No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congonhas
- Fernando Silva
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Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congonhas
O piloto que morreu já tinha se queixado da pista. Na véspera, ele disse que achou que não ia conseguir parar. No dia seguinte, realmente não conseguiu.
Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
Fernando Silva escreveu:O piloto que morreu já tinha se queixado da pista. Na véspera, ele disse que achou que não ia conseguir parar. No dia seguinte, realmente não conseguiu.
Ou seja, incopetente. OU então ele nunca havia pousado enquanto FHC e Alckmin estavam no comando... Mesmo assim, fica muito esquisita esta estória.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."


- Ateu Tímido
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Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
Johnny escreveu:Fernando Silva escreveu:O piloto que morreu já tinha se queixado da pista. Na véspera, ele disse que achou que não ia conseguir parar. No dia seguinte, realmente não conseguiu.
Ou seja, incopetente. OU então ele nunca havia pousado enquanto FHC e Alckmin estavam no comando... Mesmo assim, fica muito esquisita esta estória.
Como eu não sou vidente, nem tenho interesse ou simples vontade de politizar a tragédia, leio notícias e espero pelo esclarecimento dos fatos.
- Jeanioz
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Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
Ateu Tímido escreveu:Johnny escreveu:Fernando Silva escreveu:O piloto que morreu já tinha se queixado da pista. Na véspera, ele disse que achou que não ia conseguir parar. No dia seguinte, realmente não conseguiu.
Ou seja, incopetente. OU então ele nunca havia pousado enquanto FHC e Alckmin estavam no comando... Mesmo assim, fica muito esquisita esta estória.
Como eu não sou vidente, nem tenho interesse ou simples vontade de politizar a tragédia, leio notícias e espero pelo esclarecimento dos fatos.
Como se as notícias e esclarecimentos também não fossem politizados...

"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
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- Ateu Tímido
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Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congonhas
Notícias podem até ser, embora eu evite um pouco isso, não lendo a Veja nem assistindo ao Jornal Nacional. Laudos técnicos, só se houver fraude.
- Jeanioz
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Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
Ateu Tímido escreveu:Laudos técnicos, só se houver fraude.
Isso também é providenciável...

Eu não garantiria nada.
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- Jeanioz
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Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
Ateu Tímido escreveu:Notícias podem até ser, embora eu evite um pouco isso, não lendo a Veja nem assistindo ao Jornal Nacional.
Mais aí só restam os comunistas!



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- Bellé
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Pensem um pouco:
Um jatinho americano some no radar...
Um aviao em chamas...
150 brasileiros mortos...
Buracos negros sistema de radar sobre a amazonia...
Projeto sivan (Americano)...
Provativar aeroportos...
200 pessoas sacrificadas...
Uma cabeça posta a premio...
Muitas cabeças envolvidas...
Muito dinheiro no meio...
O governo de um pais muuuito grande e rico...
Em pleno desenvolvimento...
Ditadura militar. Pais volta ao feudalismo...
Privatização da Vale. Pais volta a ser colônia...
Investment Grade...
Fim da Moratória de 87...
Etanol virando um commodity...
Dolar a R$ 0,86 até fim de 2008...
Escandalos...CPIs...
Uma guerra de inteligância...
Misture tudo isso... mais o que "dizem" os jornais por aí, coloque uma colher de criatividade e BOOM...
Um jatinho americano some no radar...
Um aviao em chamas...
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Projeto sivan (Americano)...
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Investment Grade...
Fim da Moratória de 87...
Etanol virando um commodity...
Dolar a R$ 0,86 até fim de 2008...
Escandalos...CPIs...
Uma guerra de inteligância...
Misture tudo isso... mais o que "dizem" os jornais por aí, coloque uma colher de criatividade e BOOM...
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...
Bellé
Bellé
Bellé escreveu:Pensem um pouco:
Um jatinho americano some no radar...
Um aviao em chamas...
150 brasileiros mortos...
Buracos negros sistema de radar sobre a amazonia...
Projeto sivan (Americano)...
Provativar aeroportos...
200 pessoas sacrificadas...
Uma cabeça posta a premio...
Muitas cabeças envolvidas...
Muito dinheiro no meio...
O governo de um pais muuuito grande e rico...
Em pleno desenvolvimento...
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Privatização da Vale. Pais volta a ser colônia...
Investment Grade...
Fim da Moratória de 87...
Etanol virando um commodity...
Dolar a R$ 0,86 até fim de 2008...
Escandalos...CPIs...
Uma guerra de inteligância...
Misture tudo isso... mais o que "dizem" os jornais por aí, coloque uma colher de criatividade e BOOM...
Uma conspiração norte-americana?
Invasão alienígena?
Não entendi.
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS
"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht
O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"
Micítaus do ISSÁS
"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht
O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"
Pensem um pouco...
1/2 xícara (chá) de óleo...
3 cenouras médias raladas...
4 ovos...
2 xícaras (chá) de açúcar...
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo...
1 colher (sopa) de fermento em pó...
1 colher (sopa) de manteiga...
3 colheres (sopa) de chocolate em pó ou Nescau...
1 xícara (chá) de açúcar...
Agora acrescente 5 colheres de leite e BOOM... Você terá um bolo de cenoura delicioso.
1/2 xícara (chá) de óleo...
3 cenouras médias raladas...
4 ovos...
2 xícaras (chá) de açúcar...
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo...
1 colher (sopa) de fermento em pó...
1 colher (sopa) de manteiga...
3 colheres (sopa) de chocolate em pó ou Nescau...
1 xícara (chá) de açúcar...
Agora acrescente 5 colheres de leite e BOOM... Você terá um bolo de cenoura delicioso.
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
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"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
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O que estou ouvindo?
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O que estou ouvindo?
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- Mr. Crowley
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Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
Samael escreveu:E não é que o ReV tem melhorado...
Deve ser a ausência momentânea da sua super-moderadora...

Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
Samael escreveu:E não é que o ReV tem melhorado...
Obrigado

Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
Mr. Crowley escreveu:Samael escreveu:E não é que o ReV tem melhorado...
Deve ser a ausência momentânea da sua super-moderadora...
Qual, a Najma má????




A Najma é boooooaaazinha..... a Apoc não é......











The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
Johnny escreveu:Fernando Silva escreveu:O piloto que morreu já tinha se queixado da pista. Na véspera, ele disse que achou que não ia conseguir parar. No dia seguinte, realmente não conseguiu.
Ou seja, incopetente. OU então ele nunca havia pousado enquanto FHC e Alckmin estavam no comando... Mesmo assim, fica muito esquisita esta estória.
Não fica, a pista foi reformada, foi liberada sem os groovings...e no dia os técnicos apenas olharam para a pista e acharam que os aviões podiam pousar... tipo: " é......eu acho que os aviões podem pousar aqui" e o responsável pelo aeroporto é o governo... não adianta tentarem culpar o piloto...ele não teve culpa da aquaplanagem que ocorreu...
se vocês acham que o governo não tem culpa de nada.... então o melhor que vocês podem fazer é ir pra congonhas (ou pra qualquer outro aeroporto caótico) pegarem uma cadeira, sentar e ficar esperando o próximo grande acidente... porque eu disse umas duas vezes e vou repetir de novo...se o governo continuar fingindo que a culpa não é dele...e os controladores continuarem sobrecarregados, com equipamentos que falham, com aviões pousando em pistas mal acabadas... a única coisa que se pode esperar disso é... outro grande acidente...quem sabe a gente não entra pra história com o maior acidente aéreo do mundo...

- RicardoVitor
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Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congonhas
IÇU TUD EH CUPA DUS GOVRENO NÉULIBERAU ETREMGUISTA DAS ERANSSA MAUDITA EXCRAVO DO IMPERALISMO ESTUDANIDEMÇE KE VENDERO TODAS AS NOÇA EMPREZA ARÉIA DO POVO BRASILERO VIVA LULA COMTRA OS IMPRERALISTA AS LUTA COMTENUA
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- Fedidovisk
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Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congonhas
Não precisa ser " da Luz " para sentir que uma discussão se aproxima...
ahhhh... não acredito que me dei a todo esse trabalho...
Momentos escreveu: " Eu a patroa e as crianças "
- Que cheiro é esse ?
- Cheiro, que cheiro ?
- Esse cheiro...
- Também estou sentido... é cheiro de...
- É cheiro de discussão...
ahhhh... não acredito que me dei a todo esse trabalho...

