Ajuda matemática...
- Jack Torrance
- Gênero: Masculino
- Contato:
Ajuda matemática...
Olá, pessoal.
Tenho mais algumas questoezinhas que não sei resolver... :(
Agradeceria se me ensinassem!
Em determinada loja, o valor de 2 bolsas (iguais) mais 3 pares de sapatos (iguais) custam R$ 560,00. Porém, 3 bolsas mais 1 par de sapatos (iguais aos anteriores) saem por R$ 420,00. Nessas condições, o valor de 1 bolsa mais 1 par de sapatos, iguais aos anteriores, é:
a) R$ 480,00
b) R$ 400,00
c) R$ 320,00
d) R$ 220,00
e) R$ 130,00
P.S.: resolvi essa, mas nem me lembro como.
Uma pessoa comprou vários porta CDs de madeira, todos iguais, e deseja colocar o mesmo número de CDs em cada um deles. Ao fazer isso, percebeu que, se colocasse 10 CDs em cada porta CD, sobraria espaço para 6 CDs no último. Se colocasse 8 CDs em casa um, sobrariam 2 CDs de fora. O número de CDs que essa pessoa tem é:
a) 34
b) 35
c) 36
d) 37
e) 38
Um painel de madeira de 3,2 metros por 4,4 metros será recoberto por placas quadradas de coriça, todas de mesmo tamanho. A medida do lado do quadrado deve ser a maior possível e de modo que não ocorram sobras. Nessas condições, o lado de um quadrado de coriça deverá medir, em centímetros:
a) 38
b) 40
c) 42
d) 44
e) 46
Tenho mais algumas questoezinhas que não sei resolver... :(
Agradeceria se me ensinassem!
Em determinada loja, o valor de 2 bolsas (iguais) mais 3 pares de sapatos (iguais) custam R$ 560,00. Porém, 3 bolsas mais 1 par de sapatos (iguais aos anteriores) saem por R$ 420,00. Nessas condições, o valor de 1 bolsa mais 1 par de sapatos, iguais aos anteriores, é:
a) R$ 480,00
b) R$ 400,00
c) R$ 320,00
d) R$ 220,00
e) R$ 130,00
P.S.: resolvi essa, mas nem me lembro como.
Uma pessoa comprou vários porta CDs de madeira, todos iguais, e deseja colocar o mesmo número de CDs em cada um deles. Ao fazer isso, percebeu que, se colocasse 10 CDs em cada porta CD, sobraria espaço para 6 CDs no último. Se colocasse 8 CDs em casa um, sobrariam 2 CDs de fora. O número de CDs que essa pessoa tem é:
a) 34
b) 35
c) 36
d) 37
e) 38
Um painel de madeira de 3,2 metros por 4,4 metros será recoberto por placas quadradas de coriça, todas de mesmo tamanho. A medida do lado do quadrado deve ser a maior possível e de modo que não ocorram sobras. Nessas condições, o lado de um quadrado de coriça deverá medir, em centímetros:
a) 38
b) 40
c) 42
d) 44
e) 46
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”
“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”
Soldados do BOPE sobre BOPE
“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”
- Jack Torrance
- Contato:
Re.: Ajuda matemática...
Todos os clientes de uma grande locadora de filmes possuem um cartão cujas medidas são 5,5cmx18,5cm. Se os cartões de todos os clientes fossem colocados lado a lado, sem sobreposição, formando um grande retângulo, seria possível cobrir uma área de 305,25 metros quadrados. O número de clientes dessa locadora é:
a) 30
b) 300
c) 3000
d) 30000
e) 300000
Na minha conta deu a letra b, mas o gabarito diz ser a letra d.
a) 30
b) 300
c) 3000
d) 30000
e) 300000
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”
- Jack Torrance
- Contato:
O gráfico mostra a relação entre peso, em gramas, e o preço, em reais, de certo produto:
Fiz no Paint.
O valor de y é:
a) R$ 3,80
b) R$ 3,40
c) R$ 2,20
d) R$ 1,60
e) R$ 1,20

Fiz no Paint.

