Pq você não entra pra Política e dá um jeito?
Re.: Pq você não entra pra Política e dá um jeito?
Porque ninguém vai votar em mim, nem EU faria isso 

Re: Re.: Pq você não entra pra Política e dá um jeito?
Johnny escreveu:Mas sempre existirão os lideres e os liderados. É social isso. Não tem como sair disso. Eu sou um rebelde, não obedeço as regras pois muitas vão contra minha própria lógica. Mas outros precisam do cabresto. Com a religião...muitos precisam ser comandados.
Mas em democracias mais avançadas os lideres tem menos poderes.
Veja a Inglaterra, por exemplo, lá até a Margareth Thatcher teve que se render e aceitar o controle estatal da saúde, pq é o que a maioria do povo quer. Se qualquer político tentar mudar isso já no cargo, pq não se elege dizendo que vai mudar, o povo vai as ruas, esse líder vai ser deposto. As elites políticas perderam boa parte do poder e não tem mais arbítrio de fazer o que bem entendem, são democraticamente controladas e reguladas em vários lugares.
E é assim na França, Suíça e em vários outros lugares.
Logo impossível não é. Difícil devido a formação da sociedade brasileira realmente é, mas é conveniente lembrar que na nossa história muitos diziam que o Brasil nunca iria se industrializar, que não era nossa vocação, e o Brasil, mesmo que tardiamente e com limites, se industrializou.
Eu não defendo a ausencia de representação, nem de lideres, mas uma diminuição substantiva de seu arbítrio, algo existente, e plenamente possível.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/
Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.
http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196
O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.
O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.
Mas aí estaremos esquecendo de colocar a adaptação politica à cada um. Um povo que foi sempre subjugado, será sempre assim até que "um poder maior" modifique isso. Na inglaterra, devido à sua histótia, sua idade (amadurecimento politico e social) é até normal isso.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Johnny escreveu:Mas aí estaremos esquecendo de colocar a adaptação politica à cada um. Um povo que foi sempre subjugado, será sempre assim até que "um poder maior" modifique isso. Na inglaterra, devido à sua histótia, sua idade (amadurecimento politico e social) é até normal isso.
Para que modifique isso indivíduos como eu e vc, temos que fazer nossa parte, divulgar idéias no caminho da maior democratização da sociedade.
Que poder maior seria esse?
Para mim tem que ser os indivíduos, da forma como puderem, o meu livro é um pequeno passo meu nessa direção, ainda espero dar muitos outros.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/
O poder de algumas comunidades. A melhor maneira (no meu humilde ponto de vista) seria participar de associações, mostrar o que pode melhorar numa sociedade, entre outras coisas. Sempre achei (ainda no meu humilde ponto de vista) que ficar sentado, reclamando não tem efeito algum. Pensamento sem ação é apenas pensamento, energia dispersa...
Mas é muito difícil "inspirar" pessoas a participarem de coisas desse tipo. Acham sempre que os responsáveis para a mudança são os que eles elegeram como co-autores e isso não é verdade pois na maioria das vezes, aca um quer apenas privilegiar o seu lado. No caso de associações, um pequenno grupo tenta beneficiar o grupo como um todo...
...é o que eu penso.
Mas é muito difícil "inspirar" pessoas a participarem de coisas desse tipo. Acham sempre que os responsáveis para a mudança são os que eles elegeram como co-autores e isso não é verdade pois na maioria das vezes, aca um quer apenas privilegiar o seu lado. No caso de associações, um pequenno grupo tenta beneficiar o grupo como um todo...
...é o que eu penso.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Lúcifer
- Gênero: Masculino
- Contato:
Bem, eu até gostaria de poder me candidatar. Só não encontrei um partido político que tenha um pouco de meus ideais.
Agora, para se eleger, em minha humilde opinião e conhecimento, acredito que a melhor forma de se dar bem é aliando-se à mídia, para que sua vida seja um livro aberto para a população e, assim, tornar-se mais confiável aos mesmos.
O problema é quando eleito. Mesmo querendo fazer diferença, dependendo de seu cargo político, muitas coisas você não poderá fazer pois, infelizemente, você terá que fazer acordos políticos, suspeitos em sua maioria. É aquela história: ou você se junta a eles, mesmo que seja em parte, ou você se torna parte do problema deles e, algum dia poderá ser eliminado definitivamente (ou alguém vai me dizer que isso não acontece?).
Tem que se ter muita força e apoio popular para se conseguir algo nessa democracia corrupta.
Agora, para se eleger, em minha humilde opinião e conhecimento, acredito que a melhor forma de se dar bem é aliando-se à mídia, para que sua vida seja um livro aberto para a população e, assim, tornar-se mais confiável aos mesmos.
O problema é quando eleito. Mesmo querendo fazer diferença, dependendo de seu cargo político, muitas coisas você não poderá fazer pois, infelizemente, você terá que fazer acordos políticos, suspeitos em sua maioria. É aquela história: ou você se junta a eles, mesmo que seja em parte, ou você se torna parte do problema deles e, algum dia poderá ser eliminado definitivamente (ou alguém vai me dizer que isso não acontece?).
