fiz um ida e volta pra brasília com o cu na mão :emoticon16:


ahuhauahauh Tadinho. Já senti muito medo tb, a primeira vez foi a pior. SP- Porto Alegre, mas saí de Guarulhos.




Uma delas são as condições climáticas. Uma aproximação da pista com ventos ou chuva complica, pois interfere na estabilização da aeronave e em sua redução de velocidade ainda no ar, visto que não existe freio em vôo, apenas redução de velocidade, através de um jogo entre menos aceleração e uso de flapes, até que a velocidade mantenha a cabide descendo a ponto de chegar no início da pista e conseguir pousar ( cair, porque na verdade o avião perde a sustentação e cai ), numa velocidade em que seja possível começar a reversão e, depois daquele empuxo - que quem vôa conhece bem -, começar a frenagem. Nesta hora, a pista molhada , sem ranhuras e ainda por cima, pequena, faz toda a diferença.


legal o texto fechar com "nessa hora a pista molhada faz toda a diferença". não está mesmo querendo conduzir o racicíonio :emoticon12:


Não, querido. Água na pista. Andaram fechando a pista lembra? Combinaram que sempre qua a lâmina de água fosse maior do que 4 ml de água, fechavam para pousos e decolagens...não é brincadeira. É como carro...pista molhada muda toda a condição. Por isto citei a água. E coloquei no final, pois em clima seco já é difícil segurar a cabine de um Airbus ali, imagina com água. Certo?

bem, uma das coisas que fala na matéria é que não choveu forte em são paulo. do tipo de chuva que torna as condições de pouso inviáveis, ou que pode formar poças na pista


Eu não falei de chuva por causa de acidente, Sick! Falei de todas as condições para um pouso!
Editado pela última vez por Apocaliptica em 18 Jul 2007, 16:00, em um total de 1 vez.

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