No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congonhas
- Ateu Tímido
- Mensagens: 8921
- Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
- Localização: Belo Horizonte
- Contato:
No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congonhas
No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congonhas
Agência Estado
Em São Paulo
O histórico de vôos do Airbus A320 da TAM diminui a possibilidade de que a chuva e a pista do Aeroporto de Congonhas tenham sido decisivas na tragédia que matou ao menos 199 pessoas. Isso porque, no dia do acidente, o avião de prefixo MBK já havia pousado duas vezes na pista principal do aeroporto, uma delas enquanto chovia quase três vezes mais do que no momento do desastre. Em nenhuma das aterrissagens houve queixas de pista escorregadia ou problemas mecânicos.
O primeiro pouso do Airbus em Congonhas ocorreu às 11h11 do dia 17. O avião, que fazia o vôo 3701 entre Brasília e São Paulo, encontrou muita chuva na chegada à capital paulista. De fato, entre 11 horas e meio-dia, a estação meteorológica do aeroporto registrou, em média, 1,5 milímetro de precipitação na pista principal. A aeronave pousou normalmente, os passageiros desceram e, 40 minutos depois, ela já estava pronta para decolar rumo ao Aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde chegou às 12h48.
Em Confins, a parada foi mais uma vez breve. Depois de 33 minutos no solo, o Airbus decolou mais uma vez com destino a São Paulo. O vôo 3219 chegou no horário previsto - 14h32. A chuva havia parado, mas a pista principal de Congonhas continuava encharcada. Segundo registros do Serviço Regional de Proteção ao Vôo, entre 14 e 15 horas, o índice de chuva foi zero no aeroporto. Desta vez, o intervalo até a decolagem seguinte foi maior, para que houvesse a troca da tripulação do Airbus. Assumiam o comando os pilotos Kleyber Lima e Henrique Stefanini di Sacco.
Foram eles que decolaram às 15h21 de Congonhas rumo ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, onde o avião da TAM aterrissou às 16h40. Depois de 36 minutos parados no Sul, os comandantes iniciaram o vôo 3054. O vôo para São Paulo durou uma hora e 35 minutos. A seqüência de vôo dos Airbus, que começou sua jornada às 6h52, no Aeroporto de Campo Grande (MS), demonstra que a TAM utilizava ao máximo a aeronave. Até o acidente, às 18h51, o avião havia feito sete vôos, apesar de estar com o reverso direito (freio aerodinâmico acoplado às turbinas) inoperante - "pinado". A companhia alega que o manual do fabricante permite a utilização da aeronave com esse problema por até dez dias, quando o conserto deve ser realizado.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Uol
Agência Estado
Em São Paulo
O histórico de vôos do Airbus A320 da TAM diminui a possibilidade de que a chuva e a pista do Aeroporto de Congonhas tenham sido decisivas na tragédia que matou ao menos 199 pessoas. Isso porque, no dia do acidente, o avião de prefixo MBK já havia pousado duas vezes na pista principal do aeroporto, uma delas enquanto chovia quase três vezes mais do que no momento do desastre. Em nenhuma das aterrissagens houve queixas de pista escorregadia ou problemas mecânicos.
O primeiro pouso do Airbus em Congonhas ocorreu às 11h11 do dia 17. O avião, que fazia o vôo 3701 entre Brasília e São Paulo, encontrou muita chuva na chegada à capital paulista. De fato, entre 11 horas e meio-dia, a estação meteorológica do aeroporto registrou, em média, 1,5 milímetro de precipitação na pista principal. A aeronave pousou normalmente, os passageiros desceram e, 40 minutos depois, ela já estava pronta para decolar rumo ao Aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde chegou às 12h48.
Em Confins, a parada foi mais uma vez breve. Depois de 33 minutos no solo, o Airbus decolou mais uma vez com destino a São Paulo. O vôo 3219 chegou no horário previsto - 14h32. A chuva havia parado, mas a pista principal de Congonhas continuava encharcada. Segundo registros do Serviço Regional de Proteção ao Vôo, entre 14 e 15 horas, o índice de chuva foi zero no aeroporto. Desta vez, o intervalo até a decolagem seguinte foi maior, para que houvesse a troca da tripulação do Airbus. Assumiam o comando os pilotos Kleyber Lima e Henrique Stefanini di Sacco.