Tem que se ter muita força e apoio popular para se conseguir algo nessa democracia corrupta.

- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Já pensei nisso, mas não tenho carisma nem estômago para ser política.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
- Fedidovisk
Eu também já pensei... e não excluí a idéia...
Inspirar-me-ei :P no Geraldinho...
Primeiro me canditarei como Vereador de minha cidade natal... depois prefeito... prefeito novamente... depois prefeito da cidade ao lado, que é muito maior... depois deputado estadual... estadual novamente... federal... e por fim senador... e finalmente presidente.
Já tenho meu "curralzinho" eleitoral...
aahhh... e é claro enquanto isso fazendo medicina...
Meu ídolo... meu heroi... : P
Mas sem "caricaturas", tenho vontade de entrar no ambiente político sim... para mudar principalmente a forma de se fazer política... a verdadeira reforma política...
Inspirar-me-ei :P no Geraldinho...
Primeiro me canditarei como Vereador de minha cidade natal... depois prefeito... prefeito novamente... depois prefeito da cidade ao lado, que é muito maior... depois deputado estadual... estadual novamente... federal... e por fim senador... e finalmente presidente.
Já tenho meu "curralzinho" eleitoral...

aahhh... e é claro enquanto isso fazendo medicina...
Meu ídolo... meu heroi... : P
Mas sem "caricaturas", tenho vontade de entrar no ambiente político sim... para mudar principalmente a forma de se fazer política... a verdadeira reforma política...

Johnny escreveu:O poder de algumas comunidades. A melhor maneira (no meu humilde ponto de vista) seria participar de associações, mostrar o que pode melhorar numa sociedade, entre outras coisas. Sempre achei (ainda no meu humilde ponto de vista) que ficar sentado, reclamando não tem efeito algum. Pensamento sem ação é apenas pensamento, energia dispersa...
...é o que eu penso.
Concordo que é uma boa maneira.
Infelizmente em muitos lugares associações de bairro, por exemplo, são promiscuas com o poder público, e a muito se venderam em troca de favores.
E eu não faço apenas criticar, é extremamente difícil escrever um livro e publicar em terra que poucos lêem.
.
Não existe político nem governo ruim, sem povo ruim.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:
- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".
Deu no que deu !!! ...
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
Deu no que deu !!! ...

- Res Cogitans
zencem escreveu:.
Agora que assinou seu atestado de "ruindade" que mais você tem a acrescentar?
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
Re: Pq você não entra pra Política e dá um jeito?
Res Cogitans escreveu:Vejo muito discurso sobre a incompetência e desonestidade dos políticos (até aqui nenhuma novidade), fora isso, há aqueles que SEMPRE acham que tomariam uma decisão melhor do que a do governo (seja lá ele qual for).
Assumindo os seguintes pressupostos:
As pessoas que reclamam da desonestidade dos políticos sejam mais honestas que os mesmos.
As pessoas que reclamam da incompetência dos políticos sejam mais competentes que os mesmos.
As pessoas que criticam medidas governamentais tenham medidas alternativas mais embasadas e eficientes.
Por que então esta pessoa não entra pra política e FAZ A DIFERENÇA? Por que não faz este favor a si mesma e a todos nós?
Boa.
Por isso que muitas vezes me retenho a comentar.
O negócio é vencer na vida e parar de reclamar, assumir que agente que faz parte do sistema é que colabora para a sua decaída. Quem for tirar político só tem uma arma forte contra eles: o voto, e quem votou errado se fudeu porque hoje está vendo o que causou.
É seguir em frente em busca dos negócios.
Joe escreveu:Res Cogitans escreveu:Vejo muito discurso sobre a incompetência e desonestidade dos políticos (até aqui nenhuma novidade), fora isso, há aqueles que SEMPRE acham que tomariam uma decisão melhor do que a do governo (seja lá ele qual for).
As pessoas que reclamam da desonestidade dos políticos sejam mais honestas que os mesmos.
As pessoas que reclamam da incompetência dos políticos sejam mais competentes que os mesmos.
As pessoas que criticam medidas governamentais tenham medidas alternativas mais embasadas e eficientes.
Por que então esta pessoa não entra pra política e FAZ A DIFERENÇA? Por que não faz este favor a si mesma e a todos nós?
Boa.
O negócio é vencer na vida e parar de reclamar, assumir que agente que faz parte do sistema é que colabora para a sua decaída. Quem for tirar político só tem uma arma forte contra eles: o voto, e quem votou errado se fudeu porque hoje está vendo o que causou.
Mas você se tivesse votado teria contribuído e muito pra foder mais ainda. Aqui vão algumas palavras suas em defesa do sr. ACM.
Joe escreveu:carlos escreveu:Como bom Baiano idolatra o ACM.
Nem tia canô escapou da idolatria.
talvez seja coicidência que os baianos estejam emigrando em massa para o ES.
Não idolatro, admiro.
Joe escreveu:Antonio Carlos Magalhães lutou pelo que ele achava certo para ele e nem sempre o que é certo para a pessoa pode condizer para sociedade, mas ele perseguiu.
