Turquia-Vitória esmagadora do partido de base islamista

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
clara campos
Moderadora
Contato:

Turquia-Vitória esmagadora do partido de base islamista

Mensagem por clara campos »

[center]Vitória esmagadora do partido de base islamista no poder na Turquia [/center]

O partido no poder na Turquia, com origem no movimento islamista, obteve uma vitória esmagadora nas legislativas de hoje face à oposição pró-laica, segundo resultados não oficiais anunciados pelas televisões CNN-Turk e NTV.

O Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan (53 anos) estava com uma votação de 47,6 por cento quando estavam contados 80 por cento dos votos, obtendo maioria absoluta no Parlamento, segundo as mesmas fontes.

Erdogan já felicitou o seu partido pela vitória alcançada e apelou à unidade, comprometendo-se a respeitar os valores republicanos, entre os quais a laicidade.

Em segundo lugar a parecia o principal partido da oposição pró-laica, o Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata), com 20 por cento dos votos.

O Partido de Acção Nacionalista (MHP), que tem posições duras contra a União Europeia, entre outras, ficou em terceiro, com 14,4 por cento dos votos, o que lhe permitirá voltar ao parlamento.

As projecções das televisões mostram que o AKP via eleger 334 deputados na Assembleia Nacional, num total de 550 lugares.

Estes resultados vão permitir ao AKP formar governo sozinho. Nas legislativas de 2002, tinha conseguido 34 por cento dos votos e 351 deputados, mas este número deveria baixar devido à entrada do MHP ao Parlamento, bem como cerca de trinta deputados independentes.

Os partidos têm de conseguir um mínimo de dez por cento dos votos ao nível nacional para poderem estar representados no parlamento turco.

http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1300189
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Ashus

Mensagem por Ashus »

Ganhou um partido de direita à imagem do partido que governa a Alemanha só que este último é cristão.
Foi este partido que concretizou mais reformas exigidas por Bruxelas. Das quais de destaca abolição da pena de morte.
O crescimento económico é o mas elevado da Europa.
O que os "laicos" não aceitam é terem perdido o poder para uma nova classe empresária em ascensão...

O maior problema da Turquia é ser um estado radical laico.
A laicidade é mantida por forças militares, ora isto é inadmissível para a Europa.
UE exige aplicação da reforma que colocará os militares sobre poder civil...
A UE fica mais pobre sem a Turquia, só que esta provavelmente terá que esperar muito para um dia vir a fazer parte da UE.

Ashus

Re.: Turquia-Vitória esmagadora do partido de base islamista

Mensagem por Ashus »

Site em francês.
http://rue89.com/2007/07/23/la-religion ... -allemagne

proposta de levar a religião para a escola ( criacionismo incluído), vindo do partido cristão.
Curiosamente existe uma versão criacionista muçulmana de origem turca.
O autocarro azul está a chamar

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

fazes-me lembrar alguém
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Ashus

Mensagem por Ashus »

:emoticon5:

Trancado