Ciência e ideologia

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Jeanioz
Gênero: Masculino

Re: Ciência e ideologia

Mensagem por Jeanioz »

docdeoz escreveu:
DIG escreveu:Tipo os "cientistas" criacionistas :emoticon19: ?

Pelo menos eles admitem a ideologia!

OPA!!!!!

Concordamos numa coisa: criacionistas sofrem grande influência da ideologia cristã, e isso tende a desviar o foco das pesquisas (se é que se pode chamar disso...).

docdeoz escreveu:
DIG escreveu:Tipo os "cientistas" criacionistas :emoticon19: ?

Pelo menos eles admitem a ideologia! Vai negar que as UNIVERSIDADES que formam os cientistas não tem IDEOLOGIA?-que cara-de-pau... :emoticon12:

Algumas universidades podem sofrem influência de ideologias, mas essas ideologias afetam de algum modo toda a ciência atual?
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

DIG

Re.: Ciência e ideologia

Mensagem por DIG »

Pobre Doc...ele ainda acha que está abalando :emoticon19:

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

docdeoz escreveu:A ciência é ideológica?

Não.
Alguns cientistas são ideológicos.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

clara campos escreveu:

Não.

Assim também a religião! Só os religiosos são idelógicos!

O fato de você não reconhecerem ou questionarem o ideário ideológico da ciência é simplesmente de pasmar.

É óbvio que tenho literatura suficiente para provar tal ponto, começando pela Ciência, Ideologia e Poder de Pedro Demo...

Decepcionante! :emoticon18:
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

clara campos
Moderadora
Contato:

docdeoz escreveu:
clara campos escreveu:

Não.

O fato de você não reconhecerem ou questionarem o ideário ideológico da ciência é simplesmente de pasmar.

É óbvio que tenho literatura suficiente para provar tal ponto, começando pela Ciência, Ideologia e Poder de Pedro Demo...

Uma ideologia implica obrigatoriamente juízos de valor.
As religiões estão pejadas deles, a ciência vazia.

(isto obviamente se estivermos a falar de ciências exactas)
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

clara campos escreveu:
docdeoz escreveu:
clara campos escreveu:

Não.

Uma ideologia implica obrigatoriamente juízos de valor.

Já estudou fractais? Mesmo as ciências exatas são uma aproximação da realidade. Peça para um engenheiro estudar termodinâmica dos fluidos- é de uma complexidade absurda...

O cientista corre atrás DA GRANA! Não dá para fazer ci^^encia de estômago vazio... :emoticon19:

clara campos
Moderadora
Contato:

docdeoz escreveu:
clara campos escreveu:Uma ideologia implica obrigatoriamente juízos de valor.

Já estudou fractais? Mesmo as ciências exatas são uma aproximação da realidade. Peça para um engenheiro estudar termodinâmica dos fluidos- é de uma complexidade absurda...

O cientista corre atrás DA GRANA! Não dá para fazer ci^^encia de estômago vazio... :emoticon19:

O tempo aí no Brasil está bom?
Hoje cá o céu esteve limpo, e o vento fraco a moderado.

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

docdeoz escreveu:O cientista corre atrás DA GRANA! Não dá para fazer ci^^encia de estômago vazio... :emoticon19:

Mais uma vez você faz uma generalização, e mais uma vez acaba em mais uma asneira.

Há cientistas que correm atrás de grana, mas há também os que se importam mais com novas descobertas do que com dinheiro.

Na minha própria faculdade(PUC-PR) há doutores, como cientistas da computador que lecionam no meu curso por exemplo, que preferem atuar na área de pesquisa na universidade do que trabalhar em empresas privadas, mesmo com as empresas privadas pagando bem melhor.
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Caro Colega

Mensagem por Caro Colega »

DIG escreveu:
Caro Colega escreveu:

... ciência é baseada em fatos e estudo sobre os mesmos, e pouco se importa com as ideologias dos cientistas (inclusive ideologias religiosas)...

Pois é.. A ciência é baseada em fatos. E os cientistas entram com as suas ideologias.

:emoticon14:

Tipo os "cientistas" criacionistas :emoticon19: ?

não, não, colega... vc não entendeu.. eu me referi aquele outro grupo.. os de fé mais forte que a dos cristãos! .. como é que é mesmo? ... se não me falha a memória: os evolucionistas!
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Judas

Re: Re.: Ciência e ideologia

Mensagem por Judas »

Jeanioz escreveu:
aknatom escreveu:Tava achando muito pirado esse bogus mesmo... tinha que ser seguidor do porissocricri...

Isso explica a assinatura discriminatória, arrogante e ignorante.

Ta eplicado mesmo, o porisoupeixe plantou uma semente maldita.

DIG

Mensagem por DIG »

Caro Colega escreveu:
DIG escreveu:
Caro Colega escreveu:

... ciência é baseada em fatos e estudo sobre os mesmos, e pouco se importa com as ideologias dos cientistas (inclusive ideologias religiosas)...