Fez reformas, abriu colégios, reformou hospitais, colocou ladrões no poder, mas bateu no peito e disse: eu fiz isso! Quem falava mal dele é porque tinha inveja da coragem e da perspicácia da sua sabedoria em manipular o poder, ele roubou "democraticamente", mas os impactos dos atos como:
- Formação da câmara esportiva
- Melhoramento do carnaval
- Administração focada nos interiores
- Formação de estações
Entre tantas outras que também andou fazendo coisas e dando pitacos por baixo do pano para políticos que governavam a região, como Mário Kertez, João Durval etc.
Podem falar o que quiser, ele roubou, mas fez algo, hoje político engana e faz merda e ainda nega, ele foi HOMEM EM ASSUMIR OS ATOS DELE.
Não importa, se quiser comentar tenque fazer melhor do que ele.
Joe escreveu:Não importa, ele fez o que achou ser certo, fez porque queria subir na escala do poder e criou estratégias, para mim é isso.
Para mais informações veja o livro:
[center][/center]
judas escreveu:Joe escreveu: Até quando o tal bonzinho utópico de merda que vai mudar o mundo chegar.
Santa imaginação, todo mundo rouba amigo, relaxa e goza.
Mais um Crente adepto do rouba mas faz...pobre Brasil,
Até quando?
Joe escreveu:Paro por aqui, mania de julgar porque eu tenho 16 anos.
To nem aí se o cara é ladrão. Ele já morreu, mas ele cresceu no poder por pura inteligência, to nem aí para política do Lula, o povo colhe o que votou, pelo menos quando ele foi eleito não teve tanta roualheira quanto essas.
Joe escreveu:Nem sempre quem faz a dinâmica do poder é mau caráter,mas os fins justificam os meios.
Joe escreveu:Judas escreveu:Joe escreveu:Não me importa o quanto ele ganhava, as coisas estão no valor que ele propiciou de bem para Salvador e a Bahia que até agora o Partido Trabalhista e semelhantes não fizeram.
Então é assim??? Sou eleito senador, cometo vários crimes contra o patrimônio público, violo o painel de votação, manipulo meios de comunicação e sou julgado pelo que fiz de bom á um único estado da federação??? Mesmo sabendo que o bem que fiz ao dito estado, é apenas uma moeda de troca para que eu me perpetúe no poder ?????
É assim ??? Rouba mas faz???
Prove que ele roubou, não com a mídia, mas com fatos. Prove que ele manipula se ele foi inteligente em conseguir o que ele queria. Probe que ele só ajudou a um estado da federação se ele se esforçou no ambiente nacional. Prove tudo que está dizendo e eu mudo a minha opinião.
Quero ver fato por fato, documento por documento, dossiê por dossiê para ver quem realmente foi inteligente no que fez.
Joe escreveu:Não Judas, ele foi ladrão e fez muitas coisas ruins, confessou porque teve peito, mas eu citei os fatos e ações dele que foram benéficas na Bahia, ACM nunca foi santo, mas lutou pelo que ele queria e se ele queria ser reeleito ele burlou o sistema. Problema foi dele, mas ele fez coisas que você não tem condições de fazer.
Faça melhor, se quiser falar, primeiro faça.
"Que sabe faz, quem não sabe ensina" George Bernad S.
Joe escreveu:Nossa! Vai na receita, faz uma pesquisa e veja quanto ele roubou. Prova-me. Com o governo atual é totalmente óbvio a roubalheira, totalmente explícito.
Até hoje a oposição criou escândalos contra ele e ACM sempre respondendo com sua categoria. Lula negando e roubando muito mais.
Pobre Brasil, até quando?
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.
André escreveu:NadaSei escreveu:Isso não resolve NADA!
Tem muita gente porai "fazendo alguma coisa" e "influindo em mudanças".
Um exemplo disso são os missionários cristãos, em busca de um mundo melhor e de ajudar as pessoas, oferecem aos índios a salvação através da biblia lhes proporcionado o conhecimento do verdadeiro Deus, alguns muçulmanos lutam contra a libertinagem e imoralidade, outros lutam contra a distorção dos valores e da ruptura da familia tradicional, o pessoal do "childlove", luta contra a discriminação dos pedofilos e pelo direito a praticar o amor livre com os seres sexuais que são as crianças, os capitalistas lutaram contra o bicho papão comunista...
Estão todos querendo mudar o mundo para o que ELES "julgam" ser o "melhor".
É dar murro em ponta de faca, o melhor de um é o pior de outro... Como resolvemos isso? Votando é que não, criando uma "democracia" de qualquer tipo, também não.
Vc parece desconhecer como muitos pessoas que fazem do seu trabalho um instrumento de melhoria para o coletivo.
E não é por caridade, pois ganham para isso, mas sim um projeto de sociedade mais justa, para com todos, sanitaristas, e pessoas envolvidas na saúde pública são os mais ativos que conheço nessa área, e eles fazem sim uma diferença pelo bem comum. Se não existisse SUS eu nem sei quantos milhões de pessoas não teriam morrido e sofrido sem atendimento. Ainda é muito ruim, mas pelo menos eles estão trabalhando em algo.
