Testando o teu Ateismo! digamos que...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Testando o teu Ateismo! digamos que...

Mensagem por Fernando Silva »

Ana Carolina escreveu:Fernando

Talvez...eu não estou atrás de garantias, apenas procuro pensar de uma maneira que me traga mais conforto que acreditar que nada tenha propósito, é apenas uma questão de escolha entre o que não sabemos e o que não sabemos.
Você escolheu ter sua crença que você denomina descrença, eu escolhi crer, e nós dois tentamos apenas ter o direito desta escolha.

Eu não escolhi descrer, eu apenas não vi motivos para acreditar.

A pergunta é: acreditar em que? Qual o critério para escolher?

O seu motivo foi apenas sentir-se bem, mas isto não é suficiente para mim, mesmo porque eu não conseguiria me forçar a acreditar, da mesma forma que não conseguiria voltar a crer em Papai Noel.

Talvez sua capacidade de auto-ilusão seja maior que a minha.

Ana Carolina

Mensagem por Ana Carolina »

Fernando

Pode ser fatalista, mas as vezes atravessar uma rua é fatal, e o pedestre pode ter 8 anos, 80, ter a saude ótima, ser um atleta....Um avião pode cair na nossa cabeça....e com certeza se for a hora de morrer, a gente morre, apesar de toda ciência.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Pode ser fatalista, mas as vezes atravessar uma rua é fatal, e o pedestre pode ter 8 anos, 80, ter a saude ótima, ser um atleta....Um avião pode cair na nossa cabeça....e com certeza se for a hora de morrer, a gente morre, apesar de toda ciência.

O que determina a hora de morrer? Está escrito em algum livro de algum deus?

Pergunto de novo: como fica nosso livre arbítrio se não podemos mudar isto?
E de que adianta cuidar da saúde se o dia da morte não muda?

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

E apesar de toda a espiritualidade...
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Ana Carolina

Re: Testando o teu Ateismo! digamos que...

Jeanioz

Isso que o encosto descreveu não é espiritismo, pode ser chamado de ritos espiritualisata, mas na verdade, são trabalhos do Candomblé, ritos tradicionais de uma cultura muito mais antiga do que você imagina que crê lidar com as forças e energias que comandam a tudo.
Li alguns posts seu, dizendo que os teístas não respeitam sua descrença...tente dar o que reclama receber, quem sabe o tratamento muda....

Fedidovisk

Re.: Testando o teu Ateismo! digamos que...

Mensagem por Fedidovisk »

Ninguém está impedindo que acredite no que desejas, só propomos uma reflexão do que se acredita...

A questão antes da resposta é a pergunta... porque se perguntar qual o sentido da vida, quando ela existe... ela se basta por si só oras.... não precisa de Deus... não precisa de pós-vida... o que vier, e se vier, está fora do nosso conhecimento... justamente por ser uma "fantasia"! O que é real não pode ser guiado pelo que não existe... é loucura... não existe entre aspas, mas apenas na fantasia.... há quem acredite na fantasia como uma realidade, não sou eu que vou provar à eles que estão "errados", mas até hoje eles não conseguiram provar nada....

O estranho é que os teístas tem tanto amor pela vida, que só dão valor para ela se for eternamente, nunca é suficiente ou próprio para se viver... é um porvir eterno... :emoticon15:

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Talvez...eu não estou atrás de garantias, apenas procuro pensar de uma maneira que me traga mais conforto que acreditar que nada tenha propósito, é apenas uma questão de escolha entre o que não sabemos e o que não sabemos.
Você escolheu ter sua crença que você denomina descrença, eu escolhi crer, e nós dois tentamos apenas ter o direito desta escolha.

Crenças são representações do mundo. Eu me esforço para representar internamente em meus pensamentos o retrato mais acurado e preciso possível do mundo. Para tal, prefiro acreditar em informação advinda de métodos que consistentemente revelaram descrições mais confiáveis daquilo que existe no Universo.

Não tenho a menor dúvida que esse pragmatismo de escolher crenças reconfortantes mas que não são baseadas em evidência empírica é de imensa utilidade e importância para a maior parte da humanidade. Entretanto, posicionamentos assim são incoerentes.

Um erro freqüente por parte de religiosos é o non sequitur de julgar que suas crenças por serem pessoalmente muito úteis e importantes devem ser boas aproximações da realidade. A crença de que eu possuo um baú de tesouros no sótão de minha casa pode ser extremamente motivadora e preciosa para mim sem que isso possua um pingo de correlação com o que realmente existe de fato em meu sótão.

