Pilotos rejeitam pouso em Congonhas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Pilotos rejeitam pouso em Congonhas

Mensagem por Apocaliptica »

Puxa...que gente fresca! O Lula devia obrigá-los!
Só porque está praticamente evidenciado que o outro piloto ERROU, não quer dizer agora que todos tem que errar! :emoticon2: :emoticon2: :emoticon2:

20/07/2007 - 11h09

Pilotos rejeitam pouso em Congonhas; BRA e Oceanair vão para Cumbica

GABRIELA MANZINI
da Folha Online

O aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo) operou por instrumentos para pousos das 6h às 9h28 desta sexta-feira, devido à neblina. Neste período, embora quase todos os pilotos tivessem à sua disposição os equipamentos necessários para aterrissar no terminal, nenhum o fez. Às 9h30, o pátio do aeroporto mais movimentado do país ficou vazio.

Na noite de terça-feira (17), Congonhas foi cenário do acidente com o vôo 3054 da TAM, o maior da história aeronáutica do país.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Infraero (estatal que administra os aeroportos do país) confirmou que, no intervalo em que Congonhas operou por instrumentos, pousar ou não no aeroporto ficou "a critério dos pilotos" e que nenhum optou por ele. A maioria foi para o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo).

Para a Infraero, a visibilidade em Congonhas começou a se normalizar às 9h29. Só quase 20 minutos depois, às 9h47, é que ocorreu o primeiro pouso do dia. Era o vôo 3048 da TAM saído de Porto Alegre (RS).

Das 6h às 9h desta sexta, ao menos 12 pousos que deveriam ter ocorrido em Congonhas foram cancelados. Outros 21 sofreram atrasos de mais de uma hora. O balanço divulgado pela Infraero, que considera apenas as decolagens, registrava 30 cancelamentos e oito atrasos superiores a uma hora.

O diretor de Segurança de Vôo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Carlos Gilberto Camacho, negou à Folha Online que os pilotos tenham agido sob orientação ou de forma organizada.

Transferências

A BRA e a Oceanair transferiram seus vôos do aeroporto de Congonhas para o de Guarulhos (Grande São Paulo) na quarta-feira (18), um dia após o acidente com o vôo 3054 da TAM, em Congonhas. Os vôos devem permanecer trocados até domingo (22). Os passageiros que chegam a Congonhas esperando embarcar são levados gratuitamente, de ônibus, para o aeroporto de Guarulhos.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Oceanair afirmou na manhã desta sexta que todos os vôos desviados são realizados em aeronaves MK-28, o maior modelo da frota; e que os vôos feitos com aviões modelos Brasília e Fokker-50 permanecem em Congonhas. No total, por dia, a empresa tem desviado 30 vôos para Guarulhos.

O aeroporto de Congonhas opera apenas com sua pista auxiliar desde o acidente, e a pista auxiliar é mais curta que a principal.

Embora admita que a decisão de desviar os vôos esteja baseada em um critério de tamanho da aeronave, a Oceanair se recusa a tratar a medida como uma questão de segurança --diz apenas que a decisão foi considerada "conveniente" pelo sistema de operações da empresa.

O número de vôos desviados pela BRA não foi informado.

CPI

Os deputados Vanderlei Macris (PSDB-SP), Ivan Valente (PSOL-SP) e Carlos Zarattini (PT-SP), da CPI do Apagão Aéreo, informaram estar entre os passageiros que esperam no aeroporto de Congonhas para embarcar com destino a Brasília (DF) desde as 7h. Os três participariam de uma sessão extraordinária da CPI.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 3591.shtml

Parabéns aos pilotos. Alguém precisa zelar pela própria vida e pelas de quem está sob sua responsabilidade neste país!

SickBoy

Re.: Pilotos rejeitam pouso em Congonhas

Mensagem por SickBoy »

pagando bem, você consegue um piloto que diz que nunca põe os pés num avião :emoticon12:

Apocaliptica

Ria da desgraça do seu país. Seja cúmplice. Quem se vende é a corja do PT, por isto seus pensamentos sempre acham uma saída suja para as ações dos outros.

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

rio das conspirações ridículas. os pilotos voavam antes pra congonhas porque? são suícidas? queriam ser eles os mártires a denunciar o descaso do governo?

acho que os pilotos primam por suas vidas. até segunda-feira era seguro?