Os outros argumentos pela democracia ampliada já venho listando e não vou repetir.
Mas, uma coisa garanto, acreditar que não tem jeito, e não fazer nada, são duas atitudes que colaboram para manutenção dos problemas.
André, vou comentar apenas esse, pois acho que a resposta cobre os dois posts.
Um homem que precisa ser "governando" por outros e que deseja "governar" os outros, é um homem que desconhece os limites do que é dele o do que é do outro, é um homem ignorante que não sabe tomar as decisões mais acertadas e sonha em moldar o mundo segundo sua própria noção do "bem" e do "certo".
Querer que pessoas assim sejam "o governo" (no caso de uma democracia ampliada), é pedir por confusão.
As pessoas desconhecem os seus limites e inevitavelmente invadem o do próximo, as pessoas fazem política hipócrita o tempo todo e nem se dão conta disso.
Vou dar um exemplo simples.
Eu sempre pedia a meu gerente para sair e ir fumar, muitas vezes ele negava, quando não existia motivo pra isso... Ele queria me deixar sair apenas um vez durante o expediente e mesmo sem serviço nenhum, não me deixava sair.
Por lei, fumantes tem direito a fumar um cigarro por hora.
Eu argumentei muito racionalmente com ele e quando percebi que estava irredutível, o lembrei da lei.
A resposta foi: "Se não está satisfeito, arrume outro emprego".
Eu esperei minha hora, algum tempo depois, em um dia de muita correria, eu fiquei tão atolado de serviço que não tive tempo de sair para fumar... Quando a correria finalmente "parou" eu cheguei nele e disse: "Meu Deus, que correria que tivemos... vou fumar". Ele riu e disse: "Depois dessa nem pede né, já avisa que vai fumar! hehehe vai lá".
Pronto, foi o que eu precisava.
Depois desse dia, sempre que eu estava livre e podia fumar, eu passava por ele e dizia: "Vou fumar".
Saia duas ou três vezes por dia para fumar e sempre "avisava".
Isso durou um mês inteiro e eu via que ele não gostava... Então um dia ele tomou coragem e foi falar comigo: "André, eu acho que como eu sou o seu gerente, você deveria me pedir antes de sair pra fumar..."
Eu então disse que sempre pedia, mas ele retrucou que eu não pedia, apenas avisava e que o ideal era "pedir". (Eu é claro, sabia disso.)
Então eu disse: "A meu ver é a mesma coisa, pedir ou avisar dá na mesma, afinal, se eu pedir você não vai negar mesmo, claro a menos em casos especiais quando não dá mesmo pra sair e isso eu mesmo sei quando é, eu sempre sei quando tem movimento e não posso sair pra fumar".
Ele insistiu que eu pedisse autorização e eu disse: "Claro, como não, isso pra mim é indiferente, se você prefere assim, sem problemas.
Depois disso batemos um papo amigável sobre qualquer coisa.
O resultado foi que, depois disso, sempre que eu pedia para sair e ir fumar, ele deixava... nunca me negava.
Só que eu precisei conquistar isso, sendo hipócrita, fazendo "joguinho"... Ele nem percebeu.
Pra ele, tudo o que aconteceu foi que um funcionário agia de uma forma que ele não gostava e isso o faziam sentir um "desconforto", ele sentia que sua autoridade e seu papel de "gerente", não estava sendo reconhecido... Então após um longo tempo (um mês é muito), ele lutou contra esse sentimento e fez seu papel de gerente, me chamou a atenção e venceu, fez valer sua autoridade que fora desafiada "sem querer".
As pessoas fazem isso o tempo todo, fazem sem perceber, sem ter consciência real do que estão fazendo.
Elas testam os nossos limites e por diversas vezes o ultrapassam, querem impor a nós o que elas "acham" correto e se não fazemos nada, elas tomam o nosso espaço e realmente pensam que é delas. (fazem por ignorância, não por "maldade").
Pra conquistar de volta nosso espaço, NÂO ADIANTA ARGUMENTAR, não adianta ser racional e explicar a "realidade", a pessoa não entende.
O que se faz, é tomar o espaço que é dela e depois "negociar", eu afasto aqui, se você afastar ali... Assim você devolve a pessoa o espaço dela e ela te devolve o seu, sem isso, ela vai lutar por aquele espaço de forma irracional, pois ela "acredita" que aquilo é realmente dela.
O problema é que essa batalha não tem fim, ela vai sempre se repetindo e algumas vezes, por estarmos em uma situação de desvantagem, não conseguimos "equilibrar" a balança. (um chefe mais seguro de si e mais ditatorial, não teria deixado a situação chegar onde chegou e teria feito uso do "poder" que ele tem).
Esse exemplo "tolo", ilustra uma boa parte do problema, esse caso "simples" se repete em grande escala.
Pessoas já se voltaram contra mim, por eu ter acolhido em casa uma menina de 18 anos que apanhava do marido.