Pois é.. A ciência é baseada em fatos. E os cientistas entram com as suas ideologias.

Tipo os "cientistas" criacionistas :emoticon19: ?

não, não, colega... vc não entendeu.. eu me referi aquele outro grupo.. os de fé mais forte que a dos cristãos! .. como é que é mesmo? ... se não me falha a memória: os evolucionistas!

Mas é 1 cara de pau :emoticon14:

Loki

Mensagem por Loki »

A ciencia é ideologia. Os aviões voam pela força da fé cética.

Loki

Mensagem por Loki »

Apocaliptica escreveu:Pobre doc...tentativas tão vãs...

A ciencia erra, a ciencia corrige. Só a religião é infalível. E alguém já notou que a ciencia do sec. 19 é muito diferente da do sec. 20? Porque será?

Loki

Mensagem por Loki »

Caro Colega escreveu:

O Exemplo perfeito disso é o desacreditado Michael Behe, que é um embaraço para o departamento da sua própria universidade.

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Loki escreveu:

A ciencia erra, a ciencia corrige. Só a religião é infalível. E alguém já notou que a ciencia do sec. 19 é muito diferente da do sec. 20? Porque será?

quanto mais falamos, mais erramos,

Gradualismo e Preconceito

Como acentuam varios outros ensaios, defendendo a posicao de que a ciencia nao e uma maquina objetiva e dirigida para verdade, mas uma atividade quintessencialmente humana, afetada por paixoes, esperanca e preconceitos culturais. Tradicoes culturais de pensamento influenciam fortemente as teorias cientificas, dirigindo com frequencia as linhas de especulacao, em especial (como neste caso) quando virtualmente não existem informacoes para constranger a imaginacao ou preconceito. No meu proprio trabalho (ver os ensaios 17 e 8) fiquei muito impressionado pela poderosa e infeliz influencia que o gradualismo exerceu sobre a paleontologia por meio do velho mote natura non facit saltum (a natureza nao da saltos). O gradualismo, a ideia de que toda a mudanca deve ser suave, lenta e continua, nunca foi lido a partir das rochas. Constituiu um preconceito cultural comum, em parte uma resposta do liberalismo do sec. XIX a um mundo em revolucao. Mas continua a colorir nossa supostamente objetiva interpretacao da historia da vida.

Stephen Jay Gould- Polegar do Panda, p. 202

Que vou falar para vocês? :emoticon5:

Loki

Mensagem por Loki »

docdeoz escreveu:
Loki escreveu:

quanto mais falamos, mais erramos,

Gradualismo e Preconceito

Como acentuam varios outros ensaios, defendendo a posicao de que a ciencia nao e uma maquina objetiva e dirigida para verdade, mas uma atividade quintessencialmente humana, afetada por paixoes, esperanca e preconceitos culturais. Tradicoes culturais de pensamento influenciam fortemente as teorias cientificas, dirigindo com frequencia as linhas de especulacao, em especial (como neste caso) quando virtualmente não existem informacoes para constranger a imaginacao ou preconceito. No meu proprio trabalho (ver os ensaios 17 e 8) fiquei muito impressionado pela poderosa e infeliz influencia que o gradualismo exerceu sobre a paleontologia por meio do velho mote natura non facit saltum (a natureza nao da saltos). O gradualismo, a ideia de que toda a mudanca deve ser suave, lenta e continua, nunca foi lido a partir das rochas. Constituiu um preconceito cultural comum, em parte uma resposta do liberalismo do sec. XIX a um mundo em revolucao. Mas continua a colorir nossa supostamente objetiva interpretacao da historia da vida.

Stephen Jay Gould- Polegar do Panda, p. 202

Que vou falar para vocês? :emoticon5:

http://ucsu.colorado.edu/~theobal/PE.html

Loki

Mensagem por Loki »

De resto se queres saber como o equilibrio pontuado de Gould é compativel com o Darwinismo ortodoxo, também podes ler o "relojoeiro cego" de Dawkins e "A ideia perigosa de Darwin" de Daniel Dennett.

Loki

Mensagem por Loki »

Como esse excerto de Gould mostra, o gradualismo não é na verdade continuo ou constante. Existem periodos de estase seguidos de evolução gradual rápida (em termos geológicos isso significa dezenas de milhares anos). Essa evolução "rápida" acontece em populações pequenas... porque as mutações aí se disseminam mais rapidamente (fácil de ver porquê). Muito antes de Gould, cientistas como Theodosius Dobzhansky ou Ernst Mayr já sabiam disso. O Efeito de evolução rápida tinha até um nome... efeito de gargalo. No livro "O relojoeiro cego" Richard Dawkins ridiculariza a ideia da evolução gradual de ritmo constante. Nenhum evolucionista hoje, e isto há já muito tempo, é gradualista no sentido que Gould costumava criticar. Mas se queres insistir ad infinitum nesse espantalho, docdeoz, uma tática tipica do criacionista desonesto (como se existisse o criacionista honesto), estás á vontade...