- RicardoVitor
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Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congonhas
"Eu só tenho um pedido a fazer. Para tranqüilizar aqueles que, como eu, ficaram com medo de voar. Um medo despropositado. Um medo irracional. Antes de reabrir o aeroporto para os passageiros, Lula deve pegar seu Airbus e aterrissar em Congonhas umas dez ou quinze vezes. Com a pista molhada. Meio milímetro de água. Para a gente ver o que acontece. Um teste. Um tira-teima. Primeiro, o Aerolula tenta pousar só com o reversor direito funcionando. Depois, só com o reversor esquerdo."
Diogo Mainardi é genial.
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- Fernando Silva
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Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
Johnny escreveu:Fernando Silva escreveu:O piloto que morreu já tinha se queixado da pista. Na véspera, ele disse que achou que não ia conseguir parar. No dia seguinte, realmente não conseguiu.
Ou seja, incopetente. OU então ele nunca havia pousado enquanto FHC e Alckmin estavam no comando... Mesmo assim, fica muito esquisita esta estória.
Não é esquisita. Se você se arrisca muitas vezes, um acidente grande acaba acontecendo (já que acidentes pequenos vivem acontecendo).
Na verdade, a culpa é também das empresas aéreas, que forçam os pilotos a cumprir horários. Arremeter significa perder a vez na fila e só poder tentar de novo uns 45 minutos depois, daí eles se arriscam.
E quando erram, aparece alguém para dizer que a culpa foi deles.
Já pousei "trocentas" vezes em Congonhas. Era tranquilo com os Electras, mas ficou meio assustador com os aviões grandes. O avião chacoalha todo no esforço para parar antes de acabar a pista, e isto depois de se ter a impressão de que o avião vai bater nos prédios.
- Fernando Silva
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Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congonhas
A ANAC existe justamente para controlar as empresas e impedir que cometam abusos, mas de que adianta se seus funcionários são todos escolhidos conforme critérios políticos e não entendem nada do serviço (isto se não houver interesses escusos no meio)?
- Fernando Silva
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Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
O texto abaixo vem de um PPS que me enviaram. Não sei se tudo é verdade, embora haja um monte de fotos com aviões da TAM acidentados. Repasso do jeito que veio, lembrando que todos os acidentes mencionados foram noticiados, ao contrário do que diz o texto.
O interesse do texto não é a denúncia sobre a suposta falta de divulgação e sim por mostrar, todos juntos, os vários acidentes envolvendo a TAM (que, aliás, tem a preferência do governo na compra de passagens).
-----------------------------------------------------------------
O que você não vê na TV mas precisa ficar sabendo...
Na TV, você viu a campanha da TAM se dizendo a “melhor manutenção do mundo” em Airbus...
Veja você mesmo.
Estranhamente, o processo sobre o acidente de 1996, em Congonhas, ainda está sem explicação e sem solução para as famílias das vítimas.
O reverso não funcionou, dispositivos reserva de proteção também não.
Estranhamente, o acidente com explosão em 97 foi atribuído a um professor, sem nenhum antecedente, que foi atropelado e quase morto poucos dias depois do acidente e poucos dias antes de seu primeiro depoimento.
Estranhamente, a vítima da suposta bomba, atirada para fora do avião, não possuía resíduos de explosivos químicos nas mãos, nem no rosto.
Conforme denúncia no programa Jô Soares, não foi bomba nenhuma!
Aqui, um recorde mundial:
Dois aviões da mesma companhia caírem no mesmo dia (agosto/2002).
Um um pasto em Birigui-SP e outro em Campinas
Em qualquer outro país do mundo, seria o fim da companhia aérea.
Você não viu na TV este outro acidente, onde uma peça se soltou da turbina em pleno vôo e atravessou a fuselagem, causando despressurização e a morte de uma passageira, cujo corpo quase foi expelido do avião, através da janela. (setembro/2001).
“Melhor manutenção do mundo”? Ou uso de peças “depenadas” de aviões sucateados, após a falência da Fokker?
Estranhamente não se noticiou outro acidente, onde uma porta se abriu em pleno vôo e um tripulante da TAM só não foi atirado para fora do avião por ter sido seguro por um passageiro (3/abril/02 - vôo 3421, Rio de Janeiro/Porto Alegre).