Como elas não fariam isso e consideram isso um erro, ficaram "putas" por eu agir diferente delas, eu, que sempre fui legal com todos, acabei sendo tão odiado quanto a garota... Eram pessoas com estudo, pessoas inteligentes (incluindo minha própria irmã, que uma semana antes, queria que eu namorasse com a tal garota).
Eu fui mandado embora do serviço por conta disso, primeiro a garota, depois de um mês eu.
Olhe as pessoas, a maioria das discussões por telefone que vejo entre namorados, se refere a coisas como querer que um fique sozinho em casa, enquanto o outro está trabalhando.
As pessoas querem decidir pelos outros, querem mandar nos outros e querem que os outros ajam da forma que eles julgam "correto".
Quem não é assim, não precisa de governo...
Só um governo repleto de pessoas que não são assim, funcionaria bem, só que pessoas assim, fazem do "governo" algo obsoleto, isso seria uma sociedade anarquista, não um governo.
Só que as pessoas não são assim, dai a necessidade de um governo e o motivo dele sempre gerar "desequilíbrio".
Temos é que parar de querer mudar o mundo e fazer o que podemos de fato, mudar a nós mesmos. Aprender a aceitar os outros, a identificar o que é da nossa conta e o que não é.
É buscar auto-conhecimento, moldar a si próprio. O mundo só vai mudar, quando as pessoas mudarem e, ninguém tem o poder de "moldar" os outros, isso só a própria pessoa pode fazer.
Não é apenas uma questão de ideologia, mas da condição humana.
Editado pela última vez por NadaSei em 24 Jul 2007, 06:56, em um total de 1 vez.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".
O povo adota o rouba mas faz porque administram roubam de uma conta coletiva e que não tem um peso significativo na vida dele. Quem ganha pouco quer mais é ver quem ganha muito si fuder afinal, o que ganha pouco tá pagando po isso, o outro tem que pagar também...

- Jeanioz
- Gênero: Masculino
"Quem quer ser herói fique longe da política." 

"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
NadaSei escreveu:André escreveu:NadaSei escreveu:Isso não resolve NADA!
Tem muita gente porai "fazendo alguma coisa" e "influindo em mudanças".
Um exemplo disso são os missionários cristãos, em busca de um mundo melhor e de ajudar as pessoas, oferecem aos índios a salvação através da biblia lhes proporcionado o conhecimento do verdadeiro Deus, alguns muçulmanos lutam contra a libertinagem e imoralidade, outros lutam contra a distorção dos valores e da ruptura da familia tradicional, o pessoal do "childlove", luta contra a discriminação dos pedofilos e pelo direito a praticar o amor livre com os seres sexuais que são as crianças, os capitalistas lutaram contra o bicho papão comunista...
Estão todos querendo mudar o mundo para o que ELES "julgam" ser o "melhor".
É dar murro em ponta de faca, o melhor de um é o pior de outro... Como resolvemos isso? Votando é que não, criando uma "democracia" de qualquer tipo, também não.
Vc parece desconhecer como muitos pessoas que fazem do seu trabalho um instrumento de melhoria para o coletivo.
E não é por caridade, pois ganham para isso, mas sim um projeto de sociedade mais justa, para com todos, sanitaristas, e pessoas envolvidas na saúde pública são os mais ativos que conheço nessa área, e eles fazem sim uma diferença pelo bem comum. Se não existisse SUS eu nem sei quantos milhões de pessoas não teriam morrido e sofrido sem atendimento. Ainda é muito ruim, mas pelo menos eles estão trabalhando em algo.
Os outros argumentos pela democracia ampliada já venho listando e não vou repetir.
Mas, uma coisa garanto, acreditar que não tem jeito, e não fazer nada, são duas atitudes que colaboram para manutenção dos problemas.
André, vou comentar apenas esse, pois acho que a resposta cobre os dois posts.
Um homem que precisa ser "governando" por outros e que deseja "governar" os outros, é um homem que desconhece os limites do que é dele o do que é do outro, é um homem ignorante que não sabe tomar as decisões mais acertadas e sonha em moldar o mundo segundo sua própria noção do "bem" e do "certo".
Querer que pessoas assim sejam "o governo" (no caso de uma democracia ampliada), é pedir por confusão.
As pessoas desconhecem os seus limites e inevitavelmente invadem o do próximo, as pessoas fazem política hipócrita o tempo todo e nem se dão conta disso.
Vou dar um exemplo simples.
Eu sempre pedia a meu gerente para sair e ir fumar, muitas vezes ele negava, quando não existia motivo pra isso... Ele queria me deixar sair apenas um vez durante o expediente e mesmo sem serviço nenhum, não me deixava sair.
Por lei, fumantes tem direito a fumar um cigarro por hora.
Eu argumentei muito racionalmente com ele e quando percebi que estava irredutível, o lembrei da lei.
A resposta foi: "Se não está satisfeito, arrume outro emprego".
Eu esperei minha hora, algum tempo depois, em um dia de muita correria, eu fiquei tão atolado de serviço que não tive tempo de sair para fumar... Quando a correria finalmente "parou" eu cheguei nele e disse: "Meu Deus, que correria que tivemos... vou fumar". Ele riu e disse: "Depois dessa nem pede né, já avisa que vai fumar! hehehe vai lá".