Por fim, novamente a questão do "propósito". Religiosos muitas vezes caem na falácia de composição de julgar que se o Universo for fundamentalmente amoral e sem propósito e pessoas forem formadas por processos dentro desse Universo, então as mesmas não possuem o menor valor ou possibilidade de serem boas. Isso faz tanto sentido quanto dizer que já que moléculas de água não são molhadas, então um oceano não pode ser algo molhado. Como já comentei em outro tópico, responsabilidade moral, atitudes teleológicas e planejamentos de longo-prazo são características indispensáveis de certos sistemas inteligentes como seres humanos.

Judas

Mensagem por Judas »

Ana Carolina escreveu:Jeanioz

tente dar o que reclama receber, quem sabe o tratamento muda....

Tente usar a HONESTIDADE INTELECTUAL, tente fundamentar as baboseiras espíritas(o que vai ser muito engraçado).
Crença é crença cada um tem a sua, mas quando se vem fazer proselitismo com retórica vazia fica então, qualquer crença passível de discussão e escárnio.
O espiritismo é uma bosta, não importa qual seja a vertente.
Mas, por favor faça-nos rir, explique o que levou você a crêr que o universo inteiro trabalha em função de ser justo com um planetinha pequenininho como o nosso, onde existe vida inteligente, e com outros planetas similares(neste aspecto, VIDA) que o espíritismo afirma exixtir.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Ana Carolina

Oi Fernando

ora, ora....nada como debater com um homem inteligente, com bala na algulha, né?
Eu escolho e você não vê motivos para escolher, ou seja você está satisfeito com o que tem, com o que pensa, com o que acredita, eu tive trocentos motivos para conhecer e buscar respostas para coisas que eu sentia e não sabia explicar, e nessa busca por satisfações que dessem conforto a isso eu descobri uma doutrina filosófica que se encaixava perfeitamente naquilo que eu imaginava ser, e isso me confortou, saber que eu não estava sozinha, ou que só eu imaginava que a vida se dirigia nesse rumo.
Na verdade eu não fiz escolha, eu descobri que haviam fundamentos pros meus pensamentos e pro que eu sentia.
Tudo que fazemos na vida é pra nos sentirmos bem, já que a felicidade é uma utopia, procuramos momentos que nos conforte, que nos faça sentir bem, apenas sentir bem...só isso já é suficiente...
E você sabe que eu nunca acreditei em Papai Noel??? nem em Saci, nem em Lobisomen, minha infância não foi nada infantil...risos

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Isso que o encosto descreveu não é espiritismo, pode ser chamado de ritos espiritualisata, mas na verdade, são trabalhos do Candomblé, ritos tradicionais de uma cultura muito mais antiga do que você imagina que crê lidar com as forças e energias que comandam a tudo.
Li alguns posts seu, dizendo que os teístas não respeitam sua descrença...tente dar o que reclama receber, quem sabe o tratamento muda....

Há quem me respeite e que desrespeite. Eu respeito quem me respeita e desrespeito quem me desrespeito (tente falar isso rápido :emoticon12: ).

Mas falando sério, respeito é um acordo mútuo. Eu nunca vou demonstrar qualquer hostialidade a quem for educado, mas no caso de desavença não sou obrigado a levar desaforo para casa. :emoticon16:

Aqui no RV é complicado pois é o lugar preferido de muitos religiosos intolerantes para descarregar suas pregações desrespeitosas a respeito do ateísmo alheio. Então eu me defendo das acusações.

Mas procuro não generalizar. Sei que isso é um erro muito praticado.

Outra coisa: toda pessoa é livre para acreditar, ou não, no que quiser. Agora, se quiserem me convencer de suas crenças, estejam preparados para críticas. :emoticon16:
Editado pela última vez por Jeanioz em 30 Jul 2007, 13:20, em um total de 1 vez.
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Judas

Mensagem por Judas »

Ana Carolina escreveu:E você sabe que eu nunca acreditei em Papai Noel??? nem em Saci, nem em Lobisomen, minha infância não foi nada infantil...risos

E resolveu acreditar em fantasmas depois de velha.
RIDÍCULO!!! :emoticon12:
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Ana Carolina

Jeanioz

Bem, se seu ponto de vista é esse, que qualquer crença é passível de escárnio, então pare de reclamar quando escarnecem da sua crença atéia, né?
O espiritismo não tem vertentes, o espiritualismo tem, e pode ser uma bosta, depende da capacidade intelectual de cada um, talvez você tenha mais que aqueles que se tornaram espiritas...Aliás isso é notório, nenhuma ateu é burro, são supremamente superiores a qualquer coisa, talvez seja porisso que não aceitem que exista sequer uma Força maior que eles...
Quanto aos outros planetas que o espiritismo afirma serem habitados, eu não me preocupo com isso, talvez eu creia nisso, talvez não.....maas isso não me preocupa de forma alguma, estou e sou preocupada com o meu planeta, com a educação dos meus filhos, com os amigos que não tem consciência ecológica...coisas desse tipo...