O valor de y é:
a) R$ 3,80
b) R$ 3,40
c) R$ 2,20
d) R$ 1,60
e) R$ 1,20
- Jack Torrance
- Contato:
Re: Re.: Ajuda matemática...
Um grupo de amigos, ao se preparar para acampar, comprou alimentos para 10 dias. Na última hora, um dos amigos não pôde ir. Ao refazerem os cálculos, todos perceberam que, com a quantidade de alimentos comprados, poderiam ficar mais dois dias acampados. O número de amigos que foram acampar é:
a) 8
b) 7
c) 6
d) 5
e) 4
a) 8
b) 7
c) 6
d) 5
e) 4
- Fedidovisk
Jack Torrance escreveu:O gráfico mostra a relação entre peso, em gramas, e o preço, em reais, de certo produto:
Fiz no Paint.![]()
O valor de y é:
a) R$ 3,80
b) R$ 3,40
c) R$ 2,20
d) R$ 1,60
e) R$ 1,20
Isso acho que é geometria plana... detesto matemática... mas concerteza o Pensador tira de letra isso...
Você tá com dúvida ou está estudando ? Tipo se tu tiver as respostas, mas não sabe fazer... O fayman deve saber isso, mas eu vou tentar fazer essa aqui em casa...
Editado pela última vez por Fedidovisk em 27 Jul 2007, 22:39, em um total de 1 vez.
Usuário deletado escreveu:Chame o Pensador, ele é mestre nisso...
ele daria a resposta em rublos
Em determinada loja, o valor de 2 bolsas (iguais) mais 3 pares de sapatos (iguais) custam R$ 560,00.
Porém, 3 bolsas mais 1 par de sapatos (iguais aos anteriores) saem por R$ 420,00. Nessas condições,
o valor de 1 bolsa mais 1 par de sapatos, iguais aos anteriores, é:
2b+3s=560
3b+ s =420 (-3)
2b+3s=560
-9b-3s=-1260
300+s=420
s=420-300
s=120 (vl do par de sapatos)
R:220,00
Porém, 3 bolsas mais 1 par de sapatos (iguais aos anteriores) saem por R$ 420,00. Nessas condições,
o valor de 1 bolsa mais 1 par de sapatos, iguais aos anteriores, é:
2b+3s=560
3b+ s =420 (-3)
2b+3s=560
-9b-3s=-1260
300+s=420
s=420-300
s=120 (vl do par de sapatos)
R:220,00
- Led Zeppelin
- Contato:
Não sou bom com números, e não tenho a menor vergonha disso, muito pelo contrário.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"
Jack Torrance escreveu:Todos os clientes de uma grande locadora de filmes possuem um cartão cujas medidas são 5,5cmx18,5cm. Se os cartões de todos os clientes fossem colocados lado a lado, sem sobreposição, formando um grande retângulo, seria possível cobrir uma área de 305,25 metros quadrados. O número de clientes dessa locadora é:
a) 30
b) 300
c) 3000
d) 30000
e) 300000
Primeiro converta os cms das medidas do cartão para metros. Depois calcule a área (em metros quadrados) do cartão. Divida 305,25 pelo resultado. Pronto. Letra d.
Jack Torrance escreveu:O gráfico mostra a relação entre peso, em gramas, e o preço, em reais, de certo produto:
Fiz no Paint.![]()
O valor de y é:
a) R$ 3,80
b) R$ 3,40
c) R$ 2,20
d) R$ 1,60
e) R$ 1,20
Olhando o gráfico pode-se tirar a conclusão que a cada acréscimo de 10 gramas o preço do produto sobe 0,20 reais.
x - ( x - 10) = 10
4,20 - 4,00 = 0,20
Como o gráfico tem início na origem (0,0) é só multiplicar 0,20 por 60/10 (6), resultando em y (0,20*6=1,20). Letra e.