Foram eles que decolaram às 15h21 de Congonhas rumo ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, onde o avião da TAM aterrissou às 16h40. Depois de 36 minutos parados no Sul, os comandantes iniciaram o vôo 3054. O vôo para São Paulo durou uma hora e 35 minutos. A seqüência de vôo dos Airbus, que começou sua jornada às 6h52, no Aeroporto de Campo Grande (MS), demonstra que a TAM utilizava ao máximo a aeronave. Até o acidente, às 18h51, o avião havia feito sete vôos, apesar de estar com o reverso direito (freio aerodinâmico acoplado às turbinas) inoperante - "pinado". A companhia alega que o manual do fabricante permite a utilização da aeronave com esse problema por até dez dias, quando o conserto deve ser realizado.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Uol
Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congonhas
A culpa é do Lula por ter deixado o avião sair do chão. Lula deveria ter previsto isso quando se elegeu presidente, afinal, até sua posse tudo na aviação era perfeito. Tudo TOP de linha. E a culpa do próximo incêncio em shopping paulista também pois ele não investe nos corpo de bombeiros...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congonhas
kra... na boa... se bem que o histórico de acidentes da TAM é bem medonho...
Será que o governo tem tanta culpa assim, como andam falando?
Será que o governo tem tanta culpa assim, como andam falando?
Manoel Machado Henriques
"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."
(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)
"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."
(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)
- Sorrelfa
- Mensagens: 2441
- Registrado em: 27 Mar 2007, 10:21
- Gênero: Masculino
- Localização: Rua Sem entrada e Sem saida, Nº Infinito
- Contato:
Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congonhas
Seria interessante ler a opnião daqueles que, de qualquer maneira queriam jogar toda a culpa somente no governo...
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !
Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
manoelmac escreveu:kra... na boa... se bem que o histórico de acidentes da TAM é bem medonho...
Será que o governo tem tanta culpa assim, como andam falando?
Pelo video realmente fico na espera. Dá impressão que houve algum problema na turbina. Porque raios o avião virou de repente?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
Johnny escreveu:manoelmac escreveu:kra... na boa... se bem que o histórico de acidentes da TAM é bem medonho...
Será que o governo tem tanta culpa assim, como andam falando?
Pelo video realmente fico na espera. Dá impressão que houve algum problema na turbina. Porque raios o avião virou de repente?
Simples... Uma parte da oposição fez uma dança da chuva, a outra fez pacto com o demo pro avião explodir. Dessa forma eles poderiam por a culpa toda no Governo...
Manoel Machado Henriques
"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."
(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)
"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."
(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)
- O ENCOSTO
- Mensagens: 16434
- Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
- Localização: Ohio - Texas (USA)
- Contato:
A culpa ah da TAN que çó pença no lucro e naum nas vidas umanas.
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congonhas
Eu estou esperando toda essa polêmica do acidente terminar e as análises para depois julgar.
Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congonhas
A TAM é cagada...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
Johnny escreveu:A TAM é cagada...
O Governo é culpado pela desorganização geral do setor aéreo.
Não venham desviar a atenção, se escondendo na moita de uma responsabilidade que não cabe ao governo, para que ele tire o cú da pichorra daquilo que tem culpa.
Problema da TAM é problema da TAM.
Problema do Governo é problema do Governo.
Ninguem está inocentando a TAM.
Mas não venham armar que, tendo ela culpa, deixe o governo isento de culpa.
Cada um tem a sua cota de responsabilidade.
O transporte aéreo não é uma patria de ninguém; existe um responsável pelo seu controle e fiscalização, e este é o Governo.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:
- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".
Deu no que deu !!! ...
- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".
Deu no que deu !!! ...
Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congonhas
Um acidente de avião nunca é causado por uma coisinha só e sim por uma sequencia de erros... se a pista tivesse os groovings pode ser que o avião tivesse parado a tempo, ou se o piloto tivesse tentado decolar na hora certa o avião teria decolado e ninguém morreria, ou se o reverso tivesse funcionando o avião teria parado...mas a somatória disso tudo resultou no acidente... pista mal acabada em dia de chuva + defeito no avião + atitude tardia do piloto = o maior acidente áereo do Brasil. E tem mais não é porque o avião pousou 3 vezes em congonhas que a pista não tem culpa...veja... num outro acidente de avião que aconteceu no japão... foi provocado pela troca errada de uma peça 7 anos antes do avião cair... então o avião ter pousado 3 vezes em congonhas não significa nada....
se continuarem isentando a responsabilidade do governo e os controladores continuarem sobrecarregados, com aviões pousado em aeroportos que não comportam a quantidade de voos que recebem, e com equipamentos de controle de trafego aereo com defeito...podem sentar e esperar o próximo grande acidente...
se continuarem isentando a responsabilidade do governo e os controladores continuarem sobrecarregados, com aviões pousado em aeroportos que não comportam a quantidade de voos que recebem, e com equipamentos de controle de trafego aereo com defeito...podem sentar e esperar o próximo grande acidente...
Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
Fabi escreveu:Um acidente de avião nunca é causado por uma coisinha só e sim por uma sequencia de erros... se a pista tivesse os groovings pode ser que o avião tivesse parado a tempo, ou se o piloto tivesse tentado decolar na hora certa o avião teria decolado e ninguém morreria, ou se o reverso tivesse funcionando o avião teria parado...mas a somatória disso tudo resultou no acidente... pista mal acabada em dia de chuva + defeito no avião + atitude tardia do piloto = o maior acidente áereo do Brasil.
pode jogar fora essa caixa-preta, agora apareceu alguém que entende do assunto.
- Led Zeppelin
- Mensagens: 2558
- Registrado em: 16 Ago 2006, 17:29
- Localização: Patos de Minas - MG
- Contato:
Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
SickBoy escreveu:Fabi escreveu:Um acidente de avião nunca é causado por uma coisinha só e sim por uma sequencia de erros... se a pista tivesse os groovings pode ser que o avião tivesse parado a tempo, ou se o piloto tivesse tentado decolar na hora certa o avião teria decolado e ninguém morreria, ou se o reverso tivesse funcionando o avião teria parado...mas a somatória disso tudo resultou no acidente... pista mal acabada em dia de chuva + defeito no avião + atitude tardia do piloto = o maior acidente áereo do Brasil.
pode jogar fora essa caixa-preta, agora apareceu alguém que entende do assunto.
Eu ainda acho que o governo sabotou o avião.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"
- Sorrelfa
- Mensagens: 2441
- Registrado em: 27 Mar 2007, 10:21
- Gênero: Masculino
- Localização: Rua Sem entrada e Sem saida, Nº Infinito
- Contato:
Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
Led Zeppelin escreveu:SickBoy escreveu:Fabi escreveu:Um acidente de avião nunca é causado por uma coisinha só e sim por uma sequencia de erros... se a pista tivesse os groovings pode ser que o avião tivesse parado a tempo, ou se o piloto tivesse tentado decolar na hora certa o avião teria decolado e ninguém morreria, ou se o reverso tivesse funcionando o avião teria parado...mas a somatória disso tudo resultou no acidente... pista mal acabada em dia de chuva + defeito no avião + atitude tardia do piloto = o maior acidente áereo do Brasil.
pode jogar fora essa caixa-preta, agora apareceu alguém que entende do assunto.
Eu ainda acho que o governo sabotou o avião.
Eu acho que a rede globo em parceria com com a revista "veja" sabotaram o avião...
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !
- Led Zeppelin
- Mensagens: 2558
- Registrado em: 16 Ago 2006, 17:29
- Localização: Patos de Minas - MG
- Contato:
Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
Jolly_Roger escreveu:Led Zeppelin escreveu:SickBoy escreveu:Fabi escreveu:Um acidente de avião nunca é causado por uma coisinha só e sim por uma sequencia de erros... se a pista tivesse os groovings pode ser que o avião tivesse parado a tempo, ou se o piloto tivesse tentado decolar na hora certa o avião teria decolado e ninguém morreria, ou se o reverso tivesse funcionando o avião teria parado...mas a somatória disso tudo resultou no acidente... pista mal acabada em dia de chuva + defeito no avião + atitude tardia do piloto = o maior acidente áereo do Brasil.
pode jogar fora essa caixa-preta, agora apareceu alguém que entende do assunto.
Eu ainda acho que o governo sabotou o avião.
Eu acho que a rede globo em parceria com com a revista "veja" sabotaram o avião...
Ou então os Estados Unidos! Claro, lembra que derrubaram aquele avião da Gol só porque havia cientistas com pesquisas avanças em bio-energia???
Agora eles derrubaram mais um pra colocarem a culpa no sistema aéreo brasileiro mesmo, desviando os focos da investigação.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"
Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congonhas
E não é que o ReV tem melhorado...
Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
SickBoy escreveu:Fabi escreveu:Um acidente de avião nunca é causado por uma coisinha só e sim por uma sequencia de erros... se a pista tivesse os groovings pode ser que o avião tivesse parado a tempo, ou se o piloto tivesse tentado decolar na hora certa o avião teria decolado e ninguém morreria, ou se o reverso tivesse funcionando o avião teria parado...mas a somatória disso tudo resultou no acidente... pista mal acabada em dia de chuva + defeito no avião + atitude tardia do piloto = o maior acidente áereo do Brasil.
pode jogar fora essa caixa-preta, agora apareceu alguém que entende do assunto.