Aviões possuem sensores portas abertas.
Estavam ignorando o alerta do sensor, ou voando com o sensor estragado mesmo?
Você não viu na TV este pouso de emergência no Rio, após incêndio em pleno vôo.
... “melhor manutenção do mundo”.
Estranhamente a TAM atribuiu a culpa por sucessivos acidentes seus à falida Fokker. Por que vários Fokker continuam voando pelo mundo inteiro e só os da TAM caem?
Estranhamente não foi divulgada a causa do acidente, onde morreu o próprio dono da TAM !
Acharam que helicóptero novo não precisa da “melhor manutenção do mundo”?
Estranhamente, não se noticiou mais um acidente da TAM, em Curitiba, onde o avião atravessou a pista. (7/julho/2003)
O reverso apresentava defeito, antes mesmo de decolar de Porto Alegre.
O avião estava com excesso de carga e os registros de superlotação haviam sido adulterados.
Houve também acidente por pneu velho estourando em Blumenau-SC...
Você não viu este acidente em Navegantes-SC.
Nem este acidente no Rio...
Este avião se acabou em Cuiabá...
A TAM já pousou em Guarapari-ES, pensando ser Vitória (9/julho/98)
Culpa da Fokker?
Seria cômico, se não fosse trágico... (foto de avião que caiu no barranco no final da pista)
Agora, os Airbus também já começaram a cair...
...como este em Florianópolis (nov./2003).
...e se acidentar, como este em Paris.
Só que agora não dá mais para culpar a Fokker...
É chocante...
Cortes de custos com manutenção,
tripulação trabalhando sem folgas, voar com pouco combustível, falta de treinamento, rotatividade de mão de obra.
JÁ QUE TUDO ISTO É “ABAFADO” E NINGUÉM FICA SABENDO, SAIBA E DIVULGUE A TODOS
QUE VOCÊ NÃO QUER SER A PRÓXIMA VÍTIMA
O interesse do texto não é a denúncia sobre a suposta falta de divulgação e sim por mostrar, todos juntos, os vários acidentes envolvendo a TAM (que, aliás, tem a preferência do governo na compra de passagens).
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O que você não vê na TV mas precisa ficar sabendo...
Na TV, você viu a campanha da TAM se dizendo a “melhor manutenção do mundo” em Airbus...
Veja você mesmo.
Estranhamente, o processo sobre o acidente de 1996, em Congonhas, ainda está sem explicação e sem solução para as famílias das vítimas.
O reverso não funcionou, dispositivos reserva de proteção também não.
Estranhamente, o acidente com explosão em 97 foi atribuído a um professor, sem nenhum antecedente, que foi atropelado e quase morto poucos dias depois do acidente e poucos dias antes de seu primeiro depoimento.
Estranhamente, a vítima da suposta bomba, atirada para fora do avião, não possuía resíduos de explosivos químicos nas mãos, nem no rosto.
Conforme denúncia no programa Jô Soares, não foi bomba nenhuma!
Aqui, um recorde mundial:
Dois aviões da mesma companhia caírem no mesmo dia (agosto/2002).
Um um pasto em Birigui-SP e outro em Campinas
Em qualquer outro país do mundo, seria o fim da companhia aérea.
Você não viu na TV este outro acidente, onde uma peça se soltou da turbina em pleno vôo e atravessou a fuselagem, causando despressurização e a morte de uma passageira, cujo corpo quase foi expelido do avião, através da janela. (setembro/2001).
“Melhor manutenção do mundo”? Ou uso de peças “depenadas” de aviões sucateados, após a falência da Fokker?
Estranhamente não se noticiou outro acidente, onde uma porta se abriu em pleno vôo e um tripulante da TAM só não foi atirado para fora do avião por ter sido seguro por um passageiro (3/abril/02 - vôo 3421, Rio de Janeiro/Porto Alegre).
Aviões possuem sensores portas abertas.
Estavam ignorando o alerta do sensor, ou voando com o sensor estragado mesmo?
Você não viu na TV este pouso de emergência no Rio, após incêndio em pleno vôo.
... “melhor manutenção do mundo”.
Estranhamente a TAM atribuiu a culpa por sucessivos acidentes seus à falida Fokker. Por que vários Fokker continuam voando pelo mundo inteiro e só os da TAM caem?
Estranhamente não foi divulgada a causa do acidente, onde morreu o próprio dono da TAM !
Acharam que helicóptero novo não precisa da “melhor manutenção do mundo”?
Estranhamente, não se noticiou mais um acidente da TAM, em Curitiba, onde o avião atravessou a pista. (7/julho/2003)
O reverso apresentava defeito, antes mesmo de decolar de Porto Alegre.
O avião estava com excesso de carga e os registros de superlotação haviam sido adulterados.
Houve também acidente por pneu velho estourando em Blumenau-SC...
Você não viu este acidente em Navegantes-SC.
Nem este acidente no Rio...