Apocaliptica

Conspirações. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

As pessoas morrem. Tudo é intriga da oposição. As famílias estão todas tão felizes....vi algumas delas hoje...realmente elas também não acreditam que isto aconteceu. Deve ser invenção.

SickBoy

Re: Re.: Pilotos rejeitam pouso em Congonhas

Mensagem por SickBoy »

as pessoas morrem.... logo? o culpado é o político que eu odeio!!! é gritantemente óbvio!!

fico ainda achando incoerente que os até segunda-feira todos os pilotos não achavam congonhas perigoso.

sobre a pista:

Parecer técnico do IPT não encontra problemas na pista principal de Congonhas

O parecer técnico parcial nº12792-301-ii realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) na pista principal do aeroporto de Congonhas não identificou restrições ao uso da mesma. O documento é datado de ontem (19/07/2007). O resultado desse parecer é baseado, entretanto, em dados coletados até o dia 18 de julho de 2007 e também antes do acidente de terça-feira. As duas principais conclusões foram as seguintes:

1) Características mecânicas do revestimento asfáltico: segundo o relatório o concreto utilizado na pista segue especificação da Infraero e é do mesmo tipo usado nos outros aeroportos. "A camada de rolamento das pistas principal e auxiliar segue o projeto na Faixa 2 das especificações da Infraero (SAO/GRL/900.ET-247/R2, página 60). Trata-se de concreto asfáltico usualmente adotado para obras desta natureza, largamente utilizado no Brasil em praticamente todas suas pistas de aeroportos", diz o texto. A avaliação do IPT é que "a mistura asfáltica após compactação e resfriamento pode ser considerada tecnicamente como apta para o tráfego de aeronaves, veículos e equipamento de obras". "Portanto, no que tange à concepção do revestimento asfáltico quanto às suas propriedades mecânicas, esta camada de rolamento atende às especificações de projeto e todas as implementações adotadas adicionaram características positivas", conclui o parecer.

2) Características de superfície do revestimento asfáltico a partir de resultados de atrito obtidos com Mu-Meter: neste ponto, a análise foca a questão do atrito em pista molhada. Uma das possíveis causas do acidente com o avião Airbus-A320 da TAM, em Congonhas (SP), seria a falta do grooving (ranhuras que ajudam no escoamento da água), o que poderia tornar a pista mais escorregadia. O parecer diz que mesmo sem o grooving a pista está em boas condições. "Os valores encontrados nos dois monitoramentos recentemente realizados, mostram-se acima dos valores recomendados do ponto de vista de atrito em pista molhada, tendo em vista os limites recomendados internacionalmente (ICAO-Anexo 14) e nacionalmente (DAC). Ressalta-se ainda que estes patamares de valores de atrito foram alcançados sem a execução de grooving", descreve o relatório. Na conclusão, o instituto afirma que o nível de atrito está acima dos limites mínimos e que, portanto, a pista encontra-se em condições para pousos e decolagens. "Pela análise realizada, no que tange às condições de superfície do revestimento asfáltico, os valores medidos de atrito pela Infraero na pista principal por meio do equipamento mu-meter, na situação atual, revelam-se acima dos limites mínimos especificados", termina o texto

Logo depois do acidente de terça-feira, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), contestou a informação vazada por autoridades do governo federal a respeito da existência de laudo técnico do IPT liberando a pista de Congonhas. O IPT é um órgão do governo do Estado de São Paulo. O documento divulgado hoje demonstra que José Serra tem razão apenas parcial em sua reclamação. O laudo não é definitivo. Mas o parecer não aponta nenhum óbice para o funcionamento da pista reformada do aeroporto paulistano.

http://uolpolitica.blog.uol.com.br/#200 ... -9961110-0

Apocaliptica

SickBoy escreveu:rio das conspirações ridículas. os pilotos voavam antes pra congonhas porque? são suícidas? queriam ser eles os mártires a denunciar o descaso do governo?

Um dia antes teve avião rodando na pista e ontem outro teve que arremeter, como está cansado de acontecer. No início do ano um avião ficou com o nariz pendurado na mesma avenida. Não quer saber de ouvir nada do que é fato né? Qua a pista é um lixo e curta, que passou por metade de uma reforma porque realmente precisava. Que foi feita para operar com aviões Electra. Que está no meio de um bairro onde a avenida está grudada na pista. Que e pista precisa ser fechada quando chove. Nada disso é verdade né?
Tudo imaginação.