Jack Torrance escreveu:Um grupo de amigos, ao se preparar para acampar, comprou alimentos para 10 dias. Na última hora, um dos amigos não pôde ir. Ao refazerem os cálculos, todos perceberam que, com a quantidade de alimentos comprados, poderiam ficar mais dois dias acampados. O número de amigos que foram acampar é:
a) 8
b) 7
c) 6
d) 5
e) 4
Regra de 3 inversamente proporcional.
*x pessoas tinham comida para 10 dias
*x-1 pessoas tinham comida para 12 dias.
Assim: x _______ 10
x-1 _____ 12
Como essa regra é inversamente proporcional (a coluna da direita aumenta se a da esquerda diminui e diminui se a da esquerda aumenta) multiplica-se direto (na mesma linha).
x*10 = (x-1)*12
10x = 12x -12
-2x = -12
x = 6 pessoas.
Letra c.
Re: Ajuda matemática...
Jack Torrance escreveu:Uma pessoa comprou vários porta CDs de madeira, todos iguais, e deseja colocar o mesmo número de CDs em cada um deles. Ao fazer isso, percebeu que, se colocasse 10 CDs em cada porta CD, sobraria espaço para 6 CDs no último. Se colocasse 8 CDs em casa um, sobrariam 2 CDs de fora. O número de CDs que essa pessoa tem é:
a) 34
b) 35
c) 36
d) 37
e) 38
A = primeira opção de porta-CDs
B = segunda opção de porta-CDs
X = total de CDs
Passo 1:
10A + 6 = X
Passo 2:
8B + 2 = X
Assim temos que: 10A + 6 = 8B +2
Como foi usado um porta-CD a mais na segunda opção (porque sobraram 2, enquanto que na primeira opção um porta-CD ficou incompleto (6 CDs)) B = A+1.
Assim:
10A + 6 = 8(A+1) +2
10A + 6 = 8A + 10
2A = 4
A = 2
Substituindo no passo 1:
10*2 + 6 = X
X = 26
Corrijam-me se cometi algum erro. É que não tem essa alternativa...
Re: Ajuda matemática...
Jack Torrance escreveu:Um painel de madeira de 3,2 metros por 4,4 metros será recoberto por placas quadradas de coriça, todas de mesmo tamanho. A medida do lado do quadrado deve ser a maior possível e de modo que não ocorram sobras. Nessas condições, o lado de um quadrado de coriça deverá medir, em centímetros:
a) 38
b) 40
c) 42
d) 44
e) 46
Se resolve com Máximo Divisor COmum (MDC) porque se quer quadrados com o maior lado possível. FAtora-se, então, as medidas do painel (usei 32 e 44 pra ficar mais fácil).
32 = 2*2*2*2*2 (2 elevado à quinta potência)
44 = 2²*11
2² é comum aos dois números, portanto é o máximo divisor comum. 2² = 4. Como foi usado 32 e 44, esse 4 representa 0,40 metros. Letra b.
- Jack Torrance
- Contato:
Valeu lepiso74 e Dimítri.
Dimítri escreveu:Jack Torrance escreveu:Um grupo de amigos, ao se preparar para acampar, comprou alimentos para 10 dias. Na última hora, um dos amigos não pôde ir. Ao refazerem os cálculos, todos perceberam que, com a quantidade de alimentos comprados, poderiam ficar mais dois dias acampados. O número de amigos que foram acampar é:
a) 8
b) 7
c) 6
d) 5
e) 4
Regra de 3 inversamente proporcional.
*x pessoas tinham comida para 10 dias
*x-1 pessoas tinham comida para 12 dias.
Assim: x _______ 10
x-1 _____ 12
Como essa regra é inversamente proporcional (a coluna da direita aumenta se a da esquerda diminui e diminui se a da esquerda aumenta) multiplica-se direto (na mesma linha).
x*10 = (x-1)*12
10x = 12x -12
-2x = -12
x = 6 pessoas.
Letra c.
Opa opa. Falta de atenção hehe. 6 é o número de pessoas que IRIAM ao acampamento. Como um faltou o número que foi acampar é 5. hehe.. Mals. Letra d.