Este avião se acabou em Cuiabá...
A TAM já pousou em Guarapari-ES, pensando ser Vitória (9/julho/98)
Culpa da Fokker?
Seria cômico, se não fosse trágico... (foto de avião que caiu no barranco no final da pista)
Agora, os Airbus também já começaram a cair...
...como este em Florianópolis (nov./2003).
...e se acidentar, como este em Paris.
Só que agora não dá mais para culpar a Fokker...
É chocante...
Cortes de custos com manutenção,
tripulação trabalhando sem folgas, voar com pouco combustível, falta de treinamento, rotatividade de mão de obra.
JÁ QUE TUDO ISTO É “ABAFADO” E NINGUÉM FICA SABENDO, SAIBA E DIVULGUE A TODOS
QUE VOCÊ NÃO QUER SER A PRÓXIMA VÍTIMA
Após acidente, Airbus reforça norma a pilotos
A Airbus enviou na terça-feira (24) para todas as empresas que operam seus aviões um comunicado de segurança baseado na análise preliminar da gravação de dados da caixa-preta do vôo 3054 da TAM em que pede a pilotos o "estrito cumprimento" de dois procedimentos de pouso para prevenir outros acidentes.
A empresa européia, contudo, não quis confirmar se isso é uma interpretação de que houve falha do piloto no acidente. Ela ressalta dois procedimentos de aterrissagem envolvendo os controles de potência das turbinas, mas não diz se um deles foi violado em Congonhas.
O comunicado chama AIT (Accident Information Telex), e é o primeiro documento oficial a partir da caixa-preta, cujos dados estão sendo analisados nos EUA.
O fator humano ainda não foi apurado no caso. Se confirmado, haverá forte ligação entre o caso e um acidente com outro A320 em Taipei (Taiwan) em 2004. O relatório revelou que houve acionamento incorreto dos manetes da turbina e também havia reversor inoperante.
"Não cabe à Airbus fazer qualquer comentário sobre o que os dados preliminares demonstram. Neste caso, isso cabe à comissão de investigação brasileira", disse Barbara Kracht, vice-presidente do setor de mídia da empresa.
Porém, lembra que é obrigação no setor manter as operadoras cientes de "informações e achados" das investigações e recomendar procedimentos como "medida de precaução".
No AIT, a Airbus informa que o "estrito cumprimento" das normas é recomendado "com base na análise do gravador de dados de vôo" do avião da TAM.
A primeira recomendação diz que os manetes (alavancas que controlam a potência das turbinas) devem estar na posição "idle" (espécie de ponto morto) na fase "flare" (quando o avião "plana" com o nariz para cima para reduzir a velocidade antes de tocar o solo). Esse é o procedimento normal necessário para tocar a pista.
A segunda recomendação remete à situação de pouso com um dos reversores inoperante, conforme as instruções originais para a aeronave.
O A320 acidentado em São Paulo estava com o reversor da turbina direita desligado. Nesse documento, já divulgado pela TAM, o procedimento é acionar o "idle" em ambos os manetes antes de tocar o solo e depois colocar os reversores (inclusive o inoperante) em máximo. Duas coisas são previstas no caso: um aviso na tela de "falha em reversor" na turbina no qual o equipamento está "pinado" (lacrado) e um comando do computador de bordo para deixar a turbina em "idle".
Ainda não está claro qual foi o procedimento adotado pelos pilotos do vôo 3054 com relação à operação dos manetes. Isso depende do cruzamento completo das informações dos dados de voz e do avião.
Taipei
No acidente do A320 da TransAsia Airlines em Taipei, a investigação encontrou falhas nesses procedimentos. O avião também estava com o reversor direito inoperante.
Relatório do caso diz que o piloto deixou o manete dessa turbina um pouco acima da posição "idle". Isso fez com que os freios aerodinâmicos não fossem acionados, e a frenagem automática não engatilhou.
Ao reverter para o manual, a turbina afetada ainda tinha potência e impediu a desaceleração. O Airbus saiu da pista, mas ninguém se feriu. Havia área de escape no aeroporto.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 5256.shtml
A Airbus enviou na terça-feira (24) para todas as empresas que operam seus aviões um comunicado de segurança baseado na análise preliminar da gravação de dados da caixa-preta do vôo 3054 da TAM em que pede a pilotos o "estrito cumprimento" de dois procedimentos de pouso para prevenir outros acidentes.
A empresa européia, contudo, não quis confirmar se isso é uma interpretação de que houve falha do piloto no acidente. Ela ressalta dois procedimentos de aterrissagem envolvendo os controles de potência das turbinas, mas não diz se um deles foi violado em Congonhas.