Pilotos são empregados sabia? Entram em aviões sem as mínimas condições de boca fechada para não perder emprego. Já teve amigo ou parente piloto? Já conversou com eles prá ouvir umas historinhas?

E então? Já decolou e pousou em Congonhas quantas vezes?

Apocaliptica

Sick...diga logo...de quem é a responsabilidade?

Até segunda feira? Você não vê nada do acontece há anos em Congonhas? Mora noutro país?

Ou faz de conta que não vê?

Apocaliptica

E ele acredita em laudos oficiais...meu deus... :emoticon8:

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Apocaliptica escreveu:
SickBoy escreveu:rio das conspirações ridículas. os pilotos voavam antes pra congonhas porque? são suícidas? queriam ser eles os mártires a denunciar o descaso do governo?

Um dia antes teve avião rodando na pista e ontem outro teve que arremeter, como está cansado de acontecer. No início do ano um avião ficou com o nariz pendurado na mesma avenida. Não quer saber de ouvir nada do que é fato né? Qua a pista é um lixo e curta, que passou por metade de uma reforma porque realmente precisava. Que foi feita para operar com aviões Electra. Que está no meio de um bairro onde a avenida está grudada na pista. Que e pista precisa ser fechada quando chove. Nada disso é verdade né?
Tudo imaginação.

quanto a localização, já falei a respeito. não vou repetir. é óbvio que é ruim. quanto as derrapagens, também acho um mistério. penso que talvez sejam mais comuns, não só em congonhas, mas estão sendo evidenciadas as de congonhas desde o acidente. E uma derrapagem não faz o avião virar uma bola de fogo, o avião entrou com três vezes mais velocidade na pista, [u]não conseguiu arremeter[/i] fez um vôo de galinha e se espatifou. qual a culpa? a pista claro. devia ter uma casca de banana no caminho.

ah, e aviões arremetem. é um procedimento padrão.

Pilotos são empregados sabia? Entram em aviões sem as mínimas condições de boca fechada para não perder emprego. Já teve amigo ou parente piloto? Já conversou com eles prá ouvir umas historinhas?

mongolóides. simplesmente. voam para a morte (se estão senso sinceros na tal reportagem)

ah, e cúmplices também!

E então? Já decolou e pousou em Congonhas quantas vezes?

hã? mandando eu ficar quieto pois sabe que eu nunca fui à congonhas? "viajei quatro vezes à congonhas. LOGO, sou uma autoridade no assunto." urgh..

não viajei nenhuma vez a congonhas. mas trouxe um parecer técnico do Instituto de Pesquisa tecnólogicas do Estado de São Paulo dizendo que a pista está em boas condições. prefiro isso a opinião de leigos. o que você acha dele?

Apocaliptica

Ok. Não precisa mais nada. Acredite num laudo oficial. Fique com a sua inocência.

Apocaliptica

Derrapagem que fez o avião virar uma bola de fogo? Casca de banana?

:emoticon8:

Estou a perder meu tempo....

Joe
Gênero: Masculino

Re: Pilotos rejeitam pouso em Congonhas

Mensagem por Joe »

Apocaliptica escreveu:

Parabéns aos pilotos. Alguém precisa zelar pela própria vida e pelas de quem está sob sua responsabilidade neste país!

Até os pilotos estão com medo, pessoas profissionais estão demonstrando agora o quão falho é o Brasil (leia-se Governo Lula e suas atitudes fracas).

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Apocaliptica escreveu:E ele acredita em laudos oficiais...meu deus... :emoticon8:

ok apocaliptica, devemos acreditar as opiniões de leigos na internet.

só lembrando que o IPT é do Governo de São Paulo, cujo governador é o José Serra, notório inimigo político do Lula, tanto que num primeiro momento negaram um parecer técnico sobre a pista

http://adm.globolog.globo.com/globolog/ ... tId=324512

" A respeito da afirmação de que o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas teria atestado a qualidade das pistas do Aeroporto de Congonhas, é importante esclarecer que:

1- O IPT foi contratado para fiscalizar o cumprimento dos contratos firmados entre a Infraero e a empreiteira encarregada das obras nas pistas do aeroporto, não cabendo, portanto, ao IPT avaliar as condições de segurança das pistas.

e é muito desespero atacar o laudo de um instituto que quer foder o governo federal :emoticon8:

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Sugestão:

Inventar um avião de passageiros que pouse na vertical.............. :emoticon5:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Apocaliptica

Acredite neles, Sick...no Serra também...em todos eles...na INFRAERO também...em todos...não nos "leigos"...nem nos pilotos mongoloides, nem nos passageiros...nem nos parentes e nem nas vítimas ( se elas voltassem para lhe contar o que aconteceu naquela hora...são todos leigos )...só acredite nas autoridades e em dados oficiais... :emoticon8: :emoticon8: :emoticon8:

Vito Álvaro

Mensagem por Vito Álvaro »

manoelmac escreveu:Sugestão:

Inventar um avião de passageiros que pouse na vertical.............. :emoticon5:

Apenas tem jatinho de caça. Mas não suporta muito peso.

