Reprise do Sepulcro Esquecido de Jesus...
- Caro Colega
Re.: Reprise do Sepulcro Esquecido de Jesus...
pois é, é o que venho tentando dizer... mas vá explicar pra o pessoal aqui, né!? 

"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Darwin quer banana.. uh! hu!..
Re: Re.: Reprise do Sepulcro Esquecido de Jesus...
Mucuna escreveu:Pfff...
Essas coisas sempre rendem um bom dinheiro. Se for "polemico" então... ô...
Mas é claro... uma emissora de TV vai querer fazer alguma coisa de graça???
NEM IGREJAS TRABALHAM DE GRAÇA!!!

E o tema é polemico simplesmente porque é bem mais plausível que toda asneira bíblica... Isso "emputece" qualquer teísta de plantão...
Mas se fosse algum documentário que estivesse refutando o darwinismo e enaltecendo o criacionismo torpe... O Caro Colega e o docdeoz postariam aqui com o peito estufado...

Manoel Machado Henriques
"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."
(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)
"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)
Re: Re.: Reprise do Sepulcro Esquecido de Jesus...
Fernando Silva escreveu:Caro Colega escreveu:O arqueólogo Walter Kaiser enumera as seguintes descobertas como sendo as dez mais importantes da arqueologia bíblica:
Podemos fazer o mesmo com a arqueologia grega, egípcia ou babilônica.
E o que isto prova?
Exatamente a arqueologia pode ser uma faca afiadissima nos dois gumes. Se por um lado pode confirmar relatos históricos biblicos por outro de forma alguma prova eventos sobrenaturais, miraculosos. Pelo contrário, por vezes pode é refuta-los, expondo o modo como Reis e profetas criavam ocorrências sobrenaturais para através da credulidade e da supersticiosidade manipular a fé do povo para mantê-los sob controle ou para manter seu próprio poder.
Este é o caso do cerco do rei assírio Senaquerib a Judá.
Um dos eventos mais interessantes de como os "milagres" eram utilizados , sem dúvida é a passagem descrita no 2o Livro dos Reis que narra o cerco de Judá ( governado por Ezequias ) por Senaqueribe , o rei Assírio.
A história destes dois personagens é particularmente interessante para analisarmos se os milagres bíblicos e intervenções do sobrenatural , necessariamente devem ter ocorrido , ou se eram lendas que políticos e personalidades ( profetas ) usavam para amedrontar ou admirar o povo para finalidades diversas , seja para manter uma união cultural de um povo que só era unido por suas crenças , seja para manter o próprio poder.
Duas descobertas arqueológicas interessantes são referentes a Senaquerib e Ezequias:
-> Campanha do rei assírio Senaqueribe contra Judá (2 Reis 18:13-16), como registrado no Prisma Taylor.
-> O aqueduto sob Jerusalém, cavado pelo rei Ezequias para prover água durante o cerco assírio (2 Reis 20:20; 2 Crônicas 32:30).
Realmente o Prisma de Taylor ( ou Prisma de Senaquerib ) foi decoberto nas ruínas de Ninive no ano 1830 pelo coronel Taylor, sendo que este prisma relata em suas seis faces os eventos do reinado de Senaquerib enquanto rei da Assiria. Inclusive o cerco a Jerusalem narrado no 2o Livro dos Reis:

Prisma de Taylor
Recentemente o aqueduto de Jerusalem, escavado secretamente a mando de Ezequias para fornecer água a cidade durante o cerco de Senaquerib tb foi descoberto:

Ambas descobertas confirmam a exitência do tal evento narrado no 2oR
O Prisma de Taylor nos fornece um dos raros momentos em que conseguimos confrontar os relatos Biblicos ( incluindo seus milagres ) com a história narrada por culturas independentes sobre o mesmo evento.
Os escritos na coluna de Senaquerib confirmam que ele exigiu uma grande soma para que não invadisse Jerusalem. E segundo o próprio Senaqueribe:
"Quanto a Ezequias do país de Judá, que não se tinha submetido ao meu jugo, sitiei e conquistei 46 cidades que lhe pertenciam (...) Quanto a ele, encerrei-o em Jerusalém, sua cidade real, como um pássaro na gaiola...".
Contudo, uma vez que o monarca assírio precisava lutar em outras frentes de batalha (Taraca, rei da Etiópia, colocou-se em marcha para travar guerra contra ele ), além de que Senequeribe preparava-se para um ataque definitivo a Babilônia e sabia que esta sim seria uma batalha muito difícil.
Tendo em vista estes futuros confrontos ele preferiu assim poupar suas tropas e então resolveu simplesmente intimidar os israelitas para que se rendessem. Ele enviou Rabsaqué (2R 18:17 ), seu principal oficial, a Jerusalém para começar uma campanha de propaganda destinada a persuadir os homens de Judá a desistir sem lutar.
Ezequias então ordenou que se pagasse a soma que Senaquerib queria e este não invadiu Jerusalem.
Mais uma vez segundo Senaquerib :
Quanto a ele, Ezequias, meu esplendor terrível de soberano o confundiu e ele enviou atrás de mim, em Nínive, minha cidade senhorial, os irregulares e os soldados de elite que ele tinha como tropa auxiliar, com 30 talentos de ouro, 800 talentos de prata, antimônio escolhido, grandes blocos de cornalina, leitos de marfim, poltronas de marfim, peles de elefante, marfim, ébano, buxo, toda sorte de coisas, um pesado tesouro, e suas filhas, mulheres de seu palácio, cantores, cantoras; e despachou um mensageiro seu a cavalo para entregar o tributo e fazer ato de submissão
É curioso que esta informação, apesar de comprometedora, concorde com a da Biblia em 2Rs 18,13-16:
13. No ano décimo quarto do rei Ezequias, subiu Senaqueribe, rei da Assíria, contra todas as cidades fortificadas de Judá, e as tomou.
14. Pelo que Ezequias, rei de Judá, enviou ao rei da Assíria, a Laquis, dizendo: Pequei; retira-te de mim; tudo o que me impuseres suportarei. Então o rei da Assíria impôs a Ezequias, rei de Judá, trezentos talentos de prata e trinta talentos de ouro.
15. Assim deu Ezequias toda a prata que se achou na casa do Senhor e nos tesouros da casa do rei.
16. Foi nesse tempo que Ezequias, rei de Judá, cortou das portas do templo do Senhor, e dos umbrais, o ouro de que ele mesmo os cobrira, e o deu ao rei da Assíria.
É claro que Ezequias iria inventar algo para que o povo não começasse a duvidar do seu poder já que havia sido terrivelmente humilhado, inventaram então a história do tal anjo da morte dos 185.000 soldados assírios (2R 19:32-36):
32 - Portanto, assim diz o SENHOR acerca do rei da Assíria: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma; tampouco virá perante ela com escudo, nem levantará contra ela trincheira alguma.
33 - Pelo caminho por onde vier, por ele voltará; porém nesta cidade não entrará, diz o SENHOR.
34 - Porque eu ampararei a esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor do meu servo Davi.
35 - Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do SENHOR, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram cadáveres.
36 - Então Senaqueribe, rei da Assíria, partiu, e se foi, e voltou e ficou em Nínive.
Contudo humilhado publicamente do jeito que foi (2r 18:27-33):
27 - Porém Rabsaqué lhes disse: Porventura mandou-me meu senhor somente a teu senhor e a ti, para falar estas palavras e não antes aos homens, que estão sentados em cima do muro, para que juntamente convosco comam o seu excremento e bebam a sua urina?
28 - Rabsaqué, pois, se pôs em pé, e clamou em alta voz em judaico, e respondeu, dizendo: Ouvi a palavra do grande rei, do rei da Assíria.
29 - Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar da sua mão;
30 - Nem tampouco vos faça Ezequias confiar no SENHOR, dizendo: Certamente nos livrará o SENHOR, e esta cidade não será entregue na mão do rei da Assíria.
31 - Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Contratai comigo por presentes, e saí a mim, e coma cada um da sua vide e da sua figueira, e beba cada um a água da sua cisterna;
32 - Até que eu venha, e vos leve para uma terra como a vossa, terra de trigo e de mosto, terra de pão e de vinhas, terra de oliveiras, de azeite e de mel; e assim vivereis, e não morrereis; e não deis ouvidos a Ezequias; porque vos incita, dizendo: O SENHOR nos livrará.
33 - Porventura os deuses das nações puderam livrar, cada um a sua terra, das mãos do rei da Assíria?
E sentindo que o povo não mais tinha confiança em seu poder devido ao fracasso das promessas que Deus protegeria Jerusalem, o governo de Ezequias perdeu o rumo e foi praticamente obrigado a passar o trono a seu filho Manassés que foi um dos piores governos de Judá.
Portanto:
ONDE ESTAVA O ANJO QUE MATOU QUASE TODO O EXÉRCITO DE SENAQUERIB ? Porque os Hebreus pagaram o resgate se já estavam libertos e podiam contar com um força descomunal e sobrenatural dando-lhes apoio e suporte ?
O império assírio então era forte, sua influência se espalhou. Deuses, cultos, costumes, domínio assírio. Um grande sincretismo religioso ameaçava o javismo. Quem protestava era duramente reprimido.
Manassés foi sucedido pelo filho Amon que acabou assassinado. E então foi entronizado, com apenas 8 anos de idade, seu filho Josias, em 640 a.C. Durante seu reinado, Judá alcançou a esperançosa independência.
[]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana
Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----

Tony Montana
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----

Re.: Reprise do Sepulcro Esquecido de Jesus...
Nota:
A imagem do Tunel de Siloé foi retirada do site da Sociedade Criacionista Brasileira:
- http://www.scb.org.br/inspiracao/nature ... k20326.asp
Porém um detalhe é interessante: Assim como outros achados arqueológicos que "confirmam" a bíblia a determinação deste túnel como sendo aquele de Ezequias ( ou seja concordando em data com a bíblia ) foi feita através de ...
DATAÇÃO POR RADIOISÓTOPOS !!
[ ]´S
A imagem do Tunel de Siloé foi retirada do site da Sociedade Criacionista Brasileira:
- http://www.scb.org.br/inspiracao/nature ... k20326.asp
Porém um detalhe é interessante: Assim como outros achados arqueológicos que "confirmam" a bíblia a determinação deste túnel como sendo aquele de Ezequias ( ou seja concordando em data com a bíblia ) foi feita através de ...
DATAÇÃO POR RADIOISÓTOPOS !!

[ ]´S
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana
Martinho Lutero
-----//-----

Tony Montana
Martinho Lutero
-----//-----