APODman

Mensagem por APODman »

...e nessa busca por satisfações que dessem conforto a isso eu descobri uma doutrina filosófica que se encaixava perfeitamente naquilo que eu imaginava ser, e isso me confortou,...

Mas é verdadeiro apesar de confortável ?

Na verdade eu não fiz escolha, eu descobri que haviam fundamentos pros meus pensamentos e pro que eu sentia.

Fundamentos ? Novamente: como demonstra a verdade destes fundamentos de modo que os diferencie de meras ilusões ?

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Azathoth escreveu:Por fim, novamente a questão do "propósito". Religiosos muitas vezes caem na falácia de composição de julgar que se o Universo for fundamentalmente amoral e sem propósito e pessoas forem formadas por processos dentro desse Universo, então as mesmas não possuem o menor valor ou possibilidade de serem boas.

Tenho a impressão que moralidade é uma propriedade emergente do sistema sociedade e que propósito e uma propriedade emergente do sistema homem.
Viver plenamente é ter um propósito e quanto mais amplo for o seu propósito, mais amplo se torna esse pleno... tenho a impressão que é alguma falha nesse mecanismo que cria a falácia deus.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Ana Carolina

Jeanioz
Jamais farei isso, se existe algo que me incomoda sobremaneira é pregação, apenas explicito meu ponto de vista, tenho preferência pelo espiritismo, estudei muito, trabalhei bastante, e respondo as questões dentro do meu ponto de vista absoluto, eu penso assim e pensaria mesmo que o espiritismo não existisse, porque quando o conheci fiquei nele, porque já havia nascido em mim essas idéias espontâneamente.
Eu leio muitos outros fóruns, alguns fazem uma divisão de crenças estupidas...ateu não pode escrever em foruns de religiosos, evangélicos não podem participar de foruns espiritas, e assim por diante....então eles lêem o fórum dos outros e copiam as mensagens para os seus e ficam um a criticar os outros que não podem participar....é de uma hipocrisia imensa....
Aqui ao menos existe grosseria, palavrões e defesas...é muito mais democrático

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Bem, se seu ponto de vista é esse, que qualquer crença é passível de escárnio, então pare de reclamar quando escarnecem da sua crença atéia, né?
O espiritismo não tem vertentes, o espiritualismo tem, e pode ser uma bosta, depende da capacidade intelectual de cada um, talvez você tenha mais que aqueles que se tornaram espiritas...Aliás isso é notório, nenhuma ateu é burro, são supremamente superiores a qualquer coisa, talvez seja porisso que não aceitem que exista sequer uma Força maior que eles...
Quanto aos outros planetas que o espiritismo afirma serem habitados, eu não me preocupo com isso, talvez eu creia nisso, talvez não.....maas isso não me preocupa de forma alguma, estou e sou preocupada com o meu planeta, com a educação dos meus filhos, com os amigos que não tem consciência ecológica...coisas desse tipo...

Primeiro, ateísmo não é crença, e sim uma descrença em deus(es). Simples assim.

Segundo, se alguém fala mal de mim ou de um aspecto da minha pessoa (incluindo minha opção religiosa), eu tenho todo o direito de me defender, certo? :emoticon16:

Terceiro, ateus não são tão arrogantes quanto você pensa. Se um ateu ou outro conhecido seu são arrogantes, não generalize. Generalização é um erro grave, principalmente em discussões religiosas.
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

aknatom

Mensagem por aknatom »

Ana Carolina escreveu:O espiritismo não tem vertentes,

Como é mesmo aqueles livros que a FEB publicou e que agora que os mais velhos morreram querer tirar e alguém ganhou na justiça o direito de publicar mesmo? Rustguianismo, é isso?
O preto-véio e o exú-caveira são incorporados por qqr médium? E o tranca-rua? Eles são espíritos ou entidades?
São algumas questões que eu tenho...
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

Deve ser estranho buscar se convencer em cima da incerteza ...

que venham os convictos.... VM.... Ânico... Ego...

Judas

Mensagem por Judas »

Ana Carolina escreveu:

Ateismo não é crença, vai estudar e não enche o saco.
Espíritas não são burros ou inteligentes por serem espíritas, aqui tem um forista chamado Benneton que é muito inteligente e tem meu respeito porque é honesto quando defende o espiritismo, ao contrario de você que é burra feito porta e faz proselitismo desonesto.
Acreditar é acreditar, isso de força maior, superior bla bla bla é coisa de quem não quer buscar a verdade e se contenta com porcaria de crente.
Quem está falando com você sou eu o JUDAS, o Jeanoiz não chamou você de burra, EU ESTOU CHAMANDO.