O comunicado chama AIT (Accident Information Telex), e é o primeiro documento oficial a partir da caixa-preta, cujos dados estão sendo analisados nos EUA.
O fator humano ainda não foi apurado no caso. Se confirmado, haverá forte ligação entre o caso e um acidente com outro A320 em Taipei (Taiwan) em 2004. O relatório revelou que houve acionamento incorreto dos manetes da turbina e também havia reversor inoperante.
"Não cabe à Airbus fazer qualquer comentário sobre o que os dados preliminares demonstram. Neste caso, isso cabe à comissão de investigação brasileira", disse Barbara Kracht, vice-presidente do setor de mídia da empresa.
Porém, lembra que é obrigação no setor manter as operadoras cientes de "informações e achados" das investigações e recomendar procedimentos como "medida de precaução".
No AIT, a Airbus informa que o "estrito cumprimento" das normas é recomendado "com base na análise do gravador de dados de vôo" do avião da TAM.
A primeira recomendação diz que os manetes (alavancas que controlam a potência das turbinas) devem estar na posição "idle" (espécie de ponto morto) na fase "flare" (quando o avião "plana" com o nariz para cima para reduzir a velocidade antes de tocar o solo). Esse é o procedimento normal necessário para tocar a pista.
A segunda recomendação remete à situação de pouso com um dos reversores inoperante, conforme as instruções originais para a aeronave.
O A320 acidentado em São Paulo estava com o reversor da turbina direita desligado. Nesse documento, já divulgado pela TAM, o procedimento é acionar o "idle" em ambos os manetes antes de tocar o solo e depois colocar os reversores (inclusive o inoperante) em máximo. Duas coisas são previstas no caso: um aviso na tela de "falha em reversor" na turbina no qual o equipamento está "pinado" (lacrado) e um comando do computador de bordo para deixar a turbina em "idle".
Ainda não está claro qual foi o procedimento adotado pelos pilotos do vôo 3054 com relação à operação dos manetes. Isso depende do cruzamento completo das informações dos dados de voz e do avião.
Taipei
No acidente do A320 da TransAsia Airlines em Taipei, a investigação encontrou falhas nesses procedimentos. O avião também estava com o reversor direito inoperante.
Relatório do caso diz que o piloto deixou o manete dessa turbina um pouco acima da posição "idle". Isso fez com que os freios aerodinâmicos não fossem acionados, e a frenagem automática não engatilhou.
Ao reverter para o manual, a turbina afetada ainda tinha potência e impediu a desaceleração. O Airbus saiu da pista, mas ninguém se feriu. Havia área de escape no aeroporto.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 5256.shtml
Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congonhas
O negócio é o seguinte, é o seguinte o negócio:
O que uma empresa de ônibus tem de diferente de uma empresa aérea?
Estudem como é uma empresa de ônibus e depois me digam: Tem diferença?
O que uma empresa de ônibus tem de diferente de uma empresa aérea?
Estudem como é uma empresa de ônibus e depois me digam: Tem diferença?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."


Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
Johnny escreveu:O negócio é o seguinte, é o seguinte o negócio:
O que uma empresa de ônibus tem de diferente de uma empresa aérea?
Estudem como é uma empresa de ônibus e depois me digam: Tem diferença?
Sim. Morrem mais pessoas viajando de ônibus do que de avião, mas morrem de 50 em 50, no máximo...
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

- Fedidovisk
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Re: Re.: No dia do acidente, Airbus pousou 3 vezes em Congon
aknatom escreveu:Johnny escreveu:O negócio é o seguinte, é o seguinte o negócio:
O que uma empresa de ônibus tem de diferente de uma empresa aérea?
Estudem como é uma empresa de ônibus e depois me digam: Tem diferença?
Sim. Morrem mais pessoas viajando de ônibus do que de avião, mas morrem de 50 em 50, no máximo...
Que precisão... !!!!
E ninguém fala nada das estradas... já é assunto mastigado e conformado... a verdade é que está tudo uma grande privada... mas fazem desses inconvenientes objetos de exploração política e jornalistica ... não precisa ser a bola da vez para existir o problema.... mas aqui só fazem voz quem é a bola da vez... : ( ... deve ser porque dá voto... ou tira.