Pronto, foi o que eu precisava.
Depois desse dia, sempre que eu estava livre e podia fumar, eu passava por ele e dizia: "Vou fumar".
Saia duas ou três vezes por dia para fumar e sempre "avisava".
Isso durou um mês inteiro e eu via que ele não gostava... Então um dia ele tomou coragem e foi falar comigo: "André, eu acho que como eu sou o seu gerente, você deveria me pedir antes de sair pra fumar..."
Eu então disse que sempre pedia, mas ele retrucou que eu não pedia, apenas avisava e que o ideal era "pedir". (Eu é claro, sabia disso.)
Então eu disse: "A meu ver é a mesma coisa, pedir ou avisar dá na mesma, afinal, se eu pedir você não vai negar mesmo, claro a menos em casos especiais quando não dá mesmo pra sair e isso eu mesmo sei quando é, eu sempre sei quando tem movimento e não posso sair pra fumar".
Ele insistiu que eu pedisse autorização e eu disse: "Claro, como não, isso pra mim é indiferente, se você prefere assim, sem problemas.
Depois disso batemos um papo amigável sobre qualquer coisa.
O resultado foi que, depois disso, sempre que eu pedia para sair e ir fumar, ele deixava... nunca me negava.
Só que eu precisei conquistar isso, sendo hipócrita, fazendo "joguinho"... Ele nem percebeu.
Pra ele, tudo o que aconteceu foi que um funcionário agia de uma forma que ele não gostava e isso o faziam sentir um "desconforto", ele sentia que sua autoridade e seu papel de "gerente", não estava sendo reconhecido... Então após um longo tempo (um mês é muito), ele lutou contra esse sentimento e fez seu papel de gerente, me chamou a atenção e venceu, fez valer sua autoridade que fora desafiada "sem querer".
As pessoas fazem isso o tempo todo, fazem sem perceber, sem ter consciência real do que estão fazendo.
Elas testam os nossos limites e por diversas vezes o ultrapassam, querem impor a nós o que elas "acham" correto e se não fazemos nada, elas tomam o nosso espaço e realmente pensam que é delas. (fazem por ignorância, não por "maldade").
Pra conquistar de volta nosso espaço, NÂO ADIANTA ARGUMENTAR, não adianta ser racional e explicar a "realidade", a pessoa não entende.
O que se faz, é tomar o espaço que é dela e depois "negociar", eu afasto aqui, se você afastar ali... Assim você devolve a pessoa o espaço dela e ela te devolve o seu, sem isso, ela vai lutar por aquele espaço de forma irracional, pois ela "acredita" que aquilo é realmente dela.
O problema é que essa batalha não tem fim, ela vai sempre se repetindo e algumas vezes, por estarmos em uma situação de desvantagem, não conseguimos "equilibrar" a balança. (um chefe mais seguro de si e mais ditatorial, não teria deixado a situação chegar onde chegou e teria feito uso do "poder" que ele tem).
Esse exemplo "tolo", ilustra uma boa parte do problema, esse caso "simples" se repete em grande escala.
Pessoas já se voltaram contra mim, por eu ter acolhido em casa uma menina de 18 anos que apanhava do marido.
Como elas não fariam isso e consideram isso um erro, ficaram "putas" por eu agir diferente delas, eu, que sempre fui legal com todos, acabei sendo tão odiado quanto a garota... Eram pessoas com estudo, pessoas inteligentes (incluindo minha própria irmã, que uma semana antes, queria que eu namorasse com a tal garota).
Eu fui mandado embora do serviço por conta disso, primeiro a garota, depois de um mês eu.
Olhe as pessoas, a maioria das discussões por telefone que vejo entre namorados, se refere a coisas como querer que um fique sozinho em casa, enquanto o outro está trabalhando.
As pessoas querem decidir pelos outros, querem mandar nos outros e querem que os outros ajam da forma que eles julgam "correto".
Quem não é assim, não precisa de governo...
Só um governo repleto de pessoas que não são assim, funcionaria bem, só que pessoas assim, fazem do "governo" algo obsoleto, isso seria uma sociedade anarquista, não um governo.
Só que as pessoas não são assim, dai a necessidade de um governo e o motivo dele sempre gerar "desequilíbrio".
Temos é que parar de querer mudar o mundo e fazer o que podemos de fato, mudar a nós mesmos. Aprender a aceitar os outros, a identificar o que é da nossa conta e o que não é.
É buscar auto-conhecimento, moldar a si próprio. O mundo só vai mudar, quando as pessoas mudarem e, ninguém tem o poder de "moldar" os outros, isso só a própria pessoa pode fazer.
Não é apenas uma questão de ideologia, mas da condição humana.
O autoconhecimento é fundamental para mim e foi me conhecendo que cheguei a conclusão que o respeito a diferença assim como ser radicalmente democrata são coisas que valorizo muito. E estão no centro da minha defesa pela Democracia Ampliada.