Na verdade em qualquer acidente de avião é uma série de coisas que provocam o acidente, em maior ou menor grau cada coisa ajuda a provocar...tanto é verdade que vocês podem ir no google procurar os acidentes de Tenerife, o JAL 123, ou o acidente da GOL...e se pensarem um pouco e fizerem um esforço (mas um esforço mesmo) vão chegar a mesma conclusão...e se vocês não chegarem a mesma conclusão que eu...tudo bem...vocês não conhecem nenhum piloto de avião, não sabem os milagres que eles fazem quando dá uma pane...tudo bem...eu entendo........aliás...acho que vocês preferem esperar o próximo acidente...então vamos sentar e esperar... vai que agora o Brasil entre pra história com o maior acidente aéreo do mundo...vai que agora a gente consegue esse feito..
"nunca na história desse país o Brasil teve tantos acidentes aéreos"
Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
Led Zeppelin escreveu:Ou então os Estados Unidos! Claro, lembra que derrubaram aquele avião da Gol só porque havia cientistas com pesquisas avanças em bio-energia???
Agora eles derrubaram mais um pra colocarem a culpa no sistema aéreo brasileiro mesmo, desviando os focos da investigação.
talvez não, quem sabe tenha sido um crime politico... ja que havia um dentro
Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
Fabi escreveu:SickBoy escreveu:Fabi escreveu:Um acidente de avião nunca é causado por uma coisinha só e sim por uma sequencia de erros... se a pista tivesse os groovings pode ser que o avião tivesse parado a tempo, ou se o piloto tivesse tentado decolar na hora certa o avião teria decolado e ninguém morreria, ou se o reverso tivesse funcionando o avião teria parado...mas a somatória disso tudo resultou no acidente... pista mal acabada em dia de chuva + defeito no avião + atitude tardia do piloto = o maior acidente áereo do Brasil.
pode jogar fora essa caixa-preta, agora apareceu alguém que entende do assunto.
Na verdade em qualquer acidente de avião é uma série de coisas que provocam o acidente, em maior ou menor grau cada coisa ajuda a provocar...tanto é verdade que vocês podem ir no google procurar os acidentes de Tenerife, o JAL 123, ou o acidente da GOL...e se pensarem um pouco e fizerem um esforço (mas um esforço mesmo) vão chegar a mesma conclusão...e se vocês não chegarem a mesma conclusão que eu...tudo bem...
olha. essa "sua conclusão", a de que uma série de fatores contribuem para um acidente de avião, eu vi no jornal da Globo, jornal nacional, revista veja, revista época, revista quem acontece, band news, uol, G1 entre outros.
no mais, assim como eu quero que encontrem as verdadeiras causas do acidente, e que providências sejam tomadas, também rejeito é a exploração política do acidente.
- Fedidovisk
- Mensagens: 3495
- Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46
Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congonhas
Esse desastre é culpa da política de FHC anterior à Lula... haeuaheaueahaeua
- Led Zeppelin
- Mensagens: 2558
- Registrado em: 16 Ago 2006, 17:29
- Localização: Patos de Minas - MG
- Contato:
Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
Shanaista escreveu:Led Zeppelin escreveu:Ou então os Estados Unidos! Claro, lembra que derrubaram aquele avião da Gol só porque havia cientistas com pesquisas avanças em bio-energia???
Agora eles derrubaram mais um pra colocarem a culpa no sistema aéreo brasileiro mesmo, desviando os focos da investigação.
talvez não, quem sabe tenha sido um crime politico... ja que havia um dentro
Estou sentindo falta das teorias conspiracionistas de um certo alguém... me fazia rir pelo menos.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"
Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congonhas
isso é uma questão de competencia led... veja que so segui sua linha de raciocinio, entaaaao...
- Led Zeppelin
- Mensagens: 2558
- Registrado em: 16 Ago 2006, 17:29
- Localização: Patos de Minas - MG
- Contato:
Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
Shanaista escreveu:isso é uma questão de competencia led... veja que so segui sua linha de raciocinio, entaaaao...
É... não deve ser difícil criar idéias mirabolantes dentro da mente e derramá-las na internet.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"
Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congonhas
eu acho u$ 4 milhões por ano um salario legal... é o que ganha em media os deuses da criacao quando assinam bons contratos... o que nao é dificil de acontecer!
sei la... mas dispensar um salario desse tem que ser muito altruista
sei la... mas dispensar um salario desse tem que ser muito altruista