Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Uma crença em Deus pode ter promovido a evolução de comportamentos cooperativos disseram psicólogos candenses. Eles encontraram que pessoas com conceitos religiosos faz delas mais generosas a despeito se dizem se são ou não religiosas.
Noções de responsabilidade cívica tb promovem a cooperação, sugerindo que a religião pode encorajar o altruismo ao invocar um senso de juizo universal de comportamentos.
"Uma idéia que nós seriamente consideramos era que Deus, para aqueles que nele acreditam, é um agente policial sobrenatural,” disse o psicólogo Azim Shariff da University of British Columbia em Vancouver. "Nós começamos a pesquisar se civismo e religião operam diferentemente dentro do subconsciente”.
Para investigar como a crença em agentes sobrenaturais podem influenciar a cooperação, Shariff e seu colega Ara Norenzayan usaram um jogo de palavras para secretamente introduzir conceitos religiosos aos voluntários do teste.
Participantes tinham que decifrar sentenças de cinco palavras, retirando palavras estranhas para criar uma sentença gramaticamente correta de 4 palavras. Por exemplo, "felt she eradicate spirit the" (“sinto que ela erradicou o espírito de” ), tornaria-se "she felt the spirit," ( “ela sentiu o espírito” ) ou “divine was fork the" ("sobremesa divina era dividido de” ) tornaria-se "the dessert was divine." ( “a sobremesa estva divina”). Um grupo controle ordenava sentenças feitas de palavras “não-espirituais”.
Dividir e dividir igualmente
Depois deste exercício, os participantes jogaram um jogo de decisão econômica. A cada jogador foi dado $10 para dividir entre anônimos.
Os participantes que haviam lido as palavras com conceitos religiosos doaram em média $4.22, comparado com somente $1.84 do grupo controle. Mas aqueles que declararam-se religiosos antes do estudo não eram mais generosos do que os que se declaravam não-religiosos.
"O efeito da indução religiosa foi grande e supreendente, especialmente considerando que durante as entrevistas finais os participantes estavam inconscientes de terem sido induzidos religiosamente”, disse Shariff.
Um Segundo estudo introduziu um terceiro grupo, induzido com palavras associadas a responsabilidade cívica como "juri", contrato", e "policia". Este grupo comportou-se quase que identicamente aqueles que forma induzidos com conceitos religiosos.
Funções comuns
"Esta pesquisa é realmente avassaladora”, disse o psicologo social Adam Cohen da Arizona State University em Tempe. "A sutil indução religiosa é um dos pontos fortes desta pesquisa porque ele não revela os voluntários sobre o que o estudo trata”.
Mas pq a indução fez as pessoas mais caridosas é incerto. " O fato de que induções civicas tb produziram mais comportamentos caridososnos dá algumas pistas", ele disse. "Talvez instituições cívicas e religiosas tem certos efeitos ou funções em comum".
Se as responsabilidades cívicas e religiosas tem efeitos indutivos igualmente efetivos a cooperação ainda é uma questão em aberto. "Nós não podemos comparar a força relativa de religiosidade e civivismo ou desenhar analogias para situações do mundo real," disse Shariff. "O que nós podemos fazer é identificar se ambos os conceitos tem efeitos no comportamento pró-social".
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend! Tony Montana
Mantra diário dos Criacionistas: "Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria." Martinho Lutero -----//-----
francioalmeida escreveu:Alguma coisa me diz que esse tópico vai despertar o videomaker.
Só os crentes psicóticos que acham que sem deus o mundo seria um caos
O bom mesmo, é ser lembrado...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
A psicologia e seus métodos "dogmáticos"... lamentável. Lembrou-me do teste psicólogico que fiz para poder fazer minha carteira de habilitação: a mulher mandou eu desenhar uma pessoa, uma árvore, e uma casa. Pelo "jeito que desenhei" ela descreveu um punhado de características minhas, algumas corretas, outras nem tanto. É claro que o fato de eu ser um zero à esquerda em desenhar não influencia o resultado final do desenho". Aguardem o novo método psicológico (lançamento previsto para 2008): leitura de bolas de cristal, cartas, etc...
Dimítri escreveu:A psicologia e seus métodos "dogmáticos"... lamentável. Lembrou-me do teste psicólogico que fiz para poder fazer minha carteira de habilitação: a mulher mandou eu desenhar uma pessoa, uma árvore, e uma casa. Pelo "jeito que desenhei" ela descreveu um punhado de características minhas, algumas corretas, outras nem tanto. É claro que o fato de eu ser um zero à esquerda em desenhar não influencia o resultado final do desenho". Aguardem o novo método psicológico (lançamento previsto para 2008): leitura de bolas de cristal, cartas, etc...
Psicologia às vezes parece horóscopo.
Tem coisa que não dá pra engolir, me perdoem os psicólogos.
Uma vez um amigo que estuda psicologia disse ter sonhado com uma vaca, e essa vaca tinha o cabelo igual ao da namorada dele (atualmente ex-namorada). Ele disse que acordou se sentindo mal e que ela estava o traindo...
Realmente ela o traiu, mas duvido muito que esse sonho tenha vindo a dizer isso a ele.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"
Todos que conheci (que ainda bem são poucos (4)) que frequentavam psicologo viram dependentes ou nunca se curaram. A diferença é que tomam remédios tarja preta eternamente...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
Johnny escreveu:Todos que conheci (que ainda bem são poucos (4)) que frequentavam psicologo viram dependentes ou nunca se curaram. A diferença é que tomam remédios tarja preta eternamente...
Eu já fui, estava numa situação bem complicada, resolvi, parei de ir, não tomo remédio.
Essa tua impressão se deve a profissionais ruins mesmo que infestam essa área, que ficam dependentes do dinheiro dos seus clientes e os mantem levemente doentes, só o suficiente para continuarem a ir lá. Não é uma verdade absoluta mas é uma verdade.
Religião ajuda bastante mesmo.
No maior páis católico do mundo, onde ainda existem várias outras religiões(espiritísmo por exemplo), existe uma minoria de ateus, mas estes estão todos(inclusive eu que falo de um notebook de dentro do presídio Dutra Ladeira) em presídios e cadeias, contribuindo para a super-lotação dos mesmos.
Aos crentes que se acham os donos da moral.
VÃO TOMAR NO CÚ.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.