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Loki escreveu:Como esse excerto de Gould mostra, o gradualismo não é na verdade continuo ou constante. Existem periodos de estase seguidos de evolução gradual rápida (em termos geológicos isso significa dezenas de milhares anos). Essa evolução "rápida" acontece em populações pequenas... porque as mutações aí se disseminam mais rapidamente (fácil de ver porquê). Muito antes de Gould, cientistas como Theodosius Dobzhansky ou Ernst Mayr já sabiam disso. O Efeito de evolução rápida tinha até um nome... efeito de gargalo. No livro "O relojoeiro cego" Richard Dawkins ridiculariza a ideia da evolução gradual de ritmo constante. Nenhum evolucionista hoje, e isto há já muito tempo, é gradualista no sentido que Gould costumava criticar. Mas se queres insistir ad infinitum nesse espantalho, docdeoz, uma tática tipica do criacionista desonesto (como se existisse o criacionista honesto), estás á vontade...

O ponto era: a ciência é crivada de ideologia... teve uma época que não se aceitavam rupturas...

Quanto ao criacionismo, tenho pontos de vistas novos do Scientific American que demonstram as mudanças de pensamento... A hipótese metabolismo primordial encaixa no que falei com o anátema há dois meses- a sopa primordial parece não ter a fonte de energia necessária para dar continuidade ao processo... :emoticon19:

Loki

Mensagem por Loki »

O ponto é que usaste um espantalho para provar o teu ponto. Pode ter havido um tempo em que os cientistas não davam inportancia devida ao fenomeno do Pontuacionismo. Isso não acontece mais... o que prova que a ciencia seguiu em frente aceitando a crítica de Gould (que não era uma novidade... embora ele tenha entrado em detalhes) e incluindo o equilibrio pontuado na sintese Darwinista. Ou seja, a ciencia pode ser refém momentanea desta ou daquela ideologia... mas tem força para avançar... perante novas evidencias. E é assim que sempre foi e será...

Loki

Mensagem por Loki »

E como tu saltas da evolução para a origem da vida é outro golpe tipico do criacionista tipico. Ninguém sabe como a vida começou. Mas uma vez começada... sabe-se muito bem porque processos evoluiu.

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Loki escreveu:E como tu saltas da evolução para a origem da vida é outro golpe tipico do criacionista tipico. Ninguém sabe como a vida começou. Mas uma vez começada... sabe-se muito bem porque processos evoluiu.

Ora, você misturou ideologia e criacionismo... (completando a idéia-ninguém nunca saberá comoa vida começou!-isso já é aceito!)

Continuando:
A tua ilusão é que a ciência foge a quem a financia... esse é o grande poder da IDEOLOGIA que fez todos esses regimes autoritários preconizados nos tópicos...

O fato de colocar ateus que modificaram o mundo é uma paródia para fazer pensar que ninguém é melhor do que ninguém..

tem crente bom, tem crente ruim, tem ateu bom e ateu ruim... , tem crente inteligente, ateu inteligente, tem crente burro e tem ateu burro...:emoticon19:

Loki

Mensagem por Loki »

Vou fazer reboot...
os aviões voam por causa da fé dos céticos

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

docdeoz escreveu:O fato de colocar ateus que modificaram o mundo é uma paródia para fazer pensar que ninguém é melhor do que ninguém..

tem crente bom, tem crente ruim, tem ateu bom e ateu ruim... , tem crente inteligente, ateu inteligente, tem crente burro e tem ateu burro...:emoticon19:

Ah sei... então por que você só listou ateus ruins lá?

Cadê o "ateu bom"? E o "crente ruim"? Ou você só puxou a sardinha para si por fazer uma paródia para fazer pensar que "alguém é melhor do que alguém.."? :emoticon3:
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

docdeoz escreveu:Quanto ao criacionismo, tenho pontos de vistas novos do Scientific American que demonstram as mudanças de pensamento... A hipótese metabolismo primordial encaixa no que falei com o anátema há dois meses- a sopa primordial parece não ter a fonte de energia necessária para dar continuidade ao processo... :emoticon19:

Isso é uma "mudança de pensamento"?

O criacionistas continua buscando mais "evidências" contra o evolucionismo do que fortalecendo a sua própria teoria (uma vez que destruir é mais fácil que construir...), e continua tendo rabo preso com religiosos. E isso parece que nunca vai mudar.

A única chance do criacionismo ter uma "mudança de pensamento" é ela ser capaz de responder cientificamente a duas perguntas simples:

1. Quem criou o mundo?
2. Como esse criador criou o mundo?

Responda isso sem ideologia (principalmente religiosa) a o criacionismo poderia começar a ser considerado, enfim, uma teoria científica... :emoticon16:
Editado pela última vez por Jeanioz em 19 Jul 2007, 08:59, em um total de 1 vez.
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Trancado