Eu não quero moldar os outros, e qualquer suposição nesse sentido não encontra correspondência. Eu torço sim para que as escolhas dos outros levem a uma melhor cidadania, e eu acredito que o melhor meio é a tornando o regime político o mais aberto e democrático quanto for possível, e isso é resultado dos meus estudos, posso estar errado, mas enquanto convencido estiver que é melhor, vou continuar a defender.
Outra não vou tentar mudar o mundo, seja lá o que for isso, vou defender o que considero melhor, e tenho liberdade para tanto, e procurar influenciar outros assim. Essa influencia é através do diálogo, e quero oferecer eles minhas idéias, se rejeitarem estão no seu direito. E como sabes acreditar no diálogo como uma poderosa ferramenta para o conhecimento eu tiro do método socrático.
Judas escreveu:Joe escreveu:Res Cogitans escreveu:Vejo muito discurso sobre a incompetência e desonestidade dos políticos (até aqui nenhuma novidade), fora isso, há aqueles que SEMPRE acham que tomariam uma decisão melhor do que a do governo (seja lá ele qual for).
Boa.
Mas você se tivesse votado teria contribuído e muito pra foder mais ainda. Aqui vão algumas palavras suas em defesa do sr. ACM.Joe escreveu:carlos escreveu:Como bom Baiano idolatra o ACM.
Não idolatro, admiro.Joe escreveu:Antonio Carlos Magalhães lutou pelo que ele achava certo para ele e nem sempre o que é certo para a pessoa pode condizer para sociedade, mas ele perseguiu.
Fez reformas, abriu colégios, reformou hospitais, colocou ladrões no poder, mas bateu no peito e disse: eu fiz isso! Quem falava mal dele é porque tinha inveja da coragem e da perspicácia da sua sabedoria em manipular o poder, ele roubou "democraticamente", mas os impactos dos atos como:
- Formação de estações
Entre tantas outras que também andou fazendo coisas e dando pitacos por baixo do pano para políticos que governavam a região, como Mário Kertez, João Durval etc.
Podem falar o que quiser, ele roubou, mas fez algo, hoje político engana e faz merda e ainda nega, ele foi HOMEM EM ASSUMIR OS ATOS DELE.
Não importa, se quiser comentar tenque fazer melhor do que ele.Joe escreveu:Não importa, ele fez o que achou ser certo, fez porque queria subir na escala do poder e criou estratégias, para mim é isso.
[center][/center]
judas escreveu:Joe escreveu: Até quando o tal bonzinho utópico de merda que vai mudar o mundo chegar.
Até quando?Joe escreveu:Paro por aqui, mania de julgar porque eu tenho 16 anos.
To nem aí se o cara é ladrão. Ele já morreu, mas ele cresceu no poder por pura inteligência, to nem aí para política do Lula, o povo colhe o que votou, pelo menos quando ele foi eleito não teve tanta roualheira quanto essas.Joe escreveu:Nem sempre quem faz a dinâmica do poder é mau caráter,mas os fins justificam os meios.Joe escreveu:Judas escreveu:Joe escreveu:Não me importa o quanto ele ganhava, as coisas estão no valor que ele propiciou de bem para Salvador e a Bahia que até agora o Partido Trabalhista e semelhantes não fizeram.
Então é assim??? Sou eleito senador, cometo vários crimes contra o patrimônio público, violo o painel de votação, manipulo meios de comunicação e sou julgado pelo que fiz de bom á um único estado da federação??? Mesmo sabendo que o bem que fiz ao dito estado, é apenas uma moeda de troca para que eu me perpetúe no poder ?????
Prove que ele roubou, não com a mídia, mas com fatos. Prove que ele manipula se ele foi inteligente em conseguir o que ele queria. Probe que ele só ajudou a um estado da federação se ele se esforçou no ambiente nacional. Prove tudo que está dizendo e eu mudo a minha opinião.
Quero ver fato por fato, documento por documento, dossiê por dossiê para ver quem realmente foi inteligente no que fez.Joe escreveu:Não Judas, ele foi ladrão e fez muitas coisas ruins, confessou porque teve peito, mas eu citei os fatos e ações dele que foram benéficas na Bahia, ACM nunca foi santo, mas lutou pelo que ele queria e se ele queria ser reeleito ele burlou o sistema. Problema foi dele, mas ele fez coisas que você não tem condições de fazer.
"Que sabe faz, quem não sabe ensina" George Bernad S.Joe escreveu:Nossa! Vai na receita, faz uma pesquisa e veja quanto ele roubou. Prova-me. Com o governo atual é totalmente óbvio a roubalheira, totalmente explícito.
Até hoje a oposição criou escândalos contra ele e ACM sempre respondendo com sua categoria. Lula negando e roubando muito mais.
Ja morou na Bahia?
Joe escreveu:Judas escreveu:Joe escreveu:Res Cogitans escreveu:Vejo muito discurso sobre a incompetência e desonestidade dos políticos (até aqui nenhuma novidade), fora isso, há aqueles que SEMPRE acham que tomariam uma decisão melhor do que a do governo (seja lá ele qual for).
Boa.