Não sei como é idéia pousar assim...
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Apocaliptica escreveu:Derrapagem que fez o avião virar uma bola de fogo? Casca de banana?

disse que uma derrapagem não faria o avião se espatifar a toda a velocidade. assim como os que derraparam ainda estão inteiros. o avião estava acelerando, três vezes mais rápido, e não conseguiu arremeter.

Estou a perder meu tempo....

notei que estou perdendo o meu quando você reclamou do laudo.

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

Eu acredito apenas na conclusão do CENIPA, e em nada mais.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Apocaliptica escreveu:Acredite neles, Sick...no Serra também...em todos eles...na INFRAERO também...em todos...não nos "leigos"...nem nos pilotos mongoloides, nem nos passageiros...nem nos parentes e nem nas vítimas ( se elas voltassem para lhe contar o que aconteceu naquela hora...são todos leigos )...só acredite nas autoridades e em dados oficiais... :emoticon8: :emoticon8: :emoticon8:

conteste o laudo. simples. se não é leiga. diga no que ele está errado. vamos apo! é sua chance de engaiolar o lula!!

e que merda é essa de citar os mortos, virou drama agora? vai comover alguém com esse "pessoas morreram, é culpa do lula"?

eu acreditaria nos pilotos se dissessem que a pista era insegura ANTES. mas do tipo inviável ao uso. não só na questão da localização (que isso já é sabido desde o acidente do focker 100)

Apocaliptica

Sabia que você me acusaria de fazer drama. Não houve drama algum. Está tudo bem

Ferreira_br

Mensagem por Ferreira_br »

Os melhores pilotos tão indo voar é na China, na Índia. O comando dos "comandantes" cada vez mais está se limitando apenas ao nome. Antes, se o cara quisesse ficar meia hora voando até achar seguro aterrisar, ele ficava, o comandante mandava. Agora o que se têm cada vez mais é um empregado preocupado com combustível e outros detalhes financeiros em prejuízo da segurança. Se não obedece, tem outro disposto a obedecer por um salário freqüentemente menor. Os caras aqui trabalham já pela metade do salário.

emmmcri
Gênero: Masculino

Mensagem por emmmcri »

Ferreira_br escreveu:

Os melhores pilotos tão indo voar é na China, na Índia. O comando dos "comandantes" cada vez mais está se limitando apenas ao nome. Antes, se o cara quisesse ficar meia hora voando até achar seguro aterrisar, ele ficava, o comandante mandava. Agora o que se têm cada vez mais é um empregado preocupado com combustível e outros detalhes financeiros em prejuízo da segurança. Se não obedece, tem outro disposto a obedecer por um salário freqüentemente menor. Os caras aqui trabalham já pela metade do salário.

Imaculadas leis de mercado...
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

RicardoVitor

Ferreira_br escreveu:

Um monte de baboseira e desconhecimento do assunto. Desde sempre muitos comandantes descartam o pouso na pista auxiliar de Congonhas, não é nenhuma novidade, somente a imprensa sensacionalista e muitos "experts de última hora" estão considerando essa situação anormal. A preocupação com o combustível sempre foi rotina básica de todo comandante, existem cálculos padrões para sua quantidade, que sempre foram os mesmos. E a situação do mercado de trabalho na área é exatamente o contrário do que você disse, existe cada vez mais uma escassez de bons comandantes (com horas de vôo suficientes) para suprir a crescente demanda de vôos no Brasil e no exterior. A Gol recentemente aumentou os salários de todos os comandantes em 45%. É incrível como chove de gente que adora falar pelos cotovelos sem conhecimento algum da causa.

RicardoVitor

emmmcri escreveu:
Ferreira_br escreveu:

Imaculadas leis de mercado...

Imaculada ignorância do povinho brasileiro...

Trancado