Ciência e ideologia

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Jeanioz
Gênero: Masculino

Re: Re.: Ciência e ideologia

Mensagem por Jeanioz »

Loki escreveu:Vou fazer reboot...
os aviões voam por causa da fé dos céticos

E aviões de direitinhas voam melhor do que de esquerdinhas... :emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Jeanioz
Gênero: Masculino

Mensagem por Jeanioz »

docdeoz (na assinatura) escreveu:Minha tese vem sendo comprovada- um ateu é tão fanático quanto o mais crente dos crentes... (mudei para é tão... e não mais...)

Continua sendo uma teoria alienada, generalista e ignorante...

Proponho a mudança para: o mais ateu dos ateus é tão fanático quanto o mais crente dos crentes.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

André

Re: Ciência e ideologia

Mensagem por André »

docdeoz escreveu:Caros foristas,

Segundo Marilena Chauí, Convite a Filosofia, Ática 2005, pág. 174, Ideologia é a "elaboração intelectual incorporada pelo senso comum social" que descreve e explica o mundo de acordo com o poder dominante (ou classe dominante)- feita por "pensadores ou intelectuais da sociedade-sacerdotes, filósofos, cientistas, professores, escritores, jornalistas, artistas..."

O racismo seria o mau uso da ciência para fins ideológicos, por exemplo...

Ideologia

Ideologia: um mascaramento da realidade social que permite a legitimação da exploração e da dominação. Por intermédio dela, tomamos o falso por verdadeiro, o injusto por justo. Como ocorre essa ilusão, essa fabricação de uma história imaginária? Qual sua origem? Quais seus mecanismos, seus fins e efeitos sociais, econômicos e políticos?

http://sabotagem.revolt.org/node/70

Ideologia é um termo usado no senso comum contendo o sentido de "conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas". A ideologia, segundo Karl Marx, pode ser considerado um instrumento de dominação que age através do convencimento (e não da força), de forma prescritiva, alienando a consciência humana e mascarando a realidade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ideologia

A ciência é ideológica?

O conhecimento seja ele religioso baseado na revelação, seja baseado na analise de evidencias e raciocínio lógico, não é inerentemente bom.

Isso é relativamente lugar comum, pelo menos para mim.

Eu posso citar inúmeros exemplos de religião sendo usada para justificar atrocidades, já ciência é mais seu uso para atrocidades, raramente se justifica por ela, o que não significa que não seja possível.

Ideologia no conceito de Marx não é aplicável para ciência, pois para esse o homem maduro era aquele que abandonada a felicidade ilusória do céu e buscava a felicidade real na terra. Ou seja, ideologia como dominação não é aplicável, o homem para Marx somente seria efetivamente livre sem religião. Assim como um mascarar a realidade não é aplicável, pois a ciência se define pela busca da verdade, mesmo que sejam verdades relativas, como são. A ciência pode ser usada para esse mascarar, mas não é sua função.

Já ideologia entendida como sistema de idéias, sim, ciência não é neutra, é feita por seres humanos, e suas razões podem ser virtuosas, ou terríveis, depende dos seres humanos, circunstancias, ....Além disso, as comunidades cientificas operam diferentes paradigmas, métodos, que mudam com o tempo.

E como diria o outro. E daí?

Qualquer desqualificação moral, de descrentes, sejam eles ateus, agnósticos ou outro, é indevida, e não relacional. Eles não necessariamente acreditam na ciência, e mesmo que acreditem é uma crença em um conhecimento de diferente ordem, pois o religioso é revelado, já o cientifico se da na relação com evidencias e lógica, e é dinâmico, constantemente se atualiza.

Assim como uma desqualificação moral de crentes apenas por sua postura é indevida. O que se deve julgar, se julgamento for necessário, é o caráter dos indivíduos.

Isso para mim é igualmente óbvio.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

André

Mensagem por André »

Jeanioz escreveu:
docdeoz (na assinatura) escreveu:Minha tese vem sendo comprovada- um ateu é tão fanático quanto o mais crente dos crentes... (mudei para é tão... e não mais...)

Continua sendo uma teoria alienada, generalista e ignorante...

Proponho a mudança para: o mais ateu dos ateus é tão fanático quanto o mais crente dos crentes.

Concordo.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

APODman

Re.: Ciência e ideologia

Mensagem por APODman »

A ciência só é boa quando confirma alguma pasagem bíblica então até mesmo testes de carbono 14 são funcionais ( como foi feito com os Tunéis de Siloé ) e seus resultados válidos ( a batalha entre Senaquerib e Ezequias de fato existiu...apesar de que não da forma como a Biblia conta :emoticon4: ).

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Trancado