Mas você se tivesse votado teria contribuído e muito pra foder mais ainda. Aqui vão algumas palavras suas em defesa do sr. ACM.Joe escreveu:carlos escreveu:Como bom Baiano idolatra o ACM.
Não idolatro, admiro.Joe escreveu:Antonio Carlos Magalhães lutou pelo que ele achava certo para ele e nem sempre o que é certo para a pessoa pode condizer para sociedade, mas ele perseguiu.
- Formação de estações
Não importa, se quiser comentar tenque fazer melhor do que ele.Joe escreveu:Não importa, ele fez o que achou ser certo, fez porque queria subir na escala do poder e criou estratégias, para mim é isso.
[center][/center]
To nem aí se o cara é ladrão. Ele já morreu, mas ele cresceu no poder por pura inteligência, to nem aí para política do Lula, o povo colhe o que votou, pelo menos quando ele foi eleito não teve tanta roualheira quanto essas.Joe escreveu:Nem sempre quem faz a dinâmica do poder é mau caráter,mas os fins justificam os meios.Joe escreveu:Judas escreveu:Joe escreveu:Não me importa o quanto ele ganhava, as coisas estão no valor que ele propiciou de bem para Salvador e a Bahia que até agora o Partido Trabalhista e semelhantes não fizeram.
Quero ver fato por fato, documento por documento, dossiê por dossiê para ver quem realmente foi inteligente no que fez.Joe escreveu:Não Judas, ele foi ladrão e fez muitas coisas ruins, confessou porque teve peito, mas eu citei os fatos e ações dele que foram benéficas na Bahia, ACM nunca foi santo, mas lutou pelo que ele queria e se ele queria ser reeleito ele burlou o sistema. Problema foi dele, mas ele fez coisas que você não tem condições de fazer.
"Que sabe faz, quem não sabe ensina" George Bernad S.Joe escreveu:Nossa! Vai na receita, faz uma pesquisa e veja quanto ele roubou. Prova-me. Com o governo atual é totalmente óbvio a roubalheira, totalmente explícito.
Ja morou na Bahia?
Não, porque?
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.
Eu não morei na Bahia mas sou do sudeste e moro em Aracaju. Aqui é a mesma merda. Tinha um bandido no governo que fez uma ponte que leva nada a lugar algum (facilitou para ele ir para a fazenda dele), fem um monte de obras fúteis para pobre ver e ainda batem palma pra ele. Tá certo que em minha visita à bahia, gostei do sistema de transporte que se parece com campinas e sp, onibus raramente entupidos (pelo menos eu não vi). Já aqui o povo é otário mesmo. Todo santo dia entram pela janela (LITERALMENTE). Se bem que pela estupidez da maioria daqui até que merecem. Mas não tem nada a ver com pobreza pois a maioria ganha até melhor que eu...
É falta de educação mesmo.
É falta de educação mesmo.
Editado pela última vez por Johnny em 25 Jul 2007, 07:09, em um total de 1 vez.

Res Cogitans escreveu:zencem escreveu:.
Agora que assinou seu atestado de "ruindade" que mais você tem a acrescentar?
Eu tenho demonstrado, aquí, como não ser um cidadão ruim.
Portanto, a minha parte eu faço, mas não tenho poder de mudar o carater dos outros.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:
Deu no que deu !!! ...
Deu no que deu !!! ...

Judas escreveu:Joe escreveu:Judas escreveu:Joe escreveu:Res Cogitans escreveu:Vejo muito discurso sobre a incompetência e desonestidade dos políticos (até aqui nenhuma novidade), fora isso, há aqueles que SEMPRE acham que tomariam uma decisão melhor do que a do governo (seja lá ele qual for).
Boa.
- Formação de estações
[center][/center]
Ja morou na Bahia?
Não, porque?
Por nada, acho que você não viu nem sabe o que ele fez por aqui.
Paro de comentar aqui.
Joe escreveu:
Por nada, acho que você não viu nem sabe o que ele fez por aqui.
Paro de comentar aqui.
Somente lembrando sou baiano e vivo a 26 anos aqui(Em Salvador), passei apenas um ano fora.
Existem baianos que admiram ACM e existem outros como eu, que são fortes críticos ao que ele representa e fez em sua vida pública.
Logo o argumento que não é baiano não cola.
Usuário deletado escreveu:Ele pode ter feito coisas pela Bahia, mas fez isso em detrimento dos outros estados. Sem falar nos esquemas de corrupção em que ele esteve envolvido.
O que está provado, em relação a autoritarismos, apropriação do poder público em nome pessoal e de privados, além das vinganças que ele efetuou com o poder público, para mim são mais do que suficientes, para a conclusão que foi uma figura política de péssima qualidade, em termos de promoção do bem comum de forma ética, padrão pelo qual avalio. Claro que teve habilidades na arte do poder, e ao costurar apoios, para se manter no poder, mas essas qualidades são estratégicas, não de caráter, nem seguindo ética, nem valores democráticos, nem pensando no bem-estar coletivo. Por isso deploráveis.
Claro existem suspeitas fortes já que tudo leva crer no uso de laranjas já que muitos da família passaram a dar sinais exteriores de grande riqueza, não justificáveis.