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Jamais farei isso, se existe algo que me incomoda sobremaneira é pregação, apenas explicito meu ponto de vista, tenho preferência pelo espiritismo, estudei muito, trabalhei bastante, e respondo as questões dentro do meu ponto de vista absoluto, eu penso assim e pensaria mesmo que o espiritismo não existisse, porque quando o conheci fiquei nele, porque já havia nascido em mim essas idéias espontâneamente.
Eu leio muitos outros fóruns, alguns fazem uma divisão de crenças estupidas...ateu não pode escrever em foruns de religiosos, evangélicos não podem participar de foruns espiritas, e assim por diante....então eles lêem o fórum dos outros e copiam as mensagens para os seus e ficam um a criticar os outros que não podem participar....é de uma hipocrisia imensa....
Aqui ao menos existe grosseria, palavrões e defesas...é muito mais democrático

Aqui o proselitismo é livre, diferente de outros foruns. Por isso o forum tem tantos religiosos aqui.

Claro, isso é respeitoso até quando a integridade moral de um forista é violada (o que é definido a critério da moderação).
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

APODman

Mensagem por APODman »

Fedidovisk escreveu:Deve ser estranho buscar se convencer em cima da incerteza ...

Pois é, invejo seu poder sintético.

[] ´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Ana Carolina

Fernando

Me too... acredito em tudo que sei que existe no universo, ou que me ensinaram, mas creio também naquilo que existe na minha consciência, e não foi algo aleatório. Minha experiência de vida é diferente da sua, nossos conhecimentos não são os mesmos, nem nossas sensações, e as minhas foram um caminho que me levaram a esse resultado que se apresenta agora, e sei que estou aberta a qualquer coisa que venha me agradar mais, se houver...e a coerência disso é algo extremamente íntimo, e talvez seja por isso que você não encontre-a.
No mais...não sou tão xiita, minha religiosidade não atribui poderes extra-normais para divindades nem materializa isso em imagens. Eu creio sim numa energia que se interrelaciona com tudo para manter o todo, e energia é amoral, talvez ela siga um caminho predeterminado como a energia dentro de uma célula, talvez ela se expanda infinitamente mas de qualquer maneira ela necessita continuar energizando e nós somos particulas dessa energia toda.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

O ENCOSTO escreveu:
videomaker escreveu:...teu filho esteja a beira da morte, e que a doença que vai leva-lo á morte seja a mesma de uma outra criança, que por meio de uma promessa á uma santa, teria ficado inexplicavelmente curada! Abriria mão vc dessa possibilidade, e apenas esperaria a morte do teu filho? :emoticon5:

e ai ATEU? :emoticon1:

Pergunta muito bem formulada: Eu tento curar meu filho por intermedio de orações ou deixo ele morrer?

Como não existe medicos, hospitais, etc, etc, eu faria o seguinte:

Rituais de magia negra geralmente funcionam. Do contrario, seria dificil encontrar em cada esquina galinhas, bodes e outros animais mortos em rituais.

O mais prudente, na minha opinião, é levar meu filho a um terreiro para ser banhado no sangue de um bode ou algo parecido.

E você, shitmaker? Faria o mesmo?

Vocâ mata um bode, costura boca de sapo e tudo mais pelo seu filho? Sairia na calada da noite para deixar todo o trabalho numa esquina?

"Como não existe medicos, hospitais, etc, etc, eu faria o seguinte:"

BURRO.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

O ENCOSTO escreveu:
videomaker escreveu:...teu filho esteja a beira da morte, e que a doença que vai leva-lo á morte seja a mesma de uma outra criança, que por meio de uma promessa á uma santa, teria ficado inexplicavelmente curada! Abriria mão vc dessa possibilidade, e apenas esperaria a morte do teu filho? :emoticon5:

e ai ATEU? :emoticon1:

Pergunta muito bem formulada: Eu tento curar meu filho por intermedio de orações ou deixo ele morrer?

Como não existe medicos, hospitais, etc, etc, eu faria o seguinte:

Rituais de magia negra geralmente funcionam. Do contrario, seria dificil encontrar em cada esquina galinhas, bodes e outros animais mortos em rituais.

O mais prudente, na minha opinião, é levar meu filho a um terreiro para ser banhado no sangue de um bode ou algo parecido.

E você, shitmaker? Faria o mesmo?

Vocâ mata um bode, costura boca de sapo e tudo mais pelo seu filho? Sairia na calada da noite para deixar todo o trabalho numa esquina?

"Como não existe medicos, hospitais, etc, etc, eu faria o seguinte:"

BURRO.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Ana Carolina

Azathoth....
Respondi pro Fernando, mas era pra vc, desculpe minha falha

Trancado